Cleberson Eugenio Forte

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio sanduíche pela Georgia Institute of Technology, EUA, tem experiência na área de Multimídia Computacional, com ênfase em Realidade Aumentada, Jogos Digitais e Visão Computacional. Além de professor titular de diversas disciplinas no âmbito da ciência da computação em diferentes instituições de ensino superior, exerceu a função de coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da FATEC Americana. Suas ultimas pesquisas focam na otimização dos sistemas de entretenimento que empregam a tecnologia de Realidade Aumentada com a proposição de algoritmos e metodologias para desenvolvimento destes sistemas. Seus interesses incluem, mas não se limitam, aos temas de: visualização da informação, roteirização não convencional, visão computacional e análise de dados.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2011 - 2015

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: : Identificação de Pontos Robustos em Marcadores Naturais e Aplicação de Metodologia Baseada em Aprendizagem Situada no Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Aumentada.
Orientador: em Georgia Institute of Technology ( Jay Bolter)
com Maurício Marengoni. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência da Computação

2008 - 2009

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Software Educacional Potencializado com Realidade Aumentada para Uso em Física e Matemática,Ano de Obtenção: 2009
Cláudio Kirner.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Realidade Aumentada; Realidade Virtual; software educacional; Tecnologia e Educação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Aumentada. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.

Graduação em Multimídia Computacional

2005 - 2007

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Desenvolvimento de Jogo Educacional Adaptado Enriquecido com Realidade Aumentada
Orientador: Cláudio Kirner

Formação complementar

2021 - 2021

Complete python bootcamp from zero to hero. (Carga horária: 22h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2021 - 2021

Python for computer vision with OpenCV and Deep Learning. (Carga horária: 14h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: realidade aumentada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: computação gráfica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: visão computacional.

Organização de eventos

FORTE, C. E. ; ABREU, G. G. ; JOSE, S. A. . 1 Simpósio de Português do Brasil: Abordagens Didáticas. 2019. (Congresso).

FORTE, C. E. . I Semana de Prevenção ao Suicídio: Construindo um espaço de cuidado. 2018. (Outro).

FORTE, C. E. . VI Mostra de Jogos Digitais. 2017. (Outro).

FORTE, C. E. . II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (II FAEL). 2015. (Congresso).

FORTE, C. E. . Workshop de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso. 2006. (Exposição).

Participação em eventos

XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Projetando Jogos de Realidade Aumentada Móvel Baseados em Aprendizagem Situada: Integrando as Perspectivas Educacional e Tecnológica em um Framework Conceitual. 2014. (Simpósio).

IEEE Virtual Reality. EyeBuy: Using Augmented Reality in Accessible Interfaces for Consumers with Reduced Visual Acuity. 2013. (Congresso).

XI Workshop de Visão Computacional.Recognition of Brazilian Currency Notes via Feature Point Extraction. 2013. (Outra).

Inglês sem Fronteiras - Foco: Ciência sem Fronteiras, TOEFL, IBT, IELTS. 2012. (Outra).

VIII Workshop de Visão Computacional.Visão Computacional Aplicada ao Processo de Contagem de Células em Imagens de Imuno Histoquímica. 2012. (Outra).

7 Workshop de Realidade Virtual e Aumentada.Usando a Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. 2010. (Outra).

SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. 2010. (Congresso).

6 Workshop de Realidade Virtual e Aumentada.Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática. 2009. (Outra).

5 Workshop de Realidade Aumentada.Implementação de Laboratórios Virtuais em Realidade Aumentada para Educação à Distância. 2008. (Outra).

14 Congresso de Iniciação Científica. Sistema de Realidade Aumentada para Portadores de Necessidades Especiais. 2006. (Congresso).

XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.UNIVERSALIZANDO A INTERFACE COMPUTACIONAL COM REALIDADE AUMENTADA PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS. 2006. (Simpósio).

CONISLI - Congresso Internacional de Software Livre. 2005. (Congresso).

III Mostra acadêmica da UNIMEP.Diferentes Suportes, Posturas Diferentes. 2005. (Outra).

II wra - workshop de realidade aumentada. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Sílvia Aparecida José e Silva

BARZOTTO, V. H.; FONSECA, J. Z. B.;FORTE, C. E.. Língua, leitura e escrita nos Jogos Digitais: marcas de uma história. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscila Stéfane Alves Martins Rodrigues e Rodrigo Oliveira

FORTE, C. E.. Ameaças e vulnerabilidades em dispositivos IoT. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Jaqueline Patrícia de Almeida Souza e Maria Jose Moraes

FORTE, C. E.. Fortalezas e fragilidades no uso da IA na Cibersegurança. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Gabriel Meneghel Nardari et al

FORTE, C. E.. desenvolvimento do jogo: Spaceaway. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Danilo Henrique Silva et al

FORTE, C. E.. desenvolvimento do jogo: Wild Gears. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Alisson Meneghello Ribeiro e Clovis Fonseca Franco Bueno

FORTE, C. E.; FROSONI, D. J.; CRUZ, B. A.. Corin. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Icaro Martins, Jefferson Silverio, Lucas Zorzo e Willian A

FORTE, C. E.; ABREU, G. G.; SOFFNER, R. K.. Hiponauta versus piratas do espaço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: ADENISIO PEREIRA DE FREITAS, Renato Caires, RODRIGO CAIRES

FORTE, C. E.; JOSE, S. A.; BODE, J.. O Ballet de Carol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: CARLOS MARCELO TONISSO JUNIOR, LEONARDO FRANCISCO PETRAUSKAS

FORTE, C. E.; BODE, J.; ABREU, G. G.. Aiyra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Yuri Campos Braga Costa

BRANCO, L. M. G. C.; SAES, M. E. L.;FORTE, C. E.. Os elementos do jogo world of warcraft no aprendizado da língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Eduardo Luiz Arine Junior

FORTE, C. E.; ABREU, G. G.; ANDRADE, K. O.. Aedes Revenge. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Marcos Roberto de Araújo

BODE, J.;FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Luminus - Desenvolvimento de um jogo de corrida infinita para Mobile. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Falzer Gabriel Pires Francisco

FORTE, C. E.; ABREU, G. G.; ANDRADE, K. O.. Áudio dinâmico nos jogos digitais: Um estudo de caso sobre a imersão do jogador a partir do áudio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Rafael de Andrade

FORTE, C. E.; ANDRADE, K. O.; OLIVEIRA, D.. Interfaces naturais baseadas em visão computacional aplicadas a jogos digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Felipe Uliana Lobo

FORTE, C. E.; VENTURA, A. F.; SCAFI, J. M. F.. Influência do Jogo Assassins Creed no Caso do Marcelo Pesseghini. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Samuel Petersen dos Santos

FORTE, C. E.; SILVA, A. B. P.; CAVALCANTE, W. S.. Música dinâmica em Jogos Digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: William Roberto dos Santos

lacerda, A.F.; Ignacio, F. J.;FORTE, C. E.. A Linguagem LUA no Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Jean Emanuel Rodrigues de Lima Porto

VIVACQUA, M. V. G.;FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Motivando Através dos Videogames. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Gabriel Maciel Bueno Luna Freire

GOMES, J. W.;FORTE, C. E.; Ignacio, F. J.. Scrum ou Kanban para Jogos?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: João Henrique de Oliveira Zanini

ANDRADE, K. O.;FORTE, C. E.; ROCCIA, C. J.. Scrumban para Serious Games na Área da Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: André Francisco Martins Rodrigues

GOMES, J. W.;FORTE, C. E.; ANDRADE, K. O.. WebGL para Jogos Digitais. 2012 - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: LUCAS VINICIUS PIMENTA

ANDRADE, K. O.;FORTE, C. E.; ROCCIA, C. J.. Projeto de Software para Documentação de Jogos do Gênero RPG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Marcelo Munhoz Pelos

FORTE, C. E.; GOMES, J. W.; ANDRADE, K. O.. Javascript para Desenvolvimento de Jogos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Renan Siqueira Barradas

GOMES, J. W.;FORTE, C. E.; BALAN, D. S. L.. Narrativas em Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Vinicius Francisco Gomes

GOMES, J. W.;FORTE, C. E.; MACETTI, T. G. V.. Uso da Computação Gráfica no Atual Cenário de Jogos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Luiz Henrique Durante da Silva

ANDRADE, K. O.;FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Práticas Ágeis para Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Thiago Bortolotto

FORTE, C. E.. ascensão dos jogos casuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Guilherme Augusto Kusano Schick

FORTE, C. E.. Inteligência Artificial nos Jogos de Estratégia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Émerson Florêncio Lobão

FORTE, C. E.. Desenvolvimento de Objetos 3D em Opengl para Android. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Uberdan Agnello

FORTE, C. E.. Jogos em Browser. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Felipe Willian Costa

FORTE, C. E.; GOMES, J. W.; vasquez, T.G. Jogos Educacionais no Desenvolvimento dos Alunos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Dione Fabricio Ceconello

FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Benefícios do Uso de Video Game. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Leandro Agizzio

FORTE, C. E.. Estímulo da Inteligência Artificial sobre o Jogador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: Bruno Ferrari

FORTE, C. E.. Processamento de Imagens e Visão Computacional em Jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Aluno: FERNANDO PIARDI

FORTE, C. E.. Jogos Educacionais com Uso de Realidade Aumentada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

FORTE, C. E.. Concurso Publico de Provas e Títulos para Admissão Docente. 2012. Faculdade de Tecnologia de Americana.

FORTE, C. E.. Concurso Público de Provas e Títulos para admissão de Docente. 2011. Faculdade de Tecnologia de Americana.

FORTE, C. E.. Concurso Público de Provas e Títulos para admissão de Docente. 2010. Faculdade de Tecnologia de Americana.

Orientou

Denise Calsavara

Narrativa Interativa em Realidade Aumentada e Hipermidia; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; (Orientador);

CLAUDIO MASSAO MATSUSHITA e DOUGLAS ROGÉRIO PINHEIRO

A (FALTA DE) PROTEÇÃO DE DADOS NO BRASIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Marina Demori Pedroso

Comfort games: um estudo sobre os jogos como espaço de conforto emocional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Eduardo Fonseca Pavanatti e João Pedro Sotavani Mendonça

Da angústia à alegria: o uso de empathy games como ferramenta auxiliar no fomento à saúde emocional de universitários; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Geovane Ganeo e Jhemesson Santos da Silva

INTRUSÃO EM REDES DE COMPUTADORES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Antony Gabriel Felix Garcia e Maria Eduarda Ferreira Falzon

PERIGOS DE UMA REDE DESPROTEGIDA EM PEQUENAS EMPRESAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Arthur Pompeo e Lucas Santos Silva

"Aplicação da Gamificação na Educação Superior Brasileira: Uma revisão das propostas de mecânicas sob a luz da evolução tecnológica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

ALEXANDRE ZAMINATO GUELERES

Maze and Go; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Narciso Dias Boldrin Junior

Maze Walker; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Henrique Teixeira Mergulhão

"Melhoria de qualidade no desenvolvimento de aplicativos móveis: Uma proposta de formação de equipes ágeis e práticas complementares aos métodos adotados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

BRUNO SILVEIRA

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALGORITMOS PARA MATCHING DE MARCADORES NATURAIS EM SISTEMAS DE REALIDADE AUMENTADA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Fernando Rodrigues da Roza

Desenvolvimento de Aplicativo de Visão Computacional para Android Usando OpenCV; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Caio Vinicius Pazini

Aplicabilidade da Gamificação ao Contexto Educacional Brasileiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Márcio de Almeida Bueno

Desenvolvimento de Espaços Interativos Utilizando Dispositivos de Interfaces Naturais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Vinícius Pavin Silva

Desenvolvimento de Plataforma para Manipulação Sonora; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Lucas Emmanoel Mascarenhas e Silva

Emprego de Dispositivos Móveis com Android e Realidade Aumentada; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Willian Fuertes Batista

Desenvolvimento de Realidade Aumentada com OpenCV; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

David Blanco

Audio 3D em Jogos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

José Carrijo

Realidade Virtual Aplicada ao Tratamento de Fobias; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Jonas Bodê

Metodologia de Teste de Games usando SCRUM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

José Gabriel Grecco

Desenvolvimento de trilhas sonoras para jogos - estudo comparativo de ferramentas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Aline Bossi

Jogos em HTML5; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Fabricio Oliveira

Desenvolvimento de Apllicativos para Tablets - Um Estudo de Usabilidade; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Jacqueline Mitsunaga

Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino de Geometria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Rodolfo Costa

Uma proposta de uso da estereoscopia como elemento de jogabilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Amaury Jun-Iti Kumagai

Uso dos Jogos Sociais como Ferramentas de Negócios; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Gustavo Carvalho Gomes de Abreu

Jogos em Redes Sociais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Luiz Lino Bertanha de Abreu

Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais; 2013; Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Douglas de Souza Ferreira

Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Jair Bortolucci Junior

Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Gustavo Vinicius Fernandes

Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Marcos Paulo Cardoso de Almeida

Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Renan Andrade, Roosevelt Guedes, Marco Cavallar

Desenvolvimento de Ferramenta Educacional Usando Realidade Aumentada para a Aprendizagem de Datilologia; 2010; Iniciação Científica - Faculdade Anhanguera de Piracicaba; Orientador: Cleberson Eugenio Forte;

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. S. ; POMPEO, A. ; FORTE, C. E. . Gamificação e Educação Superior Brasileira: Uma revisão das propostas de mecânicas sob a luz da evolução tecnológica. Revista Tecnológica da Fatec Americana , v. 06, p. 75, 2018.

  • BLANCO, D. ; FORTE, C. E. . Áudio 3D em Jogos. Revista Tecnológica da Fatec Americana , v. 02, p. 35, 2014.

  • oliveira ; KIRNER, C. ; FORTE, C. E. ; santin . Colaboração em Ambientes Educacionais com Realidade Aumentada. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 1, p. 45, 2008.

  • FORTE, C. E. ; MARENGONI, M. ; BOLTER, J. ; JAFARINAIMI, N. . Projetando Jogos de Realidade Aumentada Móvel Baseados em Aprendizagem Situada: Integrando as Perspectivas Educacional e Tecnológica em um Framework Conceitual. In: Isabel H. Manssour, Elisa Boff. (Org.). Tutoriais do SBGAMES 2014. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014, v. 1, p. 10-.

  • PEIXOTO, C. S. A. ; BOARATI, S. S. ; FORTE, C. E. . Heuristics for User Interface Design in the Context of Cognitive Styles of Learning and Attention Deficit Disorder. In: Petrica Vizureanu. (Org.). Advances in Expert Systems. 1ed.: InTech, 2012, v. 1, p. 85-100.

  • FORTE, C. E. ; RIBANI, R ; SILVEIRA, B. ; MARENGONI, M. ; BOLTER, J. . A Comparative Study of Matching Algorithms for Natural Markers. In: Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2014, Salvador. Anais do XVI SVR, 2014.

  • FORTE, C. E. ; SILVA, S. L. ; PAZINI, C ; MARENGONI, M. . EyeBuy: Using Augmented Reality in Accessible Interfaces for Consumers with Reduced Visual Acuity. In: IEEE Virtual Reality, 2013, Orlando. Anais do IEEE VR 2013, 2013.

  • BERTANHA, L ; FERREIRA, D ; BORTOLUCCI, J ; CARDOSO, M ; FERNANDES, G ; RIBANI, R ; FORTE, C. E. . Recognition of Brazilian Currency Notes via Feature Point Extraction. In: XI Workshop de Visão Computacional, 2013, Rio de Janeiro. Anais do WVC 2013, 2013.

  • FORTE, C. E. ; SILVA, S. L. ; MARENGONI, M. . Uso de Realidade Aumentada em Interface Acessível para Consumidores com Redução de Acuidade Visual. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012, Paranavaí/PR. Anais do WRVA 2012, 2012.

  • LIMA, E. D. ; FORTE, C. E. . ICAR: Implementação de uma Ferramenta de Comunicação Alternativa e Remota para Pessoas com Dificuldades Motoras. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberaba - MG. Anais do WRVA 2011, 2011.

  • FORTE, C. E. ; KIRNER, C. . DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICA POTENCIALIZADA COM REALIDADE AUMENTADA. In: VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2010, Recife, PB. Anais do VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2010.

  • FORTE, C. E. . Usando a Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. In: 7 Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010, São Paulo. Anais do 7 Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

  • FORTE, C. E. ; KIRNER, C. . Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática. In: 6 Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2009, Santos-SP. Anais do 6 Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2009.

  • FORTE, C. E. ; oliveira ; santin ; KIRNER, C. . Implementação de Laboratórios Virtuais em Realidade Aumentada para Educação à Distância. In: WRA - Workshop de Realidade Virtual e Aumentada 2008, 2008, Bauru - SP. anais do WRA 2008, 2008.

  • FORTE, C. E. ; KIRNER, C. ; DAINESE, C. A. . Sistema de Realidade Aumentada para Portadores de Necessidades Especiais. In: 14 Congresso de Iniciação Científica, 2006, Piracicaba. Anais do 14 Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP, 2006.

  • FORTE, C. E. ; DAINESE, C. A. ; KIRNER, C. . Universalização da Interface de Jogo Pedagógico para Deficientes Auditivos, Visuais e Não Deficientes Através do Uso da Realidade Aumentada.. In: III Workshop de Realidade Aumentada, 2006, Rio de Janeiro. anais o evento, 2006.

  • FORTE, C. E. . Diferentes Suportes, Posturas Diferentes. In: III Mostra acadêmica da UNIMEP, 2005, Piracicaba. Anais da III Mostra acadêmica da UNIMEP, 2005.

  • RIBANI, R ; BERTANHA, L ; FORTE, C. E. ; MARENGONI, M. . Proposal of a Hybrid Algorithm Based on SURF and ORB. In: XI Workshop de Visão Computacional, 2013, Rio de Janeiro. Anais do WVC 2013, 2013.

  • FORTE, C. E. ; MARENGONI, M. . Visão Computacional Aplicada à Contagem de Células em Imagens de Imuno-histoquímica. In: VIII Workshop de Visão Computacional (WVC), 2012, Goiânia. Anais do VIII Workshop de Visão Computaciona, 2012.

  • LIMA, E. D. ; FORTE, C. E. . Aplicação de Realidade Aumentada na Construção de uma Ferramenta de Ensino e aprendizagem na Educação Especial. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberaba - MG. Anais do WRVA 2011, 2011.

  • FORTE, C. E. ; oliveira ; DAINESE, C. A. ; KIRNER, C. . UNIVERSALIZANDO A INTERFACE COMPUTACIONAL COM REALIDADE AUMENTADA PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

  • FORTE, C. E. ; oliveira ; KIRNER, C. ; DAINESE, C. A. . LIDRA - LIVRO DIDÁTICO COM REALIDADE AUMENTADA. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

  • PEDROSO, M. D. ; FORTE, C. E. . Comfort games: um estudo sobre os jogos como espaço de conforto emocional. In: XX SBGames, 2021, gramado. ? Proceedings of SBGames 2021, 2021.

  • FORTE, C. E. . Identificação de pontos robustos em marcadores naturais para desenvolvimento de sistema de realidade aumentada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FORTE, C. E. . Realidade Virtual e Jogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FORTE, C. E. . Projetando Aplicações de Realidade Aumentada Móvel Baseadas em Aprendizagem Situada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FORTE, C. E. . Ano Internacional de Alan Turing: as origens e o futuro da teoria da computação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FORTE, C. E. . Extração de Pontos de Interesse em Marcadores Naturais para Realidade Aumentada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FORTE, C. E. . Visão Computacional Aplicada ao Processo de Contagem de Células em Imagens de Imuno-Histoquímica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FORTE, C. E. . Realidade Aumentada e Computação Gráfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FORTE, C. E. ; KIRNER, C. . ARTutor. 2009.

FORTE, C. E. . Atividades Práticas Supervisionadas de Teoria da Computação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

FORTE, C. E. . Engenharia de Games. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FORTE, C. E. . Modelagem 3D e tópicos sobre aplicações de Realidade Aumentada. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FORTE, C. E. . Realidade Aumentada e Computação Gráfica. 2010 (palestra) .

FORTE, C. E. . Virtual ou Aumentada A Realidade das Aplicações na Educação (vivência para educadores). 2009 (Mini Curso) .

FORTE, C. E. . Para além do Real - Realidade Aumentada para Computadores. 2009 (Mini Curso) .

Prêmios

2012

Melhor Artigo na Modalidade Pôster, VIII Workshop de Visão Computacional.

2010

Melhor Docente 1s2010, Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

2002

Prêmio Retalhos ? Melhores redações do ano de 2002, Colégios Salesianos Dom Bosco de Piracicaba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Faculdade de Tecnologia de Americana

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas: Princípios de Jogos Digitais; Roteirização para Jogos Digitais; Computação Gráfica. Curso: Jogos Digitais Disciplina: Estudos avançados em segurança da informação Curso: segurança da informação Disciplina: Engenharia de software II (requisitos); Sistemas de Informação curso: Análise e desenvolvimento de sistemas

2016 - 2019

Faculdade de Tecnologia de Americana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso - Jogos Digitais, Carga horária: 40

2017 - Atual

Escola de Engenharia de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas: Sistemas multimídia; Computação gráfica curso: Ciência da Computação

2018 - 2020

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
matemática computacional e computação gráfica

2009 - 2011

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Outras informações:
Professor das disciplinas de Algoritmos e Programação, Teoria da Computação, Linguagens Formais e Autômatos, Multimídia Computacional e Computação Gráfica para os cursos de Ciclo Básico das Engenharias e Ciência da Computação.

2008 - 2009

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: profesor horista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente da disciplina de Multimídia, para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

2008 - 2009

Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

Outras informações:
disciplina ministrada: Teoria da Computação. curso: ciência da computação

2004 - 2011

Serviço Social do Comércio de São Paulo

Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Instrutor de Internet e Multimídia, Carga horária: 20