Fábio Marchioreto

Nos últimos 20 anos tive várias experiências no âmbito da educação escolar, como Coordenador Pedagógico e Professor de Educação Física, nos segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, tanto em instituições públicas como privadas. Formado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestre em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com uma pesquisa sobre: "A importância do movimentar-se para a vida humana: aspectos históricos, educacionais e do cotidiano".

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura

2012 - 2015

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: A importância do movimentar-se para vida humana: aspectos históricos, educacionais e do cotidiano,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Elcie F. Salzano Masini
Palavras-chave: Movimentar-se, Cinesilogia Humana, Educação.

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2009 - 2012

Faculdade de Educação - USP

Graduação em Educação Física

1993 - 1996

Universidade de São Paulo
Título: Relação entre Educação Física e o Estudo do Movimento Humano
Orientador: José Guilmar Mariz de Oliveira

Formação complementar

2002 - 2002

Espanhol. (Carga horária: 54h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2001 - 2002

Intensive English Course. (Carga horária: 560h). , Language International Studies, LSI, Austrália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Participação em eventos

XV Seminário de Educação Física Escolar.A NARRATIVA DE UM PROJETO DE LOCOMOÇÃO A PARTIR DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS DA CINESIOLOGIA HUMANA,. 2019. (Seminário).

XIV Seminário de Educação Física Escolar. 2017. (Seminário).

IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores de Currículo.O movimentar-se na escola: uma possibilidade de organização curricular interdisciplinar. 2015. (Seminário).

XI Seminário de Educação Física Escolar - EEFEUSP. 2011. (Seminário).

II Congresso Internacional de Motricidade Humaan. Educação Física e Demais Componentes Curriculares, na Oitava Série de Ensino Fundamental, Percebidos de Forma Comparativa por Alunas e Alunos de Escolas Particulares. 2001. (Congresso).

VI Seminário de Educação Física Escolar EEFEUSP. 2001. (Seminário).

IV Congresso Paulista de Educação Física. Percepções das Aulas de Educação Física nas 7ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental por Alunas e Alunos de Escolas Particulares. 2000. (Congresso).

12ª Jornada Paranaense de Educação Física.Educação Física e Conhecimento na Educação Infantil. 1999. (Encontro).

Disciplina - Educação Física na Educação Infantil - EEFEUSP.Educação Física na Educação Infantil: Compartilhando Experiências. 1999. (Encontro).

I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humaan. Programa de Educação Física na Educação Infantil: Física na Educação Física. 1999. (Congresso).

V Seminário de Educação Física Escolar EEFEUSP.Sala Ambiente de Educação Física (Movimento) na Educação Infantil: Espaço para Avaliar. 1999. (Seminário).

Esporte e Educação na EScola Edumack. 1998. (Oficina).

IV Congresso de Iniciação Científica da EEFEUSP. Significado e Objetivo da Educação Física na Educação Infantil: Resultados Parciais de um Estudo Exploratório. 1997. (Congresso).

IV Seminário de Educação Física Escolar EEFEUSP.Educação Física Escolar Adaptada: Integração na Classe Regular. 1997. (Seminário).

I Conselho Nacional de Entidades de Educação Física - CONEEF.A Importância da Bacharelado para a Licenciatura em Educação Física. 1995. (Outra).

III Seminário de Educação Física Escolar EEFEUSP. 1995. (Seminário).

Feira de Informação Profissional.Preparação profissional: A Diferença entre Educação Física e Esporte. 1993. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MARCHIORETO, F. . A importância do bipedalismo para a vida humana. Revista TRAMA Interdisciplinar , v. v.5, p. 144-146, 2014.

  • MARCHIORETO, F. . Educação Física e Conhecimento na Educação Infantil. Consciência (FACEPAL) , v. 13, p. 40-54, 1999.

  • MARCHIORETO, F. . Encontros Educação Física. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

  • MARCHIORETO, F. . A importância da locomoção para a vida humana: a corrida como possibilidade de um trabalho interdisciplinar para o terceiro ano do Ensino Fundamental. In: XIV Seminário de Educação Física Escolar, 2017, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, 2017. v. 31. p. 68-68.

  • MARCHIORETO, F. . O movimentar-se na escola: uma possibilidade de organização curricular interdisciplinar. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo PUC-SP, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC-SP, 2015.

  • MARCHIORETO, F. . A NARRATIVA DE UM PROJETO DE LOCOMOÇÃO A PARTIR DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS DA CINESIOLOGIA HUMANA,. In: XV Seminário de Educação Física Escolar - EEFEUSP, 2019, São Paulo. XV Seminário de Educação Física Escolar, 2019.

  • MARCHIORETO, F. ; OLIVEIRA, J. G. M. ; JORGE, L. M. ; CAGNONI, S. J. . Educação Física e Demais Componentes Curriculares, na Oitava Série de Ensino Fundamental, Percebidos de Forma Comparativa por Alunas e Alunos de Escolas Particulares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHIORETO, F. . Percepções das Aulas de Educação Física nas 7ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental por Alunas e Alunos de Escolas Particulares. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHIORETO, F. ; LOBOSCO, O. . Programa de Educação Física na Educação Infantil: Física na Educação Física. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHIORETO, F. . Sala Ambiente de Educação Física (Movimento) na Educação Infantil: Espaço para Avaliar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHIORETO, F. . Educação Física e Conhecimento na Educação Infantil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHIORETO, F. . Significado e Objetivo da Educação Física na Educação Infantil: Resultados Parciais de um Estudo Exploratório. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHIORETO, F. . Educação Física Escolar Adaptada: Integração na Classe Regular. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MARCHIORETO, F. . O movimentar-se na escola. 2015.

MARCHIORETO, F. . Boi-Bumbá na escola: alunos de SP homenageiam Parintins. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARCHIORETO, F. . Combate à obesidade infantil mobiliza escolas de São Paulo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARCHIORETO, F. . Escolas terceirizam atividades esportivas complementares. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARCHIORETO, F. . Renovação nas Quadras: Importância da Inclusão. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARCHIORETO, F. . O movimentar-se na educação infantil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARCHIORETO, F. . Corpo em movimento: diálogo necessário entre o brincar e o desenvolvimento motor. 2014. .

MARCHIORETO, F. . Corpo: um universo em constante movimento. 2013. .

MARCHIORETO, F. . Educação Física na pré-escola. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARCHIORETO, F. . Informação Profissional. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Corporación Universitaria Cenda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesor de pós-grado

2021 - Atual

Escola Viva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Corpo e Movimento, Carga horária: 12

2016 - Atual

Colegio Rainha da Paz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 15

2020 - 2021

Faculdade Dourado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia da Educação, Carga horária: 6

2013 - 2019

Escola Carlitos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 16

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos de 07 a 10 anos.

2012 - 2016

Colégio Giordano Bruno

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos de 11 a 15 anos.

2003 - 2004

Colégio Giordano Bruno

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Cinesiologia Humana (Ed. Física), Carga horária: 6

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos do Ensino Médio

1999 - 2001

Colégio Giordano Bruno

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos de 07 a 10 anos.

2009 - 2011

Escola Castanheiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Minha principal função na área escolar foi organizar o processo interdisciplinar entre as disciplinas curriculares e as atividades complementares. Analisava o currículo de geografia, história, inglês, e traduzia para os programas de atividades complementares. Assim durante o bloco de aulas em os alunos aprendiam sobre rochas, nossas aulas de escalada abordavam a questão e procurávamos uma saída para campo para aproximar o conhecimento de sala de aula ao mundo natural. Nos conhecimentos de física como velocidade, aceleração, agilidade, força, aplicávamos nas aulas de futebol, circo e capoeira, buscando na prática motoria entender os conceitos abstratos da sala de aula. Referente aos conteúdos de alfabetização, buscávamos aproximar as questões espaço-temporais nas aulas das aulas de circo, capoeira e dança. Dessa forma o meu papel era de articulador entre o conhecimento formal curricular e práticas das atividades para complementar a aprendizagem para além da especificidade das modalidades do programa de atividades complementares.

2009 - 2009

Colégio Objetivo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos de 03 a 10 anos.

2006 - 2008

Cielo Abierto

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaborar projetos de intervenção no meio corporativo na áreas de integração, team building, atividades de lazer, e esportiva

2002 - 2005

fundação bradesco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos de 07 e 08 anos.

1997 - 2001

Colegio Albert Sabin

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por organizar programas de educação física (cinesiologia humana) para alunos de 06 a 08 anos.

1995 - 1996

Colegio Albert Sabin

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Educação Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por aplicar programas de atividades complementares para alunos de 07 a 10 anos.

1992 - 1995

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: ACT - Admitido em caráter temp, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável por organizar programas de biologia (corpo humano) para alunos do Ensino Médio.