Eglecy do Rocio Lippmann

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1983) e Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná (1986), Especialização em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti/Paraná (1992) e Mestrado pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (2002). Professora aposentada - Assistente D da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e da Educação Básica na rede pública estadual do Paraná (SEED/Pr). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte - Ensino da Arte. Exerceu funções profissionais como: Coordenadora da área de Artes no Núcleo Regional de Educação de Guarapuava(1990 a 1997), na capacitação para docentes em Arte (1988 a 2014) da rede estadual, municipal e particular de ensino, Diretora de Cultura (2007), Coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2008 e 2012), Chefia do Departamento de Arte (2005/2012/2019), Coordenadora da Licenciatura em Arte, modalidade a Distância (2018), Coordenadora Pedagógica do Programa de Extensão Rede Arte na Escola - Pólo Unicentro ((2011 a 2015) e Diretora do Grupo de Teatro "Luz" da APADEVI - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava (2008 a 2016). Tem experiência na área de Artes e Educação Especial, com ênfase em Arte e Educação, nos temas: educação, arte, ensino, inclusão e deficiência visual. Recebeu os títulos: Certificado como Mulher Destaque na área de Educação - Soroptimist - Região Brasil (2007); Premiação do Concurso de Arte Inclusiva, versão Albertina Brasil, atingindo a maior nota de apresentação artístico cultural do sul do Brasil - Ministério da Cultura (2011); "Mulher Cidadã" - Câmara Municipal de Guarapuava (2012), Votos de Louvor e Congratulações - Câmara Municipal de Curitiba (2023), Moção de Aplausos e Congratulações - Poder Legislativo/ Guarapuava (2023)

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado

2000 - 2002

Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos
Título: Arte Inclusive, Ano de Obtenção: 2007
Paulo Ricardo Ross.Palavras-chave: arte-educação; deficiente visual; inclusão.

Especialização em Educação Fundamentada na Arte

1992 - 1994

Faculdade Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti

Graduação em Educação Artística

1983 - 1986

Faculdade de Artes do Paraná

Graduação em Pedagogia

1979 - 1983

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Formação complementar

2008 - 2008

Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná. (Carga horária: 952h). , Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.

1985 - 1986

Estudos Adicionais. (Carga horária: 1088h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Didática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Estágio Supervisionado.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTE-EDUCAÇÃO.

Organização de eventos

LIPPMANN, E. R. ; GOMES, E. D. ; CEBULSKI, M. C. . Mostra de Arte. 2016. (Exposição).

LIPPMANN, E. R. . IX Simpósio de Arte-Educação: Confluências. 2012. (Outro).

CUNHA, C. M. ; Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Margarida Gandara Rauen ; Nara. M. W. Górski . VIII Simpósio de Arte-Educação. 2010. (Outro).

CUNHA, C. M. ; Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski ; Margarida Gandara Rauen . IV SIMPÓSIO DE ARTE- EDUCAÇÃO. 2008. (Outro).

LIPPMANN, E. R. . Mostra de Artes. 2007. (Exposição).

LIPPMANN, E. R. ; MANFREDINI, R. C. . IV FEDAG - Festival de Dança de Guarapuava. 2007. (Festival).

LIPPMANN, E. R. . XXI Encontro da Arte Folclórica. 2007. (Outro).

LIPPMANN, E. R. . XVII FETECO - Festival de Teatro da Unicentro. 2007. (Festival).

LIPPMANN, E. R. . IV Simpósio de Arte Educação. 2006. (Outro).

LIPPMANN, E. R. . III Simpósio de Arte Educação. 2005. (Outro).

LIPPMANN, E. R. . II Simpósio de Arte educação. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Mostra de Arte DEART.Saboreando Saberes. 2021. (Outra).

Professoras Frereando - Encontro Facebook.Constructos Sensíveis. 2021. (Encontro).

Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens. Re-vistas e La mentos: Grupo de teatro "LUZ" da APADEVI/Guarapuava. 2019. (Congresso).

Semana de Inclusão.Deficiência Visual. 2016. (Seminário).

E Agora Professor, Você tem um aluno cego.Participante. 2013. (Outra).

II Encontro Rede Sul Arte na Escola e II Encontro de Grupos de Estudos Arte na Escola da Região. 2012. (Encontro).

IX Simpósio de Arte-Educação: Confluências.Mesa Redonda: "Em foco: Arte-Educação em Guarapuava". 2012. (Simpósio).

"Arte/Educação Contemporânea: uma proposta de Educação Continuada."Experiência com as quatro linguagens". 2011. (Encontro).

I Simpósio de Educação Infantil - SEDIUNI.Oficina:O ensino de música na Educação Infantil. 2011. (Simpósio).

Projeto de Extensão: "Arte/Educação Contemporânea: uma proposta de Educação Continuada"."Sonoridade numa proposta dialógica para o ensino da arte". 2011. (Outra).

Seminário de Educação Musical.Música na Diversidade. 2011. (Seminário).

Seminário de Educação Musical.Música na Diversidade. 2011. (Outra).

XXIV Encontro Nacional da Rede Arte na Escola. 2011. (Encontro).

28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul."Arte/Educação Contemporânea: uma proposta de Educação Continuada. 2010. (Seminário).

2º Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do Corpo e da Arte".Ouvinte. 2010. (Seminário).

Curso do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE.Espeficidades da Área Visual. 2010. (Encontro).

I Simpósio de Educação Infantil.Ofinia: Música na Diversidade. 2010. (Oficina).

Seminário Interinstitucional de Educação Musical.Oficina: Música na Diversidade. 2010. (Seminário).

V Semana dos Normalistas.Palestra: "Por uma Educação Sensível". 2010. (Encontro).

Curso: "As chaves do Corpo e daMente no Sistema Body Mind Talk. 2009. (Outra).

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E XIII SEMANA DE PEDAGOGIA.Curso: Arte e IInclusão. 2009. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação e XIII Semana de Pedagogia.Arte e educação. 2009. (Seminário).

Projeto de Extensão: "Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: análise e implementação na rede estadual do Núcleo Regional de Guarapuava.Palestra: "Arte Educação". 2009. (Encontro).

XXIII Encontro Nacional da Rede Arte na Escola. 2009. (Encontro).

Forum das Humanidades (For-hum) 2008: Humanidades: Diálogos e Saberes."Arte como possibilidade de inclusão. 2008. (Outra).

I Salão de Extensão: estabelecendo diálogos, construindo perspectivas.Rede Arte na Escola Pólo/UNICENTRO. 2008. (Outra).

Programa de Desenvolvimento Educacional.Espeficidades da Área Visual. 2008. (Encontro).

Projeto "Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná".Diretrizes Curriculares de Arte para os anos finais do ensino fund. e médio. 2008. (Oficina).

XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro Oeste do Paraná SECOP.Arte na diversidade. 2008. (Seminário).

Teoria e Prática da Terapia Energética Corporal. 2007. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais. 2007. (Congresso).

XX Encontro Nacional da Rede Arte na Escola. 2006. (Encontro).

4ª MUSARTE: A Chave para a criação.Apresentação do projeto "Rede Arte na Escola". 2005. (Outra).

Encontro de professores.Palestra: A Educação pela humanização estética. 2005. (Outra).

III Se´minário Integração.Palestra: "Pais e filhos: o caminho a percorrer para uma adolescência tranqüila". 2005. (Seminário).

III Simpósio de Arte Educação.Colóquio: Contextualizando a Arte na educação escolar. 2005. (Simpósio).

XV Festival de Inverno de Antonina.Oficina de Educação e Arte. 2005. (Outra).

Encontro de Pais e Professores.Palestra: A Educaçãocomo processo de Humanização. 2004. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

Lugares do Olhar.Lugares do Olhar. 2004. (Encontro).

III Seminário Integração: Pais e Filhos: o caminho a percorrer para uma adolescência tranqüila.Palestra: Educação pela Humanização dos Sentidos. 2003. (Outra).

I Simpósio de Arte-educação.I Simpósio de Arte Educação. 2003. (Simpósio).

Programa Didática em Ação - PRODEA.Educação Inclusiva na Universidade. 2003. (Outra).

Palestra para Educação Inclusiva.Palestra: Avaliação Pedagógica na área de Deficiência Visual. 2001. (Outra).

XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica.XIII Seminário de Pesquisa. 2001. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento.Curso: Uma prática para o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências: Aprendizagem e Projetos. 2000. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento.Curso: A Construção de Jogos a Partir do Desafio de Lógica. 2000. (Outra).

Congresso Internacional sobre Inteligências Múltiplas. Congresso Internacional sobre Inteligências Múltiplas. 1999. (Congresso).

V Jornada Curitibana de Educação Infantil e Ensino Fundamental.Jornada de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 1999. (Outra).

Curso de capacitação para professores.Curso de Capacitação para professores de Educação Artística. 1998. (Outra).

Encontro Estadual de Educação Especial.Encontro "Identificação e Alternativas para o Atendimento com Altas Habilidades. 1998. (Encontro).

II Fórum de Educação Especial das IES.Fórum de Educação Especial das IES. 1998. (Outra).

III Congresso Íbero Americano de Educação Especial. Congresso Íbero Americano de Educação Especial. 1998. (Congresso).

Palestra "Pedagogia Histórico-Crítica" - Dr. Demerval Saviani.Palestra: Pedagogia Histórico-Crítica. 1997. (Outra).

6º Festival de Inverno da UFPR.Festival de Inverno de Antonina. 1996. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento.Curso de Aperfeiçoamento e Reformulação da Avaliação. 1996. (Outra).

Encontro de Capacitação.Encontro de Capacitação do Projeto de Escolarização dos Professores Leigos. 1996. (Outra).

II Seminário do DEE/NRE.II Seminário do DEE/NRE e APAEs delegadas. 1996. (Seminário).

Seminário Estadual de Educação Artística.Seminário Estadual de Educação Artística. 1996. (Seminário).

Encontro de Educação Especial.Encontro com as equipes de ensino de Educação Especial. 1995. (Encontro).

Seminário de Educação Especial.I Seminário Paranaense de Educação Especial. 1995. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento.Programa de Capacitação do Magistério - Ano III. 1994. (Outra).

Encontro Estadual.XXXIII Encontro Estadual das APAEs. 1994. (Encontro).

V Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação Educacional da Pessoa Port. de D.V..Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação Educacional. 1994. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento.Programa de Capacitação Magistério - Ano II - Educação Artística. 1993. (Outra).

Encontro de Arte.III Encontro de Arte em Educação Especial. 1993. (Encontro).

ELEA/92.Encontro Latino-americano de Educação através da Arte. 1992. (Encontro).

I Festival Paranaense de Arte sem barreiras.I Festival Paranaense de Arte. 1992. (Outra).

I Festival Paranaense de Arte sem barreiras.I Festival Paranaense de Arte. 1992. (Outra).

Programa de Capacitação.Programa de Capacitão Magistério - Ensino de 1º e 2º Graus - Educação Artística. 1992. (Encontro).

Programa de Capacitação do magistério - Ensino de 1º e 2º Graus - Educação Artística.Programa de Capacitação do Magistério. 1992. (Outra).

1ª Semana Paranaense de Arte Educação Museu Alfredo Andersen.1ª Semana Paranaense de Arte-Educação. 1991. (Outra).

1ª Semana Paranaense de Arte Educação Museu Alfredo Andersen.1ª Semana Paranaense de Arte-Educação. 1991. (Outra).

Semana Paranaense de Arte-Educação.1ª Semana Paranaense de Arte Educação. 1991. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Artística.Curso de Reorganização da Escola Básica de 3ª e 4ª série - Educação Artística. 1989. (Outra).

Curso de extensão.Curso "A arte de separar-se". 1989. (Outra).

Encontro de Educação Artística.Encontro dos Professores de Educação Artística 2º Grau. 1989. (Encontro).

Seminário de Marketing Cultural.1º Seminário de Marketing Cultural. 1989. (Seminário).

Treinamento e Capacitação de Agentes Culturais.Treinamento e Capacitação de Agentes Culturais. 1989. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento.Curso "Entendendo o Adolescente". 1988. (Outra).

Curso de extensão.Curso "Como manipular recepção de texto: um desafio de professores e pais". 1988. (Outra).

Curso de Extensão.Curso "Nome da Rosa". 1988. (Outra).

II Encontro de Educação Artística no 2º Grau.II Encontro de Educação Artística. 1988. (Encontro).

II ENCONTRO- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO 2º GRAU.II Encontro - Educação Artística no 2º Grau. 1988. (Encontro).

III Encontro de Educação Artística no 2º Grau.III Encontro de Educação Artística. 1988. (Encontro).

Estudos Adicionais - Área de Deficiência Visual.Curso: Estudos Adicionais. 1986. (Outra).

Curso de Inglês.Curso: Yázigi English Program. 1985. (Outra).

2º Seminário Internacional de Música.2º Seminário Internacional de Música. 1984. (Seminário).

Atualização à Didática e Metodologia da Música - H. J. Koellreutter.Atualização à Didática e Metodologia da Música. 1984. (Outra).

Curso de Folclore.Curso de "Folclore". 1983. (Outra).

4º Simpósio de História Regional.4º Simpósio de História Regional "Imigração e Colonização. 1982. (Simpósio).

Curso Internacional de Verão de Brasília.VII Curso Internacional de Verão de Brasília. 1982. (Outra).

Curso de Extensão.Curso "Distúrbios da Escolaridade". 1981. (Outra).

Curso de Música.Curso "As cores brincam com as teclas". 1981. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento.Curso de Metodologia Intelectual. 1980. (Outra).

Curso Fundamental de Música.Curso de Teoria Musical e Solfejo. 1980. (Outra).

Curso de Extensão.Curso "O Conto Português". 1979. (Outra).

Curso de Extensão.Curso "Aspectos Econômicos e Sociais e Artísticos do Brasil de 1500 à 1922. 1978. (Outra).

Curso de Extensão.Curso "Psicologia da Liderança e Personalidade". 1978. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Eliane Terezinha Antunes

LIPPMANN, E. R.. Referências sobre a Inclusão Escolar do Deficiente Auditivo na Visão do Professor. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial sob Enfoque da Educação Inclusiv) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Jussara Sant'Ana

LIPPMANN, E. R.. Dificuldades de Aprendizagem: Necessidades Educacionais Especiais de Ensino. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

Aluno: Katiane Marconato

LIPPMANN, E. R.. O Papel da Linguagem no Desenvolvimento Humano: Questões Relativas à Surdez. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

Aluno: Rudinez Maria Stasiak Jadoski

LIPPMANN, E. R.. Alfabetização de Alunos com Deficiência Mental. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

Aluno: Solange Antunes de Lima

LIPPMANN, E. R.. O Papel do Professor Itinerante Domiciliar na Educação. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Daiane Solange Stoeberl da Cunha; MEL, D. P.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; CUNHA, C. M.; Nara. M. W. Górski. Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo; Simone do Rocio Cit;LIPPMANN, E. R.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público de Professor de Ensino Superior não Titular para Provimento do Cargo de Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo; Déa Maria Ferreira Silveira. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Ensino Superior. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

CUNHA, C. M.; André Acastro Egg; Simone do Rocio Cit;LIPPMANN, E. R.. Membro Suplente da Banca Examinadora do Cncurso Público de Provas para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior Não Titular da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. 2006.

LIPPMANN, E. R.. Teste Seletivo para professores colaboradores na disciplina de dança. 2004. Universidade Estadual do Centro Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Daiane Solange Stoeberl da Cunha; CEBULSKI, M. C.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2025. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.. O Processo de Inclusão dos Estudantes com Baixa Visão no Ensino Superior. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha;LIPPMANN, E. R.; CUNHA, C. M.. Banca da Primeira Etapa da Avaliação de Desempenho Docente para Aquisição da Estabilidade no Cargo de Provimento Efetivo de Concurso Público para a Carreira do Magistério Público do Ensino Superior. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha; Nara. M. W. Górski;LIPPMANN, E. R.. Banca Examinadora do Teste Seletivos para Professores Colaboradores. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; CUNHA, C. M.; Daiane Solange Stoeberl da Cunha. Presidente da Banca da Primeira Etapa da Avaliação de Desempenho Docente. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Déa Maria Ferreira Silveira; MACHADO, C. A.;LIPPMANN, E. R.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha;LIPPMANN, E. R.; SILVA, A. J.. Membro da Banca da Segunda Etapa da Avaliação Docente. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha;LIPPMANN, E. R.; Cristine Roberta Piassetta Xavier. Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha;LIPPMANN, E. R.; Daniel de Oliveira Gomes. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Nara. M. W. Górski; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo. Banca do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Ruth Rieth Leonhardt;LIPPMANN, E. R.. Avaliação de Desempenho Docente para Elevação de Nível. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Margarida Gandara Rauen; MELLO, C. J.. Avaliação de Desempenho Docente para a Aquisição da Estabilidade no Cargo de Provimento Efetivo em Virtude de Concurso Público. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Daiane Solange Stoeberl da Cunha; Adriana Vaz. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2008.

LIPPMANN, E. R.. Comissão Julgadora do IV Festival da Paródia Ecológica. 2008. Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Anízia Costa Zych; CUNHA, C. M.; Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby;LIPPMANN, E. R.. Membro Suplente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Margarida Gandara Rauen; MELLO, C. J.;LIPPMANN, E. R.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.. Jurada do VII Festival Regional "Nossa Arte". 2007. Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - Imbituva.

Margarida Gandara Rauen; MELLO, C. J.;LIPPMANN, E. R.. Avaliação de Desempenho Docente para aquisição de Estabilidade de Professor. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Dalnei Bagatin Pereira; Déa Maria Ferreira Silveira;LIPPMANN, E. R.. Membro Titular da Banca Examinadora do Teste Seletivo para professores Colaboradores. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIPPMANN, E. R.; Ana Lúcia Crisóstemo; CELSO, M.. Comissão Julgadora Festival da MúsicaEcológico. 2006. Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

LIPPMANN, E. R.. Banca avaliadora de monografia. 2004. Universidade Estadual do Centro Oeste.

LIPPMANN, E. R.. Teste Seletivo para Professores Colaboradores na disciplina de Música. 2004. Universidade Estadual do Centro Oeste.

LIPPMANN, E. R.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores na disciplina de Fundamentos da Educação. 2003. Universidade Estadual do Centro Oeste.

Orientou

Patrícia Rickli Eurick Sobjak

Jogos na Educação Infantil; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Giselli Cristiane da Silva

Alfabetização: uma reflexão necessária; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Terezinha Antonia de Souza

A dependência química e a escola; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Anna Paula Cailot

A influência da musicoterapia na auto-estima e sociabilização de um PNE; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Elizete Anzolin de Souza Lima

A construção do conhecimento na área visual; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Sandra Aparecida Ribeiro Borges

O deficiente visual e o processo de ensino-aprendizagem; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Cristiane de Cássia Kramer

A intervenção da musicoterapia na criança autista; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Kellen Krüger

TDAH e Hiperatividade: A Contribuição da Educação Especial como Recurso de Atendimento; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Márcia Mara Freitag Zampier

O Afeto e o Diálogo na Educação de Alunos com Necessidades de Apoio Generalizado; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Ruth Maria Pedrozo Lippmann

Alunos Cegos nas Aulas de Recreação; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Ruth Maria Pedrozo Lippmann

Alunos Cegos nas Aulas de Recreação; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Ana Claudia de Oliveira

A arte na Educação: uma reflexão sobre o aprender; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Leandro José Rodrigues

O ensino da matemática p/ pessoas com necessidades especiais; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Sandra Andréia Silva Padilha

A música como possibilidade de uma alfabetização integradora; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Centro Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

MICHELE DE FREITAS

A Arte corporal no desenvolvimento da pessoa deficiente mental moderada e severa; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Dm) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Luciana do Rocio Xavier das Chagas

Dos brinquedos cantados à dança no desenvolvimento da pessoa portadora de necessidades especiais; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Dm) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Evelyn Viccari

Por uma Educação Sensível; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Aline Canto dos Santos

Contribuições do Ensino Da Autonomia e do Ensino da Música; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Viviane poli

O Ensino de Artes Visuais na Educação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Denise Basso Pesk

Propostas Inovadoras na música na década de 70; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Edilton R

Almeida, Edite Apª Raimondo e Leila Mª da Silva; A importância do ensino da arte na Educação; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Eucaris Gonçalves Rocha e Liliam de Fátima Boquai

Indisciplina: um desafio vivido na escola; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Débora de Ramos

Contribuições da Arte de 1ª a 4ª série; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Débora de Ramos

Contribuições da Arte de 1ª a 4ª série; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Débora de Ramos

Contribuições da Arte de 1ª a 4ª série; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Lucinéia Maria Lazaretti

Múltiplas Inteligências; Múltiplos Caminhos: Uma proposta na Educação Infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Mauren Dayse de Lima

Fazendo Arte na Sala de Aula: O papel do Ensino das Artes na Educação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Scheila Maria de Caldas Hyczy

Dificuldades de Aprendizagem na leitura e na escrita: um enfoque neuropsicológico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Vanderleia de Sant'Ana Bonin

A inclusão de Portadores de Necessidades Especiais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Eucaris Gonçalves Rocha e Lílian de Fátima Boquai

Indisciplina: Um desafio vivido na escola; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Adriana Garcia

"A inclusão do portador de necessidades especiais no mercado de trabalho"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Arlete de Lima

Educação Inclusiva: um novo desafio para o ensino superior; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Célia A

Cordeiro; A prática de Inclusão nas creches no município de Pinhão; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Claudinéia C

domingues; Apae rural: um desafio para a educação; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Lucélia L

Rissini; Acesso e permanência dos portadores de necessidades especiais na Universidade Estadual do Centro-Oeste; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Jussára Santana

Principais obstáculos para a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino fundamental; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Daiane Solange Stoeberl da Cunha

A música na vida escolar da criança; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Beatriz Silva Machado de Souza

Tutoria Discente; 2019; Orientação de outra natureza; (Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Ana Rhubia Kloster Grube

Tutoria Discente; 2019; Orientação de outra natureza; (Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Thomas Moser Kubisty

Monitoria da Disciplina de Arte e Ensino I; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Beatriz Silva Machado de Souza

Tutoria Discente; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Caio Eduardo Kulkamp de Paula

Tutoria Discente; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Camila Trombella Bertussi

Tutoria Discente; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Flaviane Mugnol do Nascimento

Monitoria em Arte e Ensino I; 2016; Orientação de outra natureza; (Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Loraci Soares Chaise

Organização da Educação Especial, compreensão da concepção de deficiência na Perspectiva Inclusiva; 2014; Orientação de outra natureza - Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Eliane Bernardo da Silva Alves

Dimensão Histórica e os Fundamentos Teórico-Metodológicos do ensino da Arte; 2014; Orientação de outra natureza - Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

MARLENE RAMPANELLI

Arte, cultura e Sociedade e as diversas teorias da Arte que estabelecem referências sobre sua função social; 2014; Orientação de outra natureza - Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski

Educação Especial e diversidade; 2013; Orientação de outra natureza - Secretaria de Estado da Educação; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Maressa de Oliveira Macedo

Estágio Supervisionado em Artes para o Ensino Médio; 2012; Orientação de outra natureza; (Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Acadêmicas estagiárias do projeto

Projeto de Extensão: "Arte/Educação Contemporânea: uma proposta de Educação Continuada"; 2011; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Terezinha Aparecida Jaskiw

Artigo e Material Didático; 2011; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Tutores do Projeto

Orientação no projeto de extensão "Arte/Educação Contemporânea: uma proposta de Educação Continuada"; 2011; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Sirlei de Fátima Deda

Didática Aplicada ao Ensino da Arte; 2011; Orientação de outra natureza; (Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Marinês Carneiro Rocha

Monitoria na Disciplina de Didática Aplicada ao Ensino da Arte; 2010; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Sandra Zanotto Cottet

Artigo e material didático do PDE - Programa PDE/UNICENTRO; 2010; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Elza Aparecida Bueno Lis

Material didático e Artigo; 2009; Orientação de outra natureza; (Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Elza Aparecida Bueno Liz

O Ensino da Arte e a Formação de Docentes; 2008; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Luiza Mara Motta dos Santos

Canto porque me encanta cantar; 2008; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Mizael Luiz Vitor

Monitoria; 2008; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Gilcimara Juliana Gabriel

Tutoria Discente; 2007; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Gilcimara Juliana Gabriel

Orientadora de Tutoria; 2007; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Carlos Henrique Feller

Curso de Composição Musical e Ofcina Optativa de Música do Século XX; 2006; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Franciane de Lima Silveira

Monitoria na disciplina de Didática Aplicada ao Ensino da Arte; 2006; Orientação de outra natureza; (Arte-educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eglecy do Rocio Lippmann;

Produções bibliográficas

  • LIPPMANN, E. R. ; Viginheski, Lúcia Virgínia . Vestibular: O Desafio da Inclusão na Exclusão. Analecta (UNICENTRO) , UNICENTRO, v. 1, n.5, p. 35-42, 2004.

  • LIPPMANN, E. R. . Arte Inclusive. ANALECTA, UNICENTRO, v. 3, n.2, p. 9-17, 2002.

  • LIPPMANN, E. R. . Re Vistas & La Mentos.... 1. ed. São Carlos: Pedro&João Editores, 2023. v. 300. 76p .

  • LIPPMANN, E. R. . Fundamentos da Música - Pressupostos da Sonoridade. 1. ed. Guarapuava: Editora da Unicentro, 2012. v. 01. 54p .

  • LIPPMANN, E. R. ; CALDAS, F. ; CEBULSKI, M. C. . Banqueteando Saberes. In: Daiane Solange Stoeberl da Cunha; Desirée Paschoal de Melo; Graziela Guadagnini. (Org.). Banqueteando Saberes:pesquisa e ensino da arte. 1ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2022, v. 1, p. 42-60.

  • LIPPMANN, E. R. . Exercício artístico: Revistas e Lamentos, Grupo de Teatro Luz. Educação no Século XXI - Volume 26 Especial Inclusiva. 1aed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 26, p. 115-118.

  • LIPPMANN, E. R. . Educação numa perspectiva estética... e estésica!. In: Sônia Maria dos Santos Marques; Eliana Maria Magnani; Caroline Machado Cortelini; Berenice Lurdes Borssoi; Alexandra Vanessa de Moura Baczinski; Janaina Damasco Umbelino. (Org.). Conhecimentos, (Re)Construções e Práticas Pedagógicas. Ied.Francisco Beltrão: Gráfica Artes Gráficas Grafit, 2010, v. C749, p. 45-61.

  • LIPPMANN, E. R. . Da Inclusão da Arte à Arte da Inclusão. ANALECTA. 1ed.Guarapuava: UNICENTRO, 2002, v. 1, p. 42-60.

  • LIPPMANN, E. R. . Do estático ao estético. Jornal Aldeia do Sol, Escola Aldeia do Sol, p. 2 - 3, 01 dez. 2003.

  • LIPPMANN, E. R. . APADEVI - Construção pelo Sensível. Revista Visual, Guarapuava/Pr, p. 01 - 27, 10 abr. 2003.

  • LIPPMANN, E. R. . "Quem não tiver criatividade não sobreviverá". Informativo mensal Externo da FUBEM - CONSTRUÇÃO, Guarapuava/Pr, p. 1 - 8, 05 dez. 1995.

  • LIPPMANN, E. R. . Re-vistas e La mentos: Grupo de teatro 'LUZ' da APADEVI/Guarapuava. In: Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: Mediações e aprendizagens, 2019, Campos dos Goytacazes. CONAPI. Campos dos Goutacazes - UENF: UENF, 2019. v. AN532. p. 1-4.

  • LIPPMANN, E. R. . Arte e Educação. In: II Seminário Nacional de Educação e XIII Semana de Pedagogia, 2009, Francisco Beltrão. II Seminário Nacional de Educação e XIII Semana de Pedagogia. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2009. v. 1.

  • LIPPMANN, E. R. . "Inclusão: Constructo do Sensível". In: Programa de Desenvolvimento Educacional, 2008, Curitiba/Pr. Programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba: SEED/CETEPAR, 2008.

  • LIPPMANN, E. R. . (Em) Foco: Educação Inclusiva numa perspectiva Estética e Estésica. In: Programa de Desenvolvimento Educacional, 2008, Curitiba. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná. Curitiba: SEED/CETEPAR, 2008.

  • LIPPMANN, E. R. . Humanidades - Dimensão Estética. In: Universidade em Foco: o caminho das humanidades, 2007, Guarapuava. Universidade em Foco: o caminho das humanidades. Guarapuava: UNICENTRO, 2007. v. 1. p. 32-43.

  • LIPPMANN, E. R. . Arte inclusive. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Maringá: UEM, 2004. v. 1.

  • LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Rede Arte na Escola Pólo UNICENTRO. In: I Salão de Extensão: estabelecendo diálogos, construindo perspectivas, 2008, Guarapuava. I salão de Extensão: estabelecendo diálogos, construindo perspectivas, 2008.

  • LIPPMANN, E. R. . Da inclusão da arte à arte da inclusão. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004.

  • LIPPMANN, E. R. . Visões da Clara-evidência. In: XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Inic. Cient., 2003, Guarapuava. XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica, 2003.

  • LIPPMANN, E. R. . Arte possibilidade na Área Visual. In: X Congresso Brasileiro de Educadores de D.V., 2003, Bento Gonçalves. X ABEDEV, 2003.

  • LIPPMANN, E. R. . Painél:" Prática educativa sob o enfoque da múltiplas inteligências". In: III Semana de Iniciação Científica da UNESPAR, 2002, Campo Mourão. III Semana de Iniciação Científica, 2002. v. 1. p. 24-26.

  • LIPPMANN, E. R. . Arte inclusive...possibilidades na área visual. In: XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO, 2001, Guarapuava. XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: Gráfica da UNICENTRO, 2001. v. 1.

  • LIPPMANN, E. R. ; Fernandes, Cleonice . Sorobã para todos - Uma retomada histórica para operações fundamentais nas "velhas Tábuas de contar...". In: XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica, 2000, Guarapuava. XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: Gráfica da Unicentro, 2000. v. 1.

  • LIPPMANN, E. R. ; Fernandes, Cleonice . Sorobã para Todos. In: IX Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais, 1999, Espírito Santo. IX Comgresso Brasileiro de Educ. de Def. Visuais. Espírito Santo: ABEDEV, 1999. v. 1.

  • LIPPMANN, E. R. . Metodologia Alternativa de Alfabetização pelo Método Braile. In: III Congresso Íbero-americano de Educação Especial, 1998, Foz do Iguaçu. Anais do III Congresso Íbero-americano de Educação Especial. Foz do Iguaçu, 1998.

  • LIPPMANN, E. R. ; RAMOS, M. ; CALDAS, F. ; MANFREDINI, R. . Live sobre Ensino da Arte. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIPPMANN, E. R. . Re-vistas e La mentos: Grupo de teatro 'LUZ' da APADEVI/Guarapuava. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIPPMANN, E. R. ; BARBOSA, M. T. ; RODRIGUES, R. T. . Mesa Redonda: Educação e Violência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIPPMANN, E. R. . Inclusão pela Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIPPMANN, E. R. . 'Sonoridade numa proposta dialógica para o ensino da arte'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIPPMANN, E. R. . Palestra : 'Por uma Educação Sensível'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Rede Arte na Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIPPMANN, E. R. . Arte-Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIPPMANN, E. R. . Arte como possibilidade de inclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Apresentação do Projeto "Rede Arte na Escola". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIPPMANN, E. R. . Inclusão: Constructo do Sensível. Guarapuava, Parana, Brasil: Unicentro/Paraná, 2017 (Livro da NEAD/UAB licenciatura em arte-educação).

Outras produções

LIPPMANN, E. R. . Programa de Inclusão e Acessibilidade PIA. 2013.

LIPPMANN, E. R. . O Ensino da Música no século XX. 2007.

LIPPMANN, E. R. . Reflexão sobre a educação escolar dos surdos. 2004.

LIPPMANN, E. R. . Projetos de Pesquisa - DIRESP. 1983.

MACHADO, C. A. ; LIPPMANN, E. R. ; GOMES, E. D. ; CALDAS, F. ; CEBULSKI, M. C. . Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE. 2019.

LIPPMANN, E. R. . Comitê Científico da IV Semana de Inclusão. 2017.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Érica Dias Gomes . Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Érica Dias Gomes . Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão do DEART. 2011.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Margarida Gandara Rauen . Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Margarida Gandara Rauen . Comissão Interna de Ensino. 2009.

Daiane Solange Stoeberl da Cunha ; LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Arte/Educação contemporânea: uma proposta de Educação Continuada. 2009.

LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Rede Arte na Escola pólo/UNICENTRO. 2009.

LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Rede Arte na Escola Pólo/UNICENTRO. 2009.

LIPPMANN, E. R. . I Salão de Extensão: estabelecendo diálogos, construindo perspectivas". 2009.

LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Coordenação Pedagógica do Projeto de Extensão: "Rede Arte na Escola Pólo/Unicentro. 2009.

Luiza Mara Motta dos Santos ; LIPPMANN, E. R. . Canto porque me encanta cantar. 2008.

Elza Aparecida Bueno Lis ; LIPPMANN, E. R. . Formação de Professores - Ensinando a Ensinar. 2008.

CUNHA, C. M. ; LIPPMANN, E. R. ; Margarida Gandara Rauen . Comissão Interna de Pesquisa. 2008.

LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Coordenação Pedagógica do Programa Rede Arte na Escola. 2008.

LIPPMANN, E. R. . Comissão Gestora do PAPE. 2008.

LIPPMANN, E. R. . I Salão de Extensão: estabelecendo diálogos, construindo perspectivas. 2008.

Elza Aparecida Bueno Lis ; LIPPMANN, E. R. . Ensino da Arte e Formação de Docentes. 2007.

LIPPMANN, E. R. ; CUNHA, C. M. ; Margarida Gandara Rauen . Comissão Interna de Pesquisa. 2007.

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby ; Anízia Costa Zych ; LIPPMANN, E. R. . Projeto de acessibilidade. 2007.

LIPPMANN, E. R. . XVII Seminário de Pesquisa. 2005.

LIPPMANN, E. R. . II Simpósio de Arte-educação. 2004.

LIPPMANN, E. R. . Contextualizadora do tema: Educação Básica e educação profissionalizante. 2004.

LIPPMANN, E. R. . Contextualizadora do tema: Educação Básica e educação profissionalizante. 2004.

LIPPMANN, E. R. . Debatedora no colóquio sobre Arte-educação inclusiva. 2003.

LIPPMANN, E. R. . Debatedora no colóquio sobre O Ensino da arte-educação na região de guarapuava. 2003.

LIPPMANN, E. R. . Forun das Humanidades. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Em foco: Arte-Educação em Guarapuava. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIPPMANN, E. R. . 'Em foco: Arte-Educação em Guarapuava. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIPPMANN, E. R. . Experiencia com as quatro linguagens. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIPPMANN, E. R. . 'Diálogos entre Arte e Ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . Curso de Especialização ´(lato sensu) em Composição e Arte Contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIPPMANN, E. R. . Arte e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro Oeste do Paraná - SECOP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. ; Nara. M. W. Górski . Diretrizes Curriculares de Arte para os anos finais do Ens. Fund. e Ens. Médio. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . Arte na Diversidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . "Inclusão - Constructo do Sensível. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

LIPPMANN, E. R. . Disciplina: Linguagem Visual - Pós Graduação de Educação Infantil e séries iniciais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CELSO, M. ; LIPPMANN, E. R. . Consultoria do artigo: O Ensino da Música no século XX. 2007. (Editoração/Outra).

LIPPMANN, E. R. . Mini curs: "Do estático ao estético: uma proposta para a Educação Ambiental - IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . Formação Didático-Pedagógica p/ atuação junto a indivíduos Port. de Def. Visual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIPPMANN, E. R. . História e Políticas da Educação Especial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIPPMANN, E. R. . Programas e Modalidades de Atendimento na área especial. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIPPMANN, E. R. . Metodologias Aplicadas à Àrea Visual e Auditiva. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIPPMANN, E. R. . Formação Didático-Pedagógica para Atuação junto a Indivíduos Portadores de Deficiência Visual. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIPPMANN, E. R. . Programa de Atendimento às Pessoas Especiais. 2003. (Coordenação de Programa).

LIPPMANN, E. R. . Educação Inclusiva. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . Módulo: Educação Inclusiva. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . Módulo: Educação Inclusiva. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . VI Semana do Pedagogo. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . VI Semana do Pedagogo. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . Programa de Capacitação do magistério - Educação Artística - 5a a 8a série. 1993. .

LIPPMANN, E. R. . Programa de Capacitação do Magistério - Arte sem Barreira - Educação Especial. 1993. .

LIPPMANN, E. R. . Curso de Capacitação para docentes - Educação Artística. 1993. .

LIPPMANN, E. R. . Encontro de Arte-educadores. 1993. .

LIPPMANN, E. R. . Programa de Capacitação do Magistério - Educação Artística. 1992. .

LIPPMANN, E. R. . II Semana Pedagógica. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIPPMANN, E. R. . ENCONTRO DE ARTE EDUCADORES. 1991. .

LIPPMANN, E. R. . Reestruturação do 2º Grau. 1989. .

LIPPMANN, E. R. . III Etapa do Curso Ciclo Básico. 1989. .

LIPPMANN, E. R. . Re Vistas e La mentos. 2022. Teatral.

LIPPMANN, E. R. . Com Posições: Constructos Sensíveis para Inclusão. 2015. Teatral.

LIPPMANN, E. R. . Ex turvo com/sensibilidade. 2011. Teatral.

LIPPMANN, E. R. . Com Posições: Constructos Sensíveis para Inclusão. 2019 (Apresentação Artística).

LIPPMANN, E. R. . Com Posições: Constructos Sensíveis para Inlcusão. 2019 (Apresentação Artística).

LIPPMANN, E. R. . Peça Teatral Ex turvo CONsensibilidade. 2012 (Semana da Primavera nos Museus).

LIPPMANN, E. R. . Peça Teatral: Ex turvo com sensibilidade. 2012 (Apresentação artística).

LIPPMANN, E. R. . "A Bruxinha que era boa". 1990 (Direção de peça teatral).

LIPPMANN, E. R. . II Festival Infanto-Juvenil de Música. 1990 (Jurada do II Festival de Música).

LIPPMANN, E. R. . XIV Encontro Anual de Iniciação EAIC. 2005 (Coordenação sessão técnica) .

LIPPMANN, E. R. . XVII Semana de Pesquisa e XII Semana de Inic. Cient.. 2005 (Coordenação sessão de comunicação oral) .

LIPPMANN, E. R. . XVII Seminário de Pesquisa. 2005 (Coordenação sessão de comunicação oral) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Re-vistas e La mentos: Grupo de teatro, Descrição: Projeto de Pesquisa Isolado que busca resgatar a dimensão estética do ser humano, fator determinante para garantia da política de inclusão, trazendo a sensibilidade como matéria-prima, sendo a criatividade o exercício do sensível, relacionando estética e estesia , a paixão e inclusão à comunhão de pessoas, ampliando assim o campo das reflexões teórico-metodológicas podendo assim vislumbrar o contexto educacional sob a ótica da inclusão. Revisão histórica do que tem sido desenvolvido pelo grupo de teatro Luz (deficientes visuais da APADEVI), nesta trajetória de 15 anos de existência, com propostas estéticas que permitem ousar a olhar o mundo na profundidade da Arte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eglecy do Rocio Lippmann - Coordenador / Heverton Luiz Rodrigues - Integrante / Sallete Quadros - Integrante / Heloana Haick - Integrante / Geovane Lima - Integrante / Renilson Kluber - Integrante / Marcio Souza - Integrante / Maria Lúcia Machado - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Re-vistas e La mentos: Grupo de teatro "LUZ" da APADEVI/Guarapuava, Descrição: Resgate da dimensão estética do ser humano, fator determinante para garantia da política de Inclusão, trazendo a sensibilidade como matéria-prima, sendo a criatividade o exercício do sensível cujo desenvolvimento, se dá num processo contínuo entre o todo que se estrutura. Grupo de teatro composto por pessoas com deficiência visual, cegos e baixa visão, que através do teatro, vislumbram a verdadeira inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Eglecy do Rocio Lippmann - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2018

Paraninfa de formandos, Universidade Estadual do Centro Oeste.

2013

Mulher Cidadã, Câmara Municipal de Guarapuava.

2012

Cultura e Arte Inclusiva 2011, Ministério da Cultura (MINC).

2010

Reconhecimento Iochp, Fundação Iochp.

2008

Reconhecimento Iochpe 2008, Fundação Iochpe.

2007

Destaque 2006 na área de Educação, SOROPTIMIST.

2006

Paraninfa de formandos de Arte-Educação, DEART/UNICENTRO.

2004

Patronesse de turma de formandos, Curso de Pedagogia/UNICENTRO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Arte-educação. , Rua Presidente Zacarias, 875, Santa Cruz, 85015-430 - Guarapuava, PR - Brasil - Caixa-postal: 730, Telefone: (42) 36211308, Ramal: 1308, Fax: (42) 37238644, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - 2007

Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e extensão Ltda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 30

Outras informações:
Curso de especialização - "Educação Infantil e séries iniciais" - ministrante da disciplina Linguagem Musical em São José dos Campos - SP

2006 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente D, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2005

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Membro do grupo de Trabalho para políticas institucionais de Estágio Supervisionado.

  • 03/2005

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do PAPE.

  • 03/2005

    Estágios , Campus de Guarapuava.Estágio realizado, Professora de Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em Arte Educação.

  • 02/2005

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2004

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica do Rede Arte na Escola - Pólo UNICNETRO.

  • 03/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Elaboração do Simpósio de Arte-Educação.

  • 04/2003

    Ensino, Arte-educação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologias Alternativas da Educação Especial, Estágio Supervisionado no Ensino fundamental em Artes, Didática Aplicada ao Ensino da Arte, Educação e Sociedade, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus, Fundamentos da Educação Especial, Medidas Educacionais, Psicologia da Educação II - Pensamento e Linguagem

  • 04/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Linhas de pesquisa

  • 09/2005 - 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Cedeteg, Campus Cedeteg.Atividade realizada, Coordenação sessão técnica no XIV Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC.

  • 07/2004 - 09/2005

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Coordenadora do II e III Simpósio de Arte-Educação.

  • 08/2005 - 08/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Coordenado sessão de comunicação oral.

  • 03/2003 - 08/2005

    Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Formação Didático-Pedagógica para Atuação junto a Indivíduos Portadores de Deficiência Visual, História e Políticas da Educação Especial, Programas e Modalidades de Atendimento na Área Especial, Metodologias Aplicadas à Área Visual e Auditiva

  • 03/2004 - 03/2005

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Membro da Comissão Provisõria do PAPE.

  • 03/2004 - 01/2005

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2004 - 12/2004

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Pesquisa do DEART.

  • 03/2003 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Consultoria Ad Hoc da UNICENTRO.

  • 11/2004 - 11/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Contextualizadora do tema "Educação Básica e Educação Profissionalizante" na I Conferência Municipal dos Direitos da PPD.

  • 03/2003 - 07/2004

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 09/2003 - 09/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Debatedora do colóquio sobre "O ensino da arte-educação na região de Guarapuava"..

  • 09/2003 - 09/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Debatedora do colóquio sobre o tema "Arte-educação inclusiva".

  • 09/2002 - 09/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Coordenação de sessões de Painéis no XIV Seminário de Pesquisa.

  • 07/2002 - 09/2002

    Extensão universitária , Campus de Guarapuava.Atividade de extensão realizada, Oficina "Arte e Educação".

  • 04/1996 - 07/2002

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Ministrante de oficina de Educação Artística em curso de extensão.

  • 07/2001 - 07/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Guarapuava, Campus de Guarapuava.Atividade realizada, Coordenação sessões de Comunicações eno XIIISeminário de Pesquisa.

  • 03/2001 - 04/2001

    Extensão universitária , Campus de Irati.Atividade de extensão realizada, Curso de Arte Educação na Semana de Pedagogia.

  • 01/1999 - 12/2000

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Suplente de Chefe de Departamento de Educação.

  • 03/1998 - 03/2000

    Extensão universitária , Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Atividade de extensão realizada, Coordenação dos Estudos Adicionais.

  • 05/1999 - 05/1999

    Treinamentos ministrados , Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Treinamentos ministrados, Oficina de Arte e Educação

  • 03/1998 - 03/1999

    Direção e administração, Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Cargo ou função, Membro de colegiado de curso.

  • 03/1998 - 03/1999

    Direção e administração, Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Cargo ou função, Membro de comissão interna de pesquisa e extensão.

  • 03/1998 - 03/1999

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 11/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Atividade de extensão realizada, Oficina de Arte no Projeto de Reserva do Iguaçu.

  • 10/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Campus de Guarapuava.Atividade de extensão realizada, Curso de Capacitação para professores de Educação Artística.

  • 07/1998 - 08/1998

    Extensão universitária , Campus de Guarapuava.Atividade de extensão realizada, Oficina "Cancioneiro Infantil" - Qualificação de educadores Leigos Educação Infantil.

  • 07/1998 - 07/1998

    Extensão universitária , Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Atividade de extensão realizada, Oficina de Arte em Laranjeiras do Sul.

  • 05/1998 - 05/1998

    Treinamentos ministrados , Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Treinamentos ministrados, Oficina de Arte e Educação

  • 03/1997 - 12/1997

    Direção e administração, Campus de Guarapuava, Departamento de Educação.Cargo ou função, Membro de colegiado de curso.

  • 03/1996 - 03/1997

    Direção e administração, Campus de Guarapuava.Cargo ou função, Membro do grupo de Educação Especial e Ed. Artística do PPCP-RP.

2007 - Atual

Universidade Estadual do Centro Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente D, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretoria de Cultura. Port. 072/2007 GR/UNICENTRO

2005 - 2007

Universidade Estadual do Centro Oeste

Vínculo: Membro do Conselho Deliberativ, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro do Conselho deliberativo de Área do CCH, Letras e Artes.

Atividades

  • 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Comissão Especial p/ Plano de Trabalho. Port 1.112/2007 GR/UNICENTRO.

  • 08/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Membro do Comitê de Acompanhamento do Programa de Tutoria Discente. Port. 1.113/2007 - GR/UNICENTRO.

  • 07/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Atividade realizada, Representante da Área Visual no PAPE/UNICENTRO.

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão do DEART. Port. 003/2007 - SCH/G/UNICENTRO.

  • 02/2007

    Direção e administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 02/2007

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste.Atividade de extensão realizada, Coordenação Pedagógica do Projeto Rede Arte na Escola.

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Comissão Gestora do PAPE - Port. 604/2007 GR/UNICENTRO.

  • 02/2005

    Direção e administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 02/2005

    Ensino, Arte-Educação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Artes

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Membro do conselho Deliberativo de Área do CCH, Letras e Artes.

  • 02/2003

    Ensino, Arte-Educação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Música, Fundamentos da Linguagem musical, Estágio Supervisionado, Didática Aplicada ao Ensino da Arte

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem Musical

  • 09/2006 - 10/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Comissão de Avaliação Revisão de Freqüência. Port. 006/2006 CCH/UNICENTRO.

  • 03/2003 - 11/2004

    Ensino, Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia Aplicada à Área Visual e Auditiva, Programas e Modalidades de Atendimento na Área Visual

  • 03/2003 - 11/2004

    Serviços técnicos especializados , Universidade Estadual do Centro-Oeste.Serviço realizado, Coordenação do curso de Especialização: Educação Especial sob o enfoque da Educação Inclusiva.

2005 - 2005

Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou o curso de pos graduação "lato sensu" em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial: Formação Generalista - disciplina de Formação Didático-Pedagógica para Atuação junto a Indivíduos Portadores de Deficiência Visual

1992 - 2015

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora SEED, Carga horária: 20