Priscila Dias do Nascimento

Graduada no curso de licenciatura em História pela UNEB (DEDC II), atualmente está cursando a Pós Graduação intitulada Estudos Africanos e Representações da África. Tem estudado as religiões de terreiro em Alagoinhas, buscando entender as representações do continente africano existente nas mesmas.

Informações coletadas do Lattes em 07/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Estudos Africanos e Representações da África

2014 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Título: O candomblé alagoinhense: contrapontos entre o modelo soteropolitano e o que se pratica no dia a dia.
Orientador: Ivaldo Marciano de França Lima

Graduação em História

2005 - 2012

Universidade do Estado da Bahia
Título: O candomblé de Alagoinhas: entre o modelo nagocêntrico e a intolerância religiosa. Uma discussão sobre o campo religioso alagoinhense.
Orientador: Ivaldo Marciano de França Lima

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

III Congresso Sergipano de História e III Encontro Estadual de História da AMPUH/SE. Representações do continente africano nos terreiros de candomblé de Alagoinhas. 2012. (Congresso).

II Encontro da REDE MOVA Nordeste. 2011. (Encontro).

XIII Jornada de Iniciação Científica. O cancomble de Alagoinhas e os caminhos os terreiros. 2009. (Congresso).

I Encontro Regional em História Social e Cultural.Candomblé em Alagoinhas: Caminho da Escuridão. 2007. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Nordeste.Candomblé em Alagoinhas: Caminhos da Escuridão. 2007. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Nordeste. 2007. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Nordeste.Oficina Temática: O Uso das Fontes Orais e a elaboração de textos Acadêmicos. 2007. (Encontro).

1º Fórum de Cultura Microrregional. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, P. D. . Candomblé em Alagoinhas: Caminhos da Escuridão. In: VI Encontro de História Oral do Nordeste, 2007, Ilhéus. Culturas, Memórias e Nordestes. Ilhéus: UESC, 2007.

  • NASCIMENTO, P. D. . Candomblé em Alagoinhas: Caminhos da Escuridão. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife. Encontro Regional em História Social e Cultural. Recife: EDUFRPE, 2007.

  • NASCIMENTO, P. D. . Representações do continente africano nos terreiros de candomblé de Alagoinhas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, P. D. . O CANDOMBLÉ DE ALAGOINHAS: ENTRE O MODELO NAGOCÊNTRICO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. UMA DISCUSSÃO SOBRE O CAMPO RELIGIOSO ALAGOINHENSE.. Alagoinhas 2012 (Monografia).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Colégio Compasso

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Ensino Médio do Colégio Compasso - Escola parceira COC/Pearson

2016 - Atual

Colegio São Francisco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental II no Colegio São Francisco - Escola parceira COC/Pearson

2015 - Atual

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor presencial

Outras informações:
Tutor presencial do curso de Licenciatura em História

2018 - Atual

Colégio Renovação de Alagoinhas. BA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2022 - Atual

Colégio Técnico da Fundação José Carvalho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

2023 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20