Vanda Domingos Vieira
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: problematização- conteúdos, ensino-geometria-algebra, professores de matemática - formação, pesquisas -educação e matemática,física e identidade profissional-etnomatemática.
Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática
2004 - 2008
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Goyaz, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino
, Ano de obtenção: 2008. Prof Dr. Antonio Carlos Carrera de Souza. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Educação
1993 - 1997
Universidade Federal de Goiás
Título: Geometria e Algebra: Uma Proposta de Ensino
Orientador: Magda Ivonete Montanini
, Ano de Obtenção: 1997.Palavras-chave: algebra-Geometria-ensino.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização Em Matem'tica
1988 - 1991
Aperfeiçoamento em Autorização de Cursos de Graduação
2021 - 2021
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Título: Não foi proposto uma monografia. Ano de finalização: 2021
Orientador: Não foi indicado um orientador
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnisioTeixeira, INEP, Brasil.
Aperfeiçoamento em Autorização de Cursos de Graduação
2018 - 2018
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Título: Não foi proposto uma monografia. Ano de finalização: 2018
Orientador: Não foi indicado um orientador
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnisioTeixeira, INEP, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Capacitação de Docentes para Compor o Banco de Avaliadores (BASis). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matamática/Especialidade: Ensino da Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matamática/Especialidade: Ensino da Geometria.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores de Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Participação em eventos
Semana da Matemática.Atividade: Gincana de Matemática. 2023. (Oficina).
VIII Encontro Goianao de Educação Matemática.Professores do Século XIX em Goyaz e a sua Formação Matemática. 2022. (Encontro).
AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO. 2021. (Outra).
Seminário Interno Pibid - Ensino remoto: relatando experiências.Contribuições do Pibid e da Residência Pedagógica na Formação de Professores. 2021. (Seminário).
XXVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DO MERCOSUL/CONE SUL. 2021. (Seminário).
VI Congresso de Ciência Tecnologia e Inovação da PUC Goiás. Membro da Comissão Ciêntífica Interna. 2020. (Congresso).
VI Congresso de Ciência Tecnologia e Inovação da PUC Goiás. 2020. (Congresso).
Vigésimo quinto CIAED Congresso Internacional ABED de Educação à Distância. Matemática Financeira: Uma Experiência com Planilha de Cálculo. 2019. (Congresso).
VIII EDIPE.Coordenador de um Grupo de Trabalho (GT). 2019. (Encontro).
VIII EDIPE. 2019. (Encontro).
VI Seminário de Dissertações do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.Avaliador/ Painel "Projetos de Pesquisa". 2019. (Seminário).
VI Congresso Iberoamericano de Politica y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Ação de Apoio Pedagógico Para Permanência e Êxito do Estudante de Graduação. 2018. (Congresso).
Jornada da Cidadania.Contribuições do Projeto Calcule! Para a Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral I. 2017. (Encontro).
Jornada da Cidadania.Minicurso:Contribuições do Projeto Calcule! Para a Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral I. 2017. (Outra).
SEMLIC.A Construção do Sujeito Ecológico por meio de Atividades Matemáticas. 2017. (Seminário).
XIV Semana de Licenciatura e V Seminário de Pós-Graduação em.A Construção do Sujeito Ecológico por Meio de Atividades Matemáticas. 2017. (Seminário).
Jornada Científica da Escola de Ciências Exatas e da Computação.Educação Matemática, pesquisa em Matemática:uma análise da conjuntura atual brasileira.. 2016. (Encontro).
Jornada Cientifica da Escola de Ciências Exatas e da Conputação.Pesquisa em Educação Matemática, Pesquisa em Matemática: uma análise da conjuntur atual Brasileira. 2016. (Outra).
I Encontro Articulado do PIBID Pedagogia. 2015. (Encontro).
Repensando a Universidade Comparativamente: Perplexidades, Políticas e Paradoxose. 2015. (Seminário).
Reunião do Diretório Nacional do Forpibid Nacional. 2015. (Outra).
XI Mostra Científica e Cultural. 2015. (Exposição).
V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação a docência io. 2014. (Seminário).
XII Encontro de Pesquisa em Educação/Centro-Oeste. 2014. (Encontro).
Encontro Nacional de Licenciaturas. 2013. (Encontro).
Semana de Ciência e Tecnologia/2013. Formando um professor pesquisador na Graduação em Matemática. 2013. (Congresso).
IX EBRAPEM. 2005. (Congresso).
"VIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM". 2004. (Encontro).
Encontro Nacional de História da Matemática. 2003. (Congresso).
I encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino-I EDIPE.Coordenadora do Grupo de Trabalgo: Matemática. 2003. (Encontro).
III Seminário das Licenciaturas. 2003. (Seminário).
Jornada de Ciencias Exatas. 2003. (Encontro).
XIII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado. 2003. (Encontro).
IX Jornada de Educação Matemática. 2002. (Encontro).
XI ENDIPE. 2002. (Congresso).
III Encontro de Educadores do Ensino Básico. 2001. (Encontro).
II Encontro de Educadores de Ensino Básico e IEncontro de Contadores de Histórias de Goiás.A Geometria no Ensino Fundamental. 1999. (Encontro).
VI Jornada de educação Matemática. 1999. (Encontro).
Seminário sobre Avaliação Institucinal e Escolar. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
Elisabeth Cristina de Faria; Marcelo Almeida de Souza;DOMINGOS VIEIRA, V.. ?Uma proposta para o ensino de vetores no Novo Ensino Médio usando Álgebra Linear: matrizes-linha e suas propriedades?. 2023. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
Elisabeth Cristina de Faria; Marcelo Almeida de Souza;DOMINGOS VIEIRA, V.. "Modelagem Matemática e Interdisciplinaridade: possibilidades e desafios na construção de um projeto de hortas em escolas rurais do Distrito Federal-Brasil?. 2022. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
Elisabeth Cristina de Faria;DOMINGOS VIEIRA, V.; MORAES, M. G.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica-PPGEEB) - Universidade Federal de Goiás.
SMITH, O. P.; Elisabeth Cristina de Faria;DOMINGOS VIEIRA, V.. ?Um estudo sobre o que pensam os professores a respeito da implementação do projeto de robótica educacional na escola pública da rede estadual na Cidade Caldazinha - GO?. 2022. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
Elisabeth Cristina de Faria; Marcelo Almeida de Souza;DOMINGOS VIEIRA, V.. ?Geometria Espacial na EJA: Uma Proposta de ensino à luz do Modelo van Hiele com auxílio do Software de Geometria Dinâmica GeoGebra?.. 2022. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
Elisabeth Cristina de Faria; Marcos Antonio Gonçalves Júnior;DOMINGOS VIEIRA, V.; MORAES, M. G.. Formação de Conceitos Matemáticos: Contribuições do Jogo Digital. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica-PPGEEB) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Elisabeth Cristina de Faria; Moema Gomes Moraes; Marcos Antonio Gonçalves Júnior. Formação de Conceitos Matemáticos: Contribuições do Jogo Digital. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica-PPGEEB) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Elisabeth Cristina de Faria; Ole Peter Smith. ?Um estudo sobre o que pensam os professores a respeito da implementação do projeto de robótica educacional na escola pública da rede estadual na Cidade Caldazinha - GO?.. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Elisabeth Cristina de Faria; Marcelo Almeida de Souza. ?Geometria Espacial na EJA: Uma Proposta de ensino à luz do Modelo van Hiele com auxílio do Software de Geometria Dinâmica GeoGebra?.. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
LOGHIN, S. R.;DOMINGOS VIEIRA, V.; PEREIRA, M. F.. Contribuição das Atividades Contextualizas de Matemáticana Formação em Educação Ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PEREIRA, M. F.; LOGHIN, S. R.. ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS DE MATEMÀTICA NA FORMAÇÂO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto Federal de Goiás Campus Jatai.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Elisabeth Cristina de Faria; Marcelo Almeida de Souza. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO DE ESPAÇOS GEOMÉTRICOS NO PLANO CARTESIANO: UMA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GRAFEQ?.. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Moema Gomes Moraes; Elisabeth Cristina de Faria; Jaqueline Araújo Civardi. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS,. 2020.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LOGHIN, S. R.. INTEGRANDO A MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Marcelo Almeida de Souza; Elisabeth Cristina de Faria;DOMINGOS VIEIRA, V.. ?EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO DE ESPAÇOS GEOMÉTRICOS NO PLANO CARTESIANO: UMA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GRAFEQ?.. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática, área de concentração em Ensino de Matemática.) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LOGHIN, S. R.; PIMENTA, A. C.. Educação Para Surdos: contribuições de um glossário para o ensino de probabilidade e estatistica. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PIMENTA, A. C.; Adriana Molina. A inserção dos jogos na perspectiva de resolução de problemas nos anos iniciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PIMENTA, A. C.; F.A.O. Chagas. Modelagem matemática no cotidiano e as percepções sócios-críticas de estudantes de 9°ano do ensino fundamental II. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
PIMENTA, A. C.;DOMINGOS VIEIRA, V.; QUEIROZ, V. R. F. E.. Análise da Produção de Significados Para Noções de Áreas e Perímetros de Figuras Planas No Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LOGHIN, S. R.; PIMENTA, A. C.. Atividades Contextualizadas de Matemática: A Formação do Sujeito Ecológico em Alunos do 5o ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Äs influencias dos formadores sobre os licenciados em matemática do IME-UFG. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Maria de Fátima Teixeira Barreto. "Pequeno construtor:cenário de investigação para o estudo da Geometria. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Wagner Wilson Futado; CHAVES, S. M.. Prática avaliativas no ensino da matemática em trumas do primeiro ano do ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. A Identidade Profissional do professor de Matemática frente aos ciclos de formação e Desenvolvimento Humano à luz da Etnomatemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; SANTOS, F. P.. Implicações Didático Pedagógicoas da Informática Na Educação e Na Construção do Conhecimento. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matematica) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; OSORIO, F. A. P.. Os Problemas Ambientais e Matemáticos. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matem'tica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PELA, R. F.; LEANDRO, B. C.. AULAS DIALOGADAS AUXILIANDO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PELA, R. F.; LEANDRO, B. C.. A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
LEANDRO, B. C.;DOMINGOS VIEIRA, V.; PELA, R. F.. MULHERES NA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LEANDRO, B. C.; Junqueira, Dagmar. A Matemática Implícita na Música. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LEANDRO, B. C.; PELA, R. F.. GEOMETRIA EUCLIDIANA, POSTULADOS E AS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PIMENTA, A. C.; Junqueira, Dagmar. EDUCAÇÃO E SURDEZ: AS VOZES QUE NÃO SÃO OUVIDAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PELA, R. F.; PIMENTA, A. C.. UMA ANÁLISE DA SÉRIE DE TAYLOR E SUAS APLICAÇÕEs. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; PELA, R. F.; LEANDRO, B. C.. VídeoAula Como Material de Ensino Aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Vieira L. B.; Gonçalves, G. B. V. M.. Jogos no Ensino da Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Pimenta, Adelino Candido. AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LEANDRO, B. C.; VALERIANO, W. P. O.. PRÁTICA METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LEANDRO, B. C.; COSTA, R. S.. Aplicações das Equações Diferenciais Ordinarias de 1a Ordem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LEANDRO, B. C.; VITOR, E. P.. As Superfícies Mínimas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Pimenta, Adelino Candido. O Ábaco na Educação Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; VARIZO, Z. C. M.. Ensino e Aprendizagem de Funções Na 8a. Série. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; ZACHARIAS, D. A.; LOPES, S. V.. Banca Examinadora para Processo Seletivo de Pessoal docente para a Escola de Ciências Sociais e Saúde. 2024. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; LEANDRO, B. C.; COSTA, A. C.. Processo Seletivo de Pessoal Docente do Departamento de Matemática e Física. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; DANTAS, M. J. P.; RAMOS, M. L. S.. Processo Seletivo de Pessoal Docente do Departamento de Matemática e Física. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
PIMENTA, A. C.;DOMINGOS VIEIRA, V.. SÓLIDOS GEOMÉTRICOS - Uma Leitura a Partir do Modelo dos Campos Semânticos. 2021. Instituto Federal de Goiás Campus Jatai.
DOMINGOS VIEIRA, V.; VIEIRA, G. M. L.. Avaliação do curso de Matemática. 2004. Universidade Estadual de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista da Revista Cadernos de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal do Maranhão. 2018.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc nos Programas Institucinais de Bolsas de Iniciação Ciêntifica:PIBIC; PIBIT/CNPq;BIC/POPE;BIC/OVG e voluntários. 2018. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista da revista Cadernos de Pesquisa da Pro-Reitoria de pesquisa e Pós -Graduação da Universidade Federal do Maranhão. 2017. Universidade Federal do Maranhão.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Comissão Científica do VI Seminário Interno do Pibid PUC Goiás. 2017. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista do Pibid no XIV Conpeex -UFG. 2017. Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc nos Programas Institucinais de Bolsas de Iniciação Ciêntifica:PIBIC; PIBIT/CNPq;BIC/POPE;BIC/OVG e voluntários. 2017. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; Maria José Pereira Lopes; LEANDRO, B. C.. Avaliador Interno dos Trabalhos Científicos do III Congresso de Ciências e Tecnologia. 2017. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Avaliador de trabalhos Científicos do II Congresso de Ciência e Tecnologia. 2016. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc nos Programas Institucinais de Bolsas de Iniciação Ciêntifica:PIBIC; PIBIT/CNPq;BIC/POPE;BIC/OVG e voluntários. 2016. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Avaliador dos Trabalhos do II congresso de Ciência e Tecnologia. 2016. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecer acadêmico para artigo da revista do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UGF. 2015. Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista da revista Cadernos de Pesquisa de da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós graduação da Universidade Federal do Maranhão. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc nos Programas Institucinais de Bolsas de Iniciação Ciêntifica:PIBIC; PIBIT/CNPq;BIC/POPE;BIC/OVG e voluntários. 2015. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista Acadêmico para artigo PIBID/UERN- Revista do Programa de Pós -Graduação Em Ensino na Educação Básica do Cepae/UFG. 2015. Universidade Federal de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Comissão Científica da Semana de Ciência e Tecnologia. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Membro da Comissão Científica da Semana de da Semana de Ciência e Tecnologia. 2014. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.; DANTAS, M. J. P.. Processo de Seleção e Classificação dos Planos de trabalhos dos alunos inscritos nos Programas de Iniciação Cientifica da PUC Goiás. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista de Avaliação Interna de trabalhos de alunos inscritos na Iniciação Científica: PIBIC/ PIBITI/ CNPQ. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista adhoc de trabalhos submetidos ao edital: 021/2012. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc de projetos submetido ao edital no 021/2012 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação do IFG. 2013. Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc nos Programas Institucinais de Bolsas de Iniciação Ciêntifica:PIBIC; PIBIT/CNPq;BIC/POPE;BIC/OVG e voluntários. 2013. Pontificia Universidade Católica de Goiás.
DOMINGOS VIEIRA, V.. Parecerista ad hoc. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Orientou
Investigar a Quantidade de alunos Que realizam Licenciatura em Matemática com o Apoio da Bolsa PIPID e que atuam na Educação Básica; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Investigando o Impacto do PIBID na Formação Docente: um estudo entre 2010 e 2014; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Aprendizagem da Geometria: Os Conhecimentos que os Alunos Trazem ao ingressar na Universidade; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Falar, ouvir, escrever e ler Matemática: Contribuições do Pensamento de Piaget e Vygotsky; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matem'tica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
O Ensino de Matemática Através de Projetos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
A nformática na Educação Especial:um projeto de integração social; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
A Abstração na Construção do Conhecimento Matemático; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
História e Lógica Matemática No Ensino Fundamental; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matem'tica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Informática Na Matemática: especificamente Na Geometria; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA GOIÂNIA 2024; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
PROPONDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
"DAMAS DAS OPERAÇÕES": UM JOGO QUE CONTRIBUI PARA O APRENDIZADO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONTEXTUAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
AULAS DIALOGADAS AUXILIANDO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
DESVENDANDO O NÚMERO e; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
CONTRIBUIÇÕES DE HERON PARA APLICAÇÕES NA MATEMÁTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Compreendendo a Resolução de Sistema de Equações Lineares; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Avaliação da Aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Coordenadas Polares e Curvas Parametrizadas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
O RACIOCÍNIO LÓGICO NOS CONCURSOS ATUAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
LIMITES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UM ESTUDO SOBRE JUROS SIMPLES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Avaliação Diagnóstica Nas Turmas de Cálculo Diferencial e Integral I No ano de 2012; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Análise Combinatória:Resoluções de Problemas Propostos Nos livros de Ensino Médio; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Aprendizagem da Matemática: Descomplicando a Matemática Através de Jogos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Software Calques 3D: Estudo de Figuras Espaciais e Interseção de Planos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Construção e estudo dos poliedros: cubo, tetraedro e octaedro utilizando o software calques 3D; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
PRÁTICA METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
O Ábaco Na Educação Matemática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria -Calculo Diferencial e Integral I; 2019; Orientação de outra natureza; (Física) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria -Calculo Diferencial e Integral I; 2019; Orientação de outra natureza; (Química) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria -Calculo Diferencial e Integral I; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria -Calculo Diferencial e Integral I e Geometria Analítica; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria -Calculo Diferencial e Integral I; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria -Calculo Diferencial e Integral I; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria - Geometria Analítica; 2017; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria- Fundamentos de Matemática; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria- Fundamentos de Matemática; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria- Fundamentos de Matemática; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria- Fundamentos de Matemática; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria- Fundamentos de Matemática; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Monitoria - Geometria Analítica; 2016; Orientação de outra natureza; (Matematica) - Pontificia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Vanda Domingos Vieira;
Produções bibliográficas
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; CARVALHO, R. M. A. ; Elda Jane Almeida Gontijo . Ação de Apoio Pedagógico Para Permanência e Êxito do Estudante de Graduação. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 3, p. 575, 2018.
-
LOIOLA, J. L. ; LOGHIN, S. R. ; DOMINGOS VIEIRA, V. . A Construção do Sujeito Ecológico Por Meio de Atividades Matemáticas. Anais da Semana de Licenciatura , v. V, p. 1-11, 2017.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; ALVARENGA, K. B. ; DORR, R. C. . O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ;CARACTERÌSTICAS E INTERSEÇÔES NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4 , v. v2, p. 46-57, 2016.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; BARONI, R. L. ; SCUCUGLIA, R. . Relat´rio da IV Conferência Interna de Avaliação do Programa de Pos-graduação em Educação Matemática-UNESP/Rio Claro. Bolema (Rio Claro) , v. 24, p. 111-121, 2005.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . Geometria e Algebra :Uma Proposta de Ensino. Cadernos da Educação, `Goiânia, v. 6, p. 25-31, 1998.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; TIBALLI, E. F. A. (Org.) . Educação Básica: Alternativas Metodológicas. 1a. ed. Goiania: E. V. - Editora Vieira, 2016. v. 1. 195p .
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . Professores do Século XIX em Goyaz e a sua formação Matemática. In: Wellington Lima Cedro; Ana Paula Purcina Baumann; Marta Borges. (Org.). Trilhas da História da Educação Matemática em Goiás. 1ed.Goiânia: SBEM Goiàs, 2022, v. 1, p. 6-288.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . Relato de Experiência: estágio supervisionado I em regime de aulas remotas. In: Elisabeth Cristina de Faria Marcos Antonio Gonçalves Júnior Moema Gomes Moraes. (Org.). Educação Matemática na Escola: pesquisas e práticas goianas. 1ed.Goiânia: Cegraf -UFG, 2021, v. , p. 01-183.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . A Formação dos Professores Que Ensinavam Matemática Em Goiás 'No Século XIX. In: Ana Cristina Ferreira; Arlete de Jesus Brito; Maria Ângela Miorim. (Org.). Histórias De Formação De Professores Que Ensinaram Matemática No Brasil. 1ed.Campinas - SP: ILION, 2012, v. 1, p. 41-65.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; OSORIO, F. A. P. ; SILVA, N. C. ; Artur Marques Moraes ; MARINHO, R. F. ; Lilian Rodrigues Rios . Estágio Supervisinado IV. In: Carlito Lariucci; Francisco Aparecido Pinto Osório; Luciano Ribeiro. (Org.). Curso de Licenciatura em Física. 1ed.Goiânia: UFG, 2011, v. 8, p. 15-25.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; DANTAS, C. M. A. ; LEAO, S. A. ; BARRIO, J. B. M. . Estágio Supervisinado III. In: Carlito Lariucci. (Org.). Curso de Licenciatura em Física. 1ed.Goiânia: UFG, 2011, v. 7, p. 133-138.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . Relatório da IV Conferencia Interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-UNESP / Rio Claro. In: Iv conferência Interna do Programa de Pós -Graduação em Educação Matemática-UNESP / Rio Clar, 2005, Rio Claro. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: UNESP, 2005. p. 111-121.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; Onuchic, Lourdes de la Rosa ; Bota, Eliana Saliba ; VINICIOS ; Pereira, Mariângela ; Santos, Marli Regina dos ; Avellato, Norma Suely Gomes ; Rodrigues, Valdir ; Garcia, Luciane Maria Insuela . A resolução de problemas no Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas-GTERP. In: V CIBEM, 2005, Porto. Anais do V CIBEM, 2005. v. único. p. 01-13.
-
Xavier, Pricila Branquinho ; DOMINGOS VIEIRA, V. . A demonstração na Matemática. In: Forum Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão, 2000, Goiânia. Anais do III Forum Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2000. p. 51-51.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; VIEIRA, M. L. E. D. ; VIEIRA, V. D. . A Geometria No Ensino Fundamental. In: II Encontro de Educadores de Ensino Básico, 1999, Goiânia. Solta Voz - Anais. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico - UFG, 1999. v. 9. p. 39-39.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . A problematização de Conteúdos. In: Jornada de Educação Matemática, 1999, Goiânia. Anais, 1999. v. 6.
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . Professores do Século XIX em Goyaz e a sua Formação Matemática. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Elda Jane Almeida Gontijo ; CARVALHO, R. M. A. ; DOMINGOS VIEIRA, V. . Ação de Apoio Pedagógico Para Permanência e Êxito do Estudante de Graduação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; PELA, R. F. ; LEANDRO, B. C. . Contribuições do Projeto Calcule! Para a Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; Duelci Aparecido de Freitas Vaz . Pesquisa em Educação Matemática, pesquisa em Matemática: uma analise da conjuntura atual brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; DANTAS, M. J. P. . Formando Um Professor Pesquisador na Graduação em Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; DANTAS, M. J. P. . Formando um Professor Pesquisador na Graduação em Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . Possibilidades Para a Superação do Ensino Tradicional: Têndencias Históricas e Potencialidades para a formação de Professores de matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; Junqueira, Dagmar ; Pimenta, Adelino Candido . "Estágio de Matemática sob diversos olhares". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. . O ensino de Funções: Dificuldades dos alunos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS VIEIRA, V. ; Garcia, Luciane Maria Insuela . A Influencia dos Jogos na Aprendizagem da Matemática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
LOGHIN, S. R. ; LOIOLA, J. L. ; DOMINGOS VIEIRA, V. . A Construção do Sujeito Ecológico Por Meio de Atividades Matemáticas. 2017.
DOMINGOS VIEIRA, V. . Pré- Cálculo. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mnicurso).
DOMINGOS VIEIRA, V. . Geometria Analitica. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MiniCurso).
DOMINGOS VIEIRA, V. . Geometria Analítica. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Minicurso).
DOMINGOS VIEIRA, V. ; CARVALHO, R. M. A. ; Elda Jane Almeida Gontijo . Pré Cálculo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MiniCurso).
DOMINGOS VIEIRA, V. ; CARVALHO, R. M. A. ; LUAN, A. . Matemática Financeira. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Minicursos).
DOMINGOS VIEIRA, V. . Conceitos Fundamentais da Matemática. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mini Curso).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
DOZE ANOS DE PIBID NA PUC GOIÁS: MEMORIAL DESCRITIVO E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. A história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) é marcada pelo compromisso social com a formação dos professores da região Centro-Oeste, acumulando uma significativa produção acadêmica e contribuindo nos debates regionais, nacionais e até mesmo internacionais a respeito do tema. Esse compromisso requer que a formação de professores possa conduzia à profissionalização com base na construção de competências nos domínios político, ético, estético e técnico, envolvendo tanto os conteúdos cognitivos, quanto as habilidades e as atitudes profissionais. Este projeto tem como objetivo desenvolver um memorial descritivo sobre os impactos do PIBID na formação inicial dos licenciandos da PUC Goiás, no período de 2010 a 2022. A análise será feita a partir de questionários e entrevistas aos egressos dos programas de acordo com a técnica de análise de conteúdos sustentada e desenvolvida por Laurence Bardin. O desenvolvimento e criação de um memorial descritivo é uma prática que vai além do exercício acadêmico, pois ele ajudará a refletir sobre a jornada de formação e como o PIBID influenciou o crescimento de centenas de profissionais na área da Educação, proporcionando uma autoavaliação do programa. Os resultados permitirão avaliar o atendimento dos objetivos determinados pela Capes para o PIBID.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanda Domingos Vieira - Coordenador / Bianka Carneiro Leandro - Integrante / Sandra Regina Loghin - Integrante / ADELIA MARIA LIMA DA SILVA - Integrante / ANDERSON COSTA DA SILVA - Integrante / DANNS PEREIRA BARBOSA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
EDUCAÇÃO MATEMÀTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, Descrição: Este estudo tem como proposta desenvolver metodologias por meio de projetos qualificando a formação inicial de professores de matemática, contribuindo também para potencializar o ensino e a aprendizagem na Educação Básica. Para esta proposta foram escolhidas inicialmente publicações em metodologias de projetos, Educação Matemática e formação de professores, tais como: as leituras de Freire(1999), Libâneo (2013), Fiorentini Lorenzato (2006,2009) , Lorenzato (2006), Fayol(2012),Skovsmose (2006), Hernández(2017) e outros. Esta proposta terá duração de um ano podendo ser estendida para mais um ano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Vanda Domingos Vieira - Coordenador / DANIELA MARTINS SILVA - Integrante / FERNANDA CAROLINE SIQUEIRA DA SILVA - Integrante / GUILHERME TAVARES PACHECO - Integrante / JOLMAR FERENS - Integrante / LAYZA FRANCO DE SOUSA - Integrante / LORRAINE MOREIRA SANTOS - Integrante / MARIA EDUARDA DA SILVA PESSOA - Integrante / MARILIA SOUSA DO VALE - Integrante / MAYRA GABRIELLY ALVES PEREIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
-
2012 - 2017
Projeto Calcule!, Descrição: O Projeto Calcule ! é desenvolvido com a participação dos alunos da Licenciatura em Matemática e tem como objetivo recuperar conteúdos de matemática básica necessários à aprendizagem do Cáculo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Vanda Domingos Vieira - Coordenador / Duelci Aparecido de Freitas Vaz - Integrante / Rosimara Fachin Pelá - Integrante / Maria José Pereira Lopes - Integrante / Rosemary Almas Carvalho - Integrante / Elda Jane Almeida Gontijo - Integrante / José Elmo de Menezes - Integrante / Alexandre Ribeiro - Integrante / Guilherme Almeida do Nascimento - Integrante / DIONE RAMOS DE LIMA - Integrante.
-
2010 - 2014
PROJETO PIBID - Matemática, Descrição: Projeto Financiado pela CAPES que tem como objetivo principal a formação de Professores. O Projeto PIBID de Matemática é um Subprojeto do Projeto PIBID da PUC Goiás que é constituido de vários Subprojetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Vanda Domingos Vieira - Coordenador / Antonio Gonçalves Moura - Integrante / Rosimara Fachin Pelá - Integrante / Maria José Pereira Lopes - Integrante.
Prêmios
2023
4a Semana da Matemática, Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo.
2019
Certificado de Honra ao Mérito, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
2016
Certificado de Agradecimento, Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.
2016
Diploma de Honra ao Mérito, Câmara Municipal de Goiânia.
2015
Certificado de Educador Nato, Colégio da Policia Militar de Goiás - Unidade Hugo de Carvalho Ramos.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades. , Rua 227, no 320 - Apartamento 1501, Setor Leste Universitário, 74605080 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 6235651060, URL da Homepage:
Experiência profissional
1986 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
1986 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2024
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Integral e funções de várias variáveis, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, Monografia, Orientação de Monografia
-
02/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
-
02/2018
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.Atividade realizada, Produção de Material para Ensino a Distância.
-
10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Matemática e Fisica/UCG.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática - NDE.
-
03/2014
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I, Calculo Diferencial e integral II, Calculo Diferencial e Integral III, Didática e Prática de Ensino II, Estágio Supervisionado I, Geometria Analítica, Matemática Financeira
-
02/2008
Direção e administração, Depatamento de Matemática e Fisica/UCG.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2007
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estagio Supervisionado, Calculo diferencial e Integral II, Metodologia do ensino da Matemática
-
03/1999
Ensino, Especialização Em Matem'tica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de Monografia
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geometria Euclidiana, Variáveis Complexas, Introdução a Estatística, Cálculo de uma Variável;
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, Monografia, Orientação de Monografia
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo II;, Cálculo Numérico, Estágio Supervisionado III, Orientação de Monografia
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Cálculo III, História da Matemática
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial ;, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II;, Orientação de Monografia
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Estágio Supervisionado I;, Estágio Supervisionado II;, Monografia
-
08/2020 - 08/2020
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo II;, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II;, Geometria Analítica
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I;, Cálculo Diferencial e Integral I;, Fundamentos de Matemática II, Geometria Analítica
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I
-
02/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.Atividade realizada, Produção de Material para ensino à distancia - CEAD.
-
02/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I
-
02/2016 - 12/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geometria Analítica e Cálculo Vetoria
-
02/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.Atividade realizada, Produção de Material para Ensino à distância - CEAD.
-
03/2014 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.Atividade realizada, Coordenação Institucional do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID.
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geometria
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I
-
03/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral I
-
03/2012 - 12/2012
Estágios , Escolas Públicas.Estágio realizado, Estágio Supervisionado IV.
-
02/2010 - 12/2012
Estágios , Escolas Públicas.Estágio realizado, Estágio Supervisionado II.
-
02/2011 - 12/2011
Estágios , Escolas Públicas.Estágio realizado, Estágio Supervisionado III.
-
02/2009 - 12/2009
Estágios , Escolas Públicas.Estágio realizado, Estágio 3.
-
02/2001 - 12/2001
Estágios , Escolas Particulares.Estágio realizado, Formação de Professores.
-
03/1998 - 12/1998
Estágios , Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação.Estágio realizado, Formação de Professores.
1992 - 2003
Universidade Federal de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1998
Ensino, Especialização, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodoloiga
-
04/1992 - 08/2003
Ensino,Disciplinas ministradas, Ensino da Pre-Graduação
2018 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Avaliador
Outras informações:
Compões o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), na modalidade à distância.
Autorização de Cursos de Graduação, conforme consta na Portaria no 856 -17/09/2018, publicada no Diário Oficial da União de 24/09/2018
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanda Domingos Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?