Fernando Pierette Ferrari
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), Especialização em Ativadores de Mudança na Formação de Profissionais de Saúde, mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), Doutorado em Saúde do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pela UFMS (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapial, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Formação de profissionais de saúde, Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde. Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
2014 - 2018
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMILIA DE MATO GROSSO DO SUL
, Ano de obtenção: 2018. Elenir Rose Jardim Cury Pontes. Coorientador: Adriane Pires Batiston. Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Educação
2000 - 2003
Universidade Católica Dom Bosco
Título: A Evolução Curricular no Curso de Fisioterapia na Universidade Católica Dom Bosco, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Vicente Fidelis De Avila
Especialização em ATIVAÇÃO DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
2012 - 2013
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação de Processo de Trabalho em Programa de de Formação de Trabalhadores do NASF
Orientador: Maria do Horto Fontoura Cartana
Especialização em Fisioterapia Esportiva
2002 - 2004
Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva
Título: Fisioterapia Esportiva
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
FERRARI, F. P. . XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, IV Congresso de Fisioterapia na Saúde Coletiva. 2014. (Congresso).
FERRARI, F. P. . Oficina Preparotoria para o Curso de Aoerfeiçoamento dos NASF em MS. 2013. (Outro).
FERRARI, F. P. . Encontro Regional Centro Oeste da Rede Unida. 2013. (Outro).
FERRARI, F. P. ; FERNANDES, Janainny ; SANCHES, Vinicius . Conselho Nacional de Estudantes de Fisioterapia. 2013. (Outro).
FERRARI, F. P. ; BATISTON, A. P. ; ARAUJO, Francisca ; Medeiros, A.A. . XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia. 2013. (Congresso).
FERRARI, F. P. . Encontro Centro Oeste da Rede Unida. 2012. (Congresso).
FERRARI, F. P. . XXI Fórum Nacional Ensino em Fisioterapia. 2012. (Congresso).
FERRARI, F. P. . Projeto VER- SUS/BRASIL - Vivencias e Estagios na Realidade do SUS. 2012. (Outro).
FERRARI, F. P. . 8º Congresso Nacional da Rede Unida. 2009. (Congresso).
FERRARI, F. P. . II Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia. 2009. (Congresso).
FERRARI, F. P. . XVIII Fórum Nacional Ensino em Fisioterapia. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
11º Congresso Internacional da Rede Unida. Somos tão Jovens: conhecendo e discutindo a Politica Nacional da Juventude. 2014. (Congresso).
11º Congresso Internacional da Rede Unida. avaliador de trabalho cientifico - eixo participação. 2014. (Congresso).
Conselho Nacional de Estudantes de Fisioterapia - CONEFI 2014.Espaço de Formação - Saúde e Educação Pública no País. 2014. (Encontro).
I Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UCDB - Saberes em Ação. A Transversalidade em saúde eo Compromisso Social na Universidade no Contexto Contemporaneo. 2014. (Congresso).
II Jornada Acadêmica de Fisioterapia - UCDB.Fisioterapia: do cenário atual às perpectivas de futuro. 2014. (Simpósio).
XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Encontro de Avaliadores de Curso de Graduação em Fisioterapia. 2014. (Congresso).
XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. avaliador de corredor tematico. 2014. (Congresso).
XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. III Encontro das Comissões de Educação do Sistema COFFITO/CREFITO. 2014. (Congresso).
XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Dialogos da Formação com as Redes de Atenção a Saúde - Integração Ensino Serviço e Comunidade. 2014. (Congresso).
Encontro Regional Centro- Oeste da Rede Unida.Rede Unida -trazendo para acena historias de ousadia na educação e na saúde. 2013. (Encontro).
Encontro Regional Centro- Oeste da Rede Unida.Movimentos Sociais, formação e controle social. 2013. (Encontro).
II Encontro de Capacitação e Seleção de Tutores para o Curso de Aperfeiçoamento do NASF em Mato Grosso do Sul.NASF- Núcleos de Apoio a Saúde da Familia. 2013. (Encontro).
II Encontro de Capacitação e Seleção de Tutores para o Curso de Aperfeiçoamento do NASF em Mato Grosso do Sul.Historia da Rede Unida Centro Oeste. 2013. (Encontro).
III Encontro de Capacitação e Seleção de Tutores para o Curso de Aperfeiçoamento do NASF em Mato Grosso do Sul.NASF- Núcleos de Apoio a Saúde da Familia. 2013. (Encontro).
II Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Anhaguera.Fisioterapia na Atenção Primária. 2013. (Encontro).
IV Encontro de Capacitação e Seleção de Tutores para o Curso de Aperfeiçoamento do NASF em Mato Grosso do Sul.NASF- Núcleos de Apoio a Saúde da Familia. 2013. (Encontro).
Oficina FNEPAS.Fórum Nacional das Ensino das Profissões da Area de Saúde. 2013. (Oficina).
XIV Jornada Academica de Fisioterapia - UNIGRAN.As DCNS e as mudanças na formação em saúde. 2013. (Simpósio).
XIV Jornada Academica de Fisioterapia - UNIGRAN.Fisioterapia na Atenção Primária. 2013. (Simpósio).
XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia. 2013. (Congresso).
XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia. Gestão Serviço e Sociedade: Integrar para fortalecer o SUS. 2013. (Congresso).
Anais do MULTITEMAS PERIODICO DA COMUNIDADES DEPARTAMENTAIS DA UCDB.MECANISMOS DE LESÃO DAS ENTORSES DE TORNOZELO NAS PRATICAS ESPORTIVAS ESPECÍFICAS.. 2001. (Outra).
Anais do MULTITEMAS PERIÓDICO DAS COMUNIDADES DEPARTAMENTAIS DA UCDB.A CONTRIBUIÇÃO DO BALLET CLÁSSICO COMO COADJUVANTE NA REEDUCAÇÃO POSTURAL: UMA VISÃO FISIOTERÁPICA. 2001. (Outra).
ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNOESTE, 2001, PRESIDENTE PRUDENTE- SP..ESTUDO COMPARATIVO UTILIZANDO TRÊS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO EM INDIVIDUOS COM ENCURTAMENTO DOS MUSCULOS ISQUIOTIBIAIS. 2001. (Encontro).
Anais do MULTITEMAS PERIODICO DAS COMUNIDADES DEPARTAMENTAIS DA UCDB.PROPOSTA CINESIOTERAPEUTICA PARA O TRATAMENTO DE LOMBOCIATALGIA NO ESTÁGIO AGUDO CAUSADA POR PROLAPSO DISCAL DEVIDO A ESTRESSES MECANICOS. 2000. (Outra).
Anais do MULTITEMAS PERIODICOS DAS COMUNIDADES DEPARTAMENTAIS DA UCDB.A TERAPIA MANUAL NAS LOMBALGIAS. 2000. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. O EFEITO DO ALONGAMENTO PASSIVO MANUAL E O ALONGAMENTO CONTRAÇÃO-RELAXAMENTO NO GANHO DO COMPRIMENTO MUSCULAR. 1999. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DA CEFALÉIA DE TENSÃO ATRAVÉS DA DESTIVAÇÃO DE TRIGGER POINTS. 1999. (Congresso).
Anais do MULTITEMAS PERIODICOS DAS COMUNIDADES DEPARTAMENTAIS DA UCDB.TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DA CEFALÉIA DE TENSÃO ATRAVÉS DA DESATIVAÇÃO DE TRIGGER POINTS. 1998. (Outra).
Anais do MULTITEMAS PERIÓDICOS DAS COMUNIDADES DEPARTAMENTAIS DA UCDB.PROTOCOLO DE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO PARA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERA DE PERNA EM PACIENTES AMBULATORIAIS DO HOSPITAL SÃO JULIÃO.. 1998. (Outra).
Participação em bancas
FERRARI, F. P.. Conhecimento dos agentes comunitários de saúde acerca da atuação do fisioterapeuta na Atenção Primária a Saúde.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FERRARI, F. P.. Comparação entre o conhecimento e pratica auto referida dos medicos e enfermeiros atuantes na ESF do municipio de Campoi Grande MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FERRARI, F. P.. Internações Sensiveis a Atenção Básica no municipiuo de Campo Grande MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FERRARI, F. P.. Brahim, Vanessa Santana Ferreira.Avaliação da Dor e do Encurtamento Muscular em participantes do projeto pulsar da UCDB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. Efeito da Terapia em Grupo sobre a Independência Funcional de Pacientes Hemipareticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. Atendimento Neurofuncional por meio de terapia em grupo: a percepção dos atores envolvidos no processo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. Incidencia e Classificação das Neoplasias em Pacientes do Hospital A. Abrrão no ano de 2009. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. Qualidade de Vida de Mulheres submetidas a Mastectomia Radical e Tumorectomia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. Conhecimento e Prática do Auto- Exame das Mamas entre mulheres de 40 a 69 anos cadastradas no ESF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. Conhecimento e Prática do Auto- Exame das Mamas entre mulheres de 40 a 69 anos cadastradas no ESF no município de Dourados - MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. A proposta de formação do curso de fisioterapia da UFMS sob a ótica dos estudantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.
FERRARI, F. P.. VII Premio Sul- Mato- Grossense de Gestão Publica. 2011. Fundação Escola de Governo de MS.
FERRARI, F. P.. XX Fórum Nacional Ensino em Fisioterapia. 2010. Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.
Orientou
Avaliação da Intensidade da Dor Pré e Pós Fisioterapia em Pacientes Hospitalizados; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
Contribuições da Crioterapia na Fase Aguda de Entorse de Joelho; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
Triagem de Demanda dos Usuários com Perdas Funcionais e Dependências das UBSF do Distrito Norte de Campo Grande- MS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
A percepção do curriculo dos academicos do primeiro ano do curso de fisiterapia da UFMS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
Fernandes e Joana Castecki M; Estudo Comparativo entre Goniometria e Fleximetria; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
SILVEIRA E KEILA VILAPLANA M; MOBILIZAÇÃO NEURAL EM CERVICOBRAQUIALGIA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
KAMIYA E LOISE T; A EFETIVIDADE DO TREINAMENTO CRUZADO NAS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS DE MMII; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
ESTUDO COMPARATIVO UTILIZANDO TRES TECNICAS DE ALONGAMENTO PARA ENCURTAMENTO DOS MUSCULOS ISQUIOTIBIAIS; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
; FISIOTERAPIA NO MATO GROSSO DO SUL- UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
EVOLUÇÃO DOS PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO SUBMETIDOS AO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
FORTALECIMENTO MUSCULAR- IMPORTANCIA PREVENTIVA E TERAPÊUTICA NAS LESÕES LIGAMENTARES E MENISCAIS DE JOELHO; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
CONTRIBUIÇÃO DO BALLET CLÁSSICO COMO COADJUVANTE NA REEDUCAÇÃO POSTURAL: UMA VISÃO FISIOTERÁPICA; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
MECANISMO DE LESÃO NAS ENTORSES DE TORNOZELO NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ESPECÍFICAS; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
Problemas de Coluna Vertebral em Motoristas deTáxi; ; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
PROPOSTA CINESIOTERAPÊUTICA NO ESTÁGIO AGUDO DE LOMBOCIATALGIA CAUSADA POR PROLAPSO DISCAL DEVIDO A ESTRESSES MECÂNICOS; ; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
TRATAMENTO FISIOTERAPICO DA CEFALÉIA DE TENSÃO ATRAVÉS DA DESATIVAÇÃO DE TRIGGER POINTS; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
PROTOCOLO DE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO PARA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERA DE PERNA EM PACIENTES AMBULATORIAIS DO HOSPITAL SÃO JULIÃO; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
TERAPIA MANUAL NAS LOMBALGIAS; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Pierette Ferrari;
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO, KÁTIA SUELY QUEIROZ SILVA ; SALDANHA, JORGE HENRIQUE SANTOS ; ZANELA, ÂNGELA KEMEL ; FERRARI, FERNANDO PIERETTE ; FREITAS, GRACE KELLY FILGUEIRAS ; BARROSO, RALF BRAGA ; SILVA, SILVIA LANZIOTTI AZEVEDO DA ; CHAVES, SÔNIA CRISTINA LIMA ; AQUINO, VICTOR DA SILVA ; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO ; FERNANDES, TIÓTREFIS GOMES . Avaliação da implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde: um estudo de casos múltiplos. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 39, p. 1-15, 2023.
-
RIBEIRO, KÁTIA SUELY QUEIROZ SILVA ; BARROSO, RALF BRAGA ; RAMOS, BÁRBARA GRAZIELLE ; FERRARI, FERNANDO PIERETTE ; SALDANHA, JORGE HENRIQUE SANTOS ; SILVA, SILVIA LANZIOTTI AZEVEDO DA ; FERNANDES, TIÓTREFIS GOMES ; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO . Redecin Brasil: a construção metodológica de um estudo multicêntrico para avaliação da rede de cuidados à pessoa com deficiência. Interface (Botucatu. Online) , v. 25, p. 1-16, 2021.
-
MEDEIROS, ARTHUR DE ALMEIDA ; BATISTON, ADRIANE PIRES ; SOUZA, LAÍS ALVES DE ; FERRARI, FERNANDO PIERETTE ; BARBOSA, ISABELLE RIBEIRO . Analysis of physical therapy education in Brazil during the COVID-19 pandemic. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 34, p. e34103, 2021.
-
SANTOS-PINTO, CLÁUDIA DU BOCAGE ; DE ALMEIDA SOARES-MARANGONI, DANIELE ; FERRARI, FERNANDO PIERETTE ; AJALLA, MARIA ELIZABETH ARAÚJO ; VENANCIO, FABIO ANTONIO ; DA ROSA, THAIS SILVEIRA ; DE OLIVEIRA, EVERTON FALCÃO . Health demands and care of children with congenital Zika syndrome and their mothers in a Brazilian state. BMC PUBLIC HEALTH , v. 20, p. 762, 2020.
-
Medeiros, A.A. ; FERRARI, F. P. ; BATISTON, A. P. ; CHRISTOFOLETTI, G. . A realidade de usuários acamados em relação ao acesso aos serviços de reabilitação. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, , v. 10, p. 37425, 2020.
-
BATISTON, A. P. ; SILVA, J. S. ; SILVA, E. C. ; SOUZA, L. A. ; FERRARI, F. P. ; FERNANDES, J. M. ; SANCHES, V. S. ; ESTEVES, R. Z. . ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: O QUE SABEM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE?. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA , v. 6, p. 71-82-82, 2020.
-
FERRARI, F. P. ; PONTES, E.C ; SOUZA, A. S. ; Medeiros, A.A. ; BATISTON, A. P. . QUALITY OF CERVICAL CANCER SCREENING AND DETECTION ACTIONS: ASPECTS RELATED TO THE PERFORMANCE OF EXAMINATIONS AND GUIDANCE OF USERS IN THE MIDWEST.. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, , v. 08, p. 20311-20315, 2018.
-
FERRARI, F. P. . Implantação de uma nova proposta pedagógica para o Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Atenção Básica: relato de experiência'. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA , v. 4, p. 48, 2017.
-
FERNANDES, JANAINNY MAGALHÃES ; SANCHES, VINICIUS SANTOS ; MENDONÇA, MARGARETE KNOCH ; SANTOS, MARA LISIANE DE MORAES DOS ; BATISTON, ADRIANE PIRES ; FERRARI, FERNANDO PIERETTE . Movimento ?Carta Verde? como Transformador da Realidade da Formação em Saúde. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 39, p. 336-338, 2015.
-
SANTOS ; FERNANDES, Janainny ; RIOS, Talita ; Medeiros, A.A. ; Muzili, N.A. ; BATISTON, A. P. ; PONTES, E.C ; FERRARI, F. P. . Competências e atribuições do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde. Fisioterapia Brasil , v. 15, p. 69-76, 2014.
-
ROCHA, V. M. ; SANTOS ; FERRARI, F. P. ; ARAUJO, Francisca ; CALDAS . Referenciais curriculares nacionais do curso de bacharelado em Fisioterapia (ABENFISIO). Fisioterapia Brasil , v. especial, p. 09, 2010.
-
ROCHA, V. M. ; SOUZA, L. A. ; BATISTON, A. P. ; SILVA, E.S ; ARAUJO, Francisca ; FERRARI, F. P. . Formação Integral do Estudante em Fisioterapia para a Atenção Primária à Saúde e o Sistema Único de Saúde.. In: Schimtt, Ana Carolina Bassso; Berach. Flavia Rupolo; Mota, Paulo Henrique dos Santos; Aguiar, Ricardo. (Org.). Fisioterapia & Atenção Primária a Saúde. 1ªed.Rio de Janeiro: Thieme Medical Publishers,, 2020, v. 1, p. 21-46.
-
SOUZA, L. A. ; BATISTON, A. P. ; Medeiros, A.A. ; FERRARI, F. P. . ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO CENÁRIO DE PRÁTICA PARA A FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA.. In: Martins JA, Karsten M, Dal Corso S.. (Org.). Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 1ªed.Porto Alegre RS: Artmed Panamericana, 2019, v. 3, p. 9-35.
-
FERRARI, F. P. ; BATISTON, A. P. ; KIAN, N. . Estudo Comparativo entre duas Técnicas de Mensuração da Amplitude de Movimento do Ombro. In: XII Congresso Latino-Americano de Mastologia, 2003, Salvador-Ba. Anais do XII Congresso Latino-Americano de Mastologia, 2003.
-
FLORES, Adriana ; FERRARI, F. P. ; MULLER, K.T ; SANTOS. L.O . NASF: reflexão sobre a experiencia em três cidades no intewrior do Mato grosso do Suk. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza - Ceará. Interface - Comunicação, Saúde. Educação, 2014.
-
SANCHES, Vinicius ; FERNANDES, Janainny ; VARGAS, Wandriane ; SANTOS ; BATISTON, A. P. ; FERRARI, F. P. ; KODJAOGLANIAN, V. L. . Saúde Ensino e Interprofissionalidade: O VER-SUS como prática indutora do trabalho em equipe. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza - Ceará. Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação, 2014.
-
Bezerra, A.L.G ; CORREA, E.M.S ; FERRARI, F. P. ; MORAES, J F L ; MASUNAGA, K K ; DIAS, T. T. M. ; YAMAUCHI, W. S. . VER-SUS Maro Grosso do Sul: Despertando a indissociabilidade entre academia e serviço. In: XXIV Fórum nacional de Ensino em Fisioterapia,IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2014, NATAL-RN. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, 2014.
-
Muzili, N.A. ; MASSUDA,Karlla C. ; CORRÊA, Carem ; FERRARI, F. P. ; MIZIARA, S. R. . Percepção dos Estagiários de Fisioterapia em uma UBSF em Campo Grande/MS. In: XXIII Fórum de Ensino em Fisioterapia, 2013, Curitiba-PR. Fisioterapia Brasil. Rio de Janeiro: Atlantica, 2013. v. 14. p. 136-137.
-
Tavares ; VENHOFEN, Luciana ; CANDIDO, Regielly ; SOUZA. Luzia ; FERRARI, F. P. . Um olhar para o cuidador de politraumatizados em um Hospital Universitário. In: XXIII Fórum de Ensino em Fisioterapia, 2013, Curitiba-PR. Fisioterapia Brasil. Rio de Janeiro: Atlantica, 2013. v. 14. p. 70-70.
-
FERRARI, F. P. ; ONODA, Katia ; MORAES, Arianne ; SILVESTRE. Diego ; SOUZA. Ludmila ; LOPES, Valdeir ; VENHOFEN, Luciana ; MIRANDA, Aldo . Percepção de Acadêmicos sobre o estresse em tabalhadores. In: XXIII Fórum de Ensino em Fisioterapia, 2013, Curitiba-PR. Fisioterapia Brasil. Rio de Janeiro: Atlantica, 2013. v. 14. p. 94-95.
-
SANTOS, Pedro ; FERRARI, F. P. ; GOMES. Giovana ; SILVA, Ingridh . Praticas Inovadoras: VER-SUS Transformando Ensinagens em Busca da Formação Integral e Multiprofissional. In: 10º Congresso Internacional da REDE UNIDA, 2012, Rio de Janeiro. Interface (Botucatu. Impresso), 2012.
-
GOMES. Giovana ; SILVA, Ingridh ; CASTELANI, Lydiane ; FERRAZ. Mayara ; SANTOS, Pedro ; FERRARI, F. P. . VER-SUS: Construindo Saberes para a Formação Integral e Multiprofissional em Fisioterapia. In: XXII FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2012, Brasilia - DF. Fisioterapia Brasil, 2012.
-
SANTOS, Pedro ; Amaral. Bruna ; MONGELLI, Karla ; FOESTER, Leila ; MIRANDA, Aldo ; FERRARI, F. P. ; Tavares . Impacto das Metodologias Ativas e Multidisciplinares no Estagio Supervisionado em Fisioterapia Respiratória Hospitalar Adulto. In: XXII FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2012, Brasilia - DF. Fisioterapia Brasil, 2012.
-
Amaral. Bruna ; Ramos, F ; FERRARI, F. P. ; FOESTER, Leila ; SANTOS, Pedro ; Santos, serginaldo ; Pereira . Vivencias Praticas de Educação em Saúde. Relato na UBSF Jardim Seminario: Projeto Alvorada. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil, 2011.
-
FERRARI, F. P. . NIS- Nucleo Integrador em Saúde- Apoiador para a Formação em proposta Pedagógica Interprofissional. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil, 2011.
-
WERDEMEBERG, LAIS ; FERRARI, F. P. ; PAULIN, Fernanda ; BIZERRA, P. L. ; PINHO, S. L. S. . Atuação Multiprofissional em Infarto Agudo do Miocárdio na Sala de Emergencia. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil, 2011.
-
Albuquerque ; Loschi ; Pereira ; Giusato ; Pereira ; FERRARI, F. P. . AÇÃO DE COMBATE AO TABAGISMO ENTRE ACADEMICOS NA UNIVERSIDADE CATOLICA DOM BOSCO. In: XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2010, Belo Horizonte/MG. Fisioterapia Brasil. Sao Paulo: Atlantica Editora, 2010. v. 11.
-
Tavares ; FERRARI, F. P. ; Simões . A CIF COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO EM SAUDE FUNCIONAL. In: XX FORUM NACIONAL DA ABENFISIO, 2010, BELO HORIZONTE/MG. Fisioterapia Brasil. Sao Paulo: Atlantica, 2010. v. 11. p. 125-126.
-
FERRARI, F. P. ; Amaral. Bruna ; Ramos, F ; FOESTER, Leila . Vivencias Praticas de Educação em Saúde. Relato na UBSF Jardim Seminario: Projeto Alvorada. In: II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010, BELO HORIZONTE -MG. FISIOTERAPIA BRASIL SUPLEMENTO ESPECIAL, 2010. p. 67-67.
-
WERDEMEBERG, LAIS ; FERRARI, F. P. ; PAULIN, Fernanda ; BIZERRA, P. L. ; PINHO, S. L. S. . Atuação Multiprofissional em Infarto Agudo do Miocárdio na Sala de Emergencia. In: II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010, BELO HORIZONTE -MG. FISIOTERAPIA BRASIL SUPLEMENTO ESPECIAL, 2010. p. 100-100.
-
FERRARI, F. P. . NIS- Nucleo Integrador em Saúde- Apoiador para a Formação em proposta Pedagógica Interprofissional. In: II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010, BELO HORIZONTE -MG. FISIOTERAPIA BRASIL SUPLEMENTO ESPECIAL, 2010. p. 121-121.
-
FERRARI, F. P. ; VELASQUES, Maineide ; ROCHA, Luciana . Construção de Diagnóstico Participativo em UBSF no Distrito Norte- Campo Grande MS: Uma proposta de interação ensino e serviço. In: XIX FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2010, Salvador BA. Fisioterapia Brasil.
-
BARBOSA. Alex ; JR, Eliseu ; Ramos, F ; PAZ. Iara ; Dias, Jamiel ; SARAIVA, Nathany ; PAZ, Renato ; FERRARI, F. P. . Educação em Saúde - Saberes e Fazeres na Prevenção e Cuidados à Hanseniase. In: XIX FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2009, Salvador BA. Fisioterapia Brasil, 2009.
-
FERRARI, F. P. ; RIBEIRO, Edilberto ; VIEIRA, Isabela ; CRIVELLENTE, Lucas ; SILVA, Max ; COLOMBO. Michele ; SILVA, Tuanny . Processo Ensino- Aprendizagem em Atenção Básica no Curso de Fisioterapia da UCDB. In: XIX FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2009, Salvador BA. Fisioterapia Brasil, 2009.
-
GUERRA, Ana Paula ; SEBA, Beatriz ; SANTOS, Bianca ; SILVA. Fernanda ; ALVES, JV ; SANTOS, Pedro ; FERRARI, F. P. . Projeto Viver Limpo - Educação em saúde do estudante - drogadição e decorrentes alterações no SNC. In: XIX FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2009, Salvador BA. Fisioterapia Brasil, 2009.
-
FLORES, Adriana ; ZANATA, Amanda ; FERRARI, F. P. ; NARA, Isis ; TRIANDOPOLIS, Leonardo ; PALASSON, Rosilene . Respiração e Saúde - Uma Experiencia de aprendizagem na UCDB. In: XIX FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2009, Salvador BA. Fisioterapia Brasil, 2009.
-
FERRARI, F. P. . Significação de Aprendizagem em Projeto Integralizador de Cursos de Saúde na UCDB - Campo Grande/MS. In: XIX FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2009, Salvador BA. Fisioterapia Brasil, 2009.
-
FERRARI, F. P. ; SALVADOR, D. ; DAHER, P. E. . A Influência de Caracteristicas Individuais na Incidência de Dor Lombar em Coletores de Lixo de Campo grande-MS. In: III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIDERP, 2003, Campo Grande. Ensaios e C.I. Campo Grande MS. Campo Grande MS, 2003. v. 07. p. 1005-1013.
-
FERRARI, F. P. . Estudo Comparativo Utilizando Três Técnicas de alongamento Muscular. In: VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNOESTE, 2001, Presidente Prudente. VI ENAPI Encontro Anual de Pesquisa e Iniciaçaõ Científica da UNOESTE. Presidente Prudente: UNOESTE, 2001. v. I. p. 393-393.
-
Bezerra, A.L.G ; CORREA, E.M.S ; FERRARI, F. P. ; MORAES, J F L ; MASUNAGA, K K ; DIAS, T. T. M. ; YAMAUCHI, W. S. . VER-SUS Maro Grosso do Sul: Despertando a indissociabilidade entre academia e serviço. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANCHES, Vinicius ; FERNANDES, Janainny ; VARGAS, Wandriane ; SANTOS ; BATISTON, A. P. ; FERRARI, F. P. ; KODJAOGLANIAN, V. L. . Saúde Ensino e Interprofissionalidade: O VER-SUS como prática indutora do trabalho em equipe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORES, Adriana ; FERRARI, F. P. ; MULLER, K.T ; SANTOS. L.O . NASF: reflexão sobre a experiencia em três cidades no interior do Mato grosso do Suk. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . A Transversalidade em saúde eo Compromisso Social na Universidade no Contexto Contemporaneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia: do cenário atual às perpectivas de futuro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRARI, F. P. . III Encontro das Comissões de Educação do Sistema COFFITO/CREFITO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Encontro de Avaliadores de Curso de Graduação em Fisioterapia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Dialogos da Formação com as Redes de Atenção a Saúde - Integração Ensino Serviço e Comunidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Somos tão Jovens: conhecendo e discutindo a Politica Nacional da Juventude. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Educação em saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia na Atenção Primária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIOS, Talita ; ABADE, Willian ; SANCHES, Vinicius ; FERNANDES, Janainny ; SANTOS ; KODJAOGLANIAN, V. L. ; FERRARI, F. P. . Projeto VER - SUS Mato Grosso do Sul: uma analise quantitativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRARI, F. P. ; BATISTON, A. P. ; SANTOS ; SANTANA, Maria Izabel ; ONODA, Katia . Capacitação de Profissionais dos NASF em Mato Grosso do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRARI, F. P. ; MACHADO, Alexandre ; Tavares ; SÁ, Salete M . Analise do Projeto de Extensão Diálogos Pertinentes - Educação em Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRARI, F. P. . O Papel do CREFITO 13 enquanto representação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Formação e Avaliação das Competências Gerais para profissionais de saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANCHES, Vinicius ; FERNANDES, Janainny ; RIOS, Talita ; VARGAS, Wandriane ; SANTOS ; FERRARI, F. P. . Participação discente no processo de implantação do VER-SUS em MS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Atenção Fisioterapêutica na Média Complexidade: estamos sendo resolutivos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, Aghlen ; SCHLEDER, Daniele ; CORRÊA, Carem ; SANTOS, Douglas ; COSTA, Leticia ; FERRARI, F. P. . Vivenciando o SUS no município de Rochedo: Visão dos Estudantes do VER-SUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia e as Novas Modelagens Tecno- Assistencias em Atenção Primária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Redes de Atenção Fisioterapêutica no Mato Grosso do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia e as Novas Modelagens Tecno- Assistencias em Atenção Primária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia na Saúde Coletiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia na Saúde Coletiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia e as novas modelagens tecno assistenciais em atenção primaria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia na Saúde Coletiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia e as Novas Modelagens Tecno- Assistencias em Atenção Primária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Redes de Atenção Fisioterapêutica no Mato Grosso do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Fisioterapia na Saúde Coletiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . O (DES) CUIDADO FISIOTERAPEUTICO EM DISCUSSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . NIS- Nucleo Integrador em Saúde- Apoiador para a Formação em proposta Pedagógica Interprofissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . CREFITO13: Historia, Perspectivas e Trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Trabalho em Equipe em Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Benevides ; Loschi ; Pereira ; Giusato ; Pereira ; FERRARI, F. P. . Ação de combate ao Tabagismo entre acadêmicos na UCDB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Caminhos para a Valorização Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Experiencias de Clinicas Escolas em Universidades Brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Prosposta Interinstitucional de Integração Ensino-Trabalho-Cidadania. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pereira, Cintia ; ARMOA, Sandra ; SANTOS ; Santos, Aline ; FERRARI, F. P. ; ZABIOLE, Natalia . Avaliação das Condições de Saúde e de Trabalho do Docente de Ensino Superior de Campo Grande. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GUERRA, Ana Paula ; SEBA, Beatriz ; SANTOS, Bianca ; SILVA. Fernanda ; ALVES, JV ; SANTOS, Pedro ; FERRARI, F. P. . Projeto Viver Limpo - Educação em saúde do estudante - drogadição e decorrentes alterações no SNC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORES, Adriana ; ZANATA, Amanda ; FERRARI, F. P. ; NARA, Isis ; TRIANDOPOLIS, Leonardo ; PALASSON, Rosilene . Respiração e Saúde - Uma Experiencia de aprendizagem na UCDB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. ; RIBEIRO, Edilberto ; VIEIRA, Isabela ; CRIVELLENTE, Lucas ; SILVA, Max ; COLOMBO. Michele ; SILVA, Tuanny . Processo Ensino- Aprendizagem em Atenção Básica no Curso de Fisioterapia da UCDB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. ; VELASQUES, Maineide ; ROCHA, Luciana . Construção de Diagnóstico Participativo em UBSF no Distrito Norte- Campo Grande MS: Uma proposta de interação ensino e serviço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . Significação de Aprendizagem em Projeto Integralizador de Cursos de Saúde na UCDB - Campo Grande/MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA. Alex ; JR, Eliseu ; Ramos, F ; PAZ. Iara ; Dias, Jamiel ; SARAIVA, Nathany ; PAZ, Renato ; FERRARI, F. P. . Educação em Saúde - Saberes e Fazeres na Prevenção e Cuidados à Hanseniase. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARI, F. P. . O Ensino e a Extensão na Universidade: Qualidade na Formação Profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Implantação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Política Nacional de Saúde Funcional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Controle Social e Formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Abertura Oficial - Fisioterapia Dermato - Funcional -Contexto da Especialidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Oficina Educação Continuada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRARI, F. P. . Formação de Fisioterapeutas e Sistema Unico de Saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Saúde do Trabalhador - Politica e Assistencia.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRARI, F. P. . Formação e Assistência em Fisioterapia No Contexto do SUS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FERRARI, F. P. ; ROCHA, V. M. ; ARAUJO, Francisca . I Fórum de Politicas Profissionais de Fisioterapia. 2005.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
REDECIN BRASIL - Avaliação da implantação da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, Descrição: Projeto aprovado na Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT/SAS/DAPES/CGSPD No 35/2018, processo nº. 442788/2018-5, que objetiva analisar o processo de implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) na perspectiva de mudança do paradigma com vistas ao cuidado integral. Estão propostos os seguintes objetivos específicos: analisar o processo de operacionalização da implantação e o acompanhamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; caracterizar a RCPCD e identificar as ferramentas e dispositivos de articulação e integração entre os pontos de atenção; reconhecer o perfil dos profissionais e gestores da RCPCD e os mecanismos de formação permanente destes profissionais a partir da implantação da Rede; caracterizar o processo de trabalho nos CER; identificar indicadores utilizados para monitoramento e avaliação da Rede e propor novos indicadores; identificar as dificuldades e desafios para a reorientação da atenção à pessoa com deficiência na perspectiva do cuidado integral; caracterizar as divergências e convergências na RCPCD entre os Estados participantes do estudo; construir e validar instrumento para monitoramento e avaliação das ações e serviços da RCPCD no SUS. Para tanto será realizado um estudo transversal do tipo descritivo e exploratório em paralelo com uma investigação qualitativa com base nos conteúdos manifestos dos atores envolvidos. O estudo contará com representatividade das 5 regiões do Brasil, por meio das seguintes unidades federativas: Paraíba e Bahia, na região Nordeste; Amazonas, na região Norte; Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste; São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, na região Sudeste; e Rio Grande do Sul, na região Sul. Terá como sujeitos gestores das Secretarias de Estados e os dirigentes das áreas diretamente ligadas à implementação da rede, como também de áreas afins, com destaque para a Atenção Básica, Planejamento em Saúde, Regulação, Vigilância e Redes/Regionalização, bem como profissionais da Rede e membros da Comissão Intergestores Bipartite e do Conselho Estadual de Saúde. Como procedimento de coleta de dados serão utilizados: pesquisa bibliográfica, levantamento e Análise Documental; entrevistas semi-estruturadas e questionários... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fernando Pierette Ferrari - Integrante / Adriane Pires Batiston - Integrante / Arthur de Almeida Medeiros - Integrante / Laís Alves de Souza - Integrante / RIBEIRO, KÁTIA SUELY QUEIROZ SILVA - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Prêmios
2009
Menção Honrosa, ABENFISIO.
2007
Benfeitor da Cidade de campo Grande - MS, Câmara Municipal de Campo Grande - MS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS. , Av. Costa e Silva, Universitario, 79117900 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (067) 33457001
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e Cidadania VIII
-
02/2013
Estágios , INISA - Instituto Integrado de Saúde.Estágio realizado, Território de Prática i - APS.
1995 - 2013
Universidade Católica Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
03/2009 - 02/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Politicas Públicas de Saúde
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Pierette Ferrari e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?