Ana Rita de Souza Oening

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Psicóloga Clínica (Formação em Psicoterapia de Orientação Analítica - 480h) e Pedagoga com especializações (Administração Escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Professora titular da Universidade do Planalto Catarinense desde 1992. Professora do Centro Universitário Facvest. Professora do Curso Normal (Médio) na E E B Vidal Ramos Junior. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação (superior e Ensino Médio), capacitação docente, educação infantil (estágios). Pesquisa nas áreas de: Direitos Humanos e Cidadania, Negro e Educação, Instituições.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1998 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Maria Célia Marcondes de Moraes
Bolsista do(a): Associação Catarinense das Instituições de Ensino Superior.

Especialização em Magistério das Séries Iniciais do 1º Grau

1993 - 1995

Universidade do Planalto Catarinense
Bolsista do(a): Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.

Especialização em Alfabetização em Séries Iniciais

1991 - 1992

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Especialização em Administração Escolar

1988 - 1989

FUNDAÇÃO EDUCACINAL SEVERINO SOMBRA

Aperfeiçoamento em Formação Psicoterapia Orientação Psicanalítica

2010 - 2012

Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina
Orientador: Comissão de Ensino - Mabel Franco

Graduação em Psicologia

2002 - 2008

Universidade do Planalto Catarinense
Orientador: Nádia Frizzo
Bolsista do(a): Associação Catarinense das Instituições de Ensino Superior.

Formação complementar

2010 - 0000

Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica. (Carga horária: 550h). , Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina.

2002 - 0000

Psicologia. , Universidade do Planalto Catarinense.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Didática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Metodologia Científica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

X JORNADA CATARINENSE DE PSIQUIATRIA V JORNADA DO CEPSC III JORNADA DO NUPSC - SAÚDE MENTAL: DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA À PRÁTICACLÍNICA. 2011. (Congresso).

XVII Seminário de Capacitação Docente. 2011. (Seminário).

CURSO DE PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA DO CENTRO DE ESTUDOS PSICODINÂMICOS DE SC.NOTAS A PARTIR DA ABORDAGEM PSICANALÍTICA E EXPERIÊNCIAS INICIAIS DO PSICOTERAPEUTA: REVISITANDO O SETTING TERAPÊUTICO POR MEIO DE UM CASO CLÍNICO. 2011. (Seminário).

XV Seminário de Capacitação Docente. 2010. (Seminário).

1. Simpósio Serrano pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 2010. (Simpósio).

IX Encontro da Psicologia da UNIPLAC. 2010. (Encontro).

Aula Inaugural de Psicologia: Gestalt-terapia - a psicoterapia da forma. 2010. (Outra).

VI COI - Congresso de Integração das Licenciaturas: Formação e professor e ensino fundamental de nove anos. 2009. (Congresso).

II Seminário de Educação do Campo da Serra e do Planalto Catarinense. 2008. (Seminário).

VII Entro de Psicologia da UNIPLAC: Direitos Humanos e Inclusão Social- uma proposta mediada pela Psicologia. 2008. (Encontro).

IIª Conferência Mesorregional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. 2008. (Outra).

IV Congresso Nacional de Ensino Religioso: Diversidade & Ensino Religioso. 2007. (Congresso).

1º Seminário Catarinense das Licenciaturas. 2007. (Seminário).

XI Mostra de Trabalhos de Iniciação a Pesquisa e X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Protagonismo Social em Educação: um Novo Caminho de Resgate da Cidadania e Ressignificação do Projeto de Vida. 2007. (Seminário).

Minicurso: A Pesquisa Qualitativa de Abordagem Histórico-Cultural: Fundamentos e Estratégias Metodológicas. 2007. (Oficina).

30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Encontro).

1 ENCONTRO DE SENSIBILIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. 2007. (Encontro).

12ª Semana de Capacitação Docente. 2007. (Outra).

11º Seminário de Capacitação Docente. 2006. (Seminário).

10º Seminário de Capacitação Docente. 2006. (Seminário).

Seminário de Pesquisa em Anos Iniciais.Diálogos entre Saberes e Fazeres na Educação. 2006. (Seminário).

Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Otacílio Costa.Teoria da Atividade. 2006. (Oficina).

29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Encontro).

Minicurso: O que é Transdisciplinaridade. 2006. (Outra).

I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI. As Relações dos Idos de um asilo da cidade de Lages com seus familiares. 2005. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI. 2005. (Congresso).

8º Seminário de Capacitação Docente. 2005. (Seminário).

3] Seminário de Grupos de Pesquisa - 1] Seminário de Iniciação Científica da ACAFE.Meios de Sobrevivência e o Exercício da Cidadania: Um Estudo dos Modos de Vida e as Estratégias de Sobrevivência Adotadas pelas Famílias Atendidas nos Programas Lages 100 Fome e Fome Zero em Lages. 2005. (Seminário).

Minicurso: Desdobramentos da Psicologia Vigotskiana para a Educação, durante 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Oficina).

Cuso: A perspectiva de agência humana proposta pela teoria social cognitiva e o contexto educacional, durante a XXXV Reunião Anual da SBP. 2005. (Oficina).

28ª Reunião Anual da ANPED. 2005. (Encontro).

XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2005. (Encontro).

Curso: O(A) psicólogo(a) no cenário educacional: diretrizes para um atuação mais competente, durante a XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2005. (Encontro).

Curso: Desafios da Educação na Atualidade.Desafios da Educação no Mundo em Transformação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Proposta Curricular de Santa Catarina. 2005. (Encontro).

VIII Mostra de Trabalhos Científicos de Iniciação à Pesquisa e VI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão.As relações dos idosos de um asilo da cidade de lages com seus familiares. 2005. (Outra).

6º Seminário de Capacitação para Docentes da UNIPLAC. 2004. (Seminário).

7º Seminário de Capacitação Docente. 2004. (Seminário).

VIII Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa e VII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão.As relações dos idosos de um asilo da cidade de Lages com seus familiares. 2004. (Seminário).

4º Encontro de Psicologia da UNIPLAC. 2004. (Encontro).

Fórum Catarinense Sobre Formação em Psicologia. 2004. (Outra).

3º Encontro de Psicologia. 2003. (Encontro).

26ª Reunião Anual da Anped. 2003. (Outra).

Micurso:Metacognição no processo de ensino-aprendizagem - durante a 26ª ANPED. 2003. (Outra).

Tendências das Profissões do Futuro. 2002. (Outra).

VI Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa e V Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2002. (Outra).

Curso NDI - Comunidade. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Joseane de Oliveira da Silveira

SOUZA, A. R.; VOLACO, Copiabianco Gustavo; SANTOS, Jeane. Saúde Mental no Trabalho de Assistência à Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST.

Aluno: Any Francielly do Amaral

SOUZA, A. R.; Maria Dulce de França; Priscila Schineider. O SIGNIFICADO DA SEXUALIDADE PARA UM GRUPO DE IDOSOS QUE PARTICIPAM DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE UM BAIRRO DE LAGES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Ana Paula Moretto

SOUZA, A. R.; BERNARDELLI, Estela Maris; SECCHI, Kenny. ADOÇÃO: MOTIVOS DE PAIS ADOTIVOS PARA A ESCOLHA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Danúbia S

BARBOSA, Tatiane M; VIERO, Ana Mirian Ziliotto;SOUZA, A. R.. Fernandes.Relação de maternidade e paternidade após separação de casais clientes do escritório modelo de assistência jurídica da Uniplac. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Robson Rafael da Silva e Verilanny Strasser

BERNARDELLI, Estela Maris; ARRUDA, Juliana Tonetto Sperotto de;SOUZA, A. R.. Sentimentos vivenciados por adolescentes durante sua primeira gestação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Lenir B Rodrigues

KANAN, Lilia; PACHECO, Roberto;SOUZA, A. R.. CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGES SC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Geci Vitor Dias

FRIZZO, N. P.;SOUZA, A. R.; Marivete Gesser. PERCEPÇÃO DE RISCO EM PORTADORES DE HIV/AIDS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Docentes do Ensino Superior da UNIPLAC- Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Docentes do Ensino Superior da UNIPLAC - Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Docentes do Ensino Superior da UNIPLAC - Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Docentes do Ensino Superior da UNIPLAC- Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.; Marivete Gesser; PROVENZANO, Maria Alice B C. PROVA DE PROFICIÊNCIA. 2010. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.; BERNARDELLI, Estela Maris; GASPARIN, P.. PROVA DE PROFICIÊNCIA. 2009. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.; GASPARIN, P.; TREIN, Arnete. PROVA DE PROFICIÊNCIA. 2009. Universidade do Planalto Catarinense.

SOUZA, A. R.; GOMES, Maria Aparecida; SÁ, ALVES F. PROVA DE PROFICIÊNCIA. 2009. Universidade do Planalto Catarinense.

Orientou

KÃ tia de Lima

A contribuià à o da Psicologia na Preparaà à o da Equipe da OLESC de 2004; Início: 2004; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaà à o em Educaà à o Fà sica) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

Any Francielly do Amaral

O SIGNIFICADO DA SEXUALIDADE PARA UM GRUPO DE IDOSOS QUE PARTICIPAM DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE UM BAIRRO DE LAGES; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

Geisa Locatelli Ongaratto

SEXUALIDADE E AS PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES UTILIZADAS PELOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA REGIÃO SERRANA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Planalto Catarinense, PROUNI; (Orientador);

Any Francielly do Amaral

Dificuldade de aprendizagem dos educandos de 2ª serie do ensino fundamental de uma escola pública de Lages; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Planalto Catarinense, PROUNI; (Orientador);

Anderson Chagas de Oliveira e Edina Kovalski

Psicologia Clínica e Espiritualidade no Município de Lages - SC; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

ANDRISA MELO; EDUARDO ANTUNES DE MATOS e ROBSON RAFAEL DA SI

PRÁTICAS DO PSICÓLOGO EM RELAÇÃO A ADOLESCENTES CUMPRIDORES DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CREAS; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

BRUNA PEREIRA DONDÉ; BRUNA RAFAEL MOTA e MARIANE ANDRADE MUN

AS INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO SETOR DE UTI DE UM HOSPITAL DA REGIÃO SERRANA; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

FLÁVIA ZANOTTO; JAINE OLIVEIRA ANDRADE e KAMILA DOS SANTOS A

PERCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS PARA OS PROCESSOS DE ADOÇÃO POR HOMOAFETIVOS EM LAGES, SC; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

GRAECY CRISTINA DE OLIVEIRA E MATHEUS DA SILVA TOMAZ

O PSICÓLOGO SOCIAL NO ACOMPANHAMENTO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLENCIA DOMESTICA; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; (Orientador);

Bruno J

, Daniela, Helen de F; Henriqueta, Layara e Layse Z; O Movimento Farroupilha e seus Desdobramentos na Regià o Serrana de Santa Catarina; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Ensino Mà dio) - Fundaà à o de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Ministà rio da Ciência e Tecnologia; (Orientador);

PATRÍCIA PEREGO RAMOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO IV (PROCESSOS CLÍNICOS) - CURSO DE PSICOLOGIA; Início: 2011; Orientação de outra natureza; CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST; (Orientador);

Cleci Terezinha Lins de Souza

Dificuldade de Aprendizagem ou Deficiência na Aprendizagem; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pà s-Graduaà à o Lato Sensu - Especializaà à o em Educa) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Andressa Alano Alves

monografia; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pà s- Graduaà à o Lato Sensu - Especializaà à o em Educ) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Lucimara dos Passos

A Rotina no Dia-a-Dia da Creche; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Débora Cristina Bombílio

A influência dos ritmos Biológicos na Aprendizagem de Adolescentes; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Morfofisiológicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

PATRÍCIA PEREGO RAMOS

O IMPACTO DO USO DA INTERNET NA SUBJETIVIDADE DOS ADOLESCENTES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Dâniele Melo Patricio

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO ASILAR DE LAGES; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Ivone T Oliveira e Joseane K do Carmo

Relações de gênero: constituição e experiências de um grupo de crianças e pré-adolescentes e sua professora em uma instituição não-formal de educação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

ANA PAULA RAMOS TEIN

O ATENDIMENTO DE SAÚDE PÚBLICA PARA A PESSOA IDOSA NO MUNÍCIPIO DE LAGES; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço social) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Yalin Brizola Yared

Liberdade Sexual - Mito ou Verdade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

EDILEUSA ROSANA MUNIZ RAMOS

FAMÍLIA MONOPARENTAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

ANDRÉIA BENEDET MOTA

VIOLÊNCIA SEXUAL: QUEM SÃO SUAS VÍTIMAS?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço social) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Marcia Denize Schiestl Grudtner

INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR NA VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço social) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Véra Lucia Andrade da Silva

ARTICULAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço social) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

GABRIELA DE SOUZA BECKHAUSER e SUELEN FIRMINO

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE UM PSICÓLOGO EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG) DA REGIÃO SERRANA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

LETÍCIA ZARDO e PALOMA DUARTE ROSSINI

PAPEL DESEMPENHADO POR UM PSICÓLOGO NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSITÊNCIA SOCIAL NA REINSERÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

ANA PAULA VELOSO; MARLI DE FÁTIMA CAMARGO; PRISCILA GODINHO

PSICÓLOGO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO TDA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Mailza Maria Goulart

Curso de formação continuada, novas técnicas aplicadas a educação; 2003; Orientação de outra natureza; (Pà s-Graduaà à o em Gestà o de Pessoas nas Organizaà à e) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Rita de Souza Oening;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, A. R. ; CORD, D. ; GONÇALVES, R. C. . O Intelectual em Gramsci: Algumas Notas. UNIPLAC (Lages) , Lages, v. 3, p. 105-116, 2000.

  • SOUZA, A. R. . Proposta Curricular de Didática e Estágio Curricular. In: Maristela Aparecida Fagherazzi. (Org.). Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamenta e Médio: Formação Docente para Educação Infantil e Séries Iniciais. Florianópolis: IOESC. COGEN, 1998, v. , p. 74-91.

  • SOUZA, A. R. . Proposta Curricular de História da Educação. In: Jane Motta. (Org.). Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: IOESC. COGEN, 1998, v. 1, p. 30-38.

  • SOUZA, A. R. . Proposta Curricular de Filosofia e Filosofia da Educação. In: Antônio Jerônimo Correa. (Org.). Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Florianópolis: IOESC.COGEN, 1998, v. , p. 39-47.

  • SOUZA, A. R. . Proposta Curricular de Didática e Prática de Ensino. In: Vânia Beatriz Monteiro da Silva. (Org.). Proposta Curricular de santa Catarina. Florianópolis: IOESC.COGEN, 1997, v. , p. 166-173.

  • SOUZA, A. R. . Proposta Curricular de Alfabetização. In: Ligia Regina Klem. (Org.). Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, 1991, v. , p. 13-16.

  • SOUZA, A. R. . A Experiência da Instituição Escolar em Lages no Contexto de uma Administração Participativa. In: III Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa - II Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão, 1999, Lages, 1999.

  • SOUZA, A. R. ; SHIROMA, E. O. ; OUTROS . A Experiência Educativa da Instituição Escolar em Lages, no Contexto de uma Administração Participativa (1977-1982). In: Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sul, 1998, Florianópolis. Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sul. Florianópolis: PALLOTTI, 1998. v. 1. p. 57-58.

  • SOUZA, A. R. ; ZANOTTO, C. ; JULIANEAVIESCILI, ; FRANCINEAMAITO, . As relações familiares de sujeitos asilados com seus familiares na cidade de Lages (SC).. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. XXXV Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

  • SOUZA, A. R. ; ZANOTTO, C. ; FRANCINEAMAITO, ; JULIANEAVIESCILI, . A relação dos sujeitos asilados com seus familiares na cidade de Lages (SC).. In: ULAPSI, 2005, São Paulo. Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.

  • SOUZA, A. R. ; ZANOTTO, C. ; FRANCINEAMAITO, . As Relações dos idosos de um asilo da cidade de Lages com seus familiares. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. I Congresso Latino-americano da Psicologia - ULAPSI, 2005.

  • SOUZA, A. R. . A Instituição Escolar em Lages no Contexto de uma Democracia Participativa (1977-82). In: Congresso Brasileiro da História da Educação: Educação no Brasil - História e Historiografia, 2000, Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira da Educação, Congresso Brasileiro da História da Educação: Educação no Brasil - História e Historiografia, 2000. p. 31-33.

  • SOUZA, A. R. . UM SEGUNDO OLHAR PARA O INÍCIO DO TRATAMENTO: AS VICISSITUDES DE UM TERAPEUTA INICIANTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. R. . EXPERIÊNCIAS INICIAIS DO PSICOTERAPEUTA: REVISITANDO O SETTING TERAPÊUTICO POR MEIO DE UM CASO CLÍNICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OENING, Ana Rita de Souza ; SOUZA, A. R. . TRANSTORNO ALIMENTARES:NOTAS A PARTIR DA ABORDAGEM PSICANALÍTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. R. . RELAÇÕES QUE CONSTITUEM O SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA A PARTIR DO ENFOQUE DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. R. ; Geci Vitor Dias . Protagonismo Social em Educação: Um Novo Caminho de Resgate da Cidadania e Ressignificação do Projeto de Vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, A. R. ; Geci Vitor Dias . Rompendo com as Fronteiras da Exclusão Escolar Através do Protagonismo Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, A. R. . As relaçoes dos idosos e seus familiares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, A. R. . As relacões dos idosos com seus familiares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. R. . Disciplina: Instrumento de Dominação Construído Históricamente 1995 (Trabalho Monográfico).

Outras produções

SOUZA, A. R. . Elaboração e Reestruturação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação. 2008.

SOUZA, A. R. ; Lucia Ceccato de Lima ; Tânia Maria Belatto ; Maria Cândida Pereira . Assessoria Técnica e Pedagógica. 2007.

SOUZA, A. R. . Capacitação de Professores. 2004.

SOUZA, A. R. . E.E.B.N.S.ROSÃ RIO. 2003.

SOUZA, A. R. ; Cleusa Couto de Oliveira ; José Cé ; Lucia Ceccato de Lima . Assessoria Técnica e Pedagógica. 2001.

SOUZA, A. R. ; VÁRIOS . Encontro de Desenvolvimento de Roteiro para Softwares Educacionais. 1996.

SOUZA, A. R. . Membro do Conselho de Ética em Pesquisa - CEP/UNIPLAC. 2010.

SOUZA, A. R. ; SOUZA, T. S. ; Priscila Schineider . Curso de capacitação dos Cuidadores dos Idosos das Casas Asilares de Lages. 2007.

SOUZA, A. R. . Docência no Curso de Especialização: Educação das Relações étnico-Raciais. 2008.

SOUZA, A. R. ; Maria Dulce de França . Docência em curso de especialização em Gerontologia. 2006.

SOUZA, A. R. ; FURTADO, I. W. ; Terezinha Maria Soares . Curso de Especialização em Gerontologia. 2005.

SOUZA, A. R. ; VÁRIOS . CONSAD. 2004.

SOUZA, A. R. ; TEIXEIRA, Z. C. ; OUTROS . Programa de Mestrado em Educação. 2004.

SOUZA, A. R. . Coordenação de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais -Modalidade Tele Conferência. 2003.

SOUZA, A. R. . Docência em Pós-Graduação. 2003.

SOUZA, A. R. . FIBROMIALGIA: A DOR INVISÍVEL, UMA REFLEXAO A PROPÓSITO DA COMPREENSÃO PSICOLÓGICA DA DOENÇA. 2009. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, A. R. ; ONGARATTO, Geisa Locatelli ; SILVA, josé Francisco ; BUENO, Luana Souza . SENTIMENTOS: A VIDA NO ASILO. 2009. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, A. R. . Formação Continuada e em Serviço para Professores do Município de Urupema/SC - Módulo 02. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. R. . Capacitação de Cuidadores/Profissionais que trabalham nas Instituições Asilares de Lages - TURMA 1. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. R. ; Angelo Augusto Frozza ; José Luís Carraro ; Susan Aparecida de Oliveira ; Tânia Mara da Silva Belatto . Formação Continuada em Educação a Distância/ACAFE virtual UNIPLAC - 2ª Edição. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. R. . Capacitação de Cuidadores/Profissionais que trabalham nas Instituições Asilares de Lages - TURMA 2. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. R. . Programa Brasil Alfabetizado - Capacitação de Alfabetizadores. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. R. ; FRANCINEAMAITO, ; JULIANEAVIESCILI, ; ZANOTTO, C. . As relações dos idosos de dois asilos de Lages com os seus familiares. 2003 (Pesquisa) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Planalto Catarinense, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , Av: Castelo Branco, 170, Universitário, 88509-900 - Lages, SC - Brasil, Telefone: (49) 32511006, Ramal: 1006, Fax: (49) 2511051, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Clínica de Saúde Aplicada

Vínculo: sócio proprietário, Enquadramento Funcional: profissional liberal, Carga horária: 10

Outras informações:
Trata-se de Clínica de Saúde Aplicada, onde atuam: psicólogos e nutricionista. Os primeiros com psicoterapia.

2005 - Atual

Escola de Educação Básica Centro Educacional Vidal Ramos Junior

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, didática, psicologia, estágio curricular

1992 - Atual

Universidade do Planalto Catarinense

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2002

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e prática de Ensino, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus, Filosofia da Educação, História da Educação, História da Educação Brasileira, Metodologia Ciêntífica, Psicologia Geral, Psicologia da Educação, Supervisão de Estágio

  • 03/2002

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 12/2000

    Ensino, Pedagogia Habilitação em Educação, Séries Iniciais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Aprendizagem, Desenvolvimento e Socialização na Infância

  • Estágios , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas Letras e Arte.,Estágio realizado, Orientação de Estágios nos Cursos de Ciências Sociais e de Pedagogia.

  • 10/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .,Atividade de extensão realizada, Participação na XXXIi Reunião Anual de Psicologia - realizada em Florianópolis, SC.

  • 10/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .,Atividade de extensão realizada, Curso "O desenho da Família em Cores - Técnica de Investigação das Disfunções Psicológicas" - 5 h e 50 minutos.

  • 10/2002 - 10/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Brasileira de Psicologia, .,Atividade realizada, Participação na xxxii Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia.

  • 09/2002 - 10/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Anped, .,Atividade realizada, Participação na 25ª Reunião Anual da ANPED - 48 horas.

  • 07/2002 - 07/2002

    Ensino, Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Aprendizagem, Desenvolvimento e Socialização na infância - 30 horas aula

  • 06/2002 - 06/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Participação na Banca de Avaliação no Concurso Seletivo Externo, na disciplina de Psicolologia Social.

  • 06/2000 - 06/2002

    Direção e administração, Federal, Departamento de Ciências Humanas Letras e Arte.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia.

  • 05/2002 - 05/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Sc e Universidade Estadual de Sc, .,Atividade realizada, VI Cilco de Debates sobre Educação Infantil.

  • 02/2002 - 02/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Planalto Catarinense, Pró-reitoria de Ensino.,Atividade realizada, 3º Seminário de Capacitação Docente - 12h/a.

  • 01/2002 - 02/2002

    Serviços técnicos especializados , Universidade do Planalto Catarinense, Pró-reitoria de Ensino.,Serviço realizado, Integrante da Banca de Avaliação no "Concurso Seletivo Externo, na disciplina: Dentística Clínica".

  • 01/2002 - 02/2002

    Serviços técnicos especializados , Universidade do Planalto Catarinense, Pró-reitoria de Ensino.,Serviço realizado, Integrante da Banca de Avaliação no "Concurso Externo, na Disciplina: Dentística Pré-Clinica.

  • Direção e administração, Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Cargo ou função, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • 10/2001 - 10/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Anped, .,Atividade realizada, Participação na 24ª Reunião Anual da ANPED- 42h e Minicurso: Fontes para a história da educação do tempo presente.

  • 10/2001 - 10/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Associação Brasileira de Psicologia Social, .,Atividade realizada, Participação na Reunião Anual da ABRAPSO.

  • 10/2001 - 10/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Planalto Catarinense, Pró- Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.,Atividade realizada, "II Semana Acadêmica de Ciências Sociais - 20h.

  • 09/2001 - 09/2001

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, VI Encontro Catarinense de Avaliação Institucional - 8 h.

  • 05/2001 - 09/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Santa Catarina, .,Atividade realizada, V Ciclo de Debates sobre Educação Infantil - 20 h.

  • 07/2001 - 07/2001

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, 2º Seminário de Capacitação Docente - 20h.

  • 07/2001 - 07/2001

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, 2º Seminário de Capacitação Docente - 20h.

  • 05/2001 - 05/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Santa Catarina, ANFOP E CED FORUM DAS LICENCIATURAS.,Atividade realizada, Reunião dos Coordenadores dos Cursos de Pedagogia do Estado de Santa Catarina em 17 de Maio de 2001.

  • 04/2001 - 04/2001

    Extensão universitária , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade de extensão realizada, Comissão Organizadora da 5ª Semana do Livro Infantil.

  • 04/2001 - 04/2001

    Extensão universitária , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade de extensão realizada, Participação nas Palestras ministradas durante a 5ª Semana do Livro Infantil - 20h/a.

  • 04/2001 - 04/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Planalto Catarinense, .,Atividade realizada, 5ª Semana do Livro Infantil.

  • 02/2001 - 02/2001

    Extensão universitária , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade de extensão realizada, Curso de Capacitação de Professores do Ensino Superior 20h.

  • 10/2000 - 10/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, IV Mostra de trabalhos de Iniciação à Pesquisa e III Jornada de Pesquisa de Ensino e Extensão - 20h/a.

  • 09/2000 - 10/2000

    Extensão universitária , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade de extensão realizada, Semana da Pedagogia: Infância e Pedagogia.

  • 09/2000 - 09/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Participação na 23ª Reunião Anual da ANPEd e minicurso "Nas Tramas do Arquivo"-60 hs.

  • 08/2000 - 08/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Participação na Palestra "Projeto Político Pedagógico".

  • 08/2000 - 08/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Seminário: Enfrentando a Violência Doméstica em suas Diferentes Expressões - 16h/a.

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Banca do Concurso Seletivo Externo para Docentes do Magistério Superior da UNIPLAC, conforme Edital nº018/2000 na Disciplina de BIOGEOGRAFIA.

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Banca do Concurso Seletivo Externo para Docentes do Magistério Superior da UNIPLAC, conforme Edital nº018/2000. Na Disciplina de FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS.

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Banca do Concurso Seletivo Externo para Docentes do Magistério Superior da UNIPLAC, conforme Edital nº018/2000. Na disciplina de FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR.

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Banca do Concurso Seletivo Externo para Docentes do Magistério Superior da UNIPLAC, conforme Edital nº018/2000. Na disciplina de PSICOMOTRICIDADE.

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Banca do Concurso Seletivo Externo para Docentes do Magistério Superior da UNIPLAC, conforme Edital nº018/2000. Na disciplina de FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO.

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Banca do Concurso Seletivo Externo para Docentes do Magistério Superior da UNIPLAC, conforme Edital nº018/2000. Na disciplina de PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

  • 02/2000 - 02/2000

    Serviços técnicos especializados , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Serviço realizado, Elaboração do regulamento de Estágio do Curso de Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

  • 02/2000 - 02/2000

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino, Curso de Educação Física.,Serviço realizado, Elaboração do regulamento de Estágio do Curso de Educação Física.

  • 02/2000 - 02/2000

    Extensão universitária , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade de extensão realizada, Curso de Capacitação para professores do Ensino Superior 20h.

  • 02/2000 - 02/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, "Curso de Capacitação para Professores do Ensino Superior" 24h/a.

  • 12/1999 - 02/2000

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino, Departamento de Ciências Sociais.,Serviço realizado, Participação na elaboração no Projeto no Curso de Licenciatura Plena em história, aprovado pelo CONSEPE da UNIPLAC, em 21 de dezembro de 1999.

  • 11/1999 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Ministério do Trabalho Fat Sine Ufsc, Fapeu.,Atividade realizada, Curso de Capacitação para Supervisores de Estágio - 16h/a.

  • 11/1999 - 11/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, .,Atividade realizada, "III Seminário dop Fórum Catarinense de Estágios da Instituição de Ensino Superior", "I Seminário Estadual de Monografias das Instituições de Ensino Superior".

  • 11/1999 - 11/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Coordenação do Grupo Temático: Educação e Formação de Professores, na III Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa e II Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão da UNIPLAC.

  • 09/1999 - 09/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Anped, .,Atividade realizada, Participação na 22ª Reunião Anual da ANPEd e do Minicurso: As categorias na Pesquisa e História da Educação com a Profª Drª Eliane Marta Teixeira Lopes (UFMG).

  • 03/1999 - 03/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação, Cogen.,Atividade realizada, Docência no curso de qualificação do Professor Leigo em Educação Infantil/Pólo de Lages - 20h/a.

  • Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Pedagogia.,Serviço realizado, Projeto do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais.

  • 09/1998 - 09/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Anped, .,Atividade realizada, participação na 21ª Reunião Anual da ANPEd e do Minicurso: Memória Educativa como Mediadora da Construção Histórica de um Projeto de Didática e Formação de Professores, oferecido pela Profª Drª Maria de Lourdes Rocha Lima.

  • 07/1998 - 07/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Ufsc Anped, Forum Sul de Coordenadores de Pós Graduação da Anped.,Atividade realizada, Participação no Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.

  • 04/1998 - 04/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Anfop, Anfop Sul.,Atividade realizada, Encontro Regional: A formação do Profissional da Educação: Perspectivas para o Próximo Milênio"..

  • Extensão universitária , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade de extensão realizada, Programa Universidade Solidária Regional - Marema/SC.

  • Treinamentos ministrados , See Demec Sesi Ies Ufsc, Secretaria Estadual de Educação.,Treinamentos ministrados, Curso de Qualificação do Professor Leigo em Educação Infantil na Disciplina " Orientação de Estágio".

  • 08/1997 - 08/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Sed Diem Gecap, Cogen.,Atividade realizada, Docente e cursista no Encontro de professores do curso de aperfeiçoametno de História da Educação e Didática e Prática de Ensino - 20h/a.

  • 06/1996 - 06/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Estado da Educação e Desporto, Sed Gecap.,Atividade realizada, Aperfeiçoamento para professores do curso de magistério: educação infantil à 4ª série do ensino fundamental.

  • 05/1996 - 05/1996

    Treinamentos ministrados , Sindicato dos Trabalhadores Em Educação na Rede Pública de Ensino Em Sc, Sinte Lages.,Treinamentos ministrados, Parâmetros Curriculares Nacionais

  • 05/1996 - 05/1996

    Treinamentos ministrados , 7ª Cre Undime Uniplac, Plano Regional de Educação.,Treinamentos ministrados, Interdisciplinalidade

  • 05/1996 - 05/1996

    Treinamentos ministrados , Prefeitura do Município de Correia Pinto, Secretarias Municipais da Saúde de Educação e Cultura do Bem Estar Social.,Treinamentos ministrados, 1ª Conferência Municipal de Educação em Saúde Coletiva e 1º Seminário de Análise de Saúde do Município Segundo as Condições de Vida

  • 05/1996 - 05/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Estado da Educação e Desporto, 7ª Coordenadoria Regional de Educação Diretoria de Ensino.,Atividade realizada, Curso de Aperfeiçoamento para professores do curso de Magistério - Educação Infantil a 4ª série (40 h/a).

  • 05/1996 - 05/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Sc e Universidade Estadual de Sc, Ced Ufsc e Cce Udesc.,Atividade realizada, VIII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - tema.

  • Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Coordenadora docente do grupo de Estudos de Professores dos Cursos de Magistério da Região da 7ª CRE..

  • 12/1995 - 12/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Pós Graduação, Facip.,Atividade realizada, Seminário - Questões do Regional e a Globalização Cultural.

  • 10/1991 - 02/1995

    Serviços técnicos especializados , Público de Direito Privado, Assessoria Pedagógica.,Serviço realizado, Elaboração de Projetos Ligados ao Prolicen e ao Programa de Descentralização da Gestão do Ensino da Educação e Desporto de Santa Catarina.

  • Pesquisa e desenvolvimento , Federal, Mec Sesu Prolicen Ufsc Uniplac.,Linhas de pesquisa

  • 06/1994 - 06/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação, .,Atividade realizada, Curso de Atualização para Articuladores Pedagógicos do Projeto Criança 2000 - 40h/a.

  • 05/1992

    Estágios , Federal, Departamento de Ciências Humanas Letras e Arte.,Estágio realizado, Orientação de Grupos de Estágio supervisionado nos Cursos de Ciências Sociais e Pedagogia..

  • 06/1993 - 06/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade da Região de Joinville, Secretaria de Estado da Educação Cultura e Desporto.,Atividade realizada, Seminário sobre Metodologias do Cruso de Magistério de 1º grau - 1ª a 4ª Série (40h/a).

  • 04/1993 - 04/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Coaprender Núcleo de Estudos e Assessoria a Aprendizagem, .,Atividade realizada, Seminário de Reflexão Educativa - A Construção de Um Novo Cidadão.

  • 11/1992 - 03/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Estado da Educação e Desporto, Diretoria de Recursos Humanos Dirh Sec.,Atividade realizada, Curso de Capacitação para Especialistas, Orientadores Educacionais, Supervisores e Administradores Escolares - 80h/a.

  • 11/1992 - 02/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação, 7ª Coordenadoria Regional de Educação.,Atividade realizada, Curso de Atualização de docentes (hablitados) do Ensino de 1º grau - Redes Púb. Est. e Mun. da 7ª Região, nas área de Estudos Sociais.

  • 12/1992 - 12/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação, Cepe.,Atividade realizada, Fórum Catarinense de estudos sobre Alfabetização e Formação do Educador, Florianópolis/SC..

  • 07/1992 - 07/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação, Centro de Pesquisa e Formação de Educadores Balão Vermelho.,Atividade realizada, "Aprendizagem e Construção de Grupo" e " Uma proposta para a formação de professores alfabetizantes" Belo Horizonte - MG.

  • 06/1992 - 06/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Pedagógico Teleducativo Universidade Livre do Conesul, .,Atividade realizada, Seminário Nacional - O Construtivismo na Escola.

  • 12/1991 - 12/1991

    Outras atividades técnico-científicas , Ufsc Udesc Uniplac Centro Vianei de Educação, Fórum Permanente de Apoio à Educação do 1º Grau.,Atividade realizada, I Encontro Catarinense de Estudos sobre a Escolarização no meio Rural.

  • 04/1991 - 04/1991

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Departamento de Ciências Humanas e Arte.,Atividade realizada, Curso de Alfabetização e Cidadania.

  • 09/1990 - 11/1990

    Outras atividades técnico-científicas , Público de Direito Privado, Consultoria Pedagógica.,Atividade realizada, Seminário de Pedagogia, Lages/SC - 20h/a.