Melannie Carolina Ramos de Sousa
Mestranda em Educação (2025) pela Universidade Estadual do Maranhão. Pós-graduada em Gestão Escolar ( Administração, Supervisão e Orientação) - FAVENI (2024). Especialista em Musicoterapia (2022) pela CENSUPEG - Faculdade de Educação, Ciências, Pesquisa e Gestão. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016). Em 2014 ingressou profissionalmente como professora de musicalização em instituições particulares de São Luís - MA, lecionando nas séries iniciais. Atualmente desenvolve seu trabalho pedagógico na Educação Infantil, concentrando-se na criação e implementação de atividades autorais que integram musicalização, movimento e ludicidade. Suas práticas incluem o desenvolvimento de estratégias para a introdução e exploração de elementos musicais, a criação de experiências adaptadas à faixa etária e a promoção da apreciação e expressão musical. Paralelamente, atua como musicoterapeuta clínica, oferecendo suporte terapêutico a pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvendo intervenções musicoterapêuticas personalizadas para atender às necessidades individuais de cada paciente através da utilização da música como ferramenta terapêutica. Foi Tutora à distância do Curso Música Licenciatura, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMAnet (2017-2021), atuando como professora mediadora das disciplinas do curso de forma online e presencial. Em 2023 desenvolveu atividades como bolsista exercendo a função de Professora Formadora sendo Supervisora de Estágio e Orientadora de TCC (artigos e monografias), no curso de Música Licenciatura EaD, oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA, também através do UEMANET. Atualmente é tutora à ditância do curso de Especialização em Música na Educação Básica oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN, através da Diretoria de Educação a Distância/ DEAD. Seus principais interesses de estudo concentram-se no âmbito pedagógico como educação musical, formação e prática docente que integrem arte, música e cultura de maneira significativa e transformadora.
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em EDUCAÇÃO
2025 - Atual
Universidade Estadual do Maranhão
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Dr. João Costa Gouveia Neto
Especialização em Gestão Educacional ( Administração, Supervisão e Orientação)
2023 - 2024
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: COLABORAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR: Parceria para o Sucesso educacional
Orientador: MSc. Sabrina Pereira Uliana Pianzoli
Especialização em Musicoterapia
2019 - 2022
Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA
Título: A UTILIZAÇÃO DA MUSICOTERAPIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Orientador: Lindenberg Oliveira de Souza
Graduação em Música
2007 - 2016
Universidade Federal do Maranhão
Título: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM MUSICAL EM GRUPOS DE CULTURA POPULAR: um estudo de caso sobre o grupo Maratuque Upaon-Açu
Orientador: Leonardo Corrêa Botta Pereira
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em III Workshop: Educação Musical e Práticas Pedagógicas Remotas, promovido pe. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso de Desenho Didático para Ensino On-line. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso de Didática do Ensino da Música. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso de Mediação em EaD. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Música na Economia Criativa. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
IV Encontro Maranhense de Musicoterapia. (Carga horária: 8h). , Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", EMEM, Brasil.
2020 - 2020
Classe de Música Popular do Festival Internacional de Música em Casa - FIMU. (Carga horária: 15h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Classe de Baixo Elétrico e Acústico do Festival Internacional de Música em. (Carga horária: 20h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Classe de Canto Popular do Festival Internacional de Música em Casa - FIMUC. (Carga horária: 20h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2019 - 2019
Curso Estratégias de Mediação em Fóruns de Discussão On-line. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2019 - 2019
Curso Jogos e Brincadeiras Musicais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Comunicação e Expressão. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Ambientação em Educação a Distância e TICs. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2017
1° Encontro Maranhense de Musicoterapia. (Carga horária: 20h). , Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", EMEM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Baixo Elétrico. Alain Caron e Thiago Espírito Santo. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Musicalização ?O Passo?. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Contrabaixo Elétrico. André Vasconcellos. (Carga horária: 80h). , Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Harmonia, Improvisação e Composição Melódica. (Carga horária: 40h). , Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", EMEM, Brasil.
2012 - 2012
Baixo Elétrico. (Carga horária: 80h). , Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Harmonia e Improvisação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2012 - 2012
Prática de Conjunto. (Carga horária: 80h). , Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Extensão Musicalização para Educação Básica. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de ?Pandeiro?. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Improvisação Jazzistica. (Carga horária: 10h). , Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", EMEM, Brasil.
2011 - 2011
O Passo - Um passo sobre as bases do rítmo e som. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2010 - 2010
Introdução em Musicoterapia. (Carga horária: 20h). , Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", EMEM, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Expressão e Criação Musical. (Carga horária: 6h). , Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, EMAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Participação em eventos
XX Congresso Anual da ABEM (45h). 2011. (Congresso).
Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social (40h). 2010. (Encontro).
XIX Congresso Anual da ABEM (40h). 2010. (Congresso).
I Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão (40h). 2009. (Outra).
IX Encontro Humanístico.Espetáculo de Música: "Canto Coral". 2009. (Encontro).
Seminário Nacional de Pesquisa em Música. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
Campos, C. U. C;RAMOS de SOUSA, M. C.. MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Práticas musicais no Estágio Supervisionado em Carutapera - MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, Pedro Henrique Lisboa da; CAVALCANTE, Orlanildo Rocha;RAMOS de SOUSA, M. C.. EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA ALFREDO NOGUEIRA - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
O NÍVEL DE CONHECIMENTO MUSICAL DO PROFESSORES DE ARTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA SEDE DE SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
O USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE ENSINO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
O USO DA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA NA ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
O ENSINO DE MÚSICA COMO COMPONENTE POTENCIALIZADOR FRENTE AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE E SEUS PREJUÍZOS NA INFÂNCIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
CAPACITAÇÃO MUSICAL DOS PROFESSORES: o papel da linguagem musical na educação infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
MÚSICA E EDUCAÇÃO: A musicalidade presente nos espaços escolares; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
A MUSICOTERAPIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS TÍPICAS E COM ATRASOS NO NEURODESENVOLVIMENTO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
AULAS COM MÚSICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JURACY ATHAYDE CONCEIÇÃO ? ESTUDO DE CASO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
A MÚSICA COMO MANIFETAÇÃO ARTISTICA E CULTURAL: Articulação Com A Educação Infantil Na Congregação Cristã No Brasil, Em São Domingos Do Maranhão e Região; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
?A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA NO ENSINOAPRENDIZAGEM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
?MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: desenvolvimento cognitivo, liguístico e social?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Melannie Carolina Ramos de Sousa;
Outras produções
RAMOS de SOUSA, M. C. . Espetáculo Inoromô. 2014. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Formação de Professores de Música na Educação a Distância: o impacto das práticas de tutoria na construção de competências docentes, Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas. A pesquisa investiga o papel da tutoria na formação de professores de música na modalidade a distância, analisando como as práticas de mediação pedagógica contribuem para o desenvolvimento de competências docentes e para o fortalecimento da identidade profissional dos tutores. O estudo adota abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada na pesquisa-ação e na técnica de análise de conteúdo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Melannie Carolina Ramos de Sousa - Coordenador / João Costa Gouveia Neto - Integrante.
Prêmios
2023
Prêmio Papete, Festa da Música no Maranhão.
2016
Melhor CD de Cultura Popular, Rádio Universidade FM.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Colégio LiteratoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 24
2024 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da Esp. Música para a Educação Básica, Carga horária: 20
2024 - 2024
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 20
2023 - 2023
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 20
2023 - 2023
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC, Carga horária: 20
2017 - 2021
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de Música Licenciatura EaD, Carga horária: 20
2024 - 2024
Creche Escola ConstruirVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 10
2018 - 2020
Creche Escola ConstruirVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 20
2023 - 2023
AME CLINIC - Atendimento Multiprofissional EspecializadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 2
2021 - 2022
ESCOLA ACOLHERVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Melannie Carolina Ramos de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?