Priscila Borges de Morais

Graduada em Ciências Biológicas pela da Universidade Católica de Brasília (2012). Estagiou na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia atuando em projeto de pesquisa visando o mapeamento físico de genes relacionados a estresses bióticos em Banana (Musa acuminata e Musa balbisiana) utilizando a técnica citogenética de Hibridização in Situ por Fluorescência de elevada resolução (FISH). Participou do projeto de pesquisa PRO-Dendê pela Embrapa Agroenergia atuando na busca de promotores tecido-específico em Elaeis spp. Atualmente está vinculada ao projeto DendêPalm pela Embrapa Agroenergia visando o mapeamento físico de genes utilizando a técnica de FISH em Elaeis spp.

Informações coletadas do Lattes em 03/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2012

Universidade Católica de Brasília
Título: UTILIZAÇÃO DE MÚSICA NO ENSINO DE ALGAS PARA TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Orientador: Renata Brandini Lima

Formação complementar

2012 - 2012

Bioinformática na Prática. (Carga horária: 40h). , Embrapa Agroenergia, CNPAE, Brasil.

2012 - 2012

Curso Ata Eletrônica. (Carga horária: 4h). , Embrapa Agroenergia, CNPAE, Brasil.

2012 - 2012

PCR Convencional e PCR em Tempo Real. (Carga horária: 20h). , Embrapa Agroenergia, CNPAE, Brasil.

2012 - 2012

Biotecnologia. (Carga horária: 80h). , Cidade Aprendizagem, CA, Brasil.

2012 - 2012

Biologia Molecular. (Carga horária: 40h). , IMAZON, IMAZON, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento de Instrução de Trabalho de Resíduos. (Carga horária: 3h). , Embrapa Agroenergia, CNPAE, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Calibração e Verificação de Balança. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2010 - 2010

Noções de Segurança e Sistema de Qualidade em Lab.. (Carga horária: 12h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2009 - 2009

Descomplicando o Metabolismo. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2009 - 2009

MEDIAÇÃO DE LINGUAGEM NAS SALAS DE CIÊNCIAS. (Carga horária: 18h). , Serviço Social do Comércio DF, SESC DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

II Seminário de Ciências Forenses - Multidisciplinaridade do Profissional nas Práticas Forenses. 2012. (Seminário).

XIV Semana da Biologia - "Biodiversidade de Biólogos". 2011. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira de Química. Desenvolvimento de Material Didático para Valorização da Educação Ambiental. 2011. (Congresso).

XVI Encontro do Talento Estudantil.Digestão de anteras de Musa para o preparo de lâminas utilizadas na hibridização in situ por fluorescência de elevada resolução. 2011. (Encontro).

Biologia em foco - "Ciências Forenses". 2011. (Outra).

XIV Semana da Biologia. 2011. (Outra).

Congresso da Sociedade Brasileira de Química. 2009. (Congresso).

Seminário - Pré-conferência Agenda 21 do Distrito Federal. 2009. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, D. B. ; MORAIS, P. B. ; CASTRO, M.L.M.P. . Desenvolvinto de material didático para valorização da educação ambiental. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - SC. Desenvolvinto de material didático para valorização da educação ambiental, 2011.

  • REGO, T. F. C. ; MORAIS, P. B. ; Falcão, R. ; Capdeville, G. de . Construção de calendario comparativo entre o tamanho floral e estádio do micvrosporócito em Phaseolus vulgaris geneticamente modificado.. In: XVI Talento Estudantil da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2011, Brasília. Anais do XVI Talento Estudantil da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.. Embrapa: Brasil, 2011. v. 16.

  • MORAIS, P. B. ; REGO, T. F. C. ; Falcão, R. ; Capdeville, G. de . Digestão de anteras de Musa para o preparo de lâminas utilizadas na hibridização in situ por fluorescêcia de elevada resolução.. In: XVI Talento Estudantil da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2011, Brasília. Anais do XVI Talento Estudantil da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Brasília: Embrapa. Brasília: Embrapa, 2011. v. 16.

  • Falcão, R. ; REGO, T. F. C. ; MORAIS, P. B. ; Capdeville, G. de . Mapping of BAC clones on meiotic chromosomes of Musa using High Resolution BAC FISH.. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, 2010, Fortaleza - CE. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Biotecnologia. Fortaleza, 2010. v. 1. p. 1.

  • MORAIS, P. B. ; REGO, T. F. C. ; Falcão, R. ; Capdeville, G. de . Desenvolvimento e validação de metodologia para mapeamento físico de genes relacionados a estresses bióticos em cromossomos meióticos de banana utilizando a técnica de FISH de elevada resolução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MORAIS, P. B. ; Capdeville, G. de . Mapeamento físico de clones de BAC contendo seqüências relacionadas a estresses bióticos e abióticos em cromossomos meióticos de Musa utilizando FISH de elevada resolução.. 2012. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; Capdeville, G. de . Mapeamento físico de clones de BAC contendo seqüências relacionadas a estresses bióticos e abióticos em cromossomos meióticos de Musa utilizando FISH de elevada resolução.. 2011. (Relatório de pesquisa).

Prêmios

2011

3º Lugar na categoria graduação, em Biotecnologia, no XVI Talento Estudantil da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo trabalho, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. , Embrapa Agroenergia - Parque Estação Biológica - PqEB s/n° - W3 Norte (final). Brasília, DF, Asa Norte, 70770-901 - Brasilia, DF - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de DTI - Nível C, Carga horária: 40

Outras informações:
Unidade: Embrapa Agroenergia Projeto de Pesquisa (2010-2014): Dinamização do banco ativo de germoplasma de dendê (Elaeis guineensis) da Embrapa e apoio ao melhoramento genético Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivos: 1) obter cultivares de dendezeiro com alta produtividade, resistentes ao amarelecimento fatal e com porte reduzido pelo emprego de métodos convencionais e biotecnológicos; 2) Definir protocolos de propagação clonal de genótipos e genitores, selecionados no programa de melhoramento genético, para incorporação ao sistema produtivo nacional; 3) Produzir mapa físico de dendê e caiauê baseados em clones de BACs, que servirão para orientação e complementação de programas de melhoramento assistido por marcadores moleculares, além de propiciar um ganho no conhecimento genético e na genômica estrutural da espécie. Para tanto serão utilizadas técnicas moleculares e citogenéticas; 4) Identificar e caracterizar componentes genéticos de resistência a estresses bióticos e abióticos e desenvolver marcadores gênicos funcionais para mapeamento genético a ser utilizado em programas de melhoramento; 5) Construir base de dados de ESTs a partir de bibliotecas de cDNA de E. oleifera visando a seleção de clones de BAC de interesse. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Gradução: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Manoel Teixeira Souza Jr. - Integrante / Betânia Quirino - Integrante / Hugo Molinari - Integrante / Guy de Capdeville - Coordenador. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e CNPq.

2012 - 2012

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária - Estudante de Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Unidade: Embrapa Agroenergia Projeto de Pesquisa (2010-2014): Dinamização do banco ativo de germoplasma de dendê (Elaeis guineensis) da Embrapa e apoio ao melhoramento genético Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivos: 1) obter cultivares de dendezeiro com alta produtividade, resistentes ao amarelecimento fatal e com porte reduzido pelo emprego de métodos convencionais e biotecnológicos; 2) Definir protocolos de propagação clonal de genótipos e genitores, selecionados no programa de melhoramento genético, para incorporação ao sistema produtivo nacional; 3) Produzir mapa físico de dendê e caiauê baseados em clones de BACs, que servirão para orientação e complementação de programas de melhoramento assistido por marcadores moleculares, além de propiciar um ganho no conhecimento genético e na genômica estrutural da espécie. Para tanto serão utilizadas técnicas moleculares e citogenéticas; 4) Identificar e caracterizar componentes genéticos de resistência a estresses bióticos e abióticos e desenvolver marcadores gênicos funcionais para mapeamento genético a ser utilizado em programas de melhoramento; 5) Construir base de dados de ESTs a partir de bibliotecas de cDNA de E. oleifera visando a seleção de clones de BAC de interesse. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Gradução: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Manoel Teixeira Souza Jr. - Integrante / Betânia Quirino - Integrante / Hugo Molinari - Integrante / Guy de Capdeville - Coordenador. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa.

2010 - 2012

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiária - Estudante de Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Projetos de pesquisa (2010 - 2012): Desenvolvimento e validação de metodologias para mapeamento físico de genes relacionados a estresses bióticos em cromossomos meióticos de híbridos tetraplóides de banana e de plantas feijão transformado utilizando FISH de elevada resolução . Descrição: Um dos grandes desafios que as culturas da banana (Musa spp.) e do feijão (Phaseolus vulgaris) vêm enfrentando atualmente é a pequena disponibilidade de cultivares comerciais com alta resistência a determinados estresses bióticos e abióticos. Este fato se deve principalmente a pouca disponibilidade de informações sobre a genética e a genômica destas espécies que poderiam ser utilizadas no desenvolvimento de produtos biotecnológicos (Pillay et al. 2004; Heslop-Harrison and Schwarzacher, 2007; Aragão et al., 2008). Estas duas culturas possuem uma importância social e econômica muito grande para o Brasil, mas por uma série de razões o volume de informações disponíveis ainda é muito restrito, mesmo mundialmente. Considerando o acima exposto, a presente proposta de pesquisa terá duas frentes de atuação. Inicialmente será realizada a adaptação da metodologia de FISH de elevada resolução desenvolvida por Capdeville et al. (2009) para o mapeamento de genes em híbridos tetraplóides de banana que ainda não foram estudadas por esta técnica. Este estudo também será feito com o feijão transgênico e também será conduzido para permitir o desenvolvimento de uma metodologia que sirva para realizar a caracterização molecular do inserto no organismo receptor, fornecendo informações relacionadas a: (1) número de cópias, (2) Localização no genoma... Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa Alunos envolvidos: Graduação (2); Integrantes: Priscila Borges de Morais (Responsável); ; Guy de Capdeville; Edson Perito Amorim; Janay de Almeida Serejo; Rosana Falcão Financiador(es): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - CENARGEN

2010 - 2012

Embrapa Recursos Genéticos e Bitecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - CNPq, Carga horária: 20

2010 - 2010

Embrapa Recursos Genéticos e Bitecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária - Estudante de Graduação, Carga horária: 20

2009 - 2010

Serviço Social do Comércio Df

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor Biologia e Ciências, Carga horária: 20

Outras informações:
O estágio possuiu foco em educação não-formal em Biologia, Química e Física, visando o trabalho transdisciplinar na abordagem de temas transversais a partir de mostras e palestras ministradas a alunos de diferentes níveis de escolaridade. Projeto orientado pelo SESCiência.

2012 - 2012

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria em Genética de Populações Professor Orientador: Dário Grattaplaglia

2012 - 2012

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria em Genética de Populações Professor(a) Orientador(a): Aline Braga

2011 - 2011

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria em Zoologia de Invertebrados 1 Professor(a) Orientador(a): Cristiane Pujol

2011 - 2011

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria em Biologia Molecular Professor Orientador: Aulus Barbosa

2009 - 2009

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria em Biologia Celular Professor Orientador: Renato Malcher

2015 - Atual

EMBRAPA AGROENERGIA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI B, Carga horária: 40

Outras informações:
DendePalm - Estratégias Genômicas e Agregação de Valor para a Cadeia Produtiva do Dendê. Descrição: O projeto DendePalm - Estratégias Genômicas e Agregação de Valor para a Cadeia Produtiva do Dendê tem como objetivo principal viabilizar o projeto de médio prazo (10 a 12 anos) de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo na Embrapa e no SNPA. Este projeto foca no avanço da caracterização dos recursos genéticos disponíveis para o Programa de Melhoramento Genético de Palma de Óleo, com enfoque especial em genômica de Caiaué; no escalonamento dos protocolos de clonagem in vitro já desenvolvidos pela Embrapa, com vistas a atender em curto prazo (2 anos) as demandas do programa de melhoramento genético, e em médio prazo as demandas da iniciativa privada que desejar investir na produção de mudas in vitro de palma de óleo em larga escala; e em viabilizar economicamente a cadeia produtiva de dendê abordando questões relacionadas ao desenvolvimento de produtos de maior valor agregado, em especial ao aproveitamento de co-produtos e resíduos, contribuindo simultaneamente para minorar a geração de poluentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Teixeira Souza Junior - Coordenador, Guy de Capdeville, André Leão, Rosana Falcão, Priscila Borges, entre outros estudantes. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.