Raquel da Silveira Cota

Doutora e pesquisadora da UFMG/MG (2011). Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG/MG (2000), 10 artigos publicados, experiência na área de Engenharia Sanitária e de Recursos Hídricos: Consultora da UNESCO (2005-2006), Assessora técnica do IGAM/MG (2002-2004), Consultora da FEAM/MG (1998). Experiência em docência em áreas correlatas: Professora UNI-BH, UNIPAC e FEAMIG (2000-2011).

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

2007 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: HIDRODINÂMICA E DESEMPENHO DE FILTROS VERTICAIS COM ALIMENTAÇÃO EM PULSO, PLANTADOS E NÃO PLANTADOS, EMPREGADOS NO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO BRUTO
Marcos von Sperling. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: esgoto; hidrodinâmica; filtro vertical plantado.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária. Setores de atividade: Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.

Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

1998 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais
Carlos Augusto de Lemos Chernicharo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: esgoto; UASB; pós-tratamento.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Controle da Poluição. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental

1996 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais

Aperfeiçoamento em Engenharia Sanitária e Ambiental

1996 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Carlos Augusto de Lemos Chernicharo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Aperfeiçoamento em Engenharia Sanitária e Ambiental

1996 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Carlos Augusto de Lemos Chernicharo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Graduação em Engenharia Civil

1991 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Von Sperling

VON SPERLING, M.. Hidrodinâmica e desempenho de filtros verticais com alimentação em pulso, plantados e não plantados, empregados no tratamento de esgoto sanitário bruto. 2011. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Augusto de Lemos Chernicharo

Von Sperling, M.CHERNICHARO, C. A. L.; Borges, A.C; MATOS, A. T.. Hidrodinâmica e desempenho de filtros verticais com alimentação em pulso, plantados e não plantados, empregados no tratamento de esgoto sanitário bruto. 2011. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Augusto de Lemos Chernicharo

Von Sperling, M.CHERNICHARO, C. A. L.; LIBÂNIO, Marcelo; MATOS, A. T.; SEZERINO, P. H.. Avaliação de filtros verticais plantados e não plantados com alimentação em pulso, utilizados para o tratamento de esgoto sanitário bruto, com ênfase no seu comportamento hidráulico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Pablo Heleno Sezerino

von Sperling, M.; Chernicharo, C.A.L.; BORGES, A.C.;SEZERINO, P. H.; Matos, A.T.. Hidrodinâmica e desempenho de filtros verticais com alimentação em pulso, plantados e não plantados, empregados no tratamento de esgoto sanitário bruto. 2011. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Pablo Heleno Sezerino

von Sperling, M.; Chernicharo, C.A.L.; Libânio, M.; Matos, A.T.;SEZERINO, P. H.. Avaliação de filtros verticiais plantados e não plantados com alimentação em pulso, utilizados para o tratamento de esgoto sanitário bruto, com ênfase no seu comportamento hidráulico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Teixeira de Matos

SPERLING, Marcos VonBorges, A.C.MATOS, A. T.; CHERNICHARO, C. A.; Sezerino, P.. Hidrodinâmica e desempenho de filtros verticais com alimentação em pulso, plantados, empregados no tratamento de esgoto sanitário bruto. 2011. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Teixeira de Matos

SPERLING, Marcos Von; Sezerino, P.; LIBANIO, M.; CHERNICHARO, C. A. L.;MATOS, A. T.. Avaliação de filtros verticais plantados e não plantados com alimentação em pulso, utilizados para o tratamento de esgoto sanitário bruto, com ênfase no seu comportamento hidráulico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael Kopschitz Xavier Bastos

BASTOS, R. K. X.Chernicharo, C. A. L.SPERLING, Marcos Von; Gonçalves, L. C.. Avaliação da operação em regime hidráulico transiente de um sistema de aplicação superficial de esgotos no solo utilizado para o pós tratamento do efluente de um reator anaeróbio de manta de lodo. 2000. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

PAULO RICARDO DE SOUZA ALVES

GESTÃO E TRATAMENTO DE EFLUENTES EM EMPRESAS DE MINÉRIO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais; Orientador: Raquel da Silveira Cota;

Dulce Aparecida Dias

REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUA APLICAÇÃO NA MINA DE URUCUM, CORUMBÁ, MG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais; Orientador: Raquel da Silveira Cota;

Anderson Silva Teixeira

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LODO DA ETE ARRUDAS - BH; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais; Orientador: Raquel da Silveira Cota;

José Rodrigues da Silva

A IMPORTÂNCIA DO REUSO PARA O MEIO AMBIENTE:finalidades do reuso da água, benefícios financeiros e ambientais; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais; Orientador: Raquel da Silveira Cota;

MARCOS SILVEIRA PALHARES

UTILIZAÇÃO DE BACIA DE RETENÇÃO E INFILTRAÇÃO COMO FORMA DE AMENIZAR OS EFEITOS DE CHUVAS INTENSAS EM UNIDADES URBANAS RESIDENCIAIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais; Orientador: Raquel da Silveira Cota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Von Sperling

Hidrodinâmica e desempenho de filtros verticais com alimentação em pulso, plantados e não plantados, empregados no tratamento de esgoto sanitário bruto; 2011; Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Von Sperling;

Carlos Augusto de Lemos Chernicharo

Avaliação da operação em regime hidráulico transiente de um sistema de aplicação superficial de esgotos no solo utilizado para o pós-tratamento do efluente de um reator anaeróbio de manta de lodo; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Augusto de Lemos Chernicharo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Artigo técnico selecionado com destaque, FUNASA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - 2005

    Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As principais atividades desenvolvidas pela consultora estão relacionadas abaixo: - Análise e acompanhamento de processos de convênios firmados entre a FUNASA e os Municípios de Minas Gerais para Sistemas de Esgotamento Sanitário, Abastecimento de Água e Resíduos Sólidos; - Elaboração de pareceres técnicos referentes a projetos de saneamento; - Vistorias aos municípios, visando subsidiar as análises dos pedidos de celebração de convênios para implantação de obras de saneamento.

    Atividades

    • 12/2004 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Funasa, Mg.,Cargo ou função, Consultora em Engenharia Sanitária.

  • 2003 - 2004

    Instituto Mineiro de Gestão das Águas

    Vínculo: assessor técnico, Enquadramento Funcional: técnico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As principais atividades desenvolvidas no IGAM estão relacionadas a seguir : - Elaboração de pareceres técnicos para obtenção de outorga; - Vistorias a empreendimentos visando subsidiar as análises dos pedidos de outorga; - Pesquisa para obtenção de critérios visando a implementação da outorga para o lançamento de efluentes; - Participação do Grupo de Trabalho de Revisão da Resolução CONAMA 020/86; - Participação, como representante do IGAM, de reuniões de treinamento para implantação de Unidades Regionais do COPAM; - Participação como palestrante na UNI-BH, UNIPAC-BH, UNIPAC-Barbacena e colégio Santo Antônio; - Prelecionista do Curso "Elaboração e Análise de solicitação de outorga de direito do uso da água", com carga horária de 8 horas; - Palestras em diversos municípios, visando apresentar a Política de Recursos Hídricos em Minas Gerais.

    Atividades

    • 12/2003 - 11/2004

      Serviços técnicos especializados , Dico Divisão de Cadastramento e Outorga, Outorga.,Serviço realizado, Análise de Processos técnicos de outorga de direito de uso das águas.

  • 2002 - 2002

    Fundação Estadual do Meio Ambiente

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As principais atrividades desenvolvidas pela consultora na FEAM foram: - Análise de EIA/RIMA ( Estudo e Relatório de Impacto Ambiental ) visando o licenciamento ambiental de comunidades de pequeno porte; - Elaboração de pareceres técnicos para obtenção de Licença Ambiental ( Prévia, Instalação e Operação ); - Participação na elaboração de pareceres técnicos de Licença ( Prévia, Instalação, Operação, Corretiva e Operação para Pesquisa ), Autos de Infração e Pedidos de Reconciliação; - Participação em inúmeras vistorias técnicas aos empreendimentos licenciados pela FEAM, por motivos variados: acompanhamento de rotina, atendimento a denúncias, solicitações de promotoria etc.

    Atividades

    • 01/2002 - 12/2002

      Serviços técnicos especializados , Feam, Disan Divisão de Saneamento.,Serviço realizado, Análise técnica de processos de licenciamento ambiental.