Maria de Lourdes da Silva Leite Basto

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Especialização em Terapia Familiar Sistêmica pelo Movimento ? Clínica e Escola de Psicologia Sistêmica (2015). Atuação como professora nível 3 da Universidade do Sul de Santa Catarina, nos cursos de graduação em Serviço Social com ênfase em Serviço Social e Saúde, Gestão Social nas Organizações Públicas, Privadas e Terceiro Setor; no Curso de Administração em nível de Graduação e Pós- Graduação com ênfase em Gestão de Pessoas, Gestão por Competências, Gestão Estratégica e Gestão do Conhecimento. Experiência em Coordenação de Curso de Graduação e de Extensão na modalidade à distância; na elaboração de material didático pedagógico e tutoria. Atuação como professor da Universidade do Vale do Itajaí como professora no Curso de Graduação em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e no Curso de Psicologia com ênfase em Políticas Públicas, Processos Psicológicos Básicos e Psicologia da Aprendizagem, além de supervisionar alunos em estágio básico e específico.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

1996 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Fatores Inibidores e Facilitadores ao Desenvolvimento da Criatividade nas Empresas de Base Tecnológica: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2000
Aline França de Abreu.Palavras-chave: Gestão; Engenharia de Produção; Projetos Sociais; Psicologia; Administração; Criatividade. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Setores de atividade: Outros.

Especialização em Terapia Familiar Sistêmica

2012 - 2015

Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmcia
Título: Representações da Parentalidade na Vivência de um Casal em Processo de Transição do Subsistema Conjugal para o Subsistema Parental
Orientador: Andréia Pereira Bonoto

Graduação em Psicologia

2003 - 2008

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: O Atendimento de Sujeitos em Crise nas situações de Urgência e Emergência Psicológica nas Instituições da Rede de Saúde Pública
Orientador: Maria do Rosário Stotz

Graduação em Serviço Social

1982 - 1988

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Assistência Como um Direito do Cidadão
Orientador: Simone

Formação complementar

2017 - 2017

Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica. (Carga horária: 8h). , Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmcia, MOVIMENTO, Brasil.

2014 - 2014

Trabalhando com Grupos no Construcionismo Social. (Carga horária: 8h). , Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmcia, MOVIMENTO, Brasil.

2014 - 2014

Recursos Terapêuticos: Trabalhando com Casais e Fa. (Carga horária: 8h). , Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmcia, MOVIMENTO, Brasil.

2014 - 2014

Personagens Internos. (Carga horária: 8h). , Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmcia, MOVIMENTO, Brasil.

2013 - 2013

Ciclo de Vida Familiar. (Carga horária: 8h). , Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmcia, MOVIMENTO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão de Pessoas.

Participação em eventos

Curso: Plano de Ensino - UNISUL. 2009. (Outra).

Oficinas de Formação Pedagógica. 2009. (Oficina).

VII Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Outra).

VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

Encontro de Supervisoras em Serviço Social da UNISUL. 2008. (Encontro).

Semana de Integração Docente e Discente: formação e planejamento - UNISUL. 2008. (Outra).

Curso: Psicanálise e Saúde Mental: A prática psicanalítica na instituição - CECLJ. 2007. (Outra).

Curso: Psicanálise e Saúde Mental: A reforma psiquiátrica - CECLJ. 2007. (Outra).

Oficinas de Formação Pedagógica - UNISUL. 2007. (Oficina).

Oficinas do Programa de Capacitação Docente 2007-2 - UNISUL. 2007. (Oficina).

Seminário Serviços Social e Saúde. 2007. (Seminário).

Oficina de Planejamento do Processo de Ensino-Aprendizagem - UNISUL. 2006. (Oficina).

Oficina de Planejamento do Processo de Ensino-Aprendizagem - UNISUL. 2006. (Oficina).

6@ Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2005. (Outra).

Curso: Qualificação - Capacitação do Modelo de Gestão para Excelência. 2005. (Outra).

Curso de Extensão em Capacitação para Tutores da UnisulVirtual. 2005. (Outra).

I Encontro Estadual de Hospitais Amigos da Criança e Método Mãe Canguru e IV Encontro de Bancos de Leite Humano de SC. 2005. (Encontro).

Seminários de Socialização de Estágios Básicos do Curso de Psicologia - UNISUL. 2005. (Seminário).

Conferência de Responsabilidade Social. 2002. (Outra).

Congresso Nacional de Voluntários (como Congressista). 2001. (Congresso).

XI Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2001. (Seminário).

Semana de Atualização na Saúde. 1999. (Outra).

Curso de Formação de Auditores Internos da Qualidade - ISO 9000 - SENAI. 1997. (Outra).

II Seminário Catarinense de Qualidade em Serviços - FIESC. 1997. (Seminário).

Treinamento: Semana de Segurança no Trabalho - UFSC. 1997. (Outra).

Workshop: A proposta terapêutica do Psicodrama. 1997. (Outra).

Curso: Formação de Facilitadores - UFSC e Fundação CERTI. 1996. (Outra).

Curso: Gestão da Qualidade Total - Fundação CERTI. 1996. (Outra).

I ENCAPA - Encontro Catarinense de Psicólogos e Administradores. 1996. (Encontro).

Treinamento: Vivendo e Aprendendo - UFSC. 1996. (Outra).

1ª Conferência Municipal de Saúde. 1995. (Outra).

Treinamento: Editor de Textos: Word for Windons - UFSC. 1995. (Outra).

Treinamento: Introdução à Microinformática - UFSC. 1995. (Oficina).

Treinamento Introdutório da UFSC. 1995. (Outra).

Curso Criatividade Gerencial. 1993. (Outra).

Curso para componente da CIPA de acordo com a NR nº 5. 1993. (Outra).

Curso TWI 2ª fase (Relações Humanas do Trabalho). 1993. (Outra).

Curso TWI 3ª fase (Melhoria de Métodos do Trabalho). 1993. (Outra).

Curso de Motivação para a Produtividade. 1992. (Outra).

Seminário de Alcoolismo. 1992. (Seminário).

Seminário sobre INSS e SUS. 1992. (Encontro).

Curso de Relacionamento Interpessoal e Integração Grupal. 1991. (Outra).

Encontro sobre Estratégias de Prevenção. 1991. (Encontro).

II Encontro dos Conselhos Municipais e Conselho Estadual de Entorpecentes. 1991. (Encontro).

III Encontro de Avaliação de Ação Unificada para Estabelecimentos Penais. 1991. (Encontro).

I Jornada Catarinense de Serviço Social. 1991. (Outra).

Autodesenvolvimento para Assistentes Sociais. 1990. (Outra).

Curso de Extensão: A prática profissional do Serviço Social. 1990. (Outra).

Curso de Prevenção às Drogas. 1990. (Outra).

I Encontro de Avaliação de Ação Unificada para Estabelecimentos Penais. 1990. (Encontro).

II Encontro de Avaliação de Ação Unificada para Estabelecimentos Penais. 1990. (Encontro).

IV Seminário Catarinense de Prevenção ao uso de Drogas. 1990. (Seminário).

III Seminário Catarinense de Prevenção ao uso de Drogas. 1989. (Seminário).

II Seminário Catarinense de Prevenção ao uso de Drogas. 1988. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Dayana da Silva

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite. O Serviço Social na Interlocuão dso Direitos da Criança na Escla de Educação Básica Henrique Estefano Koerich do Município de Palhoça/SC: Uma interface entre a garantia e a violação dos direitos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Adriana de Aguiar

Fermino, Gean Carlos; Silva, Luciana Santos Costa Vieira da;BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite. Diagnóstico Organizacional na JS & Filhos Ltda. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Luciano Maurício

Netto, Eduardo Lopes;BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite; Silva, Luciana Santos Costa Vieira da. Gestão Empresarial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Fabrícia de Souza Pagman

Netto, Eduardo Lopes;BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite; Silva, Luciana Santos Costa Vieira da. A satisfação dos colaboradores da empresa Neoprene Brasil Ltda em relação à sua política de benefício. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Rosineide de Oliveira

Hemkemeier, Sheila;BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite; Silva, Luciana Santos Costa Vieira da. Identificação e análise do grau de satisfação dos clientes internos e externos - Lojas Koerich filial Imbituba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Roberto Bortolini Pereira

Hemkemeier, Sheila;BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite; Tavares, Patrícia da Silva. Identificação e análise do grau de satisfação dos clientes internos e externos - Lojas Koerich filial Imbituba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Orientou

Luciangela Ramos Orige Honório

Fatores que Contribuem para a Reincidência da População em Situação de Rua: estudo de caso no centro de referência especializado para população em situação de rua no município de Araranguá/SC; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Helen dos Santos

A Violência Presente nas Relações entre Alunos e Professores no Contexto Escolar: um estudo bibliográfico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Nayara Graciele Schimitt

A Influência da Cultura Patriarcal na Produção de Violências e na Construção das Desigualdades entre Homens e Mulheres: um olhar dos profissionais que atuam na rede de proteção social no município de Araranguá/SC; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Ana Karina Cirimbeli Coral Tournier

Fatores que Contribuem para as Incivilidades Presentes na Relação entre Alunos e Professores do Ciclo de Alfabetização na Escola Otília Silva Berti no município de Araranguá/SC; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Carine Graziele da Luz Cabral

Evasão Escolar: o que a escola tem a ver com isso?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Gisele Ghedin Carlos e Ana Cláudia Soares dos Santos

A Voz dos Adolescentes: estudo de caso no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no CRAS do bairro Jaqueline no município de Içara/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Valdira Maria Tomaz; Márcia R

T; Dorigon e Maira de S; Dutra; A Minha Casa é a Rua: o olhar da população em situação de rua sobre os serviços oferecidos pela rede socioassistencial no município de Braço do Norte/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Ahlam Dabbous Dellatorre e Bruna Freccia Felipe

Conviver para Fortalecer: o impacto das ações desenvolvidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na vida das pessoas idosas no município de Braço do Norte/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Gisele de Pieri Medeiros

Política de Assistência Social: relevante fundamento à participação da pessoa idosa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Marzoé Diovane da Trindade e Cínthia Carolina de Souza

O Desafio do Trabalho em Rede no SUAS: a percepção da rede socioassistencial sobre o trabalho desenvolvido pela equipe técnica do CRAS de Grão Pará/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Arielly Marques Vidal e Maria Emília Ouriques da Silva

Família em Foco: falores que contribuem para a pouca participação das famílias no serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) no CRAS do município de Braço do Norte/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Míriam de Oliveira Rodrigues

A Dança Circular como Estratégia Metodológica no Trabalho com Pessoas Idosas: estudo de caso no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no CRAS de Vila Vitória no município de Laguna/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação: SUAS e o Trabalho Interdisciplinar) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Danoela Meisen

Gestão Estratégica de Pessoas: O novo odelo de Recursos Humanos implantado na Empresa Alcoa Alumínio S; A município de Tubarão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de RH) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Daniella Rosa Vieira Cancellier

A Relação entre Gestão Participativa e o Desenvolvimento dos Colaboradores: Um Estudo de Caso em uma Distribuidora de Medicamentos, Perfumaria e Côngeneres da Região; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de RH) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Gisele Adriano de Oliveira

Projeto Trem da Alegria e o Desafio de Desenvolver Pessoas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de RH) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Fernanda Ramos

As Percepões de Empresas e Pessoas com Deficiência sobre Inclusão Social no Mercado de Trabalho; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de RH) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Gabriela Muller Costa da Rosa

A intervenção do Serviço Social junto aos usuários em período pré-operatório no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Raquel dos Santos Vieira

O Serviço Social no atendimento as famílias dos usuários internados na Unidade de Dependência Química do Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Ana Paula Bonckewitz

A importância da Escura Qualificada do Assistente Social no Plantão de Serviço Social do Hospital Regional de São José Dr; Homero de Miranda Gomes contribuindo no processo de saúde do usuário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Raquel Solange de Souza

A contribuição de Serviço Social na identificação de parâmetros estabelecidos na concessão de regalias para afro-descendentes no Presídio Masculino de Florianópolis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Anita Helena da Silva

A atuação do Serviço Social no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II - Ponta do Coral no Município de Florianópolis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Ana Maria de Paulo

Atuação do Serviço Social no acompanhamento ao idoso e sua família durante o período de internação no setor de ortopedia do Hospital Regional Doutor Homero de Miranda Gomes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Tânia Maria Ortiga Turnes

Serviço Social e a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Cleuza da Silva e Maria Inês Lorenski

A intervenção do Assitente Social no Programa de Tuberculose no Município de Palhoça/SC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Fernanda de Carvalho

A participação do Serviço Social no Projeto de Educação e nas Oficinas de trablho no presídio masculino de Florianópolis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Rodrigo Cresmon Souza

Qualidade em Serviços: um estudo de caso na Amanco Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Michele Kuhn

Gestão do Clima Organizacional: um estudo de caso na Empresa Pauta, Comércio e Representação Ltda, na região da grande Florianópolis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Karoline Gomes Orazco

Análise do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal no Centro Educacional Barreiros; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Raiane de Souza Schlickmann

Comunicação Organizacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Margareth Farias do Amaral

Desenvolvendo a Competência da Liderança: um estudo de caso voltado ao desenvolvimento dos líderes na Empresa Intelbrás; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Eloísa Roberta Gugelmin

A Comunicação Interna como diferencial competitivo na BV Financeira - Filial Florianópolis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Delmir de Ávila

Análise da utilização do Sistema de Informação no Departamento de RH dos principais clientes da Sigaville - Sistemas Integrados Administrativos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Fabiano Amorim

Qualidade em Serviços na Empresa Familiar D'Amorimtur; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Marli de Sá Feitosa

Programa de Capacitação para os Servidores da Prefeitura Municipal de Palhoça; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Dâmaris Oliveira Batista da ; BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Gestão de Carreira. 1. ed. Palhoça/SC: UNISUL VIRTUAL, 2015. 107p .

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite ; DUTRA, A. . Gestão de Talentos Humanos na Administração Pública. , 2005. v. 1.

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . O Atendimento a Sujeitos em Crise nas Situações de Urgência e Emergência Psicológica nas Instituições da Rede de Saúde Pública na Região da Grande Florianópolis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . A importância do trabalho interdisciplinar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Processo de Morte e Morrer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Sinais e Sintomas da Violência Sexual em Crianças e Adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria Social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite ; ROQUE, E. D. ; Melo, Maria Tais de ; DIAS, M. T. . Regulamento do estágio obrigatório, estágio não-obrigatório, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares do Curso de Serviço Social ? Modalidade a Distância. Itajaí: UNIVALI, 2009 (Regulamento do Estágio do Curso de Serviço Social - EaD - UNIVALI).

Outras produções

SILVA, Dâmaris Oliveira Batista da ; BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Gestão Por Carreira. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Remuneração e Carreira. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Desenvolvimento de Carreira e Educação Corporativa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso: Consultoria em Serviço Social. 2009. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Dinâmica de Grupo. 2009. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Atendimento no Escritório Modelo de Advocacia - EMA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Oficina de Violência contra a Mulher. 2009. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Aspectos Psicológicos da Violência Doméstica contra o Idoso. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Curso de Serviço Social - Modalidade EaD).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Aspectos Psicológicos da Violência Doméstica contra a Mulher. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Curso de Serviço Social - Modalidade EaD).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Escuta Qualificada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Pesquisa Social II. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Curso de Serviço Social - Modalidade EaD).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Projeto Intervenção em Psicologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . O Eu o Outro e a Mente - I Encontro de Saúde Mental. 2007. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Seminário de Acolhimento Hospitalar para pessoa Idosa - Módulo I. 2006. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Programa Escola Cidadã. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Oficina para geração de trabalho e renda. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Na Trilha da Cidadania. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso: Consultoria em Serviço Social. 2003. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso: Dinâmica de Grupo. 2003. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria em Serviço Social. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Programa Escola Cidadã. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso Básico de Dinâmica de Grupo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso de Consultoria em Serviço Social: Uma nova perspectiva profissional. 2002. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria e Assessoria. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria em Serviço Social. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria em Serviço Social. 2002. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . SAIS (Serviço de Assistência Integrada à Saúde). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria em Recursos Humanos. 2001. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso de Capacitação em Gestão Social de Políticas Públicas. 2000. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Projeto TECENDO A CIDADANIA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Projeto TECENDO CIDADANIA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Qualidade no atendimento. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Formação de Líderes para o Novo Milênio. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Oficina de Criatividade e inovação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Qualidade no Atendimento - Hospital Universitário. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso de Qualidade no Atendimento. 1998. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso: Capacitação de Agentes Multiplicadores em Segurança Interativa. 1998. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Instrutora: Programa de Gerenciamento do Estresse Profissional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso de Qualidade no Atendimento - Polícia Militar de SC. 1998. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso: Capacitação de Agentes Multiplicadores em Segurança Interativa. 1998. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Qualidade no Atendimento. 1998. .

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Aprendendo a se Comunicar em Público. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Consultoria Organizacional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTO, Maria de Lourdes da Silva Leite . Curso de Qualidade no Atendimento. 1997. .

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    O uso indevido de drogas psicoativas entre alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da E.E.B. João Teixeira Nunes, Descrição: Projeto com o objetivo de investigar os fatores relacionados ao uso indevido de drogas e seus efeitos no contexto escolar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Lourdes da Silva Leite Basto - Coordenador.

Prêmios

2003

Honra ao Mérito, FoCco - Empresa de Consultoria Júnior da UNISUL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Itajaí. , Rua Patrício Antonio Teixeira, 317, Jardim Carandaí, 88100-000 - Biguacu, SC - Brasil, Telefone: (48) 32799542, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Prefeitura Municipal de Palhoça, PM/Palhoça

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como Psicóloga no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

2017 - 2017

Faculdade Avantis

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós - Graduação em Terapia Sistêmica

Atividades

  • 03/2017 - 04/2017

    Ensino, Terapia Sistêmica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Sistêmica e Suas Bases Teóricas

2008 - 2012

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Curso de Psicologia Disciplinas ministradas: Psicologia e Políticas Públicas; Psicologia da Aprendizagem; Processos Básicos; Fontes de Dados e Técnicas de Observação em Psicologia; Ambientação Profissional; Estágio Básico e específico em Saúde e Integralidade e Organizações e Comunidade.

2008 - 2012

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Curso de Administração Disciplina Ministrada: Antropologia

2009 - 2011

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Curso: Serviço Social - Modalidade EaD Professora de TELEAULA - 60h/a: - Políticas Públicas - Redes Sociais - Processos de Trabalho: Famílias - Fundamentos Históricos, teóricos e Metodológicos do Serviço Social - Serviço Social e Seguridade Social Professora CONTEUDISTA: - Pesquisa Social II

Atividades

  • 01/2008

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC I e II EAD, Pesquisa Social I e II, Serviço Social e Seguridade Social: Saúde EAD, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social EAD, Processos de Trabalho Família EAD, Políticas Públocas - Redes Sociais EAD

1999 - 2009

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Nível 3, Carga horária: 30

Atividades

  • 04/2015 - 05/2015

    Ensino, Educação e Direitos Humanos: escola, violências e, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aprendizagem Organizacional, Conflitos Organizacionais, Criatividade no Ambiente Empresarial, Processos Grupais e Metodologias Socioeducativas, Violência na Sociedade: gênese, caracterização e tipologia

  • 10/1999 - 08/2009

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Organizações Sociais I e II, Gestão Social e Desenvolvimento Local I e II, Planejamento e Gestão de Programas e Projetos Sociais I e II, Fundamentos Histórico Teórico Metodológicos do Servço Social I, II e III, Estágio Supervisionado I, II e III, Introdução aos Processos Grupais, Orientação de TCC, Política Social em Serviço Social II

  • 08/2004 - 12/2008

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Gestão de Vendas, Comunicação nas Organiações, Gestão da Informação e do Conhecimento I, Administração Estratégica de Pessoas, Gestão Estratégica I, Aprendizagem Organizacional, Gestão de Pessoas I e II

  • 01/2006

    Ensino, Tecnólogo em Gestão Estratégica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing de Relacionamento, Gestão de Pessoas, Liderança, Gerenciamento e Desenolvimento de Equipes, Empreendedorismo, Case Avaliativo II, Aprendizagem Orgaizacional, Administração Empreendedora

  • 01/2006

    Ensino, Tecnólogo em Adminstração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica de Talentos Humanos na Admninistração Pública EAD

2008 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Desenvolvimento de Comunidade - 2008/2 Interação Comunitária - 2008/1, 2009/1, 2009/2

1997 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora

1995 - 1997

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Seção de Capacitação Técnica, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/1997 - 01/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Para Gestão de Tecnologia e Informação Igti, Ufsc.,Cargo ou função, Consultora.

  • 01/1995 - 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário, Treinamento e Desenvolvimento.,Serviço realizado, Chefe da Seção de Capacitação Técnica/Treinamento e Desenvolvimento.

2005 - 2005

Faculdade Estacio de Sá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Terceiro Setor: Aspectos HIstóricos e Evolutivos com carga horária total de 15h/a, no curso de Pós-graduação "Lato Sensu" em nível de Especialização em Resposabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor - Turma I. Data: 10 e 11 de junho de 2005.

2005 - 2005

Faculdade Estacio de Sá

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina Gestão de Pessoas no Terceiro Setor, com carga horária total de 30h/a, no curso de Pós-graduação "Lato Sensu" em nível de Especialização em Resposabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor - Turma I. Datas: 08 e 09 de julho e 19 e 20 de agosto de 2005.

Atividades

  • 06/2005 - 08/2005

    Ensino, Responsabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas no Terceiro Setor, Terceiro Setor: Aspectos Históricos e Evolutivos

2000 - 2001

Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplina: Sociologia

Atividades

  • 03/2000 - 04/2001

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada à Administração

2014 - Atual

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço

Outras informações:
Psicóloga responsável pela avaliação Psicológica nos processos de recrutamento e seleção da FAPEU Sede e Hospital Universitário.

2009 - 2009

Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Colaboradora

Outras informações:
Atuou como Psicóloga Colaboradora do IV Plenário da Comissão de Políticas Públicas - CPP e CDH

2009 - 2009

Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Colaboradora

Outras informações:
Representou o CRP-12 na Reunião Plenária ordinária do dia 14 de julho de 2009 do Conselho Estadyal de Assistência Social de SC.

2001 - 2002

Centro de Recuperação de Toxicômanos e Alcoolistas

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2001 - 03/2002

    Serviços técnicos especializados , Centro de Recuperação de Toxicômanos e Alcoolistas, .,Serviço realizado, Assistente Social.

2005 - 2005

Centro Senac de Desenvolvimento Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Articuladora Estadual de Projetos, Carga horária: 44

Outras informações:
Áreas: Cidadania Empresarial com foco na Responsabilidade Social; Gestão e Desenvolvimento do Terceiro Setor e Inteligência Social.

1998 - 1998

Centro Senac de Desenvolvimento Social

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou os Cursos: Fundamentos da Gerência, Chefia e Liderança. Período: 13/04/98 a 17/05/98 Carga Horária: 30hs

Atividades

  • 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Centro Senac de Desenvolvimento Social, .,Serviço realizado, Articuladora Estadual de Projetos.

1988 - 1991

Casa do Albergado Irmã Maria Uliano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Social

Outras informações:
Ocupou o cargo em comissão de Mestre de Serviço com a função de Assistente Social.

1991 - 1993

Ceval Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/1992 - 02/1993

    Serviços técnicos especializados , Ceval Alimentos, .,Serviço realizado, Assistente Social.

1998 - 1999

PNEUMOCOR Clínica de diagnóstico e terapêutica cardiopulmonar

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços

Outras informações:
Prestação de Serviços de Consultoria e treinamento da área de Recursos Humanos para funcionários e médicos.