Murilo Jardelino da Costa
graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1985), Bacharel em Letras (Português e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1992) e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Experiência no ensino superior desde 1996, em que atua e/ou atuou como docente em cursos de Letras e/ou Tradução-interpretação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo (FASB), na Universidade Nove de Julho - UNINOVE e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teorias Linguísticas e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira, produção de sentido, concepção de língua, análise de discursos.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
1996 - 1999
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Estratégias de construção semântica em aulas de alemão para estrangeiros: o significado como problema de aprendizagem,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Profa. Dra. Abuêndia Padilha Pinto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de língua estrangeira; Interação verbal; Estratégias de compreensão; Estratégias de comunicação; Pedagogia empírica; Semântica lexical. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2013 - 2014
Sociedade de Ensino Superior Mozarteum
Título: A contribuição da Psicopedagogia para a prática docente no contexto da democratização do acesso ao ensino superior
Orientador: Suzana Bezerra de Menezes
Especialização em Sonderprogramm für Lateinamerikanische Germanisten
1999 - 1999
Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
Título: Lingüística e comunicação Intercultural
Bolsista do(a): Deutscher Akademischer Austausch Dienst, DAAD, Alemanha.
Especialização em Referendariat für Absolventen der Germanistik
1993 - 1994
Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha
Bolsista do(a): Zentralstelle für das Auslandschulwesen, ZFDA, Alemanha.
Graduação em Engenharia Civil
1981 - 1985
Universidade Federal da Paraíba
Título: Relatório de estágio
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Nas Tramas do Texto: Caminhos para Reescrita. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Introdução ao Texto Acadêmico. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Introdução à historiografia da tradução no Brasil:Teoria,paradigmas,campos. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Teoria e prática do Design Instrucional. (Carga horária: 50h). , Livre Docência Tecnologia Educacional, LDTE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Formação de tutores virtuais do projeto Jovens do futuro. (Carga horária: 64h). , Lucena Assessoria Empresarial, LUCENA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Tradução assistida por computador. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de professores para atuar em EAD II. (Carga horária: 80h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Discurso e ensino de línguas. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação de professores para atuar em EAD. (Carga horária: 80h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
1999 - 1999
Estudo da organização social e política alemã. (Carga horária: 120h). , Goethe Institut - Berlin, GI - BERLIN, Alemanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
COSTA, M. J. da ; ABI-SÂMARA, R. . Traduzindo o Brasil: o país mestiço de Jorge Amado. 2021. (Outro).
COSTA, M. J. da . A Língua Portuguesa em Tempos de Pandemia: Neologismos e Criatividade Lexical. 2021. (Outro).
COSTA, M. J. da . A tradução de ficção científica. 2021. (Outro).
COSTA, M. J. da ; ABI-SÂMARA, R. . Clarice: 100 anos. 2020. (Outro).
COSTA, M. J. da ; ALMEIDA, G. A. . Educação linguística em tempo de crise. 2020. (Outro).
COSTA, M. J. da ; ALMEIDA, G. A. . Práticas pedagógicas para superação de tempos de crise. 2020. (Outro).
COSTA, M. J. da . LEXICOLOGIA ? LÉXICO, CULTURA E NEOLOGISMOS. 2018. (Outro).
COSTA, M. J. da . O papel das escritoras na Literatura: a produção literária ontem e hoje. 2017. (Outro).
COSTA, M. J. da . A solidão da América Latina na indústria jornalística brasileira: a produção jornalística latino-americana contemporânea. 2017. (Outro).
COSTA, M. J. da . Homenagem a Antonio Candido. 2017. (Outro).
COSTA, M. J. da . Língua e sociedade no Brasil: um debate histórico e político. 2017. (Outro).
COSTA, M. J. da . OS [inevitáveis] LETRAMENTOS DIGITAIS. 2017. (Outro).
COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da . Literatura e História no início do século XX no Brasil. 2013. (Outro).
COSTA, M. J. da ; LIMA-HERNANDEZ, M. C. . Língua Portuguesa na América: Estudos e perspectivas. 2013. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . A Mulher na Literatura Brasileira Contemporânea: os papéis da escritora. 2013. (Outro).
COSTA, M. J. da ; GATTO, S. M. G. . Novos horizontes para as poéticas experimentais e as mídias. 2013. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . Um olhar contemporâneo sobre a obra de Fernando Pessoa. 2012. (Outro).
COSTA, M. J. da ; SAAB, G. ; SINGER, H. . Educação, Conflitos e Democracia. 2012. (Outro).
COSTA, M. J. da ; SINGER, H. . Ciência Política Global e Educação para o Não-Matar. 2012. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . Amado Jorge Amado. 2012. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . O discurso da poesia concreta: uma abordagem semiótica. 2012. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . Poesia Digital no Brasil e na América Latina. 2011. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . IV Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea. 2011. (Outro).
COSTA, M. J. da . A Festa da Língua: Vilém Flusser. 2011. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . Oficina de Literatura de Cordel "O candeeiro incendiário". 2011. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . A escrita de Flusser. 2010. (Outro).
LIMA-HERNANDEZ, M. C. ; COSTA, M. J. da . V Encontro Anual sobre Mudança Gramatical do Português - Gramaticalização. 2010. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . III Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea. 2010. (Outro).
SILVA, M. P. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da . Simpósio Identidade e Literatura na América Latina. 2009. (Outro).
SILVA, M. P. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da . Língua, Literatura e Contexto Sócio-Cultural. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . Enunciação e Imagem. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . I Encontro com a Poesia Urbana- Saraus Literários: da periferia para o Centro. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da . Seminário Formação de Professor e Pesquisa. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . Simpósio 200 anos de Edgar Allan Poe. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . II Encontro com a Poesia Urbana - saraus Literários: da periferia para o centro. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . II Ciclo de palestras entre a diversidade e a identidade: encontros com a literatura brasileira contemporânea. 2009. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; SILVA, M. P. da . Fernando Bonassi: um escritor múltiplo. 2009. (Outro).
MEYER, Regina M. P. ; FUJIWARA, M. ; URUSHIMA, A. ; ABI-SÂMARA, R. ; COSTA, M. J. da . Simpósio Internacional Brasil - Japão: Modernização Urbana e Cultura Contemporânea. 2008. (Outro).
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . V Encontro de Iniciação Científica e II Seminário Nacional de Pesquisa. 2008. (Outro).
COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da ; SILVA, M. P. da . Leitura Cênica do livro SOBRE HUMANOS. 2008. (Outro).
COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da ; SILVA, M. P. da . Entre a diverdidade e a identidade: encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea. 2008. (Outro).
SILVA, M. P. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da . Simpósio: Machado de Assis - cem anos depois. 2008. (Outro).
SILVA, M. P. da ; COUTO, Rita de C. de O. ; COSTA, M. J. da . A Experiência do autor de literatura brasileira na contemporaneidade. 2008. (Outro).
ABI-SÂMARA, R. ; COSTA, M. J. da . Paisagem Urbana e Poesia Japonesa Contemporânea. 2007. (Outro).
GATTO, S. M. G. ; ALMEIDA, G. A. ; COSTA, M. J. da . XI Encontro de Letras da FASB. 2007. (Outro).
GATTO, S. M. G. ; ALMEIDA, G. A. ; COSTA, M. J. da . Cultura: espaços e transposições. 2003. (Outro).
GATTO, S. M. G. ; ALMEIDA, G. A. ; COSTA, M. J. da . Diálogos da Modernidade. 2002. (Outro).
GATTO, S. M. G. ; ALMEIDA, G. A. ; COSTA, M. J. da . Linguagem e cultura tecnólogica. 2001. (Outro).
Participação em eventos
Por dentro da tradução.Experiência de tradução compartilhada: estratégias dos tradutores em ?A Morte do Pequeno Burguês?, de Franz Werfel.. 2021. (Encontro).
A Tradução Queer: Teoria, História e Práxis. 2020. (Oficina).
II Encontro de Tradução ENCONTRA FURG.Tradução comentada de "A Morte do Pequeno Burguês" em português", de Franz Werfel. 2020. (Encontro).
Perdidos & Achados: Ateliê de Tradução e Criação.A Tradução de um Franz, que não é Kafka: A novela "A Morte do Pequeno Burguês" em português. 2020. (Encontro).
Conversa com professores: por uma educação de qualidade social.Conversa com professores: por uma educação de qualidade social. 2016. (Oficina).
Oficina de Análise Linguística.Oficina de Análise Linguística. 2016. (Oficina).
1ª Jornada de Tradução e Adaptação.Retradução, retextualização intralinguística e adequação de linguagem: relato de experiência da retradução do discurso religioso. 2015. (Seminário).
III Seminário de Educação da Rede Santa Paulina.Discurso e ensino. 2012. (Seminário).
A Festa da Língua: Vilém Flusser.A Festa da Língua: Vilém Flusser. 2011. (Seminário).
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Processos criativos hipertextuais em literatura e poesia. 2011. (Encontro).
A escrita de Flusser.A tradução d'A escrita de Flusser. 2010. (Seminário).
Encontro Internacional de educação.O preconceito nos implícitos de um texto: por uma leitura crítica para a diversidade. 2010. (Encontro).
II Encontro de Tradutores da UNINOVE.Tradução e enunciação: o lugar do tradutor numa perspectiva enunciativa. 2010. (Encontro).
Tradução assistida por computador - aprenda a dominar essa ferramenta indispensável. 2010. (Outra).
V CIATI Congresso Ibero-Americano de Tradução e Interpretação. A tradução d'A escrita de Flusser: uma discussão acerca da tradução de um texto autoral. 2010. (Congresso).
III Seminário Nacional de Pesquisa.Pedagogia empírica e ensino de língua materna. 2009. (Seminário).
VI Encontro de Iniciação Científica da UNINOVE.Mudanças de normas gramaticias: uma análise das propostas de Faraco a respeito da reconfiguração. 2009. (Encontro).
Formação de Professores para atuar em Educação a Distância - Plataforma Blackboard. 2008. (Outra).
Discurso e ensino de línguas. 2007. (Outra).
Formação de Professores para atuar em Educação a Distância. 2007. (Outra).
IV Encontro de Iniciação Científica da UNINOVE.avaliador de pôsteres. 2007. (Outra).
IV Semana da Educação da FASB.Multiletramento e gêneros multimodais. 2007. (Outra).
Semana da educação da UNINOVE / 2007.Pesquisas em andamento. 2007. (Outra).
VII ENIL e II Simpósio Internacional de Análise Crítica de Discurso.Passadouro: a modernização conservadora nas imagens de um curta-metragem. 2007. (Simpósio).
Semana de Educação - 2005: Formação de professores para a educação básica - Teoria e prática.Pesquisas em andamento. 2005. (Outra).
Pesquisa empírica em sala de aula e o ensino de Português.VII Encontro de Letras da FASB: Cultura - espaço e transposições. 2003. (Encontro).
Estratégias de construção semântica em aulas de alemão para estrangeiros.VI EPLLE/II INTERNACIONAL Encontro de Professores de Língua e Literatura Estrangeiras. 2001. (Encontro).
Estudo do significado em aulas de língua estrangeira.Semana de educação do Centro Universitário Nove de Julho: Formação de professores. 2001. (Outra).
Pesquisa em sala de aula.III Evento de Letras da FIRP: Uma leitura do mundo através das Letras. 2000. (Outra).
27 Encontro Anual da Associação dos Professores de Alemão como Segunda Língua. 1999. (Encontro).
Interação e Didática de Línguas Estrangeiras: análise de discurso em aulas de alemão.I Jornada Paraibana de Pesquisa em Línguas Estrangeiras. 1998. (Outra).
Fundamentos para a elaboração de material didático para o centro de multimídia.II Encontro Paraibano sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Em Busca do Plurilingüismo. 1997. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
CARIBE, Y. J. A.;COSTA, M. J. da. O romance contemporâneo "Trainspotting" (1993), de Irvine Welsh: Discussão e proposta de tradução. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução Inglês / Português) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. da; CARIBE, Y. J. A.. Formação de tradutores e a problemática das questões culturais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução Inglês / Português) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. da; CARIBE, Y. J. A.. Traduzindo Literatura Brasileira: os desafios da tradução de obras culturalmente marcadas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução Inglês / Português) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. da; CARIBE, Y. J. A.. Tradução e inclusão social: panorama histórico da audiodescrição no Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução Inglês / Português) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. da; CARIBE, Y. J. A.. A tradução de obras da literatura fantástica no Brasil pela voz dos tradutores. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução Inglês / Português) - Universidade Nove de Julho.
Oliveira, Manoel Edson de;COSTA, M. J. da. A afetividade no desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional) - Universidade Nove de Julho.
Oliveira, Manoel Edson de;COSTA, M. J. da. O papel das estratégias de leitura na formação de leitores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Nove de Julho.
Oliveira, Manoel Edson de;COSTA, M. J. da. Jogos Lúdicos na Educação Infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional) - Universidade Nove de Julho.
Oliveira, Manoel Edson de;COSTA, M. J. da. Literatura Infantil como Ferramenta no Processo de Alfabetização e Letramento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. daCOUTO, Rita de C. de O.. Eu quero encontrar algo: características do pós-moderno em ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA de Caio Fernando Abreu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. daCOUTO, Rita de C. de O.. O poeta prosador: características da literatura brasileira contemporânea na obra de Marcelino Freire. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho.
Moraes Jr., Enio;COSTA, M. J. da. Filosofia e Literatura: uma análise de Orlando, de Virginia Woolf. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho.
Torresan, J. L.; Leite, Lucimara;COSTA, M. J. da. Análise de metaplasmos em produções de textos escritos e orais de alunos de 7a. e 8a. série do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho.
Torresan, J. L.COSTA, M. J. da. Discurso político em período eleitoral: uma análise da constituição de imagens na disputa entre Marta Suplicy e Gilberto Kassab pela prefeitura de São Paulo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho.
COUTO, Rita de C. de O.COSTA, M. J. da. Contar histórias: uma estratégia para o desenvolvimento do letramento literário. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho.
PRIETO, N.COSTA, M. J. da. O gênero CANTIGA DE RODA como estratégia para o desevolvimento da competência discursiva em aulas de produção textual. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, M. J. daMELO, E. M.. Excelência na qualidade do atendimento: encantar para competir. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Estratégica Empresarial) - Centro Universitário Nove de Julho.
COSTA, M. J. daMELO, E. M.. Treinamento e Desenvolvimento de Equipes de alta Performance. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Estratégica Empresarial) - Centro Universitário Nove de Julho.
COSTA, M. J. daHORIKAWA, A. Y.. Práticas de leitura: por uma nova abordagem do ensino de leitura. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino-Aprendizagem de Português) - Centro Universitário Nove de Julho.
ALMEIDA, G. A.;COSTA, M. J. da. Covilo; Viviane F. Pereira.Desafios enfrentados no processo de aquisição da fala da criança com síndrome de down. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
ALMEIDA, G. A.;COSTA, M. J. da. A aquisição da língua estrangeira no campo da neurociência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da; DINIZ, H. C.. A. A. de Souza, L. A. V. C. de Morais, M. C. V. Marciano.Alfabetização por meio de práticas sociais reais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da; ALMEIDA, G. A.. Lopes, Cátia G. de Oliveira e Patrícia S. Paiva.A inteligência Lingüística no Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da; ALMEIDA, G. A.. Barbosa, Cecília M. dos Santos, Débora Rosembaum.Leitura: um ato de prazer. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da; ALMEIDA, G. A.. Mainardi e Amanda de Souza Nascimento.A utilização das Inteligências Múltiplas no Ensino de Língua Portuguesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da; ALMEIDA, G. A.. Lima, Jefferson E. da Silva, Lucineide M. de Souza.As variações lingüísticas no município de São Bernardo do Campo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da; ALMEIDA, G. A.. Linguagem, Língua e Fala. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo.
COSTA, M. J. da. IV Semana de Iniciação Científica da UNINOVE. 2007. Universidade Nove de Julho.
Orientou
O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Considerações sobre o uso de recursos tecnológicos para o professor de língua estrangeira em sua prática profissional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A AUTONOMIA DISCENTE: O DOCENTE COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Abordagens do professor de ensino superior diante da tecnologia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ? O USO DO WHATSAPP COMO ESTRÁTEGIA PEDAGÓGICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
INGLÊS, A LÍNGUA QUE O BRASIL NÃO FALA: INVESTIGAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E DESEMPENHO DE APRENDENTES DE INGLÊS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A Dislexia no Ensino Superior: diagnóstico do problema e estratégias de ensino-aprendizagem para superá-lo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: USO DE TECNOLOGIA E ENSINO FUNDAMENTADO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Linguagem, Cognição e Aprendizado: o papel da memória no processo de ensino-aprendizagem; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO EIXO ESTRUTURANTE DA PROMOÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DO PSF; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: A PERCEPÇÃO DOS PAIS COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A NECESSIDADE DE UM PROJETO DE TUTORIA COM AUXILIARES / TÉCNICOS EM ENFERMAGEM PÓS-FORMADOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA DISCIPLINA ENERGIAS RENOVÁVEIS NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
TECNOLOGIA E LETRAMENTO ACADÊMICO: O BLOG COMO FERRAMENTA DE TRABALHO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIA COM OS SOFTWARES WINDOWS MOVIE MAKER E PAINT; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
VANTAGENS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
USO DO EXCEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A APLICAÇÃO DA PROVA ORAL COMO MÉTODO AVALIATIVO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
M; O; ; ENSINO À DISTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
S; ; Andragogia no ensino em saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
da; Formação continuada de professores do ensino superior: novas perspectivas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Modalidades de ensino na Educação Brasileira; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de docentes para o ensino superior) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A variação diatópicano contexto escolar e a prevenção do preconceito linguístico através da personagem Chico Bento; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e texto da Língua Portuguesa) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Compreendendo o (con)texto: relações entre a capacidade de compreensão da língua materna e a autonomia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e texto da Língua Portuguesa) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Desconstruindo o ensino tradicional da gramática em busca da legitimação das variedades linguísticas como prática de ensino da língua portuguesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e texto da Língua Portuguesa) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Competência comunicativa na educação escolar: um novo enfoque no ensino da língua portuguesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e texto da Língua Portuguesa) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Uso de tecnologias assistivas em favor dos alunos com dificuldades psicomotoras; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Proposta curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: inclusão ou exclusão?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Preconceito linguístico: o bullying sofrido por alunos nordestinos nas escolas públicas de São Paulo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O uso da internet no ensino de Português; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A poesia do improviso: aspectos literários e linguísticos da cantoria nordestina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Efeitos de humor nas crônicas de José Simão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Intertextualidade e sentido irônico em textos de opinião; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O sexismo na língua portuguesa: uma questão sociocultural; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O construtivismo na educação infantil: uma reflexão sobre a aplicação da proposta construtivista em sala de aula; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em técnicas da estrutura gramatical) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Texto, contexto e produção de sentido: uma análise das canções 'Apesar de você' e 'Construção' de Chico Buarque; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Jogo de imagens e confronto político: um estudo linguístico-discursivo acerca da acusação ao deputado Paulo Pereira da Siva na FSP; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Análise sociolinguística de produções escritas de estudantes universitários: variações linguísticas da Norma ou nova Norma Linguística?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Literatura no ensino médio: uma proposta para a obra NOITE NA TAVERNA de Álvares de Azevedo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Discurso religioso: R; R; Soares, a voz da Igreja Internacional da Graça de Deus; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A sedução da linguagem: anúncios publicitários e elementos textuais na busca da conquista do consumidor; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O grito de Clarice: a invasão nacional e a inércia nacional em A HORA DA ESTRELA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Efeitos de sentido nos anúncios da coca-cola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Ethos discursivo nas canções do Tropicalismo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Dois momentos da personagem autoritária na Literatura Brasileira: Soldado Amarelo e Barão Alexandre; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino-Aprendizagem de Português) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Esoterismo e auto-ajuda n'O alquimista de Paulo Coelho; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O ensino de leitura literária como prática social: os contos de Rubem Fonseca; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O ressentimento em Lya Luft: uma análise de artigos de opinião na Veja; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Formação do professor leitor de imagem por meio da obra de arte; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino-Aprendizagem de Português) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
RAP e educação: uma alternativa para o processo de ensino-aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino-Aprendizagem de Português) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A construção do discurso religioso: um estudo de caso acerca da revista Plenitude; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino de Português) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
da Silva; Uma análise do preconceito linguístico no perfil de Marcela Tavares; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
de Carvalho, Heloisa M; B; de Carvalho; Linguagem e gênero: uma análise da entrevista de Manuela D'Ávila no programa Roda Viva sob o viés dos estudos da conversa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Guimarães, Milene S; Martírios; A Conversa n'O Cortiço: aspectos orais e conversacionais na obra de Aloisio Azevedo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
REFERÊNCIAS CULTURAIS DA DÉCADA DE 1980 EM SÉRIE DE TV: A tradução nas legendas de Stranger Things; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: Um estudo acerca da concepção de variação em Escolas do ABC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA PARA ENSINAR A LER O CONTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O ETHOS DISCURSIVO DA EX-PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF NO PRONUNCIAMENTO PÓS-GOLPE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
LINGUÍSTICA DE CORPUS, TERMINOLOGIA E OS DESAFIOS DA TRADUÇÃO TÉCNICA PARA A AVIAÇÃO CIVIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A presença das mulheres na tradução no século XIX e seus principais trabalhos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
TÉCNICAS TRADUTÓRIAS NA TRADUÇÃO LITERÁRIA: ANÁLISE DA OBRA BARBA ENSOPADA DE SANGUE DE DANIEL GALERA E DA VERSÃO DE ALISON ENTREKIN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A COMPLEXIDADE DA TRADUÇÃO JURÍDICA E A SUA RELAÇAO COM O DIREITO COMPARADO ? UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
MAL ENTENDIDO NA TRADUÇÃO: A TRADUÇÃO DE NATIVE SON POR MONTEIRO LOBATO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
ASPECTOS CULTURAIS NA TRADUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Paradigmas e condutas distintas entre condutores brasileiros e ingleses; Uma visão estratégica e interpretativa das regras de trânsito; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO COMO BASE TEÓRICA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Eles eram muitos cavalos: análise da oralidade brasileira na versão para o inglês; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
LEGENDAGEM: INTERFERÊNCIAS LINGUÍSTICAS E CULTURAIS NAS LEGENDAS EM INGLÊS EM TROPA DE ELITE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A TRADUÇÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: EQUIVALENTES LINGUÍSTICOS E CULTURAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O Filho Eterno: análise da versão para o inglês numa perspectiva linguístico-cultural; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
ANÁLISE DA TRADUÇÃO DE TERMOS JURÍDICOS NA SÉRIE HOW TO GET AWAY WITH MURDER; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O tradutor na história política: protagonista ou coadjuvante? Uma análise dos acordos MEC-USAID; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Atos de tradução no Brasil: busca e disseminação de uma reconstrução identitária no século XXI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor e Intérprete) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A construção da identidade do negro na revista Raça Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Peralta; Cristiane P; da Silva; Flávia Ramalho; Estratégias de comunicação no e-commerce: análise de interações em um chat de vendas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Estilística da oralidade: Um estudo do repente no Nordeste brasileiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Entre a máscara da literatura e a câmera cinematográfica: a adaptação de Madame Bovary para o cinema; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Comunicação entre culturas:análise da comunicação entre brasileiros e turcos em contexto empresarial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Gramaticalização dos vocábulos "agora" e "que nem" no português brasileiro: um viés funcionalista; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
C; Urbino; Gêneros digitais na educação a distância: o blog; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A linguagem silenciosa na sala de aula: um estudo do não verbal em "Pro dia nascer feliz"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O sentido do preconceito n'A cor da Ternura de Geni guimarães; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Linguagem Virtual: novos horizontes para o ensino de Português; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Ensino de gramática normativa como instrumento de disciplinarização nos livros didáticos do ensino fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Ação humanizadora e ética no ensino de Língua Portuguesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Para entender as notícias: uma proposta de ensino de leitura para professores do ensino médio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Discurso machista em canções do gênero Heavy Metal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Práticas de oralidade nas aulas de Língua Portuguesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A retórica no discurso publicitário: análise de anúncios de instituições bancárias; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A representação do bom professor na revista Nova Escola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Ensino de Língua Portuguesa: um estudo de caso acerca da formação de professores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Um confronto de vozes e ideologias nos discursos sobre a Língua Portuguesa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A polidez no discurso sobre a velhice; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
de Souza; Neologismo e arcaísmo em Guimarães Rosa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Efeitos de humor nas crônicas de José Simão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
RAP: uma análise lingüístico-discursiva; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Práticas de leitura em 3 escolas da cidade de São Paulo: um estudo de caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Análise de manchetes d'A Folha de São Paulo e d'O Estado de São Paulo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Ideologia nas canções de Cazuza; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
O amor em "Os sofrimentos do jovem Werther" de Goethe; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Ensino de Literatura Brasileira: uma proposta para "Senhora" de José de Alencar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Questões de gênero e identidade em Maitena; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Análise das charges de Maitena em aulas de Língua Portuguesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Variações lingüísticas nas produções escritas de crianças em processo de letramento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Estratégias de leitura em Língua Inglesa: uma análise dos processos seletivos em Língua Inglesa da FUVEST e UNICAMP 2004/2005; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Introduzindo conceitos de Lingüística em aulas de Língua Portuguesa por meio da dramatização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
História da ortografia da Língua Portuguesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Heterogeneidade lingüística e ensino de Português; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Esteves,Maria Cristina M; Moreira, Roseli Rosa; Notícias e reportagens sobre o novo governo; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Z; Reche; O sujeito e a leitura; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de estudo com as Histórias em Quadrinhos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
de Novais & Vilma L; da S; Matos; Livro didático: uma ferramenta para o processo de ensino-apredizagem; Análise da obra; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
de Queiroz; Lingüística, alfabetização e letramento; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Como trabalhar o conto em sala de aula: uma proposta para "A máquina extraviada" de José J; Veiga; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Formação de novas palavras e sentidos nas crônicas do Macaco Simão; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
de O; Brunca, Marly R; Correia e Nanci Moreira; Coesão e coerência em textos escolares; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Produção de texto na educação de jovens e adultos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
A representação gráfica de uma variante não-padrão: um estudo de fenômenos fonológicos na obra de Patativa do Assaré; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Psicolingüística aplicada ao ensino de Português; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo; Orientador: Murilo Jardelino da Costa;
Produções bibliográficas
-
SANTANNA, M. R. ; COSTA, M. J. da . Competência Discursiva e Ensino de Língua Estrangeira. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 5, p. 296, 2014.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Cinderela politicamente correta?Uma análise da paródia do conto à luz da estilística da enunciação. DLCV (UFPB) , v. 9, p. 21-34, 2012.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Da subjetividade em anúncios eletrônicos de namoro. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 2, p. 55-71, 2011.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Vozes e estilos no Subúrbio de Bonassi. Intertexto (Uberaba) , v. 4, p. 13-34, 2011.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Do papel de juiz de direito ao de um torcedor fanático e preconceituoso: a subversão do gênero 'sentença judicial' no caso Richarlysson. Domínios de Lingu@Gem , v. 5, p. 9-26, 2011.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Preconceito de gênero em enunciações jurídicas: análise da sentença no caso Richallysson. Bagoas : Revista de Estudos Gays , v. 4, p. 245-262, 2009.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . A narrativa no gênero 'Relato de testemunho religioso'. Dialogia (UNINOVE. Impresso) , v. 8, p. 231-242, 2009.
-
COSTA, M. J. da . O texto em análise: escrita, oralidade e tradução. 1. ed. São Paulo: Editora Lexikos, 2021. v. 1. 182p .
-
URUSHIMA, A. (Org.) ; ABI-SÂMARA, R. (Org.) ; COSTA, M. J. da (Org.) . Modernização urbana e cultura contemporânea: diálogos Brasil-Japão. 1ª. ed. São Paulo: Terracota, 2015.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . A paródia na visão dialógica da linguagem. 1. ed. São Paulo: Arte-livros, 2011. v. 1. 54p .
-
COSTA, M. J. da . Tradução, enunciação e subjetividade. 1. ed. São Paulo: Arte-Livros, 2010. v. 1. 57p .
-
COSTA, M. J. da . A festa da língua - Vilém Flusser. 1. ed. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2010. v. 1. 180p .
-
COSTA, M. J. da . Apresentação. In: Murilo Jardelino da Costa. (Org.). O texto em análise: escrita, oralidade e tradução. 1ed.São Paulo: Lexikos, 2021, v. 1, p. 9-12.
-
COSTA, M. J. da ; COUTO, Rita de C. de O. . A leitura de Nove Noites no contexto de formação de leitores literários no ensino superior. In: Maurício Pedro da Silva; Rita Couto. (Org.). Os sentidos da verdade e da mentira: construção literária e narrativa em Bernardo Carvalho. 1ed.São Paulo: Terracota, 2014, v. 1, p. 89-99.
-
Moraes Jr., Enio ; COSTA, M. J. da . Por uma linguagem jornalística fundamentada no paradigma do não-matar. In: Friedrich, Patricia. (Org.). Nonkilling Linguistics: practical applications. 1ªed.Honolulu - Hawai'i - EUA: Center for Global Nonkilling, 2012, v. , p. 105-120.
-
CARIBE, Y. J. A. ; COSTA, M. J. da . Panorama sobre o ensino de Tradução no Brasil. In: Luna, Maria J. de M. & Moura, Vera. (Org.). Língua e Literatura: perspectivas teórico-práticas. 1ªed.Recife PE: Editora Universitária UFPE, 2012, v. 1, p. 189-212.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Do papel de juiz de direito ao de um torcedor fanático e preconceituoso. In: SIMÕES, Darcília & MELO, Eliana Meneses. (Org.). Linguagem, Criatividade e Sentidos: pelos percursos da semiótica do cotidiano. 1ed.Rio de janeiro: Dialogarts Publicações, 2011, v. 1, p. -.
-
URUSHIMA, A. ; ABI-SÂMARA, R. ; COSTA, M. J. da . Urban Modernization and Contemporary Culture: Dialogues Brazil - Japan. CIAS Discussion papers N 61, Kyoto, Japão, p. 1 - 120, 01 mar. 2016.
-
COSTA, M. J. da . O universo plural de Vilém Flusser. Continente, Recife PE, p. 86 - 87, 01 out. 2011.
-
COSTA, M. J. da . A escrita de Flusser: fragmentos de esferas discursivas. Nossa América, São Paulo, p. 42 - 45, 30 set. 2010.
-
COSTA, M. J. da . Pedagogia empírica e ensino de língua materna. In: III Seminário Nacional de Pesquisa, 2009, São Paulo. Cooperação entre professores e estudantes no processo da pesquisa. São Paulo: Uninove, 2009. v. único. p. 335-340.
-
COSTA, M. J. da . Exclusão de homossexuais dos gramados de futebol: análise da sentença proferida no caso Richarlysson. In: III Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul, 2009, São Paulo. III Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul, 2009.
-
COSTA, M. J. da . Passadouro: a modernização conservadora nas imagens de um curta-metragem. In: VII ENIL e II Simpósio Internacional de Análise Crítica de Discurso, 2007, São Paulo. II Simpósio Internacional de Análise Crítica de Discurso, VIII Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbal e Não-verbal. São Paulo: FFLCH USP, 2007. v. 1. p. 235-235.
-
COSTA, M. J. da . Estratégias de construção semântica em aulas de alemão para estrangeiros. In: VI EPLLE / II INTERNACIONAL - Encontro de Professores de Língua e Literatura, 2001, Assis - SP. Línguas e Literaturas Estrangeiras: Reflexões e Perspectivas. Assis - SP: UNESP, 2001. v. único. p. 81-81.
-
COSTA, M. J. da ; Bolacio Filho, Ebal S. . Critérios para a tradução cooperativa de Meu Coração, de Else Lasker-Schüler. TRADTERM , 2021.
-
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . A narrativa no gênero 'relato de testemunho religioso'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, M. J. da . A tradução d'A escrita de Flusser: uma discussão acerca da tradução de um texto autoral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, M. J. da . O preconceito nos implícitos de um texto: por uma leitura crítica para a diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, M. J. da ; Torresan, J. L. . Preconceito de gênero em enunciações na esfera jurídica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, M. J. da . Pedagogia empírica e ensino de língua materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, M. J. da . Multiletramento e gêneros multimodais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, M. J. da . Pesquisas em andamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, M. J. da . Pesquisas em andamento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, M. J. da . O texto em análise: escrita, oralidade e tradução. São Paulo, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
COSTA, M. J. da ; BARQUETA, C. . A Morte do Pequeno Burguês. São Paulo: Lexikos Editora, 2021. (Tradução/Livro).
-
COSTA, M. J. da . Meu Coração. Santo André - SP: Rua do Sabão, 2021. (Tradução/Livro).
-
COSTA, M. J. da . Reconceituando Educação Intercultural: um modelo de educação linguística. Rio de Janeiro, 2021. (Tradução/Artigo).
-
COSTA, M. J. da ; ABI-SÂMARA, R. . Freud. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. (Tradução/Livro).
-
URUSHIMA, A. ; ABI-SÂMARA, R. ; COSTA, M. J. da . Urban Modernisation and Contemporary Culture: Dialogues Brazil-Japan. Kyoto: CIAS, 2016 (Livro).
-
COSTA, M. J. da ; BARQUETA, C. . Discipulado. São Paulo: Mundo Cristão, 2016. (Tradução/Livro).
-
ABI-SÂMARA, R. ; COSTA, M. J. da . O homem sem chão. São paulo: Annablume, 2016. (Tradução/Outra).
-
URUSHIMA, A. ; ABI-SÂMARA, R. ; COSTA, M. J. da . Modernização Urbana e cultura contemporânea: Diálogos Brasil-Japão. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BARQUETA, C. ; COSTA, M. J. da . Gerenciamento de tendências em comunicação audiovisual: análise de um comercial de TV de uma campanha ?alemã?. Belo Horizonte: UniBH, 2015. (Tradução/Artigo).
-
COSTA, M. J. da . Segredo Ardente. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. (Tradução/Outra).
-
COSTA, M. J. da ; BARQUETA, C. . Ser Judeu. São Paulo: Annablume, 2014. (Tradução/Livro).
-
COSTA, M. J. da . O desafio da gestão em ambiente contingencial. São Paulo: Plêiade, 2013 (Revisão).
-
COSTA, M. J. da . Conexão Saber - Curso de Língua Portuguesa EAD. São Paulo: UNINOVE, 2012 (Conteúdo para curso de extensão - EAD).
-
COSTA, M. J. da . Teorias Linguísticas - aulas EAD. São Paulo: UNINOVE, 2012 (Conteúdo para curso de graduaçãoão - EAD).
-
COSTA, M. J. da . Resenha: A festa da língua: Vilém Flusser. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2012 (Resenha crítica).
-
COSTA, M. J. da . Acerca da tradução d'A Escrita de Vilém Flusser. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
COSTA, M. J. da . A escrita: há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010. (Tradução/Livro).
-
COSTA, M. J. da ; BARQUETA, C. . Pensar entre línguas: a teoria da tradução de Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2010. (Tradução/Livro).
-
COSTA, M. J. da ; BARQUETA, C. . Arte é 'poiesis' - ela cria a realidade: considerações acerca do conceito de arte em Vilém Flusser. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2010. (Tradução/Artigo).
-
COSTA, M. J. da . Introdução ao estudo da Linguística contemporânea. São Paulo: Departamento de Tecnologia da Informação - UNINOVE, 2009 (Conteúdo para curso de especialização - EAD).
-
COSTA, M. J. da . Resenha crítica - Aquarela: Portuguese for foreigners. São Paulo: Revista Dialogia, 2008 (Resenha crítica).
-
COSTA, M. J. da . Resenha crítica - Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. São Paulo: Revista Eccos, 2008 (Resenha crítica).
-
BERG, H. S. ; COSTA, M. J. da . Entrevista com Hans-Georg Gadamer. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. (Tradução/Outra).
-
COSTA, M. J. da . Carta de Hans-Georg Gadamer à tradutora de Wer bin Ich und wer bist Du, 2005. (Tradução/Outra).
Outras produções
COSTA, M. J. da . Revisão de textos. 2006.
COSTA, M. J. da . Treinamento CPFL: Atendimento e redação na internet. 2006.
COSTA, M. J. da . Oficina de tradução de textos literários. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, M. J. da . Curso de Formação de Instrutor de Língua Estrangeira para Imigrantes e/ou Refugiados.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, M. J. da . Teoria dos Gêneros do Discurso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, M. J. da . Introdução ao estudo da linguística contemporânea. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EaD).
Torresan, J. L. ; COSTA, M. J. da . Análise de discurso para terapeutas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
PEDAGOGIA EMPÍRICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA/ESTRANGEIRA, Descrição: o presente projeto de pesquisa pretende não só investigar como se processa a construção de sentidos no contexto de sala de aula de língua materna, como também verificar quais recursos e procedimentos os professores utilizam para promover a compreensão e a aprendizagem de seu objeto de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Murilo Jardelino da Costa - Coordenador / Jorge Luis Torresan - Integrante / Rita de Cássia de Olivério Couto - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Nove de Julho. , Rua Dr. Adolfo Pinto, 109, Barra Funda, 01156-050 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 36659000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São BernardoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Departamento de Letras. Aulas de Língua Portuguesa (Estilística da Língua Portuguesa, Linguística Textual e Análise do Discurso) e de Metodologia de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na graduação. Orientação de trabalhos de conclusão de curso.
Atividades
-
02/2000
Ensino, Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa I, II e III
2000 - 2018
Universidade Nove de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Departamento de Educação e Comunicação. Aulas de Língua Portuguesa e Teorias Linguísticas nos cursos de Letras e Tradutor-intérprete, desde fevereiro / 2000; professor no Programa de Pós-Graduação ?Lato Sensu? em Práticas e vertentes do ensino da língua e da literatura, responsável pelos módulos Língua e linguagem: fundamentos teóricos e bases de análise e Teoria dos gêneros do discurso: língua e literatura, de março / 2004 a dezembro / 2009; professor tutor na modalidade EAD tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação ?Lato Sensu? em EaD, responsável pelos módulos Linguística: conceitos fundamentais e Teoria e análise de textos, desde 2008; Membro da comissão editorial da revista DIALOGIA (ISSN 16771303) entre 2007 e 2011, e do grupo de estudos Linguística e Literatura: Teorias e Práticas Discursivas, certificado pelo CNPq, desde março / 2007. Orientação de trabalhos de conclusão de curso na graduação e na pós-graduação, desde fevereiro/2005, e de pesquisas de iniciação científica, desde março / 2007.
Atividades
-
02/2010
Ensino, Gramática e texto da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias Linguísticas, Aspectos da textualidade em Língua Portuguesa
-
02/2000
Ensino, Tradutor e Intérprete, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Linguísticas, Língua Portuguesa
-
02/2000
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Linguísticas, Língua Portuguesa
2009 - Atual
Instituto Brasileiro do Não MatarVínculo: Membro do conselho científico, Enquadramento Funcional: colaborador
1996 - 1999
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante pós-graduação em nível de mestrado
Atividades
-
02/1996 - 09/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes e Comunicação.,Linhas de pesquisa
1996 - 1999
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Universidade Federal da Paraíba: Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e coordenador da Área de Alemão na extensão universitária, de 1996 a 1999.
Atividades
-
04/1996 - 03/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua alemã I, II, III e IV
2000 - 2000
Faculdades Integradas de Ribeirão PiresVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do módulo "Fonética e fonologia" do curso de especialização em ensino de língua portuguesa.
Atividades
-
10/2000 - 12/2000
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu" em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e fonologia da Língua portuguesa
2000 - 2001
Universidade do Grande ABCVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor do Departamento de Letras. Aulas de Teorias Lingüísticas na graduação, de agosto/2000 a dezembro/2001.
Atividades
-
08/2000 - 12/2001
Ensino, Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe da Língua Portuguesa, Teorias Lingüísticas I, II, III e IV
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Murilo Jardelino da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?