Edilaine Buin Barbosa
Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação em Linguística, desde 2012. Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita, respectivamente. Graduada em Letras, licenciatura e bacharelado, pela mesma universidade. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica, por 3 anos, no âmbito do Projeto Integrado "A relevância dos dados singulares na aquisição da escrita" (CNPq 521837/92-5). Depois de formada, foi bolsista de Aperfeiçoamento, por um ano, no âmbito do mesmo projeto de pesquisa. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP)/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH). Acumula larga experiência no ensino básico, em escola pública e particulares, e na formação continuada de professores. Atuou, em faculdade particular, em cursos de especialização em Linguística, na área de Semântica, e em Psicopedagogia, na área de Aquisição de Leitura e de Escrita, como docente e na orientação de trabalhos conclusivos. Na UFGD, de 2014 a 2018, foi coordenadora de área do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênia (PIBID). Atualmente, é tutora do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da UFGD (PET); vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Linguagem e Transculturalidade (GELT-CNPq) e Bolsita Produtividade em Pesquisa -PQ2 (bolsa interrompida por motivo da tutoria PET).
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
1998 - 2006
Universidade Estadual de Campinas
Título: A construção da coerência textual em situações de ensino
Ingedore Grunfeld Villaça Koch. Palavras-chave: aquisiçao linguagem coerência; coesão; redação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual / Especialidade: Ensino de Língua Materna. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
Mestrado em Lingüística
1997 - 2000
Universidade Estadual de Campinas
Título: A referenciação na aquisição da escrita,Ano de Obtenção: 2000
Maria Bernadete Marques Abaurre.Palavras-chave: subjetividade; aquisição; reelaboração; coerência; dialogia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação.
Aperfeiçoamento em Linguística
1995 - 1997
Universidade Estadual de Campinas
Título: Pesquisa integrado ao Projeto "A relevância teórica dos dados singulares na aquisição da escrita". Ano de finalização: 1997
Orientador: Maria Bernadete Marques Abaurre
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2010 - 2013
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2016 - 2017
Formação de professor de yoga. (Carga horária: 200h). , Shanti Studio Yoga - Aliança do Yoga, AY, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação: Banco Nacional de Itens. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Gêneros Textuais como Objeto de Esino. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2015 - 2015
Language, the multimodal semiotic landscape. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Gramática Funcionalista. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2012 - 2012
I Seminário para professores ingressantes na UFGD. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
1999 - 1999
Processo de designação, enunciação e interdiscurso. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
Avaliação de Redações. (Carga horária: 16h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
1996 - 1996
Curso sobre correção de redação do vestibular. (Carga horária: 104h). , Comissão Permanente de Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, COMVEST, Brasil.
1995 - 1995
Curso sobre correção de redação do vestibular. (Carga horária: 112h). , Comissão Permanente de Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, COMVEST, Brasil.
1994 - 1994
Curso sobre correção de redação do vestibular. (Carga horária: 40h). , Comissão Permanente de Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, COMVEST, Brasil.
1993 - 1993
Curso sobre correção de redação do vestibular. , Comissão Permanente de Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, COMVEST, Brasil.
1993 - 1993
Curso sobre correção de redação do vestibular. (Carga horária: 36h). , Comissão Permanente de Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, COMVEST, Brasil.
1992 - 1992
Curso sobre correção de redação do vestibular. (Carga horária: 36h). , Comissão Permanente de Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, COMVEST, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
BUIN, E. . 14 ENEPE UFGD. 2020. (Congresso).
BUIN, E. ; Fioreto, Thissiane ; Neto, Paulo Bungart . V Diálogos entre Letras (EDEL). 2018. (Congresso).
BUIN, E. ; Fioreto, Thissiane . II Semana de Letras da FACALE. 2018. (Congresso).
CORREA, M. L. G. ; BUIN, E. . Simpósio Aquisição da escrita e questões metodológicas do ensino de língua e da pesquisa sobre escrita. 2018. (Outro).
CORREA, M. L. G. ; BUIN, E. . Simpósio Escrita e letramento: contribuições para o ensino e para a pesquisa. 2018. (Outro).
Martins, A.M.S. ; BUIN, E. . Introdução à fonética acústica. 2017. (Outro).
Guerra, Ariane. ; BUIN, E. ; Janiasky, F. ; PINHEIRO, A. S. . Projeto de Extensão Faculdades Abertas. 2016. (Outro).
Barros, A.G. ; BUIN, E. ; Janiasky, F. ; Tavares, M. . Comissão de Recepção das "Faculdades Abertas". 2016. (Outro).
BUIN, E. ; GONCALVES, A. V. ; CONCEICAO, R. I. ; BIASOTTO, M. . I Seminário do Grupo de Pesquisa "Gêneros Discursivos na Formação de professores". 2015. (Outro).
BUIN, E. . Projeto de Extensão "Faculdades Abertas". 2013. (Outro).
Participação em eventos
I Webinário de Educação Escolar Indígena. 2021. (Seminário).
34 Encontro Nacional da Anpoll (ENAPOLL). 2019. (Seminário).
21 Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Aquisição da escrita e questões metodológicas do ensino da língua e da pesquisa sobre escrita. 2018. (Simpósio).
21 Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Escrita e letramento: contribuições para o ensino e para a pesquisa. 2018. (Simpósio).
II Seminário Internacional de Estudos de Linguagem e XX Semana de Letras.Mesa Redonda Pesquisa em Linguística Aplicada em Mato Grosso do Sul. 2018. (Seminário).
Seminário de Avaliação do PIBID - UFGD e UEMS.Uma experiência do PIBID-Letra- UFGD com a integração literatura e língua portuguesa. 2017. (Seminário).
VII Seminário do Projeto de História do Português Paulista (PHPP).Aspectos da atuação semãntico-discursiva nas regras de concordância do português brasileiro. 2016. (Seminário).
63 Seminário do GEL.Mediação das tecnologias da internet em eventos de letramento escolar/acadêmico. 2015. (Simpósio).
IV Seminário de Pesquisa - Grupo de Pesquisa CNPq.Busca de informações na internet e formação de professores. 2015. (Seminário).
62 Seminário do Grupo de estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Uso de ferramentas digitais para o trabalho com escrita em aulas de LP: opiniões discentes e docentes. 2014. (Seminário).
Curso de Formação Continuada "Leitura, Escrita e Reescrita".Leitura, escrita e reescrita. 2014. (Oficina).
IX Encontro do PROLER: leitura, linguagens e tecnologia.Tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. 2014. (Oficina).
Oficina de Literatura infantojuvenil - FLIP. 2014. (Oficina).
X Simposio Internacional Educación y Cultura I Taller Internacional de Evaluación Educativa y Acreditación de la Educación Superior.Letramento e Ensino de Língua Materna. 2014. (Simpósio).
19 InPla e 5 SIL.Práticas de escrita extraescolares reconfigurando as práticas escolares. 2013. (Simpósio).
61 Seminário do GEL - Grupo de estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Concordância sob a ótica da abordagem multissistêmica da linguagem: o princípio de projeção. 2013. (Simpósio).
Curso de Formação Continuada de Professores.Escrita e Reescrita: reflexões. 2013. (Oficina).
Formação continuada de professores: leitura, escrita e reescrita.Escrita e reescrita: reflexões. 2013. (Oficina).
VII Congresso Internacional da Abralin. Mixagem de práticas de escrita na escola. 2013. (Congresso).
60 Seminário do GEL Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Semantização e discursivação na elaboração da concordância em correspondências do século XIX: em torno da multissistêmica. 2012. (Simpósio).
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. Fatores semânticos e discursivos da concordância. 2012. (Congresso).
II Seminário de Pesquisa - práticas hipermidiáticas na escola/práticas escolares na hipermídia.Mixagem de práticas de escrita na escola. 2012. (Seminário).
I Seminário para professores ingressantes na UFGD. 2012. (Seminário).
18 INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. o texto literário e o ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Congresso).
59 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Abordagem multissistêmica da linguagem. 2011. (Simpósio).
Seminário de Pesquisa Práticas hipermidiática na escola/práticas escolares na hipermídia.A interferência dos gêneros digitais em textos escolares e os diferentes saberes. 2011. (Seminário).
XII Seminário do Projeto "Para a História do Português Paulista" (projeto Caipira).A Diacrônia da Concordância no Português Paulista: aspectos discursivos e semânticos. 2011. (Seminário).
17 Intercambio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Leitura, gênero textual e formação do professor. 2009. (Congresso).
17 Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Reflexões sobre o ato de escrever em blogs: entre a tradição e a inovação. 2009. (Congresso).
Colóquio "Transcição e análise de dados lingüístico-interacionais: questões teóricas e metodológicas". 2008. (Simpósio).
IX Semana de Estudos da Linguagem da Faculdade de Americana (SELFAM).Interação e Produção de Texto no Ensino Fundamental II. 2008. (Oficina).
IX Semana de Estudos da Linguagem da Faculdade de Americana (SELFAM).Ensino de Escrita, interação e correção no Ensino Fundamental II. 2008. (Oficina).
XV Congresso da de Lingüística e Filologia da América Latina (ALFAL). O uso do bilhete orientador como um elemento inovador no ensino de escrita. 2008. (Congresso).
16 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. A influência de gêneros digitaisna produção de cartas tradicionais em situações de ensino. 2007. (Congresso).
I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. A construção de sentido em textos escolares: entre versões e mediações. 2006. (Congresso).
VII Semana de Estudos da Linguagem da Faculdade de Americana.Aquisição da Escrita: coerência e coesão. 2006. (Oficina).
53o Seminário de Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Estudo da escrita em diferentes níveis de escolarização. 2005. (Simpósio).
III SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais).Impacto do bilhete na construção de sentido do texto do aluno. 2005. (Simpósio).
IV Congresso Internacional da ABRALIN. Referenciação, leitura e escrita de textos na aula de história. 2005. (Congresso).
14 Intercâmbio de pesquisas em Lingüística Aplicada.A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. 2004. (Simpósio).
Primera Conferencia Regional Latino-Americana de Lingüística Sistémico Funcional. A gramática funcional a serviço do desenvolvimento da escrita. 2004. (Congresso).
VI Encontro do CELSUL.Coerência Textual: da autoria ao estilo. 2004. (Encontro).
I Jornadda de Letras da Faculdade Cenecista de Capivari. Aquisição da escrita: coerência e coesão. 2003. (Congresso).
50 Seminário de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Desvendando alguns segredos do texto: paráfrase, polifonia e argumentação. 2002. (Seminário).
13 Congresso de Leitura do Brasil. 2001. (Congresso).
I Jornada de Letras da Facecap.Aquisição da Escrita: coerência e coesão. 2001. (Seminário).
VI SEMACC - Semana Cultural e Científica.Aspectos da coesão e da coerência textual. 2001. (Oficina).
Conferência das Escolas Americanas da América do Sul (ASSA).Metodologia de Ensino de redação no Ensino Fundamental II. 2000. (Oficina).
XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Referenciação e a escrita de C.. 2000. (Seminário).
Encontro de professores de Língua Portuguesa. 1999. (Encontro).
Encontro de professores de Língua Portuguesa (CEETEPS).Apresentação de material didático. 1999. (Encontro).
V Seminário de Teses em andamento.A referênciação no processo de aquisição da escrita. 1999. (Seminário).
50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progressoda Ciência (SBPC). A construção da coesão e da coerência pela criança no texto escrito: o uso de anáforas. 1998. (Congresso).
Encontro de Capacitação de Língua Potuguesa e Literatura (CEETEPS). 1998. (Encontro).
XLVI Seminário Grupo de Estudos lingüísticos do Estado de São Paulo.A interação na construção da coerência e da coesão. 1998. (Seminário).
II Encontro de Estudos Lingüísticos do CelSul.Reelaboração de Textos na fase inicial de aquisição da representação escrita da linguagem. 1997. (Encontro).
III Seminário de Teses em Andamento (Unicamp).Apresentação do andamento da pesquisa. 1997. (Seminário).
Reflexões sobre aquisição da escrita (Unicamp/ CNPq).A interação na aquisição da escrita. 1997. (Seminário).
VII Congresso da ASSEL-Rio. Aspectos da coesão e da coerência na aquisição da escrita. 1997. (Congresso).
Encontro de Calouros com Coordenadores de Projetos de Pesquisas e seus Bolsistas.Trabalho como bolsista no Projeto Integrado "A relevância teórica dos dados singulares na aquisisção da escrita". 1996. (Encontro).
XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Subjetividade, alteridade: reflexos, nas primeiras escritas, da alternância de lugares discursivos (grupo de trabalho). 1996. (Seminário).
XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.O diálogo entre a escrita escolar e a escrita produzida no ambiente doméstico. 1996. (Seminário).
I Encontro de Estudos Lingüísticos do Sul (CelSul).Reelaboração de textos na fase inicial de aquisição da representação escrita da linguagem. 1995. (Encontro).
III Congresso interno de Iniciação Científica. Reelaboração de tetos na aquisição da linguagem escrita de um sujeito: uma análise longitudinal. 1995. (Congresso).
XLIII Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A reelaboração de textos na aquisição da linguagem escrita de um sujeito: uma análise longitudinal (1a a 4a série). 1995. (Seminário).
II Congresso de Iniciação Científica (Unicamp). A Reelaboração de textos na aquisisção da linguagem escrita de um sujeito: uma análise longitudinal (1a a 4a série). 1994. (Congresso).
XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A reelaboração de textos - análise longitudinal (1a a 4a série do 1o grau). 1994. (Seminário).
XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A escrita como trabalho: tipologia preliminar nas operações de refacção de textos representativos do início da aquisição da escrita. 1994. (Seminário).
XLI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Algumas considerações acerca da reelaboração da escrita nas redações do vestibular. 1993. (Seminário).
Participação em bancas
Guimarães, T.F.;BUIN, EDILAINE; Santos, C.B.. Aprendendo a ser: socialização e letramento de uma estudante venezuelana em uma escola pública de Dourados. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BOTTEGA, R.M.D.;BUIN, E.; HÜBES, R.M.D.. A constituição da coerência na produção textual de alunos de 5 ano. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SIGNORINI, I.;BUIN, E.; REINALDO,Reinaldo, M. A. G. M.. Produções de resumo para publicação em revista internacional por pós-graduandos em linguística: um estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
BUIN, EDILAINE; Capristano, C.C.; BIASOTTO, M.. O aluno e a emergência da pontuação: um estudo de caso longitudinal na alfabetização em perspectiva discursiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; Guimarães, T.F.; Biondo, F.P.; Gama, A.S.. Tessituras do letramento digital na produção do gênero meme por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental I. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, EDILAINE; LIMBERTI, R.C.A.P.; Nascimento, G.V.. O surdo no contexto escolar: repensando as práticas para o ensino bilíngue. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
TENO, N.C.A.;BUIN, E.; Bueno, E.S.S.. O gênero multimodal cartum: uma proposta de estudo a partir da construção do sentido. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
TENO, N.C.A.;BUIN, E.; Bueno, E.S.S.. Gênero textual anúncio publicitário: uma proposta de estudo multimodal. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
BUIN, EDILAINE; Biondo, F.P.; Guimarães, T.F.. Letramento Informacional Digital: um estudo de caso e seleção de informações realizado por professores em formação. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; Bueno, Luzia. O gênero artigo de opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GOES, M. L. S.;BUIN, E.. A transposição didática interna do gênero seminário em contexto escolar sob a ótica dos gestos didáticos e dos dispositivos didáicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BERTOLETTI, E. N. M.; SOUZA, J.A.;BUIN, E.. Ensino de língua portuguesa e a olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro - Jales-SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Capristano, C.C.;BUIN, E.; Romualdo, E.C.. Acentuação gráfica na escrita inicial: a circulação da criança por práticas de letramento e de oralidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
BUIN, E.; NEVES, C. A. B.; PINHEIRO, A. S.. Era uma vez e ainda é: a recontextualização na produção textual de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; LEURQUIN, E. V. L. F.; GOES, M. L. S.. As consignas e seus desdobramentos na produção escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; SILVA, W. R.; MACIEL, R. F.. Um estudo do letramento informacional digital de universitários de Letras. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; BERTOLETTI, E. N. M.; LIMBERTI, R.C.A.P.. A relação entre imagem e escrita na construção da (in)coerência textual nos primeiros e quintos anos do Ensino Fundamental I. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; TENO, N.C.A.. Práxis docente de alfabetizadores no ensino de ortografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; SILVA, W. R.; MACIEL, R. F.. Letramento informacional digital na formação inicial e continuada de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; Barros, E.M. D. de; Oliveira, M.A.A.. Abordagem dos gêneros textuais orais no livro didático pelo viés dos gestos didáticos fundadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; Barros, E.D.M.. Os gestos didáticos fundadores e a abordagem dos gêneros textuais orais no livro didático. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; Bueno, E.S.S.. Gênero relatório de campo: a construçao da discursividade na reescrita. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; Barros, E.D.M.. O desenvolvimento das capacidades linguageiras: uma experiência com sequência didática no ensino médio noturno. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; DORNELLES, C. Z. C.. A tecnologia no ambiente escolar: análise do desenvolvimento de uma proposta de escrita no facebook. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; GOES, M. L. S.; SILVA, W. R.. A reescrita: um processo mediado por interfaces digitais. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.; Pinheiro, P.A.;BUIN, E.. Produção colaborativa na web; uma experiência de escrita digital a partir da tecnologia wiki. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
SIGNORINI, I.; TERZI, S. B.;BUIN, E.. Interação e produção de texto em duas turmas de Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
SIGNORINI, I.;BUIN, E.; Bentes, A.C.; Rojo, R.H.R.. Resumos de Comunicação e o agenciamento da escrita científica. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
BUIN, E.; GARCIA, A. L. M.; MATTOS, M. A. B.. Um trabalho com a linguagem e com a reescrita: uma experiência em sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
Mattos, M.A.B. de; Garcia, A.L.M.;BUIN, E.. Uma experiência com exercícios lingüísticos em sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
Pinheiro, P.A.;BUIN, EDILAINE; NEVES, C. A. B.; Barbosa, J.P.. Multiletramentos na formação continuada de professores: agência e a perspectiva da aprendizagem pelo design. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade de Campinas.
BUIN, E.; Braga, D.B.; SILVA, W. R.; Ribeiro, A.E.F.. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade de Campinas.
CORREA, M. L. G.; Assis, J. A.;BUIN, E.; KOMESU, F.; Capristano, C.C.. Vozes sociais da "não-pessoa": circulação dialógica no processo de letramento. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.
SILVA, W. R.;BUIN, E.; Fuza, A.F.; Carmo, C.M.; Souza, C.A.L.. Letramento do professor no contexto de formação. 2017. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Tocantins.
PIETRI, E.;BUIN, E.; BARZOTO, V.; CORREA, M. L. G.. Processos institucionais de avaliação: efeito de coerência e concepção de linguagem. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
Bolonhini, C. Z.; PRADO, G. V. T.; Henriques, E. R.; SILVA, W. R.;BUIN, E.. Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins: modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial. 2010. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
Mattos, M.A.B. de; Silva, A.; Padilha, S.J.;FIAD, R. S.; Rojo, R.H.R.; Garcia, A.L.M.;BUIN, E.; Capristano, C.C.. Ensino e produção escrita de gêneros de ordem argumentar: a atuação do professor e do livro didático de português. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
Castilho, A.T.; Kewitz, V.;BUIN, EDILAINE. Concordância do infinitivo pessoal no português brasileiro: uma abordagem multissistêmica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.
SILVA, W. R.;BUIN, E.; Carmo, C.M.; Souza, C.A.L.; Fuza, A.F.. Estudos dos significados atitudinais na retextualização de relatórios de estágio supervisionado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.
SIGNORINI, I.;BUIN, E.; DORNELLES, C.. Interação e práticas de letramento digital em um telecentro de Campinas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
BUIN, EDILAINE; LIMBERTI, R.C.A.P.; Nascimento, G.V.. O surdo no contexto escolar: repensando as práticas para o ensino bilíngue. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Ferreira, F.C.;BUIN, E.; Yamazaki, S.C.. A percepção do tempo nas crianças sob o prisma de suas narrativas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; MARONEZE, B. O.. Letramento informacional digital de professores em formação: dimensionando o processo de busca de informação na rede. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; Bueno, Luzia; GONCALVES, A. V.. O gênero artigo de opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa: do objeto de saber ao objeto ensinado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GOIS, M. L. S.;BUIN, E.; Bueno, L.. A transposição didática internado gênero seminário em contexto escolar sob a ótica dos gestos didáticos e dos dispositivos didáticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GOES, M. L. S.; LEURQUIN, E. V. L. F.. A influência das consignas e das condições de produção no texto de alunos de duas turmas do oitavo ano do EFII. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; LEURQUIN, E. V. L. F.; GOES, M. L. S.. As consignas e o contexto de produção de textos de alunos de dois oitavos anos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Martins, A.M.S.;BUIN, E.; SILVA, D.. A língua Terena na aldeia Buriti-MS: realidade sociolinguística e políticas linguísticas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Martins, A.M.S.;BUIN, E.; PEREIRA, L. M.. Verbos e predicados verbais em Kaiowá. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Martins, A.M.S.;BUIN, E.; PEREIRA, L. M.. Nomes e predicados nominais em Kaiowá. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; Barros, E.D.M.. Os gestos didáticos fundadores e a abordagem dos gêneros textuais orais no livro didático. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; Barros, E.D.M.; Oliveira, M.A.A.. A abordagem dos gêneros textuais orais no livro didático pelo viés dos gestos didáticos fundadores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; NEVES, C. A. B.; GONCALVES, A. V.; PINHEIRO, A. S.. A recontextualização na produção escrita de estudantes do primeiro ano do ensino médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; Barros, E.D.M.. A contribuição da sequência didática para a produção escrita de gêneros em contexto brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; Martins, A.M.S.. Ensino de ortografia: diagnóstico de aprendizagem e qualificação de professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em QUÍMICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; LIMBERTI, R.C.A.P.; PINHEIRO, A. S.; BERTOLETTI, E. N. M.. A relação imagem e escrita na construção da (in)coerência textual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; SIGNORINI, I.; GONCALVES, A. V.; MACIEL, R. F.. Letramento informacional digital: busca de informações na internet no âmbito da formação de professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
DORNELLES, C. Z. C.;BUIN, E.; GIOVANNI, F.. "Pra que(m) eu escrevo?" O lugar da reescrita em um projeto de letramento com gêneros autobiográficos na EJA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal do Pampa.
GONCALVES, A. V.; MACIEL, R. F.; SIGNORINI, I.; SILVA, W. R.;BUIN, E.. Pesquisa na internet: um estudo de caso da prática de letramento informacional digital de universitários de Letras. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; CONCEICAO, R. I.. Sequência didática da olimpíada de Língua Portuguesa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; DORNELLES, C.. A linguagem virtual no ambiente escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.; GONCALVES, A. V.;BUIN, E.. Gênero relatório de aula de campo: estudo de uma proposta para o ensino técnico. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; STAFUZZA, G.B.. O gênero resumo no vestibular de educação à distância da UFGD. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; GOIS, M. L. S.. Teses e Dissertações em Análise do Discurso na região centro-oeste: aspectos histórico-discursivos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; GOES, M. L. S.. A reescrita em foco no ambiente virtual de aprendizagem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
PEREIRA, M. C.;BUIN, E.; TORQUI, G. F. C.. Dicen que sou brasileiro: um estudo das vozes sociais na fronteira Brasil/Paraguai no MS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; GONCALVES, A. V.; FERNANDES, C. R. D.. Produção colaborativa na web; uma experiência de retextualização a partir da tecnologia Wiki. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; FERNANDES, C. R. D.; GONCALVES, A. V.. Gêneros digitais e letramento: um olhar para o livro didático de língua inglesa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; FERNANDES, C. R. D.; GONCALVES, A. V.. Gêneros digitais e letramento: um olhar para o livro didático de língua inglesa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
SIGNORINI, I.; TERZI, S. B.;BUIN, E.. Sobre as interações oral e escrita na sala de aula: diferenças para a aquisição do gênero artigo de opinião. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; BIASOTTO, M.. Banca de sleção para bolsitas do Programa de Ensino Tutorial (PET) Letras-UFGD. 2016.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; Miqueletti, E.A.. Processo Seletivo para Programa de Educação Tutorial (PET-Letras). 2016. Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; BIASOTTO, M.. Processo Seletivo para Programa de Educação Tutorial (PET-Letras). 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; BIASOTTO, M.. Processo Seletivo para Programa de Educação Tutorial (PET-Letras). 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; Gonçalves, C.H.P.; Tavares, M.. Processo Seletivo de Professor Substituto Língua Portuguesa. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.
GONCALVES, A. V.;BUIN, E.; CONCEICAO, R. I.. Comissão Contratação Professor Visitante. 2014. Universidade Federal da Grande Dourados.
CONCEICAO, R. I.;BUIN, E.; MARQUES, M. D. C.. Processo Seletivo para Programa de Educação Tutorial (PET-Letras). 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; Oliveira, P.C.; PINHEIRO, A. S.. Seleção candidatos á bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID). 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.
MARONEZE, B. O.;BUIN, E.; Barzotto, L.A.. Comissão Especial de Seleção Professor Substituto (área inglês). 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; BIASOTTO, M.; BIONDO-ARAUJO, F. P.. Banca de Processo Seletivo para Magistério Superior. 2018. Universidade Federal da Grande Dourados.
MARONEZE, B. O.;BUIN, E.; MIHO, S. R. G.. Comissão Especial de Seleção da área/subárea Letras/Linguística da FACALE-UFGD. 2014. Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; VASCONCELOS, S. I. C. C.; MELO, S. M.. Presidente de Banca Examinadora do Concurso Docente UFGD. 2014.
MARONEZE, B. O.;BUIN, E.; MELO, S. M.; MIHO, S. R. G.. Comissão Especial de Seleção da área/subárea Letras/Linguística da FACALE-UFGD. 2013.
BUIN, E.; Pinheiro, A.S.. Processo Seletivo de Monitores/Bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal da Grande Dourados (PROAE/UFGD). 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.
BUIN, E.; RISSO, A.L.. Concurso literário interno de crônicas, contos, cartazes e poemas. 1998. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Orientou
A língua inglesa como língua franca em livros didáticos importandos; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Construção de banco de registro para pesquisas do GELT; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Aspectos interculturais no ensino de língua materna; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
O processo de aquisição da escrita de um estudante: estudo de caso; 2020; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
TESSITURAS DO LETRAMENTO DIGITAL NA PRODUÇÃO DO GÊNERO MEME POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Letramento informacional digital: um estudo de caso do comportamento de busca e seleção de informações realizado por professores em formação; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
O gênero artigo de opinião na olimpíada de Língua Portuguesa: do objeto ensinado ao objeto aprendido; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Análise de produção de textos de alunos surdos em salas de Língua Portuguesa; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
As consignas e seus desdobramentos na produção escrita; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Era uma vez e ainda é: a recontextualização na produção textual de estudantes do primeiro ano do ensino médio; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
A relação entre imagem e escrita na construção da (in)coerência textual nos primeiros e quintos anos do Ensino Fundamental I; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Letramento informacional digital na formação inicial e continuada de professores de Letras; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
A tecnologia no ambiente escolar: análise do desenvolvimento de uma proposta de reescrita no facebook; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Caso Dossiê: indícios de formações discursivas através de mecanismos referenciais nas revistas Veja e Carta Capital; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística, saberes gramaticais e ensino) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Infância e mídia televisiva; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Afetividade e superação das dificuldades de alfabetização: estudo de um caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Fracasso escola na sociedade capitalista; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Influência do gênero digital e-mail na escrita escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística, saberes gramaticais e ensino) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Costa Musenek; A reescrita como intervenção psicopedagógica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Perdigão Pinheiro; Dislexia e o processo de aquisição de escrita de um sujeito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Batista; Auto-estima e questões de ensino-aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
R; Fernandes; O processo de alfabetização de um sujeito - estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
A escrita de um sujeito e seu posicionamento na família e na escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Idéias sobre ensinar e aprender; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Prazer em ensinar e aprender: um desafio necessários nos 6 anos do ensino fundamental II; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Aquisição de segunda língua por uma uma família de refugiados: um estudo de caso; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
As expressões referencias acionadas pela mídia e pela comunidade para se referir aos refugiados recém-chegados em Dourados; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
A translinguagem como recurso pedagógico em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública de Dourados-MS: um estudo de caso; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Translinguagem em aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Construção da argumentação em textos jornalísticos: construção das expressões referenciais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
A busca de informações na internet: possibilidades para o ensino de língua portuguesa; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Pinho; Construção do infográfico: a busca de informação na internet; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
O diálogo entre textos de referência e a produção textual de candidatos aprovados em Letras; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Reescrita e aquisição da escrita: o trabalho com o 6o ano do EFII; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Análise da assessoria pedagógica: o diálogo com os textos de referência; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Questões de aquisição do sistema ortográfico em redação dos candidatos aprovados no vestibular-UFGD-2014; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Aquisição da escrita e a interação: um estudo de caso; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Construção da coerência textual na aquisição da escrita; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Tirinhas e o ensino de gramática e de análise linguística no ensino fundamental II; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Histórias em quadrinhos e questões sobre o gênero discursivo no ensino básico; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Construção de sentido e concordância discursiva; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Análise das redações do vestibular 2014 da UFGD dos candidatos aprovados em Letras; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Ensino de Português: ficcionalização e gênero textual em um 6o ano do Ensino Fundamental II; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Gêneros discursivos no ensino básico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
A inovação e a tradição na escrita em blogs; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdade de Americana; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à Docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Projeto festival Declamando; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Olímpiadas de Língua Portuguesa no Ensino Médio; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Produção de jornal na escola; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à Docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à Docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação á docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação á docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
O trabalho com contos de fada no ensino médio; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
O trabalho com leitura literária na sala de aula; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Relato de experiência: prática de escrita e de reescrita; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Artigo de opinião: prática de leitura e produção de texto; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Problemas de ortografia nas redações dos aprovados em Letras: vestibular UFGD 2014; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas para o ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Prática de leitura e produção de textos; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Expressão da oralidade: prática de ensino de língua portuguesa; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Prática de produção texto; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Declamando: prática de leitura e de expressão oral; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de sequência didática; 2015; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Menodora Fialho Figueiredo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de sequência didática para o ensino básico; 2015; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Castro Alves, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à Docência; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à docência; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Iniciação à DocÊncia; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de aulas para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de aulas para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e preparação de aulas para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de aulas para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas na educação básica; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aula para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Análise de artigos de opinião das provas de Letras do vestibular UFGD 2014; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aula para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aula para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Contos de fada nos oitavo anos do ensino Fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Prática de produção de texto; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento e aplicação de aulas no ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de aulas para o ensino básico; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Poema no ensino fundamental: práticas de leitura e de oralidade; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
O gênero infográfico: prática de produção de texto; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Contos de fadas nos oitavos anos do ensino fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
práticas de produção de texto; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Planejamento de sequências didáticas; 2014; Orientação de outra natureza; (Ensino Fundamental) - Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Tutora responsável por professor substituto; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Monitoria Pedagógica; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Monitoria Pedagógica do; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Monitoria Pedagógica do "Programa Apoio Pedagógico"; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Edilaine Buin Barbosa;
Produções bibliográficas
-
Carvalho, L.C. ; BUIN, EDILAINE . Reflexos da educação básica nas redações do vestibular: considerações para formação de professores. UNILETRAS , v. 43, p. 1, e-1703-21, 2022.
-
SILVA, DANILO BERNARDES DA ; BUIN, EDILAINE . A PONTUAÇÃO E PROCESSOS DISCURSIVOS NA AQUISIÇÃO DAESCRITA: UM ESTUDO DE CASO. INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 9, p. 10.29327/214648, 2021.
-
ARCE, D.M. ; BUIN, E. . Tessituras do letramento digital. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 26, p. 1-21, 2021.
-
Guimarães, T.F. ; BUIN, EDILAINE ; Garcia, R.I.D. ; Ribeiro, C.O. . PRÁTICAS TRANSLÍNGUES COMO RECURSO NO ACOLHIMENTO DE MIGRANTES VENEZUELANOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. REVISTA X , v. 15, p. 83, 2020.
-
Miqueletti, E.A. ; BUIN, E. . (Re)construindo aulas de Língua Portuguesa no diálogo entre universidade e escola. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 36, p. 77-90, 2019.
-
Antunes, T. F. ; BUIN, EDILAINE . Recontextualização a serviço do desenvolvimento da escrita: análise de duas produções de texto do ensino médio. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 37, p. 125-145, 2019.
-
BUIN, E. ; Bernardes, D. . Eventos de escrita de um estudante: como se aprende a escrever sem começar pelas sílabas?. TREM DE LETRAS , v. 3, p. 1-29, 2018.
-
BUIN, E. ; ARAUJO, J. P. . IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 57, p. 1220-1243, 2018.
-
PINHEIRO, A. S. ; BUIN, E. . Festival de Declamação: em prol da leitura e da oralidade nos ensinos básico e superior. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 26, p. 200-213, 2018.
-
BUIN, E. ; Meneguini, B.E. . Tirinhas em situações de ensino e o alcance do leitor. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 34, p. 75-92, 2016.
-
GONCALVES, P. C. ; BUIN, E. . Práticas de escritas extraescolares reconfigurando as práticas escolares. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 2, p. 111, 2016.
-
BUIN, E. ; PINHEIRO, A. S. . O ensino da Língua Materna na contemporaneidade: os multiletramentos e as conquistas do Pibid Letras UFGD. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM , v. 19, p. 346-368, 2016.
-
BUIN, E. ; Meneguini, B.E. . Tirinhas em situações de ensino e o alcance do leitor. Leitura. Teoria & Prática (Campinas) , v. 34, p. 75-92, 2016.
-
SILVA, E.P. ; MAGALHAES, V. M. F. ; GONCALVES, A. V. ; BUIN, E. . Dois casos de busca de informação na internet para a produção de infográfico: reflexões em torno da formação de professores. Veredas (UFJF. Online) , v. 1, p. 71-83, 2016.
-
BUIN, E. . Coerência textual na escola e práticas de letramento. Raído (Online) , v. 9, p. 87-113, 2015.
-
BUIN, E. . Abordagem multissistêmica da língua e episódios de construção da concordância na aquisição da escrita. ArReDia , v. 4, p. 23-34, 2015.
-
BUIN, E. . O texto literário e o ensino de Língua Portuguesa. Revista L@el em (Dis-)Curso , v. 5, p. 102-118, 2012.
-
BUIN, E. . A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 4, p. 155-171, 2004.
-
ILARI, R. ; BUIN, E. ; KRONKA, G. Z. . Resenha: Kleiber, Georges (2001). LAnaphore Associative, Paris: Press. Universitaires de France. 385 p.. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , v. 44, p. 355-372, 2003.
-
ABAURRE, M. B. M. ; FIAD, R. S. ; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. ; MATTOS, M. A. B. ; BUIN, E. ; DOMÊNICA, J. S. ; FLORENZANO, V. R. ; FERRARO, M. R. . Subjetividade, Alteridade: Reflexos, nas Primeiras Escritas, da Alternância de Lugares Discursivos. Estudos Lingüísticos Xxvi Anais de Seminários do Gel, Taubaté, SP, v. I, p. 43-53, 1997.
-
ABAURRE, M. B. M. ; FIAD, R. S. ; MAYRINK-SABINSON, M. L. ; MATTOS, M. A. B. ; BUIN, E. ; FLORENZANO, V. R. ; DOMENICA, J. S. ; FERRARO, M. R. . Subjetividade, alteridade: reflexos, nas primeiras escritas, da alternância de lugares discursivos. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , Campinas, SP, v. XXVI, p. 43-53, 1997.
-
BUIN, EDILAINE ; Ramos, Norma ; Silva, Wagner . Escrita na Alfabetização. 1. ed. Teresina: EdUESPI, 2021. v. 1. 248p .
-
BUIN, E. ; Bernardes, D. ; FREITAS, M.O. . Pontuação na Alfabetização. 1. ed. Campinas-SP: Pontes Editores, 2021. v. 1. 122p .
-
SILVA, E.P. ; MAGALHAES, V. M. F. ; BUIN, E. . Desafios do letramento digital: o diálogo entre a universidade e a escola. 1. ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2018. v. 1. 146p .
-
GONCALVES, A. V. (Org.) ; BUIN, E. (Org.) ; CONCEICAO, R. I. (Org.) . Ensino de Língua Portuguesa para a Contemporaneidade: escrita , leitura e formação de professores. 1. ed. Campinas-SP: Pontes Editores, 2016. v. 1. 332p .
-
Pinheiro, A.S. (Org.) ; BUIN, E. (Org.) . Vozes do PIBID-Letras-UFGD: leitura, escrita e reescrita de gêneros discursivos. 1. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2015. v. 1. 264p .
-
BUIN, E. . A escrita na escola: a construção da coerência textual. 1. ed. Campinas-SP: mercado de Letras, 2012. v. 1. 124p .
-
BUIN, E. . Aquisição da Escrita: coerência e coesão. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2002. v. 2000. 141p .
-
Fidelis, A,C. ; SILVA, W. R. ; BUIN, EDILAINE . Alfabetização pela educação científica. In: Evangelina Faria; Wagner Rodrigues Silva. (Org.). AlfabetizAções. 1ed.Campinas-SP: Pontes, 2022, v. 1, p. 283-307.
-
BUIN, EDILAINE ; Biondo, F.P. . "Falar corretamente é poder": ideologias linguísticas, ensino de língua e acolhimento. In: Wagner Rodrigues Silva. (Org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem à Inês Signorii. 1ed.Campinas-SP: Pontes, 2021, v. 1, p. 33-53.
-
Castilho, A.T. ; MARONEZE, B. O. ; Moraes de Castilho, C.M. ; BUIN, EDILAINE ; Fernandes, F.O. ; OLSEN, J. ; CALDEIRA, M. . Diacronia da Concordância. In: Ataliba Teixeira de Castilho. (Org.). História do português brasileiro. 1ed.São Paulo: Contexto, 2019, v. 5, p. 284-399.
-
BUIN, E. ; Guimarães, T.F. . Capturas do processo de escrita: do grafocentrismo para a consideração da metapragmática da língua em uso. In: Juliana Alves Assis; Fabiana Komesu. (Org.). Ensaios sobre a Escrita Acadêmica. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019, v. 1, p. 77-89.
-
BUIN, E. ; Pinheiro, A.S. ; Miqueletti, E.A. . Leitura, escrita e reescrita de gêneros discursivos: perspectivas do PIBID-Letras. In: Moura, Noêmia dos Santos Pereira. II. Aranda, Maria Alice de Miranda. III. Sangalli, Andréia. IV. Biscaro, Adriana de Fátima Vilela. (Org.). Pibid na UFGD: Reflexões Acerca da Gestão (2014-2018). 1ed.Jundiaí: PACO Editorial, 2018, v. 1, p. 0-0.
-
BUIN, E. ; Bernardes, D. . Flashes da história de Bernardo com a escrita: questões de alfabetização, ortografia e acontecimentos. In: Juliane vieira Ferreira; Giana Amaral Yamim. (Org.). Um olhar para a sala de aula: reflexões e práticas de linguagens. 1ed.São Carlos: João Pedro Editores, 2017, v. , p. 51-86.
-
BUIN, E. ; BIASOTTO, M. . Escrita como acontecimento: construção do humor e mudança de perspectiva como experiências. In: Adair Vieira Gonçalves, Edilaine Buin, Rute Issabel Conceição. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa para a Contemporaneidade. 1ed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 59-83.
-
BUIN, E. . A busca pela coerência em episódios de formação continuada. In: Alexandra Santos Pinheiro; Edilaine Buin. (Org.). Vozes do PIBID-Letras-UFGD: leitura, escrita e reescrita de gêneros discursivos. 1ed.Assis-SP: Triunfal Gráfica e Editora, 2015, v. 1, p. 51-79.
-
BUIN, E. ; MARQUES, D. . Linguagem, experimentação e formação docente: borboletas na paisagem. In: Rosa Myriam Avellaneda Leal e Alexandra Santos Pinheiro. (Org.). Acercamiento a la enseanza de lengua y la formación docente em Latinoamérica. 1ed.Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2015, v. 1, p. 1-340.
-
BUIN, E. . Mixagem de práticas de escrita na escola. In: Adair Vieira Gonçalves; Milene Bazarim. (Org.). Gêneros, Interação e Letramento: a (re)escrita em foco. 2ed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2013, v. , p. 169-196.
-
BUIN, E. . A construção de sentido em textos escolares: entre versões e mediações. In: Inês Signorini. (Org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa. 1ed.Campinas-SP.: Mercado das Letras, 2007, v. , p. 47-77.
-
BUIN, E. . O impacto do bilhete do professor na construção de sentido do texto do aluno. In: Inês Signorini. (Org.). Gêneros Catalisadores - letramento e formação do professor. 1ed.São Paulo: Parábola, 2006, v. 1, p. 1-205.
-
BUIN, E. . (In)coerência e referenciação: análise de um texto escrito. In: Maria Bernadete Marques Abaurre; Maria Laura T. Mayrink-Sabison; Raquel Salek Fiad. (Org.). Estilo e gênero na aquisição da escrita. 1ed.Campinas: Komedi, 2003, v. 1, p. 2-302.
-
BUIN, E. . A reelaboração de textos na aquisisção da escrita de um sujeito: uma análise longitudinal (1a a 4a série do 1o grau). In: I Encontro do CELSUL, 1997, Folorianópolis. Anais do I Encontro do CELSUL. Florianópolis: Universidade, 1997. v. 2. p. 540-550.
-
BUIN, E. . O diálogo entre a escrita produzida em casa e a escrita produzida na escola. In: XLIV Seminário do GEL, 1997, Taubaté. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Campinas-SP: Setero de Publicações IEL/Unicamp, 1997. v. 1. p. 419-422.
-
ABAURRE, M. B. M. ; MAYRINK ; FIAD, R. S. ; MATTOS, M. A. B. ; BUIN, E. ; DOMENICA, J. ; FERRARO, M.R. ; FLORENZANO, V. R. . Subjetividade, alteridade: reflexos, nas primeiras escritas, da alternância de lugares discursivos. In: XLIV Seminário do GEL, 1997, Taubaté. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Campinas-SP: Setor de Publicações - IEL/Unicamp, 1997. v. 1. p. 43-53.
-
QUARTAROLA, A. ; BUIN, E. ; FERRAGUTI, K. ; MAPELLI, S. M. . Algumas considerações acerca da reelaboração de escrita no vestibular. In: Seminário do GEL, 1994, Ribeirão Preto-SP. Estudos Linguísticos XXIII. São Paulo-SP: Universidade, 1994. v. 2. p. 1199-1206.
-
BUIN, E. . Fatores semânticos e discursivos da concordância em textos jornalísticos paulistas do século XIX. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Anai do II Congresso Internacional de Linguística Histórica - Homenagem a Ataliba Teixeira de Castilho. São Paulo: USP, 2012. v. 1. p. 224-228.
-
BUIN, E. . Mixagem de práticas de escrita na escola. In: VIII Congresso da Abralin, 2013, Natal-RN. Caderno de Programação e Resumos - abralin. Natal-RN: Ideia Editora, 2013.
-
BUIN, E. . Concordância sob a ótica da abordagem multissistêmica da linguagem: o princípio de projeção'. In: 61 Seminário do GEL, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos, 2013.
-
BUIN, E. . Semantização e discursivação na elaboração da concordância em correspondências do século XIX: em torno da multissistêmica. In: 60 Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012.
-
BUIN, E. . Leitura, gêneros textuais e formação de professor. In: 17 Intercambio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2009, São Paulo. Perspectivas, dimensões e desafios da Lingüística Aplicada. São Paulo: Universidade Católica de São Paulo, 2009. v. 1. p. 125-125.
-
BUIN, E. ; Campos, V. S. . Reflexões sobre o ato de escrever em blogs: entre a tradição e a inovação. In: 17 Intercambio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2009, São Paulo. Perspectivas, dimensões e desafios da Lingüística Aplicada. São Paulo: Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 2009. v. 1. p. 118-118.
-
BUIN, E. . O uso do bilhete orientador como um elemento inovador no ensino de escrita. In: XV Congresso da de Lingüística e Filologia da América Latina (ALFAL), 2008, Montevidéu-Uruguay. Libro de Resúmenes, 2008. v. 1. p. 239-239.
-
BUIN, E. . A influência dos gêneros digitais na produção de cartas tradicionais em situação de ensino. In: 16 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Linguagem em atividades - caderno de Resumos. São Paulo: Pontifía Universidade Católica, 2007. v. 1. p. 118-119.
-
BUIN, E. . A construção do sentido em textos escolares: entre versões e mediações. In: I Congresso Latino-Americano sobre formação de professores de línguas, 2006, Florianópolis-SC. Caderno de Resumos. Florianópolis-SC: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. v. 1. p. 45-46.
-
BUIN, E. . Referenciação, leitura e escrita na aula de História. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN., 2005, Brasília - DF. Caderno de resumos, 2005.
-
BUIN, E. . O impacto do bilhete na construção do sentido do texto do aluno. In: III SIGET, 2005, Santa Maria - RS. Caderno de resumos, 2005.
-
BUIN, E. . A intervenção do professor na produção de texto do aluno. In: GEL, 2005, São Carlos. Caderno de resumos, 2005.
-
BUIN, E. . A gramática funcional a serviço do desenvolvimento da escrita. In: Primera Conferencia Regional Latino-Americana de Lingüística Sistémico Funcional, 2004, Mendonza. La lingüística sistémico funcional, la lengua y la educación, 2004. v. 1. p. 22-23.
-
BUIN, E. . Coerência textual: da autoria ao estilo. In: 6o Encontro do CELSUL, 2004, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. v. 1. p. 78-78.
-
BUIN, E. . A referenciação e o trabalho da criança na aquisição da escrita: análise de dados. In: 50 Seminário de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. Resumos. São Paulo: Contexto, 2002. p. 29-29.
-
BUIN, E. . A referenciação e a escrita de C.. In: XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2000, São Paulo-SP. Programação e Resumos. Assis: unesp, 2000. p. 107-107.
-
BUIN, E. . A referenciação no processo de aquisição da escrita. In: V Seminário de Teses em Andamento, 1999, Campinas. Caderno de Resumos.
-
BUIN, E. . A interação na construção da coesão e da coerência. In: XLVI Seminário Grupo de Estudos lingüísticos do Estado de São Paulo, 1998, São José do Rio Preto. Programação e resumos. São José do Rio Preto: Unesp-IBILCE, 1998. v. 1. p. 63-63.
-
BUIN, E. . Anáfora e Aquisição de Linguagem. In: IV Seminário Teses em andamento, 1998, Campinas-SP. Caderno de resumos. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1998. p. 19-19.
-
BUIN, E. . Aspectos da coesão e da coerência na aquisição da escrita. In: VII Congresso da Assel-Rio, 1997, Rio de janeiro. Anais da Assel-Rio. Rio de Janeiro, 1997.
-
BUIN, E. . A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. In: 14 Inpla - Intecâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 1994, São Paulo-SP. Caderno de Resumos do 14 Inpla. São Paulo-SP: lael - PUC-SP, 1994.
-
SANTOS, J.C.B. ; BUIN, E. . Experiência com crianças CODA-S no ensino de língua portuguesa em sistema remoto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, B.M. ; BUIN, E. . A translinguagem como recurso pedagógico em aulas de língua portuguesa em uma escola pública de Dourados-MS: um estudo de caso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, M.C.C. ; BUIN, E. . Aquisição de segunda língua por uma família de refugiados: um estudo de caso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, M.C.C. ; BUIN, E. . Aquisição de segunda língua por uma família de refugiados: um estudo de caso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEITE, M.A.M. ; LAURENTINO, V.M ; BUIN, EDILAINE . Mais yoga na UFGD: promoção de saúde, princípios humanísticos e inclusão no espaço universitário em tempos de distanciamento social. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATO, S. K. ; BUIN, E. ; SAPARAS, M. . Decolonizando o ensino do inglês: o livro didático. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, W. R. ; Ramos, Norma ; BUIN, EDILAINE . Alfabetização em contextos de letramentos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUIN, E. ; ROECKER, L.F. ; DRESCH, B. D. . Solidariedade Linguística: práticas translíngues no ensino de língua portuguesa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Eventos de escrita em situações de ensino. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUIN, E. ; PINHEIRO, A. S. ; Miqueletti, E.A. . Língua e literatura: possibilidades para o ensino básico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUIN, E. ; Peres, Danielli Capovilla ; Hammoud, Samira Ramos . Texto literário e ensino de língua portuguesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUIN, E. . Debate: aquisição da linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINHO, A. M. ; BUIN, EDILAINE . Letramento informacional digital: estudo de caso do processo de busca de informação de professores em formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Eventos de escrita em situações de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUIN, E. . Eventos de escrita em situações de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUIN, E. ; Miqueletti, E.A. . Uma experiência no PIBID-Letras-UFGD com a integração literatura e língua portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . O texto literário nas aulas de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Meneguini, B.E. ; BUIN, EDILAINE . Tirinhas em situação de ensino acadêmico: percursos de vivência da lingua(gem) e da análise linguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Aspetos da atuação semântico discursiva nas regras de concordância do português brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Antunes, T. F. ; BUIN, E. . O maldito caçador: ressignificacção da mulher a partir da leitura de contos de fada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Linguagem, texto, escrita e reescrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUIN, E. . Linguagem, texto, escrita e reescrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, L.C. ; BUIN, EDILAINE . Análise de redações do vestibular 2014 UFGD: o diálogo com os textos de referência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. ; SILVA, E.P. ; ALBANESE, B. C. ; BIONDO-ARAUJO, F. P. ; GARBUIO, L. M. ; LOPES, A. C. B. . Mediação das tecnologias da internet em eventos de letramento escolar/acadêmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BUIN, E. ; SILVA, E.P. . Dois casos de busca de informação na internet e a formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. ; BERNARDES, D. . Concordância semântica e discursiva em cartas pessoais do século XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Letramento e Ensino de Língua Materna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GONCALVES, P. C. ; BUIN, E. . Uso de ferramentas digitais para o trabalho com a escrita em aulas de Língua Portuguesa: opiniões discentes e docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, E.P. ; MAGALHAES, V. M. F. ; Silva, K.F. ; BUIN, E. ; GONCALVES, A. V. . Tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUIN, E. . Leitura, escrita e reescrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUIN, E. ; GONCALVES, P. C. . Práticas de escrita extraescolares reconfigurando as práticas escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BUIN, E. . Mixagem de práticas de escrita na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Concepções de Alfabetização, Letramento e Inclusão'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUIN, E. . Concordância sob a ótica da abordagem multissistêmica da linguagem: o princípio de projeção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Escrita e Reescrita: Reflexões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUIN, E. . Fatores semânticos e discursivos da concordância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Mixagem de práticas de escrita na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Edilaine Buin Barbosa ; BUIN, E. . Fatores semânticos e discursivos da concordância em textos jornalísticos paulistas do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BUIN, E. . Diacrônia do Português Paulista: fatores discursivos e semânticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BUIN, E. . Fatores semânticos e discursivos da concordância e episódios de aquisição da escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BUIN, E. . Leitura, gênero textual e formação de professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Campos, V. S. ; BUIN, E. . Reflexões sobre o ato de escrever em blogs: entre a tradição e a inovação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . O uso do bilhete orientador como um elemento inovador no ensino de escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Interação e produção de texto no ensino fundamental II. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUIN, E. . A influência de gêneros digitais na produção de cartas tradicionais em situações de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A construção de sentido em textos escolares: enre versões e mediações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BUIN, E. . A intervenção do professor na produção de texto de um aluno. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . O impacto do bilhete na construção de sentido no texto do aluno. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . Coerência Textual: da autoria ao estilo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A gramática funcional a serviço do desenvolvimento da escrita. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A referenciação e o trabalho da criança na aquisição da escrita: análise de dados. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A referenciação e a escrita de C.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A interação na construção da coesão e da coerência. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A construção da coesão e da coerência pela criança no texto escrito: o uso de anáforas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUIN, E. . A reelaboração de textos na aquisição da linguagem escrita de um sujeito. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RISSO, A.L. ; PAULA, L. Q. ; FREITAS, A. P. de ; BUIN, E. ; VALVERDE, M. R. S. M. . Leituras, escritas e sentidos. São Paulo: CEETEPS, 2000 (Didático).
-
RISSO, A.L. ; PAULA, L. Q. ; BUIN, E. . Leituras, escritas e sentidos III. São Paulo: CEETEPS, 2000 (Didático).
-
RISSO, A.L. ; BUIN, E. ; PAULA, L. Q. . Leituras, escritas e sentidos II. São Paulo: CEETEPS, 1999 (Didático).
Outras produções
BUIN, EDILAINE . Parecerista 'Diálogo das Letras'. 2019.
BUIN, E. . Parecerista Revista 'Diálogo das Letras'. 2018.
BUIN, E. . Parecerista Revista 'Diálogo das Letras'. 2018.
BUIN, E. . Parecerista Revista Scripta. 2017.
BUIN, E. . Parecerista 'Diálogo das Letras'. 2017.
BUIN, E. . Parecerista Revista 'Práticas de Linguagem'. 2017.
BUIN, E. . Revisão de Itens para o INEP. 2016.
BUIN, E. . Parecerista da Revista Leitura: teoria e prática - ALB. 2016.
BUIN, E. . Parecerista da Revista Leitura: teoria e prática. 2015.
BUIN, E. . Consultoria II ENEPEX. 2015.
BUIN, E. . Parecerista da Revista Estudos da Lingua(gem). 2014.
BUIN, E. . Parecerista Revista Delta. 2014.
BUIN, E. . Emissão de parecer para a Revista Arredia. 2013.
BUIN, E. . Parecerista da Revista Leitura: teoria e prática (ALB). 2013.
BUIN, E. . Emissão de parecer Revista ARREDIA. 2013.
BUIN, E. . Emissão de pareceres para comunicações propostas ao 18 Congresso de Leitura do Brasil (COLE) e para textos submetidos à Revista Leitura: teoria e prática e Linha Mestra. 2012.
BUIN, E. . Emissão de parecer para capítulo do livro. 2012.
BUIN, E. . Elaboração de Itens do Exame nacional de desempenho - ENADE. 2010.
ILARI, R. ; BUIN, E. ; Aquino, Patrícia . Avaliação de dicionários brasileiros de língua portuguesa para o programa nacional do livro didático - PNLD/2006. 2005.
BUIN, E. . Membro de corpo editorial do libro Prosódia e escrita: uma análise a partir de (hiper)segmentações de palavras. 2021. (Corpo Editorial).
BUIN, EDILAINE . Parecerista da Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade (RIET). 2021. (Parecerista).
MAGALHAES, T. G. ; Ferreira, C. S. ; BUIN, E. . Membro de corpo editorial do e-book: Oralidade, formação docente e ensino de Língua Portuguesa. 2019. (Corpo Editorial).
BUIN, E. ; MARONEZE, B. O. . Oralidade e teorias linguísticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BUIN, E. . Escrita e reescrita: reflexões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BUIN, E. . Aquisição da escrita e os erros: hipóteses do sujeito ou indícios de patologia?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Linguagem e Transculturalidade em situações de ensino: escrita/oralidade e formação de professores, Descrição: Este projeto se insere no campo aplicado dos estudos linguísticos e busca contribuir para a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa, bem como para otimizar modos de trabalho e/ou de construção de propostas que tenham impacto na qualidade da produção de textos escritos e no desenvolvimento da oralidade dos estudantes, considerando principalmente aqueles que fazem parte de grupos minoritários, como as crianças surdas e as imigrantes por deslocamentos forçados. As questões de investigação partem dos problemas enfrentados nas escolas, do baixo nível de leitura e de escrita de seus estudantes. O foco volta-se para abordagens que, ainda que tomem como ponto de partida a materialidade textual, vinculam-se a ela de forma mais opaca, menos aparente. O olhar investigativo estará atento para situações contextuais, coparticipantes da produção do aprendiz: (i) a produção oral e/ou escrita e atividades de leitura a ela associadas em diferentes situações de ensino de língua materna, primordialmente, realizada em escolas básicas públicas da região da Grande Dourados que recebem indígenas, imigrantes e surdos; (ii) elementos contextuais que envolvem o ensino de Língua Portuguesa em contextos de diversidade linguística; (iii) a produção escrita em contexto de formação, de estudantes de Letras (futuros professores) e professores em serviço que têm frequentado nossos cursos de extensão/formação continuada. Em quaisquer situações, dar-se-á especial atenção às práticas de letramento (STREET, 1984, 1989, 2006; KLEIMAN, 1995), eixo teórico norteador deste projeto. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se situa no campo transdisciplinar de investigação científica, o que se traduz na utilização de abordagens teóricas originárias de diferentes disciplinas, em função da construção de objetos de investigação complexos, envolvendo questões de pesquisa que focalizem a linguagem em algumas das diversas manifestações da vida diária e sua conexão com as situações de ensino e aprendizagem da língua. Os registros da pesquisa serão gerados em diferentes campos de observação, buscando respostas às perguntas formuladas no entrecruzamento de diferentes objetos, atores, espaços. Serão importantes os diários de campos dos pesquisadores, os relatos e entrevistas, as videogravações, os textos escritos pelos participantes da pesquisa, os arquivos de interação on-line. Tanto eventos de fala quanto de escrita são do interesse deste projeto, sendo que o texto escrito é visto um ponto de relações complexas que envolvem as diversas práticas sociais pelas quais os estudantes e professores transitam (BUIN, 2006, 2016). Dar-se-á preferência aos estudos de caso (YIN, 2005; LÜDKE & ANDRÉ, 1986) e à pesquisa-ação (ZEICHNER & DINIZ-PEREIRA, 2005, Tripp, 2005; Thiollent, 1986). Neste caso, serão privilegiadas a produção e o acompanhamento de atividades interventivas nas escolas que priorizem a translinguagem, como recurso importante para a construção de sentidos em sala de aula, aliando-se a uma perspectiva decolonial (STRECK, 2019; MIGNOLO, 2003), por meio de projetos inovadores que atendam a necessidade locais e do mundo globalizado. Como resultado, espera-se construir, partindo dos estudos da linguagem, conhecimentos científicos transdisciplinares relevantes à formação de profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a Educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edilaine Buin Barbosa - Coordenador.
-
2019 - Atual
Grupo de Estudos da Linguagem e Transculturalidade (GELT)/ CNPq, Descrição: O grupo de Estudos em linguagem e transculturalidade (GELT) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao cenário de diversidade linguística e sociocultural no contexto brasileiro. Em sua criação, o foco principal será o contexto de fronteira sul-mato-grossense, com investigações voltadas para os novos processos de migração, políticas linguísticas, construções identitária, ensino e aprendizagem de língua na educação básica, formação de professores, mídia e linguagem. Situando no campo da linguística aplicada, o grupo se ocupa de problemas da linguagem, estudando-os em uma perspectiva transdisciplinar, engajada e significativa para os sujeitos implicados. O GELT está vinculado ao Programa de pós-Graduação em Letras da UFGD, situado na área de Linguística e Transculturalidade. As reuniões ocorrem de 15 em 15 dias presencialmente, e o grupo mantém contato virtual com pesquisadores de outras instituições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Edilaine Buin Barbosa - Integrante / Thayse Figueira Guimarães - Coordenador / Fabiana Poças Biondo Araújo - Integrante.
-
2017 - 2021
Escrita em situações de ensino e práticas de letramento, Descrição: Este projeto se insere no campo aplicado dos estudos linguísticos e busca contribuir com o ensino de língua materna, focalizando a produção escrita. As questões de investigação partem dos problemas enfrentados nas escolas, do baixo nível de leitura e de escrita de seus estudantes. O foco volta-se para abordagens que, ainda que tomem como ponto de partida a materialidade textual, vinculam-se a ela de forma mais opaca, menos aparente. O olhar investigativo estará atento para situações contextuais, coparticipantes da produção do aprendiz. Serão de interesse deste projeto, (i) a produção escrita e atividades de leitura a ela associadas em diferentes situações de ensino de língua materna, primordialmente, realizada em escolas básicas públicas da região da Grande Dourados; (ii) a produção escrita em contexto de formação, de estudantes de Letras (futuros professores) e professores em serviço que têm frequentando nossos cursos de extensão/formação continuada; (iii) elementos contextuais que envolvem a produção escrita, como a transposição didática, a interação com o professor e as atividades de leitura e interpretação que precedem a produção. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se situa no campo transdisciplinar de investigação científica, o que se traduz na utilização de abordagens teóricas originárias de diferentes disciplinas, em função da construção de objetos de investigação complexos, envolvendo questões de pesquisa que focalizem a linguagem em algumas das diversas manifestações da vida diária e sua conexão com as situações de ensino e aprendizagem da língua. O corpus será composto por (i) produção de texto de estudantes de diferentes etapas do ensino, em suas várias versões; (ii) propostas que antecederam a produção; (iii) videogravações das situações em que os textos emergiram; (iv) caderno de campo dos participantes. O eixo teórico está nas práticas de letramento (Street, 2004) e na concepção de escrita como modalidade da linguagem heterogeneamente constituída (Corrêa, 2004). O texto escrito é visto um ponto de relações complexas que envolvem as diversas práticas sociais pelas quais os estudantes e professores transitam. Busca-se o desenvolvimento de sequências de ensino que priorizem a entrada dessas práticas na sala de aula, seja por meio das situações sociodiscursivas mobilizados nos textos literários, seja pelo uso das tecnologias digitais e a repercussão social dos dizeres que elas possibilitam. Como resultado, espera-se promover a reflexão/discussão sobre a pertinência do exercício a ficcionalização (Buin, 2013; Buin. 2016) e de recontextualização (Françoise, 2004; Antunes, 2017), procurando detectar o impacto desse direcionamento na qualidade dos textos dos alunos. Espera-se também apontar (ou desenvolver) possibilidades metodológicas de ensino de Língua Portuguesa e formas de ação que promovam a escrita do aluno, concomitantemente ao desenvolvimento do professor, em seu processo contínuo de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Edilaine Buin Barbosa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13
-
2012 - 2017
A escrita em situações de ensino e a construção de sentidos, Descrição: Este projeto propõe descrever e analisar a construção dos sentidos em textos de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio produzidos em situações de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. O texto é entendido como um ponto em uma rede complexa de relações que envolvem interlocutores, propostas de produção, incluindo toda a dinâmica do ambiente escolar e da sala de aula. Serão focados elementos linguísticos responsáveis pela construção da coerência textual em situações de ensino de Língua Portuguesa, procurando ampliar a construção dos sentidos tradicionalmente direcionada para as atividades do sujeito para observá-los em situações interativas. Na captura dessas interações, procura-se dar especial atenção para o trabalho de Língua Portuguesa vinculado às diretrizes curriculares (PCN, PCNEM) que acentuam a importância do gênero textual como eixo para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A partir disso, deverão ser elaboradas reflexões sobre a relação entre um trabalho com gêneros não escolares (e não mais com gêneros escolares ou com tipos textuais) e o impacto desse trabalho na construção dos sentidos nas escritas dos alunos. Para que isso se efetive, o Projeto prevê a geração (i) de um corpus vídeo-gravado de práticas de ensino de língua materna que envolva a construção da escrita, (ii) de um corpus das entrevistas com os professores, registrada; (iii) de um corpus, contendo a escrita de alunos produzida nessas práticas e as respectivas propostas e/ou sequências didáticas que a propiciaram. A seleção dos dados será de base qualitativa, partindo das questões referentes ao modo como o escrevente construiu a (in)coerência textual, sempre atento às marcas de reelaboração e às possíveis orientações que venham a intermediar a reescrita. As gravações poderão confirmar possíveis hipóteses em relação à influência de elementos contextuais, da prática de ensino, principalmente em relação à apropriação do gênero em foco, na elaboração dos textos. A investigação pretende contribuir com aprofundamento teórico sobre questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de língua materna e também com a formação docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edilaine Buin Barbosa - Coordenador / Adair Vieira Gonçalves - Integrante / Petrilson Alan Pinheiro - Integrante / Rute Isabel Conceição - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Cooperação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Grande Dourados, Reitoria, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. , Rodovia Dourados-Itahum Km 12, Cidade Universitária, 79804970 - Dourados, MS - Brasil, Telefone: (67) 34302016, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal da Grande DouradosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras)
Atividades
-
10/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Atividade realizada, Tutora - Programa de Ensino Tutorial (PET).
-
02/2015
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágio Supervisionado (COES).
-
01/2014
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Coordenadoria do programa de Pós-graduação em Letras.
-
05/2013
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos de Linguística Aplicada
-
11/2012
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de recepção das Faculdades Abertas (2013 e 2016).
-
11/2012
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e redação empresarial, Laboratório de textos científicos II, Estágio supervisionado em Língua Portuguesa I, Estágio supervisionado em Língua Portuguesa II, Eletivas: Estudos da linguagem e ensino de gramática, Fundamentos de Linguística I
-
01/2013 - 02/2016
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa.
-
12/2014 - 01/2016
Extensão universitária , Reitoria, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Projeto de Extensão Formação continuada "Tópicos sobre leitura e sobre grmática no ensino básico".
-
02/2015 - 06/2015
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Formação Continuada "Novos letramentos, Leitura e Produção de texto no ensino básico".
-
01/2013 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa.
-
01/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Formação Continuada "Leitura, escrita e reescrita: teoria e prática.
-
02/2014 - 06/2014
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Formação continuada "Leitura, escrita e reescrita".
2010 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2004
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa Teia do Saber.
2003 - 2003
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa Teia do Saber
1998 - 1998
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de provas de LP do Vestibular, Carga horária: 40
1997 - 1997
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de provas de LP do vestibular
Outras informações:
Contratada pela COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares.
1997 - 1997
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora das provas de LP e literatura, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratada pela COMVEST.
1996 - 1997
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de provas de Redação do Vestibular, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratada pela COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares.
1996 - 1996
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de provas de Redação do vestibular, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratada pela COMVEST.
1995 - 1995
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de Redação do vestibular, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratada pela COMVEST.
1994 - 1994
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de Redação do vestibular, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratada pela CONVEST.
1993 - 1993
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Corretora de provas de redação do vestibular, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratada pela COMVEST.
2010 - 2010
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Elaboradora de itens, Carga horária: 16
Outras informações:
Capacitação para os elaboradores e revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho - Enade, realizada em Brasília-DF.
2012 - 2012
Associação de Leitura do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do Curso de Formação Continuada para Educadores promovido pela ALB.
2004 - 2009
Faculdade de AmericanaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10
Outras informações:
- Disciplinas ministradas na pós-graduação (latu sensu)
1) Especialização em Linguística, saberes gramaticais e ensino de línguas: Semântica
2) Especialização em psicopedagogia: Lecto-Escrita e intervenção psicopedagógica; Avaliação e atuação psicopedagógica em leitura e escrita.
- Disciplinas ministradas na graduação:
Língua Portuguesa I; Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa IV; Língua Portuguesa VIII; Leitura e Produção de textos em língua materna I e Leitura e Produção de textos em língua materna II.
- Formação de Professores - Programa "Ler para aprender" - disciplina ministrada: Aquisição da Escrita: coerência e coesão.
- Professora responsável pela orientação de estágio supervisionado em Língua Portuguesa.
Atividades
-
08/2006 - 12/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Diagnóstico e atuação psicopedagógica em leitura e escrita, Lecto-Escrita e Intervenção Psicopedagógica, Orientação de Monografia
-
03/2006 - 12/2009
Ensino, Lingüística, saberes gramaticais e ensino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semântica
-
02/2004 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa, Orientação de estágio
-
02/2006 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Associação Educacional Americanense, Associação Educacional Americanense.,Atividade realizada, Orientação em Demais Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais..
2009 - 2010
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora formadora, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuação, desde 2008, na orientação e discussão de questões que envolvem leitura e escrita, com enfoque nos casos de alunos com maiores dificuldades.
2004 - 2004
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professora formadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Coordenou curso de formação continuada "Alfabetização e Letramento" para professores do Ensino Fundamental I da Prefeitura de Campinas.
2004 - 2004
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora formadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrou curso "Linguagem e Ensino", promovido pelo Núcleo de Ação Educativa Descentralizado - Sudoeste.
2005 - 2007
Escola Comunitária de CampinasVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental II, de Língua Portuguesa.
1997 - 2001
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuava como professora na Escola Técnica Estadual "Conselheiro Antônio Prado, em Campinas.
Atividades
-
10/1998 - 10/1998
Outras atividades técnico-científicas , ETECAP, ETECAP.,Atividade realizada, Banca do Concurso Literário Interno de Crônica, Contos, Cartazes e Poemas..
1995 - 1997
Colégio RenovatusVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Emnpregador - Antônia Furio & Cia. Ltda.
1998 - 1999
Nova Escola de ValinhosVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Empregador - Assiciação Cultural e Educacional de Valinhos
1995 - 1995
Escola Estadual de primeiro grau Profa. Neli Helena Assis de AndradeVínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Inglês
1993 - 1993
Escola Estadual de Segundo Grau Vitor MeirelesVínculo: professor temporário, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
1994 - 1994
Curso PerspectivaVínculo: professora, Enquadramento Funcional: sócia, Carga horária: 15
2009 - 2010
Colégio SantannaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de língua portuguesa, Carga horária: 16
2008 - 2009
Colégio SantannaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do ensino médio, Carga horária: 16
Outras informações:
Mudança de função - a partir do segundo semestre de 2009 passou a atuar como coordenadora de língua portuguesa.
Você é Edilaine Buin Barbosa?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edilaine Buin Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?