Fernando João de Jesus Santana
É servidor Público, atualmente requisitado pelo TJ/SE (Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Exercendo no momento a função de digitador de audiências com supervisão do magistrado, possui graduação pela Faculdade José Augusto Vieira (2011) e é especialista em Território Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. escreve artigos Científico sobre os Ramos de Direito como; Direito Processual do Trabalho, Direito Processual Penal, Direito Eleitoral, Direito Constitucional, Direito Ambiental e outros temas Voltado Para geografia e meio Ambiente, já ministrou Palestra sobre geografia, Meio Ambiente e direito, Participa de diversos Cursos de Direito da Escola Judicial do Estado de Sergipe-EJUSE e é autor de capítulo de Livros. Número para contato 79. 9.9983-1113 ou Nandosergipano@bol.com.br
Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Território Desenvolvimento e Meio Ambiente
2011 - 2012
Faculdade José Augusto Vieira
Título: Modernizacao da Agricultura: Causas e consequencias
Orientador: Almir Souza Vieira Junior
Graduação em Direito
2012 - 2017
Universidade Tiradentes
Título: As Controvérsias da aplicação da Lei de Improbidade Administrativa para Agente Político
Orientador: Prof. Esp. Rafael Soares de Cerqueira Professor Orientador U
Graduação
2008 - 2011
Faculdade José Augusto Vieira
Título: A modernização do Espaço Rural: Um estudo de caso no povoado Limoeiro
Orientador: Itála Santana Souza
Formação complementar
2016 - 2016
Curso autoindustrial - Introdução ao direito da infância e juventude. (Carga horária: 20h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.
2011 - 2012
TERRITORIO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 400h). , Faculdade José Augusto Vieira, FJAV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Organização de eventos
SANTANA, F. J. J. . concurso de desenho do instituto bayer para os aluno da Manoel de Paula. 2010. (Concurso).
Participação em eventos
curso em EAD sobre Gestão socioambiental da EJUSE cód 5f0e6d3b-33a0-4ee9-9d1c-7396ac110116.código validador 5f0e6d3b-33a0-4ee9-9d1c-7396ac110116. 2020. (Outra).
CURSO: PROCEDIMENTO DO JECRIM E SUA APLICABILIDADE NO SCP-V(CÓDIGO VERIFICADOR 5c94e9c6-1750-454c-a861-0f5fac110116.(CÓDIGO VERIFICADOR 5c94e9c6-1750-454c-a861-0f5fac110116. 2019. (Outra).
CURSO NOÇÕES ESSENCIAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR realizado pela Coordenadoria de Cursos para Servidores com carga horária total de 30 horas/aula no período de 08 de abril a 13 de maio de 2019..CURSO NOÇÕES ESSENCIAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR. 2019. (Outra).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL PENAL, OFERTADO PELA EJUSE.CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL PENAL, OFERTADO PELA EJUSE. 2018. (Outra).
CURSO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL E AO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE OFERTADO PELA EJUSE.CURSO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL E AO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE OFERTADO PELA EJUSE. 2017. (Outra).
CURSO NCPC MINISTRADO PELA EJUSE: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E FASE EXECUTIVA DO PROCESSO PE.CURSO NCPC MINISTRADO PELA EJUSE. 2017. (Outra).
CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E PROCESSO CONTEMPORÂNEO. 2014. (Congresso).
SEMANAS DAS LICENCIATURAS E VIII SEMANA DE GEOGRAFIA. 2013. (Outra).
VIII FORUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA FACULDADE AGES. PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DOS EMPREENDIMENTOS NO NORDESTE DA BAHIA. 2013. (Congresso).
III ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O TEMA TECNOLOGIAS E CONTEMPORENEIDADE. 2012. (Encontro).
IV ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇAO SUPERIOR.A SOCIEDADE E A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. 2012. (Encontro).
OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. XIV OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. 2012. (Olimpíada).
XV OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA. 2012. (Olimpíada).
CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES COM O TEMA EDUCAÇÃO E ESPORTE. 2011. (Outra).
CURSO DE EXTENSÃO: AMBIENTES COSTEIROS DO LITORAL NORTE SERGIPANO. 2011. (Outra).
MINCURSO USO POLÍTICO DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. 2011. (Oficina).
MINICURSO VIVENDO A ERA DA COMUNICAÇÃO. 2011. (Oficina).
CURSO DE EXTENSÃO E PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS.CURSO DE EXTENSÃO. 2010. (Outra).
II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, COM O TEMA ?DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO CENTRO-SUL DE SERGIPE: ÉTICA E JUSTIÇA SOCIAL? DA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA NO ANO DE 2010 COM CARGA HORÁRIA DE 20 HORAS..II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2010. (Encontro).
V SEMANA DE GEOGRAFIA. 2010. (Seminário).
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORESCOM O TEMA GÊNEROS TEXTUAIS, REALIZADO PELA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL DE PAULA MENEZES LIMA EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGARTO/SE COM CARGA HORÁRI DE 20 HORAS..CAPACITAÇÃO DE PROFESSORESCOM O TEMA GÊNEROS TEXTUAIS, REALIZADO PELA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL DE PAULA MENEZES LIMA EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGARTO/SE COM CARGA HORÁRI DE 20 HORAS.. 2009. (Oficina).
CURSO VIRTUAL COM TEMA TOPOGRAFIA CARTOGRAFIA E GPS, COM CARGA HORÁRIA DE 80 HORAS..CURSO VIRTUAL COM TEMA TOPOGRAFIA CARTOGRAFIA E GPS, COM CARGA HORÁRIA DE 80 HORAS.. 2009. (Outra).
ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA. 2009. (Encontro).
ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA, (FJAV) REALIZADO NO PERÍODO DE 26 A 28 DE FEVEREIRO DE 2009 COM CERTIFICADO DE 20 HORAS..ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA, (FJAV) REALIZADO NO PERÍODO DE 26 A 28 DE FEVEREIRO DE 2009 COM CERTIFICADO DE 20 HORAS.. 2009. (Seminário).
XI OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA.OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. 2009. (Outra).
XI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA.XI OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. 2009. (Outra).
CARTOGRAFIA BÁSICA.CARTIGRAFIA BÁSICA. 2008. (Outra).
CURSO DE EXTENSÃO E PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, PROMOVIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CEAD-UNB) COM CARGA HORÁRIA DE 120 HORAS..CURSO DE EXTENSÃO E PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, PROMOVIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CEAD-UNB) COM CARGA HORÁRIA DE 120 HORAS.. 2008. (Outra).
CURSO DE MATEMATICA INSTRUMENTAL.MATEMATICA INSTRUMENTAL. 2008. (Outra).
III SEMANA DE GEOGRAFIA PROMOVIDA PELA FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA (FJAV) COM O TEMA: MEIO AMBIENTE: UM OLHAR REFLEXIVO DO EDUCADOR COM CERTIFICADO DE 20 HORAS..DA III SEMANA DE GEOGRAFIA PROMOVIDA PELA FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA (FJAV) COM O TEMA: MEIO AMBIENTE: UM OLHAR REFLEXIVO DO EDUCADOR COM CERTIFICADO DE 20 HORAS.. 2008. (Seminário).
IV SEMANA DE GEOGRAFIA DA FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA, REALIZADA NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009, COM O TEMA ?O NORDESTE BRASILEIRO NO DISCURSO DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL?.AS CARACTERÍSTICAS DA GEOGRAFIA ECONÔNICA COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO.. 2008. (Seminário).
TIPOLOGIA TEXTUAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS DE PROJETOS.TIPOLOGIA TEXTUAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS. 2008. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SANTANA, F. J. J. . A otica da lei Pelé e da CLT sobre os Contratos de Trabalho dos Jogadores Profissionais de Futebol. Conteudo Jurídico , v. 614, p. 614, 2016.
-
SANTANA, F. J. J. . O princípio da presunção da inocência do preso cautelar e seu direito de votar. Conteudo Jurídico , v. 460, p. 01, 2015.
-
SANTANA, F. J. J. . A aplicação da lei 471/65, em favor das praças públicas das árvores e seus benefícios. Boletim Conteúdo Jurídico , v. 501, p. 1, 2015.
-
SANTANA, F. J. J. . A sociedade e a terceira revolução industrial. IV Encontro Interdisciplinar da FJAV , v. 4Â, p. 97, 2012.
-
TAVARES, D. S. ; SANTANA, F. J. J. . A extensão univere comunidadesatária como meio de comunicação na relação ambiental. III Encontro Interdisciplinar da FJAV , v. 3Â, p. 10, 2011.
-
SANTANA, F. J. J. . Educação Ambiental: Um direito de todos. Educação ambiental: Um direito de todos. 1ed.: , 2015, v. 2, p. 01-.
-
SANTANA, F. J. J. . O futebol: Um auxiliar da geografia da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima. Web artigos.
-
SANTANA, F. J. J. . Quais questões pertinentes a população e a urbanização. Web artigos.
-
SANTANA, F. J. J. . A VISÃO GEOGRÁFICA DAS DIFICULDADES DOS DEFICIENTES, FRENTE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NA CIDADE. Web artigos.
-
SANTANA, F. J. J. . RESUMO DO LIVRO DE GEOGRAFIA INSDUSTRIAL DO MUNDO COM UMA VISÃO DE PIERRE. WEBARTIGO.
-
SANTANA, F. J. J. . MAQUETE, DESENHO E ARTES CÉNICAS: UMA DIMENSÃO AO CONHECIMENTO. ARTIGONAL.
-
SANTANA, F. J. J. . MEIOS DE TRANSPORTES TRABALHADOS NA SALA DE AULA. WEB ARTIGO.
-
SANTANA, F. J. J. . A AGRICULTURA URBANA: UMA REALIDADE DOS ALUNOS DA ESCOLA MANOEL DE PAULA MENEZES LIMA. ARTIGONAL.
-
SANTANA, F. J. J. . Modernização da agricultura: Causas e consequências. Revista eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira.
-
SANTANA, F. J. J. . A qualidade de vida como uma realidade dos aluno da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima. webartigo.
-
SANTANA, F. J. J. . O NIVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO JOVEM MAIOR DE 16 E MENOR QUE 18, DO POVOADO LIMOEIRO DE LAGARTO/SE SOBRE AS RESTRIÇÕES DO SOFRÁGIO OU DIREITO DE VOTAR NA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, F. J. J. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIREITO DE TODOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, R. N. F. ; SANTANA, F. J. J. . O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, V. S. ; SANTANA, F. J. J. . ACESSO A JUSTIÇA E O FECHAMENTO DA COMARCA DE CANUDOS-BA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, F. J. J. . Ação popular na defesa da árvore e do meio ambiente no espaço urbana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, F. J. J. . PROBLEMAS AMBIENTAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA CIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, F. J. J. . Práticas sustentáveis dos empreendimentos no nordeste da Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, F. J. J. . A SOCIEDADE E A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
ÉTICA NO JUDICIÁRIO E NO EXECUTIVO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando João de Jesus Santana - Coordenador.
-
2013 - 2013
ACESSO A JUSTIÇA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando João de Jesus Santana - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Tribunal de Justiça do Estado de SergipeVínculo: REQUISITADO, Enquadramento Funcional: REQUSITADO, Carga horária: 40
Outras informações:
ATUALMENTE COMO REQUISITADO, EXERCE A FUNÇÃO DE DIGITADOR DE AUDIÊNCIA SOB A SUPERVISÃO DO MAGISTRADO.
2006 - 2007
Colégio Rosa VeneriniVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2004 - 2012
Escola Municipal Manoel de Paula Menezes LimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor, Professor e Coordenador, Carga horária: 40
2005 - 2009
Escola Municipal Manoel de Paula Menezes LimaVínculo: , Enquadramento Funcional: Atendente de Secretaria, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando João de Jesus Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?