Jonas Barbosa dos Santos

Jonas Barbosa dos Santos é natural de Itaíba, Pernambuco. Católico e voluntário de Deus no Movimento dos Focolares, é casado e pai de Miquéias e Beatriz, inspirando sua atuação docente na vivência da unidade, da fé e do amor ao conhecimento.É mestre em Filosofia pelo Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE). Licenciado em Filosofia, Pedagogia e Letras Português e Espanhol, é também bacharelando em Teologia e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e em Alfabetização e Letramento. Cursou o Normal Médio e, paralelamente, os Estudos Gerais, consolidando uma base sólida no campo da educação e da formação docente.Desde 2013, atua como professor do Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de Caruaru-PE, com experiência em Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2013 e 2015, foi professor de Espanhol no Prevupe (Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco). Desde 2018, é professor de Filosofia da rede estadual pernambucana.É pesquisador nas áreas de História da Filosofia, Filosofia Cristã, Eclesiologia, Existencialismo, Filosofia da Educação, Ontologia, Filosofia para Crianças, Didática e Ensino de Filosofia, com interesse especial nas Metodologias Inov-Ativas de ensino e aprendizagem e na integração entre filosofia, linguagem e prática pedagógica.Sua trajetória é marcada pela paixão em ensinar, pensar e transformar, buscando unir a reflexão filosófica à vivência educativa, sob a convicção de que educar é um ato de liberdade, responsabilidade e amor ao outro.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Filosofia

2022 - 2023

Universidade Federal de Pernambuco
Título: LIBERDADE E RESPONSABILIDADE EM SARTRE: limites e possibilidades da filosofia no Ensino Fundamental, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Prof. Dr. Suzano de Aquino Guimarães
Palavras-chave: Filosofia no ensino fundamental; liberdade; responsabilidade; angústia; má-fé.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia para crianças. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Alfabetização e Letramento

2018 - 2018

Faculdade São Luís
Título: Os gêneros textuais na alfabetização e letramento da EJA
Orientador: Marcia Schmidt Néglia Armenini

Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

2010 - 2012

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: O ensino de Filosofia no Ensino Médio: breve histórico
Orientador: Jeudy Machado de Aragão

Graduação em andamento em Teologia

2022 - Atual

Centro universitário UniFatecie, UniFatecie

Graduação em Letras: Português e Espanhol

2021 - 2022

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA OS BRASILEIROS EM FORMA DE GAMIFICAÇÃO
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2017 - 2020

FACULDADE LIBERDADE - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Graduação em FILOSOFIA

2006 - 2008

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Curso técnico/profissionalizante em Normal Médio

2000 - 2003

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOSÉ EMÍLIO DE MELO

Ensino Fundamental (1º grau)

1992 - 1999

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOSÉ EMÍLIO DE MELO

Formação complementar

2023 - 2023

TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 60h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Cultura Surda. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Gestão em Educação Escolar. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

TEMPO DE APRENDER. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ESCRITOS PARA ENSINO REMOTO: TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC na Educação Infantil. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC e a gestão escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

GOOGLE 3 - NOVOS RECURSOS, NOVAS POSSIBILIDADES,. (Carga horária: 18h). , Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2011 - 2011

Filosofia com crianças, adolescentes e jovens. (Carga horária: 80h). , Centro Catarinense de Filosofia, CENTRO CATARINEN, Brasil.

2006 - 2006

LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Centro Educacional de Surdos e Audientes de Pernambuco, CESAPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia para crianças.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias Ativas.

Participação em eventos

IV ENCONTRO NACIONAL PROF-FILO. 2023. (Encontro).

VII ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.A filosofia no ensino médio. 2008. (Encontro).

VIII Mostra de Estágio na FAFICA.Experiências significativas vivenciadas na escola-campo de estágio: O palco escolar. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Tupanatinga: História e Geografia. 1. ed. Caruaru: Independently published, 2021. v. 1. 114p .

  • SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Tecendo Saberes:Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização e Letramento). 1. ed. , 2020. v. 1. 310p .

  • SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Caruaru: História e Geografia. 1. ed. Caruaru: Ancha. Editora informal, 2020. v. 1. 100p .

Outras produções

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . A estética em Heidegger um olhar sobre a origem da obra de arte. 2012; Tema: Estética. Martin Heidegger.. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . A educação no cenário nacional. 2012; Tema: Educação. Brasil. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Tradução de trechos da obra ''Apologia'' de Tertuliano. 2012; Tema: Filosofia. Teologia.. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Marcas do caminho. 2012; Tema: Filosofia. Martin Heidegger. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Kierkegaard: uma antropologia moderna do devir. 2010; Tema: Filosofia. Existencialismo. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . O cuidado como pedagogia do ser-no-mundo. 2010; Tema: Filosofia. Martin Heidegger. Cuidado. Pedagogia. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . A filosofia no Ensino Médio. 2009; Tema: Filosofia. Brasil. Ensino Médio.. (Site).

SANTOS, Jonas Barbosa dos. . Método dos três mundos. 2006; Tema: Educação. Pedagogia. (Site).

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2011

    PROJETO FILOSOFIA E ARTE: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA, Descrição: Há muito tempo a filosofia se interessa pela questão da arte. Desprezada por Platão, exaltada por Aristóteles, a arte veio se infiltrando no pensar filosófico de uma forma constante e ao mesmo tempo poética. É difícil não se encantar com obras de arte, esculturas, monumentos antigos, detalhes de peças que levam um pouco da vida de quem as fez, são peças peculiares nas quais seu autor consegue sobreviver através dos tempos e ser lembrado, estudado e exaltado. Como bem sabemos, foi na Grécia que a filosofia surgiu. Foi lá que se começou a pensar um jeito diferente em vários campos de saberes. Sendo assim, o desenvolvimento de sua arte nos vasos de cerâmica, nas máscaras das peças teatrais, nos armamentos e nos escudos, nas estátuas dos deuses (influenciando cristãos séculos depois), onde cada cidade ou localidade tinha seu deus protetor (padroeiro) e seus templos de culto. Pinturas relatando as genealogias divinas, as teogonias, os mitos, tudo era influenciado pelo viver mítico-religioso. O que veio acabar com essa visão de vida totalmente voltada para o agrado dos deuses? Claro, que foi a busca pela razão. A resposta única para uma questão ou um problema pensado por muitos, mas que exigia uma resposta universal, isto é, válida para todos os povos que se utilizassem da razão. Quando temos a nossa frente um objeto de cunho artístico, uma escultura, um quadro, um determinado arranjo musical, uma melodia, etc. imaginamos perguntas como estas: o que faz esse objeto ser apreciado por todos? Por que consideramos este quadro uma obra de arte? Por que minha escultura não pode ser considerada uma obra de grande valor? O que define uma verdadeira obra de arte? Tais perguntas são realmente existentes e carecem de respostas. Mas para darmos respostas a elas é necessário analisarmos com cuidado tais obras. E para uma análise assim é preciso o contato mais próximo com algumas obras, que só podem ser feitos com uma aula de campo, uma visita a museus e locais peculiarmente. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jonas Barbosa dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    PROJETO CUIDAR E EDUCAR, Descrição: Tendo em vista a preocupação do ser humano nos dias de hoje em relação ao meio ambiente e o seu cuidado. Surgiu a necessidade de um projeto que oriente ações a serem implementadas na base educacional, sobretudo nas escolas com o Ensino Infantil e Fundamental, mas estendendo a discussão ao Ensino Médio e a toda a Comunidade Escolar. De acordo com os PCN sobre Meio Ambiente temos que: Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido tomadas em torno dessa questão, por educadores de todo o país. Por essas razões, vê-se a importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional. É fundamental, na sua abordagem, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os modo de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia . O projeto Cuidar e Educar tem sua origem nessa discussão e necessidade que a sociedade tupanatinguense vem demonstrando em lidar com as questões ambientais. O nome Cuidar vem do latim Sorge e significa Cura, por isso, cuidar, tem no projeto, o sentido de conscientizar e dar fundamentos para que haja a passagem da dicotomia teoria-prática para a práxis-educacional que entra na segunda palavra do projeto Educar, que pode ser compreendida como o partejamento dos saberes entre os docentes e discentes e entre as demais pessoas envolvidas no processo, concebendo novas formas de tratamento educacional, um educar para a sustentabilidade com uma visão estratégica e comprometida com as questões ambientais e de acordo com a Agenda 21.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jonas Barbosa dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Caruaru, Secretaria de Educação - SEDUC. , Rua Major João Coelho, Rendeiras, 55022220 - Caruaru, PE - Brasil, Telefone: (81) 37011361

Experiência profissional

2013 - Atual

Prefeitura Municipal de Caruaru

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 40

Outras informações:
Educação em Tempo IntegralEducação de Jovens e Adultos

2010 - 2010

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Municipal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPANATIGA

Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR SOCIAL, Carga horária: 20

2018 - 2023

Escola Professor Vicente Monteiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Carga horária: 40

2011 - 2012

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOSÉ EMÍLIO DE MELO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Carga horária: 21

2016 - 2016

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Bolsista, Carga horária: 32

2015 - 2015

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Mestre bolsista, Carga horária: 32

Outras informações:
Projeto Prevupe

2014 - 2014

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-Mestre Bolsista, Carga horária: 60

Outras informações:
Projeto Prevupe