Alex Carvalho de Almeida
Profissional com carreira consolidada no desenvolvimento e gestão de projetos de Tecnologia da Informação.
Forte vivência em ambientes corporativos, atuando na coordenação da área de desenvolvimento de software aplicados a gestão da empresa além de projetos de Business Intelligence.
Habilidade na definição de cenários, estabelecimento de objetivos e desdobramento de metas através de planos de ação, serviços e soluções voltados para as necessidades globais da empresa, em curto, médio e longo prazo.
Expertise na coordenação e gerenciamento de grandes times de TI, com foco no desenvolvimento, implantação de Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas e de Gerenciamento de Projetos para empresas de portes diversos.
Atuação estratégica, permitindo uma visão ampla de todos os processos de negócio da empresa.
Experiência na definição de padrões de serviço, gestão de contratos com fornecedores (pessoas, produtos e serviços).
Domínio em linguagem de programação Oracle PL/SQL, Modelagem de Banco de Dados, RUP, PMI.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO EM PROJETOS
2012 - Atual
Universidade FUMEC
Orientador: Vivian Fitzherbert
Formação complementar
2007 - 2008
MBA em MBA Executivo. (Carga Horária: 484h). , IBMEC Minas Gerais.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Arq&TI Tecnologia da Informação. , Rua Santa Rita Durão, 74 Sala 1103, Funcionários, 30140-110 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32276002, Fax: (31) 32276002, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Arq&TI Tecnologia da InformaçãoVínculo: SÓCIO, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico em Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestão de serviços em Tecnologia da Informação utilizando dos acordos de níveis de serviço, além de: Gestão de equipes Gestão de projetos de desenvolvimento de aplicações Planejamento de projetos e serviços de outsourcing Serviço de manutenção corretiva Gestão financeira de projetos Relacionamento com clientes, boa relação com pessoal de clientes e experiência em apresentar resultados do serviço Trabalho com as melhores praticas aceitas pelo mercado ( RUP, CMMI, ITIL, PMI, Cobit) Boa comunicação oral e escrita.
2008 - 2010
UNIMED do BrasilVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO PJ, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestão da produção e manutenção das ferramentas corporativas: Coordenação do desenvolvimento de ferramentas de gestão de todos os projetos, além de definição de políticas de TI. Implantação de metodologia de desenvolvimento de sistemas (RUP) e gerência de projetos: Coordenação e supervisão do alinhamento de conceitos de desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos com as práticas mais aceitas pelo mercado com objetivo final de aquisição de serviço por ponto de função. Gestão de Plano de Desenvolvimento de Liderança: Supervisão, em conjunto ao RH, do mapeamento de perfil comportamental, coaching, treinamento para aprimoramento de habilidades interpessoais e técnicas, além de realização de feed backs trimestrais. Gestão de equipes: Seleção e contratação de profissionais multidisciplinares, capacitação profissional, delegação de atividades, acompanhamento da execução, controle de resultados, avaliação de desempenho. Negociação com fornecedores: Negociação do formato de contratação de serviços além de discussão de valores, prazos para execução, entrega de equipamentos, entre outros.
2006 - 2007
Federação das UNIMEDs do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico em Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
2001 - 2002
Empresa Brasileira de Correios e TelégrafosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Banco de Dados, Carga horária: 44
2000 - 2001
Cera Ingleza Indústria e Comércio LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto em TI, Carga horária: 44
2003 - 2006
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho MédicoVínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Produção de Software, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela a área de Produção de Software da Unimed-BH, com uma equipe de 50 pessoas entre Administrador de Dados, Analistas de Interface, Analistas de Negócio e Analistas de Sistema. Como missão básica está a administração de recursos na condução das demandas de produção de software e a aplicação de Metodologia de Desenvolvimento de Software ( Conceitos PMI, CMM e principalmente RUP ) na elaboração de projetos de novos sistemas em tecnologia J2EE/JAVA e manutenções adaptativa e evolutiva aos sistemas existentes. Trabalhei também no projeto de implantação do COBIT visando a Governança de TI para a organização.
2001 - 2001
UNI-BHVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de TI, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alex Carvalho de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?