Clarissa Malard Sales

Geógrafa, Especialista em Geoprocessamento e Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. Atua nas áreas de geotecnologias aplicadas a mineração, gestão do território, organização do espaço rural e urbano, análise ambiental e gestão da paisagem, com foco em zoneamento e governança. Conhecimento consolidado em princípios, conceitos, práticas, técnicas e ferramentas em SIG e cartografia digital. Experiência em modelagem, banco de dados espaciais, fluxos de ETL, processamento digital de imagens de satélite e geoestatística. Integra o grupo de pesquisadores do Laboratório de Estudos Territoriais (LESTE).

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais

2020 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Modelagem de Danos Diretos Causados por Rompimento de Barragens: Uma Aplicação do Modelo HEC-FIA ao Evento de Fundão em Mariana/MG
Orientador: Ricardo Alexandrino Garcia
Palavras-chave: Barragem de Rejeito; Consequência; Dano.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Gestão da Paisagem. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Gestão do Território.

Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais

2018 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Modelagem de Danos Diretos Causados por Rompimento de Barragens: Uma Aplicação do Modelo HEC-FIA ao Evento de Fundão em Mariana/MG, Ano de Obtenção: 2020
Ricardo Alexandrino Garcia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Geoprocessamento

2010 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Dinâmica do Espaço Urbano: Análise da evolução da mancha urbana do Vetor Norte da RMBH por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Orientador: Plínio Temba

Graduação em Geografia

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Educação, cidadania e inclusão social: A experiência da educação de Jovens e adultos em áreas de alta vulnerabilidade social
Orientador: Marcelo Zanetti

Formação complementar

2015 - 2015

FME Desktop. (Carga horária: 32h). , Inovação GIS, IGIS, Brasil.

2015 - 2015

English Language Program ? Focus on Business. (Carga horária: 120h). , Quest Language Studies, QLS, Canadá.

2011 - 2011

Norma ISO 9001. (Carga horária: 16h). , Mundo Brasil ? Soluções Inteligentes, MB, Brasil.

2009 - 2009

Geoprocessamento com ArcView 9.x ? Módulo Avançado. (Carga horária: 16h). , COFFEY Training, COFFEY, Brasil.

2006 - 2006

ARCGIS, Introdução e Aplicações do Software em Geo. (Carga horária: 16h). , Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, DER/MG, Brasil.

2006 - 2006

MAP INFO, Introdução e Aplicações do Software em G. (Carga horária: 16h). , Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, DER/MG, Brasil.

2005 - 2005

AutoCAD MAP - Introdução ao Geoprocessamento. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento Territorial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geotecnologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Análise Espacial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sistemas de Informação Geográfica.

Organização de eventos

SALES, Clarissa M . III Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem. 2018. (Outro).

Participação em eventos

III Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem. 2018. (Simpósio).

2 workshop de Inteligência Geográfica aplicado ao planejamento de transportes. 2017. (Seminário).

Gestão da Qualidade - Implantação de ISO 9001. 2011. (Outra).

VII Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa.Educação, cidadania e inclusão social - A experiência da educação de jovens e adultos em áreas de alta vulnerabilidade social. 2009. (Simpósio).

V Seminário ?Cláudio Peres? de Prática de Ensino e Geografia Aplicada Temática: Geografias Urbanas contemporâneas: releituras espaciais, intervenções e planejamento. 2007. (Seminário).

V Seminário ?Cláudio Peres? de Prática de Ensino e Geografia Aplicada Temática: Geografias Urbanas contemporâneas: releituras espaciais, intervenções e planejamento. 2006. (Seminário).

III Seminário ?Cláudio Peres? de Prática de Ensino e Geografia Aplicada Temática: Reflexões e perspectivas da Geografia Humana. 2005. (Seminário).

XV Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia ? ENEG Temática: Política, Educação e Sociedade: Em um só mundo, vários cenários Geográficos. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SALES, C. M. ; PEREIRA, M. P. R. ; GARCIA, R. A. . Danos Diretos e Perdas de Vidas Humanas Associados à Ruptura de Barragens de Rejeito: Paralelos e Interseções entre Mariana e Brumadinho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES, Clarissa Malard ; FREITAS, C. R. . Proposta de zoneamento ambiental no entorno do reservatório da UHE Batalha utilizando métodos de análise espacial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALES, C. M. ; MORO, L. ; ASSIS, C. ; BORGES, A. G. . Educação, cidadania e inclusão social - A experiência da educação de jovens e adultos em áreas de alta vulnerabilidade social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SALES, C. M. ; MORO, L. ; BORGES, A. G. ; ASSIS, C. . Educação, cidadania e inclusão social - A experiência da educação de jovens e adultos em áreas de alta vulnerabilidade social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALES, C. M. ; ASSIS, C. ; BORGES, A. G. ; MORO, L. . Educação, cidadania e inclusão social: A experiência da educação de Jovens e adultos em áreas de alta vulnerabilidade social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALES, C. M. ; MORO, L. ; BORGES, A. G. ; ASSIS, T. ; GOMES, Danielle . Morfologia intra-urbana da Cidade de Caeté - MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALES, C. M. . Análise da evolução da mancha urbana do Vetor Norte da RMBH por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Belo Horizonte: Instituto de Geociências - Departamento de Cartografia, 2010 (Monografia (Especialização)).

Outras produções

SALES, C. M. . ArcGIS Básico. 2017. .

SALES, C. M. . ArcGIS Avançado. 2015. .

SALES, C. M. . ArcGIS Avançado. 2014. .

SALES, C. M. . ArcGIS Intermediário. 2013. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Fundacao Renova

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Organização e padronização de dados espaciais para modelagem de banco de dados geográfico de 40 programas ambientais e socioambientais na Bacia do Rio Doce; Criação de dicionário de dados espaciais e metadados.

2019 - 2020

FURNAS ELETROBRAS

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15

Outras informações:
PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO APM MANSO ? CHAPADA DOS GUIMARÃES/MT

2017 - 2019

FURNAS ELETROBRAS

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15

Outras informações:
Análise ambiental, proposição de zoneamento e produção de material cartográfico para o Plano de Conservação e Uso do Solo do Entorno do Reservatório (PACUERA) UHE Batalha

2017 - 2017

Tetra Tech & Coffey

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora GIS, Carga horária: 44

Outras informações:
Avaliação de danos socioeconômicos e ambientais e estimativa de perdas de vidas em estudos de inundação decorrente de ruptura de barragens de mineração; Elaboração de mapas para apresentação de resultados de simulação hidráulica (Dambreak); Modelagem e padronização de banco de dados espaciais.

2013 - 2017

Coffey Consultoria e Serviços

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista GIS, Carga horária: 44

Outras informações:
Levantamento e mapeamento de fluxo de processos no cliente para modelagem lógica e física de banco de dados espacial, normatização e criação de metadados; Desenvolvimento de fluxos de ETL (extração, transformação e carga) em banco de dados espacial; Aquisição, validação e organização de produtos de sensoriamento remoto em áreas de grande extensão; Processamento de Imagens de satélite, incluindo classificação de imagem orientada a objeto.

2012 - 2012

IC Ambiental

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise ambiental e produção de material cartográfico para EIA/RIMA de empreendimentos minerários.

2015 - 2015

Companhia Energética de Minas Gerais

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15

Outras informações:
Análise ambiental e produção de material cartográfico para Estudos de Interferência de linhas de transmissão em Unidades de Conservação no norte de Minas Gerais.

2013 - 2013

Companhia Energética de Minas Gerais

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15

Outras informações:
Produção de material cartográfico para Plano Ambiental de Conservação e Uso do Solo do Entorno do Reservatório (PACUERA) PCH Rio de Pedras.

2010 - 2012

Tectran - Tecnicos em transporte, ...

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Geógrafa - Analista Geoprocessamento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise espacial para planejamento urbano e de transportes; diagnóstico socioeconômico e de uso e ocupação do solo em áreas urbanas; Elaboração de material cartográfico para relatórios e plano diretor; Elaboração de relatórios técnicos; Desenvolvimento de metodologias; Coordenação e acompanhamento de projetos.

2010 - 2010

Secretária de Planejamento Urbano - PBH

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Organização de bases geográficas provenientes de levantamentos de campo e pesquisas secundárias e produção de material cartográfico para o Plano Diretor da Regional Norte de Belo Horizonte.

2010 - 2010

Andrade Gutierrez SA

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Estudos de ocupação e requalificação urbana nas áreas de Operações Urbanas Consorciadas (OPC) em Belo Horizonte

2008 - 2009

Colegio Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Licenciatura, Carga horária: 15

Outras informações:
Laboratório de prática de ensino de cartografia digital; Desenvolvimento de projetos em educação ambiental; Auxílio na elaboração de planos de aula, correção de provas e atividades avaliativas para turmas de ensino fundamental I e II.

2007 - 2008

Aluvial Engenharia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de geoprocessamento, Carga horária: 24

Outras informações:
Pesquisa de dados secundários junto a FEAM/SEMAD; Auxílio à elaboração de EIA ? Estudos de impactos ambientais e RIMA ? Relatório de impacto no meio ambiente; Produção de mapas temáticos e sistemáticos; Processamento digital de imagens de satélite

2006 - 2007

Digicade Tecnologia

Vínculo: empregada, Enquadramento Funcional: Técnica de geoprocessamento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Construção, manutenção e extração de dados em bancos espaciais via ArcSDE; Produção de MUB ? Mapeamento Urbano Básico para auxílio ao planejamento de redes de telecomunicações; Publicação e homologação de bases cartográficas na WEB; Processamento digital de imagens de satélite.

2005 - 2006

Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de geoprocessamento, Carga horária: 24

Outras informações:
Participação na construção de Sistemas de informações geográficas ? Estrada Real e Rodovias de Minas Gerais; Produção de mapas temáticos e sistemáticos; Pré-processamento de imagens de satélite; Correção diferencial de dados de GPS; Edição de cartas topográficas

2018 - 2018

Hidrovia - Hidrogeologia e Meio Ambiente

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração de mapas para compor relatórios técnicos e tratamento de informações espaciais para modelagem hidrogeológica.

2019 - 2019

Amplo Meio Ambiente

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 60

Outras informações:
Gestão de dados levantados pelas equipes de campo para o resgate e monitoramento de fauna na área atingida pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho. Tratamento e análise de informações espaciais e elaboração de mapas para acompanhamento diário dos trabalhos pelos órgãos responsáveis.

2019 - 2020

Prefeitura Municipal de Mariana

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável técnico pela gestão, estruturação e padronização dos dados espaciais obtidos por aerolevantamento, levantamentos de campo e fontes secundárias para a atualização do Plano Diretor Municipal. Elaboração de material cartográfico para o diagnóstico do município e apoio às equipes técnicas do Plano Diretor nas análises espaciais necessárias à proposição de intervenções.

2020 - Atual

Walm Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geógrafa, Carga horária: 40

Outras informações:
Estudos de ruptura hipotética de barragens de mineração(Dambreak), valoração das consequências de rompimento de barragem e desenvolvimento de Planos de Ações Emergenciais (PAEBM), incluindo planejamento e execução de treinamentos, seminários, tabletop e simulados de evacuação.