Nilde Resplandes dos Santos
Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2007). Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (2003) e Enfermagem em Cardiologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com Licenciatura pela PUC (2000). Instrutora do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (SIATE). Enfermeira intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás HC/UFG (2002-2009). Professora convidada da PUC-Goiás (2005-2009). Coordenadora da Unidade de Urgência e Emergência do HC/UFG. Tutora, Preceptora e Docente no Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do HC/UFG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, Emergência Clínica, Traumática e Cardiológica. Atua principalmente nos seguintes temas: cuidados de enfermagem em situações de urgência e emergência, cuidados ao paciente crítico e gestão nos serviços de urgência e emergência.
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
2006 - 2007
Universidade Federal de Goiás
Orientador: Elizabeth Esperidião Cardozo
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem.
Especialização em Enfermagem Em Cardiologia
2003 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientador: Marislei Brasileiro
Especialização em Enfermagem Em Unidade de Terapia Intensiva
2002 - 2003
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientador: Marcela Peres
Graduação em Enfermagem
1996 - 2000
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientador: Maria Madalena Del Duqui Lemos
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação para turores e preceptores da residênc. (Carga horária: 34h). , Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
2011 - 2011
5 Indicadores Assistenciais e de Processos em PS. (Carga horária: 9h). , Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência.
2011 - 2011
Capacitação para avaliação da qualidade em serviço. (Carga horária: 80h). , Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
2010 - 2010
Metodologia Participativa em Assistência à Saúde. (Carga horária: 8h). , Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
2010 - 2010
Anatomia e Fisiologia Humana. (Carga horária: 180h). , Instituto Brasileiro de Educação.
2009 - 2009
Capacitação específica de transporte aeromédico. (Carga horária: 30h). , Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
2009 - 2009
Transporte Aeromédico- Resgate Primário. (Carga horária: 30h). , Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
2007 - 2007
PreHospital Trauma Live Support Provider Course. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
2006 - 2006
ACLS Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2006 - 2006
Implantação, Manutenção e Retirada do PICC. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Enfermagem ABEn- Seção Ceará.
2005 - 2005
Desenvolvimento de Competências e Habilidades.... (Carga horária: 204h). , Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
2005 - 2005
Tecnologias a favor do cliente cardiopata. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Enfermagem em Cardiologia.
2005 - 2005
Acolhimento enquanto estratégia de produção.... (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Enfermagem.
2005 - 2005
Treinamento de PICC. (Carga horária: 8h). , Centro de Treinamento em Acesso Vascular.
2004 - 2004
Inglês instrumental. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2004 - 2004
Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2003 - 2003
ATLS - Advanced Trauma Life Suport. (Carga horária: 24h). , Universidade Fundação Manoel de Barros.
2001 - 2001
Emergências Médicas, Clínicas e Traumáticas. (Carga horária: 20h). , Secretaria da Saúde do Estado de Goiás.
2001 - 2001
Qualificação em Informática. (Carga horária: 95h). , AF Sistemas de Informática LTDA.
Idiomas
Inglês
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica/Especialidade: Unidade de Terapia Intensiva Emergência Traumática e Cardiológica.
Participação em eventos
II Simpósio Multidisciplinar em Terapia Intensiva e III Fórum Goiano para Enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva.Presidente do Fórum. 2012. (Simpósio).
II Simpósio Multidisciplinar em Terapia Intensiva e III Fórum Goiano para Enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva. 2012. (Simpósio).
II Simpósio Multidisciplinar em Terapia Intensiva e III Fórum Goiano para Enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva.Coordenadora da Conferência: A Formação do Enfermeiro Intensivista: Competências Esperadas. 2012. (Simpósio).
III Congresso Brasileiro de Enfermagem em Emergência, I Congresso Internacional de Enfermagem em Emergência e I Congresso de Fiosoterapia em Emergência. 2011. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Enfermagem em Emergência - Pré-Congresso: Curso 5: Indicadores Assistenciais e de Processos em Pronto Socorro. 2011. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Sessão Temática Praticas Avançadas no Cuidado do Paciente Crítico. 2010. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Como eu faço prevenção em UTI: o papel do enfermeiro. 2010. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Aspectos assistenciais no final de vida. 2010. (Congresso).
Simpósio Multidisciplinar em Terapia Intensiva.Humanização em UTI-Aspectos. 2010. (Simpósio).
Simpósio Multidisciplinar em Terapia Intensiva. 2010. (Simpósio).
Atividade Integradora à Profissão do Curso de Enfermagem da FEN/UFG.Cenários de Prática do Enfermeiro. 2010. (Outra).
II Forum Goiano para Enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva. 2010. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2009. (Congresso).
III Congresso Centro-Oeste de Medicina Intensiva e I Congresso Goiano de Enfermagem em Terapia Intensiva. Atuação do enfermeiro Intensivista no controle da dor. 2009. (Congresso).
I Simpósio Base Fármaco-Clínicas- Aplicadas à Administração Segura de Medicamentos para Enfermagem. 2009. (Simpósio).
VII ECAENF.Assistência de Enfermagem nas Síndromes Coronarianas. 2009. (Encontro).
7º Curso de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal.ACLS: Enfermagem frente as situações deemergência. 2009. (Outra).
II Fórum de atualizações em Terapia Intensiva para Enfermeiros. 2009. (Outra).
1º Curso de capacitação espec[ifica de transporte aeromédico- módulo de resgate primário-segurança pública e defesa civil. 2009. (Outra).
I Fórum Goiano para Enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva.I Fórum Goiano para Enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva. 2009. (Outra).
II Curso de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal e VI Curso de Limpeza e Desinfecção de Aparelhos e Acessorios Endoscopicos HC/UFG.EnfermagemxUrgência em Endoscopia. 2009. (Outra).
XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva - Adulto- Pediátrico- Neonatal. Humanização do cuidado na Unidade de Terapia Intensiva: percepção de enfermeiros de um hospital universitário. 2008. (Congresso).
I Seminário Sobre Assistência de Enfermagem da Clínica Médica HC/UFG.Humanização da Assistência ao Cliente Portador de Doenças Crônico. 2008. (Seminário).
V Jornada Anapolina de Cardiologia.DOENÇA DA ARTÉRIA CORONÁRIA: FATORES DE RISCOS MODIFICÁVEIS, NÃO MODIFICAVEIS E CONTRIBUINTES. 2008. (Outra).
I Curso de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal e V Curso de Limpeza e Desinfecção de Aparelhos e Acessorios Endoscopicos HC/UFG.Parada Cardiorrespiratória: Protocolo de atendimento; Equipamentos/Manuseio e Cuidados; Medicações Necessárias. 2008. (Outra).
Curso de Treinamento Telecomunicação no SAMU 192. 2008. (Outra).
59º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Humanização do cuidado no ambiente hospitalar: percepção de enfermeiros de um hospital universitário. 2007. (Congresso).
XII Semana Brasileira de Enfemagem do HC/UFG.Assistência de enfermagem em situações de emergência. 2007. (Seminário).
Simpósio Multiprofissional de Terapia Intensiva.Humanização do cuidado em unidade de Terapia Intensiva - Contexto Global. 2007. (Simpósio).
V ECAENF.Emergências cardiovasculares. 2007. (Oficina).
XII Semana Brasileira Enfermagem HC/UFG.Assistência de Enfermagem em situações de emergência. 2007. (Oficina).
I Fórum de Pesquisa Clínica em Enfermagem. 2007. (Outra).
IV Jornada Científica de Enfermagem: atuação do Enfermeiros nos serviços de urgência e emergência.Atuação do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. 2007. (Outra).
Jornada de Enfermagem.Humanização em Unidade de Terapia Intensiva. 2007. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Oficina Educativa: estratégia para reflexão crítica sobre o cuidar em terapia intensiva. 2006. (Congresso).
Curso Desenvolvimento de competências e habilidades para operacionalização do Processo de Enfermagem na prática assistencial.Exame cardio-pulmonar. 2006. (Oficina).
Curso de atualização em reanimação cardiopulmonar para a Enfermagem.Organização da sala de emergência e simulação de arritmias cardíacas. 2006. (Oficina).
Curso Desenvolvimento de competências e habilidades para operacionalização do Processo de Enfermagem na prática assistencial.Exame Cardio-pulmonar. 2006. (Oficina).
II Workshop de Monitorização Hemodinâmica Invasiva à Beira do Leito. 2006. (Oficina).
Curso de emergências médicas em trauma e clínica.Queimaduras. 2006. (Oficina).
Curso de emergências médicas em trauma e clínica.Choque e queimaduras. 2006. (Oficina).
Curso de emergências médicas em trauma e clínica.Síndromes coronarianas, rauma de abdome, BLS e uso do DESA. 2006. (Oficina).
Curso de emergências médicas em trauma e clínica.RCP, IAM. BLS e ACLS, Choque, TCE, RM e trauma de abdome. 2006. (Oficina).
Curso de emergências médicas em trauma e clínica.trauma de tórax, abdome, extremidades e organização da sala de emergência. 2006. (Oficina).
Curso de emergências médicas em trauma e clínica.Síndrome Coronariana, Queimaduras, Vias aéreas, Retirada de Corpo estranho e Choque. 2006. (Oficina).
IV Mostra Científica e Cultural da Faculdade de Enfermagem da UFG.Atendimento pré-hospitalar: novas diretrizes. 2006. (Outra).
Curso Preparo e Administração de Quimioterápicos. 2006. (Outra).
Curso de Qualificação em Implantação, Manutenção e Retirada de Cateter Central de Inserção Periférica - PICC/Adulto - Pediatria-Neonatologia. 2006. (Outra).
II Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular. Sentimentos e expectativas de pacientes adultos no pré-operatório imediato de cirurgia cardíaca. 2005. (Congresso).
II Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Cardiovascular. 2005. (Congresso).
57º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2005. (Congresso).
I Simpósio de cardiologia da UniEvangélica.Conhecendo os fatores de riscos das Síndromes Coronarianas Agudas. 2005. (Simpósio).
XVI Semana de integração Acadêmica e Planejamento. 2005. (Oficina).
XVI Semana de Integração Acadêmica e Planejamento. 2005. (Oficina).
XVII Semana de Integração Acadêmica e Planejamento. 2005. (Oficina).
Curso de Emergências Médicas e traumáticas.Organização da Sala de Emergência. 2005. (Outra).
Workshop sobre a Assistência de Enfermagem a Pacientes Críticos.Suporte Básico e Avançado de Vida e Monitorização Hemodinâmica Invasiva: PAM, PVC e PAP. 2005. (Outra).
Worshop de Monitorização Hemodinãmica.Assistência de Enfermagem à Monitorização Hemodinâmica com Swan Gangs. 2005. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Saúde das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros. XV Congresso Brasileiro de Saúde das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros. 2004. (Congresso).
I Oficina de Discussão sobre a Assistência de Enfermagem no Pronto Socorro/ HC-UFG. 2004. (Oficina).
Curso de Emergências Cardiológicas.Curso de Emergências Cardiológicas. 2004. (Outra).
Curso de atualização em emergências cardiológicas.Choque Cardiogênico. 2004. (Outra).
PreHospital Trauma Life Support Provider Course. 2003. (Congresso).
I Semana Científica de Enfermagem.I Semana Científica de Enfermagem. 2003. (Seminário).
IV Jornada Anapolina de Cardiologia e II Jornada de Enfermagem em Cardiologia.Atuação do enfermeiro em emergências cardiológicas. 2003. (Outra).
Seminário de Integral Institucional. 2002. (Seminário).
Controle do esresse, performance em vendas e no atendimento ao cliente. 2002. (Seminário).
III Curso de Primeiros Socorros.Atendimento de primeiros socorros. 2002. (Oficina).
Curso de emergências médicas, clínicas e traumáticas.Anatomia Humana: manobras de suporte básico de vida em pacientes com obstrução por corpo estranho. 2002. (Oficina).
Curso de Cuidados de Enfermagem em Cirúrgia Cardíaca.Preparo de adminisração de drogas vasoativas. 2002. (Outra).
Seminário: Atendimento ao cliente. 2001. (Seminário).
Workshop de Enfermagem. 2001. (Outra).
I Fórum Goiano de Ventilação Mecânica e Arritmia Cardíaca. 2001. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Diagnósticos de Enfermagem apresentados por clientes com doença cardiovasculares atendidos no serviço de Emergência e Urgência de um hospital universitário da região centro-oeste do Brasil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Escuta sensível: uma nova abordagem de enfermeiro frente ao paciente crítico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Em Terapia Intensiva) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. A importância da Enfermagem no transporte intra hospitalar de pacientes críticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Em Unidade de Terapia Intensiva) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Prevalência de disfagia em pacientes adultos e idosos diagnósticos por videodeglutograma nos ans de 2010 a 2011 no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Perfil do paciente atendido pela Fonoaudiologia no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás no período de março/2010 a março/;2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. O trabalho da equipe de enfermagem em serviços de Urgência e Emergência: uma revisão de leteratura. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
BRASILEIRO, M.;SANTOS, Nilde Resplandes dos. Humanização do cuidado ao paciente crítico: uma revisão de literatura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Em Unidade de Terapia Intensiva) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
BRASILEIRO, M.;SANTOS, Nilde Resplandes dos. O processo de enfermagem no cuidado ao paciente de terapia intensiva com úlcera por pressão: revisão de literatura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Em Unidade de Terapia Intensiva) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Revisão Crítica da Literatura sobre Aspecto Clínicos e terapêuticos para o Cuidar do Paciente Séptico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. A Contenção Mecânica na Assistência Intensiva Vista pela Equipe de Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VILA, V.S.C.;SANTOS, Nilde Resplandes dos. Caracterização epidemiológica dos acidentes de trânsito e das vítimas atendidas no âmbito pré-hospitalar, no município de Senador Canedo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Caracterização epidemiológica os acidentes de trânsito e das vítimas atendidas no ãmbito pré-hospitalar, no municipio de Senador Canedo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
PINHO, L.M.O>;SANTOS, Nilde Resplandes dos; VILA, V.S.C.. Experiências vividas por pacientes internados em unidades de terapia intensiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. .TCE: principais sequelas e a assistencia de enfermagem, segundo a literatura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Programa de residência multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. 2014. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Programa de residência multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. 2013. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Programa de residência multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. 2012. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Programa de residência multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. 2011. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. Programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. 2010. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. IV Fórum Goiano para Enfermeiros em UTI. 2014.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. . II Simpósio Multidisciplinar em Terapia Intensiva e III Fórum Goiano para enfermeiros em UTI. 2012.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. II Fórum Goiano para Enfermeiros de UTI. 2010.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. III Congresso Centro-Oeste de Medicina Intensiva e I Congresso Goiano de Enfermagem em Terapia Intensiva. 2009. Sociedade Goiana de Terapia Intensiva.
SANTOS, Nilde Resplandes dos. I FORUM GOIANO DE ENFERMEIROS EM UTI. 2009.
Orientou
F; Arão, Fernanda G; Lima, Izabel Jakeline Lima; ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA NO CONTROLE DA DOR; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especlialização - Enfermagem em UTI) - Faculdade Juscelino Kubitischek; Orientador: Nilde Resplandes dos Santos;
Alves; Divina F; Barbosa;Eliane de Cássia F; ; O ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGÁFICA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especlialização - Enfermagem em UTI) - Faculdade Juscelino Kubitischek; Orientador: Nilde Resplandes dos Santos;
Magalhães;Meire C; Geraes; A COMUNICAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especlialização - Enfermagem em UTI) - Faculdade Juscelino Kubitischek; Orientador: Nilde Resplandes dos Santos;
Pinheiro; Lidiane P; Santos; Roberto Menezes; PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILACAO MECANICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO DA LITERATURA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especlialização - Enfermagem em UTI) - Faculdade Juscelino Kubitischek; Orientador: Nilde Resplandes dos Santos;
Produções bibliográficas
-
CORREA, C.X. ; SANTOS, Nilde Resplandes dos ; PAULA, E. G. B. ; SILVA, K. R. ; ALVES, L. L. . Senimentos e expectativas de pacientes adultos no pré-operatório imediato de cirurgia cardíaca. Estudos (UCGO. Impresso) , v. 1, p. 11-44, 2005.
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; LEMOS, Maria Madalena Del Duqui . A percepeção e os Sentimentos do Paciente e Familiares na UTI. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 28, p. 1115-1163, 2001.
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; GONÇALVES, Fernanda Alves ; SUZUKI, K. ; ARAO, B. T. F. . Dor: protocolos frente ao quanto sinal vital. Dor: protocolos frente a quainto sinal vital. 1ed.: , 2011, v. , p. 229-.
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos . SOTIEGO investe em eventos. Boletim Express. Boletim express, Página da AMIB, 06 mar. 2009.
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; ESPERIDIAO, E. . Humanização do cuidado no ambiente hospitalar: percepção de enfermeiros de um hospital universitário. In: 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Brasília. A integralidade e a enfermagem na competência coletiva do cuidar em saúde. Brasília: CDROOM, 2007.
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Sentimentos e Expectativas de Familiares de pacientes Adultos no Pré-operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca. In: II Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Cardiologia, 2004, São Paulo. Cadernos dee Área. Goiânia, 2004. v. I. p. 11-43.
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; QUEIROZ, S. J. ; PEREIRA, A. A. B. ; BUENO, R. P. ; CHAVES, V. R. . Capacitação de Urgência e Emergência para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Estado de Goias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; GONCALVES, F. A. F. ; ARAO, B. T. F. ; SUZUKI, K. ; BRASIL, V. V. . A Importância da avaliação e registro da dor pelo enfermeiro intensivista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAO, B. T. F. ; SANTOS, Nilde Resplandes dos ; GONÇALVES, Fernanda Alves . Atuação do enfermeiro intensivista no controle da dor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; ESPERIDIAO, E. . Humanização do cuidado na Unidade de Terapia Intensiva: percepção de enfermeiros de um hospital universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; ESPERIDIAO, E. . Humanização do cuidado no ambiene hospitalar: percepção de enfermeiros de um hospital universitário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VILA, V.S.C. ; SANTOS, Nilde Resplandes dos ; BARBOSA, E. ; QUEIROZ, S. ; DINIZ, S. F. . Oficina educativa: estratégia para reflexão crítica sobre o cuidar em terapia intensiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Oficina Educativa: Estratégia para Reflexão Crítica sobre o Cuidar em Terapia Intensiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Nilde Resplandes dos ; ALVES, L. L. ; PAULA, E. G. B. ; SILVA, K. R. . Sentimentos e expectativas de pacientes adultos no pré-operatório imediato de cirurgia cardíaca. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Curso de Atualização sobre Feridas e Técnicas de Curativo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Noções Básicas sobre o Atendimento Pré-Hospitalar uma Abordagem Pedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Desenvolvimento de Competências e Habilidades do Processo de Enfermagem no Trabalho em Equipe. 2010. .
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Assistência de Enfermagem nas Síndromes Coronarias no VII ECAENF. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Leitura do ECG: Identificação de Arritimias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Humanização em Unidade de Terapia Intensiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Atendimento Pré-hospitalar: novas diretrizes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Curso Processo de Cuidar no Trabalho em Equipe de Enfermagem. 2005. .
SANTOS, Nilde Resplandes dos . Eletrocardiograma e Exame Físico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2009
Póster: Atuação do Enfermeiro Intensivista no Controle da Dor, Sociedade Goiana de Terapia Intensiva.
2009
Honra ao Mérito 2009, SAMU- Metropolitana de Goiânia.
1997
Funcionário Padrão, Hospital Evangélico Goiano.
1994
Mérito ao Trabalho, Hospital Evangélico Goiano.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Hc, Unidade de Terapia Intensiva Pós Operatório. , Av Universitária s/n, Universitário, 74000-000 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 0000, Telefone: (62) 2698383, Ramal: 00, Fax: (62) 2698497, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora da Residência Multiprofissional, Carga horária: 30
2005 - 2005
Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto CentralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
2001 - 2001
Escola de Enfermagem Florence NightinhaleVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Estágio Supervisionado, Carga horária: 30
2003 - Atual
Hospital de Clínicas da Universidade Federal de GoiasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30
Atividades
-
09/2010
Direção e administração, Hc, .,Cargo ou função, Assessora de Enfermagem em Urgêrncia e Emergência da Diretoria de Enfermagem do Hospital das Clínicas.
-
05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hc, .,Cargo ou função, Coordenadora da area específica de enfermagem da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFG.
-
07/2003
Serviços técnicos especializados , Hospital, Unidade de Terapia Intensiva Pós Operatória.,Serviço realizado, Assistência ao paciente crítico.
-
02/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Hc, .,Atividade de extensão realizada, Preceptora de Estágio Supervisonado II na UTI Cirúrgica junto aso alunos do 9º Período do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFG.
-
09/2008 - 08/2009
Ensino, Aprimoramento Profissional para Enfermeiros em UTI, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Aspectos conceituais, organizacionais e gerenciais na unidade de terapia intensiva;, Relacionamento e comunicação interpessoal em UTI, Bases Farmacológicas Aplicadas na Assistência de Enfermagem em UTI, Sistematização da assistecia de enfermagem em UTI, Equilíbrio Hidroeletrolítico, Ácido-basico e Estados de Choque em UTI, Condutas de Enfermagem na Avaliação do Sistema Neurológico, Condutas de Enfermagem na Avaliação do Sistema Cardiovascular
-
01/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Hc, .,Atividade de extensão realizada, Preceptora do Estagio Superrvisionado II na UTI Cirúrgica do HC/UFG junto aos alunos do 5º ano do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFG.
-
01/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Hc, .,Atividade de extensão realizada, Preceptora do Estagio Supervisionado II na UTI Cirúrgica do HC/UFG junto aos alunos do 5º do Curso de Graduaçao em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFG.
2002 - 2005
Sistema Integrado de Atendimento Ao Trauma e EmergênciasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 24
Outras informações:
Atendimento de emergência no pré-hospitalar
Atividades
-
02/2002
Serviços técnicos especializados , Corpo de Bombeiros, Usa Unidade de Suporte Avançado.,Serviço realizado, Atendimento pré-hospitalar.
2006 - Atual
Prefeitura Municipal de GoiâniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira intervencionista, Carga horária: 30
2006 - Atual
Centro Avançado de Estudos em EnfermagemVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso
2005 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
-
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Centro Técnico-Científico, .,Atividade de extensão realizada, Preceptora do Estágio do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Cardiologia.
2001 - 2005
Hospital Monte SinaiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30
Atividades
-
11/2002 - 02/2005
Direção e administração, Hospital, Unidade Terapia Intensiva.,Cargo ou função, Gerência e Assistência de enfermagem.
2004 - 2005
Centro de Estudos de Enfermagem e NutriçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Atividades
-
11/2005
Ensino, Enfermagem Em Cardiologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de estágio em cardiologia
1993 - 2001
Hospital Evangélico GoianoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Enfermagem, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2000 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , Hospital de Ensino, Unidade de Terapia Intensiva.,Serviço realizado, Supervisora de Enfermagem.
-
10/1993 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Hospital de Ensino, Unidade de Terapia Intensiva.,Serviço realizado, Cuidados ao paciente crítico.
1992 - 1993
Instituto Goiano de OtorrinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Circulante de sala cirúrgica
Atividades
-
05/1992 - 01/1993
Serviços técnicos especializados , Hospital, Centro Cirúrgico.,Serviço realizado, Circulante.
1987 - 1990
Construções e Comercio Camargo CorrêaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Enfermagem, Carga horária: 30
Atividades
-
08/1987 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Construções, Unidade de Terapia Intensiva.,Serviço realizado, Cuidados ao paciente crítico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nilde Resplandes dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?