Joedison Rodrigues Coelho

Possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica do Salvador (2011). Servidor Público da Universidade do Estado da Bahia com lotação no Centro de Pesquisa dos Povos Afros-Indígenas Americanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Público. Estuda diversidade e gênero. É membro do Coletivo Re-existência Nzinga Calabar com atuação na formação critica-politica e cultural das comunidades periféricas da cidade de Salvador.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em DIREITO

2006 - 2011

Universidade Católica do Salvador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Organização de eventos

COELHO, J. R. . I SEMINÁRIO DOS POVOS AFRO INDIGENAS AMERICANOS - DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA E RETROCESSO. 2018. (Outro).

Participação em eventos

X Semana de Mobilizacao Cientifica da Universidade Catolica do Salvador.A Transgressão Penal e o Mecanismo Disciplinar: Disciplina e Controle do Sujeito. 2007. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • COELHO, J. R. ; SANTOS, L. A. . A Transgressão Penal e o Mecanismo Disciplinar: Disciplina e Controle do Sujeito. Ciente-fico.com (Impresso) , v. I, p. 122-126, 2007.

  • COELHO, J. R. ; SANTOS, L. A. . A Transgressao Penal e o Mecanismo Disciplinar - Disciplina e Controle do Sujeit. In: X SEMOC, 2007, SALVADOR. X Semana de Mobilizacao Cientifica da Universidade Catolica do Salvador, 2007.

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Sujeito Jurídico e Subjetivação no Processo Legal., Descrição: De acordo com a análise de Michel Foucault, a sociedade disciplinar caracteriza-se pelo controle técnico-eficiente do sujeito, procurando torná-lo um "corpo útil e dócil" para retroalimentar a sua organicidade. O que efetiva a sociedade disciplinar com a docilização dos corpos? Incitar a máxima produtividade de parte do sujeito, conduzindo-o a uma adesão ao projeto societário como se o mesmo fosse formulado na primeira pessoa do singular. Com esse escopo, a disciplina se utiliza das leis que buscam delinear o perfil do sujeito, por sua vez identificado através de ferramentas de controle eficientes como a assinatura, número de matricula, o código, etc. O que a disciplina revela? Uma estrutura microfísica do poder, construída com o escopo do controle dos corpos. Mesmo com o aparato tecnológico moderno, esse controle é eficaz de modo absoluto? Salta da letra de Foucault uma resposta negativa. O sujeito tende a transgridir as normas sociais. Quando há a transgressão da norma disciplinar, a própria sociedade provê a sanção ao transgressor. A vigilância na sociedade disciplinar é composta pelo enclausuramento completo, como acontece no modelo panóptico. Nesse sistema modelar os sujeitos não têm a certeza de que estão sendo vigiados. Esse modelo não foi apenas usado em penitenciárias. Em um esforço universalizador, a sociedade disciplinar, replicou a estrutura de vigilância panóptica nas escolas, nas fábricas, nos hospitais, nas casernas, exercítando o poder moderno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joedison Rodrigues Coelho - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Sociedade Disciplinar e Crime em michel Foucault, Descrição: O projeto compreende o estudo da sociedade disciplinar caracterizada pelo controle técnico-eficiente do sujeito, procurando torná-lo um "corpo útil e dócil" para retroalimentar a sua organicidade. O que efetiva a sociedade disciplinar com a docilização dos corpos? Incitar a máxima produtividade de parte do sujeito, conduzindo-o a uma adesão ao projeto societário como se o mesmo fosse formulado na primeira pessoa do singular. Com esse viés, a disciplina se utiliza das leis que buscam delinear o perfil do sujeito, por sua vez identificado através de ferramentas de controle eficientes como a assinatura, número de matricula, o código, etc. Situação: Concluido; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Euclimar Xavier de Menezes - Coordenador / Joedison Rodrigues Coelho - Integrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joedison Rodrigues Coelho - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Oliveira e Rodrigues Advogados Associados. , Rua Aristides Ático, 40, Barbalho, 40301-220 - Salvador, BA - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2014

Oliveira e Rodrigues Advogados Associados

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Advogado

Outras informações:
www.teixeiradevillar.com.br

2011 - 2012

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau da Bahia

Vínculo: Consultor Jurídico, Enquadramento Funcional: Consultor Jurídico, Carga horária: 6

2011 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico universitário

Outras informações:
Atualmente lotado no Centro de Estudos dos Povos Afro-Indio-Americanos - CEPAIA.

2015 - 2018

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador da Subgerência de Material e Patrimonio - Sumapa da Universidade do Estado da Bahia.

2007 - 2009

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesb, Carga horária: 20

2018 - Atual

Coletivo Re-existência Nzinga Calabar

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico

2018 - Atual

Universidade para todos

Vínculo: Gestor, Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestor do curso do pre-vestibular social da Universidade Para Todos do Polo do Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina.

2015 - 2016

Universidade para todos

Vínculo: Gestor, Enquadramento Funcional: Gestor de Polo, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestor do Curso de pre-vestibular social da Universidade Para todos do Polo da Associação Comunitária do Calabar.