Clarissa Dal Molin Calado
Mestranda no Curso de Pós-Graduação em Stricto Sensu - MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO da UNIVERSIDADE FEDERAL
FLUMINENSE. Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes, graduada em Relações Públicas e Bacharel em Turismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso.
Atualmente, trabalha como analista de Responsabilidade Social, atuando na região do Fonseca (Niterói) em um projeto social e de pesquisa, que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões do Estado do Rio de Janeiro, prioritariamente no setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Além de prestar consultoria e treinamento para entidades que desejam realizar Soluções Educativas, Experiências Sociais como mutirões em escola e creches, Intervenções Pedagógicas com o propósito de revitalizar espaços de aprendizagem em territórios de vulnerabilidade social e ministra Oficinas de Sustentabilidade.
Atuou por mais de 20 anos na área de Hospitalidade, Turismo, Hotelaria e ainda como Relações Públicas e Relacionamento com Clientes. Teve a oportunidade de trabalhar por mais de 5 anos como Educadora e Coordenadora de Educação em cursos de capacitação profissional para jovens e adultos pelo SENAC/RJ.
Possui inglês avançado e vivências internacionais em Programas de Voluntariado e Residências Profissionais. Além de experiências em atividades pertinentes à Gestão de Projetos Sociais, Comunicação Social, Produção e Coordenação de Eventos e Assessoria de Imprensa.
Informações coletadas do Lattes em 02/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Turismo
2021 - Atual
Universidade Federal Fluminense
Título: Turistificação em Comunidades Quilombolas: Exemplo do caso da Praia de Sibaúma, RN
Profª Drª Bruna Ranção Conti.Palavras-chave: TURISTIIFCAÇÃO; COMUNIDADE QUILOMBOLA; PLANEJAMENTO LOCAL.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Gestão Ambiental
2012 - 2013
Universidade Candido Mendes
Título: DESEMPENHO SUSTENTÁVEL - A IMPORTÂNCIA DO MARKETING AMBIENTAL PARA AS EMPRESAS TORNAREM-SE VERDES
Orientador: Francisco Carrera
Especialização interrompida em 2006 em Comunicação e Administração em Marketing
2006 - Atual
Universidade Veiga de Almeida
Ano de interrupção: 2006
Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL
2006 - 2010
Faculdades Integradas Hélio Alonso
Título: DESEMPENHO SUSTENTÁVEL - A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS SE TORNAREM ?VERDES?
Orientador: Paulo Sérgio de Sousa
Formação complementar
2020 - 2020
INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 20h). , Instituto Vladimir Herzog, IVH, Brasil.
2020 - 2020
Formação de Educadores para Escolas Vivas e Conscientes. (Carga horária: 20h). , Casa de Yayà, CASA DE YAYÀ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Educação Ambiental. (Carga horária: 46h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2015 - 2015
Jornada de Instrutores. (Carga horária: 12h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
2013 - 2014
PDD - Plano de Desenvolvimento de Professores. (Carga horária: 74h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Desenvolvimento Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.
Participação em eventos
I Congresso de Turismo de Base Comunitária na Rocinha. 2015. (Congresso).
1 Treinamento Grupo Charlô ? FIFA. Copa do Mundo 2014..Palestra sobre Hospitalidade para a equipe de trabalho do restaurantes no Maracanã.. 2014. (Encontro).
Volvo Ocean Race 2009; Equipe Ericsson..RESPONSÁVEL PELO SETOR DE ALIMENTOS & BEBIDAS DA EQUIPE ERICSSON. 2009. (Outra).
1 Congresso de Abastecimento Petrobrás 2007. PRODUTORA DE EVENTOS. 2007. (Feira).
II Congresso Internacional de Direito Tributário 2007. PRODUTORA DE EVENTOS. 2007. (Congresso).
Jogos Pan Americanos Rio 2007 - Caixa Econômica.Receptivo Caixa Econômica Federal nos Jogos Rio 2007, atuando como 'attaché'.. 2007. (Outra).
Jogos Pan Americanos Rio 2007 - Prefeitura do Rio.Recepcionista bilíngue no stand da Prefeitura do Rio de Janeiro, dentro da Vila Pan Americana.. 2007. (Outra).
Macaé Off Shore 2007 - Petrobrás. PRODUTORA DE EVENTOS. 2007. (Feira).
Parapan-Americano Rio 2007.Voluntária na área de Protocolo e apoio às equipes internacional, atuando como intérprete.. 2007. (Outra).
XXV Campeonato Mundial de Judô 2007.Jornalista Voluntária, responsável pela produção de conteúdo para a CBJ - Confederação Brasileira de Judô. 2007. (Outra).
Outras produções
CALADO, C. D. M. . Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local. 2019. .
CALADO, C. D. M. . Excelência na Receptividade ao Turista. 2019. .
CALADO, C. D. M. . Técnicas de Hospitalidade - Equipe Funcionários Hotel Kilombo Villas Spa. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CALADO, C. D. M. . Técnicas de Hospitalidade para Bares e Restaurantes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CALADO, C. D. M. . Workshop Fiquei Bem na Foto. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CALADO, C. D. M. . Técnicas de Hospitalidade - Equipe Charlô ? FIFA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CALADO, C. D. M. . Agente de Informações Turísticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CALADO, C. D. M. . Segurança, Saúde e Sustentabilidade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Curso de Camareira (o) em Meios de Hospedagem).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RNVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TURISMÓLOGA, Carga horária: 4
Outras informações:
Turismóloga, membro da Câmara Técnica de Educação e Cultura.
O DEL, Programa de Desenvolvimento Econômico Local, coordenado pelo Senac RN foi implementado na região de Pipa e conta com investimentos do Governo Municipal de Tibau do Sul através do Fundo Municipal de Turismo, o Fumtur, e do movimento Preserve Pipa.
Realizamos o Circuito Cultural, que é uma proposta apresentada e executada pelos membros voluntários da câmara técnica e tem como objetivo levar, de forma sistemática, diversas atividades culturais e educativas para todas as comunidades do município de Tibau do Sul, proporcionando maior acesso à cultura e informações para a população, principalmente para as comunidades mais afastados da rota turística.
2019 - 2019
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RNVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: INSTRUTORA CURSO DE HOSPITALIDADE, Carga horária: 40
Outras informações:
Instrutora nos cursos de capacitação Profissional "Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local" e "Qualidade na Receptividade ao Turista", realizados pelo Governo Municipal de Tibau do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Senac/Fecomércio, ABIH e Movimento Preserve Pipa.
2019 - 2019
Associação dos Hotéis e Pousada de Tibau do Sul e PipaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE PROJETO, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de ações lúdicas, intervenções pedagógicas e oficinas sustentáveis para 60 crianças, na Praia de Sibaúma, comunidade remanescente de quilombolas, localizada em Tibau do Sul/RN, em parceria com o Movimento Preserve Pipa
2011 - 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE CURSO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
COORDENADORA / INSTRUTORA DOS CURSOS DE HOSPITALIDADE, TURISMO E HOTELARIA.
Coordenadora de Curso na Formação Profissional em Gestão de Turismo e Hotelaria, Formação Técnica de Guia de Turismo, Recepcionistas e Camareiras de Hotéis, Organizador de Eventos, Agentes de Informação Turística, Cursos de Excelência no Atendimento na área de gastronomia.
2014 - 2015
SENAC RJ - Centro PolitécnicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MULTIPLICADOR DE OFICINAS, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutor no projeto de qualificação profissional que auxilia o aluno na preparação para o mercado de trabalho. O Workshop abordava temas como postura profissional, apresentação pessoal e preparação curricular.
2013 - 2015
SENAC RJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ETAO - TÉCNICA DE SUPORTE OPERACIONAL, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração de testes e criação do ambiente da prova na competição profissional TALENTOS 2014; validação de documentos, apoio metodológico e cooperação com o setor de Eventos para resolver questões relacionadas à execução dos testes.
2018 - 2018
Pousada da PraiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pousada localizada em Fernando de Noronha. Responsável pela gestão, atendimento ao hóspede, organização de roteiros turísticos, além de executar procedimentos burocráticos referentes ao gerenciamento da pousada.
2018 - 2018
Pousada MaravilhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: RECEPCIONISTA BILINGUE, Carga horária: 44
Outras informações:
`Pousada de luxo, localizada em Fernando de Noronha. Recepcionista bilíngue, responsável pelo atendimento ao hóspede e organização de roteiros turísticos.
2017 - 2017
Instituição Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade PEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: RELAÇÕES PÚBLICAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Programa de Voluntariado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o PARNAMAR.
Relações Públicas atuando na área temática do Uso Público e Fiscalização, desempenhando atividades como atendimento ao visitante, recepção e orientação dos visitantes quanto às condutas desejáveis nas áreas do Parque, ministrando palestras explicativas sobre as unidades de conservação e educativas para sensibilização e orientação do visitante na Praia da Atalaia, monitoramento dos visitantes nas áreas de uso público, identificando possíveis impactos e buscando alternativas de prevenção e administração de conflitos com o público.
2015 - 2016
Rio 2016 - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e ParalímpicosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE RELACIONAMENTO E INSTALAÇÕES VISUAIS, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Planejamento, coordenação e gerenciamento do cronograma de instalação de flagpoles, trabalhando desde o processo de contratação de fornecedores até a desmontagem dos hardwares de bandeiras. Relacionamento com representantes de áreas funcionais, terceirizados e fornecedores. Gestão de logística e preparação das bandeiras nas áreas de competição.
2014 - 2014
Praga ConexõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPORTE OPERACIONAL, Carga horária: 30
Outras informações:
Suporte Operacional, elaboração, organização de roteiros turísticos e monitora das viagens.
Projeto que combina escrita criativa, história e antropologia, voltado para ampliar a visão do mundo e a habilidade de escrever. Promovendo oficinas de criação literária e formação cultural para jovens moradores de territórios periféricos na cidade do Rio de Janeiro.
2012 - 2012
INSTITUTO MOLEQUE MATEIRO DE EDUCACAO AMBIENTAL LTDA - MEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MULTIPLICADOR DE OFICINAS, Carga horária: 12
Outras informações:
Evento RIO + 20. Monitora das Oficinas de horta caseira para estudantes. O programa teve como objetivo a divulgação da educação ambiental em diversos segmentos sociais, possibilitando experiências de cooperação, sustentabilidade e educação.
2011 - 2012
Tocom Propaganda e MarketingVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsavel pela publicacao das ofertas no site, captacao da estrategia junto ao setor comercial, planejamento de campanhas, revisao de textos, performance de anuncios, definicao e medicao de indicadores, homologacao de criacoes, pesquisa de novas tendencias de mercado e criacao de estrategias.
2011 - 2011
INFRAERO-EMP.BRAS.INF.EST. AEROPORTUÁRIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: RELAÇÕES PÚBLICAS, Carga horária: 36
Outras informações:
Trabalho temporário como Analista bilíngue, prestando auxílio a passageiros e turistas no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Acompanhamento de autoridades e atuação como intérprete nos casos da necessidade de mediação entre estrangeiros e órgãos públicos.
2010 - 2011
Peixe UrbanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsavel pela publicacao das ofertas no site, captacao da estrategia junto ao setor comercial, planejamento de campanhas, revisao de textos, performance de anuncios, definicao e medicao de indicadores, homologacao de criacoes, pesquisa de novas tendencias de mercado e criacao de estrategias.
2010 - 2010
Donna ComunicaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSESSORA DE IMPRENSA, Carga horária: 40
Outras informações:
Relações Públicas e Assessoria de Imprensa ? elaboração de press-releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia e acompanhamento de entrevistas.
2009 - 2010
Zero3 Marketing PromocionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE PRODUÇÃO DE EVENTOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo planejamento, elaboração, organização e coordenação de eventos corporativos e ações de marketing promocional. Relacionamento com fornecedores e mediador entre a área de atendimento, cliente e criação.
2008 - 2009
Nove Eventos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE EVENTOS, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela gestão de espaços para eventos localizados dentro de condomínios corporativos. Elaboração e planejamento de eventos personalizados e estruturados de acordo com as melhores práticas em eventos das grandes cadeias hoteleiras.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clarissa Dal Molin Calado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?