João Gabriel Ribeiro

Formado e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP de São José do Rio Preto (2004). E mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá(2009). Doutorando em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estatística e Experimentação Agronômica (CAPES 4)

2018 - Atual

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo
Sonia Maria de Stefano Piedade.

Mestrado em Economia

2007 - 2009

Universidade Estadual de Maringá
Título: O setor calçadista a partir de 1990: O efeito China nas exportações de calçados,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Marina da Cunha Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Matemática/Licenciatura

2000 - 2004

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Workshop on Longitudinal and Incomplete Data.IV Workshop on Longitudinal and Incomplete Data. 2018. (Outra).

VIII Encontro dos Alunos em Estatística e Experimentação.VIII Encontro dos Alunos em Estatística e Experimentação. 2018. (Encontro).

Curso de Econometria de 15 horas em nível EAD pela UFSC.. 2012. (Outra).

VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima.MInicurso : Matemática Financeira Aplicada ao Excel com carga horária de 12 horas. 2012. (Outra).

Semana Científica-Agronomia-Biologia-Turismo da Unemat de Nova Xavantina. 2010. (Outra).

Determinantes da participação do idoso no mercado de trabalho brasileiro. 2008. (Seminário).

Índice de produtividade total dos fatores da agroindústria do Estado de Minas Gerais. 2008. (Seminário).

II Ciclo de Palestras em Economia - PCE. 2007. (Participações em eventos/Outra).. 2007. (Seminário).

Impactos produtivos do capital humano e do crédito para investimento: uma avaliação em dados de painéis para munícipos da região sul do Brasil, 1999-2004. 2007. (Seminário).

Produtividade total dos fatores da agroindústria da região sul do Brasil. 2007. (Seminário).

Seminário PCE-UEM "Custo dos recursos domésticos e eficiência na alocação dos recursos na agropecuária brasileira". 2007. (Participações em eventos/Seminário).. 2007. (Seminário).

Seminário PCE-UEM "Distribuição Espacial da Agropecuária do Estado do Paraná: um estudo da função de produção". 2007. (Participações em eventos/Seminário).. 2007. (Seminário).

Seminário PCE-UEM "Educação e Desenvolvimento Econômico na Coréia do Sul, 1945-2006". 2007. (Participações em eventos/Seminário).. 2007. (Seminário).

Seminário PCE-UEM "Flutuações no mercado de trabalho: regiões metropolitanas e não metropolitanas". 2007. (Participações em eventos/Seminário).. 2007. (Seminário).

XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplica e Computacional - XXVI CNMAC, realizado no IBILCE-UNESP, São José do Rio Preto (SP).. 2003. (Congresso).

Escola de Verão do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. IMECC-UNICAMP.. 2001. (Outra).

XIII Semana da Matemática"Matemática e Cultura Humana". IBILCE -UNESP.. 2001. (Encontro).

Brincando com a Matemática. IBILCE-UNESP.Brincando com a Matemática. 2000. (Encontro).

Cônicas: Classificação e Visualização Utilizando os Softwares Cabri Géometre II e Maple V, durante o IV Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Matemática Aplicada e XII Semana da Matemática..Cônicas: Classificação e Visualização Utilizando os Softwares Cabri Géometre II e Maple V, durante o IV Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Matemática Aplicada e XII Semana da Matemática.. 2000. (Encontro).

IV Colóquio de Pesquisa e Pós - gradução em Matemática Aplicada, dentro da XII Semana da Matemática.IBILCE-UNESP.IV Colóquio de Pesquisa e Pós - gradução em Matemática Aplicada, dentro da XII Semana da Matemática. 2000. (Encontro).

O uso do Software Maple V no Estudo de Alguns Tópicos de Geometria Analítica.IBILCE-UNESP..O uso do Software Maple V no Estudo de Alguns Tópicos de Geometria Analítica.IBILCE-UNESP.. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: William Dias Vargas

RIBEIRO, J. G.. Desenvolvimento de uma biblioteca em Javascript para resolução de problemas estatísticos. 2017.

Aluno: Nickolas Bastiani Cassiano

RIBEIRO, J. G.; OLIVEIRA, V. J. S.; LIMA, R. L.. Estatística Aplicada na Geração de Energia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Katiane Backes Brunhauser

RIBEIRO, J. G.; ROZA, A. E. D.; CRISPIN, F. A.; ROMANINI, A.. Determinação da taxa de imprimação em base de solo laterítico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Paulla Regina Massaroto de Vasconcellos

PEREIRA, M. L. N.; BISCARO, A. A. P.;RIBEIRO, J. G.. Avaliação do Indice de Produção de Energia Elétrica Através de um Fotovoltaico Residencial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: HUDSON THIAGO FORMIGONI RONES

LIMA, R. L.; QUIRINO, R. B.;RIBEIRO, J. G.. Análise Comparativa entre subestações Convencionais e a GIS (Gas Isolated Substation). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Douglas Branco Dias Santana

RIBEIRO, J. G.. O setor de telecomunicações no Brasil: Uma análise do crescimento, da produtividade e dos investimentos públicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jonas Botam

RIBEIRO, J. G.. Determinação da curva de intensidade - duração - frequência das precipitações máximas para o município de Sinop. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Yago Pezarico Giacomelli

RIBEIRO, J. G.. Estudo Comparativo da velocidade básica do vento em Sinop e Sorriso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: JORAIMA SILVA DE JESUL

RIBEIRO, J. G.. PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Rafael Silva Siqueira

RIBEIRO, J. G.. Determinação da fertilidade do solo por amostragem convencional e por agricultura de precisão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Univesidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina -MT.

Aluno: Divina Celia Rezende

RIBEIRO, J. G.. INVESTIGAÇÃO E ABORDAGEM REFLEXIVA DA EVASÃO ACADÊMICA DO CURSO DE TURISMO DA UNEMAT DE NOVA XAVANTINA - MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Univesidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina -MT.

Aluno: Ricardo Adamo Trindade Ferreira

RIBEIRO, J. G.. USO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE COQUEIRO-ANÃO(Cocos nucifera L.). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Univesidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina -MT.

Aluno: Miriane dos Santos Silva

RIBEIRO, J. G.. AVALIAÇÃO DAS PERDAS NA COLHEITA DA SOJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Univesidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina -MT.

Aluno: ROSANA DUARTE BARBOSA

RIBEIRO, J. G.. USO DO CARVÃO VEGETAL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE PINHÃO MANSO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Univesidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina -MT.

Aluno: FRANCIELLE VEDOVATOO

RIBEIRO, J. G.. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE CARVÃO VEGETAL PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE SERINGUEIRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Univesidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina -MT.

RIBEIRO, J. G.. Seletivo para contratação de professor temporário para a vaga de Estatística. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.

RIBEIRO, J. G.. Seletivo para contratação de professor temporário para a vaga de Estatística. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

RIBEIRO, J. G.. Seletivo para contratação de professor temporário para a vaga de Estatística. 2016. Universidade do Estado de Mato Grosso.

RIBEIRO, J. G.. Seletivo para contratação de professor temporário para a vaga de Estatística. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

RIBEIRO, J. G.. RIBEIRO, J.G. Teste Seletivo para contratação temporária de professor substituto/interino na área de Informática. 2010. Universidade do Estado do Mato Grosso.. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Luiz Parré

PARRÉ, J. L.; CUNHA, M. S.; LIMA, F. G.. Análise do setor calçadista a partir da década de 1990: o efeito China nas exportações de calçados do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas Branco Santana

Produção, caracterização e utilização de biomassa carbonizada como condicionador de solo e substrato em sistemas agrícolas de produção de mudas; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop, EMBRAPA; (Orientador);

Wellivelton de Moutra Pereira

Estudo das estatísticas necessárias para subsidiar um modelo de avaliação de resultados de extrações de feições em imagens digitais; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop; (Orientador);

Márcio Torres de Almeida

UMA PROPOSTA DE ÌNDICE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Coorientador: João Gabriel Ribeiro;

Diogo Albino de Queiroz

FINANCIAL TOOL: UMA FERRAMENTA WEB PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Coorientador: João Gabriel Ribeiro;

Edinei Gleison da Silva Colhiado

UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS DE IDEB DO ESTADO DE MATO GROSSO; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Coorientador: João Gabriel Ribeiro;

Alessandro dos Santos Goes

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE APROXIMAÇÃO/INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL: UMA APLICAÇÃO AOS HISTOGRAMAS DE IMAGENS DIGITAIS; ; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Coorientador: João Gabriel Ribeiro;

Yago Pezarico Giacomelli

Estudo Comparativo da Velocidade Básica do Vento em Sinop e Sorriso; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Cívil) - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop; Orientador: João Gabriel Ribeiro;

Nickolas Bastiani Cassiano

Estatística Aplicada na Geração de Energia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: João Gabriel Ribeiro;

William Dias Vargas

Desenvolvimento de uma biblioteca em Javascript para resolução de problemas estatísticos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: João Gabriel Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marina Silva da Cunha

Mudanças estruturais no setor calçadista brasileiro, 1990-2006; 2009; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marina Silva da Cunha;

Marina Silva da Cunha

Estágio docência em Econometria; 2008; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-Graduação em Economia - PCE/UEM) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marina Silva da Cunha;

Sonia Maria de Stefano Piedade

Aplicações de análise multivariada; Início: 2018; Tese (Doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ermínia de Lourdes Campello Fanti

O Uso do Software Maple no Estudo de Alguns Tópicos de Geometria Analítica; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Apoio Ao Estudante; Orientador: Ermínia de Lourdes Campello Fanti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Bonfant, C. G. ; VALE, G. M. ; RIBEIRO, J. G. . Verificação espacial e determinação do índice de áreas verdes da cidade de Sinop-MT. Revista Nativa , v. 6, p. 161-184, 2017.

  • DIAS, C. M. S. L. ; RIBEIRO, J. G. ; PETRY, P. P. C. . As Olímpiadas de Matemática da Unemat, campus de sinop: retrato extensionista e espaço de interlocuções com indicadores nacionais. Educação,Cultura e Sociedade , v. 6, p. 324-341, 2016.

  • CASSIANO, N. B. ; RIBEIRO, J. G. ; VALE, G. M. ; OLIVEIRA, V. J. S. . A Time Series Analysis Applied to the Generation of Energy at the Santo Antonio Hydroelectric Plant Located in the State of Rondonia in Brazil in the Year 2016. In: Iano Y; Arthur R; Saotome O; Vieira Estrela V; Loschi H. (Org.). A Time Series Analysis Applied to the Generation of Energy at the Santo Antonio Hydroelectric Plant Located in the State of Rondonia in Brazil in the Year 2016. 3ed.: Springer, 2019, v. 3, p. 257-268.

  • ALVES, A. F. ; Brugnolo, Y.A ; Costa, G.F. ; PARRE, J. L. ; RIBEIRO, J. G. . A importância da energia para o setor agropecuário: uma abordagem do modelo VECM. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2008, Rio Branco. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2008.

  • CASSIANO, N. B. ; RIBEIRO, J. G. ; VALE, G. M. ; OLIVEIRA, V. J. S. . Análise de impactos na geração de energia na usina hidrelétrica de Santo Antônio em Rondônia, por meio da aplicação de modelos de séries temporais no ano de 2016. In: 3rd Brazilian Technology Symposium, 2017, Campinas-SP. Análise de impactos na geração de energia na usina hidrelétrica de Santo Antônio em Rondônia, por meio da aplicação de modelos de séries temporais no ano de 2016, 2017.

  • EVARISTO, J. W. ; VALE, G. M. ; RIBEIRO, J. G. . Transformada de Fourier Aplicada Aos Sinais Bidimensionais: A suavização de Imagens. In: IV Semana de Engenharia Elétrica, 2017, Sinop_MT. IV Semana de Engenharia Elétrica, 2017.

  • DIAS, C. M. S. L. ; PETRY, P. P. C. ; KOGA, M. T. ; RIBEIRO, J. G. . Análise Quantitativa de Provas Aplicadas Nas Olimpíadas De Matemática Da Unemat, Campus de Sinop. In: II Congresso Internacional de Educação - Vol. 1, 2014, Caceres/MT. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/issue/view/111, 2014. v. 2. p. 1-1.

  • RIBEIRO, J. G. . Desmistificando a estatística experimental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARNI, P. E. ; BARBOSA, R. I. ; MANZI, A. O. ; RIBEIRO, J. G. . Determinantes do desmatamento no Estado de Roraiama: estudo de caso a partir de um modelo econométrico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso:Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso:Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso:Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4h). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 1: Noções Básicas de Estatística Descritiva no software R (4H). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso:Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . Minicurso: Módulo 2: Noções Básicas de Estatística Inferencial no software R (4H). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, J. G. . EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. 2011. .

RIBEIRO, J. G. . Prova de Cálculo, Algebra Linear e Estatística para o Teste Seletivo de Transferência Externa Discente do curso de Bacharelado em Agronomia. 2011. (ACADÊMICA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    BLOCO DE ATRASO DIGITALMENTE CONTROLADO USANDO TÉCNICAS HÍBRIDAS, Descrição: Implementação de um circuito de geração de atraso de sinais periódicos, que seja versátil e utilize linguagem do tipo HDL. O objetivo é a ampliação da faixa de ajuste do atraso sem prejuízo na resolução. Pretende-se comprovar o estudo experimentalmente usando tecnologia FPGA... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Integrante / VLADEMIR DE JESUS SILVA OLIVEIRA - Coordenador / Marcelo Gouveia Sebastião - Integrante.

  • 2016 - Atual

    DIAGNÓSTICO E EPIDEMIOLOGIA DOS ARBOVÍRUS CIRCULANTES NO ESTADO DE MATO GROSSO, Descrição: Dengue, Zika e Chikungunya são arbovírus que veem causando surtos e epidemias em vários municípios do Estado de Mato Grosso, com o aumento anual no número de casos e de óbitos. Tal fato evidencia a necessidade de que sejam conduzidas investigações epidemiológicas que identifiquem padrões de ocorrência destas doenças para que possam ser implementadas ações de controle e vigilância mais eficientes. Desta forma, um dos objetivos deste projeto é traçar o perfil clínico-epidemiológico e molecular das infecções causadas por Dengue, Zika e Chikungunya nas regiões Norte e Centro-Oeste do Estado de Mato-Grosso com o intuito de fornecer subsídios necessários para a tomada de medidas de controle e prevenção contra esses vírus, diminuindo seu impacto na saúde pública mato-grossense. Devido à semelhança dos sintomas clínicos, o diagnóstico laboratorial das infecções causadas por esses arbovírus torna-se essencial para a definição do prognóstico e do tratamento do paciente, bem como notificações assertivas e confiáveis, que permitam à vigilância epidemiológica a promoção de medidas de controle e prevenção pertinentes. Os ensaios imunoenzimáticos são rápidos, de baixo custo e facilmente implementados na rede pública de saúde e, portanto, técnicas de ELISA in-house e/ou kits comerciais têm sido utilizados para o diagnóstico de Dengue, Zika e Chikungunya. No entanto, reações cruzadas com anticorpos de infecções ocasionadas por vírus do mesmo gênero diminuem a especificidade destes testes. Considerando que diferentes Flavivirus (ex: dengue, febre amarela ? incluindo o vírus vacinal, Zika, encefalite de Saint Louis) e Alphavirus (ex: mayaro e chikungunya) circulam no Estado de Mato Grosso, é necessário que o método de diagnóstico seja altamente específico para diferenciar estas infecções. Frente ao exposto, o presente projeto também busca padronizar ensaios de ELISA, para a detecção de anticorpos IgM e IgG contra Zika e Chikungunya, para que sejam aplicados na rede pública de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joaquim Manoel da Silva - Integrante / Karina de Cássia Faria - Integrante / Roberta Vieira de Morais Bronzoni - Coordenador / Eriana Serpa Barreto - Integrante / Carlos Eduardo Hassegawa Siqueira - Integrante / João Gabriel Ribeiro - Integrante / Sirlei Franck Thies - Integrante / Sinara Cristina de Moraes - Integrante / Márcia Cristina Rauber - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA MONITORAMENTO, Descrição: Esse projeto busca opções para monitoramento através de um sistema de aquisição de dados para sensores diversos. O sistema será implementado usando hardware embarcado, e tem aplicações em monitoramento ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CONTORNOS ATIVOS NA EXTRAÇÃO DE FEIÇÕES EM IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO, Descrição: Descrição: O presente projeto tem o objetivo de realizar um estudo teórico e prático que compare o comportamento dos principais métodos de contornos ativos (Snakes e Level Set), normalmente, classificados como contornos ativos paraméricos e geométricos, respectivamente, no processo de extração de feições em imagens Digitais Advindas de sensores embarcados em Veículos Aéreos não Tripulados (VANT's).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Rodrigo Bruno Zanin - Coordenador / Giovane Maia do Vale - Integrante / Érico Fernando de Oliveira Martins - Integrante / Aluir Porfírio Dal Poz - Integrante / João Gabriel Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    A Olimpíada de Matemática da UNEMAT como Indicador para o Ensino de Matemática no Município de Sinop, Descrição: Descrição: Temos o objetivo de analisar quantitativa e qualitativamente as provas da segunda fase deste concurso, baseando-se em provas realizadas a partir do ano de 2012, por entender que todo o processo que rege uma olimpíada científica reune informações sistematizadas que possam contribuir na discussão de estratégias metodológicas para o ensino, caracterizando-se assim como um instrumento de demanda para elaboração de políticas públicas voltadas à educação. Neste sentido, as olimpíadas oportunizam por meio das provas aplicadas, indicadores de resultado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chiara Maria Seidel Luciano - Coordenador / Miguel Tadayuki Koga - Integrante / Rogério dos Reis Gonçalves - Integrante / Polyanna Possani da Costa - Integrante / João Gabriel Ribeiro - Integrante / Emivan Ferreira da Silva - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Coordenador.

  • 2012 - 2016

    PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA CARBONIZADA COMO CONDICIONADOR DE SOLO E SUBSTRATO EM SISTEMAS AGRÍCOLAS E DE PRODUÇÃO DE MUDAS, Descrição: Produção, caracterização e utilização de biocarvão como condicionador de solo em sistemas florestais e de produção de mudas Descrição: A produção de resíduos orgânicos é elevada e crescente tanto no meio rural quanto urbano. Grande parte desses resíduos, inclusive o pó de serra, é disposta de forma desordenada e inadequada, podendo acarretar impactos ambientais negativos. Existem inúmeras formas de processamento de resíduos visando sua estabilização. Dentre elas destaca-se o método da pirólise para obtenção de biocarvão e posterior utilização em sistemas agrícolas, na forma de adição de matéria orgânica nos solos, proporcionando melhorias nas características físicas, químicas e biológicas destes solos e resultando em benefícios aos cultivos agrícolas. O objetivo deste projeto é estudar o potencial de obtenção e utilização de biocarvão dos resíduos provenientes do processamento da madeira em sistema florestal, na produção de mudas e espécies florestais, avaliar o incremento da assimilação e manutenção do carbono no solo, emissão de gases de efeito estufa e avaliar economicamente este processo. O resíduo será obtido em empreendimentos madeireiros das áreas em estudo ? Mato Grosso, Acre e Rondônia e encaminhados para planta de processamento via pirólise e o material obtido, biocarvão, será caracterizado por meio de análises físico-químicas de caracterização. Será testado o uso do biocarvão em substrato para mudas de espécies florestais e no cultivo florestal. A avaliação destes será realizada quanto à parâmetros de desenvolvimento, respostas do estado nutricional das mudas e dos cultivos além dos aspectos físicos, químicos e biológicos dos solos utilizados. Também será avaliado o potencial de redução das emissões de gases de efeito estufa do processo de obtenção e utilização de biocarvão, pois o produto deste processo irá retornar ao solo resultando em prática de fixação de C no solo, além das interações econômicas do processamento e utilização deste produto como substrato e no cultivo de espécies florestais. Espera-se viabilizar soluções para a destinação adequada de resíduos do processamento da madeira, que se encontram depositados de forma irregular, beneficiar solos agrícolas e cadeias produtivas (produção de mudas e florestal). Espera-se ainda, que a quantificação do carbono sequestrado traga mais uma vantagem deste sistema de processamento. Espera-se também que a quantificação dos custos envolvidos dê respaldo ao uso sustentável da prática. Todas as informações obtidas serão difundidas entre a comunidade científica, a cadeia produtiva da madeira e produtores rurais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Abreu de REZENDE - Coordenador / Cláudia M. B. F. Maia - Integrante / Marina Moura Morales - Integrante / Etelvino Henrique Novotny - Integrante / Maurel Behling - Integrante / Julio César dos Reis - Integrante/ João Gabriel Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    PROJETO CIRCUITO TURÍSTICO DAS PRAIAS DO ARAGUAIA: ARAGUAIA EM FÉRIAS, Descrição: Este projeto teve o intuito de mapear ademanda turistica juntamente com as atividades ecônomicas turísticas e suas vertentes nos mês de julho (alta temporada com grande fluxo de visitantes) nos principais munícipios que possuem "praias e rios paradisiácos" no Mato Grosso situados na região do Vale do Araguaia, localizados nas cidades de Luciára, Cocalinho, Nova Xavantina, São Felix do Araguaia e Santa Tereza. E este projeto ocorreu na UNEMAT de Nova Xavantina - MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (SEDTUR), em que foram delegadas a mim as seguintes atividades: Estatístico Responsável; Tabulação dos Resultados; Elaboração dos Relatórios de Pesquisa de Demanda dos Municípios elencados no projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Mato Grosso. , Avenida dos Ingás - de 2933 a 3221 - lado ímpar, Jardim Imperial, 78555000 - Sinop, MT - Brasil, Telefone: (66) 35112100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2016

    Embrapa - Agrossilvipastoril

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cálculo Diferencial e Integral I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Assistente nivél 1. Cálculo Diferencial e Integral I 72h, disciplina lecionada no período de férias.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cálculo Diferencial e Integral II, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II (72h) para o Curso de Matemática da UERR de São João da Baliza.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Álgebra Linear, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Dislciplina de Álgebra Linear(72h) ministrada para o curso de Matemática da UERR de São João da Baliza.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatística Básica, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina de Estatística Básica (72h), ministrada para o curso de Ciências Contabéis da UERR de São João da Baliza.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cáculo Diferencial e Integral I, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Cálculo Diferencia e Integral I com carga horária de 72 h para o 3º semestre do curso de Matemática da UERR de São João da Baliza - RR.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Matemática Básica I, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina de Matemática Básica com carga horária de 72 h, para o 1º semestre do curso de Ciências da Natureza e Matemática.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatística Básica Aplicada a Educação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina de Estatística Básica Aplicada a Educação com carga horária de 72 h para o 5º semestre do curso de Pedagogia no Campo.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fundamentos da Matemática II, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente nível 1 do curso de Matemática. Carga horária de 72h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Geometria Plana, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente nível 1 do curso de Matemática. Carga horária de 72h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Matemática:Séries Iniciais do Ensino Fund 1, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente nível 1 do curso de Matemática, lecionando Matemática nas Séries Iniciais 1 no curso de Pedagogia.Carga horária de 72h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Etnomatemática nas Séries Iniciais do Ens Fun, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente nível 1 do curso de Matemática, lecionando Etnomatemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia.Carga horária de 72h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Matemática Aplicada, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina ministrada nas férias para o Curso de Contabilidade: Matemática Aplicada com carga horária de 72 h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cálculo Diferencial e Integral I, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I vem sendo ministrada no curso de Matemática, com carga horária de 72 h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatística Aplicada, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina de Estatística Aplicada, vem sendo ministrada para o curso de Matemática, com carga horária de 72h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fundamentos da Matemática III, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina de Fundamentos da Matemática III vem sendo ministrada no curso de Matemática, com carga horária de 72 h.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Matemática Finaceira, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina de Matemática Financeira vem sendo ministrada no Curso de Contabilidade, com carga horária de 72h.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pré-Cálculo - 60 horas, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atualmente exerço o papel de Professor Auxiliar A e venho lecionando a disciplina de Pré-Cálculo com carga horária total de 60 horas, disciplina esta vinculada ao departamento de Matemática da UFRR.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Introdução a Estatística, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atualmente exerço o papel de Professor Auxiliar nível 1 e venho lecionando a disciplina de Introdução a Estatística com carga horária total de 90 horas, disciplina esta vinculada ao Departamento de Matemática da UFRR.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatística Experimental - Mestrado PRONAT, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Foi lecionada uma disciplina condensada de 45 horas/aula de Estatística Experimental, com o auxílio do software R no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) da UFRR, como professor Colaborador do mesmo programa.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Estatística Experimental - Mestrado PRONAT, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Foi lecionada uma disciplina condensada de 45 horas/aula de Estatística Experimental, com o auxílio do software R no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) da UFRR, como professor Colaborador do mesmo programa.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - ENG. CIVIL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - ENG. ELÉTRICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MATEMÁTICA DISCRETA - PROF.ASSISTENTE-PROFMAT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: ESTATÍSTICA-4º SEM DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Estatística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: ESTATÍSTICA BÁSICA-3º SEM CONTABILIDADE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Estatística da Unemat de Sinop

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: ESTATÍSTICA -7ºSEM DE MATEMÁTICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: ESTATÍSTICA - 4º SEM CIÊNCIAS ECONÔMICAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATÍSTICA - 4º SEM ADMINISTRAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATÍSTICA BÁSICA - 3º SEM CIÊNCIAS CONTÁBEI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Matemática Aplicada-1° sem-60h, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Bioestatística 60h - 3ºsem - Biologia, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Estatística Básica 60h 2ºsem Agronomia, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Estatística Aplicada ao Turismo 60h 2ºsem, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Geometria Analítica e Algebra Linear 1ºs, 60h, Carga horária: 4

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Bioestatística Aplicada 60h 7º sem Biologia, Carga horária: 4

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Estatística Básica 60h 3ºsem Agronomia, Carga horária: 4

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Técnicas e Análises Experimentais 7º sem 60h, Carga horária: 4

  • 2009 - 2009

    Faculdade de Tecnologia de Franca

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Estatística e Probabilidades 60h, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Execução de aulas de probabilidades e estatística para o curso de Gestão de Produção de Calçados.

  • 2009 - 2009

    Mais Aprovação, FRANCA-SP

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: professor em nível cursinho, Carga horária: 4

  • 2006 - 2006

    Mais Aprovação

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor em nível cursinho, Carga horária: 4

  • 2005 - 2006

    NOVO COLÉGIO, FRANCA- SP, BRASIL.

    Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Atuava no periódo descrito, como professor de de 1º e 2º colegial, e também como mononitor de de 1º e 2º e 3º colegial e cursinho, utilizando o o material POLIEDRO.