Roberta Muriel Cardoso
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela FPL Educacional e Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é assessora, consultora de diversas Instituições de Educação Superior (IES) e ministra cursos por todo o Brasil sobre o tema da Avaliação e Qualidade em IES e Projeto Pedagógico de Curso. Tem vasta experiência em gestão de IES e em desenvolvimento de projetos especiais para a educação superior. É professora do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional e coordenadora adjunta das turmas especiais com ênfase em Organizações de Educação Superior. É autora de dois livros na área da educação: um sobre Plano de Desenvolvimento Institucional e outro sobre Avaliação.
Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2011 - 2015
Universidade de Sorocaba
Título: Avaliação e Acreditação no Desenvolvimento da Educação Superior no Brasil
, Ano de obtenção: 2015. José Dias Sobrinho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Administração
2003 - 2005
Faculdade Pedro Leopoldo
Título: Análise do Processo de Implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional, Ano de Obtenção: 2005
Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
Graduação em Letras
1995 - 1999
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Não existia exigência de monografia
Orientador: Não existia exigência de monografia
Formação complementar
2017 - 2017
Atualização e Capacitação para Profissionais do Ensino Superior. (Carga horária: 10h). , Edgar Jacobs Consultoria e Ensino, EDGAR JACOBS, Brasil.
2012 - 2012
Direito Educacional. (Carga horária: 11h). , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
2011 - 2011
Controle e Registro Acadêmico de IES. (Carga horária: 21h). , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
2010 - 2010
Registro Acadêmico para Coordenadores. (Carga horária: 21h). , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
2010 - 2010
Processo e Registro de Certificados e Diplomas. (Carga horária: 16h). , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Higher Education Development Program. (Carga horária: 32h). , Campbellsville University, CU, Estados Unidos.
2005 - 2005
Controle e Registro Acadêmico de IES. (Carga horária: 24h). , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
2001 - 2001
Elaboração de Projeto Pedagógico. , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
1999 - 1999
Seminário Internacional de Educação à Distância. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 1999
Controle e Registro Acadêmico de IES. , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
1998 - 1998
Administração Acadêmica e Universitária. , Consultoria de Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
1991 - 1991
Desenvolvimento de Trabalho em Equipe. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1990 - 1990
Técnias Modernas para o Ensino da Lingua Inglesa. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1990 - 1990
Técnias Modernas para o Ensino da Lingua Inglesa. (Carga horária: 4h). , Centro de Cultura Anglo Amaricana, CCAA, Brasil.
1989 - 1990
Extensão universitária em English as a Second Language. (Carga horária: 300h). , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
1978 - 1982
Inglês. (Carga horária: 360h). , Modern American Instituto, MAI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Consultoria de Gestão para Instituições de Ensinos Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Assessoria em Gestão Estratégica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Docência.
Organização de eventos
CARDOSO, R. M. . Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos. 2013. (Outro).
CARDOSO, R. M. . Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos. 2012. (Congresso).
CARDOSO, R. M. . Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos. 2011. (Congresso).
CARDOSO, R. M. . Higher Education Development Program. 2010. (Congresso).
CARDOSO, R. M. . Higher Education Development Program. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
Oficina Projeto de Extensão.Oficina Projeto de Extensão. 2022. (Oficina).
I Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão.Curricularização da Extensão um panorama nacional. 2021. (Seminário).
Encontros Transdisciplinares - Poesia na Academia.. 2020. (Encontro).
I Encontro de Egressos.A participação no Mestrado Profissional da FPL. 2020. (Encontro).
I Workshop Internacional Orientações Práticas para elaboração e publicação de artigos científicos - Universidade de Algar. 2020. (Seminário).
Workshop Internacional do Mestrado Profissional em Administração - Orientações Práticas para Elaboração e Publicação de Artigos Científicos. 2020. (Outra).
Controle e Registro Acadêmico. 2013. (Encontro).
IV Fórum Regional de Educação Jurídica - Região Sudeste.Os Progressos e Retrocessos na Avaliação dos Cursos de Direito. 2012. (Seminário).
Encontro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB.Avaliação Institucional. 2011. (Seminário).
Curso para Coordenadores, sob a ótica do Controle e Registro Acadêmico.A Informação na Avaliação. 2010. (Seminário).
O Impacto do ENADE na Formação e na Inserção do Aluno no Mercado de Trabalho.O Impacto do ENADE na Formação e na Inserção do Aluno no Mercado de Trabalho. 2010. (Encontro).
Política de Egressos.Política de Egressos. 2010. (Encontro).
XII Seminário sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas. 2010. (Seminário).
Avaliação Institucional e Avaliação de Cursos.Avaliação Institucional e Avaliação de Cursos. 2009. (Seminário).
Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior. 2008. (Seminário).
Capacitação para Coordenadores de Curso.A gestão de pessoas e equipes. 2005. (Encontro).
ENCONTRO PARA DISCUSSÃO DE DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES DO SINAES E CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO DE SUA EXECUÇÃO ? CAMPOS GERAIS.DIRETRIZES DO SINAES ? Sensibilização. 2005. (Encontro).
I Seminário de Avaliação Institucional.OS IMPACTOS INSTITUCIONAIS DO ENADE E DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2005. (Seminário).
Participação em bancas
GUIMARAES, E. H. R.;CARDOSO, R. M.; FAGUNDES, A. I. J.. Mudanças em Instituição em tempos de Covid-19: estudo de caso no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Rondonópolis MT. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
AMARAL, D. C. M.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; SANTOS, D. S.. Formação em Docência do Ensino Superior: Impactos na prática Docente dos Professores do Curso de Administração da Christus Faculdade do Piauí. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
CARDOSO, R. M.; PAULETTI, L. H. T.; GUIMARAES, E. H. R.; BREDA, F. A.. A fidelização do aluno em Instituições de Educação Superior. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
ALVES, P. H.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; CUNHA, D. M.. Avaliação de cursos e gestão de IES: proposição de aplicação do Diagrama de Tomada de Decisão de Tenório e Lopes (2010).. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
CAVALCANTE, N. S. A.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; OLIVEIRA, M. R. C. T.. Trajetória de construção dos Instrumentos de Avaliação do MEC para cursos de graduação: uma análise de suas contribuições para a gestão dos cursos.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
BARRETTO, C. E. M.; JEUNON, E. E.;CARDOSO, R. M.; RESENDE, L. C. B.. Inserção do Procurador Institucional - PI na Gestão Estratégica de Instituições de Educação Superior: um estudo na perspectiva de profissionais da área.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
BIBBO, C. C.; PEREIRA, F. C. M.;CARDOSO, R. M.; ALVES, R. C.. Atributos de uma Escola Inovadora: avaliação do grau de maturidade em inovação da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG/MG). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
DANIELLI, J. A.; FAVRETTO, J.; LAZZARONI, F.; SANTOS JUNIOR, S.;CARDOSO, R. M.. Requisitos à Implantação de Sistema para a Gestão de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
DAGOSTINI JUNIOR, L. C.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; CUNHA, D. M.. Gestão de Projetos e a ressocialização por meio do trabalho na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
AZEVEDO, S. S.; RAMALHO, W.; TEIXEIRA, L. A. A.;CARDOSO, R. M.. A Reputação da Faculdade de Pinhais na percepção do seu corpo discente. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo.
FERREIRA, M. A.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; BORBA, E. L.. Processo de Tomada de Decisão e Avaliação Docente em uma Instituição de Ensino Superior Particular de Minas Gerais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
OLIVEIRA JUNIOR, J. M.; GUIMARAES, E. H. R.;CARDOSO, R. M.; BORBA, E. L.. As estratégias inovadoras e o ressignificado do papel do gestor de Ensino Superior no processo de aprendizagem na modalidade EAD. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
COSTA JUNIOR, J. F.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; MENEZES, R. G.. A influência do ambiente de trabalho na motivação do corpo docente em uma instituição privada de Ensino Superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
OLIVEIRA, R. A.; VASCONCELOS, M. C. R. L.;CARDOSO, R. M.; BARBOSA, D. M.. Inovação no Currículo do Administrador: um estudo nas IES do Norte de Minas Gerais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
TOURINHO, C. C.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; CUNHA, D. M.. Inteligência Emocional na Gestão de Pessoas em uma Instituição de Educação Superior: o olhar do líder e do liderado. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional.
CARVALHO, V. P.;GIROLETTI, D.; CUNHA, D. M.;CARDOSO, R. M.. De Escola Agrotécnica a Instituto Federal - Campus Rio Pomba: contribuição para o desenvolvimento local. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
QUINTAO, G. M. B.; GUIMARAES, E. H. R.; OLIVEIRA, M. R. C. T.;CARDOSO, R. M.. Avaliação e monitoramento de Políticas Públicas de Assistência Estudantil: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
COSTA, F. R.;CARDOSO, R. M.; GUIMARAES, E. H. R.; CUNHA, D. M.. Os impactos da avaliação externa nos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
GUZZONI, A. L.; JEUNON, E. E.;CARDOSO, R. M.; CUNHA, D. M.. Do fabricante ao consumidor final: um estudo sobre estratégias organizacionais e o consumo de brinquedos.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
FERREIRA JUNIOR, M. S.; RAMALHO, W.;CARDOSO, R. M.; CUNHA, D. M.. Avaliação ex-post do Programa Gestão Escolar de Qualidade no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.
COUTO, E. P.; LARA, J. E.;CARDOSO, R. M.; MOURA, L. R. C.. Gestão de Processos e Alinhamento Estratégico: como ocorrem os processos e resultados em uma instituição de ensino?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo.
ROCHA JUNIOR, V. M.;GIROLETTI, D.CARDOSO, R. M.LIMA, R. J. C.. Terceiro Setor, Cidadania e Educação Integral: Avaliação do Projeto Ser Criança. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo.
PILLATT, F. R.; CALLAI, H. C.; SANTIAGO, A. R. F.;CARDOSO, R. M.. O Impacto da Avaliação Institucional no Desenvolvimento da Educação Superior Brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SOUZA, H. J. S.; SILVA, D. H. M. G.; LEMES, S. S.; Dr. José Luis Bizelli;CARDOSO, R. M.; RIBEIRO, D. R.. O processo de avaliação institucional externa à luz de uma perspectiva ética: um estudo de caso.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Doutorado) - Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara.
Orientou
A fidelização do aluno em Instituições de Educação Superior; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Formação em Docência do Ensino Superior: Impactos na prática Docente dos Professores do Curso de Administração da Christus Faculdade do Piauí; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Processo de Tomada de Decisão e Avaliação Docente em uma Instituição de Ensino Superior Particular de Minas Gerais; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Gestão de Projetos e a ressocialização por meio do trabalho na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A influência do ambiente de trabalho na motivação do corpo docente em uma instituição privada de educação superior; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA EM GESTORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI: o olhar do líder e do liderado; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Trajetória de construção dos Instrumentos de Avaliação do MEC para Cursos de Graduação: uma análise de suas contribuições para a gestão dos cursos; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Avaliação de cursos e gestão de IES: proposição de aplicação do Diagrama de Tomada de Decisão de Tenório e Lopes (2010); ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Os impactos da avaliação externa nos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Administração) - FPL Educacional, ; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A auto avaliação institucional e seus impactos: o caso da Faculdade ESUDA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Administração Acadêmica & Universitária) - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A subjetividade como um dos desafios nos atos regulatórios: um estudo de caso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Avaliação institucional ? ferramenta auxiliar de planejamento e controle de qualidade na IES ? relato de uma experiência; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ : ACREDITANDO EM SUA EFICIÊNCIA; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Avaliação externa: As comissões de avaliação agem como um ?bicho papão? ou isso é um mito?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - AVALIAÇÃO E GESTÃO INSTITUCIONAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ : ACREDITANDO EM SUA EFICIÊNCIA; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdade de Pinhais; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
CONTRIBUIÇÃO À Elaboração de um Instrumento para a Auto-Avaliação Institucional, na Dimensão 2 do MEC, com ênfase em ENSINO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
CONTRIBUIÇÃO À Elaboração de um Instrumento para a Auto-Avaliação Institucional, na Dimensão 2 do MEC, com ênfase em Pesquisa e Extensão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A AUTOAVALIAÇÃO NA UNIFENAS: INSTRUMENTO DE GESTÃO NA BUSCA DE MELHORIA DA QUALIDADE DO SERVIÇO EDUCACIONAL; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DISCENTE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADE DE MUDANÇAS: o case da FACENE/JP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA FACULDADE VALE DO CRICARÉ DA CIDADE DE SÃO MATEUS-ES, NO PERÍODO DE 2000-2005: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
A AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE DE MINAS ? FAMINAS-BH: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO EDUCACIONAL; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
AVALIAÇÃO CRÍTICA DAS PROPOSTAS DE IMPLANTAÇÃO FAZ FACULDADES ARNALDO ? ?CASO ARNALDO?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
PLANO DE CARREIRA DOCENTE - P C D UMA PROPOSTA COM FOCO NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FACULDADE ATUAL DA AMAZONIA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE MICHELANGELO: Uma Contribuição à Reflexão Auto-Avaliativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Administração Acadêmica e Universitária) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; Orientador: Roberta Muriel Cardoso;
Produções bibliográficas
-
AMARAL, D. C. M. ; CARDOSO, R. M. ; GUIMARAES, E. H. R. ; SANTOS, D. S. . Formação em docência do ensino superior: impactos na prática docente dos professores do curso de administração da Christus Faculdade do Piauí. Além dos Muros da Universidade - ALEMUR , v. 5, p. 1-20, 2020.
-
CARDOSO, R. M. ; GIROLETTI, D. . Educação para todos: da nova escola às jornadas de junho. Revista Gestão e Tecnologia , v. 18, p. 282-301, 2018.
-
CARDOSO, R. M. ; DIAS SOBRINHO, José . Os processos de avaliação no Brasil: o que foi proposto e o que ocorre de fato. COMCIÊNCIA (UNICAMP) , v. 165, p. 1-4, 2015.
-
CARDOSO, R. M. ; DIAS SOBRINHO, José . AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS. Série-Estudos (UCDB) , v. 37, p. 263-273-273, 2014.
-
CARDOSO, R. M. . A Avaliação e a SERES ? Novas definições. Gestão Universitária , v. 1, p. 6, 2012.
-
CARDOSO, R. M. . O QUE PARECE SER NÃO É!. Gestão Universitária , v. 1, p. 2, 2011.
-
CARDOSO, R. M. . Novos Instrumentos de Avaliação. Gestão Universitária , v. 1, p. 1, 2011.
-
CARDOSO, R. M. . Que Papelão! Mais uma vez.... GESTÃO UNIVERSITÁRIA , v. 2, p. 2, 2011.
-
CARDOSO, R. M. . Instrumentos de avaliação, núcleo docentes estruturantes (NDE) e legislação - mais confusão a caminho.... Gestão Universitária , v. 2, p. 1, 2010.
-
CARDOSO, R. M. . Avaliação? Contratem um cérebro, urgentemente!!!. Gestão Universitária , v. 1, p. 1, 2010.
-
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional - Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010. 1. ed. Belo Horizonte: Edição da autora, 2011. v. 500. 148p .
-
CARDOSO, R. M. . Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI: Análise do processo de implantação.. 1a. ed. Vila Velha - ES: Editora Hoper do Brasil., 2006. v. 1000. 184p .
-
CARDOSO, R. M. . O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA) previsto no novo Instrumento de Avaliação de Cursos e o Sistema ARCU-SUL. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, 21 maio 2015.
-
CARDOSO, R. M. . Quadro Resumo das Instruções Normativas SERES/MEC 2 e 3 de 2014. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, 30 jul. 2014.
-
CARDOSO, R. M. . Decreto nº 8.142, de 21 de novembro de 2013 - Comentado. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, 23 nov. 2013.
-
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. ; LEAO, C. . SINAES: DIFERENÇAS ENTRE A PROPOSTA E SUA IMPLANTAÇÃO. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, 13 nov. 2012.
-
CARDOSO, R. M. . Complexidade e caos na gestão. Revista CNT, 20 ago. 2004.
-
CARDOSO, R. M. . Complexidade e caos na gestão. Gestão Universitária.
-
CARDOSO, R. M. . O esperado caminho da avaliaçã. Gestão Universitária.
-
CARDOSO, R. M. . Onde está Wally. Gestão Universitária.
-
CARDOSO, R. M. . para frente, três para trás. Gestão Universitária.
-
CARDOSO, R. M. . OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM OS INDICADORES DE QUALIDADE. In: Seminário Internacional de Educação Superior - Formação e Conhecimento, 2014, Sorocaba - SP. Educação Superior e Avaliação - Anais Eletrônicos 2014. Sorocaba: Universidade de Sorocaba, 2014. v. 1. p. 1-8.
-
BENTO, J. M. ; GUIMARAES, E. H. R. ; CARDOSO, R. M. ; LIMA, C. P. . Simpósio Internacional de Gestão, Projeto, Inovação e Sustentabilidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARDOSO, R. M. . X Fórum Nacional de Metodologias Ativas - I Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, R. M. . Extensão Universitária. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. ; GIROLETTI, D. . Educação para todos: da Nova Escola às Jornadas de Junho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARDOSO, R. M. . Projetos Pedagógicos - Aspectos Relevantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Perspectivas para a Educação Superior no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . O Impacto do Enade na Formação na Inserção do Aluno no Mercado de Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . O impacto do Enade na Formação na Inserção do Aluno no Mercado de Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Palestra online sobre mudanças no Instrumento de Avaliação para Faculdades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Seminário Internacional de Educação Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, R. M. . Progressos e Retrocessos na Avaliação dos Cursos de Graduação em Direito no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . O Impacto do Enade na Formação na Inserção do Aluno no Mercado de Trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Política de Egressos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Enade na Formação e na Inserção do Aluno no Mercado de Trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, R. M. . Programa de Capacitação - Credenciamento de Instituições Não-Universitárias e Autorização de Cursos.. Belo Horizonte: Edições Técnicas de Administração Universitária, 2001 (Apostila).
-
CARDOSO, R. M. . Programa de Capacitação para o Plano de Desenvolvimento Institucional.. Belo Horizonte: Edições Técnicas de Administração Universitária, 2000 (Apostila).
-
CARDOSO, R. M. . Programa de Capacitação para Coordenadores - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos.. Belo Horizonte: Edições Técnicas de Administração Universitária, 1999 (Apostila).
Outras produções
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Reestruturação da oferta de graduação da UCSAL. 2020.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Hibridização das matrizes dos cursos da Faculdade Barretos. 2020.
CARDOSO, R. M. . Desenvolvimento de projetos de pós-graduação lato sensu. 2019.
CARDOSO, R. M. . Assessoria para protocolo no Ministério da Educação. 2019.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Desenvolvimento de um Projeto para uma Escola de Negócios. 2019.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Planejamento para a reestruturação da Faculdade. 2019.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para auxiliar na Gestão das Instituições de Educação Superior. 2019.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2019.
CARDOSO, R. M. . Assessoria para reestruturação dos projetos pedagógicos da UNAERP. 2018.
CARDOSO, R. M. . Processo de Transferência de Mantença e implantação de curso de graduação. 2018.
CARDOSO, W. M. ; CARDOSO, R. M. . Assessoria pra implantação de Educação a Distância na organização. 2018.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Assessoria para credenciamento de instituição de educação superior EAD. 2018.
CARDOSO, R. M. . Assessoria pra transformação de instituição de educação superior em Centro Universitário. 2018.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Assessoria para credenciamento de instituição de educação superior EAD. 2018.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Planejamento de EAD. 2018.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2018.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para auxiliar na Gestão das Instituições de Educação Superior. 2018.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Assessoria para credenciamento de uma Instituição de Educação Superior. 2018.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2017.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2017.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2017.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2017.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2017.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para auxiliar na Gestão das Instituições de Educação Superior. 2017.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2016.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2016.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2016.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2016.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2016.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2016.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2015.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2014.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2014.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2014.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2014.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2014.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2014.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2014.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2013.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2013.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2013.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2013.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2013.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2013.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2013.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2013.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superiorl. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2012.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2012.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2012.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2012.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2012.
CARDOSO, R. M. . Consultoria Gestão Educacional. 2011.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em Gestão Educacional. 2011.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em Gestão Educacional. 2011.
CARDOSO, R. M. . Assessoria para Instituições de Ensino Superior. 2011.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projeto e Processos. 2011.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projetos e Processos. 2011.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2010.
CARDOSO, R. M. . Consultoria para Instituições de Ensino Superior. 2010.
CARDOSO, R. M. . Assessoria de Projeto e Processos. 2010.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2009.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2009.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2009.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2009.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2009.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2009.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2008.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2007.
CARDOSO, R. M. . Consultoria em gestão Educacional. 2006.
FARIA, R. M. D. ; CARDOSO, R. M. . Projeto Pedagógico de um Curso de Medicina para protocolo. 2019.
CARDOSO, R. M. . Projeto de Curso. 2006.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 2005.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 2005.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 2004.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 2003.
CARDOSO, R. M. . Projeto de Curso. 2002.
CARDOSO, R. M. . Projeto de curso. 2002.
CARDOSO, R. M. . Reconhecimento de Curso. 2002.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 2001.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 2001.
CARDOSO, R. M. . Projeto de gestão para Centro Universitário. 2000.
CARDOSO, R. M. . Projetos de Cursos. 1999.
FARIA, R. M. D. ; CARDOSO, R. M. . Projeto de Pedagógico de um Curso de Medicina. 2022.
CARDOSO, R. M. . Revisão do Projeto Pedagógico de Direito da Faculdade Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo. 2022.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Projeto de Credenciamento de Instituição com autorização de 5 cursos. 2021.
CARDOSO, R. M. . Revisão de Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UNIDAVI. 2020.
CARDOSO, R. M. . Projeto de Hibridização dos cursos de graduação da UCSAL. 2020.
CARDOSO, R. M. . Relatório de Simulação de Avaliação do Curso de Medicina da Unidavi. 2020.
CARDOSO, R. M. ; COSTA, F. R. . Os impactos da avaliação externa nos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas. 2020.
CARDOSO, R. M. ; CAVALCANTE, N. S. A. . Trajetória de construção dos Instrumentos de Avaliação do MEC para Cursos de Graduação: uma análise de suas contribuições para a gestão dos cursos. 2020.
CARDOSO, R. M. ; ALVES, P. H. . Avaliação de cursos e gestão da IES: proposição de aplicação do Diagrama de Tomada de Decisão de Tenório e Lopes (2010). 2020.
CARDOSO, R. M. ; PAULETTI, L. H. T. . A fidelização do aluno em Instituições de Educação Superior: um estudo de caso do projeto Claretiano ? Centro de Carreira. 2020.
CARDOSO, R. M. . Projeto Pedagógico de Curso. 2018.
CARDOSO, R. M. . Projeto Pedagógico de Curso SKEMA. 2018.
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Sistema de Avaliação da Educação Superior do Estado de Minas Gerais. 2017.
CARDOSO, R. M. . Relatório de Visita Técnica. 2008.
CARDOSO, R. M. . Avaliação do Curso de Direito. 2007.
CARDOSO, R. M. . Pesquisa Conclui que Avaliação do Ensino Superior é Falha. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARDOSO, R. M. . Avaliação do Ensino Superior no Brasil é falha, conclui tese aprovada na Uniso. 2018. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CARDOSO, R. M. . Vivências e percursos formativos em nível de doutorado: encontro com profissionais de sucesso no mercado educacional.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARDOSO, R. M. . A Avaliação de Instituições de Educação Superior no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARDOSO, R. M. ; ROSA, M. R. . Cultura Avaliativa para Resultados. 2023. .
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Programa de Formação de Gestores da Faculdade Santa Casa de Belo Horizonte. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Curso de formação executiva para gestor de Instituição de Educação Superior. 2022. .
CARDOSO, R. M. . Curso sobre Projeto Pedagógico de Curso. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Formação Executiva - curso. 2022. .
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Curricularização da Extensão para FCABC. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . CURSO SOBRE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE GRADUAÇÃO. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . Curso de Curricularização da Extensão para o Senai de Goiás. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Curso de Curricularização da Extensão para os associados da AMPESC. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Curricularização da Extensão IFRR. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Curricularização da Hibridização da Graduação - IFTM. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . Curso sobre Projeto Pedagógico de Curso. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . MBA - Administração Acadêmica e Universitária - Módulo Processos Avaliativos e Regulatórios. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional - Formação de PI. 2020. .
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2020. .
CARDOSO, R. M. ; CARDOSO, W. M. . Programa de Formação de Gestores da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. 2020. .
CARDOSO, R. M. . MBA- Administração Acadêmica e Universitária - Eixo de Avaliação Institucional. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDOSO, R. M. . Oficina de Curricularização da Extensão. 2019. .
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2018. .
CARDOSO, R. M. . ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2018. .
CARDOSO, R. M. . MBA Administração Acadêmica e Universitária. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Educativa. 2018. .
CARDOSO, R. M. . Curso Projeto Pedagógico de Curso. 2017. .
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2017. .
CARDOSO, R. M. . Capacitação para Coordenadores de Curso. 2017. .
CARDOSO, R. M. . Revista Gestão e Tecnologi. 2017. (Parecerista).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional - Encontro para Comissão Própria de Avaliação - CPA. 2016. .
CARDOSO, R. M. . Gestão das Relações com o MEC/INEP: Regulação, Avaliação e Supervisão no contexto do SINAES. 2016. .
CARDOSO, R. M. . Formação para Pesquisadores Institucionais. 2015. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2015. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2014. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2014. .
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2013. .
CARDOSO, R. M. . Projeto Pedagógico de Curso. 2013. .
CARDOSO, R. M. . Formação in Company para Gestores de IES. 2013. .
CARDOSO, R. M. . Curso de Avaliação Institucional. 2013. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2013. .
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2012. .
CARDOSO, R. M. . Projeto Pedagógico de Curso. 2012. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2012. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2012. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2011. .
CARDOSO, R. M. . Curso Avaliação Institucional. 2011. .
CARDOSO, R. M. . MBA - Administração Acadêmica e Universitária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Programa de Capacitação de Coordenadores de Curso- PGU. 2009. .
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional na modalidade a distância. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Avaliação de IES e Avaliação de Curso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Gestão Profissional e Avaliação em IES. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Encontro sobre as Novas Normas de Regulação do MEC.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Seminário ENADE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . MBA - Administração Acadêmica e Universitária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDOSO, R. M. . CURSO SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA FINS DE CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . Dinâmica de Avaliação Institucional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA FINS DE CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Curso sobre Avaliação Institucional e de Cursos, PDI e Marketing Educacional: Ferramentas para a gestão integrada de IES... 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . OS ÍNDICES DO MEC: CÁLCULOS E ASPECTOS JURÍDICOS RELACIONADOS AO CPC E IGC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Dinâmica de Avaliação Institucional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional e Avaliação de Curso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA FINS DE RECREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Encontro Sobre Avaliação Institucional, Reconhecimento de Cursos e Marketing Educacional.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Oficina de Avaliação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . MBA - Administração Acadêmica e Universitária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDOSO, R. M. . Programa de Capacitação para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos,. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Capacitação para Coordenadores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Encontro para Discussão da aplicação e Análise dos Instrumentos de Avaliação e a Construção dos Relatórios para o INEP/MEC.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Encontro presencial para análise prática sobre a aplicação das tecnologias e da legislação vigente sobre educação a distância.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . Avaliação Institucional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, R. M. . Proposta de Auto-Avaliação e Planejamento para sua Execução. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . O Empreendimento Educacional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . DIRETRIZES DO SINAES ? Sensibilização. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, R. M. . MBA - Administração Acadêmica e Universitária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Avaliação e Gestão nas Organizações Privadas de Educação Superior, Descrição: Este projeto visa desenvolver estudos sobre a avaliação das Organizações de Educação Superior e seus impactos na gestão destas organizações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Roberta Muriel Cardoso - Coordenador / Eloísa Helena Rodrigues Guimarães - Integrante / Maria Celeste Reis Lobos Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Ciências Humanas Esuda - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Carta Consulta Ltda. , Rua Aníbal Andrade Câmara, 100, Planalto, 31720-540 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34942713, Fax: (031) 34942713, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - Atual
Carta Consulta LtdaVínculo: Sócia-Proprietária, Enquadramento Funcional: Assessoria, Consultoria e Cursos, Carga horária: 40
Outras informações:
Esta é a empresa em que estou atualmente como sócia. É uma empresa que foi criada em 1998 e é especializada em Gestão de Instituições de Ensino Superior.
2016 - Atual
Fundação Pedro LeopoldoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Programa, Carga horária: 40
Outras informações:
Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo
2013 - Atual
Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo JanssenVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-Graduação, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora da Pós-Graduação lato sensu do curso de Administração Acadêmica e Universitária, curso em parceria com a Carta Consulta. Professora da disciplina Avaliação Institucional.
2004 - 2005
Faculdade Pedro LeopoldoVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso de Pós Graduação, Carga horária: 10
2004 - 2008
Faculdades Integradas de Pedro LeopoldoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Professora em alguns módulos do Curso de Especialização MBA em Administração Acadêmica e Universitária das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.
2011 - 2013
FACULDADE DE PINHAISVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora da Pós-Graduação lato sensu do curso de Administração Acadêmica e Universitária, curso em parceria com a Carta Consulta. Professora da disciplina Avaliação Institucional.
1995 - 1997
CONSULTORIA DE ASSUNTOS EDUCACIONAISVínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
2011 - 2012
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas GeraisVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado do Mestrado
Outras informações:
Ministrou disciplina Avaliação Institucional no Mestrado - Carga Horária 30 horas.
1990 - 1994
Centro de Cultura Anglo AmericanaVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 36
Outras informações:
Atuei também nesta Instituição como Professora de 1990 a 2002.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberta Muriel Cardoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?