Jorge Luiz Sampaio Morgado

Atualmente é Pesquisador do Setor de Potência Elétrico no convênio UFRJ/Eletrobras Furnas nas áreas de Automação, Controle e Robótica, concentra estudos na área de controle de variáveis contínuas, controle de variáveis discretas e diagnóstico de falhas com o emprego de célula a combustível a hidrogênio. Além disso, desenvolve pesquisas baseadas nos novos Sistemas de proteção Digital da Holding Eletrobras nas Linhas de Transmissões ora em implantação na Binacional Itaipu e Furnas. Como pesquisador de outro projeto - de interesse da Aneel - também realiza estudos com o uso de sistemas de eventos discretos e controle supervisório para redução de falhas no sistemas elétrico brasileiro com apoio de Sistemas de apoio a decisão. Exerce as atividades no Departamento de Transmissão Elétrica da região Sudeste e de Engenharia de Software (DDS). O estudioso, possui 20 anos de experiência na área de Telecomunicações, Automação e Controle; Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software. Atuou no Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEX) nos segmentos de Engenharia de Infraestrutura e Automação; No Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) realizou Suporte a Comunicação na Diretoria de informática; Gerente de Projetos de diversas empresas de Automação Comercial; Ex-Oficial Do Exército Brasileiro onde atuou como Gerente do Departamento de Telemática do Comando Militar do Leste (Exército Brasileiro); Auditor Líder da ABNT NBR ISO 9001; 14001; atua na Superintendência de Transmissão da Holding Eletrobras Furnas na Divisão de Controle e Apoio a Qualidade; e na Assessoria especial de Gestão da Qualidade do Exército Brasileiro nos segmentos de Planejamento estratégico e Análise e melhoria contínua de processos. Possui formação Técnico em Eletrônica; Graduação: Processamento de Dados; Latu Sensu - Universidade Fluminense -: Criptografia e Segurança em Redes, participa do processo Stricto Sensu da COPPE/UFRJ - Engenharia Elétrica - Automação, Controle e Robótica - em projetos de pesquisas e na área de controle de variáveis contínuas, controle de variáveis discretas e diagnóstico de falhas. As áreas são objeto do projeto de pesquisa supracitado, o qual desenvolve um estudo de modelagem, projeto conceitual, simulação e otimização de um sistema de alimentação em corrente contínua, empregando célula a combustível a hidrogênio.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Criptografia e Segurança em Redes

2005 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Orientador: .Prof. Dr. Luiz Manoel Figueiredo

Especialização interrompida em 2001 em Tecnologia & Projeto de Redes de computadores

2000 - interrompida

Universidade Estácio de Sá
Ano de interrupção: 2001

Graduação em Processamento de Dados

1993 - 1997

Faculdades Integradas Simonsem

Curso técnico/profissionalizante

1988 - 1990

escola técnica Atlas

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Linhas de Transmissão. , Eletrobras Furnas.

2012 - 2012

Liderança e Gestão de Pessoas. , Fundação Getúlio Vargas.

2012 - 2012

Testes de Software. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2012 - 2012

Análise por Ponto de função. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2011 - 2011

Lead Auditor. (Carga horária: 120h). , British Standards Institution - RABQSA.

2011 - 2011

Lead Auditor ISO 9001:2008. , British Standards Institution - RABQSA.

2010 - 2010

Ferramentas da Qualidade. , Eletrobras Furnas.

2010 - 2010

Sistema da Qualidade. , Eletrobras Furnas.

2010 - 2010

Planejamento, orçamento e Controle. , Eletrobras Furnas.

2010 - 2010

Banco de Dados de Obras de Transmissão. , Eletrobras Furnas.

2010 - 2010

Norma Regulamentadora (NR-10). , Eletrobras Furnas.

2005 - 2005

Planejamento Estratégico Organizacional. , Exercito Basileiro.

2005 - 2005

Análise e melhoria contínua de Processos. , Exercito Basileiro.

2003 - 2003

Administração de Redes Microsoft Windows. , Exército Brasileiro.

2003 - 2003

Administração de Redes Linux. , Exército Brasileiro.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Engenharia Elérica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Auditoria NBR ISO 9001:2008.

Outras produções

Sampaio, J. L. M. ; PORTELA, K. ; JOIRO, J. ; ALMEIDA, L. ; BASTOS, A. S. . Sistema de Inventário Anual de Gases de Efeito Estufa (SGEE). 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Sistemas estratégico de apoio a Decisão baseados a eventos discretos e de tolerância a falhas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) .

  • 2011 - Atual

    A utilização de energia renovável - mediante células combustíveis - para alimentação dos Sistemas de proteção do Sistemas elétricos de Potência, Descrição: Pesquisa na área de controle de variáveis contínuas, controle de variáveis discretas e diagnóstico de falhas com o emprego de célula a combustível a hidrogênio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (4) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Eletrobras, Eletrobras. , ., 20071-003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Experiência profissional

2010 - 2011

Total Control Informática

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Empregado, Carga horária: 44

Outras informações:
1. GERENTE DE PROJETO  Gestão de Contratos  Estudos de Viabilidades Técnicas  Coordenação de logística  Gestão de estratégias de negócios e dos impactos  Liderança de equipe  Ótima capacidade de interação de trabalho em conjunto  Planejamento e supervisão da instalação da Infra-estrutura de Cabeamento estruturado e Wireless 2. GESTÃO DA QUALIDADE  Mapeamento de Processos  Métricas de Análise de sucesso  Levantamento e Análise de Indicadores de Desempenho  Análise e Melhoria contínua de Processos  Reestruturação das Oportunidades e dos fatores críticos de sucesso  Desenvolvimento de estratégias para metas e objetivos  Conhecimento de Análise Estruturada, Essencial, OO, UML, SQL  Experiência em técnicas de gerência de projetos.  Experiência em Gerência de riscos  Ciclo PDCA 3. SUPORTE TÉCNICO  Automação e Controle Supervisório  Implantação de Softwares Corporativos  Administração de Redes de Computadores  Administração de Banco de Dados  Aquisição de equipamentos  Manutenção de Hardware  Manutenção de Centrais de PABX  Manutenção de Sistemas de CFTV  Cabeamento estruturado  Certificação técnica

2010 - 2010

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista de Suporte Técnico na Diretoria de Informática

2010 - Atual

Eletrobras Furnas

Vínculo: Pesquisador / Auditor, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
PESQUISADOR: Desenvolvo, atualmente, um projeto de pesquisa com o grupo de Controle, Automação e Robótica da COPPE/UFRJ, na área de controle de variáveis contínuas, controle de variáveis discretas e diagnóstico de falhas. Estas áreas são objeto do projeto de pesquisa supracitado, o qual pretende desenvolver um estudo de modelagem, projeto conceitual, simulação e otimização de um sistema de alimentação em corrente contínua, empregando célula a combustível a hidrogênio. O sistema resultante será instalado em uma estação de telecomunicações da empresa de energia, cujo desempenho será monitorado e otimizado. Finalmente, os dados coletados pelo sistema serão disponibilizados remotamente através de uma aplicação computacional a ser desenvolvida. ENGENHARIA DE SOFTWARES : segmentos de transmissão de energia elétrica de potência; AUDITOR ABNT NBR ISO 9001:2008

2000 - 2007

Exército Brasileiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Oficial do Exército, Carga horária: 44

Outras informações:
1. GERENTE DE PROJETO (1º Tenente técnico)  Gestão de Contratos  Coordenação de logística  Gestão de estratégias de riscos e dos impactos  Liderança de equipe  Ótima capacidade de interação de trabalho em conjunto  Planejamento e supervisão da instalação da Infraestrutura e do Cabeamento estruturado  AUTOMAÇÃO das Organizações Militares - Hospitais, Farmácias, Odontoclínicas - Depósito Central de Munições e Armamentos - Campos de Provas - Centro Tecnológico do Exército Brasileiro  Implantação de Softwares Corporativos  Projeto e implantação de Segurança da Informação  Planejamento e implementação na migração para Plataformas de Softwares Livres 2. GESTÃO DA QUALIDADE (1º Tenente técnico)  Análise e Melhoria contínua de processos  Mapeamento de Processos  Métricas de Análise de sucesso  Análise dos Indicadores de Desempenho 3. GERENTE DE TI (1º Tenente técnico) SEÇÃO DE TELEMÁTICA - COMANDO MILITAR DO LESTE o Seção de Desenvolvimento de sistemas o Seção de Redes de Computadores o Seção de Telecomunicações o SubSeção de Criptografia e Segurança Eletrônica o Administração Rede Operacional da Seção de inteligência (Serviço Reservado) SEÇÃO DE INFORMÁTICA -  do Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CPrM)  do Hospital Geral de Recife  do Hospital Geral da Vila Militar  do Depósito Central de Munição

1992 - 1997

C&S Computadores e Sistemas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Empregado, Carga horária: 44

Outras informações:
- SUPERVISOR TÉCNICO - supervisionava as equipes técnicas nos atendimentos de Suporte a sistemas Microsoft e Corporativos do tipo: Call Center, atendimento na loja, Show Rom, treinamento de usuários, representação comercial, etc. - ANALISTA DE SUPORTE - atendimento Corporativo e personalizado (aos grandes Clientes da Comercial Somma/ C&S Computadores e Sistemas) nos segmentos de Redes de Computadores, Admin de Banco de Dados, Análise de informação, aquisição de equipamentos e implantação de sistemas,etc. - INSTRUTOR - ministrava treinamentos para usuários dos sistemas desenvolvidos pela empresa. - TÉCNICO EM ELETRÔNICA Manutenção de Hardware Centrais de PABX Sistemas de CF