Rinalda Francesca Riecken

possui graduação em Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (1978), mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008), com tese em governo eletrônico. Tem experiência em consultoria na área de Tecnologia da Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: especificação de requisitos técnicos de TI, plano diretor de TI (PDTI), sistemas de informação (SI) e gerenciamento e modelagem do recurso informação.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Informação

2004 - 2008

Universidade de Brasília
Título: Governo Eletrônico em Administrações Locais Brasileiras: avaliação de progresso, fatores intervenientes e critérios de priorização de iniciativas.
Jaime Robredo. Palavras-chave: Governo eletrônico; E-gov; Ciência da Informação; Tecnologia de Informação e das Telecomunicações.; TIC; Serviços públicos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Política e Planejamento Governamentais. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação. Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.

Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

1998 - 2001

Universidade Católica de Brasília
Prof Dr. Paulo sérgio Vilches Fresneda.Palavras-chave: Gerenciamento do Recurso Informação (GRI); Gestor do Recurso Informação (CIO); Tecnologia de Informação (TI); Sistemas de Informação (SI); Papéis da Liderança em TI; Efetividade do Executivo de TI. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Organizações Públicas. Setores de atividade: Outro.

Especialização em Análise de Sistemas

1990 - 1990

CTIS Tecnologia S.A

Graduação em Bacharel em Economia

1974 - 1978

Universidade de Brasília

Ensino Médio (2º grau)

1971 - 1973

Colégio Bandeirantes

Formação complementar

2008 - 2008

Formação em Análise de Pontos por Função. (Carga horária: 40h). , AM Consultoria em Informática Ltda..

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Teoria Geral da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Planejamento em Ciência e Tecnologia.

Produções bibliográficas

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Estudo comparativo entre diferentes modelos de organização de acervos de dados eletrônicos. Perspectivas em Ciência da Informação , v. 13,n.2, p. 43-61, 2008.

  • RIECKEN, Rinalda Francesca ; LANZA . e-Paraná: a rede de informações e serviços eletrônicos do Paraná . Informação & Informação , v. 12,n.2, p. 1-26, 2007.

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Frame de temas potenciais de pesquisa em Ciência da Informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , v. 3, n.2, p. 43-63, 2006.

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Estudo de Caso de Aplicação de Dinâmicas de Conversações. In: III Jornada de Produção Científica e II Fórum Integrado de Pesquisa, 1999, Goiânia - GO. ANAIS III Jornada de Produção Científica e II fórum Integrado de Pesquisa. Goiânia - GO: Universidade Católica de Goiás, 1999.

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Paralelismo entre os Aspectos de Desenvolvimento de Sistemas. In: III Jornada de Produção Científica e II Fórum Integrado de Pesquisa, 1999, Goiânia - GO. ANAIS III Jornada de Produção Científica e II Fórum Integrado de Pesquisa. Goiânia - GO: Universidade Católica de goiás, 1999.

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Arquitetura de Informação para o Portal de Legislação da Previdência Social 2004 (Relatório de Consultoria).

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Plano Diretor de Modernização e Informática da Fundação Nacional de Saúde 2003 (Plano Diretor).

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Análise e Recomendação de Projetos de TI para a Previdência Social 2003 (Relatório de Consultoria).

  • RIECKEN, Rinalda Francesca . Ambiente Legado de TI da Previdência Social 2002 (Relatório de Consultoria).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Ci e Documentação Face, Departamento de Ciência da Informação e Documentação Cid. , Campus da Universidade de Brasília - Departamento de Ciência da Informação, Asa Norte, 70919-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 33072410, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2008

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Vínculo: Consultor de TI, Enquadramento Funcional: PNUD, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor PNUD para assuntos de TI com o objetivo de elaborar planos, projetos e especificações técnicas visando à modernização do ambiente de TI, em especial para contratação de fábrica de software no apoio ao desenvolvimento e documentação dos sistemas de informação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA (sede).

2004 - 2007

Poliedro Informática Consultoria e Serviços Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos e de TI, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultoria, especificações técnicas de TI, gerenciamento de projetos de TI.

2003 - 2004

Ministério da Previdência e Assistência Social

Vínculo: Consultor em TI, Enquadramento Funcional: PNUD, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades de consultoria em tecnologia de informação.

Atividades

  • 03/2003 - 03/2004

    Direção e administração, Secretaria Executiva, Assessoria Especial de Tecnologia e Informação.,Cargo ou função, Consultor em TI.

1999 - 2002

Ministério da Saúde

Vínculo: Ocupante de Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Gerência Geral de TI, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2000 - 10/2002

    Direção e administração, Fundação Nacional de Saúde, Coordenação Geral de Modernização e Sistemas de Informações.,Cargo ou função, Coordenação Geral de Modernização e Sistemas de Informação.

  • 08/1999 - 09/2000

    Direção e administração, Unesco, Supervisão Técnica de Ti na Funasa.,Cargo ou função, Supervisão Técnica de TI na FUNASA.

1994 - 1999

Ministério da Fazenda

Vínculo: Ocupante de Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Gerência Geral de TI, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1998 - 07/1999

    Direção e administração, Secretaria de Auditoria, Divisão de Auditorias Integradas.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Auditorias Integradas.

  • 10/1994 - 05/1998

    Direção e administração, Secretaria Federal de Controle, Coordenação Geral de Sistemas de Informação.,Cargo ou função, Coordenadora de Sistemas de Informação.

1982 - 1990

Inspetoria Geral de Finanças do Ministério Fazenda

Vínculo: Ocupante de Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Gerência de TI, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/1988 - 03/1990

    Direção e administração, Secretaria Geral, Gabinete.,Cargo ou função, Função de Assessoramento Superior.

  • 04/1985 - 10/1988

    Direção e administração, Secretaria de Processamento de Dados, Gabinete.,Cargo ou função, Secretária de Processamento de Dados.

  • 08/1982 - 04/1985

    Direção e administração, Secretaria de Processamento de Dados, Divisão de Organização e Sistemas Diors.,Cargo ou função, Diretora de Organização e Sistemas.