Sandra Valesca Ferreira de Sousa

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário Augusto Motta (2006) , especialização em Saúde Materno-Infantil pela AISMI/UFRJ (2010), mestre em Saúde Perinatal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Presidente do Comitê de Amamentação da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro do Comitê de Assistência Canguru da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Avaliadora global da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 20 anos de experiência em Maternidade em aleitamento materno e Método Canguru, UTI neonatal, Centro Obstétrico.Atualmente coordena a Equipe de amamentação do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como preceptora da área no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola

2016 - 2019

Maternidade Escola da UFRJ
Título: Aleitamento Materno Exclusivo: verificação da frequência de risco ao desmame precoce após a alta da maternidade, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Ana Paula Vieira dos Santos Esteves
Palavras-chave: aleitamento materno; hospital amigo da criança.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Assistência Integral de Saúde Materno-Infantil

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Método Mãe Canguru na Maternidade Escola da UFRJ: evidenciando mães e bebês na segunda etapa
Orientador: Laura Johanson da Silva
Bolsista do(a): UFRJ, UFRJ, Brasil.

Formação complementar

2023 - 2023

Formação de Avaliadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. (Carga horária: 40h). , Coordenção de atenção a saude das crianças e adolescente e jovens, CGCRIA, Brasil.

2022 - 2022

Tópicos Avançados em Amamentação II. (Carga horária: 20h). , Bianca Balassiano Cursos, BIANCA BALA, Brasil.

2022 - 2022

Capacitação em Amamentação. (Carga horária: 20h). , Bianca Balassiano Cursos, BIANCA BALA, Brasil.

2022 - 2022

Tópicos avançados I. (Carga horária: 20h). , Bianca Balassiano Cursos, BIANCA BALA, Brasil.

2021 - 2021

Capacitação e atualização na inserção e manejo do cateter central de inseçã. (Carga horária: 60h). , Maternidade Escola da UFRJ, ME-UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação em Monitoramento da NBCAL. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro, SES, Brasil.

2019 - 2019

Avaliação do frênulo Lingual pelo protocolo Bristol. (Carga horária: 20h). , Área tecnica de aleitamento materno - SES/RJ, SES/RJ, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação teórico-prática em reanimação cardiopulmonar (BLS). (Carga horária: 4h). , Maternidade Escola da UFRJ, ME-UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação relativa ao atendimento de emergência e pacientes neuromuscular. (Carga horária: 4h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2014 - 2014

Encontro de profissionais de controle de infecção hospitalar. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SES/RJ, Brasil.

2013 - 2013

Terapia Trombolítica no Infarto Agudo do Miocárdio. (Carga horária: 5h). , Berkeley - Inteligência e Simulação em Saúde, CTB, Brasil.

2010 - 2010

Curso da iniciativa Hospital Amigo da Criança. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SES/RJ, Brasil.

2010 - 2010

Curso da iniciativa Hospital Amigo da Criança. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SES/RJ, Brasil.

2004 - 2004

Curso teórico/prático de capacitação em aleitamento materno. (Carga horária: 18h). , Maternidade Escola da UFRJ, ME-UFRJ, Brasil.

Organização de eventos

SOUSA, S. V. F. ; SILVA ; MARINS, A. L. . II Encontro Interdisciplinar de Saberes e práticas no método Canguru. 2010. (Outro).

Sandra Valesca ; SOUSA, S. V. F. . I Encontro Interdisciplinar de Sabres e Práticas do Método Mãe Canguru. 2009. (Outro).

Participação em eventos

I Semana do Aleitamento Materno da Maternidade Escola UFRJ.Aleitamento Materno. 2015. (Oficina).

VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e neonatal e I Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Fortalecendo Redes e Alianças Estratégicas pela Cidadania e Saúde das mulheres e dops recém-nascidos. 2011. (Congresso).

Celebração aos 30 anos do Método Mãe-Canguru. Dez anos do método Canguru da Maternidade Escola da UFRJ. 2009. (Congresso).

I Jornada Cientifica de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e VI semana de Enfermagem da Maternidade Escola da UFRJ.Cuidado Individualizado no Banho do Recém-Nascido Prematuro na Unidade Neonatal: um relato de experiência. 2009. (Seminário).

Congresso de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Inserção do Enfermeiro nas Escolas de Ensino Fundamental. 2007. (Congresso).

Congresso de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Intervenção de Excelência: Treinamento em Suporte Básico de Vida. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

SOUSA, S. V. F.. aperfeiçoamento e especialização de enfermagem no Centro de Estudos da Escola de Saúde do Hospital Naval Marcílio Dias. 2007.

Produções bibliográficas

  • SOUSA, S. V. F. . Amamentação: do manejo clinico ao manejo ampliado. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Apoio ao Aleitamento Materno - Pais que trabalham. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Sustentabilidade das boas práticas em aleitamento materno: desafios e rspostas à COVID-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, S. V. F. . Amamentação nos tempos de COVID 19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, S. V. F. . Desafios para a saúde e para qualidade de vida diante do nascimento.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, S. V. F. . Ações em Prol do Aleitamento Materno - III Semana di Aleitamento Materno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Translactação, finger-feeding, sucção não nutritiva: o que é ?Para que? Como fazer?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Ciclo de diálogo Teórico-prático da Residência Multiprofissional em saúde Perinatal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . II Semana do Aleitamento Materno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Habilidades de comunicação na relação profissional com a mãe e família no apoio à amamentação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Práticas de promoção, proteção e apoio do aleitamento no pré-natal e no puerpério. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Método Canguru -Comunicação e aconselhamento em situações especiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Método Canguru. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Principais intercorrências na gestação- hemorragias do primeiro e terceiro trimestre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. V. F. . Habilidade de comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SOUSA, S. V. F. . @amame>ufrj. 2020; Tema: Serviço gratuito de apoioa amamentação. (Rede social).

Prêmios

2021

Honra ao Mérito em reconhecimento ao desempenho, participação e cuidados prestados aos usuários e familiares da Maternidade Escola, Maternida Escola da UFRJ.

2006

Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Queimados.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maternidade Escola. , Rua das laranjeiras, 180, Laranjeira, 22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22857935, Ramal: 214, Fax: (21) 22059064

Experiência profissional

2010 - 2012

Hospital da Mulher Heloneida Studart

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Enfermagem, Carga horária: 40

2013 - 2015

UPA Rocinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Rotina, Carga horária: 40

2014 - Atual

Maternidade Escola da UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desde agosto de 2016 estou atuando como coordenadora de enfermagem do banco de leite humano.

2006 - 2011

Marinha do Brasil - Escola de Saúde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor subtituto para tec. de enfermagem, Carga horária: 30

Outras informações:
Docente em sal de aula daas seguintes areas curriculares: Materno Infantil; saúde mentalPreceptoria durante o periodo do estágio no Hospital Marcílio Dias