VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO

Em andamento cursa o mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA Possui Especialização em Literatura e ensino pela Universidade Estadual do Maranhão -UEMA, Didática Universitária pela instituição Faculdade Atenas Maranhense-FAMA/Pitágoras e Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Santa Fé, com habilitação em Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas. Em conclusão da Pós em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar pela instituição LABORO. Atualmente é Professor do Estado e foi Professor Bolsista do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA, na UP São Vicente de Férrer. Foi professor-formador e gestor auxiliar do IEMA UP Itaqui Bacanga e tem vasta experiência na área de Educação, a saber: Foi chefe de sala do ENEM; Foi professor da Universidade Estadual do Maranhão -UEMA; Curso de Extensão da Faculdade Atenas Maranhense-FAMA/Pitágoras; da Universidade Vale do Acaraú- UVA em parceria com o Instituto de Educação do Maranhão-IDEM/ATM Lobato; Instituto Federal do Maranhão- IFMA; Centro Educa Mais Cidade de São José de Ribamar e Dayse Galvão de Sousa; UNIVIMA/SECTEC; Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio SENAC; Serviço Social da Indústria-SESI; Instituição Lavoro Social; Secretaria de Estado de Administração Penitenciária-SEAP /Academia de Gestão Penitenciária- AGEPEN; FUNAC/SEDUC; Colégio Exclusivo Global, Brasil Alfabetizado, etc.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2023 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
Título: O BICHO A QUE SEUS ALGOZES AFRONTA: uma proposta de ensino do texto literário a partir do gênero discursivo dramático
Marize barros rocha aranha.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Literatura e Ensino

2021 - 2022

Universidade Estadual do Maranhão
Título: A Literatura de Solano Trindade e a Questão Étnico Racial na Literatura
Orientador: Cássia Maria Lopes Dias Medeiros

Especialização em Didática Universitária

2008 - 2009

Faculdade Atenas Maranhense-Pitágoras
Título: O texto teatral como Recurso para o Ensino da Língua Materna
Orientador: Lucimar Rodrigues

Graduação em Letras

2002 - 2007

Faculdade Santa Fé
Título: O Texto teatral como recurso para o ensino da Língua Materna
Orientador: Lucimar Rodrigues

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Semana de Letras.A Importância da Sequência Didática nas Aulas de Português para Adolescentes- Alunos em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Fechado na Unidade de Ressocialização Centro de Juventude Eldorado em São Luís- MA. 2019. (Outra).

XX Encontro Regional de Estudantes de Letras- EREL. A Importância da Sequência Didática nas Aulas de Português para Adolescentes- Alunos em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Fechado na Unidade de Ressocialização Centro de Juventude Eldorado em São Luís- MA. 2019. (Congresso).

I Jornada do Curso Letras Libras. 2018. (Outra).

COLÓQUIO DOS 75 ANOS DE MORTE DE COELHO NETO E HUMBERTO DE CAMPOS. 2009. (Outra).

Administração de Conflitos em Sala de Aula.Participante. 2008. (Oficina).

Metodologia de Projetos.Participante. 2008. (Oficina).

Seminário Temático.Participante. 2005. (Seminário).

8ªSemana de Pesquisa Educacional.Participante. 2004. (Outra).

Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras.Participante. 2004. (Encontro).

II,III,IV,V,VI Feiras de Línguas. Participante. 2004. (Feira).

5º SEMINÁRIO DE POL. PÚBLICA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PNQ/PLANTEC. 2001. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PAULO, V. H. A. . Caderno de práticas experimentais. In: Priscila, Raquel,Hebbglaydson,Ana Helena,Célia,Pamella. (Org.). Caderno de práticas experimentais. 2°ed.Recife: Evens 3 Publicações, 2023, v. 2, p. 05-105.

  • PAULO, V. H. A. . A Importância da Sequência Didática nas Aulas de Português para Adolescentes- Alunos em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Fechado na Unidade de Ressocialização Centro de Juventude Eldorado em São Luís? MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULO, V. H. A. . A Importância da Sequência Didática nas Aulas de Português para Adolescentes- Alunos em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Fechado na Unidade de Ressocialização Centro de Juventude Eldorado em São Luís- MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULO, V. H. A. . Português Instrumental. 2017. .

  • PAULO, V. H. A. . Nivelamento da Língua Portuguesa. 2017. .

  • PAULO, V. H. A. . Português. 2016. .

  • PAULO, V. H. A. . Novo Acordo da Língua Portuguesa. 2015. .

  • PAULO, V. H. A. . Língua Portuguesa. 2015. .

  • PAULO, V. H. A. . Semana Pedagógica. 2014. .

  • PAULO, V. H. A. . Oratória Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • PAULO, V. H. A. . Oratória: A arte de bem falar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • PAULO, V. H. A. . Oratória: A arte de bem comunicar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • PAULO, V. H. A. . Como Trabalhar o Marketing Pessoal e Se Manter no Mercado de Trabalho. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • PAULO, V. H. A. . Dinamismo: Diferencial do Professor do Século XXI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2018

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20

2015 - 2015

Escola de Gestão Penitenciária

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36

2014 - 2015

Escola de Multimeios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80

2013 - 2013

Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

2013 - 2013

Serviço Social da Indústria - Maranhão

Vínculo: Funcionário vinculado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2006 - 2008

Colégio Exclusivo Global

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor CLT, Carga horária: 20

2018 - Atual

Instituto de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2018 - 2019

Instituto de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Gestor Auxiliar, Carga horária: 80

2015 - 2015

Instituto Somar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

2018 - 2019

FUNAC/SEDUC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80

2019 - 2019

Centro Educa Mais Cidade São José de Ribamar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80

2013 - 2015

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 60

2009 - 2017

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

2023 - Atual

C.E José Justino Pereira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2025 - Atual

UNIGRANDE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - Atual

Centro Educa Mais Professor Ignácio Rangel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.