Fabricia Ferreira de Souza
Graduada em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná -Ulbra (2006); Especialista em Engenharia WEB pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2007); Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação oferecido pela UNIFEI (2008). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora da área Informática na Educação e Realidade Aumentada e Virtual.
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação
2007 - 2010
Universidade Federal de Itajubá
Título: Desenvolvimento de Jogos Computacionais como Objetos de Aprendizagem para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais
, Ano de Obtenção: 2010.Alexandre Carlos Brandão Ramos.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem; Jogos Educativos; Dificuldades de Interação; Dificuldades de Aprendizagem; Heurísticas.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Especialização em andamento em Engenharia Web
2006 - Atual
Universidade Federal de Itajubá
Título: Uma Metodologia Adaptada Para Portadores de Necessidades Especiais ? Daphne PNE
Orientador: Alexandre Carlos Brandão Ramos
Graduação em Sistemas de Informação
2000 - 2006
Centro Universitário Luterando de Ji-Paraná/ Ulbra
Título: Uma Ferramenta Web para Auxiliar no Progresso do Raciocínio Lógico-Matemático do Portador de Necessidades Auditivas
Orientador: Jones Fernando Giacon
Formação complementar
2006 -
Engenharia Web. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Web.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação Especial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias em Realidade Virtual.
Organização de eventos
SOUZA, F. F. ; ALMEIDA, C. A. ; ABREU, C. M. G. ; HORTELAN, C. R. W. ; SOUZA, I. A. ; VICELLI, K. K. ; MENEGHETTI, L. K. ; NIEDACK, L. O. C. ; MIRANDA, M. B. ; BERTI, M. L. ; BERTO JUNIOR, V. . Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). 2023. .
SOUZA, F. F. ; ALMEIDA, C. A. ; ABREU, C. M. G. ; HORTELAN, C. R. W. ; SOUZA, I. A. ; VICELLI, K. K. ; MENEGHETTI, L. K. ; NIEDACK, L. O. C. ; MIRANDA, M. B. ; BERTI, M. L. ; BERTO JUNIOR, V. . Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). 2023. .
SOUZA, F. F. . Semana do Meio Ambiente. 2016. (Outro).
SOUZA, F. F. . Semana do Meio Ambiente. 2015. (Outro).
SOUZA, F. F. . Semana de Ciência e Tecnologia. 2014. (Outro).
SOUZA, F. F. . Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal. 2013. .
SOUZA, F. F. . 1 Fecipam. 2012. .
SOUZA, F. F. ; GIACON, J. F. ; BRITO, E. . Telecomunicação, Tecnologias e Educação Inclusiva para Surdos. 2005. (Outro).
Participação em eventos
FEIRA DE TECNOLOGIAS ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL. Uso do aplicativo ?FOREST: MANTENHA O FOCO? como ferramenta de auxílios de estudos. Um estudos com dos discentes do IFMS Câmpus Dourados. 2023. (Feira).
FEIRA DE TECNOLOGIAS ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL. AUTKIDS: UM APLICATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA AUXÍLIO DO LETRAMENTO INICIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2019. (Feira).
Simpósio em EaD: Pesquisa e Problematização. 2008. (Simpósio).
X Congresso Estadual de Informática e Telecomunicações. Uma Ferramenta Web para Auxiliar no Progresso do Raciocínio Lógico Matemático do Portador de Necessidades Auditivas. 2005. (Congresso).
V Seminário de Informática de Rondônia. 2004. (Seminário).
IV Seminário de Informática de Rondônia. 2003. (Seminário).
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).
III Seminário de Informática de Rondônia. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
SOUZA, F. F.; CUNHA, J. B. S.; FOWLER, E. D.. A Atuação da Gestão de Pessoas no Setor Público: Uma Análise Sobre o Papel do Setor de Recursos Humanos na Prefeitura Municipal de Santa Margarida. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais) - Universidade Federal de Itajubá.
FONTENELLE, F.; NUNES, S. S.;SOUZA, F. F.. A Prática do Mutirão no Bairro Rural da Colina no Município de Itamonte, MG. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais) - Universidade Federal de Itajubá.
STANO, R. C. M. T.; COSTA, C. M.;SOUZA, F. F.. Produções Inconscientes da Gestão de Pessoas: a partir do "mal - estar na civiliazação (Freud, 1930)". 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais) - Universidade Federal de Itajubá.
PIMENTA, C. A. M.;SOUZA, F. F.; CARVALHO, B. V.. Um Estudo sobre a Prática Profissional de Assistentes Sociais Atuantes em Equipes Interdisiciplinares na área de Projetos Sociais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais) - Universidade Federal de Itajubá.
ZAMBONI, M.; COSTA, C. M.;SOUZA, F. F.. Descrição Densa como Técnica de Avaliação de Projeto Social de Acolhimento Institucional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais) - Universidade Federal de Itajubá.
SOUZA, F. F.. Sistema Web para o Acompanhamento de Deficientes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, F. F.. Análise e Desenvolvimento de um Jogo Educativo que Auxilia o Entendimento da Lógica na Séries Iniciais das Escolas Publicas de Corumbá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, F. F.. Um Guia Turístico em Realidade Aumentada para Cidade de Corumbá para Dispositivos Móveis.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
Orientou
Um Aplicativo Gerenciador de Energia para Sistemas GNU/Linux; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Sistema de Gerenciamento de Eventos para o IFMS; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Sitema de Gerenciamento de Purificadores de Agua; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem com Realidade Aumentada Para Dispositivos Móveis; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
GUIA TURÍSTICO INTERATIVO DA CIDADE DE CORUMBÁ PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fabricia Ferreira de Souza;
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO QUE AUXILIA O APRENDIZADO DA LÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fabricia Ferreira de Souza;
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CORUMBÁ, MS; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fabricia Ferreira de Souza;
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA WEB PARA PESSOAS COM NECESSIDADES VISUAIS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fabricia Ferreira de Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, F. F. ; Paula, M.M.V. ; Ramos ; Souza, M. M. . Necessidades Educativas Especiais: construção de jogos para apoiar o aprendizado. In: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2010, 2010, Florianópolis. IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2010, 2010. p. 134-142.
-
SOUZA, F. F. ; Paula, M.M.V. ; Ramos ; Souza, M. M. ; Balbino, R. R. . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem do Tipo Jogo: Análise das dificuldades de interação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais. In: Quinto Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem, 2010, São Paulo - SP. LACLO 2010, 2010. p. 516-525.
-
SOUZA, F. F. ; GIACON, J. F. . Uma Ferramenta Web para Auxiliar no Progresso do Raciocínio Lógico Matemático do Portador de Necessidades Auditivas. In: IV Congresso Ibero-Americano Sobre Tecnologias de Apoio a Portadores de Deficiência ( Iberdiscap), 2006, Vitória - ES. IV Congresso Ibero-Americano Sobre Tecnologias de Apoio a Portadores de Deficiência. v. II.
-
SOUZA, F. F. ; GIACON, J. F. . Uma Ferramenta Web para Auxiliar no Progresso do Raciocínio Lógico Matemático do Portador de Necessidades Auditivas. In: SUCESU-MT( 10º Congresso Estadual de Informática e Telecomunicação), 2005, Cuiabá-MT. 10º Congresso Estadual de Informática e Telecomunicação.
-
SOUZA, F. F. ; GIACON, J. F. . Sistemas Biométricos, A Nova Tendência do Mercado. In: SUCESU-MT( 10º Congresso Estadual de informática e Telecomunicação), 2005, Cuiabá-MT. 10º Congresso Estadual de Informática e Telecomunicações.
-
SOUZA, F. F. ; SERPA, E. ; Ramos . Uma Metodologia Adaptada Para Portadores de Necessidades Especiais ? Daphne PNE. In: 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI 2007 - CFP1), 2007, Porto - Portugal. 2a. Conferencia Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - CISTI 2007. Porto, 2007, 2007.
-
SOUZA, F. F. ; Paula, M.M.V. ; Ramos ; Souza, M. M. . Necessidades Educativas Especiais: construção de jogos para apoiar o aprendizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. F. . Introdução ao Flash CS4. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
USO DO APLICATIVO "FOREST: MANTENHA O FOCO" COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ESTUDOS- UM ESTUDO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMS CAMPUS DOURADOS, Descrição: O objetivo desse trabalho é mostrar aos estudantes a importância de diminuiro tempo que os jovens ficam no celular, para que seja melhor usufruído com exercícios físicose estudos que, consequentemente, poderão melhorar o aprendizado. Para isso, será utilizada aprópria tecnologia que irá reverter essa situação, fazendo uso eficiente de um aplicativo quecontrola o tempo em que o estudante utiliza o aparelho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador / JUCIELLY GONÇALVES RODRIGUES - Integrante / LUCAS FERREIRA VERÃO - Integrante / MARIELLY ECHAGUES PERES PEREIRA - Integrante.
-
2018 - 2019
AUTKIDS: UM APLICATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA AUXÍLIO DO LETRAMENTO INICIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, Descrição: o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo em Realidade Virtual, que possa contribuir paraum melhor exercício da iniciação no letramento, designado às crianças com autismo. Atravésde pesquisas bibliográficas, foram feitas algumas observações acerca das principaisdificuldades enfrentadas por estes alunos, além de nos questionarmos sobre a melhor forma deensino para estas crianças e quais as contribuições da tecnologia para esta área da educação,tanto para pais como para professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador / Ana Beatriz Ayala Souza - Integrante / Kathleen Danielly Souza - Integrante / Elizete de Souza Bernardes - Integrante.
-
2014 - Atual
RealMetal: Um laboratório Virtual em Realidade Aumentada para Apoiar o Aprendizado em Metalurgia, Descrição: As tecnologias educacionais vêm potencializando o desenvolvimento dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento. Jogos educativos, softwares e aplicativos para dispositivos móveis são exemplos usados em casa, sala de aula e ambientes Ead como apoio ao aprendizado. No entanto, poucas áreas específicas de cursos técnicos e tecnológicos são contempladas com estes artefatos. De modo a contribuir para educação profissional e tecnológica, este trabalho de pesquisa tem o propósito de analisar e construir um laboratório virtual em realidade aumentada para auxiliar o aprendizado em áreas específicas de cursos técnicos e tecnológicos em Metalurgia. Será realizada uma investigação sobre as melhores técnicas e ferramentas que viabilizam a construções de objetos digitais de aprendizagem em realidade aumentada para dispositivos móveis, assim como definidas etapas de desenvolvimento com base na Engenharia de Software. Com um laboratório em realidade aumentada, os estudantes de Metalurgia terão a flexibilidade de estudar em diferentes ambientes de estudo, tendo em mãos um catálogo de imagens que ao foco da câmera de um dispositivo móvel com Android visualiza um objeto digital de aprendizagem com tema específico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador / Ivone Maria Alves Quintiliano - Integrante / Edelaine dos Santos Sorrilha - Integrante / Beatriz Roderigues da Silva - Integrante / Rafael Françozo - Integrante / Verônica Aparecida dos Santos - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
Núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - NOA, Descrição: O núcleo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem provê a construção de conteúdos digitais interativos (jogos, animação, simulação, filmes, textos, gráficos etc.), como uma alternativa para reduzir ou eliminar as dificuldades dos estudantes e maximizar as possibilidades de ensino aprendizagem. Cada Objeto de aprendizagem desenvolvido está relacionado a um tema ou conteúdo concernente as unidades curriculares dos cursos oferecidos pelo IFMS, campus Corumbá. Os professores poderão utilizar estes recursos tanto em sala de aula presencial, quanto em sala de aula virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
-
2012 - Atual
TV Mural, Descrição: O projeto TV mural tem como objetivo viabilizar a divulgação de informações, notícias e comunicação interna do IFMS, campus Corumbá. Essa ideia, além de permitir a redução de gastos com papel ou cartazes, incentiva o respeito aos princípios ecológicos, que defendem iniciativas para manter o equilíbrio ambiental. Desse modo, a divulgação eletrônica ocorrerá a partir de documentos digitais que destacam o conteúdo com cores, figuras e animações. Esses documentos serão desenvolvidos e ficarão em constante rotatividade na tela da TV mural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabricia Ferreira de Souza - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS - Campus Dourados. , Rua Filinto Müller - de 0713/714 ao fim, Jardim Santa Maria, 79833520 - Dourados, MS - Brasil, Telefone: (67) 34108500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2011
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisadora no tema Análise das potencialidades e dos desdobramentos na melhoria da qualidade da educação básica resultantes da implantação do Sistema UAB na UNIFEI, bem como sobre a formação de docentes para esse nível educacional.
2005 - 2005
CEULJI/ULBRAVínculo: Bolsista e estagiária, Enquadramento Funcional: Instrutura de informática básica, Carga horária: 4
Outras informações:
Colaboradora no ensino de informática básica para crianças carentes de Ji-Paraná- RO.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabricia Ferreira de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?