Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva

Possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Exerceu o cargo de Diretora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro ESS/UFRJ (julho de 2006 a julho de 2010). É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Trabalho, com ênfase em Direitos Sexuais e Reprodutivos, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde sexual e reprodutiva, trabalho, extensão, pesquisa e serviço social.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Serviço Social

1999 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Astúcia do Capital e Corrosão da Força de Trabalo: O Complexo Sucroalcooleiro Alagoano.
Nobuco Kameyama..

Mestrado em Serviço Social

1990 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Dr José Maria Gomez.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Palavras-chave: Saúde Pública.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Saúde Humana.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Mulher.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Trabalho e Saúde Sexual e Reprodutiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Mulher/Especialidade: Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Participação em eventos

V Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro I Encontro de Serviço Social da UFRJ..Políticas Sociais Públicas: atuais desafios a seguridade social. 2009. (Outra).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11ºCongresso Mundial de Saúde Pública - Abrasco e World Federation of Public Healt Associations - WFPHA. Paternidade, Gênero e Saúde Pública: Concepções presentes na literatura corrente. 2006. (Congresso).

23º Congresso de Cardiologia da SOCIERJ. 2006. (Congresso).

23º Congresso de Cardiologia da SOCERJ/ I Jornada da SOCERJ. Promoção de Qualidade de Vida: Pensando o Sujeito para além da doença Tema: A Interface entre as ações de saúde e a questão da paternidade. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública ( ABRASCO/ WFPHA). 2006. (Congresso).

Paradigmas e caminhos do Serviço Social na atenção à saúde (III CONASS/ VI SIMPSS). Concepções na literatura corrente sobre paternidade e asua interface com a saúde reprodutiva. 2006. (Congresso).

23º Congresso de Cardiologia da SOCERJ 1ª Jornada SOCERJ de Serviço Social em Cardiologia.. Promoção de qualidade e vida pensando o sujeito para além da doença . 2006. (Congresso).

Seminário Estadual do Rio de Janeiro "Serviço Social - Interfaces com a Saúde. 2006. (Seminário).

Avaliação do processo de Formação do Assistente Social. 2006. (Seminário).

Avaliação do processo de formação do assistente social brasileiro.A formação de profissionais para atuação na área de saúde. 2006. (Seminário).

1º Seminário de Participação do Serviço Social nas portas de entrada e saída nas unidades de saúde. 2006. (Seminário).

1º Seminário de Participação do Serviço Social nas Portas de Entrada e Saída nas Unidades de Saúde.Participação do Serviço Social nas Portas de Entrada e Saída nas Unidades de Saúde. 2006. (Seminário).

Seminário sobre Formação profissional em Serviço Social: Interfaces com a Política de Saúde. Promoção de qualidade e vida pensando o sujeito para além da doença . 2006. (Seminário).

Fórum Saúde e Democracia " Uma visão de futuro para o Brasil (CONASS). 2006. (Outra).

VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. Paternidade e Políticas Públicas: O Papel da Extensão na Viabilização dos Direitos Reprodutivos. 2005. (Congresso).

1º Seminário de Pedagogia Espírita na Educação. 2005. (Seminário).

I Seminário do Serviço Social.Atuação do Serviço social na área da Saúde: limites e desafios. 2005. (Seminário).

Fórum Rio Mulher.Pais e Mães: responsabilidade partilhada. 2005. (Outra).

A Prática Profissional do Assistente Social na Àrea da Saúde: Desafios e Perspectivas. 2005. (Outra).

Família em foco nos programas sociais.Família em foco nos programas sociais. 2005. (Outra).

Perspectivas de Atenção a Usuários de Àlcool e outras Drogras: uma política pública de saúde mental. 2005. (Outra).

Xi Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e seguridade. O Serviço Social e a Esfera Pública no Brasil: o desafio de construir, afirmar e consolidar direitos. 2004. (Congresso).

Garantir Direitos na Seguridade Social Pública - um dever do Assistente Social. 2004. (Seminário).

DST/AIDS.. Conferência: Direitos Sociais e AIDS . 2004. (Seminário).

Garantir Direitos na Seguridade Social Pública - um dever do Assistente Social.A Inserção do Assistente Social na Saúde. 2004. (Oficina).

Encontro Estadual Preparatório ao 11º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais.Seguridade Social: Saúde. 2004. (Encontro).

Colóquio sobre Violência de Gênero e Direitos Humanos. 2004. (Outra).

Fórum de Sexualidade na Adolescência no Novo Milênio.Ciclo de palestras Comemorativo ao centenário da Instituição. 2004. (Outra).

Fórum de Sexualidade na Adolescência no Novo Milênio. 2004. (Outra).

IV Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil. 2003. (Congresso).

SUS em questão: Saúde e Serviço Social no Município do Rio de Janeiro.Saúde e Serviço Social no Município do Rio de Janeiro. 2003. (Outra).

Educar através do amor.Educar através do amor. 2003. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. A extensão universitária no trabalho com a saúde reprodutiva. 2002. (Congresso).

XII Congreso de la Asociación Internacional de Políticas de Salud y XIV Jornadas de Debate sobre Sanidad Pública. Reproductive Healt and Professional Graduation. 2002. (Congresso).

Seminário Comemorativo do Dia do Assistente Social.Seminário Comemorativo do Dia do Assistente Social. 2002. (Seminário).

VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.O Complexo Agro-Industrial Alagoano: Reestruturação Industrial e Modernização Tecnológica. 2002. (Encontro).

Nós na Pós.Núcleo de Estudo do Trabalho - PROCAD. 2002. (Outra).

2ºCongresso de Extensão da UFRJ. A Universidade do Brasil no Novo Milênio. 2001. (Congresso).

2º Congresso de Extensão da UFRJ. Educação e Saúde Reprodutiva na Formação Profissional. 2001. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2001. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e AIDS. Descentralização e Sustentabilidade. 2001. (Congresso).

10ºCongresso Brasileiro de Assistentes Sociais. O Grupo de Adesão "Arte de Viver": Construindo uma Consciência Crítica junto a Usuários Convivendo com HIVcomo Condição Básica ao Exercício da Cidadania. 2001. (Congresso).

Ler Gramsci, entender a realidade. 2001. (Seminário).

Curso de Suplementação de Francês Prático. 1999. (Outra).

Alliança Francesa LE1/ LE2. 1998. (Outra).

II Oficina Nacional de Formação Profissional da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. 1996. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Silva, JS

SILVA, M. M. V. A.; Kameyama, N.. Processo de Trabalho e Saúde do Trabalhador no Campo - o setor da agricultura no ramo da fruticultura no município de Araruama/ RJ. 2004.

SILVA, M. M. V. A.. Análise das novas demandas profissionais da Petrobrás. 2003 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cláudia Peres Marques

SILVA, M. M. V. A.. O Serviço Social e as mudanças na organização: novasdemandas e respostas profissionais. 2003. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sara Aparecida Granemann

SILVA, M. M. V. A.. Para um interpretação marxista da Previdência Privada . 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: GOMES, L

SILVA, M. M. V. A.. S. Planejamento familiar: três décadas de polêmicas, contradições e avanços . 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Exame de qualificação de monografia do curso de especialização e Serviço Social e Saúde Mental da ESS/UFRJ. 1999 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Exame de qualificação. 1998 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Monique Canevello Ferreira

SILVA, M. M. V. A.. Notas Sobre a História do Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Souza da Silva

SILVA, M. M. V. A.. Seguridade Social e Monetarização dos Direitos Sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elana Cristiana Villela Malamace Amaro

SILVA, M. M. V. A.. Paternidade: novos e velhos valores. Uma experiência no setor de maternidade da Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elana Cristiana Villela Malamace Amaro

SILVA, M. M. V. A.. Paternidade: novos e velhos valores. Uma experiência no setor de maternidade da Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Belo Mattenberger

SILVA, M. M. V. A.. Saúde do Trabalhador no Setor Privado: um estudo de caso sobre a Guarda Portuária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Martins Dutra Barreira

SILVA, M. M. V. A.. Feminismo e Imprensa no Brasil: uma análise da produção acadêmica a partir da Revista Estudos Feministas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Ferreira de Paula Menezes

SILVA, M. M. V. A.. Serviço Social em Empresas Públicas: um estudo de caso da CPRM Serviço Geológico do Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sylvia Regina Mello da Silva

SILVA, M. M. V. A.. A Eficácia das Ações de Contracepção do Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau: a perspectiva das usuárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Louise Rangel Ribeiro Veiga

SILVA, M. M. V. A.. Sentidos Atribuídos à Intregalidade, à Humanização e ao Cuidado em Saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angélica Soares Pinto

SILVA, M. M. V. A.. Trabalho, Saúde do Trabalhador e Serviço Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Amélia Braga de Mesquita

SILVA, M. M. V. A.. Saúde do Servidor Público Federal e o Novo Sistema de Atenção à Saúde do Servidor Público (SIASS). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joselene Gomes de Oliveira

SILVA, M. M. V. A.. Política Nacional de Humanização Humanizasus em face a hegemonia neoliberal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Luiz de Souza

SILVA, M. M. V. A.. Notas Sobre as Relações Sociais Capitalistas no Campo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália de Oliveira

SILVA, M. M. V. A.. A Saúde do Trabalhador no Âmbito de um Hospital Público: um estudo das condições de trabalho no Hospital Sales (HMSH). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lidiane Calderini

SILVA, M. M. V. A.. Reestruturação produtiva e trabalho informal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Cabral

SILVA, M. M. V. A.. Gravidez na adolescência: acidente ou escolha?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da UFRJ.

Aluno: Aline do Sacramento

SILVA, M. M. V. A.. O envolvimento masculino no atendimento pré-natal da U.I.S. Herculano Pinheiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da UFRJ.

Aluno: Ana Lídia Machado de Albuquerque

SILVA, M. M. V. A.. Análises das situações de violência sofridas pelas mulheres atendidas no Hospital Maternidade Alexander Fleming. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Comissão Examinadora de Seleção Pública de Professor Substituto para ministrar as disciplinas dos setores de Política Social e Seguridade Social. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Comissão Examinadora de Seleção Pública de Professor Substituto para ministrar a disciplina Tópicos Especiais em Política Social - Criança e Adolescente. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Comissão Examinadora de Seleção Pública encarregada de elaborar e sintetizar o processo de seleção para uma vaga de professor substituto para a disciplina de Administração em Serviço Social. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Comissão Examinadora de Seleção Pública de Professor Substituto para ministrar as disciplinas Política Social do Trabalho e Previdência Social. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Banca de seleção pública de professor substituto para disciplina administração. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Dois concursos públicos realizados para ocupação de vagas de professor substituto do Departamento de Política Social. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Comissão Examinadora de Seleção Pública de Professor Substituto para ministrar as disciplinas Avaliação e Monotoramento e Administração e Orçamento. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Membro Titular da pré-banca de Exame para o mestrado. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Membro Titular da Pré-Banca de doutorado. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.; ALVES FILHO, A.. Trabalho e Estado. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.. Comissão de seleção para transferência externa, mudança de curso isenção vestibular para o curso de Serviço Social. 2003. Escola de Serviço Social da UFRJ.

SILVA, M. M. V. A.; ORTIZ, F. S. G.. Saúde: Intervenção Profissional. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. M. V. A.; ORTIZ, F. S. G.. Saúde da Mulher. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Eliane Coimbra Farhat

Os Sentidos da Humanização na Produção Teórica de Saúde; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Daniely Souza Maiorano

A Responsabilidade Social e o Novo Padrão de Proteção Social: um estudo de caso sobre as práticas sociais desenvolvidas pela empresa AMPLA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Josefa de Souza e Souza

O Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Recém-nascido de risco (NAIRR) no Hospital Maternidade Alexander Fleming: acesso e integralidade no bojo da política de saúde e sua interface com a política de assistência e previdência social; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Jaqueline Pinheiro e Liana Dias

Pais adolescentes e saúde reprodutiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cristiane Ventura

Orientação Sexual nas Escolas : Entraves e Desafios na construçao de Uma Nova Proposta Pedogógica; ; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Gisele Rocha e Jociane Silva

Impactos do Processo de Trabalho na Saúde do Trabalhador: O Caso de Uma Empresa do Ramo Farmacêutico - GW; ; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Janete

Saúde Sexual e Reprodutiva numa Perspectiva Democrártica: a Sexualidade Masculina em Questão; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Luciana Lindenkyer

Exercício Profissional - Novas Demandas Face ás Transformações no Mundo do Trabalho; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Christiane Drago e Suely Souza

Os Impactos da Privatização Sbre os Direitos Trabalhistas - O Caso da LIGHT; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Ana Claudia Silva e Débora Oliveira

Entraves e Desáfios do Controle Social no Processo de Reforma Administrativa: Estudo do Conselho Gestor do Posto Médico-Sanitário de Parque Equitativa; ; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Neyane Macedo Infurna

Contribuição à Reflexão da Educação em Saúde Enquanto Instrumento Socio-Políitco Capaz de Contribuir no Processo de Transformação Social; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Emanuele Cristina Diogo Melo

Saúde e Trabalho nos usuários que Possuem Hanseníase; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Vanessa Costa Pereira

Trabalho e Saúde do Trabalhador: as percepções dos autores na Revista Serviço Sociais e Sociedade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cristiane Oliveira Mattos Ferreira

Aborto: o desafio na construção de uma assistência humanizada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Eliane Ribas Marques

Aborto Provocado: opção ou desinformação?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Aurea Gomes de Miranda Reis e Juliana Motta Barbosa

Da Guarda Tradicional à Guarda Compartilhada: construindo relações de gênero mais equitativas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Luciana Soares Rodrigues

Paternidade: o desafio da mudança no mundo contemporâneo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Aline santos Mello

Gravidez na adolescência: construindo novos padrões de comportamento masculino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da UFRJ; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Damiana Pereira de F

Nascimento, Wagner Alves Frazão Junior; Os Desafios da nova paternidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Fabiana Ennes Lima, Fabiana Ferreira Luiz e Isabela Carvalho

Orientação sexual: o papel da família, da escola e da sociedade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cristina Vasconcelos Ferreira e Lauren Almeida Cunha

O mito do climatério menopausa: a concepção das mulheres climatéricas; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Fabiana Ennes Lima , Fabiana Fereira Luiz e Isabela Carvalho

Orientação Sexual: o papel da família, da escola e da sociedade; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Rodrigo de Oliveira Ribeiro

A saúde do trabalhador como estratégia do desvelamento das contradições do mundo do trabalho; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Andréa Cristina Zanela de Oliveira

Construindo a nova paternidade: uma experiência do Tribunal de Justiça da Cidade do Rio de Janeiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Ângela Cristina Marques

O mito do climatério/ menopausa: a concepção das mulheres climatéricas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cristiane Telles Normando e Viviane de Maurício Figueiredo

Paternidade na adolescência; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cecília Maria, Cristiane, Erika Fernanda, Mirian, Monique

Violência Sexual: Você Pode Virar Esse Jogo!; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Andrea, Eloa Silva, Janaina, Lorena, Alessandra, Damiana

Violência Sexual!? E Eu Com Isso!?; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Andrea, Janaina, Lorena, Roberta, Alessandra, Damiana

Um Estudo sobre Paternidade Em Dois Hospitais Maternidades do Município do Rio de Janeiro; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Juliana de Lima, Debora Muniz

Saúde Reprodutiva: Reflexões Sobre Algumas Questões Presentes no Cotidiano de Um Hospital de Alta Complexidade; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Marcela Lobo, Ana Lidia, Flavia Simone, Luciana Rosa

Projeto de Combate à Violência Sexual Contra a Mulher; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Keila Souto, Sulamita Alves, Suellen, Erica, Daniela Fonseca

Pesquisa Sobre a Valorização da Paternidade; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Vitor Barroso, Keila Cabral, Sulamita, Suellen, Daniela

Pesquisa Sobre Violência Sexual Contra a Mulher; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Elizabeth, Eloa, Janaina, Leia Cristina, Libna, Rosemere

Perfil das Puérperas do Hospital Maternidade Alexander Fleming; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Crisiane Henriques, Elisangela da Silva, Tatiana do Carmo

Paternidade Adolescente: Um Desafio na Construção de Um Novo Pai; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Alice Rodrigues de Barros

O Perfil Sócio-Econômico de Mulheres Internadas com Risco de Prematuridade no Instituto Fernandes Figueira; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Barbara Roubertie, Fernanda de Heredia, Marcelle Fagundes

Os Impactos da Gravidez na Adolescência; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cintia Carla, Elaine Menezes, Livia Vicente, Patricia Leires

DST e AIDS na Adolescência; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Helena Herminio Freitas

Avaliação dos Grupos Educativos de Contracepção no Município do Rio de Janeiro; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Adriana da Silva, Viviane Pereira, Ana Paula, Juliana Amorim

Avaliação dos grupos Educativos com Gestantes Adultas na Perspectiva dos Profissionais de Saúde do Hospital Maternidade Alexander Fleming; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Barbara Roubertie da Silva, Viviane Pereira da Silva

Perfil das Gestantes Inseridas no Pré-Natal da Maternidade Escola/ UFRJ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Fernanda de Heredia, Helena Herminio, Ana Paula Simoes

Laqueadura Tubária: Por Que as Mulheres Procuram?; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Michelle Borely Ferreira de Lima

Agentes da Vida; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Fabiola Correa Duarte, Tatiane Papale de Oliveira da Silva

Adolescentes Grávidas: O Que Nos Revelam?; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Karin Alves do Amaral, Vania Pereira, Camila Dias da Rocha

Projeto Adolescente Gestante: Avaliação e Propostas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Renata Costa Torres

O perfil da Mães Acompanhantes da Unidade Neonatal; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Michelle Borely Ferreira de Lima

Mitos e Verdades do Aleitamento Materno no Perfil das Usuárias da Maternidade Escola da UFRJ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Sheila Teixeira, Katia simone Leao Santos

A Efetivação da Cidadania dos Usuários Soropositivos do "Grupo Adesão Arte de Viver", do Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Adriana, Daniele, Milene, Erica, Leticia

Projeto Papo Cabeça: o perfil dos instrutores de saúde; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Janete Duarte Bastos

Perfil da História Sexual e Reprodutiva das Mulheres Inseridas no Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher - PAISM na Unidade de saúde CMS Milton Fontes Magarão; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Aline dos Santos, Christiane de Almeida, Raquel da Silva

Orientação Sexual: Entraves e Desafios na Construção de uma Nova Proposta Pedagógica; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Jorgelene, Vania Pereira, Eduardo Tomaz, Irimar, Marcia

Hospital Maternidade Praça XV: em discussão o perfil das usuárias; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Petrucelly Pereira Nunes, Viviane Negreiros Azevedo

Demandas e Serviços de Saúde: o perfil das usuárias do PAM da Bandeira; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Ana Fabiola da Silva Monteiro, Daniele Monteiro Baptista

Conhecendo a usuária do PAISM numa perspectiva de integralidade: desafio para os serviços de saúde; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Letícia Cardilo dos Reis

A Sexualidade dos Adolescentes: Atendimento Integral ao Adolescente no PAM - Ilha do Governador; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Letícia Cardilo dos Reis

A Sexualidade dos Adolescentes: Atendimento Integral ao Adolescente no PAM - Ilha do Governador; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Ana Fabiola da Silva Monteiro, Daniele Monteiro Baptista

Conhecendo a usuária do PAISM numa perspectiva de integralidade: desafio para os serviços de saúde; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cirenice, Cristiane Santana, Juliana Marino, Katia Simone

A Identificação de Demandas como Forma de Qualificar os Serviços de Assistência à Saúde da Mulher; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Darla Bezerra Viana, Elizabeth Alvarenga Pedrosa

Perfil das usuárias do Grupo de Planejamento Familiar da Maternidade Escola/UFRJ; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Cirenice de Souza Nascimento e Raquel Cruz da Silva

A Monitoria como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino da Prática do Serviço Social em Saúde Reprodutiva; 2000; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva;

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. . Extensão e prática profissional: viabilizando o acesso à saúde reprodutiva no SUS. Ciência & Saúde Coletiva , v. 1, p. 1-2, 2006.

  • CAVALCANTI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. . A extensão Universitária na Prevenção da Violência Sexual. Espaço para a Saúde (Online) , v. 6, p. 23-28, 2005.

  • SILVA, M. M. V. A. . "A astúcia do Capital e a Corrosão da Força de Trabalho no Complexo Agro-industrial Sucro-alcooleiro Alagoano".. Temporalis. revista da Associação Brasileira de Ensino e Pequisa em Serviço Social - ABEPSS. , v. 06, p. 39-53, 2002.

  • SILVA, M. M. V. A. (Org.) . Curso de Serviço Social na UFRJ: 70 Anos de História. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. v. 1. 150p .

  • SILVA, M. M. V. A. . Capitalismo e políticas sociais: o dilema da autonomia dos cidadãos e da defesa da universalidade dos direitos sociais. In: Alejandra Pastorini, Andrea Moraes Alves, Silvina V. Galízia.. (Org.). Estado e cidadania Reflexões sobre as políticas públicas no Brasil contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2011, v. 1, p. 17-43.

  • SILVA, M. M. V. A. . O Processo de Trabalho Capitalista: à lógica da manipulação da Razão Instrumental.. In: Cecília Paiva Neto.. (Org.). Textos de Apoio: Curso de Capacitação em Promoção e Vigilância em Saúde do Trabalhador PASS-SIASS. 1ed.Rio de Janeiro: , 2010, v. 1, p. 4-32.

  • SILVA, M. M. V. A. . A Política Pública de Trabalho e Renda e o Serviço Social. In: Ilma Rezende, Ludmil Fontenele Cavalcanti.. (Org.). Serviço Social e Políticas Sociais. 1ªed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, v. 1, p. 139-157.

  • SILVA, M. M. V. A. . O Processo Histórico de Construção das Concepções de Paternidade.. In: José Leonídio Pereira, Claúdia Fanelli, Regina Celi Pereira, Silvia Rios.. (Org.). Sexualidade na Adolescência no Novo Milênio.. 1ed.Rio de Janeiro.: UFRJ., 2006, v. 1, p. 54-65.

  • SILVA, M. M. V. A. . O Papel das Ciências Humanas na Universidade e na Sociedade e a Contribuição da Escola de Serviço Social neste Cenário. Revista do CFCH, CFCH - Praia Vermelha, p. 7 - 8, 01 jun. 2010.

  • SILVA, M. M. V. A. . Um mergulho no universo feminino. Jornal do Sintufrj, Rio de Janeiro, p. 8 - 8, 22 jun. 2003.

  • SILVA, M. M. V. A. . O SERVIÇO SOCIAL E AS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE E GESTÃO DA FORÇA DE TRABALHO. REVISTA DA PRAIA VERMELHA, RIO DE JANEIRO, p. 80 - 115, 01 dez. 2000.

  • SILVA, M. M. V. A. . Saúde e Trabalho no Complexo Agroindustrial Sucroalcooleiro: a corrosão da força de trabalho. In: II Semana de Integração Acadêmica do CFCH, 2008, Praia Vermelha. Anais da II Semana de Integração Acadêmica do CFCH, 2008. v. 1.

  • CAVALCATI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. . Paternidade e Políticas Públicas: O papel da Extensão na Viabilização dos Direitos Reprodutivos .. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária., 2005, Rio de Janeiro.. Vol. 1; Fascículo 1; Série 1; p. 1-7, 2005. v. 1. p. 1-7.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Ä Extensão como Origem da Construção do Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino .. In: Jornada de Extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humannas., 2005, Rio de Janeiro.. Anais da Jornada de Extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humannas.. Rio de Janeiro.: CFCH., 2005. v. 1.

  • SILVA, M. M. V. A. . Educação e Saúde Reprodutiva na Formação Profissional. In: 2º Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. A Universidade do Brasil no Novo Milênio, 2001.

  • SILVA, M. M. V. A. . A Inserção do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva/ESS?ufrj na Rede Pública de Saúde. In: 1ª Jornada de Intercâmbio de Trabalho de Serviço Social na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro., 1999, Rio de Janeiro., 1999.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Construção e Implementação do Núcleo de Ações em Saúde Reprodutiva. In: IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: Trabalho e Projeto Ético Profissional., 1998, Goiânia. Anais do IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - Caderno de Comunicações. São Paulo.: Cortez Editora., 1998. v. II. p. 430-431.

  • SILVA, M. M. V. A. . O Complexo Agro-Industrial Alagoano: Reestruturação Industrial e Modernização Tecnológica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2002, Juiz de Fora. VIII Encontronacional dePesquisadores em Serviço Social, 2002.

  • SILVA, M. M. V. A. . Universidade de Portas Abertas para as Demandas da Sociedade Práticas exitosas de produção e gestão institucional. In: Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional 2010 - Homenagem a Celso Furtado, 2010, Brasília. Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional 2010 - Homenagem a Celso Furtado. Brasília: Ministério da Integração Regional, 2010. v. 1. p. 339-339.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; SOUTO, K.C. ; MAIORANO, D.S. . Paternidade, Gênero e Saúde Pública: Concepções presentes na literatura corrente. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11ºCongresso Mundial de Saúde Pública - Abrasco e World Federation of Public Healt Associations - WFPHA, 2006, Rio de Janeiro. ABRASCO, 2006.

  • SILVA, M. M. V. A. . Promoção de políticas públicas numa perspectiva de gênero: a experiência do Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino da ESS/UFRJ. In: Fazendo Gênero 6: Fazeres Globais, Saberes Locais, Fazeres Locais, Saberes Globais, 2004, Florianópolis/ SC. Programação e Resumos - Fazendo Gênero 6: Fazeres Globais, Saberes Locais, Fazeres Locais, Saberes Globais, 2004. v. 1. p. 83-83.

  • SILVA, M. M. V. A. ; CAVALCANTI, L. F. ; ZUCCO, L. P. . Políticas públicas de saúde na atenção à violência sexual. In: XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2004, Fortaleza. XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade - O Serviço Social e a Esfera Pública no Brasil: o desafio de construir, afirmar e consolidar direitos, 2004. v. 1. p. 128-128.

  • SILVA, M. M. V. A. . "O Complexo Agro-Industrial Alagoano: Reestruturação Industrial e Modernização Tecnológica".. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. ABEPSS. UFJF., 2002, Juiz de Fora / Minas Gerais.. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. ABEPSS/UFJF., 2002. v. 01.

  • SILVA, M. M. V. A. . Reproductive Health and Professional Graduation. In: XII Congreso de la International Association of Heath Policy. XIV Jornadas de Debate de la Federación de Asociaciones para la Defensa de la Sanidad Pública, 2002, Palma de Mallorca. Globalizar la salud en un mundo global. Defendiendo la salud en un mundo polarizado. Ponencias y Comunicaciones., 2002. v. 1. p. 108-109.

  • SILVA, M. M. V. A. . A extensão universitária no trabalho com a saúde reprodutiva. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002, João Pessoa. I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002. v. 1. p. 285-285.

  • SILVA, M. M. V. A. . Grupo de Adesão Arte de Viver: construindo a cidadania nos serviços de saúde. In: III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo. III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002. v. 1. p. 00-00.

  • SILVA, M. M. V. A. . A Extensão Universitária no Trabalho com a Saúde Reprodutiva. In: I Congresso Brasileirode Extensão Universitária, 2002, João Pessoa. Universidade: Conhecimento e Inclusão Social, 2002.

  • SILVA, M. M. V. A. . Grupo de adesão arte de viver: construindo a cidadania nos serviços de saúde. In: IV Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e Aids. Descentralização e Sustentabilidade, 2001, Cuiabá. IV Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e Aids. Descentralização e Sustentabilidade, 2001. v. 1. p. 267-268.

  • SILVA, M. M. V. A. . O Grupo de Adesão "Arte de Viver": construindo uma consciência crítica junto a usuários convivendo com HIV como condição básica ao exercício da cidadania. In: 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001, Rio de Janeiro. 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001. v. 1. p. 233-233.

  • SILVA, M. M. V. A. . Educação e Saúde Reprodutiva na Formação Profissional. In: 2 Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. 2º Congresso de Extensão da UFRJ - A Universidade do Brasil no Novo Milênio, 2001. v. 1. p. 75-75.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; Oliveira,W.M . O Grupo de Adesão "Arte de Viver": Construindo uma Consciência Crítica junto a Usuários Convivendo com HIV como Condição Básica ao Exercício da CIdadania. In: 10ºCongresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001, Rio de Janeiro. Trabalho, Direitos e Democracia, 2001.

  • SILVA, M. M. V. A. . ALEITAMENTO MATERNO NO CAMPUS: DEMOCRATIZANDO INFORMAÇÃO EM DEFESA DA VIDA. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000. v. 5. p. 122-122.

  • SILVA, M. M. V. A. . GRUPO DE ADESÃO "ARTE DE VIVER": UM CAMINHO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CIDADANIA DE PESSOAS CONVIVENDO COM AIDS. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000. v. 5. p. 137-137.

  • SILVA, M. M. V. A. . SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA NO ENFOQUE DE GÊNERO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ATENÇÃO AOS ADOLESCENTES. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. LIVROS DE RESUMOS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000. v. 5. p. 347-348.

  • SILVA, M. M. V. A. . A TRAJETÓRIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS E AÇÕES EM SAÚDE REPRODUTIVA (ESS/UFRJ) NA ARTICULAÇÃO DO ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO. In: 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2000, BRASÍLIA. 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC: O BRASIL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO - DESAFIO PARA O SÉCULO XXI, 2000. v. 1. p. 31-31.

  • SILVA, M. M. V. A. . A ARTICULAÇÃO DO ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO NA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO. In: 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2000, BRASÍLIA. 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC: O BRASIL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO - DESAFIO PARA O SÉCULO XXI, 2000. v. 52. p. 104-104.

  • SILVA, M. M. V. A. . A Atuação do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva (ESS/UFRJ) na Qualificação da Atenção à Saúde Reprodutiva e na Avaliação e Monitoramento das Políticas Sociais. In: V Semana de Extensão "Violência, Pobreza e Desigualdade - Estratégias Para o Próximo Milênio", 2000, Niterói. Programação e Resumos dos Trabalhos - V Semana de Extensão UFF, 2000. v. 1. p. 177-177.

  • SILVA, M. M. V. A. . A Atuação do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva (ESS/UFRJ) na Formação Profissional dos Alunos e na Qualificação Profissional das Equipes de Saúde. In: V Semana de Extensão "Violência, Pobreza e Desigualdade - Estratégias Para o Próximo Milênio", 2000, Niterói. Programação e Resumos dos Trabalhos - V Semana de Extensão UFF, 2000. v. 1. p. 63-63.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Construção e Implementação do Núcleo de Ações em Saúde Reprodutiva/ESS/UFRJ na Rede Púbblica de Saúde: Qualificando a Assistência e Capacitando Profissionais.. In: II Internacional Women work Health., 1999, Rio de Janeiro.. Cadernos de Comunicação II International Women Work Health.. Rio de Janeiro.: FIOCRUZ, 1999. v. I. p. 173-173.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Uma Experiência de Extensão em Saúde Reprodutiva: Escola de Serviço Social/ufrj - CMS Marcolino Candaw/SMS.. In: II International Women Work Health, 1999, Rio de Janeiro. Anais do II Internacional Congress Women health.. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999. v. I. p. 331-332.

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCATI, L. F. . Construção e Implementação do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva. In: II Simpósio de Serviço Social em Saúde, Novas Demandas das Instituições e o Serviço Social. USP/UNESP/UNICAMP., 1998, São Paulo.. Anais do II Simpósio de Serviço Social em Saúde, Novas Demandas das Instituições e o Serviço Social., 1998. v. I.

  • SILVA, M. M. V. A. ; SOUTO, K.C. ; MAIORANO, D.S. ; ZUCCO, L. P. . Paternidade, Gênero e Saúde Pública: concepções presentes na literatura corrente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAIORANO, D.S. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. . Concepções na literatura sobre paternidade e a sua interface com a saúde reprodutiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. M. V. A. . Pedagogia Espírita. Uma nova Visão para o Futuro da Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; BRANCO, V.C ; MARTINS, A.C. . Paternidade e Políticas Públicas: O papel da extensão na viabilização dos direitos reprodutivos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. M. V. A. . Paternidade Adolescente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Astúcia do capital e corrosão da força de trabalho - o Complexo Sucroalcooleiro Alagoano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Conservadorismo e Modernização na Reestruturação Industrial do Complexo Sucroalcooleiro Alagoano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVALCANTI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. . Políticas públicas de saúde na atenção à violência sexual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. M. V. A. ; CAVALCANTI, L. F. ; ZUCCO, L. P. . Promoção de políticas públicas numa perspectiva de gênero: a experiência do Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino da ESS/UFRJ. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. M. V. A. . "Núcleo de Estudo do Trabalho". 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . "Saúde Reprodutiva".. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . "Da Modernidade a Pós Modernidade: O Processo de Trabalho Capitalista".. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. ; CAVALCATI, L. F. ; ZUCCO, L. P. . Reproductive Health and Professional Graduation. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . "Modernização Tecnológica e Reestruturação Industrial no Complexo Agro-Industrial Sucro-Alcooleiro Alagoano". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . 'projeto de Pesquisa - Modernização Tecnológica e Reestruturação Industrial no Setor Sucro-alcooleiro Alagoano:Trabalho e Saúde no Período 85/2000".. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . A extensão universitária no trabalho com a saúde reprodutiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Grupo de Adesão Arte de Viver? construindo a cidadania nos serviços de saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Saúde Sexual e Reprodutiva.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. M. V. A. . "Novas Formas de Gestào do Trabalho". 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Grupo de adesão "Arte de viver": construindo a cidadania nos serviços de saúde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . Educação e saúde reprodutiva na formação profissional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . O Grupo de Adesão "Arte de Viver": construindo uma consciência crítica junto a usuários convivendo com HIV com condição básica ao exercício da cidadania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Projeto "Nücleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . "O Complexo Agro-Industrial Sucro-Alcooleiro Alagoano: Reestruturação Industrial e Modernização Tecnológica".. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . Sexualidade na adolescência no enfoque de gênero: capacitação de professores do ensino fundamental na atenção aos adolescentes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Grupo de adesão "Arte de Viver" - um caminho de construção coletiva da cidadania de pessoas convivendo com AIDS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Universidade e sociedade na garantia da saúde reprodutiva. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . A Atuação do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva (ESS/UFRJ) na Formação Profissional dos alunos e na Qualificação Profissional das Equipes de Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . A articulação ensino/ pesquisa/ extensão na Semana Mundial do Aleitamento Materno. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . A trajetória do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva (ESS/UFRJ) na articulação do ensino/ pesquisa/ extensão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . Aleitamento materno no campus: democratizando informação em defesa da vida. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. M. V. A. . A Atuação do Núcleo de Estudos e Ações da Saúde Reprodutiva (ESS/UFRJ) na Qualificação da Atenção à Saúde Reprodutiva e na Avaliação e Monitoramento das Políticas Sociais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . PESQUISA DE OPINIÃO: SERVIÇO SOCIAL EM QUESTÃO.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. M. V. A. . Astúcia do Capital e Corrosão da Força de Trabalho - O Complexo Sucroalcooleiro Alagoano.. Rio de Janeiro.: Produção Independente., 2003 (Defesa de Tese de Tese de Doutorado no Programa de Pós Graduação da ESS/UFRJ.).

  • SILVA, M. M. V. A. . Paper Grupo de Adesão Arte de Viver: construindo uma consciência crítica junto a usuários convivendo com o HIV como condição básica ao exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Escola de Serviço Social/ UFRJ, 2002 (Material resultante do trabalho de extensão junto ao Programa de DST/AIDS realizado no Centro Munici).

  • SILVA, M. M. V. A. . Relatório de Atividades - Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino - 2000. Rio de Janeiro: Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Estensão - SR-5/ UFRJ, 2001 (Relatório de Atividades).

  • SILVA, M. M. V. A. . SEXUALIDADE E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. RIO DE JANEIRO: CENTRO ARTICULADOR DE FORMAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CAFERJ, 2000 (REFERENTE AO MODULO VI, INTITULADO ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO CONTEXTO BR).

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Sexualidade e Doenças Sexualmente Transissíveis.. Rio de Janeiro: Mimeo, 1999 (Publicação Restrita).

  • SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Caderno de Recursos Comunitários. Rio de Janeiro: Mimeo, 1998 (Publicação Restrita).

Outras produções

SILVA, M. M. V. A. . Assessoria Temática para o Encontro Estadual Preparatório ao 11º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, selecionando trabalhos inscritos na Sessão Temática denominada "Seguridade Social".. 2004.

SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; CAVALCANTI, L. F. . Site na internet http://www.metodaplicada.cjb.net. 2004.

SILVA, M. M. V. A. . Site na internet http://www.geocities.com/CollegePark/Den/4853 (Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino). 2001.

SILVA, M. M. V. A. . Oficina de trabalho sobre a inserção do assistente social na saúde. 2004.

SILVA, M. M. V. A. . Coordenador de Curso - 03/2003 a 03/2004. 2004.

SILVA, M. M. V. A. . Membro de Comissão da Associação Científica ou Profissional - 09/2001 a 03/2004. 2004.

CAVALCANTI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. ; OLIVEIRA, Z. L. C. . Promoção de políticas públicas numa perspectiva de gênero: a experiência do núcleo de saúde reprodutiva e trabalho feminino da ESS/UFRJ. 2004.

SILVA, M. M. V. A. . Membro de Comissão de Avaliação - setembro de 2003 a outubro de 2003. 2003.

SILVA, M. M. V. A. . Membro de Comissão de avaliação - 07/2003 a 07/2003. 2003.

SILVA, M. M. V. A. . A Monitoria como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino da Prática do Serviço Social em Saúde Reprodutiva. 2003.

SILVA, M. M. V. A. . SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA. 2000.

SILVA, M. M. V. A. . SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 2000.

SILVA, M. M. V. A. . COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA, A SEREM INSERIDOS NO PROJETO DE EXTENSÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E AÇÕES EM SAÚDE REPRODUTIVA E TRABALHO FEMININO, REALIZADA EM MARÇO DE 2000.. 2000.

SILVA, M. M. V. A. . COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA, A SEREM INSERIDOS NO PROJETO DE EXTENSÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E AÇÕES EM SAÚDE REPRODUTIVA E TRABALHO FEMININO, REALIZADA EM 15 DE AGOSTO DE 2000.. 2000.

SILVA, M. M. V. A. . INTERDISCIPLINARIEDADE - QUESTÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS". 2000.

SILVA, M. M. V. A. . COMISSÃO DE SELAÇÃO DE ALUNOS A SEREM INSERIDOS NO PROJETO DE EXTENSÃO: NÚCLEO DE ESTUDOS E AÇÕES EM SAÚDE REPRODUTIVA E TRABALHO FEMININO.. 2000.

SILVA, M. M. V. A. . A Monitoria como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino da Prática do Serviço Social em Saúde Reprodutiva. 2000.

SILVA, M. M. V. A. . Comissão de Seleção do Projeto de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Ações em Saúde Reprodutiva junto ao Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto. 1999.

SILVA, M. M. V. A. . Comissão de Seleção do Projeto de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Ações em Saúde Reprodutiva junto ao Centro Municipal de Saúde Manuel José Ferreira. 1999.

SILVA, M. M. V. A. . Comissão de Seleção do Projeto de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Ações em Saúde Reprodutiva junto ao Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau. 1999.

SILVA, M. M. V. A. . Membro de Conselho de Unidade - 10/1997 a 10/1998. 1998.

SILVA, M. M. V. A. ; Acosta, Luiz Acosta . Centro de Cidadania da Praia Vermelha. 2009. (Elaboração do Projeto de Extensão - Centro de Cidadania da Praia).

SILVA, M. M. V. A. . Curso Política Social de Saúde Tema: Serviço Social e Política de Saúde. 2006. .

SILVA, M. M. V. A. . Política Social de Saúde. Tema: Politica Social de Saúde e o Trabalho do Asssistente Social. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. M. V. A. . Saúde Reprodutiva e a intervenção profissional do assistente social. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. M. V. A. . Curso Política de Saúde com o tema: Política Social de Saúde e o trabalho do Assistente Social. 2005. .

SILVA, M. M. V. A. . Paternidade e Polítcas Públicas. 2004. (III Forum de Debates sobre Paternidade.).

SILVA, M. M. V. A. . Paternidade e Políticas Públicas. 2004. (Conferência proferida no III Forum de Debates Sobre Paternidade.).

SILVA, M. M. V. A. . Garantir Direitos na Seguridade Social Pública - um dever do Assistente Social.. 2004. (Participação em seminário.).

SILVA, M. M. V. A. . Estrutura e funcionamento do SUS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. M. V. A. . Cadernos Temáticos nº 03: Atribuiç]oes e Desafios do Serviço Social na Área do Trabalho.. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recurso Didático.).

SILVA, M. M. V. A. . Caderno Temático nº 02: Consultoria. NEAT - CRESS/RJ. Abril de 2003.. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de capacitação profissional.).

SILVA, M. M. V. A. . Política do Trabalho Emprego e Renda e Serviço Social: Controle e Gestão da Força de Trabalho.. 2003. (Palestra proferida na disciplina Núcleo Temático para os alunos do Curso de Serviço Social da UFRJ,).

SILVA, M. M. V. A. . Estrutura e Funcionamento do SUS.. 2003. (Aula proferida no curso de Extensão e Seguridade Social, de curta duração, no HUCFF, promovido pela).

SILVA, M. M. V. A. . Seleção de alunos para o Projeto de Monitoria, integrante do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino, intitulado "A Monitoria como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino da Prática do Serviço Social em Saúde Reprodutiva.. 2003. (Seleção de alunos de monitoria.).

SILVA, M. M. V. A. . Seminário SUS em questão: saúde e serviço social no município do Rio de janeiro. 2003. (Coordenação de evento).

SILVA, M. M. V. A. . Intervenção Profissional do Serviço Social na Gestão Pública e Privada no Município do Rio de Janeiro. 2003. (Coordenação de Evento).

SILVA, M. M. V. A. . Intervenção Profissional do Serviço Social na Empresa.. 2003. (Evento Cintífico.).

SILVA, M. M. V. A. . Responsabilidade Social. 2003. (Evento Científico.).

SILVA, M. M. V. A. . Gestão da Qualidade.. 2003. (Coordenação de Evento.).

SILVA, M. M. V. A. . Atribuições e Desafios do Serviço Social na Área do Trabalho.. 2003. (Coordenação de Evento Científico.).

SILVA, M. M. V. A. . Responsabilidade Social.. 2003. (Evento Científico.).

SILVA, M. M. V. A. . Projeto de Intervenção Profissional na Área do Trabalho.. 2003. (Evento Científico / Curso de Capacitação.).

SILVA, M. M. V. A. . Educar Através do Amor. 2003. (Palestra sobre educação para os pais e educadores da Escola Estadual Tavares Bastos. Maceió/Al, 05 d).

SILVA, M. M. V. A. . "Caderno Temático Nº 1: Atendimento Social".. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Capacitação Profissional.).

SILVA, M. M. V. A. . "Processo de Trabalho do Assistente Social: Assessoria".. 2002. (Coordenação do Evento.).

SILVA, M. M. V. A. . 'O espaço do Masculino". 2002. (Coordenação da sessão intitulada "O Espaço do masculino").

SILVA, M. M. V. A. . "O Trabalho dos Assistentes Sociais de Empresa: O Atendimento Social". 2002. (Coordenação do Evento.).

SILVA, M. M. V. A. . XXIV Jornada d Iniciaçào Cient[ifica e XIV Jornada de Iniciaçào Artística e Cultural. 2002. (Coordenaçào de sessào intitulada O Espaço Masculino.).

SILVA, M. M. V. A. . XXIV Jornada de Iniciaçào Científica e XIV Jornada de Iniciaçào Artístitca e Cultural.. 2002. (Coordenaçào da sessào 158: Intervençào Profissional.).

SILVA, M. M. V. A. . Encontro e Debate sobre o tema: O Trabalho dos Assistentes Sociais de Empresa: O Atendimento Social.. 2002. (Participaçào no evento.).

SILVA, M. M. V. A. . Nós na Pós.. 2002. (Participaçào no Evento Nós na Pós.).

SILVA, M. M. V. A. . I Encontro de Assistentes Sociais de Empresa no Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Coordenaçào).

SILVA, M. M. V. A. . I Encontro de Assistentes Sociais de Empresa no Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Participaçào no Evento).

SILVA, M. M. V. A. . XX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais/CBAS. 2001. (Participaçào no XX CBAS).

SILVA, M. M. V. A. . II Congresso de Extensào da UFRJ. 2001. (Participaçào no congresso de Extensào).

SILVA, M. M. V. A. . Seminário sobre "Novos Fenômenos do Capitalismo Contemporâneo. 2001. ("Participaçào no Seminário: "Novos Fenômenos do Capitalismo Contemporâneo).

SILVA, M. M. V. A. . Antônio Gramsci - Semináro Internacional "Ler Gramsci, Entender a Realidade. 2001. ("Participaçào como Congressista).

SILVA, M. M. V. A. . II Congresso de Extensão da UFRJ - A Universidade do Brasil no Novo Milênio. 2001. (Participação em Congresso).

SILVA, M. M. V. A. . Interdisciplinariedade - questões teórico-metodológicas no Curso de Atualização em Serviço Social na área de Saúde da Mulher. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. M. V. A. . COMISSÃO DE SELEÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E AÇÕES EM SAÚDE REPRODUTIVA E TRABALHO FEMININO, REALIZADA NO DIA 15 DE AGOSTO DE 2000.. 2000. (PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS.).

SILVA, M. M. V. A. . CONSTRUINDO A PARCERIA INSTITUCIONAL ENQUANTO ESTRATÉGIA DA MELHORIA DAS AÇÕES DE SAÚDE. 2000. (EVENTO CIENTÍFICO.).

SILVA, M. M. V. A. . DESIGUALDADE, POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL.. 2000. (COORDENADORA DE EVENTOS).

SILVA, M. M. V. A. . CONSTRUINDO A PARCERIA INSTITUCIONAL ENQUANTO ESTRATÉGIA DA MELHORIA DAS AÇÕES DE SAÚDE. 2000. (EVENTO FREQUENTADO).

CAVALCANTI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. ; ZUCCO, L. P. . Relatório de Atividades - Núcleo de Estudos e Ações em saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino. 2000. (Relatório de pesquisa).

ZUCCO, L. P. ; CAVALCATI, L. F. ; SILVA, M. M. V. A. . A construção dos Direitos Reprodutivos na Rede Pública de Saúde. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de capacitação profissional.).

SILVA, M. M. V. A. . Estrutura e Funcionamento do SUS.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. M. V. A. . Estudos da Paternidade. 2004 (Desenvolvimento) .

SILVA, M. M. V. A. . Estados da Arte sobre paternidade. 2004 (Pesquisa) .

SILVA, M. M. V. A. . Modernização Tecnológica e Reestruturação Industrial no Setor Agro-Industrial Sucro-alcooleiro Alagoano: Trabalho e Saúde nos Anos 90. 2003 (Pesquisa) .

SILVA, M. M. V. A. . Programa de Saúde da Mulher. 2001 (Extensão) .

SILVA, M. M. V. A. . Transformações na produção capitalista, papel dos serviços e novas formas de natureza do trabalho. 2000 (Pesquisa) .

SILVA, M. M. V. A. . Construção e Implementação do Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino. 1998 (Extensão) .

SILVA, M. M. V. A. . A questão da submissão e da legitimidade nos processos de gestão administrativa-fundamentos para uma reflexão sobre a participação dos diversos atores socais envolvidos em estratégias de controle da força de trabalho. 1997 (Pesquisa) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado. , Av. Pasteur, 250,fundos ., Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: () 38735380

Experiência profissional

1995 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2006

    Direção e administração, Escola de Serviço Social da UFRJ, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 07/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Linhas de pesquisa

  • 04/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Linhas de pesquisa

  • 04/1998

    Extensão universitária , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Atividade de extensão realizada, "Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva..

  • 04/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Atividade realizada, Atividades de Pesquisa..

  • 01/1997

    Estágios , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Estágio realizado, Orientação a alunos estagiários na área de Saúde Reprodutiva..

  • 01/1995

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leciono as disciplinas: Administração e Metodologia na área de Saúde Reprodutiva.

  • 01/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Atividade realizada, Atividades de Orientação..

  • 07/1995 - 07/1997

    Direção e administração, Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

2003 - 2003

Escola de Serviço Social da UFRJ

Vínculo: Coordenadora de graduação, Enquadramento Funcional: coordenadora

1984 - 1985

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Iniciativa Privada, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente Social da Clínica de Repouso Dr. José Lopes de Mendonça - Clínica Psiquiátrica

Atividades

  • 04/1993 - 12/1994

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração, Metodologia Aplicada Criança e Adolescente, Metodologia Aplicada Educação