Hilton José Araujo

Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2005). Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI (2014). Graduando em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI(2015-2018). Atua desde 1998 na área da ciência da informação, adquiriu experiência em conceituados escritórios de advocacia de porte internacional. Amplo conhecimento em gestão de documentos, organização de bibliotecas e arquivos de grande / médio porte e informatização dos mesmos.

Informações coletadas do Lattes em 07/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Teologia

2015 - Atual

Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI

Graduação em Filosofia

2012 - 2014

Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI
Título: As via de acesso para o conhecimento de Deus segundo São Boaventura em sua obra 'Itinerário da mente para Deus'
Orientador: Irmã Maria do Divino Pranto

Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação

2002 - 2005

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Título: A moda no ambiente digital
Orientador: Concília Teodósio

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Latim

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Grego

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Teoria da Classificação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Processos de Disseminação da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Métodos Quantitativos. Bibliometria.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Organização de Arquivos.

Orientou

Flávia Gonzaga de Oliveira

Os serviços de atendimento ao cliente e a tutela dos direitos dos consumidores; 2009; Orientação de outra natureza; (Especialização) - Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP; Orientador: Hilton José Araujo;

Santiago Roberto Sabella

O contrato de seguro de automóvel e o código de direito do consumidor; 2009; Orientação de outra natureza; (Especialização) - Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP; Orientador: Hilton José Araujo;

Adriana Regina Gallo Pinheiro

Planos de Saúde: código de defesa do consumidor; 2009; Orientação de outra natureza; (Especialização) - Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP; Orientador: Hilton José Araujo;

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Diocese de São Miguel Paulista

Vínculo: Seminarista, Enquadramento Funcional: Seminarista, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Sevilha, Andrade, Arruda Advogados

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40

Outras informações:
?Gerenciamento da biblioteca e do centro de documentação da empresa (arquivo). ?Responsável pela implantação e manutenção do GED na biblioteca e no centro de documentação (arquivo). ?Desenvolvimento de métodos organizacionais e criação de novas diretrizes para os departamentos (biblioteca e arquivo). ?Gerenciamento e vistoria do arquivo inativo. ?Reorganização de materiais. ?Assessoria na organização de documentos (natureza jurídica e administrativa) e dossiês em geral. ?Levantamento das necessidades de informação para as atividades operacionais e estratégicas. ?Levantamento de dados e informações, interpretando e sistematizando, para servir de subsídios às ações da instituição e à tomada de decisões estratégicas. ?Responsável por propor soluções em resposta às necessidades de informação para o gerenciamento institucional. ?Responsável pela preservação, organização e difusão do acervo documental. ?Levantamento de dados estatísticos. ?Elaboração de projetos. ?Processamento técnico. ?Divulgação de materiais bibliográficos.

2002 - 2009

Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40

Outras informações:
? Responsável pelo gerenciamento da biblioteca e do centro de documentação da empresa (arquivo). ? Responsável pelo GED da biblioteca e do centro de documentação (arquivo). ? Desenvolvimento de métodos organizacionais e criação de novas diretrizes para os departamentos (biblioteca e arquivo). ? Ações de conscientização aos integrantes da empresa em favor da boa comunicação interna. ? Gerenciamento e vistoria do arquivo inativo. ? Reorganização de materiais. ? Participação na migração e adaptação de dados entre bases de informação, para a implantação de novo software via intranet. ? Assessoria na organização de documentos (natureza jurídica e administrativa) e dossiês em geral. ? Levantamento das necessidades de informação para as atividades operacionais e estratégicas. ? Levantamento de dados e informações, interpretando e sistematizando, para servir de subsídios às ações da instituição e à tomada de decisões estratégicas. ? Articulação com a equipe de informática, participando da concepção e modelagem da base de dados. ? Propor soluções em resposta às necessidades de informação para o gerenciamento institucional. ? Responsável pelas aquisições, preservação, organização e difusão do acervo documental. ? Levantamento de dados estatísticos. ? Elaboração de projetos. ? Treinamento aos usuários. ? Processamento técnico. ? Normalização dos trabalhos e artigos da empresa. ? Editoração dos artigos da empresa. ? Divulgação de materiais bibliográficos.

Atividades

  • 08/2002

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Bibliotecário responsável pelo gerenciamento da Biblioteca e do CDOC.

2000 - 2002

Thiollier, Pinheiro e Bueno Advogados

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 40

Outras informações:
?Organização de arquivos e documentos. ?Elaboração de correspondências e memorandos. ?Atendimento ou usuário. ?Vistoria dos arquivos inativos.

1998 - 2000

Lacaz Martins, Halembeck, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Biblioteca, Carga horária: 40

Outras informações:
?Organização de materiais. ?Preparo físico de materiais. ?Controle de empréstimo e devolução. ?Atendimento ao usuário. ?Clipping.