Ricardo Estanislau Braga
Engenheiro Civil e Mestre em coordenação de Projeto pela UFMG. Engenheiro de Segurança do Trabalho, especialista em Engenharia Ambiental e Coordenação de Projetos. Atuo no setor de saneamento a mais de 14 anos, com experiência em projetos de esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagens. Possuo atestados de capacitação técnica chancelados pelo CREA/MG de execução e coordenação de projetos de saneamento em diversas cidades de Minas Gerais, tanto para o setor público quanto privado. No setor de edificações, desenvolvi trabalhos relacionados a PGRCC - Programa de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil pela SUDECAP e consultorias em hidráulica e instalações hidrossanitárias. Leciono a mais de 11 anos em instituição de ensino superior e desenvolvo conteúdos para cursos de graduação nas matérias de Hidráulica, Hidrologia, Materiais de Construção, Instalações Hidrossanitárias e Planejamento e Orçamento. Fui diretor de planejamento da cooperativa ENGECOOP/MG durante 2 anos, trabalhei na Diretoria de Projetos da SUDECAP de Belo Horizonte e na Gerência de Projetos da Agência Delegatária Peixe Vivo. Atualmente leciono nas faculdades Kennedy/Promove e sou coordenador de projetos na empresa HIDROBR.
Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Construção Civil
2009 - 2011
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Influência dos Sistemas de Gestão da Qualidade no processo de projeto de empresas construtoras
, Ano de Obtenção: 2013.Paulo Roberto Pereira Andery.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS
2021 - 2022
Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS NANOESTRUTURADOS E SUA APLICAÇÃO NA ENGENHARIA.
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2017 - 2018
S B I
Título: Uma Revisão Bibliográfica Sobre a Informatização do Planejamento e Controle de Obras: Utilização de Sistemas Integrados na Construção Civil
Orientador: MARCELO DE LIMA BELONI
Especialização em ENGENHARIA AMBIENTAL
2014 - 2015
S B I
Título: Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil
Orientador: Daniella Gomes Rodrigues
Graduação em LICENCIATURA QUÍMICA
2020 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Desenvolvimento de liga de alumínio aeronáutico reforçada com nanotubos de carbono
Orientador: Wellerson Barbosa
Graduação em Engenharia Civil
2003 - 2009
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Implantação do 5'S em uma empresa de projetos
Orientador: Paulo Roberto Pereira Andery
Formação complementar
2021 - 2021
Democratizando - Conceituação básica. (Carga horária: 8h). , Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI, Brasil.
2021 - 2021
Democratizando BIM - Objetos BIM. (Carga horária: 8h). , Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI, Brasil.
2020 - 2021
GESTÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Autodesk Revit® | Arquitetônico Básico. (Carga horária: 16h). , ENGENHABIM - Projetos e Treinamentos, ENGENHABIM, Brasil.
2020 - 2020
I WORKSHOP Orçamentista de Elite. (Carga horária: 5h). , JOSÉ MURILO MOURA DOS REIS - ME, J.M.M.DOS REIS M, Brasil.
2020 - 2020
Prevenção contra incêndio. (Carga horária: 12h). , prev em foco, PREV EM FOCO, Brasil.
2007 - 2007
I Workshop Mineiro em Engenharia Acústica e Vibrações. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais de Construção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.
Participação em bancas
BRAGA, R. E.BRAGA, RICARDO. Patologia da Engenharia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDOBRAGA, R. E.. Aplicação de fibras de aço no concreto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, R. E.BRAGA, R. E.. Borges Valente e Robson Neves.Programas de prevenção de acidentes de trabalho na construção civil: a influência da Nr 18. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDOBRAGA, R. E.. Shotcrete: concreto projetado e suas aplicações na engenharia civil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDOBRAGA, R. E.. Condições de conservações dos taludes de corte em trecho de duplicação da BR 381.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, R. E.BRAGA, RICARDO. Análise dos sistemas de proteção contra incêndio e pânico em instalações comerciais na cidade de Belo Horizonte. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDOBRAGA, R. E.. Sistema EPS: análise da aplicação de painéis monolíticos de poliestireno expandido na construção civil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO; FERNANDES, R. B.. A importancia da investigação do solo na construção civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Trabalho em altura: uma análise exploratória sobre as causas de acidentes fatais na construção civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Guia PMBOK: uma análise descritiva sobre as mudanças da 5ª edição para a 6ª edição. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Leal e Getúlio Vicente.Desperdicio de materiais na construção Civil em obras residenciais na grande BH. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Light Steel Frame. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Estudo da aplicação do drywall para fechamento construtivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO; FERNANDES, R. B.. Pavimentos em blocos de concreto pré - moldados intravados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Solução domestica, alternativa e individual de desinfecção da agua destinada ao consumo humano em area rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Documentação imobiliária: Passo a Passo para documentar um imóvel urbano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Inovação sustentáveis na pavimentação urbana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Cobertura Verde -Uma Análise de seu uso na Construção Civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Tela Murfor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. adtivo quimico para concreto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
FERNANDES, R. B.;BRAGA, RICARDO. Impactos Ambientais gerados pela mineração do nióbio em Minas Gerais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Análise Custo e Benefício para Edificações de até cinco Pavimentos com o uso de light steel frame. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Orçamento e Controle de Custos na Construção Civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Captação e aproveitamento de agua da chuva: analise dos beneficios do aproveitamento de aguas pluviais para fins não potaveis numa escola de formação profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Gerenciamento de Residuos da construção civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Aproveitamento de cinzas geradas na incineração de residuos solidos na construção civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Compostos de Matriz Metálica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO; FERNANDES, R. B.. A Inserção da mulher na Engenharia Civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. patologias em pavimentos flexíveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Uso de tecnologia virtual para auxílio na execução de projetos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Estacas cravadas pré moldadas de concreto. Procedimentos para escolha e execução. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, R. E.BRAGA, RICARDO. Estudo de Caso: Estabilização de encosta do prédio IV - Mina de Águas Claras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Manutenção e adaptação de passeios e calçadas de acordo com o código de postura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Piso Industrial de Concreto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Alvenaria Estrutural: Viabilidade construtiva nas habitações de interesse social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Produtividade em obras: um estudo do processo executivo de argamassa projetada em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Orçamento de Obra Pública: Procedimento de Obra Pública na COHAB de BH/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Impermeabilização com manta asfáltica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. A utilização da madeira de reflorestamento como material alternativo na construção civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Identificação de falhas decorrentes da falta de compatibilização de projetos: Estudo de caso de um hotel para demanda da copa do mundo 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Um estudo sobre a saúde do edifício. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Concreto reciclado: como é feito o processo de reciclagem e seu aproveitamento nas construções. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Produção de concreto em obra para peças estruturais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Caracterização Tecnológica de misturas de solo-cal em um campo experimental da UFMG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Métodos executivos de contra piso com ênfase no aproveitamento de resíduos da obra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Sistema de revestimento com argamassa industrializada. 2014.
BRAGA, RICARDO. A qualidade final de obras de construção civil de interesse popular frente à escolha de materiais e serviços. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Argamassa Armada aplicada na construção civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Vantagens da substituição da areia natural pela areia artificial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Nanotecnologia na argamassa expansiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Parâmetros de sistema construídos: Parede de concreto x Alvenaria estrutural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Lajes alveolares protendida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Fundações em construção civil de parede de concreto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Alvenaria Estrutural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Estudo de cravabilidade em estacas e NBR 16258:2014 (Norma de estacas pré-fabricadas de concreto - Requisitos). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Moradias a baixo custo tendo como base materiais reciclados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. Sistemas Construtivos em concreto pré moldado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy.
BRAGA, RICARDO. CAA Concreto autoadensável x Concreto Convencional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
BRAGA, RICARDO. Análise do desempenho de habitações populares construídas em belo horizonte, a partir de ensaios preconizados pela NBR 15.575/2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy.
ANDERY, PAULOBRAGA, RICARDO. Dificuldades e benefícios observados no processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma empresa de engenharia de projetos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Uso da tecnologia bim na construção civil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Análise da aceitação de agregados provenientes da reciclagem de residuos da CONSI e DEM em BH; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Análise de desempenho do revestimento monocamada antes e após o envelhecimento acelerado proposto pela câmara de intemperismo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
A importância da segurança do trabalho na construção civil no segmento das atividades realizadas em altura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
M; Guimarães, Rogério S; SIlva e Túlio da Silva; Influência da utilização da manta asfáltica nas construções e reformas prediais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Análise estrutural do pilar misto de perfil laminado de abas paralelas parcialmente envolvido por concreto e sob esforço de compressão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
O aproveitamento de águas residuais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Realização de levantamento topográfico por meio de veículo aéreo não tripulado (VANT); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Métodos de prevenção e combate a incêndios em edificações; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Análise de viabilidade da aplicação do PEX sistema flexível de instalação de água; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Aplicação de nanotecnologia na construção civil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
EPS na Construção Civil: Soluções construtivas; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil: pré moldados para ?piso intertravados? ou ?meio fio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Estudo sobre a importância da utilização de concreto feito com agregados reciclados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
O mercado imobiliário em Lagoa Santa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Artigo de Revisão Bibliográfica a respeito da comparação entre a estrutura de concreto e a estrutura metálica na construção civil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Viabilidade, custos e resistência dos tijolos solo-cimento e utilização de resíduos de construção civil na sua composição; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Florestas Plantadas: Potencial Do Uso Racional Da Madeira Na Construção Civil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Informatização do planejamento e controle de obras, utilização de sistemas integrador na construção civil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Estrutura de concreto armado residencial recuperação e reforço de estruturas residenciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Patologia em concreto armado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Aplicação de novos sistemas construtivos em obras da construção civil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Reciclagem na construção civil: A utilização de residuos de gesso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Relação de custo beneficio entre a construção de residencias de madeira e a construção convencional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
A Madeira na construção civil estudo de caso de reciclagem de madeira na construção civil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Projetos de interseções: estudo de viabilidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Gás novec 1230, avanço tecnológico para a extinção de incêndios em locais de riscos especiais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Ecotelhado - utilização no meio urbano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Sistema construtivo: parede de concreto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Trincas em fachadas na construção civil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Materiais Refratários: Um estudo de caso em uma fábrica de tijolos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Método construtivo de piso industrial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Patologias em Pavimentos Flexíveis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Mistura solo cimento - Aplicação do tijolo ecológico na construção civil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
A utilização de tablets e Smartphones na Construção Civil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Lançamento e Adensamento de Concreto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Patologias da Construção; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Impermeabilizações para a construção civil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - faculdade kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Aplicativo auxiliar de projetos e vistoria na construção civil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Faculdades Kennedy; Orientador: Ricardo Estanislau Braga;
Produções bibliográficas
-
ANDERY, PAULO ; BRAGA, RICARDO . Influência dos Sistemas de Gestão da Qualidade no processo de projeto de empresas construtoras. Influência dos Sistemas de Gestão da Qualidade no processo de projeto de empresas construtoras , v. 1, p. 10.4237, 2011.
-
BRAGA, RICARDO . GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE PROJETO DE EMPRESAS CONSTRUTORAS. 1. ed. Saarbrücken: OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2015. v. 1. 216p .
-
BRAGA, R. E. ; BRAGA, RICARDO . ANÁLISE PERICIAL ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO. ANÁLISE PERICIAL ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO. 3ed.Belo Horizonte: , 2019, v. 1, p. 67-70.
-
BRAGA, RICARDO . APLICATIVO AUXILIAR DE PROJETOS E VISTORIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. APLICATIVO AUXILIAR DE PROJETOS E VISTORIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1ed.Belo Horizonte: , 2018, v. 1, p. 153-156.
-
BRAGA, R. E. ; BRAGA, RICARDO . Organização do canteiro de obra. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAGA, R. E. ; BRAGA, R. E. . O Engenheiro que o mercado precisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BRAGA, RICARDO . prof.ricardobraga. 2021. (Rede social).
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Faculdades KennedyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
2012 - Atual
Faculdades KennedyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
Outras informações:
Leciona a matéria HIDRÁULICA, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II e INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS nas faculdades Promove/kennedy de Engenharia - MG
Atividades
-
01/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, INSTALAÇÕES HIDROSSANITARIAS
-
05/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HIDRÁULICA
2010 - 2019
DESPRO - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E CONSULTORIA - LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR ENGENHARIA CIVIL, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do setor de Engenharia Civil voltado para saneamento, hidráulica e infraestrutura.
2009 - 2010
Holos Engenharia Sanitária e AmbientalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR ENGENHARIA CIVIL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador setor Engenharia Civil área de saneamento.
2019 - 2020
Centro Universitário Unihorizontes, UniorizontesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 3
Outras informações:
Leciona as matérias de Hidráulica e Planejamento. Orientador do PI (Projeto Interdisciplinar).
2020 - 2020
Cobermax: Soluções em Coberturas Comerciais e IndustriaisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ENGENHEIRO CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO
2020 - 2021
Sudecap - Superintendencia de Desenvolvimento da CapitalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO CIVIL, Carga horária: 40
Outras informações:
ENGENHEIRO CIVIL - DIRETORIA DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES
2021 - 2023
Agência Peixe VivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO CIVIL - COORDENADOR TÉCNICO, Carga horária: 40
Outras informações:
ENGENHEIRO CIVIL - COORDENADOR TÉCNICO PROJETOS DE SANEAMENTO
2023 - Atual
HIDROBRVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos - Saneamento, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenador de Projetos no setor de Saneamento
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Estanislau Braga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?