Roberta Campos França

Graduada em Filosofia. Atualmente é auxiliar técnico - Secretaria Estadual de Direitos Humanos e CIdadania, além de Professora de Filosofia e Metodologia Cientifica na Faculdade Teológica Maranata. Foi pesquisadora PIBID/Filosofia sobre a utilização de recursos dinamizadores nas aulas de Filosofia.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior

2012 - Atual

Instituto de Ensino Superior Franciscano

Graduação em Filosofia

2008 - 2011

Universidade Federal do Maranhão
Orientador: Profª. Msª. Cynthia Moreira Lima

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE FILOSOFIA.Filmes e filosofia: uma possibilidade prática. 2011. (Encontro).

XXVI ENCOTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA. O CINEMA E A FILOSOFIA: A DINAMIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS FILOSÓFICOS. 2010. (Congresso).

X ENCONTRO HUMANÍSTICO.A LINGUAGEM DO CINEMA COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO. 2010. (Encontro).

IV FEIRA DO LIVRO.PARIS: A EXEMPLIFICAÇÃO PRÁTICA DA MODERNIDADE. 2010. (Outra).

II Simpósio de Políticas Públicas e Ambientais.SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA EM RISCO DEVIDO A ESSAS MODIFICAÇÕES GEO-SOCIAIS. 2009. (Simpósio).

II SIMPÓSIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AMBIENTAIS. 2009. (Simpósio).

MINI-CURSO: " O ENSINO DA LITERATURA. PROBLEMÁTICA E PROPOSTAS. 2009. (Oficina).

XVIII Semana de Filosofia: Educação e Emancipação.A utilização de filmes como recurso didático como forma de Dinamizar as Aulas de Filosofia. 2009. (Encontro).

XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia. 2009. (Encontro).

XIII ENCONTRO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNICAMP.A Relação entre a Essência e Existência em Heidegger e Sartre. 2009. (Encontro).

IX Encontro Humanistico.Identidade Maranhense: uma Perspectiva da Produção Científica, Literária e Artística. 2009. (Encontro).

XIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp. 2009. (Encontro).

IX ENCONTRO HUMANISTICO. 2009. (Encontro).

XVIII SEMANA DE FILOSOFIA: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. 2009. (Encontro).

I coloquio de desenvolvimento local e sustentabilidade.sustentabilidade ecológica dos quilombolas de Alcantara-MA em risco devido à implantação da base espacial no município. 2009. (Outra).

Forum Social Mundial.políticas públicas: discurssões acerca de algumas necessidades. 2009. (Outra).

Calourada Científico Cultural 2009.1. 2009. (Outra).

II Fórum sobre o ensino de Filosofia. 2009. (Outra).

I Colóquio Internacional sobre o Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. 2009. (Outra).

MINI-CURSO: MICHEL FOUCALT: A FILOSOFIA COMO HISTÓRIA POLÍTICA DA VERDADE. 2009. (Outra).

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA FRANCESA E CULTURA. 2009. (Outra).

MINI-CURSO PARA ALÉM DA CRÍTICA: COM DERRIDA E RANCIÉRE. 2009. (Outra).

I Simpósio Balaiada 170 anos. 2008. (Simpósio).

VIII Encontro Humanístico. 2008. (Encontro).

III Encontro Regional da ANPUH/MA. 2008. (Encontro).

MINI-CURSO ESTÉTICA DA INTESIDADE EM GILLES DELEUZE. 2008. (Encontro).

V Jornada Maranhense de Sociologia. 2008. (Outra).

II Colóquio da Consciência Negra. 2008. (Outra).

MINI-CURSO: MEMÓRIA E IDENTIDADE E RESISTÊNCIA. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . FILMES E FILOSOFIA: UMA POSSIBILIDADE PRÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . O CINEMA E A FILOSOFIA: A DINAMIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS FILOSÓFICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . A POSSIBILIDADE DO FIM DA NARRAÇÃO NO FILME "O MUNDO IMAGINÁRIO DE DR. PARNASSUS". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . A LINGUAGEM DO CINEMA COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, R. C. . PARIS: A EXEMPLIFICAÇÃO PRATICA DA MODERNIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . REMANEJAMENTO COMPULSÓRIO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ALCANTARA-MA AFETADAS PELA BASE ESPACIAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA DOS QUILOMBOLAS DE ALCÂNTA-MA EM RISCO DEVIDO À IMPLANTAÇÃO DA BASE ESPACIAL NO MUNICÍPIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AMBIENTAIS AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ALCÂNTARA-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO RECURSO DINAMIZADOR NAS AULAS DE FILOSOFIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, R. C. . A RELAÇÃO ENTRE A ESSÊNCIA E A EXISTÊNCIA EM HEIDEGGER E SARTRE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, R. C. ; MENDONÇA, J.J.L. . IDENTIDADE MARANHENSE: UMA PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, LITERÁRIA E ARTÍSTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    PIBID - A Utilização de Procedimentos Metodológicos mais Dinâmicos em sala de aula, Descrição: Projeto de Extensão que visa levar o aluno da graduação para ser iniciado no ambiente escolar, refletindo e pesquisando sobre novas metodologias para dinamizar os conteúdos aplicados em sala de aula. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Campos França - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania

Vínculo: funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 20

2012 - Atual

Faculdade Teológica Maranata

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia, Metodologia Cientifi, Carga horária: 20

2010 - 2011

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 20

2010 - 2011

Cursinho Preparatório para Vestibular AGADÁ

Vínculo: professora voluntária, Enquadramento Funcional: professora de Ética e Filosofia, Carga horária: 2