Lara Giacometti Herrera

Possui graduação em Psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (campus de Assis-SP), aperfeiçoamento em Clínica Psicanalítica, aprimoramento em Clínica Institucional e especialização/formação em Psicanálise pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.Atuou como terapeuta pesquisadora do NURAAJ - Núcleo de Referência e Atenção à Adolescência e Juventude, projeto vinculado ao FUMCAD - Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Como psicóloga e integrante da equipe de fundadoras do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do curso popular Mafalda, estruturou serviço de acolhimento e escuta à jovens pré-universitários e espaço de discussão e promoção de saúde mental. Especializou-se na área de transtornos alimentares pelo PROATA - Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares pertencente ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e CAISM - Centro de Atenção Integrada à Saude Mental, integrando equipe multiprofissional. Atualmente é coordenadora da especialização da equipe de psicólogos da mesma instituição.Em consultório particular, atua como psicanalista.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicanálise

2018 - 2021

Instituto Sedes Sapientiae
Título: Enodamentos do desejo materno e função paterna inoperante na anorexia feminina
Orientador: Maria Helena Fernandes

Aperfeiçoamento em Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma

2016 - 2017

Instituto Sedes Sapientiae
Título: A oralidade e suas vicissitudes nos transtornos alimentares. Ano de finalização: 2017

Graduação em Psicologia

2011 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Centro Universitário de Votuporanga

Formação complementar

2017 - 2018

Capacitação em Transtornos Alimentares. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2016 - 2018

Aprimoramento em clínica social. , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2015 - 2016

Os fundamentos da clínica de Winnicott, na perspectiva de Gilberto Safra. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Contribuições de Gilberto Safra à Psicologia Clínica. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise da infância e do adolescente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Transtornos Alimentares.

Organização de eventos

HERRERA, L. G. . Fechô: Relatos sobre a experiência com grupos na clínica da adolescência.. 2019. (Outro).

HERRERA, L. G. . Deu Ruim! O mal estar do adolescente e sua família na contemporaneidade. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Fechô: Relatos sobre a experiência com grupos na clínica da Adolescêncincia.O corpo como palco da adolescência. 2019. (Encontro).

I AMBATA - Integração Ambulim (USP) e PROATA (UNIFESP). 2019. (Encontro).

IV Simpósio de Transtornos Alimentares e Obesidade. 2019. (Simpósio).

Simpósio PROATA 25 ANOS. 2019. (Simpósio).

X Congreso FLAPPSIP: Figuras Actuales de la Violencia. 2019. (Congresso).

Deu Ruim! O mal estar do adolescente e sua família na contemporaneidade. 2018. (Encontro).

II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária: Grupos e Vínculos Intersubjetivos. 2018. (Outra).

Simpósio PROATA: Transtorno de Compulsão Alimentar. 2017. (Simpósio).

VII Fórum Clínico Ampliado: suicídio na adolescência. 2017. (Outra).

8o Congresso de Extensão Universitária da UNESP. 2015. (Congresso).

VII Encontro de Psicologias: Integrando Vertentes. 2015. (Encontro).

VI Encontro de Psicologias: Integrando Vertentes. 2014. (Encontro).

V Encontro de Psicologias: Integrando Vertentes. 2013. (Encontro).

Áreas de Atuação e Perspectivas para a Psicologia Forense no Brasil. 2012. (Outra).

CINE CAPSIA: O cinema como forma de produção de conhecimento - Melancolia de Lars Von Trier. 2012. (Outra).

I Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP. 2012. (Congresso).

II Congresso Paulista de Extensão. 2012. (Congresso).

IV Encontro de Psicologias: Integrando Vertentes. 2012. (Encontro).

Palestra: Programa de Intercâmbio da UNESP. 2012. (Outra).

Problematização sobre gênero e sexualidade na educação. 2012. (Outra).

VI Congresso de Psicologia da UNESP/Bauru. 2012. (Congresso).

X Encontro Anual de Extensão (ENAEXT) / Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE). 2012. (Encontro).

XI Congreso de Salud Mental y Derechos Humanos. 2012. (Congresso).

XIX Semana de Psicologia da UNESP/Bauru. 2012. (Outra).

III Encontro de Psicologias: Integrando Vertentes. 2011. (Encontro).

Luta Antimanicomial: Oficina Temática - Não ao Ato Médico. 2011. (Oficina).

Territórios Ocupados da Palestina: as faces da violência no atendimento psicológico de meninos, meninas, homens e mulheres. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • HERRERA, L. G. . ENODAMENTOS DO DESEJO MATERNO E FUNÇÃO PATERNA INOPERANTE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HERRERA, L. G. . ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA EXTERNA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HERRERA, L. G. ; Dionísio, G.H. . ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA EXTERNA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HERRERA, L. G. . FAMÍLIA, ESCOLA E INFÂNCIA: UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O AMBIENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Prêmios

2013

Menção Honrosa, Humanus - Empresa Júnior de Psicologia da UNESP - Assis.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de projeto de extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
Projeto de extensão: ?Atendimento psicoterápico à comunidade universitária externa?, realizando atividades como: divulgação dos serviços oferecidos, atendimento em psicoterapia, leitura e discussão de referencial teórico, supervisão de casos clínicos, organização de prontuários, coordenação de atividades com alunos ingressantes, participação em eventos científicos como autora de trabalhos.

2013 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de projeto de extensão, Carga horária: 5

Outras informações:
Projeto de Extensão: ?A interface saúde-educação no atendimento à infância: uma proposta de intervenção em creches e pré-escolas?, realizando atividades como: leitura de bibliografia pertinente ao conteúdo prático trabalhado, observações participantes semanais na escola, grupo com professores, grupo de orientações com pais, participação em supervisão semanal, participação em eventos científicos como autora de trabalhos, elaboração de relatórios

2012 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 5

2014 - 2016

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Drª Betti Katzenstein

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Terapeuta estagiária

Outras informações:
Estágio supervisionado ?Escuta Sensível e Clínica Psicanalítica: Um olhar sob o Olhar Estético? com atendimento individual de base psicanalítica à adultos. Totalizando 140 horas de atendimento e 240 horas de supervisão grupal.

2014 - 2016

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Drª Betti Katzenstein

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Terapeuta estagiária

Outras informações:
Estágio supervisionado ?Psicoterapia Psicanalítica da Criança e do Adolescente: Teoria da Técnica? com atendimento individual de base psicanalítica à crianças e adolescentes. Totalizando 88 horas de atendimento e 240 horas de supervisão grupal.

2018 - 2018

Curso Popular Mafalda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico

2017 - 2017

Curso Popular Mafalda

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Orientadora socioeducativa, Carga horária: 5

Outras informações:
O Mafalda surgiu em 2011 como um movimento social que busca ampliar a possibilidade de estudantes da rede pública de educação de ingressar nas universidades públicas e particulares com bolsas de estudos. Tem caráter gratuito e atividades regulares na zona leste da cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé. OBJETIVOS I ? capacitar para o exercício da cidadania e fornecer meios de formação para a inserção e progressão nos estudos escolares e acadêmicos; II ? suscitar atividades que visem o estímulo ao pleno exercício da cidadania através da educação, da valorização étnico-racial e cultural; III ? promover estudos e ações que colaborem para o desenvolvimento social e para a formação socioeducativa e cultural da população; IV ? promover a assistência social, a cultura, a educação, a promoção do desenvolvimento sustentável, o voluntariado e o desenvolvimento social; V ? constituir-se como instituição de produção, difusão e transmissão cultural e científica para a comunidade local ou regional; VI ? fomentar e promover atividades e ações que visem à eliminação de quaisquer preconceitos acerca de convicções políticas, religiosas, condições sociais e econômicas, nacionalidade, características étnicas, individuais, físicas, sexuais, de gênero, e intelectuais.

2018 - 2019

Instituto Sedes Sapientiae

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta pesquisadora, Carga horária: 4