Leonardo Cerqueira Santana

Graduado em Engenharia Ambiental pela faculdade AREA1, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Salvador (UNIFACS) e pós-graduado em Recursos Hídricos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).Atualmente contratado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), tenho experiência na área de gestão de projetos, análise de estudos, licenças ambientais e suas condicionantes através de manifestação técnica de aspectos físicos/ambientais (efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, biológicos), além disso, elaboro estudos e programas voltados à especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Recursos Hídricos

2019 - 2020

Universidade Candido Mendes
Título: POSSÍVEIS CAUSAS PARA OS PROBLEMAS DE ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES NA BACIA DO RIO PIRANEMA
Orientador: Luana Lavagnoli Moreira

Graduação em Engenharia de Segurança e do Trabalho

2012 - 2014

Universidade Salvador
Título: ANÁLISE DE FATORES ERGONÔMICOS DO TRABALHO EM UM SALÃO DE BELEZA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR ? BA, BRASIL.

Graduação em Engenharia Ambiental

2007 - 2012

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia
Título: Sugestão de melhoria ao projeto que propõe diminuição do consumo de energia elétrica na Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB) do Centro Administrativo da Bahia (CAB) a partir do uso da metodologia de Produção mais Limpa.
Orientador: Prof. MSc. Ricardo de Sousa Rodrigues

Formação complementar

2012 - 2014

MBA em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. (Carga Horária: 690h). , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Legislação Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2017

EKOENGE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
? Análise de processos de licenciamento ambiental: Avaliar e acompanhar os requisitos legais ambientais vigentes e executar os condicionantes de empreendimentos para licenças ambientais; ? Elaboração de estudos ambientais: Relatório Ambiental Simplificado (RAS), Relatório de Caracterização de Empreendimento (RCE) e Estudo de Caracterização Ambiental (ECA); ? Elaboração de Planos, Programas Ambientais e de Segurança: Programas/Relatórios de Ruído e Particulado, Programa/Relatório Monitoramento de Recursos Hídricos, Plano de emergência ambiental, Plano de Controle Ambiental e Programa de Gerenciamento de Risco; ? Coordenação de inspeções ambientais e participação do monitoramento de amostras de água, solo e resíduos. ? Geoprocessamento (Elaboração de mapas temáticos, cálculo de área superficial e Uso do Solo), CAR ? Cadastro Ambiental Rural.

2018 - Atual

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ADARH, Carga horária: 40

2018 - 2018

BAOBÁ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 44