Fabiano Ferreira Andrade
Sou um entusiasta da busca de solução de problemas na área de planejamento de sistemas de energia, em especial dos problemas relacionados ao impacto econômico para todos os tipos de consumidores. Dediquei anos da minha formação para conhecer técnicas de inteligência artificial e mineração de dados para resolver problemas de fornecimento, qualidade, eficiência e de mercado de energia elétrica. Desde 2018 tenho a satisfação de empreender e proporcionar soluções de gestão energética e para redução de custos com energia para muitos clientes.Desenvolvi meu Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica no Laboratório de Planejamento Energético da UFSC e minha Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Uberlândia (2000). Atualmente sou professor adjunto no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tenho experiência na área de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica, com ênfase no planejamento de sistemas da distribuição e comercialização, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento da demanda, modelos de previsão de carga, eficiência energética, análises de riscos, estudos de confiabilidade, estudo do impacto da economia e do clima na evolução do consumo dos diferentes segmentos industriais.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Elétrica
2003 - 2009
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Um Modelo para Descrição e Previsão da Demanda dos Consumidores Industriais de Energia Elétrica
, Ano de obtenção: 2009. C. Celso de Brasil Camargo. Coorientador: Raimundo Celeste Guizone Teive. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Previsão de Demanda; Mercados Competitivos; Mineração de Dados; Econometria; Redes Neurais Artificiais; Regularização Bayesiana. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Energia / Especialidade: Inteligência Artificial aplicada aos Sistemas de Energia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Mineração de Dados. Setores de atividade: Energia; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Indústrias de Transformação.
Mestrado em Engenharia Elétrica
2001 - 2003
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Formação de Agrupamentos de Consumidores de Energia Elétrica com Base nos Perfis de Carga Individuais
, Ano de Obtenção: 2003.C. Celso de Brasil Camargo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Agrupamento de Consumidores; Tarifas de Energia Elétrica; Uso Eficiente da Energia Elétrica; Gerenciamento pelo Lado da Demanda.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social / Especialidade: Economia do Consumidor. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Determinação de Padrões de Comportamento. Setores de atividade: Produção e Distribuição de Energia Elétrica.
Formação complementar
2018 - 2018
Certified Measurement & Verification Professional (CMVP). (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamentos Corporativos Experts, CTCE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Energia/Especialidade: Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Energia/Especialidade: Planejamento da Comercialização de Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Uso Eficiente de Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Energia/Especialidade: Inteligência Artificial aplicada aos Sistemas de Energia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Mineração de Dados.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
Organização de eventos
ANDRADE, F. F. . I Simpósio de Física da Universidade Federal de Uberlândia. 1996. (Outro).
Participação em eventos
IEEE PES Transmission & Distribution Conference and ExpositionLatin America (PES T&DLA). A multicriteria approach for performance evaluation of distribution system operators. 2016. (Congresso).
VIII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica. Novo Método de Caracterização das Curvas de Carga Típicas de Consumidores Industriais Integrado à Realidade das Redes Inteligentes. 2015. (Congresso).
IV SBSE - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos.Especificação de Transformador para Edifício de Uso Coletivo Considerando Consumidores Comerciais e Industriais. 2014. (Simpósio).
IX CBPE Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. Análise do Impacto de Dispositivos Móveis para Regulação da Qualidade da Energia em Redes de Distribuição de Baixa Tensão. 2014. (Congresso).
XV ERIAC - Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRÉ,.Metodologia para Descoberta de Clusters Mínimos e Significativos dos Perfis de Carga Típicos de Consumidores Industriais e Comerciais de uma Distribuidora de Energia Elétrica. 2013. (Encontro).
XXII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para Previsão de Mercado de Energia Elétrica Apresentação de Metodologia e Estudo de Caso de uma Concessionária de Energia. 2013. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Automática, 2010. Previsão de Demanda de Consumidores Industriais de Energia Elétrica no Médio Prazo baseada em Variáveis Econômicas e Climáticas. 2010. (Congresso).
XIII ERIAC - Décimo Terceiro Encontro Regional Iberoamericano do Cigré.Gestão da Demanda de Energia Elétrica dos Consumidores Industriais Integrada aos Indicadores Econômicos Setoriais. 2009. (Encontro).
CLADE 2008 - Congreso Latinoamericano de Distribución Electrica. Monitoração Remota dos Transformadores das Redes de Distribuição de Energia Elétrica Subterrâneas. 2008. (Congresso).
XII Eriac - Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ.Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para a Previsão de Demanda no Médio Prazo com Foco no Mercado de Livre Contratação. 2007. (Encontro).
In: CIDEL 2006 - Congreso Internacional de Distribución Eléctrica. Uma Metodologia Multicritério para Operação Coordenada dos Desligamentos e Restabelecimentos de Energia aos Consumidores. 2006. (Congresso).
IEEE/PES/T&D - Transmission and Distribution Latin América. Brazilian Electrical Sector's Tariff Design Outlook in Competitive Framework. 2004. (Congresso).
WORKSHOP PROSPECÇÃO DE C,T&I PARA O SETOR ELÉTRICO: SUBSÍDIOS AOS PROGRAMAS DA FINEP/CT-Energ. 2004. (Oficina).
X CBE - Congresso Brasileiro de Energia. Estimativa da Relação Preço-Demanda para o Gás Natural com Base na Estatística Multivariada. 2004. (Congresso).
III - Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos. (1) Agrupamento de Consumidores Visando a Racionalidade do Uso da Energia: Metodologia Baseada no Perfil de Consumo Individual / (2) Análise Histórica das Questões Regulatórias Relacionadas à Melhoria da Racionalidade do Uso da Energia Elétrica. 2003. (Congresso).
XVII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica. 2003. (Seminário).
IX Congresso Brasileiro de Energia. 2002. (Congresso).
Seminário: Perspectiva da Cogeração com Gás Natural no Setor Elétrico Brasileiro. 2001. (Seminário).
VII CIPEEL. 2001. (Outra).
I ENPETEN - Encontro Nacional dos PETs das Áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. 1998. (Encontro).
49a Reunião Anual - SBPC. 1997. (Encontro).
I Simpósio de Física da Universidade Federal de Uberlândia. 1996. (Simpósio).
Participação em bancas
TEIVE, R. C. G.; FERNANDES, A. M. R.; DAZZI, R. L. S.; TODESCO, J. L.;ANDRADE, F. F.. Descrição do Consumo de Energia Elétrica de Consumidores Industriais e Comerciais utilizando Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí.
FINARDI, E. C.; COELHO, J.; ZURN, H. H.;ANDRADE, F. F.. Alocação Ótima de Chaves Telecomandadas em Redes de Distribuição com Multi-objetivos via Algoritmos Genéticos de Pareto. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARVALHO, R. J. O.;ANDRADE, F. F.; PEREIRA, E. T.; KOEHLER, L. A.. Efeito da Qualidade de Energia Elétrica no Funcionamento de Relés de Proteção de Sobrecorrente em Subestações. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CAMARGO, C. C. de B.; COELHO, J.; ZURN, H. H.;ANDRADE, F. F.. Uma Metodologia para Previsão da Severidade da Inadimplência de Consumidores Residenciais de Energia Elétrica. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, F. F.; PRIOSTE, F. B.; KNOLSEISEN, Ana Barbara. Desenvolvimento de módulos para simulação de sistemas de energia no ambiente DIgSILENT PowerFactory. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
NOGUEIRA, A. F. L.;ANDRADE, F. F.; PRIOSTE, F. B.. Aplicação do software digsilent powerfactory no cálculo de faltas em sistemas de potência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BARRETO FILHO, A. A.;ANDRADE, F. F.; PRIOSTE, F. B.. Sobre o Uso das Fontes Energéticas Renováveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
PRIOSTE, F. B.;ANDRADE, F. F.; KNOLSEISEN, Ana Barbara. Desempenho de geradores usados em parques eólicos no comportamento de tensões de sistemas elétricos de potência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
ANDRADE, F. F.; KNOLSEISEN, Ana Barbara; PRIOSTE, F. B.. Prospecção de interesse na eficiência energética direcionada à etiquetagem de edificações em Joinville. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MEZAROBA, M.;ANDRADE, F. F.; KLEIN, R. L.; BATSCHAUER, A. L.. Sistema automático para regulação de tensão em redes de baixa tensão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
ANDRADE, F. F.; BARROS FILHO, J. R.; TESCH, J.. Roteiro para Redução de Gastos com Energéticos na Indústria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALMEIDA, K. C.;ANDRADE, F. F.; OLIVEIRA FILHO, M. E.; GRUBISIC, V. V. F.. Sistemas de Potência. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, F. F.; HAFFNER, S. L.; COELHO, J.. Sistemas de Potência. 2011. Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
Impacto e desempenho de dispositivos ativos de regulação de tensão em redes secundárias de distribuição de energia elétrica; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Coorientador);
Impacto e Desempenho de Fontes de Energia Solar em Sistemas Elétricos de Potência; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Desenvolvimento de módulos para simulação de sistemas de energia no ambiente DIgSILENT PowerFactory; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Prospecção de interesse na eficiência energética direcionada à etiquetagem de edificações em Joinville; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Desenvolvimento de modelos para descrição e previsão de demanda de consumidores industriais de energia elétrica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Desenvolvimento de modelos para descrição e previsão de demanda de consumidores industriais de energia elétrica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Desenvolvimento de modelos para descrição e previsão de demanda de consumidores industriais de energia elétrica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
AGICEE - Ações de Gestão Integrada para o Consumo Eficiente de Energia Elétrica em Instalações; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Pró-Efficientia; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
AGICEE - Ações de Gestão Integrada para o Consumo Eficiente de Energia Elétrica em Instalações; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Pró-Efficientia; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Reavaliação da Etiquetagem de Edificações Públicas na UDESC e em Joinville atendendo às Novas; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabiano Ferreira Andrade;
Produções bibliográficas
-
PRIOSTE, F. B. ; CARDOSO, T. F. ; ANDRADE, F. F. . Cogeração Distribuída: Análise Financeira e de Estabilidade de um Sistema Real Após a Conexão do Sistema de Cogeração. O SETOR ELÉTRICO , v. 1, p. 28-35, 2016.
-
COELHO, J. ; BIANCHINI, I. L. ; TEIVE, R. C. G. ; ANDRADE, F. F. ; MUSSOI, F. L. R. ; RESE, A. L. R. ; CARDOSO, F. L. ; PARREIRA, J. P. . Multiple Attribute Decision Making applied to Performance Evaluation of Transmission System Operators. In: 13º Congreso Interamericano de Computación Aplicada a la Industria de Procesos, 2017, CIUDAD DE MÉXICO. Anais do 13º Congreso Interamericano de Computación Aplicada a la Industria de Procesos, 2017.
-
PEDRINI, R. ; ANDRADE, F. F. . Análise Técnico Econômica da Adoção da Tarifa Branca em Conjunto com Geração Distribuída para Consumidores de Baixa Tensão. In: XVII ENCUENTRO REGIONAL IBEROAMERICANO DEL CIGRE, 2017, Ciudad del Este - Paraguay. Anais del XVII ENCUENTRO REGIONAL IBEROAMERICANO DEL CIGRE, 2017.
-
TEIVE, R. C. G. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; MUSSOI, F. L. R. ; RESE, A. L. R. ; COELHO, J. ; ANDRADE, FABIANO F. ; CARDOSO, F. L. ; PARREIRA, J. P. . Intelligent System for Automatic Performance Evaluation of Distribution System Operators. In: ISAP - Intelligent System Applications to Power Systems, 2017, San Antonio - Texas. Proc. of ISAP - Intelligent System Applications to Power Systems, 2017.
-
NETO, EDISON A. C. ARANHA ; MUSSOI, FERNANDO L. R. ; TEIVE, RAIMUNDO C. G. ; ANDRADE, FABIANO F. ; COELHO, JORGE ; RESE, ALEX L. R. ; CARDOSO, FREDNER L. ; PARREIRA, JOAO PAULO ; GUTH, THIAGO F. . A multicriteria approach for performance evaluation of distribution system operators. In: 2016 IEEE PES Transmission & Distribution Conference and ExpositionLatin America (PES T&DLA), 2016, Morelia. 2016 IEEE PES Transmission & Distribution Conference and Exposition-Latin America (PES T&D-LA), 2016. p. 1.
-
CARDOSO, T. F. ; PRIOSTE, F. B. ; ANDRADE, F. F. . Análise Financeira e de Estabilidade de um Projeto de Geração Distribuída - Estudo de Caso. In: VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016, Natal - RN. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016.
-
TEIVE, R. C. G. ; MUSSOI, F. L. R. ; RESE, ALEX L. R. ; COELHO, J. ; ANDRADE, F. F. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; CARDOSO, F. L. ; PARREIRA, J. P. ; GUTH, T. F. . Sistema Especialista para Avaliação de Manobras de Operadores de Redes de Distribuição. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016, Natal - RN. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016.
-
ANDRADE, F. F. ; PRIOSTE, F. B. ; SOUZA, L. V. ; FERNANDES, J. R. ; SOUZA, R. O. . Dispositivos Móveis para Regulação Automática da Qualidade da Tensão em Redes Secundárias de Distribuição. In: XVI ERIAC Encuentro Regional Iberoamericano de Cigré, 2015, Puerto Iguazú. Anais del XVI ERIAC Encuentro Regional Iberoamericano de Cigré, 2015.
-
ANDRADE, F. F. ; PRIOSTE, F. B. ; FERNANDES, J. R. ; SOUZA, L. V. ; SOUZA, R. O. . Melhoria da Qualidade da Energia em Redes de Distribuição de Baixa Tensão com Uso de Reguladores Automáticos e Modulares. In: Conferência Brasileira Sobre Qualidade da Energia Elétrica, 2015, Campina Grande. Anais da Conferência Brasileira Sobre Qualidade da Energia Elétrica, 2015.
-
TEIVE, R. C. G. ; ANDRADE, F. F. ; ARANHA NETO, E. A. C. ; ROSARIO, L. M. ; DE BETTIO, J. A. . Novel method for typical load curves characterization of industrial consumers towards the smart grids. In: 2015 18th International Conference on Intelligent System Application to Power Systems (ISAP), 2015, Porto. 2015 18th International Conference on Intelligent System Application to Power Systems (ISAP), 2015. p. 1.
-
TEIVE, RAIMUNDO C. G. ; ANDRADE, F. F. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; ROSARIO, L. M. ; CAMARGO, C. C. de B. ; COELHO, J. . Novo Método de Caracterização das Curvas de Carga Típicas de Consumidores Industriais Integrado à Realidade das Redes Inteligentes. In: VIII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2015, Costa do Sauípe. Anais do VIII Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2015.
-
TEIVE, R. C. G. ; ANDRADE, F. F. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; ROSARIO, L. M. ; NARDES, S. ; COELHO, J. ; CAMARGO, C. C. de B. ; BETTIO, J. A. . Especificação de Transformador para Edifício de Uso Coletivo Considerando Consumidores Comerciais e Industriais. In: IV SBSE - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2014, Fóz do Iguaçu. Anais do IV SBSE, 2014.
-
PRIOSTE, F. B. ; BASTOS, C. B. S. ; ANDRADE, F. F. . Estudo dos Impactos de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica Através de Análises QST. In: IV SBSE - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2014, Fóz do Iguaçu. Anais do IV SBSE, 2014.
-
ANDRADE, F. F. ; PRIOSTE, F. B. ; FERNANDES, J. R. ; SOUZA, L. V. ; SOUZA, R. O. . Análise do Impacto de Dispositivos Móveis para Regulação da Qualidade da Energia em Redes de Distribuição de Baixa Tensão. In: IX CBPE Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2014, Florianópolis. Anais do IX CBPE Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2014.
-
MEZAROBA, M. ; CUNHA, J. C. ; NOVAES, Y. R. ; ANDRADE, F. F. ; BATSCHAUER, A. L. ; OLIVEIRA, S. V. G. ; SILVA, J. ; LOPES, A. ; SOUZA, E. C. . Sistema Automático para Regulação de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão. In: VII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII CITENEL, 2013.
-
TEIVE, R. C. G. ; ANDRADE, F. F. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; ROSARIO, L. M. ; CAMARGO, C. C. de B. ; COELHO, J. ; OLIVEIRA, L. ; LEAL, C. T. ; BETTIO, J. A. . Estimação Dinâmica do Comportamento da Demanda - Relação entre Tipologias de Carga e as Características Funcionais dos Consumidores. In: VII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII CITENEL, 2013.
-
TEIVE, R. C. G. ; ANDRADE, F. F. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; CAMARGO, C. C. de B. ; COELHO, J. ; ROSARIO, L. M. ; BETTIO, J. A. . Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para Previsão de Mercado de Energia Elétrica Apresentação de Metodologia e Estudo de Caso de uma Concessionária de Energia. In: XXII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2013, Brasília. Anais do XXII SNPTEE, 2013.
-
ANDRADE, F. F. ; UBERTTI, M. A. ; MONTEIRO, L. S. ; REMES, C. L. ; KNOLSEISEN, Ana Barbara . A Influência da Desagregação da Demanda nos Modelos de Previsão de Energia Elétrica em Mercados Competitivos. In: XI SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2013, Fortaleza. Anais do XI SBAI, 2013.
-
ANDRADE, F. F. ; TEIVE, R. C. G. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; OLIVEIRA, L. ; CAMARGO, C. C. de B. ; ROSARIO, L. M. ; COELHO, J. ; BETTIO, J. A. . Metodologia para Descoberta de Clusters Mínimos e Significativos dos Perfis de Carga Típicos de Consumidores Industriais e Comerciais de uma Distribuidora de Energia Elétrica. In: XV ERIAC - Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRÉ, 2013, Fóz do Iguaçu. Anais do XV ERIAC, 2013.
-
RODIGHERI, A. ; REIS, M. M. ; TENFEN, D. ; COELHO, J. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; CAMARGO, C. C. de B. ; ANDRADE, F. F. ; GUTH, T. F. ; CUNHA, E. F. . Avaliação de Taxas de Falha e Tempos de Reparo: Impactos nos Simuladores de Confiabilidade de Redes de Distribuição com Mudanças Topológicas. In: VII CIERTEC, 2011, Porto Alegre. Anais do VII CIERTEC, 2011.
-
TENFEN, D. ; ARANHA NETO, E. A.C. ; ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; RODIGHERI, A. ; REIS, M. M. ; GUTH, T. F. . Simulador da Automação de Sistemas de Distribuição com a Alocação de Chaves Telecomandadas. In: VII SNCA ? SEMINÁRIO NACIONAL DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, ELÉTRICA E DE TELECOMUNICAÇÕES, 2011, Salvador. Anais do VII SNCA, 2011.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; TEIVE, R. C. G. . Previsão de Demanda de Consumidores Industriais de Energia Elétrica no Médio Prazo baseada em Variáveis Econômicas e Climáticas. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2010, Bonito - MS. Anais do Congresso Brasileiro de Automática, 2010.
-
COELHO, J. ; ANDRADE, F. F. ; FROHLICH, A. A. ; MATOS, R. ; LEAL, C. T. ; GUIMARAES, V. L. ; MOREIRA, W. S. C. . Gerenciamento das Grandezas Elétricas On Line Diretamente pelo Centro de Operação. In: Seminário Internacional sobre Smart Grid em Sistemas de Distribuição e Transmissão de Energia, 2009, Belo Horizonte. Anais do VI CIERTEC, 2009.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; TEIVE, R. C. G. . Gestão da Demanda de Energia Elétrica dos Consumidores Industriais Integrada aos Indicadores Econômicos Setoriais. In: XIII ERIAC - Décimo Terceiro Encontro Regional Iberoamericano do Cigré, 2009, Puerto Iguazú. Anais do XIII ERIAC - Décimo Terceiro Encontro Regional Iberoamericano do Cigré, 2009.
-
ANDRADE, F. F. ; COELHO, J. ; MATOS, R. ; FROHLICH, A. A. ; PIRES, R. P. ; MOREIRA, W. S. C. ; GUIMARAES, V. L. . Gestão e Monitoração Remota de Transformadores em Redes de Distribuição de Energia Elétricas Subterrâneas. In: V Workspot - International Workshop on Power Transformers, 2008, Belém. Anais do V Workspot - International Workshop on Power Transformers, 2008.
-
ANDRADE, F. F. ; COELHO, J. ; MATOS, R. ; FROHLICH, A. A. ; PIRES, R. P. ; GUIMARAES, V. L. ; LEAL, C. T. ; MOREIRA, W. S. C. . Monitoração Remota dos Transformadores das Redes de Distribuição de Energia Elétrica Subterrâneas. In: CLADE 2008 - Congreso Latinoamericano de Distribución Electrica, 2008, Mar del Plata. Anais do CLADE 2008 - Congreso Latinoamericano de Distribución Electrica, 2008.
-
KNOLSEISEN, Ana Barbara ; COELHO, J. ; ROCHA, R. S. ; ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; VARELLA, C. . Melhoria da Qualidade do Serviço através da Minimização dos Cortes de Carga. In: VII CBQEE - Conferência Brasileira sobre a Qualidade da Energia Elétrica, 2007, Santos. Anais da 7ª Conferência Brasileira sobre a Qualidade da Energia Elétrica. Santos, 2007. v. S6.
-
GAUCHE, E. ; ANDRADE, F. F. ; COELHO, J. ; FROHLICH, A. A. ; MATOS, R. ; TREVISAN, F. ; SANTOS, D. M. ; GUIMARAES, V. L. ; LEAL, C. T. ; PEREIRA, F. C. . Monitoração de Redes Subterrâneas para a Melhoria da Qualidade na Distribuição. In: VII CBQEE - Conferência Brasileira sobre a Qualidade da Energia Elétrica, 2007, Santos. Anais da 7ª Conferência Brasileira sobre a Qualidade da Energia Elétrica. Santos, 2007. v. SP1.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; TEIVE, R. C. G. . Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para a Previsão de Demanda no Médio Prazo com Foco no Mercado de Livre Contratação. In: XII Eriac - Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ, 2007, Fóz do Iguaçu. Anais do XII Eriac, 2007.
-
ANDRADE, F. F. ; KNOLSEISEN, Ana Barbara ; GAULKE, E. ; ROCHA, R. S. ; COELHO, J. ; CAMARGO, C. C. de B. ; VARELLA, C. . Uma Metodologia Multicritério para Operação Coordenada dos Desligamentos e Restabelecimentos de Energia aos Consumidores. In: In: CIDEL 2006 - Congreso Internacional de Distribución Eléctrica, 2006, Buenos Aires. Anais do CIDEL 2006, 2006.
-
CAMARGO, C. C. de B. ; COELHO, J. ; KNOLSEISEN, Ana Barbara ; ANDRADE, F. F. ; GAULKE, E. ; ROCHA, R. S. . Sistema Inteligente de Apoio à Decisão de Corte de Carga. In: VI SBQEE - Seminário Brasileiro sobre Qualidade de Energia Elétrica, 2005, Belém. Anais do VI SBQEE. Belém, 2005.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; WALTER, E. M. . Brazilian Electrical Sector's Tariff Design Outlook in Competitive Framework. In: IEEE/PES/T&D - Transmission and Distribution Latin América, 2004, São Paulo. Proceedings of IEEE/PES/T&D -Transmission and Distribution Latin América 2004. São Paulo, 2004. v. 8.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; MACIEL, D. H. ; CATARINA, R. S. . Estimativa da Relação Preço-Demanda para o Gás Natural com Base na Estatística Multivariada. In: X CBE - Congresso Brasileiro de Energia, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X CBE. Rio de Janeiro, 2004. v. III. p. 1601-1610.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. ; CATARINA, R. S. ; MACIEL, D. H. . Agrupamento de Consumidores Visando a Racionalidade do Uso da Energia: Metodologia Baseada no Perfil de Consumo Individual. In: III - Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos, 2003, Gramado. Anais do Congresso - Grupo 1 - Energia. Gramado, 2003.
-
ANDRADE, F. F. ; CAMARGO, C. C. de B. . Análise Histórica das Questões Regulatórias Relacionadas à Melhoria da Racionalidade do Uso da Energia Elétrica. In: III - Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos, 2003, Gramado. Anais do Congresso - Grupo 1 - Energia, 2003.
Outras produções
ANDRADE, F. F. ; BAUMER, M. R. ; VICENTE, G. C. ; PERIN, I. D. ; CASTILHO, J. F. ; BITTENCOURT, A. P. ; PIOVESAN, L. V. ; LIMA, R. S. . EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA AJ BENEFICIAMENTO TÊXTIL. 2016.
ANDRADE, F. F. ; BAUMER, M. R. ; FAGUNDES, S. M. ; MALDONADO, L. J. A. S. ; DAMASIO, F. ; PIOVESAN, L. V. ; PERIN, I. D. ; BIZ, A. V. ; FRANZOI, A. ; BARFKNECHT, A. ; AUGUSTO, L. ; NETO, E. ; FRIEDERICHS, A. . EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA PARA O POLO SETORIAL MOVELEIRO. 2015.
ANDRADE, F. F. ; IMMICH, R. ; CAMARGO, C. C. de B. ; COELHO, J. ; KNOLSEISEN, Ana Barbara ; ROCHA, R. S. ; GAULKE, E. . SICC - Sistema Inteligente de Corte de Carga. 2006.
ANDRADE, F. F. . ToT -Trade on Timing. 2005.
ANDRADE, F. F. ; CAMPANA, Iuri ; CAMARGO, C. C. de B. ; MACIEL, D. H. ; CATARINA, R. S. . GASPECTRUM 1.0. 2003.
CAMARGO, C. C. de B. ; COELHO, J. ; ANDRADE, F. F. . Sistema Probabilístico de Análise do Risco Operativo Aplicado à Programação de Intervenção na Rede Básica do Sistema Interligado Nacional. 2007.
ANDRADE, F. F. . Levantamento de Dados e Análise Estatística do Ensino Médio de Física em Uberlândia. 1996.
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2017
Sistema Sapiens para Avaliação de Desempenho de Operadores de Manobras em Redes de Distribuição e Subestações Considerando Avaliação Multicritério, Descrição: Os operadores de Subestações precisam estar preparados para gerenciar um grande volume de informações e dados do sistema em sua rotina de trabalho e frequentemente solucionar problemas decorrentes de contingências na rede de distribuição, por exemplo, em um mínimo espaço de tempo, buscando-se assim minimizar o efeito destas contingências nos indicadores de continuidade de serviço. Nestas situações críticas para o sistema há um aumento na carga cognitiva e de stress para o operador, aumentando-se assim a probabilidade de ocorrência de erro humano, com graves consequências para o sistema, seus usuários e por vezes para o próprio operador. A qualidade de serviço de uma concessionária de distribuição de energia elétrica depende de diversos aspectos, entre estes podem ser destacados a eficiência e eficácia dos operadores, as quais podem refletir diretamente nos indicadores de continuidade. Portanto, a avaliação do desempenho dos operadores para verificação de quão eficientes e eficazes eles são, é uma necessidade frequente das empresas de distribuição, visando se o mesmo está seguindo as melhores práticas de operação e a maximização dos seus ativos e minimização das penalidades. Este projeto é inovador pois foca na avaliação do desempenho do operador, a partir das tarefas realizadas pelos mesmos no sistema real, utilizando uma técnica multi-critério apropriada encapsulada em um sistema especialista tutorial (SET). Uma importante inovação a ser considerada neste ponto é que propõe-se a utilização dos pesos ROC (Rank-Order Centroid Weights) para definição dos pesos dos critérios de avaliação. Os pesos ROC são derivados de uma análise sistemática da informação implícita na importância ordinal dos critérios, permitindo assim a definição analítica dos pesos dos critérios de avalição, o que é normalmente a principal deficiência da maioria das técnicas multicritério. Este método é apropriado à análise multicritério, pois apresenta uma excelente relação entre facilidade de obtenção e eficácia na seleção da melhor alternativa, onda a única informação requerida é o ranque dos pesos, que é mais fácil de ser obtido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / C Celso de Brasil Camargo - Integrante / Jorge Coelho - Coordenador / Raimundo Celeste Ghizoni Teive - Integrante / Edison Antonio Cardoso Aranha Neto - Integrante / Fernando Luiz Rosa Mussoi - Integrante / Roberto da Silva Lima - Integrante.
-
2012 - 2016
Monitoração de Oscilações Eletromecâmicas em Sistemas Elétricos de Potência, Descrição: O objetivo desta proposta de plano de trabalho é analisar como métodos de identificação se comportam em condições próximas das encontradas na identificação de modos eletromecânicos em sistemas elétricos, avaliando a influência de vários fatores no desempenho dos métodos. Para isto serão primeiramente utilizados sistemas teste onde os modos de oscilação são conhecidos, possibilitando que os resultados das análises sirvam como base para escolha dos melhores métodos de identificação a serem empregados em cada situação. Após estas análises, os métodos de identificação serão usados em análises de dados de um SMFS real.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Fernando Buzzulini Prioste - Coordenador / Everton Peres Correa - Integrante / Victor Luiz Flôr Borges - Integrante / Rodrigo Mauro Bauer Moritz - Integrante.
-
2012 - 2016
Dispositivo Móvel para Regulação e Melhoria da Qualidade da Tensão em Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica, Descrição: Desenvolver e implementar um "Dispositivo Móvel de Regulação e Melhoria da Qualidade da Tensão" (DMRQT) para utilização em redes aéreas de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O dispositivo deverá, ao mesmo tempo, regular a magnitude da tensão de atendimento, através da injeção de energia reativa na freqüência fundamental, prover o equilíbrio de tensão entre as fases, com mecanismos de controle individuais sobre a injeção em cada fase, além de reduzir o conteúdo harmônico da tensão fornecida pelo alimentador por meio da injeção de harmônicos de corrente complementares aos harmônicos de carga. Um equipamento móvel que reúna todas funcionalidades supracitadas, com a possibilidade de instalação itinerante em diversos pontos da rede de distribuição, não pode ser encontrado no mercado, ainda mais para sistemas de baixa tensão. Além da melhoria geral dos indicadores de qualidade do produto energia elétrica, forma de onda da tensão, o objetivo imediato do DMRQT é adaptar-se automaticamente à rede para solução rápida e temporária dos problemas relacionados com a violação dos limites de tensão previstos nas resoluções da ANEEL. Desta forma, na ocorrência de reclamações procedentes quanto ao nível de tensão nos pontos de entrega, a concessionária teria mais tempo para realizar os estudos necessários para implementar uma solução definitiva. Após a solução definitiva do problema o equipamento poderá ser disponibilizado para utilização em outro ponto da rede onde houver necessidade. A atuação do DMRQT na diminuição das correntes harmônicas drenadas dos transformadores de distribuição deve possibilitar a melhoria da qualidade da tensão entregue por eles e também promover uma redução no carregamento, reduzindo as perdas e auxiliando na melhoria da regulação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Joselito Anastacio Heerdt - Integrante / Marcello Mezaroba - Coordenador.
-
2011 - 2014
Estimação Dinâmica do Comportamento da Demanda de Consumidores - Desenvolvimento de Técnicas e Projeto Piloto, Descrição: Desenvolver um sistema computacional para estimar os perfis dinâmicos de consumo e demanda de energia elétrica em edificações comerciais de uso coletivo integrada à dinâmica das atividades econômicas dos consumidores, mudanças de hábito de consumo aliadas à previsão espacial de demanda, incluindo mudanças devido a inovações tecnológicas e aos efeitos climáticos correlacionados, além do desenvolvimento de técnicas de agregação para levantamento dos Fatores de Demanda e Fatores de Carga (FDs e FCs) dos vários ramos de atividades CNAE de região piloto do estado de SC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Cornélio Celso de Brasil Camargo - Integrante / Jorge Coelho - Integrante / Raimundo Celeste Ghizoni Teive - Coordenador / Edison Antonio Cardoso Aranha Neto - Integrante / Lucas Marin Rosario - Integrante / Thales Lange - Integrante / Marcelo Neujahr Agostini - Integrante / Leandro Oliveira - Integrante / Sidney Nardes - Integrante / João Airto de Bettio - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Sistema Eletrônico para Processamento de Energia Fotovoltaica, Descrição: Pesquisa em sistemas de eletrônica de potência para processamento de energia fotovoltaica para aplicações residenciais e prediais. O projeto inclui proposta de novas técnicas de processamento que atendam aos requisitos dos sistemas fotovoltaicos como: reduzida corrente de terra, boa qualidade de energia na entrada e saída, alta eficiência. O projeto prevê a implementação laboratorial das técnicas desenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Marcello Mezaroba - Integrante / Sergio Vidal Garcia Oliveira - Integrante / Yales Rômulo Novaes - Coordenador.
-
2010 - 2012
Sistema Automático para Regulação de Tensão em Redes de Baixa Tensão, Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de um sistema automático de regulação de tensão para instalações em redes de baixa tensão. O sistema proposto deverá manter a magnitude da tensão de atendimento, por intermédio do controle da injeção de potência reativa. O tempo de resposta deverá ser compatível com a Resolução ANEEL Nº 505 e Nº 676, tendo possibilidade de atuar em diversos pontos da rede de baixa tensão, adaptando-se às características do local de instalação. O sistema proposto também terá capacidade de regular a tensão em redes que apresentem diferentes curvas de carga diária e fatores de potência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Marcello Mezaroba - Coordenador / Yales Rômulo Novaes - Integrante / Jean Carlo da Cunha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2012
Desenvolvimento de Modelos para Descrição e Previsão de Demanda de Consumidores Industriais de Energia Elétrica, Descrição: A estreita relação existente entre oferta e demanda é um dos temas centrais do planejamento e da operação dos sistemas de energia elétrico. O desconhecimento sobre o comportamento do consumidor traz consequências graves ao equilíbrio entre a oferta e a demanda. A dinâmica de mercados competitivos de energia elétrica envolvendo grandes consumidores industriais exige um alto nível de conhecimento sobre a evolução da demanda. Neste projeto apresenta-se um novo modelo que descreveria e preveria a demanda dos consumidores industriais de energia elétrica, de forma desagregada. Por meio de um modelo descritivo da demanda seria possível quantificar a influência de fatores econômicos e/ou climáticos característicos de um segmento da indústria. A partir desse conhecimento, o trabalho aprimoraria um modelo de preditivo, baseado em redes neurais artificiais, para estimar o consumo no curto e médio prazos. O diferencial deste projeto estaria na aplicação de técnicas de mineração de dados como suporte à integração do modelo econométrico de descrição com o modelo neural de previsão. Para validação da metodologia proposta seriam utilizados dados de consumo das indústrias têxtil e metalúrgicas de Santa Catarina, fornecidos pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina ? CELESC S.A. Os resultados da pesquisa poderiam contribuir para o planejamento da produção e comercialização da energia elétrica, principalmente em mercados competitivos, gerando maior comprometimento nas relações de comercialização da energia elétrica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Coordenador / Maria Amélia Ubertti - Integrante / Leandro dos Santos Monteiro - Integrante / Chrystian Lenon Remes - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2009 - 2010
Caracterização dos Fatores Socioeconômicos e Culturais Determinantes da Inadimplência de Consumidores Residenciais de Energia Elétrica da CELESC (CAFI), Descrição: Promover uma análise estratificada das relações entre variáveis socioeconômicas e culturais e índices de inadimplência na região da grande Florianópolis, visando à identificação das principais causas de inadimplência e a busca de possíveis medidas mitigadoras. A finalidade maior do projeto foi um diagnóstico das causas de inadimplência de consumidores residenciais de energia elétrica da Celesc. Além de identificar e analisar os principais fatores determinantes, procurou-se descobrir as relações entre eles e as respectivas parcelas de responsabilidade. De posse desse diagnóstico, propõe-se a construção de modelos matemáticos para calcular a probabilidade de um consumidor ou grupo de consumidores se tornar inadimplente e identificar medidas de combate à inadimplência por meio da interferência nos fatores identificados e avaliar a eficácia das mesmas em termos de ganhos potenciais de redução do índice de inadimplência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / C Celso de Brasil Camargo - Coordenador / Daniel Araújo Caixeta - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Monitoração para Aumento da Qualidade de Fornecimento de Redes Subterrâneas de Distribuição, Descrição: O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de monitoração remota de redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica fazendo uso de tecnologias de comunicação digital sem fios. Os dados fornecidos pelos componentes de monitoração permitirão otimizar a operação, bem como subsidiar a análise de alternativas de expansão, com forte impacto positivo na qualidade de fornecimento das redes subterrâneas em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Jorge Coelho - Integrante / Antônio Augusto Fröhlich - Coordenador / Roberto de Matos - Integrante / Danilo Moura Santos - Integrante / Vitor L Guimarães - Integrante / Celso Ternes Leal - Integrante / Felipe C. Pereira - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2006
Sistema Inteligente de Apoio à Decisão de Corte de Carga Emergencial via Análise Multicritério, Descrição: Identificar os alimetadores candidatos a corte de carga emergenciais, observando cargas prioritárias, metas de continuidade do fornecimento e controle de tensão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Cornélio Celso de Brasil Camargo - Coordenador / Jorge Coelho - Integrante / Ana Barbara Knolseisen Sambaqui - Integrante / Eduardo Gaulke - Integrante / Raquel Saboia da Rocha - Integrante / Cláudio Varella - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
-
1999 - 1999
Simulação Digital de Tranformadores de Energia Elétrica, Descrição: O objetivo geral deste projeto foi o desenvolvimento de um programa de computador que permitisse o estudo teórico e prático das máquinas elétricas sob o ponto de vista de projeto. O programa desenvolvido didaticamente deveria fazer simulações que permitissem explicar e auxiliar a visualização de fenômenos que influenciam no projeto de máquinas elétricas sob diferentes regimes de funcionamento. De acordo com os objetivos iniciais, foi construído um programa denominado: Programa de Reconhecimento de Transformadores. Este programa foi desenvolvido numa das mais versáteis ferramentas matemáticas de programação, o Matlab, devido a sua simples programação e altíssima confiabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / José Roberto Camacho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - Atual
Desenvolvimento de um dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica, Descrição: Desenvolver e implementar um "Dispositivo Móvel de Regulação e Melhoria da Qualidade da Tensão" (DMRQT) para utilização em redes aéreas de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O dispositivo deverá, ao mesmo tempo, regular a magnitude da tensão de atendimento, através da injeção de energia reativa na freqüência fundamental, prover o equilíbrio de tensão entre as fases, com mecanismos de controle individuais sobre a injeção em cada fase, além de reduzir o conteúdo harmônico da tensão fornecida pelo alimentador por meio da injeção de harmônicos de corrente complementares aos harmônicos de carga. Um equipamento móvel que reúna todas funcionalidades supracitadas, com a possibilidade de instalação itinerante em diversos pontos da rede de distribuição, não pode ser encontrado no mercado, ainda mais para sistemas de baixa tensão. Além da melhoria geral dos indicadores de qualidade do produto energia elétrica, forma de onda da tensão, o objetivo imediato do DMRQT é adaptar-se automaticamente à rede para solução rápida e temporária dos problemas relacionados com a violação dos limites de tensão previstos nas resoluções da ANEEL. Desta forma, na ocorrência de reclamações procedentes quanto ao nível de tensão nos pontos de entrega, a concessionária teria mais tempo para realizar os estudos necessários para implementar uma solução definitiva. Após a solução definitiva do problema o equipamento poderá ser disponibilizado para utilização em outro ponto da rede onde houver necessidade. A atuação do DMRQT na diminuição das correntes harmônicas drenadas dos transformadores de distribuição deve possibilitar a melhoria da qualidade da tensão entregue por eles e também promover uma redução no carregamento, reduzindo as perdas e auxiliando na melhoria da regulação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Coordenador / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Fernando Buzzulini Prioste - Integrante / Joselito Anastacio Heerdt - Integrante / Marcello Mezaroba - Integrante / Sergio Vidal Garcia Oliveira - Integrante / Yales Rômulo Novaes - Integrante / Jean Ribeiro Fernandes - Integrante / Lucas Vinícius de Souza - Integrante / Jean Carlo da Cunha - Integrante / Rubens Tadeu Hock Júnior - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Otimização do Fornecimento de Gás Natural no Estado de Santa Catarina, Descrição: O projeto objetivou a modernização das tarifas utilizadas no setor de distribuição de GN, através da aplicação de uma metodologia para a otimização tarifária. Esta metodologia foi implementada em software e é composta de quatro etapas: A criação dos Grupos Tarifários: todos os clientes da distribuidora passam por um processo de agrupamento baseado na similaridade de perfil de consumo e no nível de consumo; A curva de Demanda Multifatorial: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de preço & demanda, baseada nos fatores que influenciam a venda de gás natural para os clientes do grupo; A curva de Custos: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de custos, baseada nos custos fixos e variáveis impostos pelos clientes do grupo; O Nível Tarifário Ótimo: finalmente, para cada grupo é determinado o 1o ótimo tarifário através do cruzamento das curvas de custo unitário e de receita marginal. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Cornélio Celso de Brasil Camargo - Coordenador / Ricardo Santa Catarina - Integrante / Dulce Holanda Maciel - Integrante / Iuri Campana - Integrante., Financiador(es): Companhia de Gás de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro / Transportadora Brasileira de Gás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - Atual
Desenvolvimento de um dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica, Descrição: Desenvolver e implementar um "Dispositivo Móvel de Regulação e Melhoria da Qualidade da Tensão" (DMRQT) para utilização em redes aéreas de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O dispositivo deverá, ao mesmo tempo, regular a magnitude da tensão de atendimento, através da injeção de energia reativa na freqüência fundamental, prover o equilíbrio de tensão entre as fases, com mecanismos de controle individuais sobre a injeção em cada fase, além de reduzir o conteúdo harmônico da tensão fornecida pelo alimentador por meio da injeção de harmônicos de corrente complementares aos harmônicos de carga. Um equipamento móvel que reúna todas funcionalidades supracitadas, com a possibilidade de instalação itinerante em diversos pontos da rede de distribuição, não pode ser encontrado no mercado, ainda mais para sistemas de baixa tensão. Além da melhoria geral dos indicadores de qualidade do produto energia elétrica, forma de onda da tensão, o objetivo imediato do DMRQT é adaptar-se automaticamente à rede para solução rápida e temporária dos problemas relacionados com a violação dos limites de tensão previstos nas resoluções da ANEEL. Desta forma, na ocorrência de reclamações procedentes quanto ao nível de tensão nos pontos de entrega, a concessionária teria mais tempo para realizar os estudos necessários para implementar uma solução definitiva. Após a solução definitiva do problema o equipamento poderá ser disponibilizado para utilização em outro ponto da rede onde houver necessidade. A atuação do DMRQT na diminuição das correntes harmônicas drenadas dos transformadores de distribuição deve possibilitar a melhoria da qualidade da tensão entregue por eles e também promover uma redução no carregamento, reduzindo as perdas e auxiliando na melhoria da regulação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Coordenador / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Fernando Buzzulini Prioste - Integrante / Joselito Anastacio Heerdt - Integrante / Marcello Mezaroba - Integrante / Sergio Vidal Garcia Oliveira - Integrante / Yales Rômulo Novaes - Integrante / Jean Ribeiro Fernandes - Integrante / Lucas Vinícius de Souza - Integrante / Jean Carlo da Cunha - Integrante / Rubens Tadeu Hock Júnior - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Otimização do Fornecimento de Gás Natural no Estado de Santa Catarina, Descrição: O projeto objetivou a modernização das tarifas utilizadas no setor de distribuição de GN, através da aplicação de uma metodologia para a otimização tarifária. Esta metodologia foi implementada em software e é composta de quatro etapas: A criação dos Grupos Tarifários: todos os clientes da distribuidora passam por um processo de agrupamento baseado na similaridade de perfil de consumo e no nível de consumo; A curva de Demanda Multifatorial: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de preço & demanda, baseada nos fatores que influenciam a venda de gás natural para os clientes do grupo; A curva de Custos: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de custos, baseada nos custos fixos e variáveis impostos pelos clientes do grupo; O Nível Tarifário Ótimo: finalmente, para cada grupo é determinado o 1o ótimo tarifário através do cruzamento das curvas de custo unitário e de receita marginal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Cornélio Celso de Brasil Camargo - Coordenador / Ricardo Santa Catarina - Integrante / Dulce Holanda Maciel - Integrante / Iuri Campana - Integrante., Financiador(es): Companhia de Gás de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro / Transportadora Brasileira de Gás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - 2016
Desenvolvimento de um dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica, Descrição: Desenvolver e implementar um "Dispositivo Móvel de Regulação e Melhoria da Qualidade da Tensão" (DMRQT) para utilização em redes aéreas de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O dispositivo deverá, ao mesmo tempo, regular a magnitude da tensão de atendimento, através da injeção de energia reativa na freqüência fundamental, prover o equilíbrio de tensão entre as fases, com mecanismos de controle individuais sobre a injeção em cada fase, além de reduzir o conteúdo harmônico da tensão fornecida pelo alimentador por meio da injeção de harmônicos de corrente complementares aos harmônicos de carga. Um equipamento móvel que reúna todas funcionalidades supracitadas, com a possibilidade de instalação itinerante em diversos pontos da rede de distribuição, não pode ser encontrado no mercado, ainda mais para sistemas de baixa tensão. Além da melhoria geral dos indicadores de qualidade do produto energia elétrica, forma de onda da tensão, o objetivo imediato do DMRQT é adaptar-se automaticamente à rede para solução rápida e temporária dos problemas relacionados com a violação dos limites de tensão previstos nas resoluções da ANEEL. Desta forma, na ocorrência de reclamações procedentes quanto ao nível de tensão nos pontos de entrega, a concessionária teria mais tempo para realizar os estudos necessários para implementar uma solução definitiva. Após a solução definitiva do problema o equipamento poderá ser disponibilizado para utilização em outro ponto da rede onde houver necessidade. A atuação do DMRQT na diminuição das correntes harmônicas drenadas dos transformadores de distribuição deve possibilitar a melhoria da qualidade da tensão entregue por eles e também promover uma redução no carregamento, reduzindo as perdas e auxiliando na melhoria da regulação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Coordenador / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Fernando Buzzulini Prioste - Integrante / Joselito Anastacio Heerdt - Integrante / Marcello Mezaroba - Integrante / Sergio Vidal Garcia Oliveira - Integrante / Yales Rômulo Novaes - Integrante / Jean Ribeiro Fernandes - Integrante / Lucas Vinícius de Souza - Integrante / Jean Carlo da Cunha - Integrante / Rubens Tadeu Hock Júnior - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Otimização do Fornecimento de Gás Natural no Estado de Santa Catarina, Descrição: O projeto objetivou a modernização das tarifas utilizadas no setor de distribuição de GN, através da aplicação de uma metodologia para a otimização tarifária. Esta metodologia foi implementada em software e é composta de quatro etapas: A criação dos Grupos Tarifários: todos os clientes da distribuidora passam por um processo de agrupamento baseado na similaridade de perfil de consumo e no nível de consumo; A curva de Demanda Multifatorial: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de preço & demanda, baseada nos fatores que influenciam a venda de gás natural para os clientes do grupo; A curva de Custos: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de custos, baseada nos custos fixos e variáveis impostos pelos clientes do grupo; O Nível Tarifário Ótimo: finalmente, para cada grupo é determinado o 1o ótimo tarifário através do cruzamento das curvas de custo unitário e de receita marginal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Cornélio Celso de Brasil Camargo - Coordenador / Ricardo Santa Catarina - Integrante / Dulce Holanda Maciel - Integrante / Iuri Campana - Integrante., Financiador(es): Companhia de Gás de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Transportadora Brasileira de Gás - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - 2016
Desenvolvimento de um dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica, Descrição: Desenvolver e implementar um "Dispositivo Móvel de Regulação e Melhoria da Qualidade da Tensão" (DMRQT) para utilização em redes aéreas de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O dispositivo deverá, ao mesmo tempo, regular a magnitude da tensão de atendimento, através da injeção de energia reativa na freqüência fundamental, prover o equilíbrio de tensão entre as fases, com mecanismos de controle individuais sobre a injeção em cada fase, além de reduzir o conteúdo harmônico da tensão fornecida pelo alimentador por meio da injeção de harmônicos de corrente complementares aos harmônicos de carga. Um equipamento móvel que reúna todas funcionalidades supracitadas, com a possibilidade de instalação itinerante em diversos pontos da rede de distribuição, não pode ser encontrado no mercado, ainda mais para sistemas de baixa tensão. Além da melhoria geral dos indicadores de qualidade do produto energia elétrica, forma de onda da tensão, o objetivo imediato do DMRQT é adaptar-se automaticamente à rede para solução rápida e temporária dos problemas relacionados com a violação dos limites de tensão previstos nas resoluções da ANEEL. Desta forma, na ocorrência de reclamações procedentes quanto ao nível de tensão nos pontos de entrega, a concessionária teria mais tempo para realizar os estudos necessários para implementar uma solução definitiva. Após a solução definitiva do problema o equipamento poderá ser disponibilizado para utilização em outro ponto da rede onde houver necessidade. A atuação do DMRQT na diminuição das correntes harmônicas drenadas dos transformadores de distribuição deve possibilitar a melhoria da qualidade da tensão entregue por eles e também promover uma redução no carregamento, reduzindo as perdas e auxiliando na melhoria da regulação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Coordenador / Alessandro Luiz Batschauer - Integrante / Fernando Buzzulini Prioste - Integrante / Joselito Anastacio Heerdt - Integrante / Marcello Mezaroba - Integrante / Sergio Vidal Garcia Oliveira - Integrante / Yales Rômulo Novaes - Integrante / Jean Ribeiro Fernandes - Integrante / Lucas Vinícius de Souza - Integrante / Jean Carlo da Cunha - Integrante / Rubens Tadeu Hock Júnior - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Otimização do Fornecimento de Gás Natural no Estado de Santa Catarina, Descrição: O projeto objetivou a modernização das tarifas utilizadas no setor de distribuição de GN, através da aplicação de uma metodologia para a otimização tarifária. Esta metodologia foi implementada em software e é composta de quatro etapas: A criação dos Grupos Tarifários: todos os clientes da distribuidora passam por um processo de agrupamento baseado na similaridade de perfil de consumo e no nível de consumo; A curva de Demanda Multifatorial: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de preço & demanda, baseada nos fatores que influenciam a venda de gás natural para os clientes do grupo; A curva de Custos: para cada grupo tarifário é determinada uma curva de custos, baseada nos custos fixos e variáveis impostos pelos clientes do grupo; O Nível Tarifário Ótimo: finalmente, para cada grupo é determinado o 1o ótimo tarifário através do cruzamento das curvas de custo unitário e de receita marginal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiano Ferreira Andrade - Integrante / Cornélio Celso de Brasil Camargo - Coordenador / Ricardo Santa Catarina - Integrante / Dulce Holanda Maciel - Integrante / Iuri Campana - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro / Transportadora Brasileira de Gás - Auxílio financeiro / Companhia de Gás de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
Prêmios
2009
Tres Mejores Trabajos Presenteados en el CE C1 - Desarrollo de Sistemas y Economía, XIII ERIAC - Décimo Terceiro Encontro Regional Iberoamericano do Cigré.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Engenharia Eletrica. , Rua Paulo Malschitzki s/n Campus UDESC, Zona Industrial Norte, 89219710 - Joinville, SC - Brasil, Telefone: (47) 40097947, Fax: (47) 40097976, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2009 - 2010
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Engenharia Eletrica.Atividade de extensão realizada, Coordenador do Núcleo de Eficiência Energética.
-
07/2010
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletrotécnica, Sistemas de Energia Elétrica, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Eficiência Energética
-
04/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Engenharia Eletrica.Linhas de pesquisa
-
07/2015 - 07/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Engenharia Eletrica.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
04/2009 - 07/2010
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise de Sistemas de Potência, Materiais Elétricos, Transmissão de Energia Elétrica
2018 - Atual
NEXPOINT Gestão, Tecnologia e EnergiaVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Pesquisador em PD
Outras informações:
Desenvolvimento de soluções para gestão energética em tempo real.
2012 - 2016
Celesc Distribuição, CelescVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em P&D, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado "Desenvolvimento de um dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica".
2011 - 2014
Celesc Distribuição, CelescVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em P&D, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa intitulado "Estimação Dinâmica do Comportamento da Demanda de Consumidores - Desenvolvimento de Técnicas e Projeto Piloto"
2009 - 2010
Celesc Distribuição, CelescVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em P&D, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado "Caracterização dos Fatores Socioeconômicos e Culturais Determinantes da Inadimplência de Consumidores Residenciais de Energia Elétrica da CELESC (CAFI)".
2007 - 2008
Celesc Distribuição, CelescVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em P&D, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado "Monitoração para aumento da qualidade de fornecimento de redes subterrâneas de distribuição".
2005 - 2006
Celesc Distribuição, CelescVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em P&D, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado "Sistema Inteligente de Apoio à Decisão de Corte de Carga Emergencial via Análise Multicritério".
Atividades
-
05/2005 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento, P&D.Linhas de pesquisa
2011 - 2017
SEEnergia Serviços Especializados de EngenhariaVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio Pesquisador
Atividades
-
11/2011
Pesquisa e desenvolvimento, SEEnergia.Linhas de pesquisa
2015 - 2017
Companhia Piratininga de Força e Luz - MatrizVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em PD, Carga horária: 10
Outras informações:
Sistema Sapiens para Avaliação de Desempenho de Operadores de Manobras em Redes de Distribuição e Subestações Considerando Avaliação Multicritério.
Atividades
-
09/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Companhia Piratininga de Força e Luz - Filial.Linhas de pesquisa
2007 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Curso de Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações:
01/06/2009 - Defesa da tese de doutorado.
02/06/2009 - Prazo final para conclusão do doutoramento.
2006 - 2007
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40
2003 - 2006
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40
2001 - 2003
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2003 - 06/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.Linhas de pesquisa
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Transmissão de Energia Elétrica (Estágio Docência)
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Transmissão de Energia Elétrica (Estágio Docência)
-
07/2003 - 06/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.Atividade realizada, Auxiliar na Coordenação do Processo de Revisão dos projetos de P&D (Contrato ANEEL / FEESC).
-
03/2001 - 05/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.Linhas de pesquisa
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas de Gestão Empresarial (Estágio Docência)
2007 - 2007
Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia ElétriVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor para Estudo Técnico, Carga horária: 2
Outras informações:
Elaboração de estudo técnico relativo à "Análise de Risco Operativo Aplicado à Programação de Intervenção na Rede".
2003 - 2003
Centrais Elétricas do Sul do BrasilVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor para Estudo Técnico, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuação na elaboração de estudo técnico intitulado Diagnóstico da Confiabilidade Operativa das Subestações da Eletrosul."
2002 - 2003
Companhia de Gás de Santa CatarinaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em P&D, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado "Otimização do Fornecimento de Gás Natural no Estado de Santa Catarina".
2000 - 2000
Companhia Energética de Minas Gerais S/AVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2000 - 12/2000
Estágios , Divisão de Geração Rio Paranaíba, Usina Hidrelétrica de Miranda.Estágio realizado, Estágio Supervisionado - Área de Operação e Manutenção da UHE de Miranda.
1995 - 2000
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1997 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Grupo de Sistemas de Potência.Atividade de extensão realizada, Bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET / CAPES / MEC.
-
08/1997 - 07/1998
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Grupo de Sistemas de Potência.Treinamentos ministrados, Curso de MATLAB Aplicado à Engenharia Elétrica (56 Alunos de Graduação)
-
09/1995 - 12/1996
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Ensino de Física.Atividade de extensão realizada, Bolsista do Programa das Licenciaturas - PROLICEN/MEC-SESU.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiano Ferreira Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?