Marcelo Luciano dos Santos
Marcelo Luciano dos Santos possui MBA em Gerência de Projetos de TI pelo Centro Universitário da Cidade (Rio de Janeiro, Brasil) além de ser graduado em Tecnologia em Informática pela mesma instituição. Trabalha com Tecnologia da Informação há quase três décadas, tendo atuado em importantes portais brasileiros como "aonde.com", e "imusica.com.br", além de ter lecionado em diversos cursos livres e técnicos e no Ensino Médio. Participou da concepção, modelagem, desenvolvimento e manutenção da "Nova Plataforma de Ensino a Distância CEDERJ", então um dos maiores ambientes de ensino e aprendizado à distância da América Latina. Atualmente, além de lecionar em cursos técnicos de computação, é servidor público estadual lotado na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalha com Arquitetura de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Informações coletadas do Lattes em 06/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gerencia de Projetos de TI com visão PMI
2010 - 2011
Centro Universitário da Cidade, UniverCidade
Título: Metodologia para Instanciação de Processos Especializados em Gerência de Projetos
Orientador: Guilherme Tavares Motta
Formação complementar
2017 -
Prática de Modelagem de Processos Com BPMN. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2013 - 2013
Comunicação Para Análise de Requisitos. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerência de Projetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Produções bibliográficas
-
PINHEIRO, F. B. ; SANTOS, M. L. ; ARAUJO, A. C. ; PINHEIRO, G. C. A. B. . EL USO DE MINERÍA DE DATOS Y SISTEMAS MULTI-AGENTE EN EL PROCESO DE APRENDIZAJE CON INTERFACES WEB A TRAVÉS DE LAS INTELIGENCIAS MÚLTIPLES. Avances en Sistemas e Informatica , v. 5, p. 17-22, 2008.
-
SANTOS, M. L. ; MOTTA, G. T. . Gerenciando Projetos com Processos Especializados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTOS, M. L. ; MOTTA, G. T. . SpecialistPro. 2010.
PINHEIRO, F. B. ; BIELSCHOWSKY, C. E. ; SANTOS, M. L. ; Filipe André Pais Souza . Plataforma CEDERJ de Ensino a Distância. 2007.
SANTOS, M. L. ; Filipe André Pais Souza ; Rafael Costa . Sabe Muito E-learning. 2006.
SANTOS, M. L. . Turbo CASF. 2004.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Téc. Sup. em Análise de Sistemas e Métodos, Carga horária: 40
2007 - 2008
Instituto Nacional de CâncerVínculo: Terceiro, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2007
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Prevenção e Vigilância.Serviço realizado, Analise e Desenvolvimento de base de dados e sistema de Atlas Online de Mortalidade.
-
12/2007 - 02/2008
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Prevenção e Vigilância.Serviço realizado, Analise e Desenvolvimento de Sistema de Controle de Acesso.
2008 - 2009
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Terceiro, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40
2007 - 2008
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Terceiro, Enquadramento Funcional: Programador Senior, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2007 - 10/2008
Serviços técnicos especializados , Consorcio CEDERJ.Serviço realizado, Participou da Equipe que Modelou, implementou e mantém Plataforma EAD CEDERJ.
2015 - 2017
Associação Franciscana da Divina ProvidênciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 5
Atividades
-
01/2015 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos, Trabalho de Conclusão de Curso
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Luciano dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?