Wellington Marinho Pereira
Graduando em Tecnologia em Gestão da Qualidade - UNICV (Centro Universitário Cidade Verde) - Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com especialização em Planejamento e Educação Ambiental - UCAM (Universidade Candido Mendes), Didática do Ensino Superior - UCAM (Universidade Candido Mendes) e MBA em Planejamento e Gestão Ambiental - UVA (Universidade Veiga de Almeida), atualmente é professor da Universidade Iguaçu UNIG, atuando na Facet (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas), na FaCJSA (Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas) no NEAD/UNIG (Núcleo de Educação a Distância da Universidade Iguaçu) em ambos departamentos com disciplinas ligadas as áreas de gestão, planejamento ambiental e supervisão de estágio. Atuando periodicamente como docente no ensino fundamental é médio na área de Geografia e em Pós-Graduação Lato Sensu da UNIG ligado a disciplinas na área ambiental, Mestre em Ciência da Educação pela Universidade America e mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciência da Educação
2011 - Atual
Universidad Americana
Título: Educação Ambiental um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável
Orientador: Maria Victoria
Mestrado profissional em Ciências do Meio Ambiente
2016 - 2019
Universidade Veiga de Almeida
Título: AVALIAÇÃO DO ATUAL CENÁRIO DE DEGRADAÇÃO DA MICROBACIA DO RIO ITAOCAIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ E A APLICABILIDADE DO DECRETO ESTADUAL 42.356/2010, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Ricardo Martinez Tarré
Coorientador: Felipe da Costa Brasil. Palavras-chave: QSMS.Grande área: OutrosSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares.
Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental
2005 - 2011
Universidade Veiga de Almeida
Título: Educação Ambiental: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável
Orientador: Cezar Pires
Especialização em Educação e Planejamento Ambiental
2003 - 2004
S B I
Título: Os excluidos Residentes do Lixão de São aonçalo
Orientador: Maria Esther de Araujo Oliveira
Graduação em Licenciatura Plena em Geografia
1995 - 2002
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A segregação Espacial dos Residentes do Lixão de São Gonçalo
Formação complementar
2023 - 2023
Curso de Formação Inicial em Linguagem Brasileira de Sinais - Libras. (Carga horária: 80h). , Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
2005 - 2005
Interpretação da Portaria 319/03 e Conama 306/02. (Carga horária: 24h). , Instituto Ecológico Aqualung, AQUALUNG, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Estrutura e Elaboração de Projetos. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento Profissional em Legislação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação de Impactos Ambientais. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 120h). , S B I, UCAM, Brasil.
2002 - 2002
passivos ambientais. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: engenharia civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Legislação Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica.
Organização de eventos
PEREIRA, W. M. . Semana Nacional de Tecnologia e Engenharia. 2017. (Outro).
PEREIRA, W. M. . Semana Nacional de Tecnologia e Engenharia. 2017. (Outro).
Participação em eventos
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024. 2024. (Exposição).
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR,. 2023. (Outra).
II Seminário de Inovação, Engenharia e Sustentabilidade. 2023. (Outra).
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2023. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2023. 2023. (Exposição).
Uma política educacional visando a permanência do discente na Unig. 2023. (Outra).
ATUALIDADE EM FOCO - Mobilidade urbana x Sustentabilidade ; Tecnologia x Inovação: cenário nacional e internacionalona. 2022. (Outra).
ATUALIDADES EM FOCO - RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS E PUBLICIDADE NO MEIO PROFISSIONAL. 2022. (Outra).
Seminário de Inovação, engenharia e sustentabilidade.Histórico e desafios da sustentabilidade nas cidade. 2022. (Seminário).
I Conferência UNIG EAD. 2019. (Outra).
1º Seminário de Sustentabilidade em ambientes. 2018. (Seminário).
II Simpósio de Ciências do Meio Ambiente. 2017. (Simpósio).
II workshop de Gestão de Resíduos da UVa. 2017. (Outra).
Metodologia e ética na pesquisa e na produção acadêmica. 2014. (Seminário).
II Encontro de Tecnologia e Sustentabilidade Ambiental.Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Muito falado e pouco compreendido. 2011. (Encontro).
Metodologia da Pesquisa. 2011. (Outra).
XVIII Simpósio sobre Meio Ambiente e XIII Simpósio de Direito Ambiental.Educação Ambiental: Um novo Paradigma. 2010. (Simpósio).
Eduacação Ambiental Para Docentes.Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2008. (Seminário).
1 Seminário Ferramentas de Educação Ambiental.Educação Ambiental uma visão histórica. 2007. (Seminário).
IV Green Meeting of the Americas. 2004. (Encontro).
I Encontro de Educação Ambiental. 2003. (Encontro).
III Green Meeting of the Americas. 2003. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente. 2003. (Congresso).
Meio Ambiente - Direito e Legislação. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
PEREIRA, W. M.. AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO DERIVADO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS E ROBÓTICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA APLICADA AO CONTROLE DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO, UTILIZANDO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR FINANCEIR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : SINDROME DE BURNOUT: SUA PREVENÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DE PESSOAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Análise do sistema de melhoria contínua: Fatores que garante uma melhor produtividade na indústria farmacêutica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Análise da implantação dos princípios de gestão de qualidade em um canteiro de obras em Jacareí, SP: Uso da ferramenta 5S. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Benefícios da energia solar em uma residência de nova Iguaçu: Estudo de Caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Aplicação da Norma de Regulamentadora NR-12 em uma empresa de manutenção e reparação de peças. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. PCP de uma empresa de prestação de serviços: Estudo de Caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE FABRICAÇÃO DE MOLAS AUTOMOTIVAS E COMO PODE CONTRIBUIR NA PRODUTIVIDADE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EM UMA FÁBRICA DE DUTOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : MELHORIA NO PROCESSO DE PINTURA DE TAMBORES METÁLICOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Gestão de Custos: Análise de custeio por absorção na produção numa empresa de cosméticos.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. APLICAÇÃO DE INDICADORES DE MANUTENÇÃO E DO FMEA NO AUMENTO DA EFICIÊNCIA E DA PRODUTIVIDADE NA MANUTENÇÃO DE COMPRESSORES INDUSTRIAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. ANÁLISE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA EMPRESA OPERADORA DE SAÚDE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : QUALIDADE DE ATENDIMENTO EM UM CALL CENTER HOSPITALAR.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. : IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. GESTÃO FINANCEIRA NA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CONSIGNADO.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Controle da qualidade na produção de tubos de aço com costura. Estudo de caso: em um empresa metalúrgica.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A contribuição da produção enxuta no controle de desperdícios.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância da célula de PPCP na construção civil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância da implantação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) para o segmento das engenharias.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Planejamento e Controle de Produção em Empresas de Pequeno Porte: Estudo de Caso em uma Marmoraria.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. RODRIGUES.A Importância da Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho dentro das Organizações Visando a Integridade dos Colaboradores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. COIMBRA.Ganhos Produtivos Advindos do Sistema Toyotade Produção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Projeto Sustentável: Jardim Suspenso. Estudo de caso: Implantação do Jardim Suspenso da E.M.P. Etiene de S. Oliveira do município de Japeri-RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância do planejamento e controle de produção no processo produtivos das organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A utilização da logística reversa como instrumento de vantagem competitiva nas empresas do setor eletroeletrônicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Os impactos do gerenciamento por categorias no setor varejista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Linha de envase de cerveja retornável - Problemas que geram insatisfação do consumidor - aplicação do método PDCA na busca de solução. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Implantação de um centro de operações com foco no setor de compras de logística para redes de lojas próprias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância da ergonomia para produtividade: Estudo de caso em uma microempresa de móveis de colchões.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Ergonomia: síntese de entendimento e aplicabilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em edifícios. Estudo de caso: Centro Empresarial Gloria 122.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Gerenciamento de resíduos sólidos no canteiro de obras. Estudo de caso: Gerenciamento de Resíduos no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, em Campo Grande, zona Oeste. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância da Compactação dos Resíduos Sólidos no Aterra Sanitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância da saúde e segurança do trabalho em operações em serviços gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A metodologia seis sigma como ferramenta de incremento de produtividade - o caso de uma empresa de bebidas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Melhoria da Qualidade em um Equipamento de Troca Térmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Sistemas de Bloqueios de Segurança para a manutenção de Máquinas e Equipamentos da Produção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Os Fatores que Podem por em Risco o Planejamento da Produção na Indústria da Construção Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Saneamento Ambiental: Estudo de caso sobre a estação de tratamento de esgoto do bairro Jardim Canaã, Nova Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Ergonomia e Toyotismo: A importância da ergonomia na produção enxuta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância do recrutamento interno nas empresas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Logística do Transporte: Um estudo do modal rodoviário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A contribuição do sinergismo entre os sistema de gestão de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Na base Niterói da UTC Engenharia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Gestão por Processo: Uma abordagem qualitativa auxiliada pelo ciclo PDCA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Ergonomia: Um grande ganho para a empresa e para os colaboradxores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Ergonomia: Um estudo de caso do conforto térmico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A Engenharia de produção e o Universo Verde das Empresas Contemporâneas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Logística: Materiais e Equipamentos de Seguranças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A Importância de uma Liderança Motivacional nas Organizações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Tecnologias usadas na planta de processo para produção de petróleo num FPSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Logística de Transporte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Utilização de Sistemas Informatizados para Gestão e Otimização da Área de Segurança do Trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Incêndios e seus Impactos no Meio Empreendedor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Proposta de Melhoria no Processo de Carregamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Otimização e Reengenharia do Consumo de Combustível Óleo Diesel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Logística Verde e a Cadeia de Suprimentos Reversa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Logística Empresarial: Aumento da Qualidade e Diminuição de Custos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Aspectos dos sistemas de gestão da qualidade segundo o PBQP-H no SIAC:2005. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Gestão da manutenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A importância do planejamento e controle da produção nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Implementação de policloreto de alumínio no tratamento de água potável e seus benefícios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. O impacto ambiental causado pelos resíduos da construção civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Tratamento de água para produção de refrigerente e chá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. A utilização da estratégia do TPM (Total Productive Maintence): Um estudo exploratório em fábrica de latas de alumínio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. O controle estatístico de processos na gestão da qualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Gerenciamento de resíduos sólidos e reciclagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Reutilização de resíduos plásticos industriais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Impactos ambientais causados pelo refino de petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Origem do Petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. O Petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Processo de Refino & Geração de Derivados de Petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Poços Direcionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Gestão Ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu.
PEREIRA, W. M.. Os Desafios do Pré-Sal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu.
Orientou
A importância da motivação de líder a sua equipe e a influência nos resultados de uma empresa: Estudo de caso realizado no setor de faturamento de um hospital da rede privada; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE ENTRE MOLAS AUTOMOTIVAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS: A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO 360º PARA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO ELETRÔNICA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MD EMBALAGENS METÁLICAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO MEIO ORGANIZACIONAL; WELLINGTON MARINHO DENISE MORAES JO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
: ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO, AVALIAÇÃO POSTURAL DOS OPERADORES DE CAIXA DE UM SUPERMERCADO: ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO MT; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES E DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO: UM ESTUDO DE CASO FEITO NA EMPRESA LIMPA MAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
MAPEAMENTO E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSO DE UMA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL NO SETOR DE FACILITIES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS MELHORIAS COM BASE NO PROCESSO LEAN MANUFACTURING NO SETOR WAREHOUS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A GESTÃO DE CUSTOS NO PLANO DE NEGÓCIOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
: IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADOR DE DESEMPENHO OEE EM UMA EMPRESA METALÚRGICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA A MELHORA NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA; ESTUDO DE CASO: REALIZANDO EM EMPRESA DE PEQUENO PORTE; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A importância da descoberta do gargalo de processo no setor agroquímico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
FERRAMENTA 5S: UMA ANÁLISE EM UM POSTO DE TRABALHO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM NOVA IGUAÇU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NAS INDÚSTRIAS DA BAIXADA FLUMINENSE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
CICLO PDCA COMO MELHORIA E REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA CONFECÇÃO DE ROUPAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
ERGONOMIA EM UM SETOR DE TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM SETOR DE PRÉ ATENDIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Gerenciamento de resíduos no setor têxtil e seus principais benefícios: um estudo de caso em empresas que atuam na fabricação de peças para o vestuário; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS EM UM OPERADOR LOGÍSTICO NO ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE PRODUTOS VETERINÁRIOS: (ESTUDO DE CASO DE UM ESTOQUE DE UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE SAÚDE ANIMAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
O CONTROLE ESTATÍSCO DE PROCESSO (CEP) PARA MONITORAMENTO DA EFICIÊNCIA DA COLAGEM DE LIVROS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Reuso da Água de Chuva para Utilização nos Vasos Sanitários; Estudo de Caso: Mercadão de Madureira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A Importância Estratégica do Treinamento para Desenvolvimento dos Colaboradores dentro das Organizações; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A Otimização da Capacidade Física de Armazém Geral; Estudo de Caso de um Operador Logístico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Otimização no Processo de Inspeção de Suportes de uma Indústria Automotiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Logística Empresarial: Aumento da Qualidade e Vantagem Competitiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
DO NASCIMENTO; A Contabilidade e o Método de Pareto Aplicados em Balancete de Verificação de uma Empresa Varejista e Atacadista; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Planejamento e Controle da Produção; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Melhoria no processo de montagem de vasos industriais; Estudo de caso: Em uma fábrica de equipamentos criogênciso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Qualidade de Vida no Trabalho; Estudo de Caso: Loja de Informática; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Liderança em Área Produtiva Moldada pelos Exemplos da Segunda Guerra Mundial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Análise da Metodologia CCQ para a Melhoria da Eficiência dos Processos Produtivos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Implantação da Qualidade na Construção Civil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Ergonomia no Trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Qualidade de Vida no Trabalho: Fatores Motivacionais dos Colaboradores na Construção Civil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Logística do Transporte: Um estudo do modal rodoviário; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A contribuição do sinergismo entre os sistema de gestão de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; Na base Niterói da UTC Engenharia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Gestão por Processo: Uma abordagem qualitativa auxiliada pelo ciclo PDCA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
A Engenharia de produção e o Universo Verde das Empresas Contemporâneas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
O impacto ambiental causado pelos resíduos da construção civil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Gerenciamento de Resíduo Sólidos e Reciclagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Reutilização de resíduos plásticos industriais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Impactos ambientais causados pelo refino do petróleo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Iguaçu; Orientador: Wellington Marinho Pereira;
Produções bibliográficas
-
2023 SANTOS, FRANCISCO NORDMAN COSTA ; LIMA, MARCIO ANDRÉ SANTA BRIGIDA ; OLIVEIRA, ADALGISA MARIA DE ; PEREIRA, WELLINGTON MARINHO ; VAZ, ADRIANO SOCORRO DE SOUZA ; GOMES, DANIEL DE CARVALHO ; SOARES, PAULA FERNANDA CHAVES . Environmental education and methodological tools in transversal mathematics teaching in a public school - Belford Roxo, RJ. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 425-437, 2023.
-
PEREIRA, W. M. . Tecnologias da Informação e da Comunicação: articulações entre pesquisa e sala de aula. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 2014, Buenos Aires. Avanzando juntos hacia las Metas Educativas Iberoamericanas 2021, 2014.
-
PEREIRA, W. M. . Educação Ambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, W. M. . CTR Jardim Gramacho. 2022. (Cartas, mapas ou similares/Aerofotograma).
-
PEREIRA, W. M. . Educação Ambiental, uma mudança de paradigma. 2010. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Iguaçu, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas. , Rua Abílio Augusto Távora 2134, Centro, 26275-580 - Nova Iguacu, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27654000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2011
Nucleo de Ensino TecnologicoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do curso técnico profissionalizanta da Disciplina Gestão Ambiental Empresarial
2010 - 2010
Juventude Cidadã de São GonçaloVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Trabalhei na primeira fase do projeto, chamada de qualificação social. Projeto do Governo Federal com a Prefeitura de São Gonçalo, com objetivo de quallificar jovens acima de 18 para o mercado de trabalho.
2008 - 2008
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
Outras informações:
CIEP 425
CIEP 125
Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha
Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas
2000 - 2004
Associação do Leigos de Santana de ItaúnaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 8
2023 - Atual
Universidade IguaçúVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor NEAD/UNIG, Carga horária: 11
2005 - Atual
Universidade IguaçúVínculo: Professor I A, Enquadramento Funcional: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Outras informações:
Disciplinas lecionadas na área Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Administração
* Logística Empresarial / Engenharia de Produção
* Segurança do Trabalho / Engenharia de Produção
* Gerência controle de Qualidade / Engenharia de Produção
* Planejamento Estratégico da Produção / Engenharia de Produção
* Trabalho de Conclusão de Curso I / Engenharia de Produção
* Estágio Curricular Supervisionado I / Engenharia de Produção
* Tópicos Especiais em Meio Ambiente / Engenharia de Produção
* Geologia / Engenharia Civil
* Hidrologia / Engenharia Civil
* Gestão Ambiental Empresarial / Administração
* Comissionamento e Perícia Ambiental / IGRAT.
* Educação Ambiental e Terceiro Setor / IGRAT;
* Gestão e Controle da Poluição Industrial /IGRAT;
* Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável / IGRAT;
* Transporte Urbano / IGRAT;
* Ecologia Urbana e Poluição / IGRAT;
* Gestão Ambiental Urbana / IGRAT;
* Segurança Industrial e Meio Ambiente / IGRAT;
* Cartografia Aplicada / IGRAT
Atividades
-
08/2023
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Ambientais e Educação Ambiental
-
02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas.Cargo ou função, Membro do Colegiado - Curso de Engenharia Civil.
-
08/2013
Ensino, Gestão e Educação Ambiental e Desenvolvimento Sust, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cartografia Aplicada, Educação ambiental e Ecologia Humana, Gestão de Resíduos Urbanos, Monitoramento Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14.000
-
05/2005
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Logística Empresarial, Segurança do Trabalho, Gerência e Controle de Qualidade, Planejamento Estratégico da Produção, Trabalho de Conclusão de Curso I, Estágio Curricular Supervisionado I
-
05/2005
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Hidrologia, Geologia
2007 - 2007
FUNCEFETVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: IDHGE, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrei no MBA em Gestão Ambiental a disciplina EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wellington Marinho Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?