Andréa Nascimento Carmo
Mestra em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - UNIVASF; Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina ; CRBio. 77.51105-D; MBA em Recursos Naturais e Sustentabilidade pela Realiza Pós-Graduação , pós graduada em Metodologias de Ensino de Ciências Biológicas, Uniasselvi . Experencia profissional como professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco, como docente de Biologia, Química, Ciências Naturais, Educação de Jovens e Adultos e Ex- Professora Executora de projetos no Espaço 4.0 / Espaço CRIA - Centro de Inovações Tecnológicas nas Escolas Estaduais de Pernambuco .
Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido
2021 - 2023
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: ANALISE DA IMPLANTAÇÃO DO ESPAÇO 4.0 DA ESCOLA DE REFERÊNCIA PROFESSORA EDITE MATOS, NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DA BOA VISTA- PERNAMBUCO, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Valdner Daízio Ramos Clementino
Especialização em andamento em Pós graduação em Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas
2019 - Atual
Especialização em Realiza Pós-Graduação
2009 - 2011
Realiza Pós-Graduação
Título: Capacitação em Educação Ambiental para remanescentes de quilombos em Santa Maria da Boa Vidta-PE.
Orientador: Alessandra Soledade Barreriro
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas
2004 - 2008
Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
Título: A qualidade da água como forma de controle das doenças de veiculação hídrica no povoado do Rodeadouro,Juazeiro-BA.
Orientador: Adália Maria Monteiro Rodrigues Rocha
Formação complementar
2020 -
Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 -
Educação do campo na realidade Contemporânea. (Carga horária: 200h). , Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2024 - 2024
Tutor em Educação a Distancia. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolviemnto Profissional LTDA, CEDP, Brasil.
2020 - 2021
Educação do campo - saberes da Terra. (Carga horária: 200h). , Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2019 - 2019
Programa de Formação de Gestores. (Carga horária: 65h). , Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2019 - 2019
Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Espaço 4.0.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Espaço Cria.
Organização de eventos
SOARES, A. G. O. ; CARMO, A. N. . ?DESENHANDO A HISTÓRIA O PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTA MARIA DA BOA VISTA ATRAVÉS DO DESENHO DIGITAL?. 2024. (Exposição).
Costa.Jocemar , Carmo Andréa ; CARMO, A. N. . Aulão Solidário. 2018. (Outro).
CARMO, A. N. . Conferência Municipal de Meio Ambiente. 2013. (Outro).
CARMO, A. N. ; FIGUEIROA, G. L. ; FREITAS, A. M. . IV Conferência Municipal da Cidade. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de Atualização Curricular da EJA Médio: inovação, diálogo, e futuro.. 2025. (Seminário).
Curso de Genética. 2023. (Outra).
Maratona Tech. Maratona de Tecnologia. 2023. (Olimpíada).
Mostra de Inovação dos espaços 4.0 de Pernambuco. Sistema de Irrigação Automática e Sensor de umidade do Solo. 2023. (Feira).
XIX Congresso Internacional de Tecnologia na educação. 2023. (Congresso).
Seminário do Fórum de Educação de Jovens e Adultos 2021. 2021. (Seminário).
1º Congresso Online Brasileiro de Educação. 2020. (Congresso).
Congresso Internacional ; Um novo tempo na educação. 2020. (Congresso).
Congresso Internacional de Ecologia Online. 2020. (Congresso).
Formação de Professores para Ensino Remoto.Trello: conhecendo a Ferramenta.. 2020. (Outra).
Formação de Professores para Ensino Remoto.Diante da câmara: videoaulas caseiras descomplicadas. 2020. (Outra).
Formação de Professores para Ensino Remoto.Conteúdos educacionais escritos para ensino remoto, técnicas de elaboração. 2020. (Outra).
I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: cenários educacionais em tempos de reforma.. 2020. (Simpósio).
Seminário de Educação do Campo. 2020. (Seminário).
Seminário SIEEESP Grandes Soluções para a Gestão Educacional. 2020. (Seminário).
Seminário Virtual da UFRPE. 2020. (Seminário).
Curso de Incrustação em Resina.Curso de Incrustação em Resina. 2019. (Oficina).
Programa de Formação de Gestores Educacionais. 2019. (Outra).
Seminário Nacional "Escola?Presente.".Por uma Educação Integral de Pernambuco. 2015. (Seminário).
Seminário Nacional "Escola? Presente.".Educação Integral e Profissional: Desafios para a cidadania. 2014. (Seminário).
Conferência da Juventude de Salgueiro -PE.Conferência da Juventude. 2013. (Outra).
Conferência Municipal de Meio Ambiental. Conferência Municipal de Meio Ambiental. 2013. (Congresso).
Curso de Pericia Ambiental.Perícia Ambiental. 2013. (Outra).
Curso de Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.Melhorando o presente e garantindo o futuro. 2013. (Outra).
Curso Básico de Ensino a Distancia em Gestao de Residuos Sólidos.Gestão de Residuos Sólidos. 2012. (Outra).
Curso sobre Contribuição à Revitalização do Rio São Francisco.Revitalização do Ria São Francisco. 2011. (Outra).
Formação do Ensino de Ciências com foco em Laboratório. 2011. (Oficina).
I Encontro Regional de Professores de Biologia do Sertão Médio São Francisco. 2010. (Encontro).
Seminário para professores da Rede Estadual de Ensino - Escola, espaço de pesquisa e construção do conhecimento cientifico. 2010. (Seminário).
VI Seminário Nacional da ABC na Educação Cientifica. 2010. (Seminário).
I Simpósio da àgua.Avaliação da qualidade da água como forma de controle das doenças de veiculação hidrica no povoado do Rodeadouro -Juazeiro, Bahia.. 2009. (Simpósio).
I Conferência Estadual Infato Juvenil pelo Meio Ambiente.I Confererência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. 2008. (Outra).
II encontro de Biologia do Sesc Petrolina.Avaliação da qualidade da água como forma de controle das doenças de veiculação hídrica no Povoado do Rodeadouro,Juazeiro-BA. 2008. (Encontro).
I encontro de Educação Ambiental do Vale do São Francisco.I encontro de Educação Ambiental do Vale do São Francisco. 2007. (Encontro).
Seminário Energias alternativas:Etanol e biodísel- O mundo quer o Brasil tem. 2007. (Seminário).
VII semana Universitária Universidade de Pernambuco:Uma visão inovadora do conhecimento.Você participa,todos crescem..Desequilíbrios Ambientais:afetam o nosso organismo.. 2007. (Encontro).
Congresso em Educação: A educação em foco:compartilhando vozes integrando saberes. 2006. (Congresso).
Encontro temático regionalizado de Salvador. 2006. (Encontro).
Semana de Integração Acadêmica: Entendendo e construindo uma nova universidade. 2006. (Encontro).
5ª Semana Universitária da Universidade de Pernambuco. 2005. (Encontro).
Congresso Regional do Vale do São Francisco. 2005. (Congresso).
Minicurso de Bacteriologia. 2005. (Outra).
Mini-curso de Uroanálise. 2005. (Outra).
O papél do Ibama e a fauna do bioma caatinga;A diversidade das briófitas na Mata Atlântica. 2005. (Outra).
Seminários:Transgênicos e células-tronco.. 2005. (Seminário).
Seminário sobre mamona e biodisel do Vale do São Francisco. 2005. (Seminário).
I encontro de agroecologia do Vale do São Francisco- Agroecologia: uma agricultura comprometida com a vida.. 2004. (Encontro).
O papél da EMBRAPA semi-árido no desenvolvimento regional. 2004. (Encontro).
II Seminário dos profissionais em educação- Educar, educando-se sem medo de exercer a cidadania.. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
CARMO, A. N.. Sintese e incorporação de nano partículas de prata e sílica e blendas de silicone- acrilato utilizáveis como próteses faciais. 2013 - IF Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.. Aplicação de programas de educação ambiental a fim de contribuir na minimização de impactos ambientais junto às comunidades do entorno do Acude Tamboril. 2013 - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.. Estudo de modelos para especificação de um laboratório de energia solar. 2013 - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.. Avaliação da qualidade da água do rio São Francisco e sua relação com as atividades humanas nas cidades de Juazeiro e Petrolina. 2013 - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.; SILVA, A. P. M.. Sintese e incorporação de nanopartículas de prata e sílica a blendas de silicone-acrilato utilizáveis como próteses faciais.. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.; CARLINI, B. S.. Aplicação de programas de educação ambiental a fim de contribuir na minimização de impactos ambientais junto às comunidades do entorno do Açude Tamboril.. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.; CARLINI, B. S.. Estudo de modelos para especificação de um laboratório de energia solar.. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.; SILVA, A. P. M.. Sintese e caracterização de pós cerâmicos de cowo4. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
CARMO, A. N.; CARLINI, B. S.. Avaliação da Qualidade da água do rio São Francisco e sua relação com as atividades humanas nas cidades de Petrolina e Juazeiro.. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
Produções bibliográficas
-
CARMO, A. N. ; CLEMENTINO, V. D. R. . Espaços 4.0: ambiente de inovação educacional e tecnológica da escola de referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, Santa Maria da Boa Vista ?PE. Revista Humanidades e Tecnologia , v. 41, p. 29/10/23, 2023.
-
CARMO, A. N. ; CLEMENTINO, V. D. R. ; SILVEIRA, A. P. C. ; AMORIM, R. J. R. . RELATOS DE EXPERIÊNCIA Os espaços 4.0 no interior de Pernambuco e o caso de Santa Maria da Boa Vista. 1. ed. , 2023. 39p .
Outras produções
Ana Adobbati ; SANTIAGO, K. ; Thaynah Leal ; ALENCAR, I. ; CARMO, A. N. . Live : políticas Públicas de Inovação Inclusiva. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CARMO, A. N. ; CRUZ, M. A. S. . Lives: Vamos conversar? Ser estudante em tempos de pandemia COVID 19. 2020; Tema: Conversas com estudantes para saber como está a sua rotina de estudos em momentos de pandemia e como anda o seu emocional.. (Rede social).
CARMO, A. N. . Andréa Carmo. 2020; Tema: Canal do Youtube destinado a publicar vídeo aulas de Biologia e química, experiências científicas e ambientais vivenciadas por mim ou por algum estudante das escolas em que leciono. ,. (Rede social).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2024
Desenhando a história : O Patrimônio cultural de Santa Maria da Boa Vista através do desenho digital., Descrição: Projeto que objetiva objetiva preservar e valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade de Santa Maria da Boa Vista -PE, através de uma abordagem inovadora que é o uso de desenhos digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Nascimento Carmo - Coordenador / Adão George Oliveira Soares - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - Atual
Popularização da Ciência, Descrição: Divulgação de trabalhos desenvolvidos no Espaço 4.0 e Robótica da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos em Santa Maria da Boa Vista -PE para os estudantes do município com o objetivo de popularizar e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de Ensino Médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Andréa Nascimento Carmo - Coordenador.
-
2022 - 2023
Espaço 4.0 da EREM Edite Matos: Ambiente de Inovação Tecnológica do Sertão Pernambucano, Descrição: O projeto Espaço 4.0 da EREM Edite Matos: Ambiente de Inovação Educacional e Tecnológica do Sertão Pernambucano será desenvolvido para os estudantes de Ensino Médio, educadores e parceiros através do espaço de difusão da inovação no ambiente escolar e de formação ativa e continuada para os professores no uso pedagógico da tecnologia, abrindo assim caminhos para um ciclo de inovação pedagógica que alavancará o processo de ensino e aprendizagem de forma transformadora. As ações desenvolvidas no Espaço 4.0 destinam-se a promover o protagonismo juvenil local, possibilitando a criação de um espaço de aprendizagem colaborativa , compartilhamento de conhecimento e inclusão digital, contribuindo assim para o crescimento regional e fortalecendo o ecossistema de inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andréa Nascimento Carmo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Salgueiro, Diretoria de Gestão Ambiental. , Rua Olga Idelgard Irmãos,829, Primavera, 56000-000 - Salgueiro, PE - Brasil, Telefone: (087) 38717075
Experiência profissional
2011 - 2014
Prefeitura Municipal do SalgueiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 30
2010 - 2012
Escola Professora Judith Gomes de BarrosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28
2010 - Atual
Secretaria de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 40
2008 - 2008
Escola João Batista dos SantosVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 15
2007 - 2007
Universidade de Pernambuco -Camous PetrolinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação
2005 - 2010
Centro de Educação ShalomVínculo: Empresa Privada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 21, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2004
Instituto de Educação SuperiorVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
2016 - 2016
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FIC, Carga horária: 25
2017 - Atual
Escola Estadual Padre Maurilo SampaioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2014 - Atual
Escola de Referencia Professora Edite MatosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - Atual
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor, Carga horária: 200
2017 - Atual
Pré Vestibular SocialVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andréa Nascimento Carmo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?