Felipe Fehlberg Herrmann

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2004), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas (2010), mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). A tese ganhou o prêmio de melhor tese brasileira em Administração Rural de 2018, outorgado pela SOBER. Atualmente é Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência nas áreas de Gestão de Cadeia de Suprimentos, Arranjos Interorganizacionais e Sustentabilidade. É revisor das Revistas Gestão & Produção e Journal Of Cleaner Production.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas

2014 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: GESTÃO VERDE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO: Estudo nas Cadeias Agroalimentares do Arroz e do Pêssego
Miguel Afonso Sellitto.

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

2011 - 2012

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Diagnóstico do uso da TI em cadeias de suprimento: O caso da indústria calçadista gaúcha,Ano de Obtenção: 2012
Giancarlo Medeiros Pereira.Palavras-chave: Integração da Tecnologia da Informação; Padronização dos processos; Parcerias; Cadeia de Suprimentos Calçadista.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Tecnologia da Informação.

Graduação em Administração de Empresas

2005 - 2010

Universidade Católica de Pelotas

Graduação em Matemática

2001 - 2004

Universidade Católica de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Oficina de Capacitação Presencial sobre Moodle. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Capacitação de Gestores de APLs. (Carga horária: 16h). , Agencia Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, AGDI, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação Docente dos Professores do CLMD. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2012

Língua Inglesa. (Carga horária: 90h). , London Study Center, LSC, Inglaterra.

2009 - 2009

Capacitaçao em Seleção de Pessoal. (Carga horária: 8h). , Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, CPOR - RS, Brasil.

2008 - 2008

Melhoria Contínua. (Carga horária: 66h). , Fundação Trompowsky, TROMPOWSKY, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência Cadeia de Suprimentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão da Produçao.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fórum da Agricultura Familiar.Lançamento do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local Alimentos Sul. 2016. (Outra).

I Encontro de Arranjos Produtivos Locais da Região Sul.I Encontro de Arranjos Produtivos Locais da Região Sul. 2016. (Encontro).

II Congresso de Extensão e Cultura. Congresso de Extensão e Cultura - CEC. 2015. (Congresso).

2º Encontro Nacional PIBID-Matemática."Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas". 2014. (Encontro).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção.ANÁLISE DA TERCEIRIZAÇÃO SOB TRÊS ASPECTOS:CONDOMÍNIO INDUSTRIAL, CONSÓRCIO MODULAR E EMPRESA VIRTUAL. 2012. (Encontro).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção.ANÁLISE DO SISTEMA HYUNDAI E DO MODELO TOYOTA DE PRODUÇÃO. 2012. (Encontro).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção.ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E SUA RELAÇÃO COM UNIDADES DE NEGÓCIO DESENVOLVIDAS PARA GESTÃO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO. 2012. (Encontro).

Simpósio de Logística automotiva e gerenciamento da Cadeia de Suprimento.Logística automotiva e gerenciamento da Cadeia de Suprimento. 2011. (Simpósio).

ExpoGestão. O Pensamento e a Prática da Gestão Empresarial. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Attila Elod Blesz Junior

SELLITTO, M. A.; CELESTINI, J.; KORZENOWSKI, A.; KIPPER, L. M.;HERRMANN, F. F.. Fatores que Influenciam no Desempenho de Projetos na Cadeia Verde de Suprimentos da Reforma de Pneus. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Larissa Xavier Rodrigues

DUARTE, P. C.; CERQUEIRA, V.;HERRMANN, F. F.. GESTÃO VERDE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM MAPEAMENTO DE PRÁTICAS PARA EMPRESAS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS MÉDICO, HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS EM PELOTAS/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Angela Maria Azambuja Vieira

ARGOUD, J. C. S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Consultoria Empresarial BMS-Bolsa de Mercadorias da Metade Sul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Guilherme Alves Honnicke

ARGOUD, J. C. S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Plano de Negócios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Juliana Asevedo Alves

ARGOUD, J. C. S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Consultoria Organizacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Maicom Ricardo Pereira Bigliardi

ARGOUD, J. C. S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Análise dos Custos de Implantação do Serviço de Ressonância Magnética. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Gabriel Corrêa Bubolz

RIBEIRO, C. F.; PRETTO NETO, D.;HERRMANN, F. F.. Análise Econômica do Fluxo de Caixa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Cícero Teixeira Coutinho

RIBEIRO, C. F.; PRETTO NETO, D.;HERRMANN, F. F.. Análise Administrativa do Fluxo de Caixa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Marcelo Schneider Garcia

RIBEIRO, C. F.; PRETTO NETO, D.;HERRMANN, F. F.. Análise da Inadimplência na Carteira de Crédito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Fabiana Miranda Oliveira

RIBEIRO, C. F.; PRETTO NETO, D.;HERRMANN, F. F.. Análise de Liquidez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Lucas Matias Sodré

RIBEIRO, C. F.; PRETTO NETO, D.;HERRMANN, F. F.. Cooperativismo de Crédito-Unicred Pelotas e a Ferramenta Operacional para Análise de Crédito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Carolina Xavier Andrade

ONGARATTO, S.; TURCATO, C. P.;HERRMANN, F. F.. Marketing de Varejo na empresa Puff Banho, Tosa Pet Shop. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Letícia Martins Alencastro

ONGARATTO, S.; TURCATO, C. P.;HERRMANN, F. F.. A satisfação do cliente da Alencastro Móveis Planejados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Moacir Ongaratto Junior

ONGARATTO, S.; TURCATO, C. P.;HERRMANN, F. F.. Planejamento Estratégico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Cristian Luiz Gomes Pereira

ONGARATTO, S.; TURCATO, C. P.;HERRMANN, F. F.. Marketing de Relacionamento no Laboratório Pfizer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Aneliria Lemke Melz

HEMP, S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Análise de custos com ênfase em demonstrativo dos resultados do exercício em uma indústria de laticínios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Bruna Kickhofel da Cruz

HEMP, S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão financeira na empresa 4 Rodas Veículos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Daniele Casto da Luz

HEMP, S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Gestão de custos e finanças: Um estudo de caso sobre a Transportes Luz Ltda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Marcos Messa Garcia

HEMP, S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Gestão de materiais com ênfase no processo de compras da Universidade Católica de Pelotas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Madjer Moraes Reyes

ARGOUD, J. C. S.; DECKER, S. R. F.;HERRMANN, F. F.. Estudo diagnóstico do Clima Organizacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

LIMA, A. G.; GOMES NETO, A.;HERRMANN, F. F.. Concurso para Professor Substituto do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juliana Celestini

SELLITTO, M. A.;CELESTINI, J.; BORTOLASO, I.; KORZENOWSKI, A. L.; DIAS, M. F. P.. GESTÃO VERDE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO: Estudo nas Cadeias Agroalimentares do Arroz e do Pêssego. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Marco Antonio Viana Borges

BORGES, M. A. V.; SELLITTO, M.; DIAS, M. P.; BORTOLASO, I.. Práticas verdes em cadeias de suprimentos: avaliação, priorização e controle na indústria do pêssego. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Rafael Lipinski Paes

PEREIRA, G. M.; BORCHARDT, M.;PAES, R. L.. Diagnóstico do uso da TI em cadeias de suprimento: O caso da indústria calçadista gaúcha. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Letícia Oliveira de Menezes

MENEZES, Leticia O. de; PALMA, Eduardo Moreira; CARDOSO, Sérgio Ávila. Mapeamento e Modelagem do tempo de espera no atendimento de um Pronto Socorro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas.

Marcelo Fernandes Pacheco Dias

DIAS, Marcelo Fernandes PachecoSELLITO, Miguel; BORGES, M. A. V.; BORTOLASO, I. V.. Práticas verdes em cadeias de suprimentos: avaliação, priorização e controle na indústria do pêssego. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Míriam Borchardt

PAES, R. L.; HATAKEYAMA, K.;Borchardt, M.. Gestão da informação em cadeias de suprimento: o caso da indústria calçadista gaúcha. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Eduardo Moreira Palma

PALMA, E. M.. Mapeamento e Modelagem do tempo de espera no atendimento de um Pronto Socorro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Barcellos

Orçamento de Capital de Giro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Diogo Brizolara

Marketing de Relacionamento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Bernardo H

Leite; Mundo dos Custos x Mundo dos Ganhos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

José Alves Lagôa Junior

Arranjo Produtivo Local de Alimentos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Gastronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Flávia Carlini

Arranjo Produtivo Local de Alimentos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Gastronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Daniela Santos

Admnistração Publica; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Diego Miguel Hochscheidt

Gestão da Produção; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Cibele de Oliveira Svensson

Administração Pública; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Gabriele Duarte Ferreira

Gestão da Produção; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Fehlberg Herrmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Débora Gomes Machado

O perfil do plano de ensino brasileiro em contabilidade de custos no ensino superior de ciências contábeis; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Débora Gomes de Gomes;

Giancarlo Medeiros Pereira

Diagnóstico do uso da TI em cadeias de suprimento: o caso da indústria calçadista gaúcha; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Giancarlo Medeiros Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SELLITTO, M. A. ; HERRMANN, F. F. ; POVOA, A. P. B. ; BLESZ JUNIOR, A. E. . Describing and Organizing Green Practices in the Context of Green Supply Chain Management: Case Studies. RESOURCES CONSERVATION AND RECYCLING , v. 145, p. 1-10, 2019.

  • SELLITTO, M. A. ; HERRMANN, F. F. . Influence of Green Practices on Organizational Competitiveness: A Study of the Electrical and Electronics Industry. Engineering Management Journal , v. 30, p. ahead of print, 2018.

  • FERREIRA, A. R. ; BORCHARDT, M. ; GODOY, L. P. ; PRATO NETO, C. R. ; BUENO, W. P. ; HERRMANN, F. F. ; BLESZ JUNIOR, A. E. . PRIORIZAÇÃO DOS REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE EM INCUBADORAS TECNOLÓGICAS: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. INTERCIENCIA , v. 42, p. 108-114, 2017.

  • BLESZ JUNIOR, A. E. ; SELLITTO, M. A. ; FERREIRA, A. R. ; HERRMANN, F. F. ; SELL, C. L. ; RAMOS, P. V. ; GRUGINSKIE, L. A. S. . Inovação no Mercado do Transporte de Cargas Rodoviárias: Estudo de Casos.. INTERCIENCIA , v. 42, p. 692-697, 2017.

  • SELLITTO, M. A. ; HERRMANN, F. F. . Prioritization of green practices in GSCM: case study with companies of the peach industry. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 23, p. 881-886, 2016.

  • HERRMANN, F. F. ; SILVA, Rosnaldo Inácio ; SELLITTO, M. A. ; PEREIRA, G. M. ; BORCHARDT, M. . Esverdeamento da operação de compra e uso de adesivos na indústria calçadista.. Engevista (UFF) , v. 15, p. 287-297, 2014.

  • SILVA, R. I. ; HERRMANN, F. F. ; SELLITTO, M. A. ; PEREIRA, G. M. ; BORCHARDT, M. . Comportamento de cadeias de suprimentos observados em cluster: estudo de caso em uma empresa calçadista. Holos (Natal. Online) , v. 6, p. 226-240, 2014.

  • HERRMANN, F. F. ; PEREIRA, G. M. ; BORCHARDT, M. ; SILVA, Rosnaldo Inácio . Benefícios e impeditivos à integração da cadeia de suprimentos calçadista por meio da tecnologia de informação. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 20, p. 939-952, 2013.

  • DIAS, M. F. P. ; HERRMANN, F. F. ; AQUINI, D. M. . PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DOS ALIMENTOS SUL. 1. ed. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2016. v. 300. 162p .

  • HERRMANN, F. F. ; SILVA, R. I. . Cluster Calçadista Gaúcho: Estudo Teórico da Análise das Dimensões Competitivas e da Integração dos Sistemas de TI. 1ª. ed. Pelotas - RS: Editora e Gráfica Universitária, 2012. v. 1. 134p .

  • HERRMANN, F. F. ; SILVA, R. I. ; PEREIRA, G. M. . Redes pessoais tradicionais podem alavancar negócios Online?. HSM Management, São Paulo - SP, 06 ago. 2012.

  • HERRMANN, F. F. ; SELL, C. L. . UMA ABORDAGEM SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INSERIDA NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAAE SUAS INICIATIVAS NA AGRICULTURA FAMILIAR. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rura, 2016, Maceió/Alagoas. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade, 2016.

  • SELLITTO, M. A. ; HERRMANN, F. F. . Model for the evaluation of the effectiveness of green practices in supply chains: a study in the electrical and electronics industry in Southern Brazil.. In: Proceedings of The 8th International Conference on Production Research ? Americas 2016, 2016, Valparaiso/Chile. ICPR America 2016, 2016.

  • PEREIRA, P. M. ; FERREIRA, G. D. ; HERRMANN, F. F. ; Pereira, A.S. ; RODRIGUEZ, A. M. . Redução do nível de ineficácia na produção de picolés - Aplicação da ferramenta FMEA. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2013, Bauru/SP. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO & OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO, 2013. v. XX.

  • HERRMANN, F. F. ; SILVA, R. I. ; LEAL, F. ; MARETH, T. . ANÁLISE DO SISTEMA HYUNDAI E DO MODELO TOYOTA DE PRODUÇÃO. In: ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2012. v. XXXII.

  • LEAL, F. ; SILVA, R. I. ; HERRMANN, F. F. ; MARETH, T. . ANÁLISE DA TERCEIRIZAÇÃO SOB TRÊS ASPECTOS:CONDOMÍNIO INDUSTRIAL, CONSÓRCIO MODULAR E EMPRESA VIRTUAL. In: ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2012. v. XXXII.

  • SILVA, R. I. ; HERRMANN, F. F. ; LEAL, F. . ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E SUA RELAÇÃO COM UNIDADES DE NEGÓCIO DESENVOLVIDAS PARA GESTÃO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO. In: ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2012. v. XXXII.

  • HERRMANN, F. F. ; SILVA, Rosnaldo Inácio . A EVOLUÇÃO NA APLICAÇÃO DE KANBAN APOIADA PELA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ÁREAS DE COMPRAS ? UM ESTUDO DE CASO.. In: SIMPEP, 2011, Bauru/SP. Anais - SIMPEP, 2011. v. XVIII.

  • HERRMANN, F. F. ; SILVA, Rosnaldo Inácio . ALINHAMENTO DOS INDICADORES GERENCIAIS À LUZ DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES ? UM ESTUDO DE CASO.. In: SIMPEP, 2011, Bauru/SP. Anais - SIMPEP, 2011. v. XVIII.

  • LUCAS, L. M. B. ; HERRMANN, F. F. . TERRITÓRIO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO TERRITÓRIO CIDADANIA DA ZONA SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. In: II Congresso de Extensão e Cultura, 2015, Pelotas. Anais do II Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2015. v. IV. p. 38-41.

  • SILVA, L. E. ; DIAS, M. F. P. ; AZAMBUJA, F. B. ; CENTENO, A. P. ; PEREIRA, A. S. ; OLIVEIRA, M. ; HERRMANN, F. F. . ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL ALIMENTOS, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Curitiba. Congresso de Extensão e Cultura Memória de Muitos Tempos, 2014.

  • Pereira, A.S. ; HERRMANN, F. F. ; DIAS, M. F. P. ; SILVA, L. E. ; AZAMBUJA, F. B. ; CENTENO, A. P. . ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL ALIMENTOS, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Curitiba. Congresso de Extensão e Cultura Memória de Muitos Tempos, 2014.

  • HERRMANN, F. F. ; GONCALVES, E. S. ; GEHLING, C. G. . O auxílio das planificações no estudo dos sólidos geométricos. In: 2º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2014, Santa Maria. "Educação Matemática para o século XXI: trajetória e perspectivas", 2014.

  • FULUCHO, F. Y. ; CRONIS, G. T. ; VAZ, T. G. ; HERRMANN, F. F. ; GOMES NETO, A. . ANÁLISE DO PERFIL ESPERADO DO PROFISSIONAL FORMADO EM GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, PELOS EMPRESÁRIOS E DONOS DE RESTAURANTES NA CIDADE DE PELOTAS.. In: Congresso de Iniciação Científica, 2013, Pelotas/RS. XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel, 2013. v. XXII.

  • VALLADARES, D. R. ; BLESZ JUNIOR, A. E. ; SELLITTO, M. A. ; HERRMANN, F. F. . Value added and fast fashion in retail. INTERNATIONAL JOURNAL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT , 2019.

  • DIAS, M. F. P. ; SILVA, L. E. D. ; AZAMBUJA, F. B. ; CENTENO, A. P. L. ; PEREIRA, A. S. ; HERRMANN, F. F. ; OLIVEIRA, M. R. . ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL ALIMENTOS, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HERRMANN, F. F. ; FERRI, V. C. . Curso de Análise de Viabilidade Econômica e Financeira para o Plantio da Uva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HERRMANN, F. F. . Promoção e divulgação dos Arranjos Produtivos Locais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HERRMANN, F. F. ; DIAS, M. F. P. ; CENTENO, A. P. ; OLIVEIRA, M. ; PEREIRA, A. S. ; LIMA, A. G. . Relatório Técnico do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Alimentos Sul. 2015. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    CONFIGURAÇÕES DE GOVERNANÇA COM ÊNFASE NAS REDES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, Descrição: A economia solidária ganhou relevância no Brasil a partir de 1990, após iniciativas econômicas elaboradas no país, reconhecendo-as por sua natureza associativa e suas práticas de cooperação e autogestão (GAIGER, 2013). Atualmente há 19.728 empreendimentos de economia solidária no Brasil, sendo que 3.292 são localizados na região sul do país (SIES, 2015). Particularmente o estado do Rio Grande do Sul é o estado do Sul que possui maior número de empreendimentos de economia solidária, totalizando 1.697 (SINAES, 2013). Por serem organizações de caráter coletivo e gestão democrática, a formação de redes horizontais é um dos tipos organizacionais mais comuns. Estas se dão principalmente na forma de associações e grupos informais. A governança de redes tem recebido crescente atenção de pesquisadores e gestores, a partir da compreensão de que desenhar um modelo eficiente de governança pode ser um desafio maior do que a própria constituição da rede (HENTTONEN; LAHIKAINEN; JAUHIAINEN, 2014). A ênfase no estudo da governança de redes vai ao encontro dos argumentos de autores como Provan e Kenis (2008) e Hibbert, Huxham e Smith-Ring (2008), que sugerem a necessidade de uma compreensão mais aprofundada da organização da cooperação (MÖLLER et al., 2005). Compreender como e por que as redes são governadas de uma forma ou de outra é importante para a compreensão de seu funcionamento bem como para a promoção do seu desenvolvimento (MUELLER, 2012; WILLEM; GEMMEL, 2013). Segundo Cristofoli, Markovic e Meneguzzo (2014) ainda há lacunas relevantes na compreensão dos modos de governança, que podem assumir formas variadas, além daquelas propostas por Provan e Kenis (2008). Nesse sentido, torna-se importante identificar diferentes configurações da governança em redes interorganizacionais, contribuindo com a teoria e a prática da governança de redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Fehlberg Herrmann - Integrante / Marcelo Fernandes Pacheco Dias - Coordenador / ALISSON EDUARDO MAEHLER - Integrante / Douglas Wegner - Integrante.

  • 2015 - 2018

    PRÁTICAS VERDES EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS: APLICAÇÕES E OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DO PÊSSEGO, Descrição: Neste projeto, avaliação de desempenho verde consiste em usar um conjunto de indicadores categóricos que, organizados em estrutura, apreendam a complexidade presente nas práticas de GSCM, Green Supply Chain Management (gestão verde da cadeia de suprimentos), ou de esverdeamento, observadas em cadeias de suprimento. O objeto deste estudo será a cadeia de suprimentos da indústria do pêssego. O estudo da referida cadeia julga-se importante pelo impacto econômico que a mesma possui na região sul do Rio Grande do Sul e, no nível científico, a restrita quantidade de estudos que avaliam o nível de desempenho verde na cadeia de suprimentos referenciada. Nesse sentido, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é avaliar e aplicar um modelo de análise do desempenho verde na cadeia de suprimentos. Desta forma, o projeto procura responder a seguinte questão de pesquisa: Como avaliar o nível de desempenho verde na cadeia de suprimentos? Sendo o estudo classificado quanto a sua metodologia um estudo de caso exploratório qualitativo e quantitativo. A análise do nível de desempenho verde será sustentada em três constructos: estratégia verde; inovação verde; e, operações verdes. Cada construto está apoiado por um conjunto de práticas verdes, como: compras verdes, distribuição verde, logística reversa, ecodesign, destinação final de resíduos e outras práticas de esverdeamento da cadeia de suprimentos. Nessa primeira análise qualitativa avaliar-se-á o nível desempenho verde de uma cadeia de suprimentos. Os construtos foram desdobrados em um ou mais indicadores categóricos para cada prática. Em uma próxima etapa, quantitativa, aplicar-se-á um modelo de escalas, com graus para a medição da situação das práticas verdes: 1 = muito bom; bom = 0,75; 0,5 = neutro; 0,25 = ruim; e, 0 = muito ruim. Os resultados serão integrados por meio do método AHP (Analytic Hierarchy Process), que ponderará os construtos dentro das empresas e as empresas dentro da cadeia. Ao fim, será obtido um resultado, variando de 0 a 100%, para a cadeia de suprimento pesquisada. Aquelas práticas e empresas que menos contribuírem para o resultado final deverá ser foco de ações de esverdeamento da cadeia de suprimentos. O modelo será refinado em dois estudos de caso piloto. Eventualmente, práticas poderão ser acrescentadas, suprimidas ou modificadas no decorrer do estudo. A principal contribuição do trabalho será desvelar os elementos que permitirão a proposição modelo de avaliação do nível de desempenho verde de uma cadeia de suprimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Fehlberg Herrmann - Integrante / Miguel Afonso Sellitto - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Avaliação de desempenho verde em cadeias de suprimentos: modelo e estudos de caso - Edital CNPq, Descrição: Neste projeto, avaliação de desempenho verde consiste em usar um conjunto de indicadores Página 1 de 6 categóricos que, organizados em estrutura, apreendam a complexidade presente nas práticas de GSCM (Gestão Verde da Cadeia de Suprimentos), ou de esverdeamento (greening), observadas em cadeias de suprimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é testar e refinar um modelo para avaliação de desempenho verde em cadeias de suprimentos. Barreiras, estímulos, estratégia verde, compras verdes, distribuição verde, logística reversa, ecodesign, mercado verde, redução da poluição, destinação final de resíduos, entre outras práticas de esverdeamento de cadeia, estão presentes no modelo. A questão de pesquisa é: como avaliar o nível de implementação da GSCM em cadeias de suprimentos (SC) industriais? Este índice foi chamado de desempenho verde de uma SC. O método de pesquisa é a modelagem qualitativa. Em pesquisas anteriores, foi proposto um modelo composto por três construtos: estratégia verde; inovação verde; e operações verdes. Cada construto é sustentado por um conjunto de práticas verdes. Os construtos foram desdobrados em indicadores categóricos para cada prática, cujo nível de implementação e de resultados observados é aferido por escalas: 1 = ótimo; bom = 0,75; 0,5 = médio; 0,25 = ruim; e 0 = nulo. O modelo será refinado em cinco estudos de caso em cadeias das indústrias calçadista, mecânica, alimentícia, automotiva e têxtil. Eventualmente, práticas poderão ser acrescentadas, suprimidas ou modificadas no decorrer dos estudos. Os estudos incluirão fornecedores, distribuidores e operadores logísticos de retorno. Os resultados serão integrados pelo método AHP, que ponderará indicadores e construtos, resultando valor compreensivo, entre 0 e 100%, para as cadeias. As práticas que menos contribuírem para o resultado final deverão ser foco de ações de esverdeamento da cadeia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Fehlberg Herrmann - Coordenador / Miguel Afonso Sellitto - Integrante / Cláudia Viviane Viegas - Integrante / Bárbara Inês Reckziegel - Integrante / Sandro Augusto Bittencourt - Integrante / Jéssica Mariella Bauer - Integrante / Gislaine Saueressig - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

PRÊMIO SOBER DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO RURAL - Edição 2019, Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

2010

Prêmio Alferes Celso de Assis, Exército Brasileiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas. , Rua Gomes Carneiro, 01, Centro, 96010000 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 39211304, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando

2013 - 2013

Universidad Cuenca Del Plata

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas ministradas ao curso de Engenharia de Alimentos, abordando temas relacionados a Engenharia da Qualidade.

2012 - 2013

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Ministrada: - Orçamento Empresarial

2012 - 2013

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Celetista, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplina Ministrada: - Orçamento Empresarial - Organização de Métodos - Administração da Produção II - Análise de Processos e Gestão da Qualidade

2018 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Extensão e Desenvolvimento Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: - Gestão de Alimentos e Bebidas; - Gestão de Custos; - Desenvolvimento de Produtos; - Empreendedorismo; - Metodologia Científica; - Planejamento de Cardápios; - Ética, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

2012 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplina ministradas: - Anáise Financeira - Gestão da Qualidade I - Projeto Integrador em Gestão da Qualidade

Atividades

  • 05/2013

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisor de Estágio

  • 05/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia Organizacional I

  • 05/2013

    Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Engenharia de Cardápios, Gestão de Alimentos e Bebidas, Empreendedorismo, Ética, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Metodologia Científica

  • 09/2012 - 02/2013

    Direção e administração, Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, Curso de Engenhria de Produção - UFPel.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio.

2011 - 2013

Grupo de Otimização Logística

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico, Carga horária: 5

2006 - 2010

Exército Brasileiro, 9º B I MTZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: - Liderança - Gestão de Recursos Humanos

2006 - 2010

Exército Brasileiro, 9º B I MTZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Seção Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Chefe de Seção Técnica de Ensino - Função Administrativa

2003 - 2010

Exército Brasileiro, 9º B I MTZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
2004/2005 - Aprovisionador 2004/2006 - Instrutor de Curso de Formação 2007/2009 - Instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva 2010 - Integrante do Estado Maior do 9º B I Mtz