Juvair Fernandes de Freitas
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1987) , mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2004). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atualmente é professor ensino superior da Fundação Universidade Estadual de Goiás.
Informações coletadas do Lattes em 28/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Geografia
2011 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Título: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FERROVIA NORTE - SUL NAS CIDADES PÁTIO DE TRANBORDO DAS MICRO-REGIÕES DE ANÁPOLIS, CERES E PORANGATU - GOIÁS - BRASIL
Regina Célia Bega dos Santos.
Mestrado em Geografia
2001 - 2004
Universidade de Brasília, UnB
Título: A Expansão Urbana e a Segregação Sócio-espacial em Anápolis - Goiás, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Rafael Sanzio Aruajo dos Anjos
Palavras-chave: planejamento urbano, segregação sócio espacial.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
Organização de eventos
FREITAS, J. F. . Colóqui Nacional Henri Lefebvre: Produção e reprodução do Espaço nas Cidades Brasileiras. 2013. (Outro).
FREITAS, J. F. . I Seminário de Oós Graduação, Meio Ambiente e Turismo - planjemaneto logistico e Arranjos Produtivos. 2008. (Outro).
FREITAS, J. F. . IV Semana de Prática de Pesquisa em Geografia. 2004. (Outro).
FREITAS, J. F. . Curso de Extensão Cartografia e Educação. 2004. (Outro).
FREITAS, J. F. . V Seman de Prática de Pesquisa em Geografia. 2004. (Congresso).
FREITAS, J. F. . III semana de práticas de pesquisa em geografia. 2003. (Outro).
FREITAS, J. F. . III semana de prática de pesquisa em Geografia. 2003. (Outro).
FREITAS, J. F. . curso Básico de GPS. 2003. (Outro).
FREITAS, J. F. . Metrópoles: desigualdades sócioespaciais e governaça urbana. 2003. (Congresso).
FREITAS, J. F. . Curso de aperfeiçoamento - cartografia e Planejamento do Território. 2002. (Outro).
FREITAS, J. F. . i Workshop sobre educação geográfica no Distrito Federal. 2001. (Outro).
FREITAS, J. F. . Curso de Extensão sistema de informações geográficas: teoria e ppráticas. 1998. (Outro).
FREITAS, J. F. . IX Semana de Geografia - Geog. e interdisciplinaridade. 1997. (Outro).
Participação em eventos
Encuentro de Geógrafos de América Latina. a estruturação do Esapço urbano em Cidades Médias - o caso de Anápolis. 2013. (Congresso).
Sinpósio Nacional de Geografia Urbana - SIMPURB. Periferização Urbana e a Segregação sócioespacial em Cidades Médias: o caso de Anápolis. 2013. (Congresso).
VI Encontro Nacional da Anppas. A Estruturação Urbana e a Segregação Socioespacial - caso de Anápolis. 2012. (Congresso).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Espaços de resostencia e Esperança. 2010. (Congresso).
I Seminário de Pós Graduação em Geografia, Meio ambiente e Turismo - Planejamento Logístico e arranjos Produtivos.Do Espaço ao Território: Estruturação das Cidades Médias no Contexto Regional e o Mercado de Trabalho. 2008. (Seminário).
VI congresso Brasileiro de Geógrafos. Exposição Técnica de Cartografia. 2004. (Congresso).
curso de extensão: recurso hídricos, conflitos e gerenciamento de manaciais. 2002. (Oficina).
XI semana de geografia.XI Semana de Geografia - geografia natureza e Sociedade. 2001. (Seminário).
XI Semana de Geografia.Geografia natureza e sociedade. 2001. (Seminário).
X Semana de Geografia.gestão participativa - comunidade e espaço. 1999. (Seminário).
X Semana de Geografia.Gestão participativa - comunidade e espaço. 1999. (Seminário).
Semana de Integração cultural do Jubileu de Ouro de Iporá - GO.Os Paradgmas da Geografia. 1998. (Oficina).
III Semana de História e Geografia da Universidade Estdual de Anápolis.A Geografia de Denuncia de Josué de Castro. 1997. (Oficina).
IX Semana de Geografia - Geog. e interdisciplinaridade - ciclo de debates.geografia e interdiciplinaridade. 1997. (Seminário).
IX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 1992. (Congresso).
Participação em bancas
FREITAS, J. F.. o trabalho como fator de ressocialização do preso. 2019.
FREITAS, J. F.. floresta Nacional de Brasília, seu uso a quem ela serve: uma abordagem geográfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.
FREITAS, J. F.. Os livros didáticos de Geografia da 6ª série: discurso e silencio sobre gênero. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.
FREITAS, J. F.. Crescimento Populacional e Circulação no Lago Norte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.
FREITAS, J. F.. a importancia das aulas de geografia para a integração social do aluno portadpor de deficiencia auditiva. 2003.
FREITAS, J. F.. A geografia na Educação de Joves e Adultos do Distrito Federal: o caso de Ceilancia. 2003.
FREITAS, J. F.. Análise da Área de Interesse social em Anápolis - Conjunto Habitadcional Filostro Machado na Perspectiva da segregação sócio-residencial. 2003 - Universiade Estaadual de Goiás.
FREITAS, J. F.. Estudo da Paisagem Religiosa do Espaço Sagrado da Catedral Rainha da Paz. 2003.
FREITAS, J. F.. analise da área de interesse social em anápolis - conjunto habitacional foilostro machadoperspectiva para segregação socio residencial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
FREITAS, J. F.. Instrumentação Cartográfica e a Cosntrução do Saber Geográfico. 2002 - Universidade de Brasília.
FREITAS, J. F.. A violencia nas escolas da ceilancia: um estudo do espaço urbano. 2000.
FREITAS, J. F.. Análise Multitemporal das Modificações na Conformação do Canal do Rio Madeira. 1999 - Universidade de Brasília.
FREITAS, J. F.. Análise da Educação Ambiental no Ensino de Geografia da 5ª Sérrie do 1º Grau- Escolas de Planaltina/DF. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.
FREITAS, J. F.. as relações entre o distrito de goialandia para com o municipio de anápolis e para com o município de neripoles. 2023.
FREITAS, J. F.. Autorização para funcionamento do curso de Geografia, licenciatura, a ser ministrado no Instituto Superior de Educação Santo Agostinho - ISA.. 2003.
Orientou
A AVALIAÇÃO COMO UM DESAFIO A SER SUPERADO PELOS PROFESSORES; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em cuso de formação de professores) - Universidade de Brasília/EAD; (Orientador);
A ordem espacial da rodoviária do Plano Piloto versus a percepção do sujeito; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
A inserção da Obra de Josué de Castro no Pensamento Geografico; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
A relação espacial do cooperativismo; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
Condomino residencial jardim atenas: segregação socio espacial em seu entorno; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
Educação ambiental e Interdicipliaridade; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
Conteúdos Transversais: o meio ambiente e a Geografia; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
a Questão do Mapa no Ensino Fundamental; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
Análise da Educação Ambiental no Ensino da Geografia da 5ª série do 1º grau das Escolas públicas de Planaltina; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
Análise do ensino de Geografia no 1º Grau; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília; Orientador: Juvair Fernandes de Freitas;
Produções bibliográficas
-
FREITAS, J. F. . A estruturaçao do espaço urbano em cidades médias- ocaso de Anápolis -GO. In: Ecuentro de geógrafos da América Latina, 2013, Lima , Peru. estruturaçao do espaço urbano em cidades médias - o caso dde Anápolis, 2013.
-
FREITAS, J. F. . a periferização urbana em cidades médias e a segregação sócioespacial. In: XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2013, Rio de Janeiro. A periferizaçao urbana e a segregação socioespacial em cidades médias - o caso de Anápolis, 2013.
-
FREITAS, J. F. . O Uso da Terra e a Segregação Sócioespacial em Anápolis. In: xvi congresso nacional de geógrafos, 2010, Porto Alegre - RS. ENG 2010. porto alegre- RS: AGB- seção porto alegre, 2010. v. v.1.
-
FREITAS, J. F. . O Monitoramento da Expansão Urbana em Anápolis. In: Congresso Brasileiro de Geografia, 2004, Goânia. Anais da AGB, 2004.
-
FREITAS, J. F. . As particularidades das pequenas cidades de Goiás como alternativas para um estudo de caso : a cidade de Pilar de Goiás, o quilombo de papuã. In: Semana de História e Geografia, 2009, Anápolis. As particularidades das pequenas cidades de Goiás como alternativas para um estudo de caso : a cidade de Pilar de Goiás, o quilombo de papuã. Anápolis: CIEA- UEG, 2009.
-
FREITAS, J. F. . XI Semana de Geografia - Geog. Natureza e Sociedade. In: XI semana de geografia, 2001, Brasília. xi semana de geografia - geografia natureza e sociedade, 2001. v. 1.
-
FREITAS, J. F. . A Estruturação do Espaço Urbano em Cidades Médias - o caso de Anápolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . a estruturação do Espaço urbano em Cidades Médias - o caso de Anápolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . A segregação sócio-Espacial e a Expansão Urbana em Anápolis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . Comemoração dos 30 anos do Departamento de Geografia UnB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, J. F. . o trabalho de campo e a formação do geógrafo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . Curso Básico de GPS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . Cartografia e planejamento do Território. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . I workshop sobre educação geografia no DF. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, J. F. . geografia Natureza e Sociedade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . geografia Natureza e sociedade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . X Semana de Geografia - Gestão Participativa- Cm. e Espaço. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . gestão participativa - com. espaço. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . Sistema de informação Geográfica - teoria e pra´tica - mini curso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FREITAS, J. F. . Os Paradigmas da Geografia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, J. F. . IX SEmana de Geografia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, J. F. . IX Semana de Geografia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FREITAS, J. F. . Geração de Mapas Sociais em Anápolis. 2005.
FREITAS, J. F. . Assessor de Área da área de Geografia no projeto Avaliação de Livros Didático de 1ª a 4ª séries MEC/1998. 1998.
FREITAS, J. F. . parecer sobre revalidação de Diploma de Bacharel em Geografia Emitido pela Universidade de FRIBOUG - Suiça. 1998.
FREITAS, J. F. . Comissão de avaliação - RES. IHD nº 36/97. 1997.
FREITAS, J. F. . Constituição de comissão de avaliação. 1997.
FREITAS, J. F. . Composição de Banca Examinadora do processo de seleção simplificada para contratação de professor substituto. 1996.
FREITAS, J. F. . Curso Plano Diretor. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FREITAS, J. F. . Curso de Geografia a Distancia - UAB. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FREITAS, J. F. . As categorias geográficas e a produção de conhecimento em geografia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso a Distancia).
FREITAS, J. F. . mapas temáticos escolarização da populaçao de Anápolis. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
FREITAS, J. F. . mapas temáticos sobre tipologias habitacionais em Anápolis. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
FREITAS, J. F. . mapas temáticos sobre renda domiciliar em Anápolis. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
FREITAS, J. F. . mapas sobre o crescimento urbano de Anápolis. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
FREITAS, J. F. . Membro titilar do GPAL. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Grupo de acompanhamento dos Cursos de Licenicatura da Universidade de Brasilía - GPAL).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
A dinämica do valor imobiliario na cidade de Anápolis entre 2002 e 2019, Descrição: A presente pesquisa propõe analisar o crescimento do valor imobiliário na cidade de Anápolis utilizando dois recorte temporais: 2002 a 2012 e de 2013 até o presente momento. Nesse sentido o trabalho fundamenta na análise de duas variáveis: 1. o ITBI (imposto de transmissão inter vivos); 2.pesquisas nos enunciados dos editoriais locais para finalidades de vendas de imóveis, principalmente nos finais de semanas.O ponto chave dos estudos sobre s cidades, assenta-se sobre o fenômeno da reestruturação urbana nos últimos decênios. a estruturação ou reestruturação urbana refere-se as dinâmicas e os processos atinentes aos espaços regionais e ou ocorridos no âmbito da rede urbana. Por isso o trabalho repousa sobre duas escalas geográficas de analise, a regional e a local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
-
2011 - Atual
A influencia da Ferrovia Norte -Sul na Estruturaçao Urbana de Anápolis, Descrição: Porjeto de pesquisa aprovado no Doutoirado na Universidade de Campinas - Unicap 2011. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
-
2010 - 2011
AS NOVAS CENTRALIDADES E A PERIFERIZAÇÃO URBANA DA CIDADE DE ANÁPOLIS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
-
2010 - 2011
Riscos Ambientais e sociais no DF: estudo de caso XIV- São Sebastião, Descrição: A população da RAIII ? São Sebastião e o meio ambiente encontram-se em situação de risco, ou seja, suas características de ordem social e ambiental,constituem riscos para a segurança e qualidade de vida da população. O presente projeto apresenta uma proposta de analisar a vulnerabilidade social e espacial da população de baixa renda de ão sebastião, analisando dados secundários sobre emprego, renda escolaridade e moradia nesta região. O projeto ainda se propõe fazer uma avaliação macroscópica dos impactos ambientais nas nascentes dos córregos ribeirão São Bartolomeu, tendo em vista a fragilidade ambiental dessas áreas face ao intenso processo de urbanização recente na área. O projeto ainda tem a proposta de colaborar com atividades de educação ambiental nas escolas da rede pública e na comunidade local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
-
2009 - 2010
Riscos Ambientais e sociais no DF: estudo de caso XIV- Santa Maria, Descrição: A população da RAIII ? Santa Maria e o meio ambiente encontram-se em situação de risco, ou seja, suas características de ordem social e ambiental,constituem riscos para a segurança e qualidade de vida da população. O presente projeto apresenta uma proposta de analisar a vulnerabilidade social e espacial da população de baixa renda de Santa Maria, analisando dados secundários sobre emprego, renda escolaridade e moradia nesta região. O projeto ainda se propõe fazer uma avaliação macroscópica dos impactos ambientais nas nascentes dos córregos ribeirão Santa Maria e Saia Velha, tendo em vista a fragilidade ambiental dessas áreas face ao intenso processo de urbanização recente na área. O projeto ainda tem a proposta de colaborar com atividades de educação ambiental nas escolas da rede pública e na comunidade local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
-
2005 - 2008
rede de pesquisadores sobre Cidades Médias, Descrição: trabalho desenvolvido em Anápolis - rede de cidades Médias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
-
2003 - 2004
participaçao do projetocoordenado pelo observatório das Metrópoles, Desigualdade Sócio-Espaciais e Governaça Urbana entre a UFRJ/UEG, Descrição: situaçao: concluído Natureza: pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juvair Fernandes de Freitas - Coordenador.
Prêmios
2023
certificado em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, UNIDADE DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS ? UnUCSEH. , Avenida Juscelino Kubitschek, Jundiaí, 75110390 - Anápolis, GO - Brasil - Caixa-postal: 33281128, Telefone: (062) 33281129, Ramal: 062, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1988 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1991 - 2011
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor conveniado SEDF/UnB, Carga horária: 20
1995 - 1997
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor Substitui, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1995
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introcução à Ciencia Geográfica
1988 - Atual
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
2011 - atual - Licença para conclusão do curso de doutorado na UNICAMP- Área Geografia;
2010 - cargo funçao : Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do Curso de Geografia/UnUCSEH
1988 - Atual
Fundação Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual de Goiás.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juvair Fernandes de Freitas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?