Ediane Feitosa Lavor da Silva
Bacharel em Turismo e Especialista em Marketing, com experiência na área acadêmica no curso de graduação em turismo e coordenação de curso bem como, estágio supervisionado, cursos profissionalizantes e docência. Possuo habilidades em sala de aula e coordenação de cursos. Tenho 15 anos de experiência em sala de aula nos cursos de: Bacharelado em turismo, Técnico em Guia de Turismo, Eventos, Lazer, Hospedagem com disciplinas de marketing em eventos, planejamento e organização em eventos, fundamentos do turismo, ecoturismo como lazer, operações hoteleiras, planejamento e gerenciamento em eventos, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, gestão de pessoas, recepção e atendimento ao cliente bem como, em atividades com a comunidade em projetos interdisciplinares, membro em banca examinadora de monografias e orientadora de monografias, supervisora e professora de aprendizagem no programa jovem aprendiz, visitas técnicas em meios de hospedagem e atrativos turísticos.
Informações coletadas do Lattes em 29/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Marketing
2002 - 2003
Instituto Esperança de Ensino Superior
Título: A Preservação do Patrimônio Histórico de Santarém Sendo uma Alternativa de Atrativo para o Turismo
Orientador: Rosângela Maria Lima de Andrade
Formação complementar
2016 - 2016
Empreendedorismo. (Carga horária: 15h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.
2006 - 2006
GestÃo Empresarial e Turística. (Carga horária: 40h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração de Projetos Ambientais. (Carga horária: 20h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
2005 - 2005
Marketing Ambiental e Turístico. (Carga horária: 20h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Gestão do Patrimônio Cultural. (Carga horária: 8h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
2004 - 2004
Relações Humanas e Marketing. (Carga horária: 4h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
2003 - 2003
Marketing Pessoal. (Carga horária: 20h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
2003 - 2003
Gerenciamento de Unidade de Conservação. (Carga horária: 60h). , Fundação Esperança, FE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
Organização de eventos
LAVOR, Ediane Feitosa ; UCHOA, R. ; SILVA, S. ; AYRES, K. ; JUNIOR, W. ; BENTES, H. ; PASCHOAL, P. . Expoiespes. 2005. (Exposição).
Participação em eventos
Festival do Sairé.Festival do Sairé. 2005. (Outra).
II Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES.II Jornada de Iniciação de Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES. 2005. (Outra).
I Semana da Comunicação.I Semana da Comunicação. 2005. (Outra).
II Seminário de Estágio - 'Estágio um Mecanismo de Excelência para Formação Profissional'.II Seminário de Estágio - 'Estágio um Mecanismo de Excelência para Formação Profissional'. 2004. (Seminário).
Mesa Redonda - ética Empresarial à Responsabilidade Social.Mesa Redonda. 2004. (Outra).
Mídia e Turismo em Santarém.A Mídia e Turismo em Santarém. 2004. (Outra).
Palestra - Desenvolvimento do Turismo na Região: Transportes aéreos.Palestra - Desenvolvimento do Turismo na Região: Transportes aéreos. 2004. (Outra).
Workshop 'Metodologia da Pesquisa'.Workshop 'Metodologia da Pesquisa'. 2004. (Outra).
I CONEHTUR - Congresso Nacional dos Estudantes de Hotelaria e Turismo:'Os Segementos e as Dimensões do Profissioanl do Turismo e suas Perspectivas para o Mercado de Trabalho'. I CONEHTUR - Congresso Nacional dos Estudantes de Hotelaria e Turismo:'Os Segementos e as Dimensões do Profissioanl do Turismo e suas Perspectivas para o Mercado de Trabalho'. 2003. (Congresso).
II Seminário de Turismo: Ecoturismo - 'Sob a Ótica do Desenvolvimento Sustentável'.II Seminário de Turismo: Ecoturismo - 'Sob a Ótica do Desenvolvimento Sustentável'. 2003. (Seminário).
8º Encontro Regional dos Estudantes de Administração Pará e Amapá - EREAD.8º Encontro Regional dos Estudantes de Administração Pará e Amapá - EREAD. 2002. (Encontro).
I Encontro Regional de Educação do Oeste Paraense.I Encontro Regional de Educação do Oeste Paraense. 2002. (Encontro).
I Seminário do Turismólogo 'Mercado de Trabalho para o Turismólogo e Turismo Sustentável'.I Seminário do Turismólogo 'Mercado de Trabalho para o Turismólogo e Turismo Sustentável'. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
LAVOR, Ediane Feitosa. A Arte Visível na Cerimônia Tapajó: O legado de um povo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Santarém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. A Festa de Nossa Senhora da Conceição Alavancando o Turismo Religioso em Santarém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Esporte, Lazer e Turismo: Alternativas de Vida para a Mlhor Idade de Santarém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Segurança e Saúde Ocupacional na Hotelaria e sua Relação com a Qualidade na Prestação dos Serviços. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Bosque Santa Lúcia: Um Potencial Turístico para o Município de Santarém/PA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. O Papel da Agência de Viagem Santarém TUR no Turismo Receptivo no Município de Santarém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. O Perfil Profissional dos Bacharéis em Turismo que Atuam no Mercado em Santarém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. A Praia do Maracanã como espaço de lazer para a comunidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. O Perfil Sócio Profissional dos Funcionários da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Itaituba. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. A Importância da Qualidade dos Serviços Hoteleiros para Fidelizar o Cliente - Estudo de Caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. A Contribuição do Marketing por Meio da Mídia para o Fomento da Cultura: Um Estudo na Visão dos Gestores, Ouvintes e Telespectadores da Mídia Santarena. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Alter do Chão Busca sua Identidade no Carimbó Rural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Diagnóstico da Qualidade dos Serviços Oferecidos nos Hotéis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. O setor de alimentação na Vila de Alter-do-chão, Santarém Pará. 2004. Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Perfil dos funcionários das Empresas do Bairro do Caranazal em Santarém Pará. 2004. Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Avaliação do Ensino de Ciências nas Escolas de Ensino Fundamental na Região do Oeste do Pará. 2004. Instituto Esperança de Ensino Superior.
LAVOR, Ediane Feitosa. Planejamento Estratégico em Estabelcimento de Negócio da Vila de Alter do Chão, Santarém Pará. 2004. Instituto Esperança de Ensino Superior.
Orientou
A Festa da de Nossa Senhora da Conceição Alavancando o Turismo Religioso em Santarém; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior; Orientador: Ediane Feitosa Lavor da Silva;
O Papel da Agência de Viagem Santarém Tur no Turismo Receptivo no Município de Sntarém; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior; Orientador: Ediane Feitosa Lavor da Silva;
Produções bibliográficas
-
DA SILVA, Ediane Feitosa Lavor . Marketing Pessoal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DA SILVA, Ediane Feitosa Lavor . Marketing em Eventos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LAVOR, Ediane Feitosa . Café da Manhã: parceiros do IESPES E CEPTE. Santarém: Global, 2005 (Informativo Mensal Eco Esperança).
-
LAVOR, Ediane Feitosa . Interdisciplinaridade de Verdade!. Santarém: Global, 2004 (Informativo Mensal Eco Esperança).
-
LAVOR, Ediane Feitosa . Seminário de Estágio: participação excelente!. Santarém: Tiagão, 2004 (Informativo Mensal Eco Esperança).
Outras produções
LAVOR, Ediane Feitosa . Cursos de Idiomas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LAVOR, Ediane Feitosa . Relacionamento Interpessoal. 2010. .
LAVOR, Ediane Feitosa . Marketing Pessoal. 2010. .
LAVOR, Ediane Feitosa . Ética e Cidadania. 2010. .
LAVOR, Ediane Feitosa . Organizador de Eventos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAVOR, Ediane Feitosa . Organização de Eventos e Cerimonial. 2009. .
LAVOR, Ediane Feitosa . Qualidade no Atendimento ao Turista. 2008. .
LAVOR, Ediane Feitosa . Organização de Festas e Banquetes. 2008. .
LAVOR, Ediane Feitosa . Organização de Festas Infantis. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAVOR, Ediane Feitosa . Camareira em Meios de Hospedagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAVOR, Ediane Feitosa . Recepcionista em Meios de Hospedagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC PA. , Avenida Rui Brabosa, 1007, Centro, 68742000 - Santarém, PA - Brasil, Telefone: (93) 35232696
Experiência profissional
2010 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AMVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora de Turismo e Hospitalidade Supervisora Pedagógica de Idiomas, Informática Básica e Aprendizagem
2007 - 2010
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AMVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Instrutora nos cursos de : Técnicas do Trabalho de Camareira, Recepcionista de hotel, Qualidade no atendimento ao turista, Serviços administrativos em hotelaria(Manaus/AM), Gestão de hotéis e pousadas(juruti/PA) e Qualidade no atendimento ao turista e camareira(Porto Velho/RO), Visita Orientada, Noções de Cidadania, Aprendizagem em Serviços Hoteleiros, Fundamentos do Turismo, Gestão Empreendedora, Organização de Festas Infantis, Negociação para o Trabalho em Equipe, Qualidade na Prestação de Serviços, Empreendedorismo, Complementos Transversais, Princípios e Valores da Ação Profissional, Ética e Trabalho, Técnicas e Organização de Eventos, Aprendizagem em Vendas, Condutor de Visistantes.
Atividades
-
09/2007 - 02/2008
Ensino, Recepcionista de Hotel, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Recepcionista de Hotel, Serviços Administrativos em Hotelaria e Meios de Hospedagem
2009 - 2010
Centro Universitario Nilton LinsVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2009
Ensino, Curso de Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Eventos, Propaganda Turística
2007 - 2007
Ecotur Pousada de SelvaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato
Outras informações:
Gerente Hoteleiro.
2006 - 2007
Centro de Educação Profissional MicrolinsVínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações:
Aulas ministradas no Curso de Turismo e Hotelaria desta instituição.
2007 - 2007
Pró-Marketing ConsultoriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: serviço prestado, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2007 - 03/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Marketing Consultoria, .,Linhas de pesquisa
2006 - 2006
Projeto Saúde AlegriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuava como turismóloga dos projetos de artesanato, ecoturismo e turismo em comunidades ribeirinhas.
Atividades
-
05/2006 - 09/2006
Serviços técnicos especializados , Projeto Saúde Alegria - PSA, .,Serviço realizado, e comunidades localizadas no rio tapajós e arapiuns.Visita técnica nas comunidades, pesquisa de probabilidade de novos recursos e levantamento do potencial turístico da localidades para futuros roteiros turísticos nacionais e internacionais, contata.
2006 - 2006
Ministério do TurismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de nível nacional, voltado para a capacitação do profissional de turismo com temas como: História do turismo, turismo de eventos, ecoturismo, turismo religioso, turismo cultural, turismo de massa, entre outros.
Atividades
-
05/2006
Ensino, Brasil, Meu Negócio é Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso de duas semanas para agentes locais com assuntos como: Gastronomia,Conceitos de Turismo,Cultura,Segurança, Infra-estrutura,Atrativos Turísticos,Agenciamento, Marketing Turístico,Eventos..., Projeto a nível nacional em parceria com: Fundação Roberto Marinho,Unitrabalho e Ministério do Turismo.
2002 - 2002
Centro Educacional Profissionalizante e Tecnológico EsperançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
2002 - 2002
Centro Educacional Profissionalizante e Tecnológico EsperançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2002 - 2002
Centro Educacional Profissionalizante e Tecnológico EsperançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2002 - 2002
Centro Educacional Profissionalizante e Tecnológico EsperançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2002 - 06/2002
Ensino, Técnico de Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Acompanhamento Pós Execução
-
05/2002 - 05/2002
Ensino, Técnico de Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Prospecção Mercadológica e Capitação do Cliente
-
04/2002 - 04/2002
Ensino, Técnico de Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado
-
03/2002 - 04/2002
Ensino, Técnico de Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Articulação e Coordenação de Roteiros e Itinerários
2005 - 2006
Instituto Esperança de Ensino SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 34
2004 - 2005
Instituto Esperança de Ensino SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
2004 - 2004
Instituto Esperança de Ensino SuperiorVínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação do Núcleo de Estági, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2004
Instituto Esperança de Ensino SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
2003 - 2004
Instituto Esperança de Ensino SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2005 - 01/2006
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Extensão III, Estágio Supervisionado V, Estágio Supervisionado VII, Estágio Supervisionado VIII, Planejamento e Organização do Turismo III, Teoria e Técnica do Turismo I, Tópicos Emergentes IV
-
02/2005 - 01/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Emergentes IV
-
02/2004 - 12/2005
Estágios , Iespes, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado.
-
02/2003 - 12/2005
Extensão universitária , Iespes, .,Atividade de extensão realizada, Atividade de Extensão I, II, III, IV.
-
02/2004 - 01/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado VI e VII, Tópicos Emergentes I, Atividades de Extensão II e IV, Projeto Interdisciplinar II e VI
-
02/2003 - 01/2004
Direção e administração, Iespes, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Curso de Turismo.
-
02/2003 - 01/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Emergentes V, Atividades de Extensão I, II, III e IV, Teoria e Técnica do Turismo I, Teoria e Técnica do Turismo II
2011 - 2012
Instituto de Educação ProfsissionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuo nos cursos profissionalizantes.
2014 - 2015
Faculdade Metropolitana de ManausVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 60
Outras informações:
Cursos Técnicos (pronatec)
2016 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENACVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Docente de Hospitalidade
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ediane Feitosa Lavor da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?