Lorena Macedo Rafael Dantas

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia (2003) e mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2008). Atualmente é Assessora de Diretoria de Divisão da Socicam. Já trabalhou no Ministério do Turismo, como Gerente de Projetos do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo. Tem experiência na área de Turismo e Planejamento, com ênfase em estudos de viabilidade e análises de mercado. Atua principalmente nos seguintes temas: turismo, planejamento, meio ambiente e sustentabilidade; turismo e sociedade contemporânea; turismo e pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2009 em Interdisciplinar em Ciências Humanas

2009 - Interrompido

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Carmen Rial
Ano de interrupção: 2009

Mestrado em Turismo e Hotelaria

2006 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí
Dr. Paulo dos Santos Pires.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Turismo; Aventura; Risco; Sentido; Rafting.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo de Aventura. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Turismo e Hotelaria

1999 - 2003

Universidade do Estado da Bahia
Orientador: Emília Salvador Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Avaliação Socioeconômica de Projetos. (Carga horária: 20h). , Ministério do Turismo do Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Gestores das Políticas Públicas do Turismo. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2008 - 2008

Sistema de Gestão de Segurança. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Empresas do Turismo de Aventura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Planejamento turístico.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo e pesquisa científica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo de Aventura.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Teoria Social e Turismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea). 2010. (Outra).

XI SIT Seminário Internacional de Turismo.Por uma nova compreensão do turismo: Práticas de Aventura e a Renovação da Relação Homem-Natureza. 2009. (Seminário).

V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.A Caminho de um pensamento ecológico complexo para o turismo de aventura. 2008. (Seminário).

X SIT - Seminário Internacional do Turismo.Turismo de aventura à luz da interdisciplinaridade e da complexidade. 2008. (Seminário).

Fórum de Regionalização do Turismo. 2008. (Outra).

I Fórum Náutico Internacional da Baía de Todos os Santos. 2008. (Outra).

IX Seminário Internacional de Turismo.Percepção do risco-aventura pelos turistas do rafting no Itajaí-Açú. 2007. (Seminário).

X Encontro Nacional de Turismo com Base Local.A BR 101-Sul - Trecho Palhoça a Florianópolis - à luz das teorias da complexidade, do caos e da ordem e da visão sistêmica. 2007. (Encontro).

Adventure Sports Fair. 2007. (Outra).

3º Simpósio sobre Certificação em Turismo de Aventura. 2006. (Simpósio).

SLADE Brasil/2006 & Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia. 2006. (Encontro).

Palestra Turismo e Espaço de Fronteira (ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Castrogiovanni. 2006. (Outra).

IV Jornada Catarinense de Turismo Rural e Participação Comunitária. 2006. (Outra).

Festival de Turismo de Gramado - 18a. edição. 2006. (Outra).

Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da UNIVALI. 2006. (Outra).

Adventure Sports Fair. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira

PIRES, P. S.;PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral; HOSTINS, R. C. L.; SPINK, M. J. P.. A Dialética da Aventura e do Risco na Prática do Rafting: entre a reprodução e a criação da existência humana. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira

PIRES, P. S.; HOSTINS, R. C. L.;PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral; SPINK, M. J. P.. O Turismo de Aventura e a Produção de Sentidos: a relação dos turistas com o risco e aventura na prática do rafitng nos municípios de Apiúna (SC), Brotas (SP) e Santo Amaro da Imperatriz (SC). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo e Hotelaria) - CEBC - Universidade do Vale do Itajaí.

REGINA CÉLIA LINHARES HOSTINS

PIRES, P. S.;HOSTINS, R. C. L.; PEREIRA, R. M. F. A.; SPINK, M. J. P.. O Turismo de Aventura e a Produção de Sentidos. 2007. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

Paulo dos Santos Pires

PIRES, P. S.; HOSTINS, R. C. L.; PEREIRA, Raquel Maria Fontes Do Amaral; SPINK, M. J. P.. A Dialética da Aventura e do Risco na Prática do Rafting: entre a reprodução e a criação da existência humana no turismo de aventura. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

Paulo dos Santos Pires

PIRES, P. S.; HOSTINS, R. C. L.; PEREIRA, Raquel Maria Fontes Do Amaral; SPINK, M. J. P.. O turismo de aventura e a produção de sentidos: a relação dos turistas com o risco e a aventura na prática do rafting nos municípios de Apiúna (SC), Brotas (SP) e Santo Amaro da Imperatriz (SC). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo dos Santos Pires

A Dialética da Aventura e do Risco na Prática do Rafting: entre a reprodução e a criação da existência humana no turismo de aventura; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo dos Santos Pires;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DANTAS, Lorena M. R. . POR UMA NOVA COMPREENSÃO DO TURISMO: PRÁTICAS DE AVENTURA E A RENOVAÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA. In: XI SIT Seminário Internacional de Turismo, 2009, Curitiba. Anais do XI SIT - Hospitalidade e Sustentabilidade no Turismo, 2009.

  • DANTAS, Lorena M. R. ; HOSTINS, Regina Célia Linhares . A Caminho de um pensamento ecológico complexo para o turismo de aventura. In: V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2008, Belo Horizonte. Turismo e Hospitalidade em Destinos Urbanos, 2008.

  • DANTAS, Lorena M. R. ; PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral . Expressões da Sociedade Contemporânea no Turismo de Aventura. In: V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2008, Belo Horizonte. Turismo e Hospitalidade em Destinos Urbanos, 2008.

  • DANTAS, Lorena M. R. . Turismmo de aventura à luz da interdisciplinaridade e da complexidade. In: X SIT - Seminário Internacional do Turismo, 2008, Curitiba - PR. Anais do Seminário Internacional de Turismo, 2008.

  • DANTAS, Lorena M. R. . Percepção do risco-aventura pelos turistas do rafting no Itajaí-Açú. In: IX Seminário Internacional de Turismo, 2007, Curitiba (PR). IX Seminário Internacional de Turismo, 2007.

  • DANTAS, Lorena M. R. . A imagem do pelourinho de Salvador a partir de sua paisagem urbana. In: IX Seminário Internacional de Turismo, 2007, Curitiba (PR). IX Seminário Internacional de Turismo, 2007.

  • DANTAS, Lorena M. R. ; CUNHA, D. R. da . A BR 101-Sul - Trecho Palhoça a Florianópolis - à luz das teorias da complexidade, do caos e da ordem e da visão sistêmica. In: X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007, João Pessoa (PB). X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007.

  • DANTAS, Lorena M. R. . Do cacau à aventura: Novos caminhos para o desenvolvimento da comunidade de Taboquinhas - Itacaré/BA. In: X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007, João Pessoa (PB). X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007.

  • DANTAS, Lorena M. R. ; PIRES, P. dos S. . Diretrizes para a visitação em unidades de conservação: Desafios para os parques nacionais brasileiros. In: X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007, João Pessoa (PB). X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007.

  • DANTAS, Lorena M. R. ; HOSTINS, Regina Célia Linhares . A caminho de um pensamento ecológico complexo para o turismo de aventura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, Lorena M. R. ; PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral . Expressões da Sociedade Contemporânea no Turismo de Aventura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, Lorena M. R. . Turismo de aventura à luz da interdisciplinaridade e da complexidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, Lorena M. R. ; CUNHA, D. R. da . A BR 101-Sul - Trecho Palhoça à Florianópolis - à luz da teoria da complexidade, do caoes e da ordem e da visão sistêmica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, Lorena M. R. . Do Cacau à Aventura: Novos caminhos para o desenvolvimento sustentável da comunidade de Taboquinhas - Itacaré - BA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, Lorena M. R. ; PIRES, P. dos S. . Diretrizes para a visitação em unidades de conservação: desafios para os parques nacionais brasileiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, Lorena M. R. . Percepção do risco-aventura pelos turistas do rafting no Itajaí-Açú - SC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, Lorena M. R. . A Imagem do pelourinho de Salvador a partir da sua paisagem urbana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DANTAS, Lorena M. R. . Turismo de Aventura no Vale do Itajaí. 2006.

DANTAS, Lorena M. R. . Pesquisa em Turismo - Apresentação da Pesquisa de Dissertação de Mestrado. 2009. .

DANTAS, Lorena M. R. . Cuidar hoje para sustentar o amanhã. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha de educação ambiental).

DANTAS, Lorena M. R. . Viaje em paz com a Natureza - Ecoatitudes na Praia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha de educação ambiental).

DANTAS, Lorena M. R. . Mãos e Terras do Sertão. 2003 (Exposição Artesanato).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Menção Honrosa - Aprovação da Dissertação de Mestrado com Distinção e Louvor pela contribuição da pesquisa para a teoria do Turismo, Banca de defesa de Dissertação.

2007

Menção Honrosa (classificação como um dos melhores trabalhos científicos da pós-graduação - artigo intitulado: A imagem do Pelourinho de Salvador a partir da sua paisagem urbana), UNICENP - Centro Universitário Positivo (IX Seminário Internacional de Turismo).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Socicam Administração, Projetos e Representação Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Diretoria de Divisão, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2013

      Serviços técnicos especializados , Socicam Administração, Projetos e Representação Ltda, .,Serviço realizado, Assessoramento ao Diretor da Divisão na gestão do Processo de Desenvolvimento e Conquista de Negócios relacionados a Terminais Náuticos e Marítimos de Passageiros..

  • 2009 - 2012

    Ministério do Turismo do Brasil

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gestão e monitoramento de projetos de desenvolvimento institucional para órgãos gestores do turismo, no âmbito do PRODETUR NACIONAL. Gestão de projetos de Fortalecimento Institucional para apoio à preparação das operações de Estados e Municípios junto ao BID para o PRODETUR. Análise e acompanhamento da execução de estudos e pesquisas em turismo. Apoio à implantação do Programa de Desenvolvimento do Turismo nos Estados e Municípios; Análise de projetos para o Fortalecimento Institucional da Gestão Pública; Apoio à formalização e organização da Unidade de Coordenação de Projetos do PRODETUR.

  • 2006 - 2006

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Graduação em Turismo, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Docência realizado no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Campus de Balneário Camboriú/SC, na disciplina "Geografia do Turismo".

    Atividades

    • 03/2006 - 03/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria, .,Atividade realizada, Participação no Grupo de Pesquisa PLAGET - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico coordenado pela profa. Dra. Doris Van de Meene Ruschmann e pelo Prof. Dr. Francisco Antonio dos Anjos, vinculado ao Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria da UN.

  • 2002 - 2003

    Consórcio do Jiquiriçá

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente de Turismo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Apoio técnico para elaboração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo no Vale do Jiquiriçá. Apoio técnico na preparação de propostas de projetos de pesquisa de demanda turística e de sinalização turística.

    Atividades

    • 06/2002 - 03/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Consórcio do Jiquiriçá, .,Atividade realizada, Auxílio nos projetos de Identificação do perfil do visitante do Vale do Jiquiriçá no São João, de criação do banco de dados da oferta turística do Vale do Jiquiriçá e de estudo do turismo religioso do Vale do Jiquiriçá..

    • 06/2002 - 02/2003

      Estágios .,Estágio realizado, Projeto: Desenvolvimento do Turismo na Bacia do Jiquiriçá.

  • 2000 - 2001

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Auxiliar de disciplina, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2000 - 06/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Humanas, .,Atividade realizada, Disciplina Sociologia Geral e do Lazer, do curso de Bacharelado em Turismo e Hotelaria da UNEB..