Jucileudo Dantas de Souza

Leudo Duran, ator com DRT/SRTE-CE n 0002141, é o nome artístico de Jucileudo Dantas de Souza, que se apaixonou pelo teatro a partir de sua participação em pequenas apresentações nas escolas pelas quais passou durante o ensino fundamental. Com uma proximidade cada vez maior em relação a arte de representar, ingressou no grupo Bando Mulambo desde sua criação, fazendo participações como ator em quase todas as peças e montagens que o grupo realizou. Paralelamente aos trabalhos do grupo, Leudo Duran realiza, em forma de oficinas, atividades artísticas variadas, tais como direção, produção, repertório musical, humorista, cenário, figurino, etc. Graduado pela Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus de Fortaleza - CE, pós-graduação em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos, além de especialização Lato Sensu em Artes, ambas obtidas em instituições de Minas Gerais (Ipatinga e Janaúba, respectivamente) exerce a função de Professor de Artes na E.E.E. Profissional Pedro de Queiroz Lima - Beberibe/Ce onde coordena, atualmente o grupo LECA (Laboratório Educacional de Criações artísticas. Nesse exercício de formação humana, em âmbito escolar, Leudo Duran trabalha com as mais diversas linguagens, fazendo uso especial entre elas, da linguagem teatral, da expressão visual e da apreciação musical. No âmbito da música, atuou em diversos locais e eventos, entre eles: o VOCAL do Grupo Mira Ira, em Fortaleza CE, o Regional Nota 10 da Quadrilha Junina Fogueira da Paixão, na cidade de Cascavel - CE, e o Coral Caponga En'Cantos, também em Cascavel CE. Dentre as funções que o ator desempenha na música, tem atuado como compositor, cantor e coralista. Em seu percurso artístico, foi brincante junino por mais de 13 anos, sendo o marcador da quadrilha em 3 desses anos de atuação. Em 2014, fundou o Grupo Base de Teatro, em parceria com outros amigos, mantendo-se até os dias atuais como presidente do grupo, além de atuar nas peças e apresentações elaboradas pelo Grupo Base de Teatro. Em 2025 ingressou na ALLILC - Academia de. Letras do Litoral Leste Cearense, devido a sua contribuição como compositor e dramaturgo.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ARTES

2025 - 2025

FACULDADE DOS VALES
Título: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS TÉCNICOS: O GRUPO DE TEATRO COMO ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE.

Especialização em ENSINO DE ARTES: TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS

2021 - 2021

Faculdade Única de Ipatinga
Título: S/TCC

Graduação em Licenciatura em Teatro

2011 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCEParacuru
Título: Cascavel Cultura: O teatro que mantemos na terra do já teve.
Orientador: Maria de Lourdes Macena de Souza

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

LICEU EDSON QUEIROZ

Formação complementar

2022 - 2023

Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizag. (Carga horária: 180h). , EMPRESA JUNIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICACOES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA, EJETUFC_PPPROV, Brasil.

2022 - 2022

Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , EMPRESA JUNIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICACOES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA, EJETUFC_PPPROV, Brasil.

2021 - 2021

Workshop Iluminação Fotográfica Profissional. (Carga horária: 6h). , AvMakers, AVMAKERS, Brasil.

2021 - 2021

Semana de Arte Educação. (Carga horária: 8h). , OMA GALERIA, OMA, Brasil.

2021 - 2021

Aperfeiçoamento em Metodologias , Práticas Pedagógicas e Tecnologias Edu. (Carga horária: 180h). , Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, ESFAPEGE, Brasil.

2019 - 2019

Ceará Científico 2019 - Etapa Estadual. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.

2018 - 2018

Curso online Despertar - Novo. (Carga horária: 32h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.

2016 - 2016

Seminário de Estudos e Interrelações Pessoais. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2015 - 2015

SARAU MISTURA. (Carga horária: 8h). , GRUPO VISH, VISH, Brasil.

2010 - 2012

Curso Básico do Programa Sri Sathya Sai de Educação em valores humanos. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO SRI SATHYA SAI DE EDUCAÇÃO DO BRASIL, ISSSEB, Brasil.

2011 - 2011

Contação de História. (Carga horária: 3h). , Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBNB, Brasil.

2009 - 2009

Curso Profissionalizante de Informática. (Carga horária: 120h). , S.O.S Informática, S.O>S, Brasil.

2008 - 2008

Qualificação do Projeto Juventude Cidadã do de Cascavel - Ce. (Carga horária: 400h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, IDT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: animação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.

Participação em eventos

12ª BIENAL DA UNE - Festival de Estudantes.Cálice. 2021. (Outra).

FEIRA DOS SABERES E DAS CULTURAS DA CAATINGA. CINZEIRO NORDESTINO. 2018. (Feira).

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DO MARANHÃO.QUADROS CEARENSES MIRA IRA. 2016. (Outra).

II Congresso Internacional dos Arte Educadores. 2015. (Congresso).

II Fórum Municipal de Cultura de Cascavel. 2015. (Outra).

VII Encontro Mestres do Mundo. 2012. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Vitor Damasceno Costa

SOUZA, J. D.; LEMES, R. K. S.. FRIVIÕES ARRAIGADOS: EXPLORANDO AS VEREDAS ESTRUTURAIS DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO DA COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - CREDE 9. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, C. F. (Org.) ; SOUZA, J. D. (Org.) . EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA - ABRAÇO VIRTUAL: uma experiência de PDT (Professor Diretor de Turma) em contextos remotos dentro da EEEP Edson Queiroz. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. 182p .

  • SOUZA, J. D. . TEATRO - ESQETE TEATRAL. In: Ana Kércia Falconeri Felipe; Francisca Lúcia de Jesus Bernardino. (Org.). Portfólio festival alunos que inspiram. 1ed.Fortaleza: SEDUC, 2025, v. 1, p. 1-154.

Outras produções

SOUZA, J. D. ; SOUZA, E. S. . Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática! - DF XXV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - GO. 2025. Teatral.

SOUZA, J. D. ; SOUZA, E. S. ; COSTA, V. D. ; MONTEIRO, B. S. . A Lenda do Boi Baseiro - Brincadeiras de 'ajuntar' em terreiros de tradição. 2025. Teatral.

SOUZA, J. D. ; SOUZA, E. S. ; MONTEIRO, B. S. . MEMÓRIAS DO DRAMA - BAILADOS E COMÉDIAS PELAS ESTRADAS DO CEARÁ. 2025. Teatral.

SOUZA, J. D. . CINTO. 2025. Teatral.

SOUZA, J. D. ; SOUZA, E. S. ; MONTEIRO, B. S. ; COSTA, V. D. . CRENDICE DE QUEM ME DISSE. 2025. Teatral.

SOUZA, J. D. . 9° ANDAR. 2024. Teatral.

SOUZA, E. S. ; SOUZA, J. D. . MARULHA. 2024. Teatral.

SOUZA, J. D. . CRENDICE DE QUEM ME DISSE. 2024. Teatral.

SOUZA, J. D. . SOSSECORP - Pedaço de Carne Encravado no Asfalto. 2023. Teatral.

SOUZA, J. D. ; SOUZA, E. S. . MEMÓRIAS DO DRAMA. 2023. Teatral.

SOUZA, J. D. . IDENTITÁRIA. 2022. Teatral.

SOUZA, J. D. . CÁLICE. 2021. Teatral.

SOUZA, J. D. . ONIRÍSMO ENTALHADO. 2021. Performática.

SOUZA, J. D. . PÁTRIA GRANDE EM TERRITÓRIO VIRTUAL. 2021. Teatral.

SOUZA, J. D. . CÁLICE. 2021. Teatral.

SOUZA, J. D. ; SABOIA, E. C. ; COSTA, V. D. . A LENDA DO BOI BASEIRO EM TEATRO DE SOMBRAS. 2021. Audiovisual.

SOUZA, J. D. . A Lenda do Boi Baseiro. 2021. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2020. Teatral.

SOUZA, J. D. . Na trilha do Crendice. 2020. Teatral.

SOUZA, J. D. . Percurso Onírico (Grupo Base de Teatro). 2020. Performática.

SOUZA, J. D. . NA TRILHA DO CRENDICE. 2020. Teatral.

SOUZA, J. D. . BATOM. 2020. Audiovisual.

SOUZA, J. D. . Pátria Grande (Miraira). 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Participação Miraira. 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Entre a Taipa e a Catingueira (Grupo Base de Teatro). 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Entre a Taipa e a Catingueira (Grupo Base de Teatro). 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Na Pele (Gateq). 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Estamira (Gateq). 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Estamira (Gateq). 2019. Outra.

SOUZA, J. D. . Na pele (Gateq). 2019. Teatral.

SOUZA, J. D. . Entre a Taipa e a Catingueira (Grupo Base de Teatro). 2018. Teatral.

SOUZA, J. D. . Arrefecimento (Gateq). 2018. Teatral.

SOUZA, J. D. . Na Pele (Gateq). 2018. Teatral.

SOUZA, J. D. . ZÉ FIDELIS. 2018. Teatral.

SOUZA, J. D. . Entre a Taipa e a Catingueira (Grupo Base de Teatro). 2017. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2017. Teatral.

SOUZA, J. D. . Entre a Taipa e a Catingueira (Grupo Base de Teatro). 2017. Teatral.

SOUZA, J. D. . Entre a Taipa e a Catingueira (Grupo Base de Teatro). 2017. Teatral.

SOUZA, J. D. . Cinto (Gateq). 2017. Teatral.

SOUZA, J. D. . Cinto (Gateq). 2017. Teatral.

SOUZA, J. D. . Guerreiros, Santa Folia Festeira (Grupo Miraira). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Quadros Nordestinos (Miraira). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Participação Miraira. 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Crendice de quem me disse (Grupo Base de Teatro). 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . CASAMATA. 2016. Teatral.

SOUZA, J. D. . Casamata (20ª Turma de Licenciatura em Teatro do IFCE). 2015. Teatral.

SOUZA, J. D. . É (Grupo Base deTeatro). 2015. Teatral.

SOUZA, J. D. . O CONTO DOS DESENCANTOS. 2011. Teatral.

SOUZA, J. D. . BOI BASEIRO. 2021 (CORTEJO POPULAR).

SOUZA, J. D. . GUEIRREIROS DE SANTA FOLIA. 2016 (ESPETÁCULO MUSICAL E COREOGRÁFICO).

SOUZA, M. Lourdes Macena ; CORDEIRO, R. N. ; SOUZA, J. D. . PLURAL. 2015 (ESPETÁCULO MUSICAL E COREOGRÁFICAS).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CRIAÇÕES ARTISTICAS, Descrição: Laboratório Educacional de Criações Artísticas - LECA Grupo destinado aos alunos da EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA do município de Beberibe/ceque desejam fazer parte das Criações Artísticas em paralelo com a Escola. Sobre a direção do professor de Artes Leudo Duran. O grupo surge aos 21 de março de 2022 com o intuito no fazer artístico para que possa representar a escola dentro e fora dela.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jucileudo Dantas de Souza - Coordenador / ARTHUR MONTEIRO DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima - Outra., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Escola Estadual de Ensino Profissional Edson Queiroz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Associação Atlética Banco do Brasil - Cascavel, Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Social, Carga horária: 40

2010 - 2011

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL- CASCAVEL, CE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Social, Carga horária: 40

2014 - 2014

Escola de Ensino Fundamental Cohab

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor de Teatro, Carga horária: 8

2022 - Atual

Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.