Maria do Socorro Candeira Costa Seixas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (1988), graduação em Licenciatura Plena em Esquema I pela Universidade Estadual do Piauí (1994) , Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário de Saúde ABC . É especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde , em Enfermagem do Trabalho em Educação Profissional na Área de Saúde e em Processos e ferramentas gerenciais para integração e sinergia dos projetos no SUS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí e enfermeira auditora da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba-Pi. Tem experiência na área de saúde , com ênfase em gestão , regulação , auditoria ,saúde do trabalhador e ensino.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2019 - 2022

Faculdade de Medicina do ABC
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE DESIGUALDADE DE RENDA E MORTALIDADE MATERNA: UMA ANÁLISE NAS UNIDADES FEDERATIVAS BRASILEIRAS NO ANO DE 2017
Francisco Winter dos Santos Figueiredo.

Mestrado em Enfermagem

1995 - 1997

Universidade Federal do Ceará
Título: Agente comunitário de saúde: agente de mudança?
, Ano de Obtenção: 1997.Maria de Nazaré de Oliveira Fraga.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: agente comunitário de saúde; educação transformadora; práticas de saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Processos e ferramentas gerenciais para integração e sinergia de projetos n

2021 - 2022

Faculdade de Educação em Ciências da Saúde
Título: Projeto de Integração e Sinergia de Projetos para a redução da mortalidade materna em uma macrorregião de Estado do Piauí
Orientador: Patrícia Marques Magalhaes

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2007 - 2008

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Profissionais do sexo

Especialização em gestão de sistema e serviço de saúde

2003 - 2004

Universidade Federal do Piauí

Especialização em formação pedagógica em educação profissional

2003 - 2004

Universidade Federal do Piauí

Graduação em Licenciatura Plena em Esquema I

1994 - 1994

Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Enfermagem

1983 - 1988

Universidade Federal do Piauí

Formação complementar

2011 - 2011

III Curso de Evaluacion de Politicas Públicas y. (Carga horária: 135h). , Instituto de Estudios Fiscales, IEF, Espanha.

2011 - 2011

Curso de Auditoria Governamental. (Carga horária: 20h). , Governo do Estado do Piauí, GOVERNO/PI, Brasil.

2010 - 2010

OFICINA DE REGULAÇÃO DE ATENÇÃO A SAÚDE NO SUS. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação Profissional em Ouvidoria do SUS. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditor. (Carga horária: 64h). , Ministério da Saúde - Cabo Verde, MS, Cabo Verde.

2005 - 2005

Oficina de Formação de Tutores do Curso Básico de. (Carga horária: 28h). , Ministério da Saúde - Cabo Verde, MS, Cabo Verde.

2004 - 2004

treinamento de auditores. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Saúde do Estado, SESAPI, Brasil.

2004 - 2004

treinamento de auditores. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Saúde do Estado, SESAPI, Brasil.

1998 - 1998

gestão administrativa e financeira do fundo mun.. (Carga horária: 16h). , secretaria de estado da saúde, SESAPI, Brasil.

1998 - 1998

Oficina de Política e Planejamento Municipal. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Luis Correia, PREFEITURA*****, Brasil.

1998 - 1998

Técnicas da Estimativa Rápida como Instrumento par. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, SECRETARIA*, Brasil.

1998 - 1998

Oficina de Promoção da Saúde. (Carga horária: 24h). , Fundação Nacional de Saúde Prefeitura Municipal de Luis Correia, FUNDAÇÃO, Brasil.

1998 - 1998

Gestão Administrativa e Financeira do Fundo Munici. (Carga horária: 16h). , Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, CONASEMS, Brasil.

1997 - 1998

Extensão universitária em Atualização em Gestão Municipal na Área de Saúde. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

COSTA, M. S. C. . I CONGRESSO DE SECRETARIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUÍ. 2012. (Congresso).

COSTA, M. S. C. . IV JORNADA DE ENFERMAGEM DA FAP. 2012. (Congresso).

COSTA, M. S. C. . II Jornada de Enfermagem da FAP: "Biosegurança em Enfermagem: cuidando do cuidador". 2010. (Congresso).

COSTA, M. S. C. . I Jornada de Enfermagem da FAP: "Enfermagem: valorizando a dimensão ética e holística do cuidado". 2009. (Congresso).

COSTA, M. S. C. . IV Conferência Municipal de Saúde de Parnaíba. 2007. (Outro).

Participação em eventos

XXXVI CONGRESSO CONASEMS. 2022. (Congresso).

IX CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNCIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUÍ. O SUS QUE QUEREMOS PARA O PIAUÍ. 2019. (Congresso).

XXXV CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNCIPAIS DE SAÚDE. 2019. (Congresso).

XXXIV CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE. 2018. (Congresso).

IV FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA. 2014. (Seminário).

1° SEMINÁRIO SOBRE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTENCIA SOCIAL EM SAÚDE NO ÂMBITO DOS SUS. 2012. (Seminário).

I CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUAUIÍ. PERSPECTIVAS PARA O SUS NO PIAUÍ. 2012. (Congresso).

II JORNADA DE ENFERMAGEM DA FAP.ELABORAÇÃO DE CURSO CIENTIFICO. 2012. (Seminário).

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA.UNIVERSALIZAÇÃO COM QUALIDADE. 2012. (Seminário).

XXVIII CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE. 2012. (Congresso).

III CURSO DE EVALUACIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS Y PROGRAMAS PRESUPUESTARIOS.III CURSO DE EVALUCIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS Y PROGRAMAS PRESUPUESTARIOS. 2011. (Outra).

III ENCONTRO DE GESTORES.INTERAÇÃO ENTRE OS CURSO POR ÁREA: DISCUSSÃO SOBRE PLANEJAMENTO DO ENSINO, ATIVIDADE DE ESTÁGIO E ATIVIDADES COMPLEMENTARES. 2011. (Encontro).

Treinamento do Sistema de Auditoria do SUS - SISAUD/SUS.Treinamento do Sistema de Auditoria do SUS. 2011. (Outra).

47º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 2009. (Congresso).

Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí.Responsabilidades dos Profissionais de Enfermagem na Atenção Básica. 2009. (Encontro).

I Mostra de saúde /encontro de Gestores do Delta do Parnaíba.Gestão do Sistema Municipal de Saude -. 2009. (Encontro).

V ENCONTRO DE PESQUISA -A GESTÃO DO CONHECIMENTO.PRODUÇÃO CIENTIFICA NA SAÚDE. 2009. (Simpósio).

II Encontro de Gestores Academicos. 2008. (Encontro).

Seminario Estadual SUS 20 Anos no Piauí. 2008. (Seminário).

13ªConferência Nacional de Saúde. 2007. (Outra).

5ª Conderência Estadual de Saúde. 2007. (Outra).

Congresso Estadula de Agentes Comunitários de Saúde do Piauí. Integração e Conquistas. 2007. (Congresso).

Saúde do trabalhador para a Atenção Básica. 2007. (Oficina).

VIII Semana de Enfermagem.Enfermagem do Trabalho :Assistência a Saúde do trabalhador. 2007. (Simpósio).

Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia Prevenção e Controle de Doenças. 2006. (Congresso).

Seminário Politica Nacional de Regulação do SUS. 2006. (Seminário).

VII Semana de Enfermagem.Assistência Holística ao ser Humano. 2006. (Simpósio).

Encontro Nacional de Alta Complexidade do Ministério da Saúde.Encontro Nacioanl de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. 2004. (Encontro).

Um Pacto pela Saúde no Brasil:Prioridades-Investimentos-Território.Oficina Macrorregional : Um pacto pela saúde no Brasil-prioridades-Investimentos-território. 2004. (Oficina).

V Semana de Enfermagem.Enfermagem Especializada. 2004. (Encontro).

IV Conferência Estadual de Saúde do Piauí. IV Conferência Estadual de Saúde do Piauí. 2003. (Congresso).

IV Semana de Enfermagem.Papel do Enfermeiro Administrador. 2003. (Simpósio).

54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).

6º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.6º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2002. (Seminário).

III Semana de Enfermagem : Humanizar faz parte do cuidar.III Semana de Enfermagem : Humanizar faz parte do cuidar. 2002. (Encontro).

II Conferência Municipal de Saúde de Luiz Correia. Avaliando a Atenção Básica na Perspectiva da Gestão Plena. 2001. (Congresso).

Encontro de Enfermagem da Região Norte.Encontro de Enfermagem da Região Norte. 2000. (Encontro).

I Seminário de Prefeitos Eleitos - Gestão 2001/2004.Sistema Único de Saúde. 2000. (Seminário).

III Conferência Estadual de Saúde. III Conferência Estadual de Saúde. 1999. (Congresso).

XIV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. XIV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Andreia de Abreu Cavalcante

COSTA, M. S. C.. Implantação do acolhimento na demanda espontânea nas unidade básica de saúde de Demerval Lobão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco Carlos de Sousa Barros

COSTA, M. S. C.. Institucionalizar o diagnóstico no processo de trabalho da equipe de saúde da família. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcela Teles Furtado

COSTA, M. S. C.. Adesão ao Papanicolau. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leopoldina Cipriano Feitosa

COSTA, M. S. C.. Qualificando a Assistência Pré Natal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE MICROPOLÍTICA E GESTÃO DO TRABALHO) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco Ricardo Brito de Meneses

COSTA, M. S. C.. Ausência de notificação compulsória de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em rede de serviços de saúde de Parnaíba. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: AURIDENE MARIA DA SILVA MOREIRA DE FREITAS TAPETY

COSTA, M. S. C.. Estratégia para aprimoramento do sistema de informação de agravos de notificação do município de Oeiras -Pi. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: WADY WENDLER SOARES VERAS E SILVA

COSTA, M. S. C.; MARANHTathiana Araujo Maranhão AO, T. A.. LESÕES AUTOPROVOCADAS ENTRE ADOLESCENTES NO BRASIL: UM ESTUDO DAS TENDÊNCIAS ESPACIAIS, TEMPORAIS E FATORES ASSOCIADOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: THALIS KENNEDY AZEVEDO DE ARAUJO

COSTA, M. S. C.; MARANHAO, T. A.. TENDÊNCIA E PREDIÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA NO BRASIL DO SÉCULO XXI. 2024 - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Izabel Félix Rocha

COSTA, M. S. C.; MARANHAO, T. A.. Dinâmica Espaço Temporal e Fatores Associados a Mortalidade por Feminicídio entre jovens : um estudo ecológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: THAISSA RHÂNDARA CAMPOS CARDOSO

COSTA, M. S. C.; ALMEIDA, J. S.. FATORES ASSOCIADOS AOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO, 2012 A 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Luana Araújo Guedelho

COSTA, M. S. C.; ALMEIDA, J. S.. Tendência temporal da cobertura de mamografias de rastreamento e distribuição de mamógrafos do SUS no ceará , 2011 a 2021. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Milena Maria Carvalho da Silva

ALBUQUERQUE, T. A.;COSTA, M. S. C.. Cobertura vacinal da influenza na região da planicie litorânea. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Natanhia Ferreira da Paixão Lopes

COSTA, M. S. C.. Internações por condições sensíveis a atenção primária no município de Parnaíba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Thaís Linhares Veras

COSTA, M. S. C.. O conhecimento do Enfermeiro sobre a lei 7.498/86 e o decreto 94.40687 em um hospital estadual de Parnaíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Thaís Linhares Veras

COSTA, M. S. C.. O conhecimento do Enfermeiro sobre a lei 7.498/86 e o decreto 94.40687 em um hospital estadual de Parnaíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Carliane da Silva Sousa

COSTA, M. S. C.. Atuação do enfermeiro no gerenciamento da equipe de enfermagem no contexto hospitalar no município de Parnaíba-Pi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Dhiego de Sousa Paixão

COSTA, M. S. C.. O saber dos jovens a cerca das doenças sexualmente transmissíveis (DST). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Diego Mauricio Portela Dutra

COSTA, M. S. C.. Principais dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro docente no ensino profissionalizante na cidade de Parnaíba -PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Alladin Anderson Ramos Barbosa

COSTA, M. S. C.. Dimensioanmento de Enfermagem em uma Unidade Terapia Intensiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: CARLEANDRO COSTA SPINDOLA

COSTA, M. S. C.. riscos biologicos envolvendo a equipe multiprofissional de um serviço móvel de urgencia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Rafael de Caravalho Lopes

Lopes,R.C.;COSTA, M. S. C.. Perfil dos Pacientes com Doença Renal Crônica em Hemodiálise na cidade de Parnaíba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Katiane Maria Monteiro de Araújo

Araújo,K.M.M;COSTA, M. S. C.. Atuação da Enfermagem no Gerenciamento de Recursos Materiais nas Unidades de Internação de um Hospital Público em Parnaiba-Pi. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Alypio Sady Ibiapina Milerio

Milerio.A.S.I;COSTA, M. S. C.. Dimensioanmento do Pessoal de Enfermagem da Clinica Médica do Hospital Regional de Campo Maior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: JOSÉ EVANDRO DE CARVALHO JÚNIOR

Juinor,J.E.C;COSTA, M. S. C.. Avaliar a Situação vacianl dos Estudantes de Enfermagem da Faculdade de Odontologia e Enferamgem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Ana Paula Veras Vieira

Vieira,A.P.V;COSTA, M. S. C.. Características das Vítimas de Acidentes de Motocicleta na cidade de Parnaiba -PI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Aline

COSTA, M. S. C.. A Resistência de Pais ou Responsaveis frente a Vacinação de suas crianças. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Roberta

COSTA, M. S. C.. Amputação a visão do cliente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

COSTA, M. S. C.. Processo Seletivo ao Cargo Professor do Quadro Provisório. 2015. Universidade Estadual do Piauí.

COSTA, M. S. C.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto. 2003. Universidade Estadual do Piauí.

COSTA, M. S. C.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto. 2003. Universidade Estadual do Piauí.

Orientou

Andreia de Abreu Cavalcante

Implantação do Acolhimento na Demanda Espontânea nas Unidades Básicas de Saúde de Demerval Loão-PI; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Francisco Carlos de Sousa Barros

st; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Marcela Teles Furtado

Adesão ao Papanicolau; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Leopoldina Cipriano Feitosa

Qualificando a Assistência Pré -Natal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

AURIDENE MARIA DA SILVA MOREIRA DE FREITAS TAPETY

Estratégia para Aprimoramento do Sistema de Notificação de Agravos de Notificação no município de Oeiras -Pi; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Luana Araújo Guedelho

Tendência temporal da cobertura de mamografias de rastreamento e distribuição de mamógrafos do SUS no ceará , 2011 a 2021; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Natanhia Ferreira da Paixão Lopes

Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária no Município de Parnaíba; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Thaís Linhares Veras

O Conhecimento do Enfermeiro sobre a Lei 7; 498/86 e o Decreto 94; 406/87 em um Hospital Estadual de Parnaíba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Carliane da Silva Sousa

Atuação do enfermeiro no gerenciamento da equipe de enfermagem no contexto hospitalar no município de Parnaíba-Pi; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

DIEGO MAURICIO PORTEAL DUTRA

PRINCIPAIS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO ENFERMEIRO DOCENTE NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA CIDADE DE PARNAÍBA - PI; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Alladin Anderson Ramos Barbosa

DIMENSONAMENTO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

CARLEANDRO COSTA SPINDOLA

RISCOS BIOLÓGICOS ENVOLVENDO A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UM SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Alípio Sady Ibiapina Mileriio

Dimensioanmento do Pessoal de Enfermagme da Clinica Médica do Hospital Regioanl de Campo Maior -HRCM; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Rafael de Carvalho Lopes

Perfil dos Pacientes com Doença Renal Crônica em Hemodialise na Cidade de Parnaíba -Pi; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

JOSÉ EVANDRO DE CARVALHO JÚNIOR

Avaliar a situação Vacinal dos Estudantes de Enfermagem da Faculdade de Odontologia e Enferamgeme-FACOE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Ana Paula Veras Vieira

Caracterísiticas das Vítimas de Acidente de Motocicleta na Cidade de Parnaíba-PI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Katiane Maria Monteiro de Araújo

Atuação da Enfermagem no Gerenciamento de Recursos Materiais nas Unidades de Internação de um Hospital Público de Parnaíba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

KARINE DOS SANTOS SILVA

Estudo epidemiológico da infecção pelo HIV na cidade de Parnaíba-PI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Gildenise Monteiro Rabelo

Educação em Saúde Realizada pelo Enfermeiro na Adoção de Práticas de Auto -cuidado pelo paciente hipertenso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas;

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, CLARA LIMA ; ALMEIDA, JOELSON DOS SANTOS ; COSTA, MARIA DO SOCORRO CANDEIRA ; SAMPAIO, JOSÉ JACKSON COELHO ; FERREIRA, ANTÔNIO HOSMYLTON CARVALHO ; DE ARAÚJO, THALIS KENNEDY AZEVEDO ; DA SILVA, GISELE BEZERRA ; BARROS, CASSANDRA MIRTES DE ANDRADE RÊGO . Perfil epidemiológico dos acidentes de trabalho graves no estado do Piauí, Brasil, 2010 a 2020. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 14915-14938, 2023.

  • COSTA, M. S. C. ; dos Santos Figueiredo, F.W . Relationship between income inequality, socioeconomic development, vulnerability index, and maternal mortality in Brazil, 2017.. BMC PUBLIC HEALTH , v. 1842, p. 1, 2021.

  • ALMEIDA, JOELSON DOS SANTOS ; COSTA, MARIA DO SOCORRO CANDEIRA ; SILVA, PAULO RAMILER ALVES DA ; SILVA, FRANCISCA MARIA LEITE ; SANTOS, GERARLENE PONTE GUIMARÃES ; COSTA, RAYLA MARIA PONTES GUIMARÃES ; SARDINHA, ANA HÉLIA DE LIMA ; BRANCO, MARIA DOS REMÉDIOS FREITAS CARVALHO . Cases of leprosy notified in the municipality of Parnaíba, state of Piauí, Brazil, 2007-2016. ACTA SCIENTIARUM. HEALTH SCIENCES (IMPRESSO) , v. 43, p. e51445, 2021.

  • SARDINHA, ANA HÉLIA DE LIMA ; FERREIRA, THAYANE COSTA ; ALMEIDA, JOELSON DOS SANTOS ; LOPES, ALYNNE RADOYK SILVA ; AROUCHA, LÍVIA ALESSANDRA GOMES ; REGO BARROS, CASSANDRA MIRTES ANDRADE ; COSTA, MARIA DO SOCORRO CANDEIRA . Cervical cancer and quality of life: an integrative review. Bioscience Journal , v. 36, p. 1771-1777, 2020.

  • COSTA, M. S. C. . Estratégia Saúde da Família e internações hospitalares em menores de 5 anos no Piauí, Brasila. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 515-526, 2012.

  • COSTA, M. S. C. . características das vítimas de acidente de motocicleta na cidade de Parnaíba. Revista Multidisciplinar FAP Episteme (Impresso) , v. 1, p. 19-25, 2009.

  • COSTA, M. S. C. ; FRAGA, M. M. O. . Agente comunitário de saúde: agente de mudança. In: Maria de Nazaré de Oliveira Fraga; Violante Augusta Batista Braga; Angela Maria Alves e Souza. (Org.). Políticas de saúde, saúde mental e interdisciplinaridade: avaliação e métodos. 1ed.Fortaleza: FCPC, 2001, v. 1, p. 1-156.

  • COSTA, M. S. C. ; Cordeiro,A.V.F . Conhecimentos , Atitudes e Práticas Relativas ao HIV/AIDS. In: Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2006, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2006. v. 01.

  • COSTA, M. S. C. . Avaliação do Programa de Saúde da Familia co Estratégia de Consolidação do SUS. In: V Simpósio de Produção Cientifica da UESPI, 2004, Teresina. ANAIS 2004, 2004.

  • COSTA, M. S. C. . Perfil sócio-econômico-cultural dos agentes de saúde do município de Luís Correia - PI. In: XIII Encontro de Enfermagem do Nordeste, 1996, São Luis, 1996.

  • COSTA, M. S. C. . Análise Crítica da Disciplina Introdução a Saúde Pública. In: XIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1995, Fortaleza, 1995.

  • COSTA, M. S. C. . A mulher na pós-graduação e a relação familiar como fator de estresse. In: XLVII Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995, Goiânia, 1995.

  • COSTA, M. S. C. . A Formação da enfermeira e os Desafios do Gerenciamento no SUS.. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995, São Paulo, 1995.

  • COSTA, M. S. C. . Marco conceitual para a prática educativa do enfermeiro com comunidades. In: IV Jornada Científica de Enfermagem, 1995, Fortaleza, 1995.

  • COSTA, M. S. C. . Regionalização e políticas públicas nos territórios do Piauí. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. S. C. ; ARAUJO, A. V. E. C. . Tendência temporal da cobertura de mamografias de rastreamento e distribuição de mamógrafos do SUS no Piauí, 2011 a 2021. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, M. S. C. ; BARROS, C. M. A. R. ; ALMEIDA, J. S. . Perfil epidemiológico dos acidentes com animais peçonhentos no município de Parnaíba-PI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. S. C. ; ALMEIDA, J. S. ; UCHÔA, K. A. L. . Perfil epidemiológico da hanseníase em Parnaíba-PI,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. S. C. ; UCHÔA, K. A. L. ; GOMES, A.I.S. . MUDANÇAS NO PROCESSO DE TRABALHO NA EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA? CADOZ A PARTIR DO PROCESSO DE PLANIFICAÇÃ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. S. C. ; ALMEIDA, J. S. ; BARROS, C. M. A. R. . OUTUBRO ROSA E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA SAÚDE DA FAMÍLIA :RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. S. C. . Atuação do Enfermeiro no Gerenciamnto da Equipe de Enfermagem no Contexto Hospitalar do municipio de Parnaíba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, M. S. C. . Dimensioanmento de Enfermagem em uma Unidade Terapia Intensiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, M. S. C. . O ENFERMEIRO E A SEXUALIDADE DO PACIENTE PSIQUIATRICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, M. S. C. . As motivações para escolha do curso superior na área de enfermagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, M. S. C. . Perfil do paciente/cliente que abandoan o tratamento de hanseníase no municicpio de Parnaíba. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, M. S. C. ; Alencar,A.E.J . Comportamentos Culturais Apresentados pela Comunidade de Tabuleiro que favorecem o Alto Índice de Escabiose. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, M. S. C. ; Ramos,A. A. . Dimensioanmento de Enfermagem em uma Unidade Terapia Intensiva 2012 (Anais Eletronico).

  • COSTA, M. S. C. ; Sousa, C. S. . Atuação do Enfermeiro no Gerenciamnto da Equipe de Enfermagem no Contexto Hospitalar do municipio de Parnaíba 2012 (Anais Eletronico).

  • COSTA, M. S. C. . As motivações para escolha do curso superior na área de enfermagem 2012 (Anais Eletronico).

  • COSTA, M. S. C. . mapeamento dos acidentes de transito na cidade de Parnaiba -Piauí 2012 (Anais Eletronico).

Outras produções

COSTA, M. S. C. . consultoria no processo de autorização do curso de graduação em enfermagem. 2008.

COSTA, M. S. C. . Atualização em Gestão Municipal na Área de Saúde. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    As motivações para escolha do curso superior na área de enfermagem, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria do Socorro Candeira Costa Seixas - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Piauí, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI. , Av. São Sebastião - s/n, João XXIII, 64204-020 - Parnaiba, PI - Brasil, Telefone: (86) 33231713, Fax: (86) 33211233, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2012

Faculdade Piauiense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente do Comitê de Gestão de Pesquisa, Carga horária: 2

Outras informações:
Presidente do Comitê de Gestão de Pesquisa da FAP Parnaíba

2009 - 2012

Faculdade Piauiense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Graduação em Enfermagem, Carga horária: 20

2009 - 2012

Faculdade Piauiense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2006 - 2007

Escola Técnica do SUS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Regional do Curso Técnico de ACS, Carga horária: 8

2015 - Atual

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico

2013 - 2015

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

2005 - 2012

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 6

2000 - 2001

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

2004 - 2016

Secretaria de Saúde do Estado

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor Enfermeiro, Carga horária: 30

Outras informações:
servidor cedido

Atividades

  • 03/2004

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, auditoria.

2004 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro Auditor, Carga horária: 40

2016 - 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente de Tratamento de Câncer

2011 - 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral de Controle Avaliação Regu

2007 - 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Controle e Avaliação, Carga horária: 40

2005 - 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Hospitais ,P.S e Pronto Atendimen, Carga horária: 40

2005 - 2005

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Controle e Avaliação, Carga horária: 40

2002 - 2004

Centro de Educação Profissonal São Camilo

Vínculo: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Enquadramento Funcional: Outro (Coordenadora Pedagógica), Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2002

    Ensino,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva

2003 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40

2002 - 2003

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2002

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Coletiva

2000 - 2001

Conselho de Secretarios Mun. de Saude

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

2013 - 2015

Prefeitura Municipal de Luis Correia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Saúde, Carga horária: 40

1997 - 2004

Prefeitura Municipal de Luis Correia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Saúde, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1997

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Sede.Cargo ou função, SECRETÁRIA DE SAÚDE DO MUNICIPIO.

1994 - 2005

Secretaria de Saúde do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1994

    Serviços técnicos especializados , Regional de Saúde Parnaíba, Prefeitura de Bom Princípio.Serviço realizado, ENFERMEIRA.

  • 11/1991 - 02/1993

    Direção e administração, Regional de Saúde Parnaíba, Hospital Local de Buriti dos Lopes.Cargo ou função, Diretora.

1994 - 1995

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INSTRUTORA SUPERVISORA, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1994 - 02/1995

    Direção e administração, Prefeitura de Parnaíba.Cargo ou função, INSTRUTORA SUPERVISORA DO PACS.

1993 - 2004

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ

Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1993

    Ensino,Disciplinas ministradas, PROFESSORA DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

1993 - 1994

Prefeitura Municipal de Cocal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INSTRUTORA SURPEVISORA, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/1993 - 07/1994

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde.Serviço realizado, INSTRUTORA SUPERVISORA DO PACS.

1989 - 1991

Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe do Serviço de Enfermagem

Atividades

  • 06/1989 - 11/1991

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Pronto Socorro Municipal.Cargo ou função, CHEFE DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM.

2014 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 8