Carolina Silveira de Souza
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica de Goiás (2006). Créditos concluídos de pós-graduação em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade de Brasília - UnB.
Experiência docente em cursos de graduação e pós graduação. Professora do curso de graduação em enfermagem na Faculdade Tecsoma em Paracatu - MG. Professora do curso de pós graduação em enfermagem do trabalho da Faculdade Tecsoma em Paracatu - MG e Instituto Passo I em Patos de Minas - MG. Professora do curso de pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Instituto Pro Attivos em Paracatu - MG. Atuou como professora temporária para o curso de graduação em enfermagem na Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.
Quase 20 anos de experiência como enfermeira do trabalho em empresas nacionais (Hospital e Maternidade Santa Clara e Brasil Telecom - DF) e multinacionais (BRF e Monsanto do Brasil - MG, GO e MT), atuando na gestão dos processos de higiene ocupacional (riscos químicos, físicos e biológicos), saúde ocupacional e ergonomia.
Conhecimento aprofundado em Sistemas de Gestão Integrado e Avaliação de Requisitos Legais. Auditora certificada em sistema de gestão integrado das normas OHSAS 18001:2007, NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004).
Aprovações em concursos públicos:
1 lugar no concurso para Enfermeiro do Trabalho da FHEMIG ? Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - no Hospital Regional de Patos de Minas, 2010.
2 lugar no concurso para docente de Enfermagem do Trabalho do IFB ? Instituto Federal de Brasília, 2017.
5 lugar no concurso nacional para Enfermeiro do Trabalho da Petrobrás, 2018.
Aluna especial no Mestrado em Saúde Coletiva da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília, 2019 (8 créditos concluídos em disciplinas obrigatórias).
Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2019 em Saúde Coletiva
2019 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Orientador: A definir
Ano de interrupção: 2019
Especialização interrompida em 2008 em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
2007 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2008
Especialização em Enfermagem do Trabalho
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Educação em Saúde
Orientador: Marislei Brasileiro
Formação complementar
2012 - 2012
Formação de auditor interno de sistema de gestão integrado. (Carga horária: 40h). , EVIVANCE - Consultoria e Gerenciamento Ambiental, EVIVANCE, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos Básicos de Ergonomia Aplicados a Indústria. (Carga horária: 16h). , Monsanto do Brasil Ltda, MON, Brasil.
2011 - 2011
Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h). , Centro de Ensino e Treinamento em Emergências de Campinas, CETE - CAMPINAS, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de Fonaudiologia Ocupacional. (Carga horária: 30h). , Monsanto do Brasil Ltda, MON, Brasil.
2011 - 2011
Mensuração do stress psicossocial no trabalho. (Carga horária: 3h). , International Stress Management Association - Brasil, ISMA - BR, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento do stress - métodos de prevenção e redução. (Carga horária: 16h). , International Stress Management Association - Brasil, ISMA - BR, Brasil.
2010 - 2010
EHC - Emergency Health Care. (Carga horária: 10h). , Grupo Técnico de Emergência, GTE, Brasil.
2010 - 2010
BLS - Basic Life Support. (Carga horária: 10h). , Grupo Técnico de Emergência, GTE, Brasil.
2009 - 2009
BLS - Basic Life Support. (Carga horária: 10h). , Grupo Técnico de Emergência, GTE, Brasil.
2009 - 2009
EHC - Emergency Health Care. (Carga horária: 10h). , Grupo Técnico de Emergência, GTE, Brasil.
2004 - 2004
Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, ANENT, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento de Proteção Auditiva. (Carga horária: 8h). , 3M do Brasil - Matriz, 3M, Brasil.
2003 - 2003
DEA - Desfibrilação Externa Automática. (Carga horária: 8h). , Star Life, SL, Brasil.
2003 - 2003
Espirometria e Audiometria Ocupacional. (Carga horária: 40h). , Monsanto do Brasil - Matriz, MONSANTO, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento de Proteção Respiratória. (Carga horária: 8h). , 3M do Brasil - Matriz, 3M, Brasil.
2003 - 2003
RCP e Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Star Life, SL, Brasil.
2003 - 2003
Ergonomia Avançada. (Carga horária: 24h). , Proderg Ergonomia S/C Ltda, PRODERG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem do Trabalho.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem do Trabalho/Especialidade: Docência de nível superior em enfermagem.
Organização de eventos
SOUZA, C. S. . IV Fórum de Administração em Enfermagem. 2011. (Outro).
SOUZA, C. S. . V Fórum de Administração em Enfermagem. 2011. (Outro).
SOUZA, C. S. . III Fórum de Administração em Enfermagem. 2010. (Outro).
SOUZA, C. S. . II Fórum de Administração em Enfermagem. 2010. (Outro).
SOUZA, C. S. . I Fórum de Administração em Enfermagem. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Gestão Estratégica da Saúde Corporativa. 2012. (Simpósio).
11 Congresso de Stress da ISMA - BR (Internacional Stress Management Association), 13 Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 3 Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. 2011. (Congresso).
Safety Exchange.Levantamento Epidemiológico para subsidiar ações de promoção de saúde na Monsanto - Brasil e Argentina. 2011. (Encontro).
II Fórum de Integração da Saúde do Noroeste Mineiro: Saúde do Trabalhador.Saúde do Trabalhador. 2009. (Simpósio).
Seminário Novas Perspectivas em Saúde e Segurança do Trabalhador no Distrito Federal. 2007. (Seminário).
Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho. 2004. (Congresso).
Orientou
ACOLHIMENTO: proposta de adoção do protocolo de Manchester para o pronto-socorro do Hospital Municipal de Paracatu-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
Avaliação do Nível de Conhecimento dos Trabalhadores de Enfermagem do Hospital Municipal de Paracatu ? MG acerca dos Riscos Ocupacionais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
O estilo de liderança exercido pelo enfermeiro segundo a percepção dos auxiliares e técnicos de enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO PÉ DIABÉTICO: papel e atuação do profissional enfermeiro nas unidades de saúde do município de Paracatu - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA NO IDOSO: uma abordagem das Necessidades Humanas Básicas nos Internos do Lar São Vicente de Paulo de Paracatu ? MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO TRABALHO DA CCIH FRENTE ÀS INFECÇÕES HOSPITALARES NO HOSPITAL MUNICIPAL DE PARACATU-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
Grau de satisfação das mulheres sobre a laqueadura tubária realizada em 2001, no Hospital Municipal de Paracatu - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
O enfermeiro no território da estratégia de saúde da família no município de Paracatu - MG, reflexões acerca do papel assistencial versus papel gerencial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
A percepção dos idosos do Distrito de Santo Antônio, município de Dom Bosco, quanto à importância da prática regular de exercício físico, voltada para a saúde; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
Eficácia das ações promovidas pelo enfermeiro junto ao grupo de hipertensos no Programa Saúde da Família JK no município de Paracatu ? MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
Promoção da saúde e suas contribuições para o envelhecimento saudável na concepção dos idosos do Grupo Raio de Sol do SESC (Serviço Social do Comércio) de Paracatu - Minas Gerais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
A prevenção do câncer de próstata sob o ponto de vista dos homens de 40 anos ou mais assistidos pela Equipe da Estratégia Saúde da Família do Bairro da Vila Mariana no município de Paracatu ? MG; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade Tecsoma; Orientador: Carolina Silveira de Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, C. S. . Acidentes de Trabalho com Material Perfurocortante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SOUZA, C. S. . Projeto Pedagógico do Curso de Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho da Faculdade Tecsoma. 2012.
SOUZA, C. S. . Entrevista com a Professora Carolina Silveira de Souza Enfermeira do Trabalho. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, C. S. . Gordura Abdominal: o desafio do autocontrole. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUZA, C. S. . Programa de Prevenção de Acidentes com Material Perfurocortante. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2012
Nome de Turma - 12ª Turma de Enfermagem - Carolina Silveira de Souza, Faculdade Tecsoma.
2009
Nome de turma - 8ª Turma de Enfermagem - Carolina Silveira de Souza, Faculdade Tecsoma.
2005
Prêmio Mais, Monsanto do Brasil Ltda.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Universidade Federal de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora temporária no curso de graduação em enfermagem para a disciplina de enfermagem em saúde da criança - teoria, prática e supervisão de estágio.
2011 - 2012
Monsanto do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como enfermeira do trabalho na Monsanto do Brasil Ltda unidade de produção de milho em Paracatu - MG.
Responsável pela gestão de saúde ocupacional, higiene industrial e ergonomia, envolvendo as seguintes atividades: gestão do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, gestão do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCA - Programa de Conservação Auditiva, PPR - Programa de Proteção Respiratória, Programa de Ergonomia; Participação na CIPA e Brigada de Emergência; Organização da SIPAT e Semana de Saúde; Elaboração e revisão de procedimentos e instruções de trabalho; Aplicação de treinamentos diversos (PPRA, PCMSO, PCA, PPR, EPIS, Ergonomia, Formação de CIPA, Primeiros Socorros, PGRSS, outros).
Gestão de contratos e prestadores de serviços.
Auditoria de serviços de alimentação para atendimento às normas da ANVISA.
Elaboração e gestão do PGRSS - Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Atuação junto ao RH para gestão do plano de saúde.
Líder de projeto de promoção de saúde para Brasil, Chile, Argentina e Peru.
2009 - 2011
DG ServiçosVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como enfermeira do trabalho terceirizada para a empresa Monsanto do Brasil Ltda unidade de produção de sementes de milho em Paracatu - MG.
2008 - 2012
Faculdade TECSOMAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Nível Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Semiologia e Semiotécnica - teoria e prática; Didática aplicada a enfermagem; Administração em enfermagem; Clínica Geral e Cirúrgica I; Pronto Socorro.
Supervisão de Ensino Clínico.
Orientação de TCC.
2006 - 2008
Brasil Telecom S/AVínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor RH - Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como enfermeira do trabalho na Brasil Telecom - Matriz e Filial DF, em torno de 3.000 funcionários. Responsável pela gestão do serviço de saúde ocupacional e assistencial. Gestão da equipe prestadora de serviços, composta por 23 profissionais, sendo médicos do trabalho e clínico, ginecologista, oftalmologista, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e terapeutas.
Gestão do PCMSO.
2003 - 2006
Monsanto do Brasil LtdaVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como enfermeira do trabalho na Monsanto do Brasil Ltda, para as unidades de Santa Helena de Goiás - GO, Morrinhos - GO, Cachoeira Dourada - MG e Sorriso - MT.
Responsável pela gestão de saúde ocupacional, higiene industrial e ergonomia, envolvendo as seguintes atividades: gestão do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, gestão do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCA - Programa de Conservação Auditiva, PPR - Programa de Proteção Respiratória, Programa de Ergonomia; Participação na CIPA e Brigada de Emergência; Organização da SIPAT e Semana de Saúde; Elaboração e revisão de procedimentos e instruções de trabalho; Aplicação de treinamentos diversos (PPRA, PCMSO, PCA, PPR, EPIS, Ergonomia, Formação de CIPA, Primeiros Socorros, PGRSS, outros).
Gestão de contratos e prestadores de serviços.
Auditoria de serviços de alimentação para atendimento às normas da ANVISA.
Elaboração e gestão do PGRSS - Programa de Gestão de Riscos de Serviços de Saúde.
2020 - 2021
BRF - Brasil Foods UberlândiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho Sênior, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela gestão do ambulatório médico que atende às unidades da empresa no município de Uberlândia, sendo responsável por 7.000 colaboradores.
2021 - Atual
HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA CLARAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 44
Outras informações:
Gestão do serviço de saúde ocupacional.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carolina Silveira de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?