José Jesse Gonçalves

Mestre em Gestão do Conhecimento e da TI com especialização em Análise Sistemas e graduação em Licenciatura em Matemática. Professor de Ensino Superior e, atualmente, professor em cursos de pós-graduação à distância, onde também é autor de materiais didáticos (livros, e-books e apostilas). Atualmente é também Gerente de Projetos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além do gerenciamento de projetos como de controle de acesso, de auditoria, de procedimentos policiais eletrônicos, de central de atendimento e despacho (atendimentos de ocorrências) e de integração de dados nacionais, é um dos responsáveis na definição e modelagem de processos ligados aos projetos e à fiscalização de contrato de desenvolvimento de software e também atua como analista de negócios e em levantamento de requisitos. Já foi Gerente de Projetos do INEP, onde esteve à frente, principalmente, do projeto ENADE. Também participou da elaboração da metodologia de desenvolvimento de software dessa autarquia, da definição e modelagem de processos para a Diretoria de TI, da análise de sistemas e de requisitos. Já atuou como desenvolvedor de software e de cursos para educação à distância (roteiro e desenvolvimento).

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação

2006 - 2008

Universidade Católica de Brasília
Título: Um repositório de experiência docente integrando estrutura a priori e estrutura emergente a partir da abordagem de Wiki Semântico,Ano de Obtenção: 2008
Germana Menezes da Nóbrega.Palavras-chave: Wikis Semânticos; Wiki Wiki Web; Ontologia; Experiência docente.Setores de atividade: Educação.

Especialização em Análise de Sistemas

1999 - 2000

Universidade Católica de Brasília

Graduação em Licenciatura em Matemática

1992 - 1995

Faculdade de ciências e tecnologia de Presidente Prudente

Formação complementar

2019 - 2019

Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Gestão de Processos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2012 - 2012

Desenvolvimentos de Interfaces Analíticas do BI. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2011 - 2011

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2010 - 2010

CERTIFIED Scrum Product Owner. , ADAPTWORKS, ADAPTWORKS, Brasil.

2008 - 2008

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 16h). , União Pioneira de Integração Social, UPIS, Brasil.

2007 - 2007

Curso de ActionScript 3.0. , Eng. DPT e Multimídia, ENG, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Qualificação com habilitação em Program. (Carga horária: 60h). , NT Educação, NTE, Brasil.

2001 - 2001

Sistema da Qualidade ? Curso de Normas ISO9000. (Carga horária: 72h). , CEFOR-MSD, CEFOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Qualidade de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Participação em eventos

XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE2007).ExperiWiki: abordando a concepção de repositórios de experiência docente a partir de Wikis semânticos. 2007. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • GONCALVES, J. J. . Lógica de Programação. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2015. v. 1. 198p .

  • GONCALVES, J. J. . Lógica de Programação. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2015. v. 1. 198p .

  • GONCALVES, J. J. . Linguagem de Programação Java. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2014. v. 1. 82p .

  • GONCALVES, J. J. . Programação de computadores II: Java. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2014. v. 1. 82p .

  • GONCALVES, J. J. . Introdução à Lógica de Programação. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2014. v. 1. 136p .

  • GONCALVES, J. J. . Linguagem de programação Java. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2014. v. 1. 82p .

  • GONCALVES, J. J. . Introdução à Lógica de Programação. Brasília: Editora MSD, 2004. v. 1. 100p .

  • GONCALVES, J. J. ; Oliveira, T. ; OLIVEIRA, K. M. . Métricas de Reusabilidade para Componentes de Software. In: IV Workshop de Desenvolvimento Baseado em Componentes - WDBC 2006, 2006, Recife. IV Workshop de Desenvolvimento Baseado em Componentes - WDBC 2006, 2006.

  • GONCALVES, J. J. ; NOBREGA, G. M. ; LIMA, F. . ExperiWiki: abordando a concepção de repositórios de experiência docente a partir de Wikis semânticos. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2007), 2007, São Paulo. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

  • GONCALVES, J. J. ; LIMA, F. ; NOBREGA, G. M. . Towards Semantic Wikis to improve Professor Experience Repositories. In: Second Latin American Conference on Learning Objects, 2007, Santiago do Chile. Second Latin American Conference on Learning Objects, 2007.

  • GONCALVES, J. J. . Cybersecurity. Brasília-DF: Unyleya, 2015 (Apostila de curso a distância (pós graduação)).

  • GONCALVES, J. J. . Cybercrime. Brasília-DF: Unyleya, 2015 (Apostila de curso a distância (pós graduação)).

Outras produções

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Introdução aos Sistemas Operacionais ? Windows XP. 2007.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado. 2006.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT OpenOffice Calc. 2005.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . Programa para Modernização da Gestão das Finanças Públicas. 2005.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Introdução aos Sistemas Operacionais ? Windows 2000. 2004.

GONCALVES, J. J. ; SOFTWARE, E. M. . CBT Lógica de Programação - Uma introdução. 2004.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Análise e Acompanhamento de Projetos ? Microsoft Project. 2003.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Tratamento de Imagens ? Photoshop 7. 2003.

GONCALVES, J. J. ; SOFTWARE, E. M. . Transitando Pelo Brasil ? Projeto Rumo à Escola. 2003.

GONCALVES, J. J. ; SOFTWARE, E. M. . De Pontinho em Pontinho Se Faz um Caminho - Projeto Rumo à Escola. 2003.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Direção Defensiva. 2002.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Primeiros Socorros. 2002.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Meio Ambiente e Cidadania. 2002.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Lelislação e Trânsito. 2002.

SOFTWARE, E. M. ; GONCALVES, J. J. . CBT Mecânica Básica. 2002.

GONCALVES, J. J. ; SOFTWARE, E. M. . Coleção SESI 500 Anos. 2000.

GONCALVES, J. J. ; SOFTWARE, E. M. . Introdução à Lógica de Programação. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro e livro).

GONCALVES, J. J. . Macromedia Authorware. 2001. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública. , Ministério da Justiça, Zona Cívico-Administrativa, 70064900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 6120259469, Ramal: 9469

Experiência profissional

2009 - 2014

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

2008 - 2010

União Pioneira de Integração Social

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor dos cursos de Matemática e Lógica Matemática

Atividades

  • 05/2008

    Ensino, Sistemas da informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica Matemática, Matemática

2007 - 2008

NT EDUCACAO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

1996 - 2007

MSD Software Com. Imp. e Exp. Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

2015 - Atual

Ministério da Justiça

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

2013 - Atual

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor