Sarah Batista Correa
Possui graduação em Design pela Universidade Federal do Amazonas (2012), onde atuou como Bolsista de Extensão e Monitora. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - PPGCCOM, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, na linha de pesquisa que investiga as Linguagens, representações e estéticas comunicacionais, onde utiliza a abordagem ecossistêmica da comunicação, as semiótica pierciana e da cultura e a teoria da complexidade para investigar os branding emocional e sensorial, bem como a relação emocional estabelecida entre marca e consumidor por meio destas estratégias. Tem experiência acadêmica na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ergonomia e Usabilidade. Atua profissionalmente na área de Design Gráfico, com ênfase em Branding, Ilustração e na produção, monitoramento e desenvolvimento de conteúdo para redes sociais.
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Comunicação
2014 - 2016
Universidade Federal do Amazonas
Título: Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm
, Ano de Obtenção: 2016.Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ecossistemas Comunicacionais; Design da experiência; Branding; Semiótica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Semiótica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Branding. Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Especialização em Inovação, Empreendedorismo e Criação de Start-ups
2017 - 2018
Faculdades IDAAM, Faculdades IDAAM
Título: Crescimento econômico e inovação: uma estimativa da fronteira de possibilidades de inovação
Orientador: José Carlos Reston Filho
Graduação em Design
2009 - 2012
Universidade Federal do Amazonas
Título: LENDAS AMAZÔNICAS EM POP-UP: Desenvolvimento de ilustrações de lendas amazônicas aplicadas a estruturas de origami arquitetônico e mecanismos pop-up de um livro infanto-juvenil.
Orientador: Helder Alexandre Amorim Pereira
Formação complementar
2017 -
Confecção de Peças Íntimas. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.
2021 - 2021
História(s) da Arte e seus Avessos. (Carga horária: 24h). , Casa Voa, CASAVOA, Brasil.
2020 - 2020
Design de Estamparia. (Carga horária: 20h). , Hotmart, HOTMART, Brasil.
2017 - 2017
Costureiro. (Carga horária: 212h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.
2016 - 2016
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Produto, Marca e Serviços. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Design Gráfico. (Carga horária: 360h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Branding.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ilustração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão, Inovação e Empreendedorismo.
Organização de eventos
CORREA, S. B. . Design Chibata. 2021. (Outro).
CORREA, S. B. . Pirarucurta - Festival Audiovisual Universitário. 2020. (Concurso).
CORREA, S. B. ; SANTOS, R. B. ; COSTA, B. R. ; EVAGELISTA, M. ; MOTA, S. . III Congresso Amazonas Design. 2012. (Congresso).
RUSCHIVAL, C. B. ; SILVA, R. B. ; CORREA, S. B. . Design de Superfície: Temas e Aplicações. 2012. (Exposição).
CARDOSO, V. B. ; SILVA, R. B. ; SANTOS, R. B. ; COSTA, B. R. ; ABREU, R. B. H. ; CORREA, S. B. . 11o Congresso Internacional de Egonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DESIGN 2023 ? EPISTEMOLOGIAS LATINO-AMERICANAS.Mostra competitiva de planadores: um relato de experiência do ensino de metodologia do design. 2023. (Outra).
I Reunião de Iniciação Científica - RIC.Design Editorial e Kabiá Notícias: as técnicas de definição do problema do Design e sua aplicação no estudo de geração de uma oficina educacional sobre design editorial para os organizadores do jornal indígena da comunidade do Parque das Tribos,. 2023. (Outra).
25o Encontro Nacional Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. BRANDING EMOCIONAL: as sensações e emoções despertadas durante a experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm.. 2016. (Congresso).
25o Encontro Nacional Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação5o Encontro Nacional Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2016. (Congresso).
6th International Forum Of Design As A Process. Emotional Branding: emotions and feelings aroused by the design of the olfactory experience of consumption according to the ecosystem approach to communication.. 2016. (Congresso).
Design Chibata 3.0.Ilustração e intenção: entendendo as histórias que podemos contar. 2016. (Oficina).
Seminário de Pesquisa Avançada - Ontologia e modelização: aportes para o estudo do diagrama como problema semiótico. 2016. (Seminário).
Seminário de Pesquisa do Mediação.Branding emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comercial da marca. 2016. (Seminário).
XV Intercom Norte - Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação?. 2016. (Congresso).
XV Intercom Norte - Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação?. Branding Emocional: as sensações e emoções despertadas durante a experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm.. 2016. (Congresso).
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. LENDAS AMAZÔNICAS EM POP-UP DESENVOLVIMENTO DE ILUSTRAÇÕES DE LENDAS AMAZÔNICAS APLICADAS A ESTRUTURAS DE ORIGAMI ARQUITETÔNICO E MECANISMOS POP-UP DE UM LIVRO INFANTO-JUVENIL. 2014. (Congresso).
I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia.O desenvolvimento de uma identidade visual cambiante baseada no conceito de interdisciplinaridade para o programa de pós-graduação em ciências da comunicação. 2014. (Seminário).
Pixel Show - Workshop de Ilustração com Marcio Moreno. 2013. (Outra).
R Design. 2013. (Encontro).
III Amazonas Design. 2012. (Congresso).
III Amazonas Design.Oficina de encadernação artesanal. 2012. (Oficina).
III Amazonas Design.Case - Coletivo Coccoloba. 2012. (Outra).
II SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO JUVENIL.Coletivo: forças de uma boa idéia.. 2012. (Seminário).
V Semana de Atividade Publicitária - SAP. 2012. (Outra).
11o Congresso Internacional de Egonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. 2011. (Congresso).
N Design. 2011. (Encontro).
I Congresso de Design do Amazonas. 2010. (Congresso).
Mostra Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIEPEX. Intervenção Ergonomizadora: contribuições para o serviço de atendimento e posto de trabalho no Ambulatório Araújo Lima e Hospital Universitário Getúlio Vargas. 2010. (Exposição).
NDesign. 2010. (Encontro).
Sétima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas.Ergonomia no Cotidiano. 2010. (Outra).
II Amazonas Design. 2009. (Encontro).
Participação em bancas
SOUZA, R. A.;CORREA, S. B.; SANTOS, P. R. G.. UX DESIGN - CRIAÇÃO DE INTERFACE PARA APLICATIVO BANCÁRIO VOLTADO PARA PESSOAS IDOSAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
SOUZA, R. A.;CORREA, S. B.; MELO, D. E. N.. USO DE PRÁTICAS DE UX DESIGN PARA MELHORIA DO SITE INSTITUCIONAL DO SITE INSTITUCIONAL DO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INPA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
SANTOS, P. R. G.;CORREA, S. B.; SOUZA, R. A.. EBOOK: O DESIGN NO PROCESSO DE ILUSTRAÇÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
SANTOS, P. R. G.; MELO, D. E. N.;CORREA, S. B.. ADAPTAÇÃO DE JOJOS BIZARRE ADVENTURES PARA QUADRINHO INFANTIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Martha Falcão.
SOUZA, R. A.;CORREA, S. B.; OLIVEIRA, E. L. F.. Aplicativo de auxílio em matemática: Desenvolvimento de aplicativo para auxílio no processo de aprendizado na área de matemática para crianças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Martha Falcão.
SANTOS, P. R. G.; MELO, D. E. N.;CORREA, S. B.. TURISMO E ROTEIROS EM MANAUS: Elaboração de guia digital para divulgação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Martha Falcão.
PRADO, M. A. G.;CORREA, S. B.. CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA ARTISTAS DE MANGÁ BRASILEIROS UTILIZANDO O DESIGN UX. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
PINTO, L. P.; PRADO, M. A. G.;CORREA, S. B.. PLANO DE REDUÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS EM FEIRAS DE PRODUTOS REGIONAIS NA CIDADE DE MANAUS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
SOUZA, R. A.; LIMA, H. A.;CORREA, S. B.. ACESSIBILIDADE EM JOGOS: REDESIGN DO JOGO MOBILE ?TAKE MEOWT? PARA PESSOAS DALTÔNICAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
MOUCO, I. M.; LIMA, H. A.;CORREA, SARAH BATISTA. Design de Embalagem Sustentável para Produto Lácteo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
SOUZA, R. A.; BATISTA, C. C. V.;CORREA, S. B.. TEORIA DAS CORES: UM GUIA PARA SEU USO E COMPREENSÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
CAVALCANTI, L. R. B.; SILVA, M. S. E.;CORREA, S. B.. DESIGN COMO FERRAMENTA PARA INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS EM SALA DE AULA MISTA EM ESCOLA PARTICULAR DE MANAUS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
VIEIRA, M. S.;CORREA, S. B.; BATISTA, C. C. V.. Design Editorial: A Flora Amazônica sob uma nova perspectiva para o público infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
VIEIRA, M. S.;CORREA, S. B.; BATISTA, C. C. V.. Design Editorial: Livro interativo como forma de terapia infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
CORREA, S. B.; SOUZA, R. A.. Desenho animado como ferramenta de introdução à música clássica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão.
CORREA, S. B.; GOES, B. S.; FREITAS, S. E. C.. Análise semiótica dos anúncios da campanha de dia das mães Avon 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Martha Falcão.
CORREA, S. B.; BATISTA, C. C. V.; SOUZA, R. A.. Desenvolvimento do design de personagens amazônicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade Martha Falcão.
Orientou
O SEMÁFORO NOSSO DE CADA DIA: UM RETRATO DA VIDA DAS PESSOAS QUE SOBREVIVEM NOS SEMÁFOROS E RUAS DE MANAUS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL GRÁFICO PARA O LANÇAMENTO DO SINGLE ?NEBLINA?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
A GUERRA DOS PRATOS: Desenvolvimento de curta-metragem de animação sobre a temática da alimentação; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
A INTERFERÊNCIA DO DESIGN NA IDENTIDADE VISUAL E NO BRANDING NAS MICROEMPRESAS COMO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Martha Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
ALEXANDRE EM SEU MUNDO AZUL: Desenvolvimento de ilustrações do comportamento de uma criança com transtorno do espectro autista para um livro infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Martha Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
DESIGN DE INTERFACE: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO EM PLATAFORMA APPLE PARA PRODUTIVIDADE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
Oliveira; A inclusão na moda feminina: Desenvolvimento de coleção de peças de vestuário para o público plus size; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
Desenvolvimento de um projeto de uma coleção de bolsas com conceito de sustentabilidade para o mercado manauara; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
MODA PERSONALIZADA: PROPOSTA DE COLEÇÃO DE MODA ÍNTIMA A PARTIR DE PERSONALIZAÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
NORTÍVAGO COLEÇÃO DE ROUPAS GÓTICAS ADAPTADAS PARA O CLIMA DA REGIÃO NORTE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Faculdade Marta Falcão; Orientador: Sarah Batista Correa;
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. M. (Org.) ; BEZERRA, T. E. (Org.) ; REZENDE, M. R. K. F. (Org.) ; EVANGELISTA NETO, J. (Org.) ; GUIMARAES, P. R. M. (Org.) ; ALBUQUERQUE, K. A. B. S. (Org.) ; VIANA, L. F. (Org.) ; PICANCO, W. S. (Org.) ; CORREA, S. B. (Org.) ; STECKEL, G. G. (Org.) ; GOMES, L. A. (Org.) . Jornada extensionista ?Diálogos e saberes para uma sociedade democrática inclusiva?. 1. ed. Guarujá: Científica Digital, 2024. v. 1. 7-p .
-
CORREA, S. B. ; CORDEIRO NETO, M. M. . A guerra dos pratos: desenvolvimento de curta-metragem de animação sobre a temática da alimentação. In: Lucyane Mendes Silva; Thana Esashika Bezerra; Mara Regina Kossoski Felix Rezende; et al.. (Org.). Mostra científica e tecnológica ?A ciência e tecnologia na produção de inovação e transformação social?. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2024, v. 1, p. 14-77.
-
CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. . Oficina de desenho de mobiliário com malha isométrica: elaboração de material didático e atividade prática para alunos do ensino médio. In: Lucyane Mendes Silva; Thana Esashika Bezerra; Mara Regina Kossoski Felix Rezende; et al.. (Org.). Jornada extensionista ?Diálogos e saberes para uma sociedade democrática inclusiva?. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2024, v. 1, p. 14-70.
-
CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, T. R. ; FURTADO, B. M. . Instalações efêmeras: projeto de expositor para artesã indígena. In: Lucyane Mendes Silva, Antônio de Azevedo Maia , Ellen Cristina Costa da Silva, et al.. (Org.). Jornada extensionista ?Desmistificando a Extensão: Desafios e Possibilidades do Fazer Extensionista?. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2024, v. 1, p. 46-46.
-
CORREA, S. B. . Branding emocional, hipermodernidade e ecossistemas comunicacionais.. In: Mirna Feitoza Pereira; Ítala Clay de Oliveira Freitas; Wilson Nogueira.. (Org.). Linguagens e comunicação na Amazônia. 1ed.Manaus: Valer, 2021, v. , p. 71-98.
-
CORREA, SARAH BATISTA . Emotional Branding: emotions and feelings aroused by the design of the olfactory experience of consumption according to the ecosystem approach to communication. Emotional Branding: emotions and feelings aroused by the design of the olfactory experience of consumption according to the ecosystem approach to communication. 1ed.Valência: Editorial Universitat Politècnica de València, 2016, v. 1, p. 361-375.
-
CORREA, S. B. . Matinta Pereira. In: Maria Alcantud Diaz; Julia Haba Osca; Joan Peredo Hérnandes; Karla Mazarelo Maciel Pacheco; Almir de Souza Pacheco. (Org.). Mucho más que un río.... 1ed.Valência: JPM Ediciones, 2015, v. , p. 43-48.
-
CORREA, S. B. . Matinta Pereira. In: Maria Alcantud Diaz; Julia Haba Osca; Joan Peredo Hérnandes; Karla Mazarelo Maciel Pacheco; Almir de Souza Pacheco. (Org.). Muito mais que um rio.... 1ed.Valência: JPM Ediciones, 2015, v. , p. 43-48.
-
CORREA, SARAH BATISTA ; PEREIRA, MIRNA FEITOZA . BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2019, Joinville. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 5023.
-
CORREA, S. B. ; PEREIRA, H. A. A. . LENDAS AMAZÔNICAS EM POP-UP: Desenvolvimento de ilustrações de lendas amazônicas aplicadas a estruturas de origami arquitetônico e mecanismos pop-up de um livro infanto-juvenil.. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2014. v. 1.
-
CORREA, S. B. ; PEREIRA, M. F. . Emotional Branding: emotions and feelings aroused by the design of the olfactory experience of consumption according to the ecosystem approach to communication. Red Internacional de Investigación en Diseño - rDis , 2015.
-
CORREA, S. B. . O casório de Eliane e Luiz Mário: livro pop-up ilustrado. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREA, S. B. . Quando criei asas voei: ilustração e estamparia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. . Mostra competitiva de planadores: um relato de experiência do ensino de metodologia do design. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREA, S. B. ; PEREIRA, M. F. . BRANDING EMOCIONAL: as sensações e emoções despertadas durante a experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORREA, S. B. ; PEREIRA, M. F. . Emotional Branding: emotions and feelings aroused by the design of the olfactory experience of consumption according to the ecosystem approach to communication.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. . O desenvolvimento de uma identidade visual cambiante baseada no conceito de interdisciplinaridade para o programa de pós-graduação em ciências da comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORREA, S. B. ; PEREIRA, H. A. A. . LENDAS AMAZÔNICAS EM POP-UP: Desenvolvimento de ilustrações de lendas amazônicas aplicadas a estruturas de origami arquitetônico e mecanismos pop-up de um livro infanto-juvenil.DAS AMAZÔNICAS EM POP-UP: Desenvolvimento de ilustrações de lendas amazônicas aplicadas a estruturas de origami arquitetônico e mecanismos pop-up de um livro infanto-juvenil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. . O desenvolvimento de uma identidade visual cambiante baseada no conceito de interdisciplinaridade para o programa de pós-graduação em ciências da comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORREA, S. B. ; SANTOS, R. B. ; COSTA, B. R. ; SILVA, R. B. ; ABREU, R. B. H. . Coletivo: forças de uma boa idéia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, V. B. ; CORREA, S. B. . Ergonomia no Cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, V. B. ; CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. ; MARQUES, L. G. O. . Intervenção Ergonomizadora: contribuições para o serviço de atendimento e posto de trabalho no Ambulatório Araújo Lima e Hospital Universitário Getúlio Vargas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CORREA, S. B. . 11° CIDI/CONGIC, Congresso Internacional de Design da Informação e Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design. 2023.
CORREA, S. B. ; SOUZA, E. F. ; BARBOSA, L. B. ; AGUIAR, L. P. . Docentes e estudantes da Faculdade Martha Falcão realizam oficina em tribo. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CORREA, S. B. ; BARBOSA, L. B. ; AGUIAR, L. P. ; SOUZA, E. F. . Quinto ciclo de Oficinas do Projeto ?Jornalismo Indígena? encerra atividades na comunidade Parque das Tribos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CORREA, S. B. ; BARBOSA, L. B. ; SOUZA, E. F. ; AGUIAR, L. P. . Projeto de extensão ?Jornalismo Indígena?, da Faculdade de Informa...ícias para indígenas do Parque das Tribos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CORREA, S. B. ; BARBOSA, L. B. ; AGUIAR, L. P. ; SOUZA, E. F. . Quinto ciclo de Oficinas do Projeto ?Jornalismo Indígena? encerra atividades na comunidade Parque das Tribos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CORREA, S. B. ; BARBOSA, L. B. ; AGUIAR, L. P. ; SOUZA, E. F. . Jornalismo indígena: projeto de extensão retoma as atividades com oficina sobre crônicas jornalísticas no Parque das Tribos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CORREA, S. B. . FMF Wyden oferece consultoria para empreendedores de Manaus. 2022. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CORREA, S. B. ; MONTEIRO, C. . Alunos criam identidade visual gratuita para pequenos negócios durante a pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PEREIRA, E. ; CORREA, S. B. . Designer e Identidade Visual. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MONTEIRO, E. ; CORREA, S. B. ; MONTEIRO, C. . Alunos criam identidade visual para artesãos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ABBUD, M. E. ; MONTEVERDE, S. ; OLIVEIRA, R. A. ; AMORIM, G. ; CORREA, S. B. . Pesquisa e Pós-Graduação em Comunicação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORREA, S. B. ; SOUZA, R. A. . Gastrobar com edições sazonais oferece pratos irresistíveis e com ?borogodó?, em Manaus. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CORREA, S. B. ; SILVA, R. B. ; ABREU, R. B. H. ; SANTOS, R. B. ; COSTA, B. R. . V Semana de Atividade Publicitária - SAP. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORREA, S. B. ; ABREU, R. B. H. . ?Karaokê Indie?, sucesso no cenário alternativo de Manaus. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CORREA, S. B. . Planos de aula para a disciplina ARA0290 - Ilustração do grupo Yduqs.. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
CORREA, S. B. . Planos de aula para a disciplina ARA0073 - Metodologias de Projeto em Design do grupo Yduqs.. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
CORREA, S. B. . Plano de ensino para a disciplina ARA0290 - Ilustração do grupo Yduqs.. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
MARQUES, P. ; CORREA, S. B. . O Espantalho. 2006. Coreográfica.
DAMASCO, E. ; MARQUES, P. ; CORREA, S. B. . 14o Passo Arte - Coreografia: As Faces do Submundo. 2006. Coreográfica.
DAMASCO, E. ; MARQUES, P. ; CORREA, S. B. . 5o Festival Internacional de Hip-Hop - Coreografia: As Faces do Submundo. 2006. Coreográfica.
PARAQUETT, A. ; MARQUES, P. ; CORREA, S. B. . Branca de Neve. 2005. Coreográfica.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Design Editorial e Kabiá Notícias: as técnicas de definição do problema do Design e sua aplicação no estudo de geração de uma oficina educacional sobre design editorial para os organizadores do jornal indígena da comunidade do Parque das Tribos., Descrição: A partir do estabelecimento do projeto ?Jornalismo indígena: oficinas de jornalismo para indígenas das diferentes etnias do Parque das Tribos?, elaborado pelos professores do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, surgiu o convite para que os cursos de Design Bacharelado e Design Gráfico da Faculdade Martha Falcão ? Wyden participassem por meio da elaboração de uma oficina de Design Editorial. Neste tocante, foi possível observar a necessidade e a oportunidade de desenvolver um projeto de iniciação científica a partir deste vínculo, onde os discentes envolvidos poderiam aplicar as técnicas e ferramentas do design na estruturação de uma oficina capaz de atender as necessidades produtivas do grupo que será atendido. A fim de estabelecer um processo de troca de saberes igualitária entre o grupo atendido, o professor orientador e os discentes bolsista, para esta projeto se tem por objetivo geral projetar uma oficina de Design Editorial para a comunidade do Parque das Tribos a partir do diagnóstico da realidade estrutural e produtiva do jornal Kabiá Notícias. Tal processo se dará por meio dos seguintes objetivos específicos: conhecer as expectativas e necessidades ligadas a realidade estrutural da produção do jornal indígena impresso e distribuído na comunidade do Parque das Tribos; mapear as expectativas das lideranças da comunidade por meio de ferramentas estruturadas para a aplicação de uma pesquisa participante; estruturar atividades instrucionais geradas para a oficina de design editorial que será aplicada com os organizadores do jornal indígena; construir um entendimento sobre a aplicação dos conceitos fundamentais de design editorial no processo estratégico de construção do layout base do jornal indígena. Na metodologia, serão seguidas as etapas propostas por Löbach (2001), aliadas às noções de Design Thinking, sendo elas a Análise do problema, Geração de alternativas, Avaliação de alternativas e realização de alternativas. A partir destas ações, o que se espera atingir como resultado é o estabelecimento de uma oficina de diagramação capaz de gerar de um entendimento sobre as noções básicas de design que conferem diferenciação estratégica, qualidade visual e um layout gráfico editável que seja capaz de gerar a manutenção de um perfil visual reconhecível para o jornal indígena produzido pelo grupo atendido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sarah Batista Correa - Coordenador / Elielma França de Souza - Integrante / Letícia Peres Aguiar - Integrante / Letícia Bastos Barbosa - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
HYPE BRAZIL COMUNICAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40
2011 - 2012
Musique NuitVínculo: Contrato/prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 30
2011 - 2011
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria - Representação Bidimensional, Carga horária: 15
Atividades
-
04/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL.Linhas de pesquisa
2011 - 2011
Hospital Universitário Getulio VargasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2017 - 2017
Faculdade Estácio do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2017 - 03/2017
Ensino, COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Game Studies
2018 - Atual
faculdade martha falcãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2022 - 2023
faculdade martha falcãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora dos cursos de Design, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2018
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudo de Caso em História, Arte e Cultura, Ética, gestão de projetos e relações profissionais, Introdução a Computação Gráfica, Projeto de instalações efêmeras, Projeto de Stands e Vitrinas, Teoria e prática da cor
-
08/2018
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica Aplicada ao Design, Gestão de marcas - Branding, Ilustração, Marketing e Design, Metodologia do Design, Projeto Design - Identidade Visual, Teoria e história do design
-
03/2018
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Visual, Design de Superfície, Estágio Supervisionado, Planejamento e gerenciamento de coleções, Produção de moda, Projeto Tipográfico, Tópicos Avançados em Design Gráfico
-
03/2024 - 11/2024
Extensão universitária , Faculdade Martha Falcão.Atividade de extensão realizada, Escritório Modelo de Design de Interiores.
-
07/2022 - 06/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Martha Falcão, Faculdade Martha Falcão.Linhas de pesquisa
-
09/2021 - 12/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Martha Falcão, Faculdade Martha Falcão.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sarah Batista Correa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?