Carolina Rebelo Gama

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (2005), pós-graduação em Gastronomia e Segurança Alimentar pela UnB (2006), residência em Nutrição Clínica no Hospital Regional da Asa Norte/ Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (2007/2008), pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014), pós-graduação lato sensu em Gestão em Saúde da Fiocruz (2024). Atualmente, é mestranda do Programa de Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Desde 2010, é nutricionista (servidora pública) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e, atualmente, está como gerente da Gerência de Serviços de Nutrição da SES/DF, unidade responsável pela implantação das Políticas Nacional e Distrital de Alimentação e Nutrição no âmbito do Distrito Federal.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde

2024 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Ana Lúcia de Magalhães Fittipaldi.

Especialização em Curso de Gestão em Saúde

2023 - 2024

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional: Um Plano Estratégico para o Distrito Federal
Orientador: Alexandre Teixeira Trino

Especialização em Nutrição Clínica Funcional

2011 - 2013

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Análise qualitativa da composição nutricional de fórmulas enterais para diabetes.
Orientador: Dra. Gilberti Helena Hubscher Lopes

Especialização em Residência em Nutrição

2007 - 2009

Hospital Regional da Asa Norte
Título: Comparação entre a Avaliação Subjetiva Global, a Mini Avaliação Nutricional e a Antropometria na avaliação de pacientes idosos hospitalizados
Orientador: Adriani Cristini Rosas Tiussi
Bolsista do(a): Secretaria de Estado de Saúde do DF, SES-DF, Brasil.

Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar

2005 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Gastronomia e saúde: perfil de doenças crônicas e fatores de risco associados dos usuários do restaurante universitário da Universidade de Brasília
Orientador: Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu

Graduação em PROFORM

2009 - 2009

Universidade Católica de Brasília

Graduação em Nutrição

2001 - 2004

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

2023 - 2023

Curso sobre a Lei de Licitação e Contratos. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Distrito Federal, EGOV, Brasil.

2022 - 2022

Reconhecendo Sobrepeso e Obesidade no Contexto da APS. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2021 - 2022

Programa de formação ?Trilhas: Desenvolvimento de Lideranças para a Polític. (Carga horária: 80h). , Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, OPSAN, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Cuidado da obesidade na Atenção Básica do DF. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

NBCAL - aprendendo a fazer valer a lei. (Carga horária: 40h). , Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, Rede IBFAN, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Prevenção, tratamento e manejo de sobrepeso e obesidade na SES/DF. (Carga horária: 81h). , FUNDACAO DE ENSINO E PESQUISA EM CIENCIAS DA SAUDE, FEPECS, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Auditoria em Serviços de Alimentação Hospitalar da SES/DF. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, SES-DF, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em IX Curso de Extensão em Atenção Domiciliar. (Carga horária: 100h). , FUNDACAO DE ENSINO E PESQUISA EM CIENCIAS DA SAUDE, FEPECS, Brasil.

2016 - 2016

Oficina da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, SES-DF, Brasil.

2010 - 2010

Terapia Nutricional do Paciente Renal. (Carga horária: 60h). , Instituto Cristina Martins, ICM, Brasil.

2008 - 2008

Terapia Nutricional Enteral no Paciente Crítico. (Carga horária: 4h). , Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas, EMTN - HC, Brasil.

2008 - 2008

Seminário sobre residências. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS/FEPECS/SES, Brasil.

2008 - 2008

Curso teórico-prático. (Carga horária: 470h). , Ganep Nutrição Humana, GANEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

GAMA CR . 6ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. 2023. (Outro).

GAMA CR . Curso de Auditoria em Serviços de Alimentação Hospitalar da SES DF. 2019. (Outro).

Participação em eventos

6ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. 2023. (Outra).

V Seminário de Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas do DF.Política Distrital de Alimentação e Nutrição e a promoção da alimentação adequada e saudável. 2023. (Seminário).

I Mostra EGF-Brasília.Receitas de Família no Ano Internacional de Frutas, Legumes e Verduras: uma experiência no território do Distrito Federal. 2022. (Outra).

V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS.Política Distrital de Alimentação e Nutrição - PDAN: um marco para a saúde do Distrito Federal. 2022. (Outra).

5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. 2021. (Outra).

Contextualização da Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal. 2021. (Seminário).

II Encontro em Atenção à Pessoa com Deficiência Física, Estomias e Incontinência Urinária do DF.Aspectos nutricionais relacionados aos usuários com estomias. 2021. (Encontro).

Pré-Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. 2021. (Outra).

5 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira,. 2020. (Seminário).

Ganepão 2019: 8º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada e 4º Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos. Análise do cumprimento da prescrição dietética em âmbito domiciliar. 2019. (Exposição).

II Fórum de Discussão de Combate à Desnutrição Hospitalar. 2019. (Outra).

Rede de Nutricionistas do SUS. 2019. (Oficina).

XXV Congresso Brasileiro de Nutrição, V Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Esportiva, IV Simpósio Ibero-Americano de de Nutrição em Produção de Refeições e IV Simpósio Ibero-americano de Nutrição Clínica. 2018. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Caracterização de um programa governamental de fornecimento de fórmulas de terapia de nutrição enteral domiciliar. 2015. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Perfil de pacientes cadastrados em um programa governamental de fornecimento de fórmulas para terapia nutricional domiciliar, Distrito Federal, 2015. 2015. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Análise qualitativa da composição nutricional de fórmulas enterais para diabetes. 2013. (Congresso).

I Jornada Científica da Residência em Nutrição Clínica. 2010. (Outra).

VI Simpósio de Residência em Nutrição. 2009. (Simpósio).

XI Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada e Ganepão 2009. Comparação entre a Avaliação Subjetiva Global (ASG), a Mini Avaliação Nutricional (MAN) e a antropometria na avaliação de idosos hospitalizados. 2009. (Congresso).

XVIII Congresso Barsileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar. 2009. (Congresso).

Seminário sobre Residências e Integração Ensino-Serviços: como estamos e para onde vamos?. 2008. (Seminário).

V Simpósio da Residência em Nutrição.Comparação entre a Avaliação Subjetiva Global, a Mini Avaliação Nutricional e a Antropometria na avaliação de idosos hospitalizados. 2008. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI)/ Ganepão 2007/ XXX Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e IX Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica Experimental. 2007. (Congresso).

IV Simpósio de Residência em Nutrição. 2007. (Simpósio).

2º Congresso Brasileiro de Gastronomia. 2006. (Congresso).

2º Congresso Brasileiro de Gastronomia. Gastronomia e Saúde: Perfil dos usuários do restaurante universitário da UnB e riscos de doenças crônicas não transmissíveis. 2006. (Congresso).

III Fórum Nacional Support de Atualização em Diabetes. 2006. (Outra).

XVIII Congresso Nacional da Abrasel. 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • Guedes ACB ; GAMA CR ; Tiussi ACR . Avaliação nutricional subjetiva do idoso: Avaliação Subjetiva Global (ASG) versus Mini Avaliação Nutricional (MAN). Comunicação em Ciências da Saúde (Impresso) , v. 19, p. 375-384, 2009.

  • GAMA CR ; MELO, A. H. O. ; RIOS, C. N. ; RONCA, D. B. ; BRANDT, K. C. O. ; SANTANA, S. O. . Política Distrital de Alimentação e Nutrição - PDAN: um marco para a saúde do Distrito Federal. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2022, Maceió-AL. Anais da V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS, 2022.

  • GAMA CR ; Guedes ACB . Comparação entre a Avaliação Subjetiva Global (ASG), a Mini Avaliação Nutricional e a antropometria na avaliação de idosos hospitalizados. In: XI Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada e Ganepão 2009, 2009, São Paulo. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro). São Paulo: Moreira Jr. Editora Ltda, 2009. v. 66. p. 53-53.

  • GAMA CR ; Guedes ACB ; Tiussi ACR . Comparação entre a Avaliação Subjetiva Global, a Mini Avaliação Nutricional e a Antropometria na avaliação de pacientes idosos hospitalizados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SIQUEIRA, L. A. ; BRANDT, K. C. O. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o estado nutricional e consumo alimentar da população do Distrito Federal 2022. 2023.

CUNHA, C. A. P. ; GONCALVES, C. B. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o PTNED 1/2023. 2023.

CUNHA, C. A. P. ; GONCALVES, C. B. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o PTNED 2/2023. 2023.

CUNHA, C. A. P. ; GONCALVES, C. B. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o PTNED 3/2023. 2023.

CUNHA, C. A. P. ; GONCALVES, C. B. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o PTNED 4/2023. 2023.

LIMA, O. P. ; BRANDT, K. C. O. ; GAMA CR ; LOPES, T. C. . Boletim Informativo sobre o consumo alimentar da população do Distrito Federal - série histórica 2015-2020. 2022.

SILVA, C. A. ; BRANDT, K. C. O. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o consumo alimentar da população do Distrito Federal 2021. 2022.

SILVA, G. L. ; BRANDT, K. C. O. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o estado nutricional da população do Distrito Federal 2021. 2022.

MELO, A. H. O. ; GAMA CR ; RIOS, C. N. ; RONCA, D. B. ; SILVA, D. A. C. ; BASTOS, H. A. D. ; BRANDT, K. C. O. ; AQUINO, K. K. N. C. ; PEREIRA, M. M. ; OLIVEIRA, M. L. ; MOURA, R. A. ; SANTANA, S. O. ; SOUSA, E. F. . Política Distrital de Alimentação e Nutrição. 2021.

MELO, A. H. O. ; COELHO, A. A. ; GONCALVES, C. B. ; CUNHA, C. A. P. ; GAMA CR ; CAMPOS, C. B. D. ; SILVA NETA, E. C. ; COSTA, I. M. A. ; BRANT, K. C. O. ; SANTOS, L. P. ; SALOMAO, L. A. ; NASCIMENTO, L. B. ; PEREIRA, M. M. ; LOPES, T. C. ; MACIEL, W. M. . Manual do Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar da SES/DF. 2021.

LOPES, T. C. ; GAMA CR . Nota técnica de encaminhamento de pacientes para os ambulatórios de nutrição da Atenção Ambulatorial Secundária. 2021.

PEREIRA, L. S. ; GONCALVES, C. B. ; GAMA CR . Cartilha para o profissional de saúde sobre orientações nutricionais para estomias. 2021.

MOURA, R. A. ; BRANDT, K. C. O. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o estado nutricional da população do Distrito Federal - série histórica 2015-2020. 2021.

SANTOS, T. R. ; PEREIRA, L. S. ; BRANDT, K. C. O. ; GAMA CR . Boletim Informativo sobre o consumo alimentar de crianças menores de 2 anos do Distrito Federal - série histórica 2015-2020. 2021.

GAMA CR ; CAMPOS, C. B. D. ; CARDOSO, G. C. P. ; NASCIMENTO, L. B. ; CRUZEIRO, M. R. R. M. ; VIEGAS, S. B. B. . Manual de Execução dos Contratos de Fornecimento de Alimentação da SES/DF. 2020.

GAMA CR ; CUNHA, C. A. P. . Nota Técnica sobre a precrição nutricional do PTNED. 2020.

GAMA CR . Cuidados básicos de enfermagem. 2013. .

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Comparação entre a Avaliação Subjetiva Global, a Mini Avaliação Nutricional e a Antropometria na avaliação de pacientes idosos hospitalizados, Descrição: O objetivo do estudo foi comparar a Avaliação Subjetiva Global (ASG) e a Mini Avaliação Nutricional (MAN) à Antropometria a fim de determinar o método mais fidedigno para o diagnóstico nutricional de pacientes idosos hospitalizados. Trata-se de um estudo transversal e analítico. A amostra foi constituída por 67 pacientes (43% do sexo feminino e 57% do sexo masculino) com idade média de 68,8 ± 7,2 anos, entre os 140 admitidos na Clínica Médica do Hospital Regional da Asa Norte no período de 06/02 e 26/06/2008. Como instrumento de pesquisa, foram utilizadas a ASG e a MAN. As medidas antropométricas incluíram peso habitual e atual, estatura, prega cutânea triciptal, circunferência do braço, índice de massa corporal, porcentagem de peso usual, porcentagem de peso ideal e circunferência muscular do braço. Para facilitar a comparação entre os diferentes métodos, os diagnósticos foram agrupados em apenas três classificações. Para avaliar a concordância entre os métodos foi utilizado o coeficiente Kappa com intervalo de confiança de 95%. As análises de concordância entre os métodos indicaram que, para o sexo feminino, a ASG é discretamente melhor que a MAN. Em contrapartida, para o sexo masculino, a MAN apresentou-se melhor que a ASG. Concluiu-se que os métodos subjetivos são bons instrumentos para determinação do estado nutricional de pacientes idosos hospitalizados por serem validados mundialmente. Entretanto, não apresentaram boa correlação com os parâmetros objetivos, confirmando que as avaliações subjetivas permitem a identificação de pacientes em risco de desnutrição antes que ocorram mudanças nas medidas antropométricas. Palavras-chave: antropometria, MAN e ASG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Rebêlo Gama - Coordenador / Ana Carolina Bastos Guedes - Integrante / Adriani Cristini Rosas Tiussi - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Distrito Federal, Secretaria de Saúde do Distrito Federal. , Setor SRTVN Quadra 701 Lote D, Asa Norte, 70719040 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 34494114, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Secretaria de Estado de Saúde do DF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Serviços de Nutrição da SES/DF, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela implementação e gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e da Política Distrital de Alimentação no âmbito do Distrito Federal.

2013 - 2020

Secretaria de Estado de Saúde do DF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista na Gerência de Nutrição/SES-DF, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de um programa governamental de fornecimento de fórmulas nutricionais enterais para uso em domicílio.

2010 - 2013

Secretaria de Estado de Saúde do DF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista no Hospital Regional do Gama, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento nutricional de pacientes hospitalizados nas Clínicsa Médica e Cirùrgica, Pediatria, UTI, Pronto Socorro, Pneumologia/Tisiologia e Maternidade, avaliação nutricional, prescrição de dietas hospitalares, cadastro e acompanhamento de pacientes em terapia de nutrição enteral domiciliar.

2009 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na área de alimentação coletiva e educação nutricional de adolescentes e adultos jovens. Trata-se de uma instituição de ensino em nível técnico e tecnológico.

2007 - 2009

Hospital Regional da Asa Norte

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Residente em Nutrição, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades desempenhadas: visita diária aos pacientes internados, avaliação nutricional, prescrição dietética, acompanhamento nutricional, visita em equipe, discussão de casos clínicos. Experiência em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Pediatria, Unidade de Queimados, Pronto Socorro e Atenção Básica em Saúde.

2006 - 2007

Nutrivida - Clínica e Consultoria em Nutrição

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desempenhadas: consultoria e avaliação nutricional, elaboração de dietas personalizadas conforme o estado nutricional e de saúde e faixa etária de cada paciente.

2005 - 2006

Restaurante Universitário da Universidade de Brasília

Vínculo: Estágio técnico, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desempenhadas: elaboração de cardápios e lista de compras, acompanhamento de todas as etapas de produção de refeições (recebimento, armazenamento/estocagem, pré-preparo, preparo e distribuição).

2003 - 2004

RB Projetos e Assessoria em Alimentação

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Nutrição, Carga horária: 20