Torriceli Souza The

O pesquisador Dr. Torriceli Thé possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Patologia Experimental pelo CENTRO DE PESQUISA GONÇALO MONIZ-FIOCRUZ. Atualmente é PERITO CRIMINAL do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, onde trabalha nos Laboratório de Entomologia Forense e Toxicologia Forense. É professor assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública da FBDC e Doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina da UFBa e pelo CENTRO DE PESQUISA GONÇALO MONIZ-FIOCRUZ. Desenvolveu diversas pesquisas na área da parasitologia, com enfoque especial ao estudo da Doença de Chagas, objeto de trabalho durante a graduação e mestrado. Paralelamente iniciou trabalhos na área da parasitologia e saúde pública, com especial atenção À contaminação de áreas públicas por parasitos de importância zoonótica. Possui linhas de pesquisa na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, Helmintologia e Entomologia Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunopatologia da doenca de Chagas, Trypanosoma cruzi, Toxocara, Ancylostoma, Zoonoses e Entomologia Forense e Toxicologia Forense. Nos ultimos anos coordena atividades de pesquisa com entomologia forense, com ênfase nos estudos utilizando modelos animais para acompanhamento do processo de decomposição cadavérica e sucessão entomológica associada à mesma, com a finalidade de estabelecer pela primeira vez na Bahia, padrões de sucessão entomológica de carcaças de suínos em putrefação, considerando as características macro-tanatoscópicas. No laboratório de entomologia são realizadas perícias de estimativa de tempo de morte utilizando os dados exerimentais produzidos nas pesquisas para criação de padrões comparativos e consolidação do grupo de pesquisa nesta temática, formando novos pesquisadores e difundindo esta , relativamente nova, ciência.

Informações coletadas do Lattes em 20/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Patologia Humana

2006 - 2012

Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz-FIOCRUZ
Título: Importancia dos Dípteros das Famílias Calliphoridae e Sarcophagidae na Entomologia Forense
Janyra Oliveira Costa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Entomologia Forense; Diptera; CAlliphoridae; Sarcophagidae.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia. Setores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Patologia Experimental

2004 - 2006

Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz-FIOCRUZ
Título: Estudo da Hipersensibilidade tardia na fase cronica da doença de Chagas,Ano de Obtenção: 2006
Sonia Gumes Andrade.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1999 - 2003

Universidade Federal da Bahia
Título: Investigação sobre o mecanismo de Hipersensibilidade Tardia em camundongos cronicamente infectados pelo Trypanosoma cruzi: O uso da ciclofosfamida na exacerbação da miocardite
Orientador: Sonia Gumes andrade
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em Zoonoses PArasitárias. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em zoonoses parasitárias. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em I Curso Avançado em Biologia Celular de Patógenos. (Carga horária: 40h). , CENTRO DE PESQUISA GONÇALO MONIZ-FIOCRUZ, CPQGM-FIOCRUZ, Brasil.

2003 - 2003

IV Curso de Atualização em Biossegurança. (Carga horária: 8h). , CENTRO DE PESQUISA GONÇALO MONIZ-FIOCRUZ, CPQGM-FIOCRUZ, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Bioengenharia Tecidual. (Carga horária: 80h). , Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, CBAB, Brasil.

2002 - 2002

Manipulação de animais de Laboratório. (Carga horária: 8h). , CENTRO DE PESQUISA GONÇALO MONIZ-FIOCRUZ, CPQGM-FIOCRUZ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Atualização em genética. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2001 - 2001

Oncologia Molecular. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, SBOC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Parasitária Humana.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Parasitária Animal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunopatologia da doença de Chagas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia/Especialidade: Entomologia Forense.

Organização de eventos

THE, T. S. . I Simposio de Atualização em Endemias Parasitárias da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Regional Bahia. 2007. (Outro).

SANTOS, N. M. ; THE, T. S. . Curso de Zoonoses Parasitárias. 2007. (Outro).

THE, T. S. . I seminário de Atualização em Diagnóstico, Terapêutica e Imunoprofilaxia de Parasitoses. 2006. (Outro).

THE, T. S. ; SANTOS, N. M. . Seminários em zoonoses parasitárias. 2006. (Outro).

Participação em eventos

7th International Congress of Dipterology. Calliphorid prevalence associated with pig carcass exposed in a atlantic rainforest at Salvador/Ba-Brazil. 2010. (Congresso).

CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA. NAO. 2008. (Congresso).

JORNADA CIENTÍFICA DE LABORATÓRIOS FORENSES DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TECNICA DA BAHIA E APPLIED BIOSYSTEMS.ENTOMOLOGIA FORENSE; EXPERIÊNCIA NA BAHIA. 2008. (Outra).

sIMPÓSIO DE BIOLOGIA DO ADH. CIENCIAS FORENSES. 2008. (Congresso).

sIMPÓSIO DE BIOLOGIA DO CONGRESSO ADH. ESTADO DA ARTE DA ENTOMOLOGIA FORENSE. 2008. (Congresso).

congresso brasileiro de parasitologia. importancia dos dipteros das familias Calliphoridae e Sarcophagidae na Entomologia Forense. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Imunologia. Importancia das células regulatórias na infecção pelo Trypanosoma cruzi. 2005. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Parasitologia. Contaminação das Praias por parasitos caninos de importancia zoonótica na orla da parte alta de Salvador/BA. 2005. (Congresso).

XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa e VI SEMPPG. Variação da contaminação das areias das praias de Salvador durante o inverno e verão. 2005. (Congresso).

55º Reuniao anual da SBPC. 55º Reuniao anual da SBPC. 2003. (Congresso).

V encontro de Biologia da UEFS. Investigação sobre o histotropismo de clones isolados da cepa colombiana do Trypanosoma cruzi. 2003. (Congresso).

Reunião anual de IC das unidades CPqAm e CPqGM/Fiocruz.Reunião anual de IC das unidades CPqAm e CPqGM/Fiocruz. 2002. (Encontro).

Reuniao anual da SBPC. Reuniao anual da SBPC. 2001. (Congresso).

Reunião anual da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência. Reunião anual da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência. 2001. (Congresso).

XVII Reuniao anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e Leishmanioses. XVII Reuniao anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e Leishmanioses. 2001. (Congresso).

XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2001. (Congresso).

I seminário ambiental 500 anos do descobrimento: escassez e poluição das águas brasileiras.I seminário ambiental 500 anos do descobrimento: escassez e poluição das águas brasileiras. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Edialis Santos de Lima

THE, T. S.. Triatoma Sherjua spp: uma análise morfométrica e ultra-estrutural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Everty Mamona Rocha

THE, T. S.. Utilização de STRs do cromossomo Y na identificação criminal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Tiago Alves Nilo

MAZZAROLO, L. A.; PAIXAO, P.;THE, T. S.. Avaliação do processo de decomposição e sucessão entomológica em roedores expostos em diferentes ambientes do município de Salvador,Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Marielle de Freitas Guimarães

OCORRENCIA DE CUPINS (ISOPTERA, INSECTA) DURANTE O PROCESSSO DE DECIOMPOSICAO EM CARCACAS DE SUINO EM AREA DE MATA ATLÂNTICA; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Jaqueline Pinna

Entomologia Forense; Início: 2010; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

SUSANE VASCONCELOS

Entomologia forense; Início: 2010; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Patricia Fonseca

Estudo da prevalencia e variação sazonal de Coleopteros de interesse forense coletados em carcaça de animal exposto em fragmento de mata atlantica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Torriceli Souza The;

Patricia Fonseca

Levantamento da Coleopterofauna associada À decomposição de carcaças de suínos em diferentes estações climáticas, no município de Salvador/Ba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Torriceli Souza The;

Daniele Santos Lopes

PRevalência de Hermetia illucens associada À decomposição de carcaça de suíno exposto em fragmento de mata atlântica no município de Salvador/BA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Torriceli Souza The;

FERNANDA PAMPONET

OBTENÇÃO DE PERFIS DE DNA HUMANO A PARTIR DE TUBO DIGESTÓRIO DE LARVAS DE INSETOS NECRÓFAGOS COLETADOS EM CENAS DE CRIME; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Torriceli Souza The;

BIANCA GRISI

aPLICAÇÕES DA ESTIMATIVA DE DEMPO DE MORTE ATRAVÉS DE MÉTODOS ENTOMOLÓGICOS EM CADAVERES PERICIADOS PELO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA DA BAHIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Torriceli Souza The;

Daniele dos Santos Lopes

cHECK LIST DE ATRÓPODES COLETADOS NUMA CARCAÇA EM DECOMPOSIÇÃO EM SALVADOR/BA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em BIOLOGIA) - Universidade Católica do Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Torriceli Souza The;

Alex Barbosa dos Santos

Contaminação das praias por parasitos caninos de importancia zoonotica na orla da parte alta da cidade de Salvador/BA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Torriceli Souza The;

Thaiana Peixoto de Souza

Contaminação das praias por parasitos caninos de importancia zoonotica na orla da parte alta da cidade de Salvador/BA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Torriceli Souza The;

Produções bibliográficas

  • THE, T. S. ; Portella, Renata Siqueira ; GUERREIRO, M. L. S ; ANDRADE, S. G. . Effect of treatment with cyclophosphamide in low doses upon the onset of delayed type hypersensitivity in mice chronically infected with Trypanosoma cruzi: involvement of heart interstitial dendritic cells. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 108, p. 691-698, 2013.

  • VERAS, T. F. ; CORDEIRO, F. M. P. ; THE, T. S. . Métodos de Coleta e conservação de insetos de importancia forense em seus diferentes estágios de desenvolvimento: Aplicação do cálculo de estimativa de intervalo pós-morte por método entomológico. Prova Material , v. 1, p. 08-13, 2009.

  • SANTOS, A. B. ; SANTOS, N. M. ; THE, T. S. ; Sales, E.M ; DAMASCENO, K. A. . Avaliação parasitológica de hortaliças comercializadas em supermercados e feiras livres no município de Salvador/Ba. Revista Ciências Médicas e Biológicas , v. 2, p. 146-152, 2009.

  • CAMANDAROBA, E. L. P. ; THE, T. S. ; PESSINA, D. H. ; ANDRADE, S. G. . Trypanosoma cruzi: clones isolated from the Colombian strain, reproduce the parental strain characteristics, with ubiquitous histotropism. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY , in press, v. 87, p. 209-217, 2006.

  • SANTOS, N. M. ; Góes da Silva ; THE, T. S. ; SANTOS, A. B. ; SOUZA, T. P. . Contaminação das praias por parasitos caninos de importância zoonótica na orla da parte alta da cidade de Salvador-Ba. Revista de Ciências Médicas e Biológicas , v. 5, p. 40-47, 2006.

  • COSTA, J. O. ; Massaranduba, r.c. ; Gomes, A.S ; Moradillo, H.O. ; THE, T. S. . Exames periciais em biologia forense: recomendações técnicas para a padronização de procedimentos e metodologias. In: Domindos Tochetto; Alberi Espindula. (Org.). Criminalística: Procedimentos e metodologias. 2ed.Porto Alegre: Espíndula, 2009, v. 1, p. 365-432.

  • THE, T. S. . Bahia tem laboratório inédito no Brasil para desvendar crimes violentos. Cliping da FAPESB, internet, 17 set. 2008.

  • THE, T. S. . Bahia conta com laboratório de entomologia forense. Itapoan news, 17 set. 2008.

  • THE, T. S. . Bahia ganha coordenação de entomologia forense. UFBA em PAuta, internet, 08 set. 2008.

  • SANTOS, N. M. ; THE, T. S. . Cães contaminam praias da orla de Salvador. Jornal A TARDE, Salvador/BA, p. 20 - 20, 22 dez. 2005.

  • THE, T. S. . Bahia ativa primeiro laboratório tipo CSI do Brasil. Convergência digital.

  • THE, T. S. . Polícia Técnica implanta Coordenação de Entomologia Forense. Ascom Governo do Estado da Bahia.

  • THE, T. S. . Entomologia forense na Bahia; da implantação 'a implementação. In: II Seminário Nacional de DNA e laboratórios forenses, 2008, Maceió. II Seminário Nacional de DNA e laboratórios forenses, 2008.

  • THE, T. S. . Estado da Arte na Entomologia Forense. In: Simpósio de Biologia, 2008, salvador. ADH 2008, 2008.

  • THE, T. S. ; SANTOS, N. M. . Prevalência de Giardia duodelale em dois distritos sanitários do município de Salvador/Ba. In: Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife/Pe. Revista de PAtologia Tropical. Goiania, 2007.

  • THE, T. S. ; SANTOS, N. M. . Prevalência de parasitos em cães vadios capturados pelo centro de controle de zoonoses em dois distritos sanitários de Salvador/Ba. In: Congresso Brasileiro de PArasitologia, 2007, Recife. Revista de PAtologia Tropical. Goiania, 2007.

  • THE, T. S. . Importancia dos dipteros das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae na entomologia forense. In: congresso brasileiro de parasitologia, 2007, recife. revista de patologia tropical. goiania, 2007.

  • THE, T. S. ; SANTOS, A. B. ; SANTOS, N. M. ; SOUZA, T. P. . Contaminação das praias por parasitos caninos de importancia zoonotica na orla da parte alta da cidade de Salvador/BA. In: Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.

  • THE, T. S. ; SANTOS, N. M. ; UCHOA, V. C. ; VILLASBOAS, A. M. . Estratégias de Ensino de Parasitologia. In: Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.

  • THE, T. S. ; CARDILLO, F. ; NIHEI, J. S. ; PESSINA, D. H. . Importancia das células regulatorias na infecção pelo Trypanosoma cruzi. In: Congresso Brasileiro de Imunologia, 2005, Águas de São Pedro. Anual meeting of society of immunology, 2005.

  • THE, T. S. ; SANTOS, A. B. ; SANTOS, N. M. ; SOUZA, T. P. . Variação da contaminação das areias das praias da orla da parte alta da cidade de Salvador/BA durante o periodo de inverno e verão. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa e VI SEMPPG, 2005, Salvador. XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa e VI SEMPPG, 2005.

  • THE, T. S. ; ANDRADE, S. G. . Investigação sobre o histotropismo de clones isolados da cepa 21SF do Trypanosoma cruzi. In: 55º Reunião anual da SBPC, 2003, Recife. 55º Reuniao anual da SBPC, 2003.

  • THE, T. S. ; ANDRADE, S. G. . Investigação sobre o histotropismo de clones isolados da cepa 21SF do trypanosoma cruzi. In: XXI Seminário estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. XXI Seminário estudantil de Pesquisa, 2002.

  • THE, T. S. ; ANDRADE, S. G. ; CAMANDAROBA, E. L. P. . Investigação sobre o Histotropismo de clones isolados da cepa Colombiana do Trypanosoma cruzi. In: Reunião Anual de Pesquisa Aplicada a Doença de Chagas e Leishimanioses, 2001, Uberaba. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001.

  • THE, T. S. ; ANDRADE, S. G. ; CAMANDAROBA, E. L. P. . HISTOTROPISMO DE CLONES DE CEPAS PROTÓTIPO DOS DIFERENTES BIODEMAS. In: XX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA, 2000, SALVADOR. XX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA, 2002.

  • THE, T. S. . Entomologia Forense na Bahia; da implantação 'a implementação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • THE, T. S. ; SANTOS, N. M. . PREVALÊNCIA DE GIARDIA DUODENALIS EM AMOSTRAS FECAIS DE CÃES VADIOS NO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, N. M. ; THE, T. S. . ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM CAES VADIOS CAPTURADOS PELO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DO MUNICIPIO DE SALVADOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • THE, T. S. . Importancia dos dipteros das familias Calliphoridae e Sarcophagidae na Entomologia Forense. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THE, T. S. . Toxomplasmose em imunossuprimidos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • THE, T. S. . Tripanosomatideos prevalentes no semi-árido baiano.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • THE, T. S. ; ANDRADE, S. G. . Estudo da Hipersensibilidade tardia na infecção cronica pelo Trypanosoma cruzi: papel da ciclofosfamida em baixas doses na modulação da resposta imune. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THE, T. S. . Toxocara canis e LMV, uma zoonose negligenciada?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

THE, T. S. . Implantação do Núcleo de Entomologia Forense no Laboratório Central da Polícia Técnica. 2007.

THE, T. S. . CSI Bahia - Entomologia Forense. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

THE, T. S. . Entomologia Forense. 2011. (Entrevista para site).

SANTOS, N. M. ; THE, T. S. . Curso de Zoonoses Parasitárias. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    avaliação da interferência de substâncias tóxicas, entorpecentes e/ou venenos, no desenvolvimento da larvas decompositoras de cadáveres., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Torriceli Souza The - Coordenador / Thaís Fernandes Véras - Integrante / Daniele Santos Lopes - Integrante / Bianca Carolina Oliveira Grisi - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Estudo da decomposição e sucessão entomologica em carcaçcas de animais em diferentes regiões de Salvador, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Torriceli Souza The - Coordenador / Nilza Maria Santos - Integrante / Thaís Fernandes Véras - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Contaminação das praias por parasitos caninos de importancia zoonótica nas praias da orla da parte alta da cidade de Salvador/BA, Descrição: Avaliar o indice de contaminação de praias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Torriceli Souza The - Coordenador / Nilza Maria Santos - Integrante.

  • 2002 - 2005

    Estudo da hipersensibilidade tardia na infecção cronica pelo Trypanosoma cruzi: Efeito da ciclofosfamida em baixas doses na exacerbação das lesoes, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Torriceli Souza The - Coordenador / Sonia Gumes Andrade - Integrante.

Prêmios

2003

Aprovado em concurso para professor substituto da UFBa, Universidade Federal da Bahia.

2002

Título de melhor trabalho de iniciação científica da UFBa no seminário interno de IC, Universidade Federal da Bahia.

1998

Honra ao mérito(melhor aluno da turma), Byte escola de Computação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Departamento de Polícia Técnica da Bahia, Laboratório Central de Polícia Técnica. , Av. Centenário s/n, Vale dos Barris, 40100-180 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (071) 31168640, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2008 - 2008

Faculdade São Camilo Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR I, Carga horária: 6

2007 - Atual

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA DA BAHIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Criminalístico, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenação de Biologia Forense do Laboratório Central da Polícia Técnica

Atividades

  • 05/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Segurança Pública, .,Linhas de pesquisa

2005 - Atual

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 20

2004 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8

Atividades

  • 11/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencias da Saude, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencias da Saude, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2004

    Ensino, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

  • 11/2004

    Extensão universitária , Instituto de Ciencias da Saude, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão em Parasitologia.

2003 - 2004

ESCOLA TECNICA DE ENFERMAGEM ANA NERY

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2003 - 02/2004

    Ensino, Microbiologia e Parasitologia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Parasitologia

1999 - 2003

Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz-FIOCRUZ

Vínculo: BOLSISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, .,Linhas de pesquisa

  • 10/1999 - 06/2000

    Estágios , Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, .,Estágio realizado, Treinamento em Pesquisa Científica.