Marisa Rezende Bernardes

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1980), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e vinculada ao grupo de Pesquisa em História Oral e Educação Matemática "GHOEM". Profissionalmente, é professora titular da Universidade Paulista, campus Sorocaba e Coordenadora Geral do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Paulista - UNIP.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências

2006 - 2009

Universidade Estadual Paulista/ Bauru
Título: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES CAPITALISTAS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR)
Antonio Vicente Marafioti Garnica. Palavras-chave: Educação Matemática; História Oral; Relações capitalistas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?),Ano de Obtenção: 2003
Prof Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica.Palavras-chave: profissão docente; profissionalização; concepções;.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.

Especialização em Formação em Ensino a Distância

2011 - 2011

Universidade Paulista
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEUS REGIMES DE VERDADE: UMA (RE) SIGNIFICAÇÃO SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE?
Orientador: Professor Ms. Santiago Valverde

Graduação em Licenciatura Em Matemática

1985 - 1988

Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Engenharia Civil

1976 - 1980

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

?Capacitação para Ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de A. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Software Cypecad. (Carga horária: 16h). , Multifuncional Serviços Adm. Empresariais Ltda, MULTIPLUS, Brasil.

2010 - 2010

Disciplina: Educação Aberta On-line: análise críti. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista/ Bauru, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Tópicos Especiais em Educação Matemática: Cotidian. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Educação Em Ciência e Formação de Professores Em C. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Aperfeiçoamento Vinculado Ao Pró Ciências. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em X Ciclo de Seminários Em Ensino de Ciências Matemá. (Carga horária: 33h). , Universidade Estadual Paulista/ Bauru, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BERNARDES, M. R. . Encontro da Licenciatura em Matemática - Ciclo Tecnológico. 2008. (Outro).

BERNARDES, M. R. . Encontro do Curso de Licenciatura em Matemática. 2007. (Outro).

BERNARDES, M. R. . I Jornada do Curso de Licenciatura em Matemática. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CIAEM.A configuração do curso de Licenciatura em Matemática - Educação a Distância. 2015. (Outra).

II Seminário de Pesquisa em Educação: Diferentes Abordagens Teórico-Metodológicas. 2010. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Educação. EDUCAÇÃO, RELAÇÕES CAPITALISTAS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR). 2009. (Congresso).

Primeira Semana Cultural.Política: sua visão através da Matemática. 2008. (Encontro).

Reunião Anual do Grupo de pesquisa História Oral e Ed. Matemática.Profissão Docente: memórias e circunstâncias. 2008. (Encontro).

XXIV Ciclos de Seminários em Ens. de Ciências, Matemática e Ed. Amb..Atividade Docente: relações do tempo, memória e circunstâncias. 2008. (Seminário).

Encontros do Grupo História Oral e Educação Matemática. 2007. (Encontro).

VIII Seminário do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática.VIII Seminário do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática. 2006. (Seminário).

X EBRAPEM -.X Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2006. (Encontro).

II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos: a pesquisa qualitativa em debate.Produção de Conhecimento. 2004. (Seminário).

II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos: a pesquisa qualitativa em debate..Memória, poder, História oral. 2004. (Seminário).

I Jornada de Pesquisa Qualitativa: História Oral e Formação de Professores. 2004. (Outra).

I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica: a Escola como lugar de formação do Educador..Cenários: A representação social do ser estudante de escola pública. 2004. (Simpósio).

I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica: a Escola como lugar de formação do Educador..Formação na Escola: o que a História Oral tem com isto?. 2004. (Simpósio).

Prioridade da Pesquisa em Educação Matemática: quais os próximos desafios?.VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM. 2004. (Encontro).

VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM.Atividade docente: relações do tempo, memória e circunstâncias?. 2004. (Encontro).

Curso Introdutório à história da arte a partir da coleção do MASP. 2003. (Outra).

Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática: formação, consolidação e produção científica.História Oral e Educação Matemática. 2003. (Encontro).

II Seminário de História Oral e Educação Matemática. 2003. (Seminário).

Seminário: Educação em múltiplas perspectivas.Profissionalismo Docente. 2003. (Seminário).

Seminários em Educação Matemática (vinculado à Disciplina Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Licenciatura em Matemática).Produção de Conhecimento. Seminários em Educação Matemática (atividade vinculada à Disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências). UNESP - Bauru.. 2003. (Seminário).

Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental..Seminário: As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?. Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. UNESP (Faculdade de Ciências - campus Bauru). 2003. (Seminário).

VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.História Oral e Educação Matemática. 2003. (Encontro).

V Semana de Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia: Perspectivas do trabalho do profissional em Educação..As concepções do professor de Matemática: relações entre a prática docente e a profissionalização. V Semana de Educação (I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia: Perspectivas do trabalho do profissional em Educação). UEL. 2003. (Encontro).

V Seminário Nacional de História da Matemática. 2003. (Seminário).

Reunião técnica do Programa de pós- graduação em Educação para a Ciência.As concepções do professor de Matemática: relações entre prática docente e profissionalização. Reunião Técnica do Program de Pös Graduação em Educação para a Ciência. UNESP- Bauru. 2002. (Outra).

Seminário de Pesquisa em História Oral e Educação Matemática. 2002. (Seminário).

Temas Transversais no Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio.Projeto do Núcleo de Ensino do Câmpus de Bauru. 2002. (Outra).

VI EBRAPEM. 2002. (Encontro).

VI EBRAPEM.As concepções do professor de matemática: relações entre a prática docente e profissionalização. VI EBRAPEM, UNICAMP, Campinas.. 2002. (Encontro).

Fórum de Debates. 2001. (Encontro).

Reunião Técnica do programa de Pós Graduação em Educação para Ciência.As concepções do professor de Matemática: relações entre prática docente e profissionalização. Reunião Técnica do programa de Pós Graduação em Educação para Ciência (Faculdade de Ciências). UNESP - Bauru. 2001. (Outra).

Tópicos Especiais em Educação Matemática: Currículo e Educação Matemática. 2001. (Outra).

XVIII Semana da Licenciatura em Matemática. 2001. (Encontro).

Reunião Técnica do programa de Pós Graduação em Educação para Ciência. 2000. (Outra).

XII Semana da Licenciatura em Matemática. 2000. (Encontro).

62 ENIC - Encontro Nacional da Indústria da Construção. 1995. (Encontro).

Curso Pascal para Matemáticos. 1990. (Outra).

Encontro Nacional de Educação Matemática. 1988. (Encontro).

1. Primeiro Encontro sobre o Ensino da Matemática. 1981. (Encontro).

1 Congresso Marigaense de Biologia. 1980. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leandro dos Santos

MARTINS, Maria Ednéia;BERNARDES, M. R.; OLIVEIRA, F. D.. Triângulos: brevíssimas considerações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Natalia Silva Gomes

BERNARDES, M. R.; MARTINS, Maria Ednéia; OLIVEIRA, F. D.. A importãncia da Aplicabilidade dos Conceitos Matemáticos no Cotidiano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Jefferson Santos de Paula

BERNARDES, M. R.; MARTINS, Maria Ednéia; OLIVEIRA, F. D.. Sistemas Lineares: uma Concepção sobre Educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Jonas Cristiano Marcato / Sabrina Biegas

BERNARDES, M. R.; MARTINS, Maria Ednéia; OLIVEIRA, F. D.. Aprendizagem e funções polinomiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Evelyn Martin Rocha / Marcelo Correia do Nascimento

BERNARDES, M. R.; MARTINS, Maria Ednéia; OLIVEIRA, F. D.. Função Exponencial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Andreia Paludetto

BERNARDES, M. R.; OLIVEIRA, F. D.; SOUZA, Luzia Aparecida de. Números Complexos: abordando uma aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Fernanda Gomes de Camargo Machado / Kátia Kebedys

BERNARDES, M. R.; OLIVEIRA, F. D.; SOUZA, Luzia Aparecida de. O ensino de frações: algumas considerações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Eliane Fernanda de Oliveira

BERNARDES, M. R.; OLIVEIRA, F. D.; SOUZA, Luzia Aparecisa de. Números Primos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

Aluno: Aline Otília dos Santos

BERNARDES, M. R.; OLIVEIRA, F. D.; SOUZA, Luzia Aparecida de. Conceitos Báscicos de Matemática Financeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista.

BERNARDES, M. R.. Avaliação dos trabalhos da pré-seleção e das apresentações orais.. 2019. Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Carrera de Souza

SOUZA, A. C. C.; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; VIANA, Carlos Roberto. As Várias Vozes e Seus Regimes de Verdade: Um Estudo da Profissionalização (Docente?). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Miguel

GARNICA, Antonio Vicente M.; CARNEIRO, Marcelo Carbone; VIANNA, Carlos Roberto; BERGAMO, G. A.; SILVA, H.;MIGUEL, A.; SOUZA, Antonio Carlos Carrera. [Membro Suplente] Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas : um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR). 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Ciências de Bauru) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcelo Carbone Carneiro

GARNICA, A. V. M.;CARNEIRO, M. C.; VIANNA, C. R.; BERGAMO, G. A.; SILVA, H.. Educação, Relações Capitalistas, Estratégias e Táticas: um Ensaio a partir de Algumas Escolas de Ensino Superior de Maringá (PR). 2009. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcelo Carbone Carneiro

GARNICA, A. V. M.; VIANNA, C. R.;CARNEIRO, M. C.. Formação, Atuação e Profissionalização de Professores (de Matemática): Construibuições para Ampliar Tramas de Análise. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Vicente Marafioti Garnica

GARNICA, A. V. M.; SOUZA, Antonio Carlos Carrera de; VIANNA, Carlos Roberto. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Vicente Marafioti Garnica

GARNICA, A. V. M.; MIGUEL, Antonio; CARNEIRO, Marcelo Carbone;SILVA, Heloísa da; VIANNA, Carlos Roberto. Formação, Atuação e Profissionalização de Professores (de Matemática): contribuições para ampliar tramas de análise. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Heloisa da Silva

SILVA, H.; CARNEIRO, M. C.;GARNICA, A. V. M.; VIANNA, C. R.; BERGAMO, G. A.. Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR). 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Heloisa da Silva

SILVA, H.. Formação, atuação e profissionalização de professores (de matemática): contribuições para ampliar tramas de análise.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dérick Henrique de Jesus Cezar e Juliana Bello da Silva

Metodologia Ativa no Ensino da Matemática: Sala de Aula Invertida; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista; (Orientador);

Gabrielen Barros de Alvarenga

Cidades Invisíveis: locais em que passado e presente se encontram; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Paulista; Orientador: Marisa Rezende Bernardes;

Jonas Cristiano Marcato

UM DIA COMO CADEIRANTE: POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil (15301)) - Universidade Paulista; Orientador: Marisa Rezende Bernardes;

Luis Augusto Pianna

Desenvolvimento Urbanístico da Cidade de Bauru: a Partir do seu Caráter Histórico-Monumental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista, Banco Santander; Orientador: Marisa Rezende Bernardes;

Andreia Paludetto

As Instituições de ensino: métodos de pesquisa, um resgate histótico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Paulista, Universidade Paulista; Orientador: Marisa Rezende Bernardes;

Vários

Orientação dos monitores de Geometria Analítica e Álgebra Linear (1/1989 - 8/1990); 1989; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marisa Rezende Bernardes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Vicente Marafioti Garnica

As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?); 2003; 269 f; Dissertação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Vicente Marafioti Garnica;

Antonio Vicente Marafioti Garnica

Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR); 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Vicente Marafioti Garnica;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERNARDES, M. R. . AS CONSTRUÇÕES QUE O TEMPO PROPORCIONA NAS ATIVIDADES DOCENTES. Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso) , v. 32, p. 00-01-00-12, 2010.

  • BERNARDES, M. R. ; BERGAMO, Geraldo Antonio . Producao de Conhecimento. Educação e Sociedade , Campinas/SP, v. 27, n.Jan/Abr., p. 179-198, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BERNARDES, M. R. . Noções de Cálculo Numérico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).

DOI, C. M. ; RIBEIRO, F. M. A. ; SANDRONI, T. ; BERNARDES, M. R. . MATERIAL INSTRUCIONAL ESPECÍFICO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

BERNARDES, M. R. . Matemática Integrada. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

BERNARDES, M. R. . Teoria dos Números.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

BERNARDES, M. R. . Tópicos de atuação profissional. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

BERNARDES, M. R. . História da Matemática. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).

BERNARDES, M. R. . Estatística Descritiva. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

BERNARDES, M. R. . Complementos de Análise Matemática. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

BERNARDES, M. R. . Monografia de Conclusão de Curso (Orientação). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

BERNARDES, M. R. . Discipinas On line. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

BERNARDES, M. R. . Disciplinas On line. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

BERNARDES, M. R. . Banco de Itens do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. 2009 (itens de múltipla escolha de Matemática para o 3 ano do Ensino Médio, durante o ano de 2009, para) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2002

    Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática, Descrição: Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Matemática (carga total horária: 120 h).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marisa Rezende Bernardes - Integrante / Geraldo Antonio Bergamo - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Temas Transversais no Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, Descrição: Grupo de trabalho denominado Núcleo de Ensino da Unesp/Campus de Bauru responsável pelo Curso de Aperfeiçoamento "Temas transversais no Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio" vinculado ao Programa Pró-Ciências, convênio CAPES/FAPESP/SEE/SEMTEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marisa Rezende Bernardes - Integrante / Geraldo Antonio Bergamo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Outra.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Paulista, Coordenação da Licenciatura Em Matemática. , Avenida Independência, 210, Iporanga, 18087101 - Sorocaba, SP - Brasil, Telefone: (15) 34121000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Instituto Educacional do Estado de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4

  • 2003 - Atual

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

    Outras informações:
    1) Coordenadora local do Curso de Licenciatura em Matemática no período de fevereiro de 2006 a janeiro de 2009. 2) Coordenadora Geral do Curso de Licenciatura em Matemática a partir de fevereiro de 2012.

    Atividades

    • 02/2012

      Direção e administração, Universidade Paulista, .,Cargo ou função, Coordenadora Geral da Licenciatura em Matemática.

    • 02/2012

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Estruturas de Concreto Armado, Geometria Analítica, Materiais de Construção, Resistência dos Materiais, Sistemas Estruturais

    • 01/2009

      Ensino, Matemática EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de fóruns, Elaboração de Material Didático, Orientação de Trabalhos de Curso, Correção de provas

    • 08/2003

      Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Geometria Analítica, Teoria dos Números, Álgebra

    • 02/2006 - 12/2009

      Direção e administração, Coordenação da Licenciatura Em Matemática, Bauru.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 2002 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: (vinculado a grupo de pesquisa), Carga horária: 0

    Outras informações:
    Formação de Professores de Matemática: estudos sobre "concepções" e História Oral.

  • 2001 - 2003

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Programa de Pós-graduação em Educação para a ciência - área de concentração ensino de ciências

  • 2002 - 2002

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: professor conferencista, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Discuplina: Calculo Diferencial e Integral I

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: membro do grupo de trabalho, Enquadramento Funcional: participante, Carga horária: 10

    Atividades

    • 11/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Engenharias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I

    • 10/2001 - 10/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Programa de Pós Graduação.,Cargo ou função, Representante discente - Comissão Permanente de Extensão Universitária - Unesp/ Câmpus de Bauru. Portaria DTA/FC. C. BRU n. 078, de 16 de Outubro de 2001..

    • 04/2001 - 10/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Programa de Pós Graduação.,Cargo ou função, Representante discente do Programa de Pós-graduação, junto a Comissão Permanente de Extensão Universitária. Portaria DTA/FC.C.BRU n. 29 de 05 de abril de 2001..

  • 1993 - 1995

    Sindicato da Indústria da Construção

    Vínculo: 1Tesoureira, Enquadramento Funcional: Diretoria da Instituição, Carga horária: 10

  • 1981 - 2003

    Construtora Terraço Ltda

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Responsável técnico

    Atividades

    • 08/1981 - 03/2003

      Serviços técnicos especializados , Construtora Terraço Ltda, .,Serviço realizado, Responsável técnico.

  • 1982 - 1990

    Associação das Religiosas da Instrução Cristã

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática ( segundo grau), Carga horária: 12

  • 1979 - 1981

    Associação das Religiosas da Instrução Cristã

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática (segundo grau), Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/1982 - 07/1990

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

    • 03/1979 - 11/1981

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 1978 - 1979

    Sociedade Educativa e Cultural Andrada Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de segundo grau ( matemática), Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/1978 - 12/1979

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 1990 - 1990

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 24

  • 1989 - 1989

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 24

  • 1989 - 1989

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 24

  • 1987 - 1989

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsa de iniciação científica, Enquadramento Funcional: pesquisa, Carga horária: 12

  • 1978 - 1978

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsa monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de disciplina, Carga horária: 12

  • 1978 - 1978

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsa monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de disciplina, Carga horária: 12

  • 1977 - 1977

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsa-monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de disciplica, Carga horária: 12

  • 1977 - 1977

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsa monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de disciplina, Carga horária: 12

  • 1976 - 1976

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsa-monitoria, Enquadramento Funcional: monitor de disciplina, Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/1990 - 08/1990

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I

    • 01/1990 - 08/1990

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Responsável pela monitoria de Geometria Analítica e Álgebra Linear.

    • 08/1989 - 12/1989

      Ensino, Engenharias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I

    • 08/1989 - 12/1989

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Responsável pela monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I.

    • 03/1989 - 07/1989

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diefrencial e Integral II

    • 07/1987 - 02/1988

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa

    • 08/1978 - 11/1978

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Monitoria de Cálculo I.

    • 03/1978 - 06/1978

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Monitoria de Cálculo I e Cálculo Diferencial e Integral I.

    • 08/1977 - 11/1977

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Monitoria de Cálculo I.

    • 03/1977 - 06/1977

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Monitoria de Cálculo I.

    • 08/1976 - 11/1976

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Monitoria de Cálculo I.

  • 2018 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de Curso Superior

    Outras informações:
    Professor convidado para compor o BASis, visando avaliações de cursos superiores nos atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.(Portaria n. 483, de 7 de junho de 2018)