Larissa Helena Rosolen
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), aprimoramento não concluído em Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia (PUC-Campinas (1998), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2005), extensão em Reeducação Postural Global - RPG e em Fisioterapia Articular Analítica. Foi professora do curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara (2007 a 2012). Atualmente é Fisioterapeuta na Clínica Espaço Saúde e Bem-Estar. Tem experiência nas áreas de fisioterapia geral, RPG, Fisioterapia Articular Analítica e Hidroterapia, além de coordenação e supervisão de clínica.
Informações coletadas do Lattes em 07/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2012 em Saúde, Interdisciplinariedade e Reabilitação
2010 - interrompida
Universidade Estadual de Campinas
Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo.Ano de interrupção: 2012
Aperfeiçoamento interrompido em 1998 em Aprimoramento na Área de Pediatria e Neonatologia
1997 - interrompida
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil. Ano de interrupção: 1998
Graduação em Fisioterapia
1993 - 1996
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Orientador: Milton Cêra
Formação complementar
2014 - 2014
International Education Programme. (Carga horária: 64h). , Instituto Edward Bach.
2012 - 2012
Formação em Fisioterapia Articular Analítica. (Carga horária: 96h). , Instituto de Fisioterapia Articular Analítica - Concept Sohier.
2011 - 2011
Técnica de Cura Natural Reiki Nível 1. (Carga horária: 16h). , Usui Shiki Reiki Ryoho.
2010 - 2010
Programa de Capacitação em Informação Científica. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Terapia Manual Osteopática - Módulo estrutural 1. (Carga horária: 80h). , Instituto de Osteopatia Camilo.
2009 - 2009
Terapia Manual Osteopática - Módulo Estrutural II. (Carga horária: 80h). , Instituto de Osteopatia Camilo.
2008 - 2008
Curso Básico de Tratamento de Água de Piscinas. (Carga horária: 5h). , Arch Química Brasil.
2003 - 2003
Stretching Global Ativo. (Carga horária: 30h). , Dra. Angela Bushatsky.
2002 - 2002
O Método Mulligan. (Carga horária: 32h). , Comunidade do Conhecimento em Fisioterapia.
2000 - 2001
Extensão universitária em Curso Livre Básico de Reeducação Postural Global. (Carga horária: 240h). , Instituto PH. E. Souchard de Reeducação Postural Global - RPG.
2000 - 2000
Método Halliwick - Módulo I. (Carga horária: 32h). , International Halliwick Association.
1999 - 1999
Abordagem Empresarial e Tratamento de LER/DORT. (Carga horária: 20h). , Centro Brasileiro de Fisioterapia.
1998 - 1998
O Método Cyriax de Medicina Ortopédica. (Carga horária: 8h). , Núcleo de Estudos em Fisioterapia Campinas.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em bancas
ROSOLEN, L. H.. Intervenção através do método Pilates nas alterações posturais de um adolescente - estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.. Amaral e Thaísa Souza Carvalho.Plasticidade Neural - Intervenção fisioterapêutica no primeiro ano de vida: revisão bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.. A importância da ginástica laboral na melhora da qualidade de vida em profissionais do setor de confecção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.. Intervenção fisioterapêutica na prevenção de quedas em idosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.. Recursos e tratamentos da fisioterapia respiratória para reexpansão pulmonar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.. Tratamento com microcorrente galvânica em estrias atróficas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.. C. M.; Mantovani, J. C..Benefícios da hidroterapia em pacientes com paralisia cerebral espástica: revisão bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
SOUZA, R. N.;ROSOLEN, L. H.. A Influência da Reabilitação Cardiovascular na Qualidade de Vida de um Paciente Hipertenso: Estudo de Caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
LIMA, J. C.;ROSOLEN, L. H.. Hidroterapia no Tratamento da Fibromialgia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
PINARELLI,J;ROSOLEN, L. H.. R. Dias.Fatores que Influencim na Qualidade de Vida do Idoso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ZUBEN, R. V.;ROSOLEN, L. H.. de Paula.Uma Revisão Bibliográfica sobreDisfunção Temporo Mandibular em crianças e Bruxismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ZUBEN, R. V.;ROSOLEN, L. H.. Laserterapia de Baixa Intensidade no Processo de Cicatrização de Tendão Patelar Utilizado como Enxerto de LCA: Caso Clínico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
PINARELLI,J;ROSOLEN, L. H.. Atividade Física e Qualidade de Vida durante o Envelhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
PINARELLI,J;ROSOLEN, L. H.. dos Santos.Evolução no Tratamento de um paciente portador de Lesão Medular Nível Neurológico T11 com Terapias Associadas de Solo e Hidroterapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
Camargo, T; Santos, L. A. B.;ROSOLEN, L. H.. Estudo Comparativo da Mecânica Respiratória em Mulheres no Período Pré e Pós Menopausa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
ROSOLEN, L. H.; Paes J. Fisioterapia na Doença de Alzheimer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Paulista.
Orientou
Intervenção através do metodo Pilates nas alterações posturais de um adolescente - estudo de caso Intervenção através do método Pilates nas alterações posturais de um adolescente - estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Mantovani; Benefícios da Hidroterapia em Pacientes com Paralisia Cerebral Espástica: revisão bibliográfica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Araújo; Avaliação da Qualidade de Vida e Incidência de Lombalgia em Técnicos de Enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Rumualdo; Estudo de Caso em Paciente com Mastectomia Radical e Linfedema Combinando os Tratamentos de Drenagem Linfática e Hidroterapia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Paralisia Cerebral na Hidroterapia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Efeitos da Hidroterapia na Prevenção de Quedas e no Tratamento de Doençãs Associadas ao Envelhecimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
A Importância da Flexibilidade no Idoso e sua Relação com as AVDs; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade Gerando Qualidade de Vida; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Alterações da Lombossacra em Gestantes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Efeitos Preventivos do Exercício na Osteoporose; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Os Benefícios da Hidroterapia na Síndrome de Down; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
L; da Costa; A Importância da Atividade Física no Diabetes Mellitus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Correlação entre disfunções da articulação temporomandibular e alterações posturais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Falculdade Anhanguera de Santa Bárbara; Orientador: Larissa Helena Rosolen;
Produções bibliográficas
-
Karina Bottcher ; ROSOLEN, L. H. . Resultados da avaliação isocinética num programa de ginástica laboral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, J. C. ; Penaquioni, J.P. ; ROSOLEN, L. H. . Efeitos do uso combinado da fisioterapia no solo e na água para a recuperação funcional de um paciente hemiparético. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Centro de Ciências da Vida - Faculdade de Fisioterapia. , Av John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Londres, 13059-740 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 33436819, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Clínica Espaço Saúde e Bem-EstarVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
2001 - 2010
Clínica Espaço Harmônico - Equilíbrio e SaúdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapêuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Fisioterapêuta Responsável por tratamento de pacientes aplicando método RPG e Hidroterapia
Atividades
-
01/2001 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento de Fisioterapia, .,Serviço realizado, Fisioterapeuta Responsável.
2007 - 2012
Falculdade Anhanguera de Santa BárbaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/2007 - 04/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia Prática, Fisioterapia Geral, Fisioterapia Preventiva, Introdução à Fisioterapia, Política de Negócios e Empreenderorismo e Fisioterapia, Recursos Terapêuticos Manuais, Tópicos Avançados de Fisioterapia, Tópicos do Exercício Profissional em Fisioterapia
-
04/2010 - 03/2012
Direção e administração, Clínica de Fisioterapia, .,Cargo ou função, Supervisora da Clínica de Fisioterapia.
-
02/2008 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , Clínica de Fisioterapia, .,Serviço realizado, Supervisão de Estágio em Hidroterapia.
1999 - 2001
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Ministrou aulas da disciplina Hidroterapia - 34193
Atividades
-
10/2012
Direção e administração, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Responsável técnica pelo ambulatório de fisioterapia.
-
01/1999 - 12/2001
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada da disciplina de Hidroterapia
1998 - 2004
Academia Corpo e VidaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapêuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Fisioterapêuta Responsável por avaliações e reavaliações físicas e pacientes de Hidroterapia
Atividades
-
06/1998 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Departamento de Fisioterapia, .,Serviço realizado, Fisioterapeuta Responsável.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larissa Helena Rosolen e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?